Agendamento reduz problemas no acesso ao Porto de Santos

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As ações propostas para melhorar a gestão do escoamento da safra evitaram congestionamentos nas vias de acesso ao Porto de Santos durante o transporte da safra de grãos 2013/14, especialmente de soja. As medidas foram elaboradas pelo Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) e foram instituídas em abril do ano passado.

O Sistema OCB tem acompanhado os debates, propondo ações e sugerindo ideias a fim de assegurar a agilidade no processo de descarga nos portos brasileiros.

Uma das ações adotadas foi o agendamento da chegada de veículos aos terminais. Isso diminuiu a lentidão na região periférica do Porto. Segundo dados da Secretaria Especial de Portos (SEP), em janeiro, quando teve início o monitoramento, 69% dos caminhões com destino ao Porto de Santos estavam agendados. No final de abril, esse percentual chegou a 95%.

O recorde histórico de movimentação ocorreu no dia 25 de março, com o total de 2.967 caminhões. Durante todo o mês de abril, o plano de contingência não foi acionado, pois não houve nenhuma ocorrência de congestionamentos relacionados aos caminhões que desceram em direção ao porto.

Além do agendamento, também foi implementado um Plano de Ação Integrada para atender o Sistema Anchieta Imigrantes. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) intensificaram a fiscalização nas rodovias e nos terminais portuários quanto ao cumprimento das regras de agendamento.

Para os próximos períodos de escoamento da safra, os mecanismos disponíveis serão aperfeiçoados, para que os resultados sejam mais positivos e para evitar conflitos na relação porto-cidade. Também será finalizada a implementação do Portolog (Cadeia Logística Inteligente), sistema totalmente automatizado que vai organizar o acesso ao porto monitorando todo o fluxo de caminhões, desde a origem até a chegada.

Conforme o Ministério dos Transportes, após diagnóstico elaborado pelo grupo de trabalho interministerial, uma das primeiras decisões é criar condições mais adequadas para a saída da produção agrícola do Centro-Oeste pelos portos mais próximos da região, ou seja, aqueles que estão localizados no que se chama de Arco Norte, como Itacoatiara (AM), Miritituba (PA), Santarém (PA) e Itaqui (MA). Segundo a pasta, a medida exigiu investimentos em rodovias da região.

A segunda ação foi incentivar ao máximo o transporte ferroviário e hidroviário, no sentido de preservar as condições de trafegabilidade nos trechos inacabados da Rodovia BR-163/MT. Com isso, o Governo Federal iniciou uma força-tarefa, com ajuda do Exército, para tratar com brita as estradas que ainda não estão pavimentadas. (Com informações da Agência CNT de Notícias e do Ministério dos Transportes)

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