PL 6919 beneficiará marketing do leite
Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o trabalho das Câmaras de Leite OCB e CBCL, em conjunto com a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), foi fundamental para a essa importante conquista do setor.
O PL suprime as frases, que advertem sobre a necessidade de indicação expressa de médico e nutricionista para o consumo de leite por crianças. As informações ficarão dispostas no painel lateral da embalagem, e não no frontal, como determina a lei. A OCB e a CBCL ajudaram na elaboração do projeto e fizeram um trabalho junto aos parlamentares da Frencoop pela aprovação do PL. As instituições não concordavam com a frase “O Ministério da Saúde Adverte” nos rótulos dos produtos, pois consideravam prejudicial à imagem do leite. Com a aprovação do PL em questão, a frase será alterada para “Aviso Importante”. O projeto segue agora para a Comissão de Seguridade Social e Família, onde será discutido e votado.
Marketing do Leite - A idéia, proposta pela Câmara Setorial do Leite, é investir em ações estratégicas de marketing para o leite, entre elas a administração de um fundo voltado à promoção do produto tanto no mercado nacional quanto no exterior. A proposta consiste em investir um quarto de centavo para cada litro de leite comercializado no país em ações de marketing. Isso significa que a cada mil litros do produto serão recolhidos R$ 2,50. Os produtores vão contribuir com 25% e as indústrias com 75% desse valor. As campanhas publicitárias devem contribuir para um aumento considerável do consumo de leite. Atualmente, o consumo do produto é de 140 litros per capita/ano. O desafio é chegar ao mínimo indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 180 litros per capita/ano.