Sistema OCB e Apex lançam oficialmente a marca “B dairy”

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Brasília (21/05) – O Brasil é o quarto maior produtor mundial de leite, mas não é assim conhecido no mercado externo. Esse é um dos resultados da pesquisa de imagem realizada no ano passado. O estudo, que foi realizado pela consultoria OUI Brand, foi uma demanda do Projeto Setorial de Lácteos (PS Lácteos) e que resultou na elaboração da marca “B dairy” apresentada hoje, na Casa do Cooperativismo, em Brasília.

Além do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, do gerente de Máquinas, Equipamentos e Agronegócios da Apex, Cláudio Borges, o lançamento oficial contou com a presença de representantes de cooperativas e de empresas nacionais, que fazem parte do Projeto Setorial para os Lácteos Brasileiros (PSLácteos), que assumirá a marca “B dairy”.

O PS Lácteos nasceu com a missão de estimular a produção e promover o setor lácteo brasileiro. “Nós acreditamos nesse projeto, pois é uma ação estratégica que esta cadeia como outras do ramo Agropecuário será uma fornecedora mundial. Também por meio de ações com esta, conseguimos desenvolver todos os elos da cadeia, desde o produtor até o consumidor”, avalia Márcio Lopes de Freitas.

EFICÁCIA – “Temos notado que todos os projetos que tiveram uma marca desenvolvida, apresentaram um salto de qualidade em seus números de exportação. A Apex vê com muito entusiasmo a marca B dairy, especialmente porque ela pede uma continuidade de ações”, comenta Claudio Borges.

Segundo ele, o lançamento da marca é apenas o primeiro passo. “Agora precisamos transformar nossas estratégias em ações para chegarmos onde queremos chegar”, comentou o gerente da Apex, referindo-se aos indicadores considerados pela Apex-Brasil para a avaliação dos projetos, como participação das empresas apoiadas no total das exportações do setor.

NÚMEROS – No que diz respeito à exportação, o coordenador da Câmara do Leite do Sistema OCB, Vicente Nogueira, informou que o Brasil tem apresentado uma evolução nos seus indicadores. “Só nos quatro primeiros meses deste ano, já exportamos US$ 124 milhões. Esse valor é superior ao resultado de todo o ano passado, quando obtivemos uma exportação de US$ 117 milhões. O projeto PSLácteos vem ao encontro da vocação do Brasil: produzir leite”, reforça Nogueira.
 
MARCA – A marca “B dairy” foi desenvolvida com base em uma pesquisa da percepção nacional e internacional do produto brasileiro. A letra B refere-se tanto a Brasil, quanto ao verbo TO BE que, em inglês, significa “ser”. Já a palavra “dairy” significa lácteos. A marca também traz três gotas de leite nas cores da bandeira brasileira. Juntos, esses elementos significam: “Lácteos Brasileiros ou Ser Lácteo”.

PARCERIA – A viabilização do PSLácteos só tem sido possível graças ao apoio de um grupo de 10 nomes de peso. São eles:

- Cooperativa Central Aurora Alimentos;
- Cooperativa Central Gaúcha de Laticínios;
- Cooperativa Central Mineira de Laticínios;
- Confepar Agroindustrial Cooperativa Central;
- Cooperativa Santa Clara
- Gran Mestri Alimentos;
- Itambé Alimentos;
- Mococa;
- Laticínios Bela Vista – Piracanjuba
- Laticínios Tirolez

No total, esse grupo responde por 15% das exportações de lácteos brasileiros.

APOIO - Também participaram do evento: João de Paula Ventura Neto (Embaixada da Angola), Hatem Kandil, (Embaixada do Egito), Chafik Kellala (Embaixada da Argélia), Rafael Carvalho de Azevedo (Itamaraty) e Hanz Lazart (Câmara do Comércio Árabe Brasileira).

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