Sistema OCB/PA e Instituto Sicoob querem ampliar Cooperjovem no Pará
Belém (20/8) – Aliando os princípios cooperativistas a metodologias criativas e de fácil aprendizagem, o Programa Cooperjovem vem transformando a vida de mais de 115 mil brasileirinhos em 303 escolas em todo o país. No Pará, 305 alunos do 1º ao 5º ano da Cooperativa dos Educadores Autônomos de Castanhal (CEAC) aprendem a cultivar a colaboração entre si.
Com o objetivo de reestruturar o Programa, técnicos do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Pará (OCB/PA) e do Instituto Sicoob se reuniram com representantes das Secretarias de Educação dos municípios de Barcarena e Curralinho. A intenção é ampliar o programa para outras regiões do Estado.
O Cooperjovem foi adotado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) com o objetivo de fomentar o cooperativismo em parceria com as escolas. O objetivo do Programa se torna realidade a partir da inserção de uma proposta educacional construída a partir dos princípios, valores e da prática da cooperação que embasam a doutrina do cooperativismo.
“O professor recebe uma formação em cooperativismo e material de suporte para trabalhar com o tema cooperação nas diversas disciplinas. Em português, por exemplo, ele pode pegar um texto que fale sobre cooperação para trabalhar qualquer assunto da língua portuguesa Em História, pode falar da história do cooperativismo. O material traz todo o suporte para que o professor transite pelas disciplinas e pelos conteúdos que já tem que ministrar trazendo a questão do cooperativismo”, afirmou a gestora do Instituto Sicoob, Emanoele Soares.
A proposta do Sistema OCB/PA e do Instituto é implantar o Programa nos municípios de Barcarena Castanhal, Curralinho, Santarém e Soure. As regiões são áreas de inauguração de pontos de atendimento da cooperativa. Outros Projetos também serão implantados como o de Consumo Consciente, Educação Financeira e Jovem empreendedor. As secretarias não terão custos. Todo material didático e os processos de capacitação serão de responsabilidade do Instituto Sicoob e do Sistema OCB/PA.
Para o Coordenador Pedagógico de Curralinho, Isaque Rodrigo dos Santos, o cooperativismo é a grande alternativa para a resolução dos problemas do município. Com 32 mil habitantes, o município possui 49 escolas em funcionamento.
“Há um filósofo romano que dizia que educando as crianças, não é preciso punir os adultos. A formação tem que ser na base. A cultura é hábito, vivência. A criança precisa viver essa lógica de partilha, de solidariedade para quando crescer, isso se incorporar naturalmente à sua cultura. Nós vamos implantar o Projeto e pretendemos que todas as escolas venham aderir de entrada, porque é uma grande oportunidade. Vai melhorar a educação do município tanto do ponto de vista do ensino quanto da aprendizagem. O Cooperjovem vai somar na direção em que estamos indo. Vai ser um reforço para a formação das nossas crianças e adolescentes”.
As secretarias receberão o termo de adesão do Programa para avaliação e conhecimento técnico das diretrizes. No dia 18 de Setembro ocorrerá a oficialização do termo. “É uma iniciativa muito importante. A Secretaria de Educação de Barcarena ainda vai discutir alguns pontos, mas tem tudo para fazer adesão. É uma das soluções para a melhoria da sociedade em um contexto geral. Queremos implantar isso no município para colhermos dias melhores lá na frente”, afirmou o Coordenador de Programas e Projetos da Secretaria de Educação de Barcarena, Astrogildo Martins.
“Entendemos que é preciso formar uma comunidade com a cultura da cooperação. Presenciamos um individualismo muito grande com a lógica do capitalista. A sociedade não consegue se coordenar e ter forças para resolver os problemas porque falta cooperação. Mudar a cultura do adulto é muito difícil. Entendemos que trabalhar com isso desde a infância e juventude vai nos proporcionar a médio e longo prazo a colheita dos frutos de se ter uma comunidade com a cultura da cooperação, que entende que é importante trabalhar em conjunto para alcançar resultados positivos para todos”, completa o Presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.
Instituto Sicoob – Fundado em 2004, o Instituto Sicoob é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) mantida com recursos das cooperativas associadas ao Sicoob Central Unicoob. Criado em 2004 por iniciativa do Sicoob Metropolitano, nasceu sob a égide do 7º princípio do cooperativismo que proclama a importância da preocupação com a comunidade.
Em 2009, o Instituto passou a atuar em todo o estado do Paraná por meio de ações conjuntas e integradas com as Cooperativas do Sistema Sicoob. Também é signatário do Pacto Global da ONU, comprometendo-se a colaborar com os 10 princípios referentes aos direitos humanos, direitos do trabalho, proteção ambiental e combate à corrupção.
Além do Cooperjovem, o Instituto Sicoob desenvolve diversas ações de responsabilidade social e ambiental, com foco na educação, onde se destacam as cooperativas mirins, o programa Jovem Empreender, o projeto de Educação Financeira e o Concurso Cultural Cooperativista. (Fonte: Assimp Sistema OCB/PA)