Goiás lança campanha para promoção do leite

"

Goiás lança campanha para promoção do leite

Uma campanha inédita para estimular a população a consumir leite e seus derivados foi lançada nesta terça-feira (21/2) em Goiânia (GO). O evento contou com a participação do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas; do governador do estado, Marconi Perillo; do ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues e do presidente da OCB/GO, Antônio Chavaglia. A campanha de marketing do leite, promovida pelo Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado de Goiás (Sindileite), é resultado de um acordo entre o governo e o setor lácteo, no qual o estado concede dois pontos percentuais de crédito outorgado de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), e a indústria destina um ponto percentual para o financiamento da campanha de marketing.

Para o presidente do Sistema OCB, a parceria do governo e da iniciativa privada é uma experiência que deve ser levada a todo o país e a outras cadeias produtivas. Segundo Freitas, a iniciativa é fundamental para aumentar o consumo de produtos lácteos no país. Ele lembrou que, de acordo com dados do Sindileite, o consumo do produto em Goiás é de apenas 70 litros pessoa/ano, pouco mais da metade da média nacional, que é de 129 litros/ano e quase um terço do recomendado pela Organização Mundial de Saúde, que são 215 litros pessoa/ano.

Já o ministro da Agricultura avalia que o projeto é especialmente interessante, “porque estabelece uma forte articulação na cadeia produtiva do leite, capaz de estabilizar o mercado, garantindo renda para o produtor e para a indústria, além de preços competitivos para o consumidor”. Segundo ele, no biênio 2004/2005 a produção de leite no País cresceu 2 bilhões de litros, quantitativo que, em um cenário de estabilidade de renda, dificilmente pode ser assimilado pelo mercado sem medidas eficazes de promoção do consumo. “Nesse aspecto, portanto, Goiás mais uma vez sai na frente”, disse Roberto Rodrigues.


Na ocasião o governador Marconi Perillo,  sancionou o autógrafo de Lei Estadual nº 21 concedendo o crédito outorgado à indústria de laticínio. Ele disse que a medida é uma das muitas iniciativas corajosas do governo para promover o desenvolvimento do Estado. Sobre a campanha de marketing do leite, ele apontou que é preciso levar à população uma plena convicção da importância dos lácteos na alimentação das crianças, dos jovens e dos idosos. Argumentou ainda que a parceria com o Sindileite deve resultar em benefícios para o produtor, porque o projeto trabalha o aumento do consumo, condição essencial para a melhoria e a estabilidade da renda dos produtores.

O secretário-executivo do Sindileite, Alfredo Luiz Correia, disse que o objetivo central da campanha de marketing do leite será ampliar o consumo, mostrando para a população que o leite não é uma bebida, mas um dos alimentos mais completos de que dispõe a humanidade. Segundo ele, a intenção também é combater o uso do leite in natura, que além da baixa qualidade, se constitui em grave risco para a saúde pública. (Na foto o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas ao lado do presidente da OCB/GO, Antônio Chavaglia e do ministro Roberto Rodrigues)

"

Conteúdos Relacionados