A utilização da neurociência nas redes sociais é tema de evento na Copagril
Curitiba (7/10) - Segundo o professor Marcelo Peruzzo, de 85% a 95% das decisões das pessoas são inconscientes, ou seja, feitas a partir de ação externa, motivadas por algum estímulo. Apenas entre 5% e 15% delas são tomadas de forma realmente consciente. “Este é o problema, as decisões estratégicas ignoram o processo inconsciente dos indivíduos, por isso a importância de utilizarmos os conhecimentos da ciência sobre nosso processo de decisão no mundo conectado de hoje”.
Peruzzo, que é professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especialista em neurociência e neuromarketing, é o instrutor do Fórum dos Profissionais de Comunicação das Cooperativas Paranaenses que o Sistema Ocepar promove nesta segunda e terça-feira (6 e 7/10), em Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Paraná, tendo a Copagril como anfitriã.
Ele já realizou outros eventos para o grupo, o primeiro em 2010, em Curitiba e agora, neste workshop de dois dias, está passando aos presentes dicas importantes para que as cooperativas possam melhor se preparar e focar nas redes sociais.
PRESENÇAS - Segundo o coordenador de comunicação do Sistema Ocepar, responsável pelo evento, que conta com a presença de 47 profissionais de comunicação das cooperativas paranaenses dos ramos crédito, saúde e agropecuário, “precisamos discutir melhor como estar presente nas mídias sociais. A dinâmica de comunicação hoje pede e nos exige isso. Podemos não concordar com tudo que é postado ou publicado, mas o que não podemos fazer é ficar de fora”, lembra ele.
O evento conta também com a participação das jornalistas Gabriela Prado e Gisele Daemon James, do Sistema OCB, e Lívia Camargo Santos, do Sicredi de Holambra, São Paulo.
ELEIÇÕES - A abertura do evento foi realizada na tarde desta segunda-feira pelo presidente da cooperativa Copagril, Ricardo Chapla. Ele comentou sobre o processo eleitoral e disse estar satisfeito com o resultado, especialmente no que diz respeito à eleição e reeleição de deputados federais e estaduais apoiados pela cooperativa e que integram a base de apoio ao cooperativismo no Congresso e na Assembleia Legislativa do Paraná.
Chapla, que também é diretor da Ocepar, ressaltou a importância da realização deste Fórum de Comunicação na sede da cooperativa. “Ficamos felizes com a escolha para este evento. As cooperativas têm crescido, ganhado espaço, especialmente no Paraná, em função do profissionalismo que, ao longo do tempo, ocorre junto aos colaboradores, diretorias e cooperados. Vocês, comunicadores têm um papel fundamental nesse processo, fazendo com que todo esse esforço chegue até a opinião pública, aos governantes. E, se especializar num tema tão importante como esse aqui de hoje, é fundamental para buscarmos novas alternativas de comunicação para que, cada vez mais, o cooperativismo seja conhecido”, lembrou.
MOMENTO MÁGICO - Para reforçar este ponto de vista de Ricardo Chapla, Marcelo Peruzzo diz que “estamos vivendo o momento mais mágico no Planeta Terra em termos de comunicação e dominar as ferramentas que estão disponíveis é desvio padrão, ponto fora da curva, daqui algum tempo, muito pouco tempo, será padrão e, daí, quem não correu atrás do conhecimento perdeu tempo e dinheiro”, lembrou.
O evento prossegue até o final da tarde desta terça-feira, com trabalhos em grupo de analise através do Brain Model Canvas (BMC), ferramenta que gerencia as estratégias nas redes sociais. (Assimp Sistema Ocepar)