Sistema OCB discute PAC Equipamentos

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Brasília (09/09) – Tida como uma das “pedras no sapato” do produtor rural, a logística brasileira ocupa, cada vez mais, a pauta das reuniões entre empresários, produtores, integrantes do governo e parlamentares. Nesta sexta-feira (60/09), o analista Técnico e Econômico do Sistema OCB, Gustavo Beduschi, participou de audiência pública, no Senado Federal, para debater o PAC Equipamentos, programa do governo federal responsável pelo repasse de tratores e caminhões aos municípios. Essa ação tem, entre outras, a finalidade de recuperar estradas vicinais – aquelas que ligam regiões produtoras a grandes modais, como as estradas federais.

Durante a reunião, Beduschi afirmou que estradas em boas condições de uso agilizam e reduzem o custo de produção. “Em razão das atuais condições – precárias – das estradas vicinais, o leite já chega coalhado, no destino final. E a situação se agrava no período chuvoso, pois os produtores não conseguem sequer escoar o leite da propriedade”, afirma o representante do Sistema OCB.

Segundo ele, por causa das más condições das estradas vicinais, os produtores são obrigados – muitas vezes – a contratar veículos de frete. “Isso encarece o produto, porque quanto pior é a estrada, maior é o valor do frete. E, com um frete mais caro, o produto também fica mais caro”, comenta Beduschi.

PAC EQUIPAMENTOS – O programa foi lançado em 2012 e prevê R$ 8,4 bilhões para a compra de 18 mil ¬máquinas e veículos agrícolas. Até o momento, de acordo com o representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Marco Antonio Viana, já foram entregues 6 mil itens, entre caminhões, caçambas, caminhões-pipa e pás escavadeiras. A previsão é que o total dos equipamentos seja entregue até março de 2014.

DEFESA EXTRA – A audiência foi presidida pelo senador Acir Gurgacz (RO), integrante da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop). Gurgacz é um dos defensores mais entusiasmados do PAC Equipamentos. “Esse programa vai movimentar a economia e atender a: agricultores, que precisam de pontes e bueiros; e aos prefeitos, que já não podem mais tirar madeira para fazer ponte”, afirma, relembrando os obstáculos ambientais desse setor.

PARTICIPAÇÃO – O debate contou ainda com representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e do Instituto CNA da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), além da senadora Ana Amélia (RS), que também defenderam a implantação de um Programa Nacional de Estradas Vicinais. (Com informações da Agência Senado)

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