Ramo Educacional terá diagnóstico
Brasília (11/02) – A partir do mês que vem, cooperativas do ramo Educacional de todo o País receberão o segundo questionário, cujas respostas subsidiarão a elaboração do diagnóstico do ramo. A notícia foi anunciada hoje, durante reunião do Conselho Consultivo, realizada em Brasília.
O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, fez questão de participar da abertura do evento. Após saudar os membros do conselho, ele comentou sobre o quanto o ramo Educacional tem se destacado. “Cada vez mais, as cooperativas têm conseguido o respeito da sociedade, pois elas são uma solução eficiente de inclusão social e de formação de mão de obra”, analisa.
A gerente geral, Tânia Zanella, espera que o resultado do diagnóstico aproxime, ainda mais, as cooperativas do ramo Educacional ao dia-a-dia do Sistema OCB. “Temos o programa ‘Portas Abertas’ que é uma excelente oportunidade para as cooperativas compreenderem a função do Sescoop, da OCB e da CNCoop – casas que compõem o sistema”, enfatiza Tânia.
CRONOGRAMA – De acordo com o representante do ramo, Ricardo Lermen, a aplicação do segundo questionário obedecerá a um cronograma. “Um documento oficial circulará, ainda neste mês, para sensibilizar as cooperativas sobre a importância de participar desta segunda fase. Em março, elas receberão o questionário e serão os focos da mobilização regional a ser realizada pelas unidades estaduais; em abril, será elaborado o panorama da segunda etapa. Maio e junho são os meses de elaboração do diagnóstico e, em agosto, acontecerá a entrega do Sistema OCB”, informa Lermen.
BREVE HISTÓRICO - O diagnóstico é uma ferramenta encontrada pelo Sistema OCB para levantar informações, demandas e necessidades das cooperativas escolares do ramo educacional de todo o País. A primeira etapa foi realizada entre os meses de agosto e setembro do ano passado.
No primeiro momento, representantes das cooperativas foram entrevistados com a finalidade de perceber o perfil da cooperativa e o que ela sabe sobre as ações políticas e institucionais, realizadas pelo Sistema OCB.
Dentre outras informações, apurou-se o seguinte: quase 39% das cooperativas têm entre 15 a 24 anos de atuação; 83% têm uma unidade escolar; e 61% definem os temas “tributação” como prioridade nas políticas voltadas ao setor;
Na segunda etapa, as cooperativas responderão a questionários que levantarão os desafios encontrados na hora de tomar financiamentos e, também, em relação a questões tributárias.