Divulgado o resultado do 8º Prêmio Nacional de Redação do Cooperjovem
Brasília (19/12) – O Sistema OCB acaba de divulgar os primeiros colocados nas duas categorias da oitava edição do Prêmio Nacional de Redação do Cooperjovem, cujo objetivo é fortalecer o conhecimento sobre os princípios e valores do cooperativismo e, pautado na cultura da cooperação, incentivar os alunos a produzirem textos sobre a temática: “Desenvolvimento sustentável para todos: juntos podemos construir um mundo melhor”, tema deste ano.
Segundo o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, o objetivo é estimular os alunos a vivenciar a Cultura da Cooperação no entorno onde está inserido, fortalecer o conhecimento sobre o cooperativismo e colocar em prática os valores que o Programa Cooperjovem dissemina. “Essa ação tem como propósito fortalecer a aprendizagem dos alunos, por meio da produção de textos com temas ligados ao contexto atual e ligados aos ensinamentos do Programa Cooperjovem”, comenta o superintendente.
VENCEDORES – Na categoria I, que abrange o 4º e o 5º anos do Ensino Fundamental, o ranking é o seguinte: em primeiro lugar: Clemilson da Silva, da Paraíba; na segunda posição ficou o catarinense Kairos André Chiodini; e, no terceiro lugar, a também paraibana, Andressa Alexandre da Costa.
O resultado da categoria II, da qual puderam participar estudantes matriculados entre o 6º e o 9º anos, ficou assim: 1º lugar: Leandro Witt, de Santa Catarina; 2º lugar: Melissa Hoefelmann, de Santa Catarina; e, em 3º lugar: João Vitor de Paula, representando o Paraná.
Esta edição do Prêmio contou com a participação de escolas públicas e cooperativas educacionais de 10 unidades estaduais, a saber: Paraná, Santa Catarina, Tocantins, Pernambuco, Paraíba, São Paulo, Rio Grande do Norte, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Piauí. Esses estados receberam a inscrição de quase 12 mil redações em suas etapas regionais.
CERIMÔNIA – A solenidade de premiação está prevista para ocorrer em fevereiro do ano que vem, na sede do Sistema OCB, em Brasília. Durante a cerimônia, tanto os alunos quanto suas escolas receberão os prêmios de participação.
De acordo com a gerente de Desenvolvimento Social do Sescoop, Maria Eugenia Ruiz, o mote do prêmio deste ano trouxe ao aluno uma reflexão sobre a importância de pensar o desenvolvimento como um todo, para ter um crescimento econômico mais igualitário e socialmente justo. “Além disso, o tema também teve a intenção de contribuir com a reflexão do jovem sobre o bem estar coletivo, a qualidade de vida alinhada à preservação do meio ambiente, tanto no presente quanto no futuro”, argumenta a gestora.
COOPERJOVEM – O programa é uma iniciativa da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) desde 2007 e envolve quase 100 mil alunos, 411 escolas, apoio de 79 cooperativas em 13 estados do País.
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