Sescoop/CE lança livro com ações exitosas do Cooperjovem

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Tendo como base o trabalho desenvolvido pelo Programa Cooperjovem, adotado em escolas de ensino fundamental de sete municípios cearenses, é que está sendo publicado o livro "Educar para Cooperar – Práticas Pedagógicas Cooperativas e Formação de Professores no Programa Cooperjovem", organizado pelas pesquisadoras Ilana Oliveira Maciel e Cecília Rosa Lacerda. O lançamento aconteceu nessa segunda-feira, (6/12), no Seara Hotel (CE).

A publicação é resultado do projeto "Disseminando o Cooperativismo nas Escolas", direcionado aos educadores das escolas integrantes do Programa Cooperjovem em Guaiuba e Boa Viagem.

Nesses oito anos de realização, ele foi implantado nos municípios de Senador Pompeu, Milhã, Trairi, Quixadá, Guaiúba, Beberibe e Boa Viagem, em 86 escolas dos sete municípios, preparando 614 professores e atendendo a 27.962 alunos, até 2009. “O Cooperjovem possui uma proposta educacional que tem como base a prática da cooperação, com seus princípios e valores”, comentou Ilana Oliveira.

No Ceará, o programa é promovido pelo Sistema OCB-Sescoop/CE, que colabora com as escolas, as quais inserem na grade curricular o tema da cooperação de forma transversal, ajudando a formar alunos de forma menos competitiva e mais solidária.

A finalidade é investir em uma formação cooperativista, fomentando o cooperativismo e contribuindo para a sua sustentabilidade. "A ideia do livro surgiu da identificação da dificuldade em encontrar metodologias adequadas para a insersão do cooperativismo, de forma transversal, nas escolas.

Por esse motivo, o livro contempla, também, as metodologias que obtiveram sucesso para ajudar a outros professores a ensinarem o cooperativismo de forma alegre, fácil, para que a criançada queira participar e se apaixone pelo tema, sem imposição", declarou o superintendente do Sistema OCB-Sescoop/CE, José Aparecido dos Santos.

Na apresentação do livro, o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, enfatiza que "com o Cooperjovem, torna-se possível enaltecer valores essenciais como: cooperação, cidadania, voluntariado, solidariedade, autonomia, responsabilidade, democracia, igualdade e equidade, honestidade e ajuda mútua”.

O livro está estruturado em quatro capítulos, que são: Cooperativismo e suas Implicações Educacionais; Formação de Professores na Abordagem Cooperativa; Planejamento da Ação Didática na Perspectiva Cooperativa; e Práticas Pedagógicas Cooperativas: apresentando Aprendizagens do Programa Cooperjovem.

Durante a realização do Cooperjovem nas escolas, muitas foram as ações desenvolvidas, como por exemplo, o projeto Cooperhorta, que consistiu na criação de uma horta escolar comunitária, cuja finalidade era utilizar os alimentos produzidos na merenda escolar; o Cooperteatro, projeto que levou o teatro para a sala de aula, resultando na montagem adaptada do espetáculo Os Saltimbancos, texto de Chico Buarque de Holanda; e ainda no Projeto Sorrisão, em uma parceria com a Uniodonto que levou dicas de escovação e de higiene bucal para os alunos.
(Com informações Sescoop/CE)

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