Coopevi é a quarta colocada no Enem em Rondônia
"O que possibilitou chegarmos até esse resultado foi o modelo cooperativista adotado por nossa escola, por meio no qual nossa principal preocupação é qualidade da educação”, analisa a presidente Carolina Torres Frozoni, explicando que o foco de uma escola cooperativa não é o lucro, e sim a qualidade de ensino, por isso as sobras auferidas são sempre reinvestidas na própria escola, de acordo com aquilo que os cooperados julgam necessário.
“Com o apoio do Sistema OCB-Sescoop/RO, temos conseguido nos destacar promovendo uma educação cooperativista de nossos alunos, por meio do Programa Cooperjovem", disse.
A diferença entre uma escola comum e uma cooperativa, explicou o presidente, está na sua constituição jurídica. No caso da Coopevi, a cooperativa é formada por pais de alunos, que são ao mesmo tempo donos e usuários dos serviços oferecidos pela cooperativa, bem como responsáveis por sua gestão.
Esse formato de escola-cooperativa não é novidade no Brasil. Existem hoje no país mais de 300 cooperativas educacionais cadastradas na Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Elas empregam mais de três mil pessoas e contam com cerca de 55 mil associados.
A Cooperativa de Profissionais em Educação (Cooped), no município de Jaru (RO), também se destacou e foi notícia no Informativo desta quarta-feira (21/7).(Com informações Coopevi)
"