Equipe do SESCOOP/PA participa de curso de Licitação
Belém (8/7) – Com o objetivo de aprimorar os conhecimentos sobre as normas e procedimentos da Lei de Licitações, uma equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Pará (Sescoop/PA) participa de hoje até quinta-feira de um curso específico sobre licitações promovido pela Unidade Nacional do Sescoop em Recife (PE). O curso é voltado a profissionais que atuam na área de licitações das unidades estaduais das regiões Norte e Nordeste.
Segundo o gerente de Desenvolvimento de Cooperativas, Júnior Serra, a participação do curso faz-se necessário devido a uma série de normas e procedimentos internos do SESCOOP subsidiarem-se às regras de licitação pública. “É fundamental ter conhecimento mais profundos sobre esses procedimentos porque a resolução interna do nosso sistema é muito rigorosa para que seja sempre preservado a lisura e a transparência nos processos de contratação e compra”, explica.
Esse rigor deve-se a natureza da instituição, cuja criação possui legislação própria, o que lhe garante caráter paraestatal. “Pelo fato de ser uma entidade do Serviço ‘S’, há legislação própria de criação e normatização. Por esta razão, o Tribunal de Contas da União entende que os processos de contratação de serviços e compra de produtos devem ser feitos por licitação. Ou seja, é uma exigência”, ressalta o assessor jurídico do Sescoop/PA, Luiz Carlos dos Santos.
Além do gerente, participam do curso a gerente administrativo e de pessoas, Maria Rosinete Franco, e a analista de operações, Karen Saiki. (Assimp Sistema OCB/PA)