Cooperjovem evolui no País, avalia Ocepar

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A cada ano, mais escolas, professores e cooperativas estão aderindo ao Programa Cooperjovem, desenvolvido desde 2000 pelo Sistema Cooperativista Brasileiro. O programa tem abrangência nacional e é implementado pelas unidades estaduais do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), em parceria com secretarias de educação, cooperativas e estabelecimentos de ensino. Nos primeiros sete anos de implantação, o Cooperjovem envolveu 327 cooperativas, 1246 escolas, 117 cooperativas educacionais, 278.042 alunos e 9758 professores no País, de acordo com relatório divulgado recentemente pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Sescoop. Nesse período, o programa também promoveu 447 eventos de capacitação para professores.

Evolução nos Estados - Em todos os estados brasileiros, a proposta de educação cooperativista está conquistando cada vez mais espaço. No Paraná, o programa ganha força e se consolida como ação educacional permanente. Implantado no estado em 2002, passou de duas cooperativas parceiras para 16 até o ano de 2007. Nesse período, o número de escolas atendidas subiu de seis para 176; a quantidade de alunos evoluiu de 115 para 17.002 e a de professores passou de 22 para 870. Já o volume de municípios saltou de cinco para 62. Quatorze cooperativas educacionais também aderiram ao Cooperjovem. "Em quando as crianças participam do Cooperjovem, estão se preparando para o exercício de sua cidadania. Com o aprendizado, viabilizam expectativas de um mundo mais justo e fraterno", afirma o presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski.

Contraponto - O programa colabora com o trabalho da escola na formação dos professores e na preparação de jovens que fazem parte de uma sociedade globalizada e em contínua transformação. Mas seu objetivo é mais profundo e amplo. "Ao apresentar o cooperativismo e seus valores essenciais, como solidariedade, autonomia, responsabilidade, democracia e honestidade, o Cooperjovem age como um contraponto à competitividade bruta que tende a individualizar as relações até mesmo no cotidiano escolar", esclarece o gerente de Desenvolvimento Humano da Ocepar, Leonardo Boeche.

Origem - No início dos anos 1980, a Cooperativa de Profissionais Gráficos do Distrito Federal (Copergraf) desenvolveu um material ilustrado, em formato de revista em quadrinhos, que apresentava o cooperativismo de forma lúdica e atrativa por meio de personagens da "Turma da Cooperação". A partir dessa publicação, foi desencadeada uma ação sistematizada por um programa de trabalho, que organizava o método do repasse de informações sobre cooperativismo para jovens no ambiente escolar, constituindo-se, então, o Programa Cooperjovem. 

Fundamentos - O Coopejovem foi instituído considerando as ações que buscam divulgar os princípios, a doutrina e a filosofia cooperativista como forma de desenvolvimento integral das pessoas. Compreende a capacitação de professores e oficinas de educandos, oferecidos como forma de disseminação da cultura cooperativista. Com base em seus princípios sociais, busca desenvolver e implementar uma proposta metodológica de educação baseada na relação ensino-aprendizagem, construída a partir de valores que embasam o cooperativismo, como justiça social, solidariedade, participação, liberdade, igualdade, equidade e autonomia; direcionada aos educadores e alunos das escolas e cooperativas educacionais, nos nível fundamental e médio.

Modelo diferenciado - O Programa foi institucionalizado em 19 de junho de 2007 pela resolução nº 109, do Conselho Nacional do Sescoop. Em 5 de novembro de 2007, foi aprovada a portaria nº 036, estabelecendo os procedimentos para fins de qualificação, implantação e acompanhamento do programa. "Com essa iniciativa, nós podemos construir um modelo diferenciado de relações entre alunos, professores, comunidade e cooperativa, promovendo uma mudança estrutural nas sociedades envolvidas", afirma o presidente do Sistema OCB e do Sescoop Nacional, Márcio Lopes de Freitas.

Intercâmbio - Um dos objetivos do Cooperjovem é promover o intercâmbio entre escola/cooperativa e vice-versa. Nesse sentido, diversas unidades têm organizado atividades variadas para promover maior interação entre os públicos. No Paraná, a Cooperativa C.Vale, por exemplo, com sede em Palotina, promove um dia de lazer para as crianças participantes do programa com o envolvimento de várias escolas. No Ceará, foi organizada uma campanha de prevenção às cáries; no Mato Grosso do Sul o Torneio de Jogos Cooperativos e uma Gincana Cultural. Já em Pernambuco, o Prêmio de redação com o tema "Cooperativismo: você participa, todos crescem" ofereceu R$ 3 mil como premiação aos primeiros colocados.

Prêmio Nacional -  Em 2007, foi lançada a primeira edição do Prêmio Nacional de Redação do Programa Cooperjovem, com a participação de 14 unidades nos estados do Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul,"

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