Bebidas e alimentos brasileiros serão negociados no Oriente Médio

"

Brasília (3/2) – Sob a organização da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), 72 empresas participam, de 8 a 12 de fevereiro, da Gulfood, em Dubai. A maior feira de alimentos e bebidas do Oriente Médio figura entre as principais plataformas de lançamento de tendências e mobiliza importadores e formadores de opinião de diversos países da região. As ações de divulgação são iniciativas do projeto B dairy.

Criado em 2012 com o objetivo de internacionalizar o segmento, o B dairy é desenvolvido em parceria entre a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
 
O pavilhão do Brasil terá 1.085 m² e as empresas vão negociar produtos como carne bovina e de frango; café; temperos e especiarias; balas, pirulitos e doces; cereais matinais; leite e produtos lácteos; chocolates; arroz; frutas, sucos e polpas; biscoitos; pão de queijo; pizza congelada; açúcar orgânico; mel e própolis; entre outros.
 
No ano passado, as empresas participantes fecharam US$ 653 milhões em negócios e a expetativa para 2015 é superar esse número. Além das reuniões de negócios, haverá degustação de produtos em uma churrascaria e também um restaurante onde um chefe preparará pratos brasileiros.
 
Dentre os produtos apresentados aos compradores de aproximadamente 120 países, que vistam a feira, haverá itens como o ovo líquido congelado em embalagem tetra pack; balas e pirulitos com corantes naturais; açúcar orgânico; pão de queijo; café gourmet; açaí, castanha do Pará, entre outros.
 
INTERCÂMBIO COMERCIAL – O Brasil é um dos cinco principais exportadores mundiais de alimentos e bebidas. Em 2014, as exportações de produtos do agronegócio brasileiro totalizaram US$ 96,75 bilhões, sendo 70% (US$ 68,13 bilhões) em alimentos e bebidas. O país é o principal fornecedor mundial de carne bovina e de frango, açúcar, café, soja e suco de laranja.
 
É também o maior fornecedor de carne de frango para os Emirados Árabes Unidos, com 70,82% de market share. As empresas brasileiras também têm presença significativa em setores como carne bovina, cafés, açúcar, milho, ovos e frutas. Em 2014, o Brasil exportou US$ 4 bilhões em alimentos e bebidas para os países do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG), que inclui Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Kuwait, Catar, Bahrein e Omã.
 
“A Gulfood é uma feira estratégica para o Brasil pois alcança dezenas de países do Oriente Médio, África e Ásia aos quais podemos oferecer uma diversidade de produtos que vão desde as frutas, grãos e mel até alimento industrializados como os produtos lácteos, doces, massas e biscoitos”, comenta o presidente da Apex-Brasil, Maurício Borges.

"

Conteúdos Relacionados