Teve início hoje (26/5), às 9h, na sede da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), em Brasília (DF), o 4º Encontro Técnico de Mercados da instituição. A abertura do evento ficou a cargo do gerente de Mercados do Sistema OCB (Gemerc), Evandro Ninaut, que falou dos objetivos do evento, entre eles apresentar a ação de promoção comercial a ser realizada pelo Sescoop como resultado do estudo de inteligência comercial envolvendo os dados das cooperativas dos ramos agropecuário e produção inseridas no Sistema de Inteligência Comercial (OCB/Sico) até abril de 2008.
Pela manhã o técnico da Gemerc, Marcos Antônio Matos, apresentou uma análise do setor cafeeiro com base em informações do Sico. "Nossa intenção é mostrar aos participantes a importância do Sicono planejamento estratégico do setor. O diretor da Castelo Branco Consultoria falou sobre o "Manual de Promoção Comercial". A ferramenta vai auxiliar os técnicos nas negociações das cooperativas.
A técnica de Mercados do Sistema OCB, Patrícia Medeiros, ministrou palestra sobre "Ação de Promoção Comercial" e o representante da CoopyFrutas, Erisberto Chaves, apresentou um caso de sucesso sobre o assunto. "Nossa objetivo é Orientar os participantes sobre o funcionamento de uma empresa comercial exportadora, e sobre as oportunidades de negócio oferecidas pelo Mercosul", disse Patricia Medeiros.
O encontro teve a participação ainda do analista de Comércio Exterior ddo departamento de Assuntos Comerciais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Luiz Claúdio Caruso. Ele falou sobre os critérios e indicadores comerciais. Para acessar a programação completa Clique aqui