Encontro nacional de aprendizagem reúne coordenadores do Aprendiz Cooperativo em Brasília
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Brasília, 28/6/2013 – De 24 a 26 de junho, um grupo 52 técnicos das unidades estaduais e nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) esteve reunido na sede do Sistema OCB, em Brasília (DF), durante o IV Encontro Nacional de Coordenadores da Aprendizagem. O objetivo do evento foi promover capacitação aos coordenadores do programa Aprendiz Cooperativo – desenvolvido pelo Sescoop para fortalecer o processo de aprendizagem dentro dos da doutrina cooperativista. O programa também atende à legislação federal – a chamada “Lei do Aprendiz” (10.097/2000) – que dispõe sobre a aprendizagem no âmbito profissional.
Na abertura, o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, ressaltou a importância da aprendizagem no cumprimento do papel social do Sescoop. Em seguida, o diretor do Departamento de Políticas Públicas de Trabalho e Emprego para a Juventude, do Ministério do Trabalho (MTE), Josbertini Clementino, apresentou uma palestra que tratou dos rumos da aprendizagem no Brasil e sobre a legislação da aprendizagem. “Sei que é um desafio para o Sescoop difundir os princípios do cooperativismo, Os programas de formação profissional da juventude estão aí para isso. Mas também é preciso sensibilizar o sistema cooperativista para a formação de quadros de futuros colaboradores, de forma a manter a competitividade junto ao poder de negociação das grandes cadeias empresariais”, comentou.
Durante os dias em que estiveram reunidos, os participantes receberam orientações sobre os requisitos necessários para a execução da educação profissional no ambiente cooperativo e a aplicabilidade desse conhecimento na prática profissional, dentro das cooperativas parceiras. Outras atividades trataram sobre as ações de operacionalização dos programas de aprendizagem, nivelando os entendimentos básicos da educação profissional e suas técnicas de gerenciamento, avaliação e acompanhamento.
De acordo com a gerente de Qualificação e Formação Profissional do Sescoop, Andréa Sayar, responsável pela coordenação do evento, o encontro alcançou seus objetivos: “A interlocução com as unidades estaduais é essencial para conhecer as necessidades e adequar o programa às realidades dos estados. Esta é a oportunidade que temos, enquanto unidade gestora do programa em âmbito nacional, de ouvir os anseios e realidades dos estados, uma vez que, aqui, nós não operacionalizamos as ações. Do meu ponto de vista, os resultados obtidos neste quarto encontro foram excelentes”, afirmou.
A opinião de Andréa é corroborada pelos depoimentos dos participantes. “O encontro foi de grande valia para começarmos este trabalho em nosso estado. Ainda precisamos nos aprofundar mais, mas o melhor de tudo é saber que podemos contar com a Unidade Nacional para dar este apoio. Isso é muito gratificante. Tivemos bons resultados e a imensa satisfação de saber que o programa é um sucesso. Tenho muito orgulho de estar à frente deste trabalho no Piauí” disse Carmem Campelo, Técnica do Sescoop/PI.
Números – A ampliação da aprendizagem no Sescoop é confirmada pelo número de unidades ofertando programas de aprendizagem. Até 2011, sete estados realizavam cursos e, com acréscimo de 42%, 2012 contabilizou dez unidades estaduais: Alagoas, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Quanto ao número de aprendizes atendidos, nos últimos três anos a evolução se deu com os seguintes números:
2010 – 2162 aprendizes atendidos;
2011 – 3095 aprendizes atendidos (evolução de 43,15%)
2012 – 3926 aprendizes atendidos (evolução de 26,84%)
“São números que reforçam a preocupação do sistema cooperativista com a aplicação das políticas de responsabilidade social e qualificação da juventude com o Programa Aprendiz Cooperativo”, finaliza Andrea.
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