Ocesc mirim fortalecerá o cooperativismo e o empreendedorismo
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Para a escola, ensinar é ainda mais desafiador quando há exemplos parecidos com a realidade. A preocupação do Colégio CEM vai além das dimensões da sala de aula, pois também está voltada para a formação e fortalecimento do ser. “O maior investimento de um pai deve ser com a educação do filho, pois o retorno estará garantido. Escolhemos a escola, pois aqui os princípios são semelhantes aos aplicados em casa. A equipe CEM anseia por crescimento com amor e disciplina. Aqui criamos realmente uma relação de família” finaliza Leandro Lorenzetti, pai de dois alunos.
Com a Minicidade, os alunos passam a conhecer melhor setores básicos para o funcionamento de uma sociedade organizada, como prefeitura, câmara de vereadores, sistema financeiro, casa cultural, livroteca, comércio, secretarias de meio ambiente, saúde e turismo. Todas essas unidades educativas contemplam uma gama de conhecimentos que são fundamentais para formação de um cidadão.
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Pensando sempre em aprimorar o projeto e com o intuito de auxiliar ainda mais os alunos e professores no seu dia a dia, depois da Casa da Ciência que foi inaugurada em 2012, a Minicidade foi contemplada com uma unidade da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc). A casa do cooperativismo mirim ou "mini Ocesc" é mais uma forma de reconhecimento deste projeto.
A solenidade de inauguração e comemoração dos seis anos da Minicidade, realizada na manhã desta sexta-feira (17), reuniu alunos, professores, convidados, autoridades, imprensa, além do presidente da Ocesc Marcos Antônio Zordan, o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas e o deputado e presidente da Frente Parlamentar Cooperativista Moacir Sopelsa.
Para comemorar estes dois momentos especiais, a escola também promoveu uma festa, com direito a bolo e mortadela do tamanho da idade da cidade, seguindo a tradição de Concórdia.
Segundo o presidente da Ocesc, o cooperativismo é à base de tudo. “O Colégio CEM é referência não só no Estado, mas em todo País, pois é uma cooperativa educacional realmente comprometida com os valores da cooperação. Apostamos sempre nos projetos da escola, pois sabemos do empenho e dedicação da família CEM em todas as suas ações. A Mini Ocesc será mais do que um espaço de informação, pesquisa e conhecimento. Também será um local de debates e troca de experiências”, destaca Zordan.
Conhecendo a escola pela primeira vez o presidente da OCB diz estar impressionado com a grandiosidade do projeto. “Precisamos divulgar ainda mais essa ideia que é algo fascinante e exemplo para o Brasil. Nesta estrutura, não estamos formando apenas pessoas, mas sim cidadãos de bem”, comenta.
De acordo com Sopelsa, é necessário investir cada vez mais em educação, para que ações parecidas com esta possam ser aplicadas em outras regiões. “Na educação não se gasta se investe. Por isso, iremos trabalhar firme também em busca de recursos que devem fortalecer o cooperativismo”, afirma.
Para a escola, ensinar é ainda mais desafiador quando há exemplos parecidos com a realidade. A preocupação do Colégio CEM vai além das dimensões da sala de aula, pois também está voltada para a formação e fortalecimento do ser. “O maior investimento de um pai deve ser com a educação do filho, pois o retorno estará garantido. Escolhemos a escola, pois aqui os princípios são semelhantes aos aplicados em casa. A equipe CEM anseia por crescimento com amor e disciplina. Aqui criamos realmente uma relação de família” finaliza Leandro Lorenzetti, pai de dois alunos.
Minicidade comemora seis anos de implantação
Com o objetivo de melhorar cada vez mais o ensino/aprendizagem oferecido aos alunos, há 15 anos o Colégio CEM aposta em propostas inovadoras para transformar sonhos em realidade. Com ações bem alinhadas, a escola abriu espaço para a idealização de um projeto pioneiro no país: a implantação da Minicidade Cooperativista. Fruto de um trabalho em conjunto, a história que iniciou ainda em 2004, começou a ganhar formas em 2007 e, neste ano, comemora seis anos de implantação.
Foram diversas fases ao longo destes anos. Com o apoio de parceiros, o projeto foi ganhando corpo e assim permitiu a organização dos polos: cultural, político, financeiro e comercial.
Com a Minicidade, os alunos passam a conhecer melhor setores básicos para o funcionamento de uma sociedade organizada, como prefeitura, câmara de vereadores, sistema financeiro, casa cultural, livroteca, comércio, secretarias de meio ambiente, saúde e turismo. Todas essas unidades educativas contemplam uma gama de conhecimentos que são fundamentais para formação de um cidadão.
As atividades estão alinhadas com a filosofia da cooperação e permitem que os alunos aprendam, na prática, como funciona uma cidade e quais os valores e princípios que devem norteá-las. “Na Minicidade os alunos aprendem exercitando. Trabalhamos com ferramentas pedagógicas focadas nos valores do cooperativismo, formando cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres. A Minicidade tem vida própria, pois aqui estimulamos as competências”, enfatiza a presidente.
Na Minicidade, os próprios alunos são responsáveis pela sua gestão. Através de uma eleição que envolve toda a comunidade escolar são eleitos os prefeitos, vices e vereadores. Uma verdadeira cidade onde todos participam. “O sucesso da Minicidade é fruto de um trabalho em equipe, onde nós alunos somos peças fundamentais, pois todas as atividades são delineadas em parceria com os demais colegas”, diz a prefeita da Minicidade Thaís Rossetto.
O projeto é mantido com os impostos, que são pagos pelos cidadãos por meio de suas contribuições. Os recursos obtidos são utilizados pelos gestores da Minicidade em projetos de lei sugeridos pela própria população. “Dentro da Minicidade, o ato lúdico se torna muito próximo da realidade. Essa é a verdadeira educação, pois não trabalhamos apenas os conteúdos dentro de sala de aula, mas sim as vivências tão importantes para a formação do caráter”, enfatiza a presidente do Colégio CEM Elizeth Pelegrini.
(Fonte: News Comunicação Organizacional)