Profissionais debatem novas metodologias para o Cooperjovem
“Fazer com que os alunos percebam a sociedade em que eles vivem será o ponto de partida para absorver os conceitos e a doutrina cooperativista”, disse a professora. Com base nesta reflexão os participantes se dividiram em grupos com o objetivo de vivenciar a adequação do programa a realidades distintas.
“A oficina possibilitou uma reflexão sobre a postura do educador no processo de ensino e aprendizagem da doutrina cooperativista nas escolas”, disse a Coordenadora de Capacitação do Ceará Ilana Maciel.
A coordenadora de Capacitação, Soraya Santos, disse que oficina, que continuará até amanhã (27/11), tem como objetivo preparar os profissionais que fazem parte do Sistema Cooperativista para serem multiplicadores de educadores que vão atuar com alunos do Cooperjovem. Os professores das escolas que adotarem o programa terão conhecimento de uma linguagem adequada e metodologia própria, preparada por profissionais que atuam no cooperativismo.
O Cooperjovem oferece formação e capacitação continuada, dentro dos princípios e valores cooperativistas, aos estudantes do ensino fundamental. É um instrumento educativo na difusão do cooperativismo e de seus princípios junto à comunidade escolar e conta hoje com a participação de aproximadamente 116 mil alunos em todo o País. Criado em 2000, já se faz presente em 303 escolas de 131 municípios brasileiros, com o envolvimento de 2.629 professores. O Programa é desenvolvido em 16 das 27 unidades estaduais do Sistema OCB e conta com apoio direto de 81 cooperativas.