China prevê mais investimento e anima exportação brasileira

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A China deve retomar seus investimentos com mais força em 2013, garantindo demanda por produtos básicos, como o minério de ferro brasileiro. São as obras de infraestrutura e o investimento estatal que vêm sustentando cerca de metade da alta do PIB chinês na última década. E é essa força motriz chinesa que também ajudou a alavancar a economia de outros emergentes, inclusive o Brasil, especialmente pela importação de produtos básicos – além do minério de ferro, o principal produto da pauta exportadora brasileira, petróleo e itens agropecuários também tiveram grande participação na importação chinesa. Essa relação comercial da China com o resto do mundo é tão forte que cálculos do Fundo Monetário Internacional (FMI) indicam que a queda de 1% na taxa de investimentos da China equivale, em média, a um recuo de 0,8 ponto porcentual no preço do minério de ferro. A conta também vale para reduções na cotação do alumínio (1%), cobre (1,6%), chumbo (1,8%), níquel (1,8%) e zinco (2,2%).

Minério - Atualmente, os preços do minério de ferro na China estão em cerca de US$ 150 a tonelada, cotação que representa forte recuperação frente aos US$ 128 a tonelada registrados no fim de 2012. Também sinaliza que a demanda do país asiático vem se recuperando. Para 2013, o Itaú BBA, setor internacional de pesquisas do banco, projeta uma cotação média de US$ 120 a tonelada. A Vale, maior produtora mundial de minério de ferro, é mais otimista e acredita em uma cotação de até US$ 180 a tonelada. Segundo o diretor de Relações com Investidores da companhia, Roberto Castello Branco, a Vale espera que a produção industrial – um indicativo de demanda por aço e seu principal ingrediente, o minério de ferro – cresça cerca de 7% nos mercados emergentes em 2013, mas permaneça estável nos países desenvolvidos. Em 2012, o preço foi o que mais influenciou a queda no faturamento com as exportações brasileiras do produto. Embora o volume tenha caído apenas 1,3% em relação a 2011, o valor total ficou em US$ 30,9 bilhões, 25,9% menor que no ano anterior, com influência de preços 24,9% menores, ou seja, da menor demanda chinesa. O mesmo ocorreu com o açúcar, outra commoditie que o Brasil manda a rodo para a China. O volume das exportações totais do produto caiu 3,4% em relação a 2011, mas a queda no valor foi ainda maior, de 13,15%, para US$ 10,3 bilhões, por causa de preços 10,11% menores.

Perspectivas - Para 2013, o Banco Mun­­dial prevê um crescimento de 8,4% para China – melhor que a estimativa de 7,9% para 2012. “Na verdade, mesmo que o ritmo chinês caia para algo como 7,5% ou 7%, a demanda pelos produtos brasileiros continuará aquecida”, observa o professor de Economia da UFPR Marcelo Curado. O economista e professor da USP de Ribeirão Preto Luciano Nakabashi lembra que, apesar do elevado crescimento na última década, a China ainda é um pais relativamente pobre. O PIB per capita é bem menor que o do Brasil: US$ 5,445 ante US$ 12,594, segundo dados de 2011 do Banco Mundial. “Desse modo, ainda existe todo um país a ser construído, o que exige muitos minérios, sobretudo ferro”, observa.

Diversificar exportações - No ano passado, a China absorveu grande parte de dois dos principais produtos da pauta de exportação brasileira: 48% dos embarques de minério de ferro e 46% dos de soja. Desde 2010, quando as transações entre Brasil e China se intensificaram, alguns economistas e instituições, como o Banco Nomura, de Nova York, vêm interpretando essa relação como um sinal de dependência crescente pelo Brasil do país asiático. Para o bem ou para o mal, o destino tupiniquim parece cada vez mais atrelado às decisões tomadas em Pequim. Para boa parte dos analistas isso traz maior fragilidade para a economia brasileira frente aos percalços do cenário externo – grande parte do superávit brasileiro vem das commodities. Com uma redução de demanda, o preço cai e, consequentemente, o real se desvaloriza, entre outros efeitos negativos. “Quanto mais básica a pauta de exportações, maior a suscetibilidade à oferta e à demanda internacional”, observa o professor de Economia da UFPR Marcelo Curado.

Consumo interno - Uma das principais armas do governo federal diante do desaquecimento global tem sido o incentivo ao consumo interno, mas essa estratégia, com os índices de inadimplência lá em cima, já se mostrou um tanto esgotada. O que fazer então? A parte mais otimista dos analistas – a que não acredita que a relação entre Brasil e China seja de dependência, mas de oportunidade de desenvolvimento – diz que uma estratégia, de curto prazo, é a diversificação da pauta de exportações para o país asiático. Se a China tem demanda – e não só por minérios e commodities –, porque não aproveitar? Daí, por exemplo, o momento oportuno das prospecções dos avicultores paranaenses por lá. Com a maior parte da população chinesa ainda no campo, mas cada vez mais atraída para a cidade, a demanda por alimentos em geral deve crescer. Seria o futuro da China mais urbana, caminho normal para qualquer país em desenvolvimento.

Educação - A principal solução, no entanto, não é nada simples ou de curto prazo: investimento em educação e fortalecimento da indústria nacional para o crescimento da exportação de manufaturados. Curado lembra que é o que a China tem feito nos últimos anos. “E quando falamos de investimento em educação por lá é algo realmente massivo”. Para o professor da USP de Ribeirão Preto Luciano Nakabashi, o fortalecimento da China implica em maior concorrência de produtos industriais e menos espaço para os concorrentes. Os elementos-chave para isso – acumulação de capital humano, melhora nas instituições e forte elevação da produtividade – apontam que a China continuará crescendo e passará o Brasil em termos de PIB per capita em alguns anos. “Assim, é possível que a concorrência de produtos industriais seja cada vez mais forte com os países desenvolvidos, como EUA, Japão e Europa. Portanto, em alguns anos (ou décadas), a concorrência com os produtos brasileiros industrializados tende a diminuir também.”

Dependência - Chineses compram 20% do exportado pelo Paraná. A China assumiu a posição de principal destino das exportações paranaenses em termos de valor em 2010 e tem mantido a colocação desde então. No ano passado, 19,23% dos embarques do estado para o exterior foram para lá, em um total de US$ 3,4 bilhões. Os principais produtos enviados foram farelo de soja e o açúcar, mas o potencial é para muito mais. Ainda no ano passado, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) “rastreou” as principais chances de embarques para o exterior que o Paraná estaria “ignorando”, com base no histórico da balança estadual até 2010. Entre os produtos com potencial para aumentar suas compras chinesas estão o óleo de soja, na esteira do farelo, e as carnes de porco e de frango – mercados que começaram a ser abertos com um trabalho forte de prospecção que a União Brasileira de Avicultura (Ubabef) vem fazendo por lá, junto com iniciativas que buscam cativar novos clientes também na Índia, Malásia, Indonésia e Paquistão.
(Fonte: Gazeta do Povo)

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