Encontro discutirá mídia digital na comunicação das cooperativas de SC
O emprego da mídia digital em assessoria de comunicação de sociedades cooperativas. Este será o tema do 6º Encontro de Assessores de Comunicação do Sistema Cooperativista, programado para 11 de maio, em Florianópolis (SC), uma iniciativa da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc).
O presidente da Ocesc, Marcos Antônio Zordan, destaca que a internet pode se transformar em grande aliada no esforço de comunicação interna e externa das cooperativas. Destaca que a abordagem dessa temática leva em conta que as redes sociais buscam aumentar a integração de seus colaboradores e o fluxo de informações entre suas divisões, departamentos e cooperativas, fortalecendo as funcionalidades e recursos existentes nos conteúdos oferecidos pela Assessoria de Imprensa. Isso significa gerar ambientes de troca de informações, de experiências e casos de sucesso em que todos são beneficiados, cooperados, dirigentes, trabalhadores e a sociedade em geral.
A principal atividade do encontro será a palestra da professora Pollyana Ferrari, jornalista e doutora em ciência da comunicação pela Universidade de São Paulo com a tese "A rizomática aventura da hipermídia".
Pollyana atua há 23 anos no mercado editorial de tecnologia da informação, tendo dedicado os últimos 13 anos à Internet, acumulando os cargos de diretora de portal do iG e diretora da Editora Globo Online.
Ministra aulas nos cursos de graduação (jornalismo e multimeios) e na pós-graduação da PUC/SP (cursos de jornalismo online). Escreveu as obras Jornalismo Digital e Hipertexto, Hipermídia, ambos editados pela Editora Contexto. É diretora-fundadora da Polipress Cooperativa Digital.
Pollyana expõe que a Web 2.0 pode ser definida como a segunda geração de serviços disponíveis na internet, o que permite às pessoas colaborarem e compartilharem informações online. “Redes sociais tornaram-se a resposta imediata de toda uma geração que se relaciona pela web, encontra seus empregos, trabalha, discute e adquire conhecimento pela rede. Além disso, é o resultado dos conhecimentos adquiridos pelas empresas que resistiram à crise da internet de 2001 e aprenderam com isso.”
A palestra contemplará as seguintes abordagens: web 2.0 (qual sua abrangência e significados práticos), compartilhamento de informações (se todos os indivíduos das cooperativas compartilham as informações pela rede, como fica o papel do assessor), caráter de interação (o usuário sente-se à vontade, num clima de estímulo e produção de conteúdo), blogs corporativos (muito além dos diários pessoais), flickr/myspace (como essas plataformas estão mudando a cara as empresas, das cooperativas, dos sindicatos e do governo) e RSS (como os feeds de conteúdo e os agregadores podem mudar nosso dia a dia). (Fonte: Ocesc)
"