Alunos do Cooperjovem põem em prática ações de cooperativismo

"

Quando se coloca em prática o que se aprende sobre cooperativismo, as coisas acontecem. Este foi o primeiro aprendizado dos estudantes e professores que participam do Programa Cooperjovem, desenvolvido pela Cocamar e Sescoop/PR, na Escola Estadual Presidente Arthur da Costa e Silva, em Floresta, região de Maringá (PR). Diante da necessidade de se ter um local adequado para instalar computadores distribuídos pelo governo do Estado, dentro do Programa Paraná Digital, eles mobilizaram a comunidade e se uniram para criar uma sala de apoio e de recurso digital na escola que será inaugurado nesta quarta-feira (7/5), às 16h na escola.

 

“Se não houvesse um local adequado, iríamos perder os equipamentos. A solução encontrada foi colocar em prática o que aprendemos com o Programa Cooperjovem, desenvolvendo um trabalho de cooperação com toda a escola, a comunidade local e os Amigos da Escola”, afirma a diretora Vera Lúcia Cavalli Ramos. Ela ressalta que essa não é a primeira ação desenvolvida pelos estudantes, que já criaram uma horta e Recanto Ecológico (um espaço para proporcionar aos educandos um laboratório vivo, integrando conhecimento didático e prática sendo também destinado à preservação ambiental). Participam do projeto, além da Cocamar, a empresa Syngenta, as cooperativas Sicredi e Unicampo e o cooperado Antonio Fernandes.

 

Desde 2006, a escola faz parte do Programa Cooperjovem, além de participar também do Projeto Escola no Campo, uma parceira da Cocamar e Syngenta, desde 2005. Os dois projetos envolvem quase 250 jovens de 5ª e 6ª séries, que recebem informações sobre meio ambiente, utilização correta de EPI (Equipamento de Proteção Individual) e principalmente noções de cooperativismo.

 

O Programa Cooperjovem foi adotado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) com o objetivo de fomentar o cooperativismo por meio da escola. O objetivo do Cooperjovem se torna realidade a partir da inserção de uma proposta educacional, baseada na relação ensino-aprendizagem, construída a partir dos princípios, valores e da prática da cooperação que embasam a doutrina do cooperativismo. (Fonte: Cocamar)

"

Conteúdos Relacionados