Sistema OCB é patrocinador da Semana Internacional do Café 2013
Brasília (26/08) - A Semana Internacional do Café será um dos maiores eventos mundiais do setor cafeeiro em 2013 e, por isso, o Sistema OCB não poderia ficar de fora. Programada para o período de 9 a 13 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte (MG), a Semana também receberá a reunião de 50 anos da Organização Internacional do Café (OIC) e a 8ª edição do Espaço Café Brasil. Ela se insere nos esforços de internacionalização do estado empreendidos pelo Governo de Minas, que vem alcançando bons resultados em acordos bilaterais, atração de investimentos e fomento ao turismo.
A Semana Internacional do Café é promovida pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com o Sistema OCB, a Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), principal entidade do agronegócio mineiro, Sebrae, OIC, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Café Editora.
OIC - A OIC é o principal organismo intergovernamental do setor no mundo. A escolha de Minas Gerais para receber a reunião de 50 anos da organização, encontro que raramente ocorre fora de Londres, sede da entidade, reflete a importância do estado para a cafeicultura, já que responde por mais de 50% da produção brasileira – maior produtor mundial do produto.
Na reunião da OIC, Chefes de Estado e centenas de delegados de 70 países estarão na capital mineira para debater a produção e os rumos do mercado de café. Os membros da OIC representam 97% da produção mundial e mais de 80% do consumo de café.
A missão da OIC é fortalecer o setor cafeeiro global e promover sua expansão sustentável, dando melhores condições a todos os participantes do setor. Os países membros (produtores e consumidores) podem discutir as principais questões e dificuldades do comércio internacional do café e desenvolver as políticas e soluções apropriadas.
Por exemplo, no caso da crise dos preços baixos que abalou o setor entre 2000 e 2004, a OIC desenvolveu uma metodologia para melhorar o equilíbrio da oferta e da demanda mundiais, nela incluindo a promoção de iniciativas para expandir o consumo, a melhoria da qualidade e o estabelecimento de um programa de diversificação. Este, por sua vez, podia incluir ações para projetos específicos, com o objetivo de gerar receitas complementares para os cafeicultores, através, por exemplo, da introdução de novos cultivos sem a eliminação da cafeicultura propriamente dita.
Espaço Café Brasil - O Espaço Café Brasil, que em sua 8ª edição chega pela primeira vez a Minas, é uma plataforma de negócios para o mercado de cafés, oferecendo área de exposições e atrações para produtores rurais, cooperativas, torrefadores, exportadores, varejistas, empreendedores, baristas e consumidores finais. A feira atrai os principais compradores e fornecedores do mundo. Em 2012, contou com a visitação de 6.500 compradores e profissionais e mais de 100 marcas expositoras que apresentaram lançamentos de produtos e tendências. Paralelamente à feira, ocorrem atrações como rodadas de negócio, seminário e workshops. (Com informações da Assessoria de Imprensa do Evento)
A feira em números *
6.500 visitantes de 18 países;
110 marcas expositoras, gerando cerca de 10 milhões em negócios*;
35 lançamentos de produtos e serviços;
+ de 10.000 cafés servidos por mais de 80 baristas e profissionais;
+ de 30 compradores internacionais;
90 horas de conteúdo e debates para mais de 2.000 pessoas;
40 workshops e palestras com as principais cabeças do mercado;
14 sessões de cupping, mais de 400 xícaras provadas;
42 amostras recebidas para Coffee of theYear Brasil & Rodada de Negócio;
500 mil em negócios gerados na venda direta entre comprador e produtor;
15 reuniões One to One, conectando torrefadores e produtores;
55 artigos e matérias publicadas nacionalmente;
30 mil visitantes únicos no site da feira, com mais de 70 mil páginas visualizadas;
*Dados referentes a 2012
Informações
www.semanainternacionaldocafe.com.br
www.espacocafebrasil.com.br