Publicações da OCB apoiam a promoção comercial
Duas publicações feitas pela Gerência de Mercados da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) vão auxiliar estrategicamente as cooperativas que buscam um melhor posicionamento no mercado. Os livros foram distribuídos aos participantes do 5º Encontro Técnico de Mercados da OCB, que terminou nesta quinta-feira (14/5).
“Diagnóstico e Recomendações” faz uma análise de três cooperativas: Cooperativa Agroindustrial do Compartimento da Borborema (Coopaib), Cooperativa dos Artesãos do Rio Grande do Sul (Cooparigs) e (Cooperativa de Produção Artesanal de Crutac (Coopercrutac). O diagnóstico avalia as ações em execução e propõe uma reflexão acerca do que foi desenvolvido. Serve de estímulo para que outras cooperativas possam realizar constantemente uma avaliação da sua forma de atuação no mercado e fornece subsídios para uma decisão mais qualificada e estratégica.
Já o “Manual de Promoção Comercial” visa auxiliar unidades estaduais e cooperativas a participarem e organizarem feiras, rodadas de negócios e missões comerciais de maneira estratégica, planejada, efetiva e profissionalizada. O manual leva o leitor à reflexão sobre as práticas requeridas no mundo dos negócios. Está estruturado de forma simples e objetiva e é um material de fácil aprendizado. Mais informações sobre essas publicações podem ser obtidas por meio do seguinte endereço eletrônico: