Missão RECM promove prospecção de negócios com a Índia
A Reunião Especializada de Cooperativas do Mercosul (RECM) está realizando sua 3ª missão conjunta de prospecção comercial. Desta vez, os países escolhidos são Índia, Singapura e Filipinas. A comitiva é formada por 14 representantes do Brasil, entre eles o Sistema OCB, o Ministério da Agricultura e dirigentes de cooperativas do Paraguai, Uruguai e Argentina. O primeiro país visitado foi a Índia, no período de 29 de outubro a 3 de novembro.
O cronograma incluiu reuniões com autoridades governamentais indianas, cooperativas locais e encontros com entidades e empresas do setor cooperativo e de agricultura. O intuito da missão é fortalecer os laços comerciais e a cooperação entre os países membros do bloco econômico latino-americano, por isso, a delegação brasileira conheceu também a Embaixada do Brasil e o embaixador Kenneth Nóbrega, que tem sido um defensor ativo da promoção dos produtos de cooperativas brasileiras na Índia.
A União Cooperativa Nacional da Índia (NCUI), uma organização parceira do Sistema OCB no país asiático foi uma das entidades visitadas. A NCUI representa todos os ramos do cooperativismo indiano e promove o desenvolvimento e a representação do movimento a nível nacional e internacional.
Os participantes tiveram ainda uma reunião com a InvestIndia, organização indiana que promove investimentos e modelos de negócios. No encontro, se discutiu a oportunidade de negócios entre o Mercosul e o país anfitrião. O Ministério da Agricultura e Bem-Estar dos Agricultores da Índia também recebeu uma visita para discutir a cooperação internacional no setor agropecuário.
Em outra agenda, a delegação pôde conversar com a Federação Indiana das Câmaras de Comércio e Indústrias (FICCI), a maior e mais antiga organização relacionada a negócios da região indiana, com mais de 2,5 milhões de empresas em todo o país. Por fim, foi realizada uma reunião com a Divisão de Desenvolvimento Cooperativo do Ministério da Cooperação da Índia, responsável por promover assuntos de cooperação e cooperativas no país.
Para a analista de negócios do Sistema OCB, Layanne Vasconcellos, a passagem pela Índia rendeu dias frutíferos e que permitiram consolidar entendimentos sobre as oportunidades e desafios para acessar o mercado do país. Ela acredita que o conhecimento sobre os hábitos de consumo e cultura locais será primordial para desenvolver estratégias que atendam os interesses do público consumidor. "Mente aberta, persistência e um bom parceiro de negócios podem fazer toda a diferença. Essa troca de conhecimento fortaleceu nossa visão sobre o potencial do cooperativismo brasileiro no mercado externo", declarou.
Oportunidades
A Índia se tornou em 2023 a maior população do planeta, com 1,4 bilhões de habitantes. O país vive uma grande expansão econômica e o comércio bilateral com o Brasil tem crescido significativamente nos últimos anos. O país também vive uma transição no setor varejista, que vem passando das lojas tradicionais ao comércio eletrônico. Conforme explica Layanne, entender como está ocorrendo essa transição e como beneficiar-se dela pode ser um elemento diferenciador na hora de exportar ao país.
Entre as principais oportunidades para o Brasil estão as farinhas em geral, o azeite de soja, gergelim, legumes, grão-de-bico, maçã, nozes, polpas de açaí e cupuaçu. O mercado também é favorável para a cachaça e o vinho.