15º CBC explorou força da marca cooperativa

Sala de Comunicação organizou painel para mostrar diferenciais que o uso do carimbo SomosCoop oferece

 

O segundo dia do 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC), que aconteceu na quarta-feira (15), foi uma jornada repleta de painéis inspiradores que delinearam o futuro do cooperativismo. Os congressistas puderam participar de salas temáticas, cada uma dedicada a abordar questões importantes para o movimento. De Comunicação à Representação, passando por Cultura, Inovação, Intercooperação, Negócios e ESG (Ambiental, Social Gestão e Governança) as palestras exploraram uma gama de tópicos sobre como impulsionar o crescimento e a sustentabilidade do modelo de negócios.  

Ricardo Chueiri falou sobre estratégias que fortaleceram a marca AuroraCoopRicardo Chueiri falou sobre estratégias que fortaleceram a marca AuroraCoopNa sala temática dedicada à Comunicação, os participantes assistiram a depoimentos sobre a importância da área na construção e no fortalecimento das marcas cooperativistas. A partir do tema A Força da Marca Cooperativa, Ricardo Chueiri, diretor de mercado e consumo na Aurora Coop; e Renato Theodoro, presidente da Cafesul, compartilharam suas experiências sobre como suas cooperativas se destacaram no mercado, impulsionadas pela comunicação estratégica.

A Aurora reúne 14 cooperativas de produtores rurais do Centro-Sul do Brasil e representa cerca de 100 mil famílias de agricultores. De acordo com Ricardo, ela alcançou destaque ao posicionar o cooperativismo como o diferencial de sua marca. “A consistência em comunicar esse valor, aliada a um portfólio de produtos de alta qualidade, foram fundamentais para esse sucesso”, afirmou.  

Ainda segundo ele, até 2020, apenas 12% das pessoas reconheciam a marca Aurora em todo o país.  "A revitalização da marca incluiu a inserção do coop no nome, o lançamento de novos produtos e uma estratégia de comunicação eficaz, que resultou em uma mudança significativa na percepção do público. A marca Aurora demonstrou que o nosso modelo de negócios, se baseado na distribuição justa dos resultados, é uma proposta valorizada pelos consumidores, que têm preferência pela compra de produtos de cooperativas", explicou. 

Por sua vez, a Cafesul, cooperativa formada por sete municípios da região Sul do Espírito Santo, buscou sobreviver e prosperar no mercado, mesmo sendo uma cooperativa de pequeno porte. Valorizando a cultura local e o potencial das comunidades onde atua, a Cafesul adotou estratégias de comunicação que destacam a identidade regional em suas embalagens, com exaltação dos símbolos do estado e agregação valor aos produtos, especialmente aos cafés produzidos pelas mulheres cooperadas. 

Para Renato Theodoro, ao adotar a utilização do carimbo SomosCoop, a Cafesul reforçou sua imagem positiva e conseguiu reforçar a disseminação dos princípios cooperativistas. "Além de buscar ressaltar nossas origens, nossas particularidades e valorizar nosso espaço de produção, também nos inserimos no MarketCoop, solução de marketplace desenvolvida pelo Sistema OCB e que está em fase de testes. A plataforma vai incentivar a intercooperação e ampliar o alcance das marcas. Reforçar o que é, de fato, nosso diferencial, foi essencial para fortalecer nossa presença no mercado", disse. 

Os dois cases foram escolhidos para corroborar a importância da comunicação eficaz na consolidação das marcas cooperativas e, ainda, ressaltar a relevância do cooperativismo como um modelo de negócios capaz de promover o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde está inserido.

 

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