SomosCoop é tema de palestra no Fórum de Mercados do Paraná
As estratégias que podem ser adotadas pelas cooperativas para explorar melhor as qualidades de seus produtos e serviços, bem como para conquistar mais clientes e mercados, foi tema de debate no Fórum de Mercados do Paraná, promovido pelo Sistema Ocepar. A gerente de Marketing e Comunicação do Sistema OCB, Samara Araujo, dividiu o painel Cooperativismo como Diferencial de Mercado com o diretor-presidente da Opus Múltipla, Rodrigo Havro. O coordenador de Comunicação da Ocepar, Samuel Milléo mediou as exposições.
Samara defendeu que a ampla divulgação do carimbo SomosCoop para ajudar os consumidores a identificar produtos e serviços de cooperativas. Ela falou sobre a estratégia da websérie SomosCoop na Estrada que, de forma descontraída, mostra o dia a dia das cooperativas e como o cooperativismo muda realidades.
“Nosso objetivo é engajar cada vez mais a sociedade em defesa do cooperativismo como um modelo de negócios democrático, inclusivo e que está alinhado às tendências de mercado e do consumidor tanto da atualidade como do futuro. O movimento SomosCoop existe para reforçar o orgulho de quem é de cooperativa e mostrar o que elas fazem em favor do nosso país. E a websérie revela experiências com resultados positivos, que merecem e precisam ser mais reconhecidos e requisitados em larga escala. Afinal, o coop faz muito e faz bem”, destacou a gerente.
O encontro, que aconteceu ontem (17) e nesta sexta-feira (18), teve por objetivo apresentar as informações mais atuais sobre o mercado e ao mesmo tempo incentivar a reflexão dos dirigentes também sobre o marketing das cooperativas paranaenses.
Primeiro dia
A abertura do evento, na quinta-feira (17), contou com a participação do presidente do Sistema OCB, Marcio Lopes de Freitas, e da superintendente, Tania Zanella. Marcio dividiu a mesa com o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, que falou sobre o Plano Paraná Cooperativo 200 (PRC 200), projeto que tem por objetivo movimentar, até o final de 2023, R$ 200 bilhões.
Logo após, os participantes puderam acompanhar a palestra magna do embaixador especial da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU) para cooperativas, Roberto Rodrigues. Em seguida, foi a vez da exposição da professora do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec), Fernanda Mansano, que falou sobre conjuntura macroeconômica. As tendências de mercado também integraram a pauta do evento com a palestra da futurologista do Instituto Superior de Administração e Economia (Isae), Paula Abbas.
Segundo dia
Já nesta sexta-feira (18), o evento teve início com o Workshop Excelência em Serviços, comandado pela professora da Universidade Positivo, Carolina Parolin. Luís Rua, diretor de Mercados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), palestrou sobre Excelência em produtos – proteína animal. O tema Ampliação de Mercados e estratégias de acesso e consolidação de mercados internacionais foi abordado pelo representante da Apex-Brasil, Pedro Netto e pelo especialista em logística, Luiz Dividino. As cooperativas Frimesa, Coonagro e Maltaria dos Campos Gerais (Agraria) integraram o painel sobre Alianças Cooperativas e Impacto de Mercado.