Mapa oficializa Semana Nacional da Carne Suína

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Aumentar o consumo da carne suína pelos brasileiros. Esse é o objetivo principal da Semana Nacional da Carne Suína, lançada na tarde desta quarta-feira (12/9), às 11h, no Salão de Atos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Brasília (DF).  O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, acompanhou a solenidade, que foi coordenada pelo ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho. Trata-se de uma iniciativa promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), com apoio institucional do Mapa, da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs). A cerimônia reuniu ainda líderes da suinocultura, representantes de grandes processadoras de carne suína, parlamentares ligados à suinocultura, além de profissionais da cadeia de suínos.

Prevista para ser realizada em 2013, a campanha pretende atingir supermercados de todo o país, garantindo maior espaço para a carne suína nas gôndolas do varejo. A ação também buscará reestruturar o formato do produto, torna-lo mais prático e aprimorar ainda sua apresentação nos pontos de venda, oferecendo uma consistente diversidade de cortes, criando opções dissociadas de gordura.
 
“É essencial é que nós estejamos juntos com as cadeias produtivas mostrando a importância do consumo interno. Isso é uma responsabilidade de todos, inclusive do Ministério da Agricultura”, afirmou Mendes Ribeiro, destacando o engajamento da indústria e dos supermercados na campanha de incentivo ao consumo da carne suína.
 
Para o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, a Semana vem ao encontro da meta estabelecida pela entidade de alcançar o consumo médio de 18kg per capita (atualmente, o consumo estimado é de 15,1 kg) até o final de 2015. “Essa é uma conquista para o setor de suínos, uma iniciativa que trará resultados representativos para o consumo de carne suína no Brasil e que, com o apoio do Mapa, da Abras e Abipecs, aumentará as possibilidades de tornarmos o Brasil um grande país consumidor de carne suína”. Lopes ainda esclareceu que a campanha não é somente voltada ao cliente final e à ampliação do consumo da carne suína. Trata-se de criar condições estruturais nos pontos de venda de modo a oferecer o produto de acordo com as características desejadas pelos consumidores, “como cortes porcionados, com pouca gordura, saborosos e saudáveis”, comenta.
 
Para reforçar as ações de apoio ao setor, foi assinado um protocolo de intenções e de entendimento para a cooperação na área de comercialização e incentivo ao consumo. “Parabenizo a iniciativa da ABCS que já lançou a semana nordestina da carne suína, esta é uma aposta importante de trabalho que nós podemos desenvolver. Aumentar o mercado de consumo criar mais mercado para o consumo exige cooperação e, a ABRAS neste momento se disponibiliza, porque temos uma visão de cadeia produtiva em nossa relação com varejo”, comentou o presidente da ABRAS, Sussumo Honda. Já o presidente da Abipecs, Pedro de Camargo Neto, reforçou a parceria da entidade no aumento de consumo e foi enfático: “A virada começa a partir de hoje!”.(Fonte: ABCS)
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