Fidelizar, estratégia para a solidez
Cooperativas investem em programas para incentivar a participação e permanência dos associados
Brasília (24/8) – Aderir a uma cooperativa implica incorporar princípios, valores e participação em um negócio que é de todos os associados, contudo, a correria e a ansiedade da vida moderna podem ser empecilhos para uma presença constante em reuniões e assembleias, mas a criatividade tem sido uma estratégia para fidelização e contribuição do quadro social. O assunto é tratado como um dos destaques da 18ª edição da Revista Saber Cooperar, editada pelo Sistema OCB.
Dentre as estratégias, podem ser listadas a atenção individualizada, o plano de previdência complementar, o núcleos locais e feiras de negócios, consideradas como iniciativas bem-sucedidas para aumentar o vínculo entre associados e a instituição.
A revista traz o caso da Cooperativa Agrícola Mista de Patos de Minas, localizada em Minas Gerais e que promove, anualmente, desde 2004, a Semana Coopatos. O evento começou tímido, com o objetivo de oferecer oportunidades de negócios e capacitação dos cooperados, principalmente por meio da compra de insumos e promoção de palestras e encontros do comitê educativo. Hoje, shows musicais e até uma agência de automóveis garantem seu espaço no cada vez mais disputado metro quadrado. A 12ª edição será de 24 a 29 de agosto.
“A razão maior foi criar uma forma de aproximação com os cooperados, levar informação e oportunidades de negócios com preços diferenciados”, conta José Francelino Dias, diretor-presidente da Coopatos. “Assim, criaríamos uma relação de confiança. E o interesse dos fornecedores também foi crescendo: há parceiros que já reservam lugar com um ano de antecedência”.
Para continuar lendo esta reportagem, clique aqui e avance até a páginas 48.