Reunião discute transporte de cargas e passageiros
Brasília (13/12) – Analistas e técnicos do Sistema OCB nacional e das unidades estaduais, bem como membros das câmaras temáticas do ramo transporte, estiveram reunidos nesta quinta-feira (12/12) para dar continuidade ao plano de trabalho, relativo ao transporte de cargas e passageiros feito por cooperativas. A reunião contou com participação das Gerências Técnica e Econômica (Getec), Jurídica (Gejur), de Relações Institucionais (Gerin) e de Monitoramento e de Desenvolvimento das Cooperativas (GEMDC).
Entre os temas abordados, foi ressaltado o projeto de criação dos Manuais Contábil, Tributário e de Operações para as Cooperativas do Ramo Transporte. A Gerência de Monitoramento esclareceu as fases e o objetivo do projeto, bem como a importância da participação efetiva dos técnicos em cada Estado, na fase de diagnóstico.
Também foi verificada a consistência dos dados levantados, sobre o programa de linhas de financiamento para cooperativas e renovação de frota para associados. Outro tema abordado foi a Central Nacional de Compras. O projeto está em fase de modelação e orçamento, e deve ser apresentado ao Conselho Consultivo na próxima reunião.
“O projeto visa a materializar o potencial de consumo das cooperativas de transporte. Deste modo, poderá garantir a customização de produtos e serviços - adequados às necessidades das cooperativas e cooperados -, viabilizando a redução de custos com qualidade e segurança”, explicou Abel Paré, coordenador do conselho consultivo (ramo transporte) do Sistema OCB.
Abel destaca que a reunião serviu para o amadurecimento do ramo. “Os conselheiros puderam compartilhar suas visões de futuro e metodologias de trabalho. Tudo o que foi discutido aqui é voltado para o nivelamento das práticas operacionais entre os estados, à luz da legislação vigente. O objetivo é garantir as condições necessárias para o fortalecimento do Sistema, por meio do tratamento adequado”, resumiu.