Semana Internacional do Café 2016 começa amanhã
Brasília (20/9/16) – Um dos maiores eventos do setor cafeeiro começa amanhã e vai até sexta-feira (23/9). Trata-se da Semana Internacional do Café 2016, realizada pelo Sistema FAEMG, a Café Editora, o Sebrae e o Governo de Minas Gerais, no Expominas, em Belo Horizonte (MG). O Sistema OCB é um dos apoiadores do evento.
A Semana conta com ampla programação de eventos simultâneos, encontros, seminários, concursos, sessões de cupping & negócios, divididos em três eixos temáticos: Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação e Negócios & Empreendedorismo.
Realizada desde 2013 na capital do maior estado produtor do país, a Semana Internacional do Café também receberá o Espaço Café Brasil, maior feira do setor, e que chega este ano à sua 11ª edição.
Conheça alguns dos destaques da Semana Internacional do Café 2016:
- 11º Espaço Café Brasil - Plataforma de negócios para o mercado de cafés, possui área de exposições e atrações focadas para os produtores rurais, cooperativas, torrefadores, exportadores, varejistas, empreendedores, food service, baristas e consumidores. Em 2015 foram 150 marcas expositoras, que atraíram 13 mil profissionais e interessados, gerando mais de R$ 25 milhões em negócios diretos.
- DNA Café 2016 (21/9, das 14h às 19h) - Encontro de atores da cadeia cafeeira nacional e internacional para debater tendências, desafios e ações para o futuro do mercado de café mundial. Os encontros são realizados em formato de mesas redondas, com representantes de diversos setores do café e mediadores e abertos à participação do público visitante.
- Fórum da Agricultura Sustentável 2016 (22/9, das 13h30 às 19h) - Reunirá os principais profissionais do setor para debater ações na cafeicultura e os próximos passos para o desenvolvimento sustentável das gerações futuras. O Brasil, maior produtor e exportador de café do mundo, tem na agricultura nacional o exemplo para o mercado internacional no tema sustentabilidade da cadeia produtiva.
- Cafeteria Modelo (de 21 a 23 de setembro) - Direcionada ao mercado de food service, a atração conta com capacitação técnica para empreendedores e orientação em planejamento de negócios. Oferece também workshops práticos, com conceituados profissionais brasileiros sobre o preparo de espressos e drinques, leite com café, torra, degustações e os mais diferentes métodos de preparo da bebida.
- Encontro de Produtores do Programa Café+Forte (21 a 23 de setembro) - Encontro promovido pela FAEMG com produtores e técnicos participantes do programa, que realiza a transferência de tecnologia nas áreas de gestão e custos, melhorando a capacidade de gerenciamento do cafeicultor mineiro.
- Reuniões Educampo Café (21 a 23 de setembro) - O encontro irá reunir técnicos para discutir aspectos relativos à metodologia do Educampo (Sebrae). O projeto propõe a capacitação permanente e assistida ao produtor e possibilita a adoção das melhores práticas gerenciais e técnicas, de acordo com a disponibilidade de recursos em sua propriedade.
- Sala de Cupping & Negócios (21 a 23 de setembro) - Amostras de cafés nacionais da safra atual são enviadas por produtores de todo o Brasil e, então, provadas por classificadores e compradores nacionais e internacionais para a venda direta pelos produtores.
Coffee of the Year Brasil 2016 (21 a 23 de setembro) - Os 10 melhores cafés são provados pelo público e o mais votado é escolhido o melhor café do Brasil desta safra.
Encontro IWCA Brasil - A Aliança Internacional das Mulheres do Café do Brasil realiza encontro anual para debater os principais passos para atuação do grupo nacionalmente, formado por cafeicultoras, empresárias e baristas.
Números de 2015
- 13 mil visitantes
- 90 expositores e 150 marcas expositoras
- R$ 25 milhões de reais gerados
- 5 patrocinadores e 10 apoiadores de associações de café, food service, mídias e órgãos governamentais
- 100 compradores de café verde
- 120 amostras de café de diversas origens produtoras para a Rodada de Negócios
- 38 Sessões de cupping e 1900 xícaras provadas
- 26 eventos simultâneos e 360 horas de conteúdo
- 52 palestrantes nacionais e internacionais e mais de 59 temas abordados durante 4 dias de evento
- 10 cafés com pontuação 87+ concorreram ao título Coffee of the Year Brasil
- 28 mil cafés servidos por baristas de todo o Brasil
- mais de 35 mil visitantes nos sites do evento e mais de 150 mil visualizações
- mais de 12 mil curtidas e 88 mil pessoas alcançadas nas redes sociais da SIC
- mais de 532 matérias publicadas nos principais veículos impressos e em rádio, TV e web
- 36 competidores nos campeonatos Brasileiro de Barista, Preparo de Cafés e Prova de Café
- Milhares de apaixonados e apreciadores de café.
(Fonte: assessoria de imprensa do evento)