Notícias inovação
O Rally da Safra 2013 confirmou, no campo, a safra recorde de soja 2012/13 que alcançará 84,4 milhões de toneladas de soja – contra 66,4 milhões de toneladas em 2011/12 – um aumento de 27% obtido principalmente pelo desempenho dos Estados do Sul. O número pré-Rally, divulgado no início da expedição, era 84,2 milhões de toneladas.
O Rio Grande do Sul foi a principal surpresa da expedição, com produtividade recorde de 49 sacas por hectare e safra de 13,5 milhões de toneladas (contra 6,5 milhões de toneladas na safra passada). O Paraná registrou a maior produtividade do Brasil – e também a maior já obtida pelo Estado - com 56 sacas por hectare e produção de 15,8 milhões de hectares (em 2011/12 foi de 10,9 milhões de toneladas). Já Santa Catarina chegou a 54 sacas por hectare e 1,6 milhão de toneladas.
No Centro-Oeste, o destaque positivo foi Goiás, com 54 sacas por hectare. O Mato Grosso ficou pouco abaixo da expectativa, com média de 52 sacas por hectare.
Esses resultados compensaram as quebras de safra no Nordeste, especialmente no Piauí, que teve a pior produtividade no País em função da estiagem de 45 dias: 31 sacas por hectare. A seca também afetou a Bahia trazendo um resultado abaixo do esperado, com 42 sacas por hectare.
Houve forte expansão da área plantada de soja no país na safra 2012/13, saindo de 25 milhões de hectares para 27,8 milhões de hectares. O avanço ocorreu sobre pastos ao leste e norte do Mato Grosso, na região do MAPITO (Maranhão, Piauí e Tocantins) e na metade sul do Rio Grande do Sul. O crescimento se revela conservador, já que essa região do Rio Grande do Sul ainda dispõe de muita área para soja, podendo surpreender ainda mais na safra 2013/14.
A incidência de lagartas foi verificada pelas equipes do Rally da Safra de Norte a Sul do país. A presença da falsa medideira (Pseudoplusia includens), da lagarta da maçã do algodão (Heliothis virescens) - antes restrita a regiões onde havia cultivo de algodão, e das lagartas do gênero Helicoverpa - ocasionou mudanças nos custos de produção, já que em várias regiões os produtores se viram obrigados a fazer mais duas aplicações para controle dos insetos. Algumas áreas da Bahia e de Minas Gerais (mais secas) sofreram maior ataque das lagartas, no entanto, os técnicos também as encontraram no Paraná e Rio Grande do Sul.
Com relação à ferrugem, como muitas regiões tiveram chuva tardia, o controle acabou sendo facilitado. Apenas no Rio Grande do Sul, por conta da chuva em excesso, a ferrugem exerceu pressão maior nas lavouras.
Milho Verão
Com produtividade recorde no Sul do País, o milho verão alcançou 36,7 milhões de toneladas na safra 2012/13, com produtividade média de 85 sacas por hectare. Na safra 2011/12, a produtividade foi de 75 sacas por hectare, em razão das chuvas ocorridas em abril e maio. O Paraná chegou a 145 sacas por hectare (o maior volume foi de 131 sacas na safra 2010/11); Santa Catarina registrou 120 sacas por hectare (a melhor produtividade havia ocorrido na safra 2010/11, com 109 sacas) e o Rio Grande do Sul atingiu 97 sacas por hectare (a produtividade máxima registrada no Estado foi 88 sacas na safra 2010/11).
Goiás também apresentou ótima produtividade, com 144 sacas por hectare (na safra passada, foram 133 sacas por hectare). Minas Gerais exerceu influência no resultado da safra, com 102 sacas por hectare (foram 100 sacas por hectare em 2011/12). Um conjunto de fatores garantiu esses resultados: a chuva na hora certa, o pacote tecnológico de adubação e defensivos, e as boas sementes utilizadas pelos produtores. Houve queda de 364 mil hectares na área plantada de milho verão, com o aumento da área de soja. No total, são 7,19 milhões de hectares.
Já a safrinha deve crescer ocupando a área de soja e chegar a 8,88 milhões de hectares, alcançando 36,7 milhões de toneladas na safra 2012/13. Com relação às perdas na colheita, o Rally da Safra estima em 1,4 saca/ha de soja. Na safra passada, a perda foi de 1,2 saca/ha, enquanto que em 2010/11, foi de 2,0 sacas/ha.
Na avaliação de uso de transgênicos, a média brasileira foi de 88% da soja, contra 87% no ano passado.
Década de crescimento
O Brasil vivenciou uma década de crescimento significativo na agricultura. Os números são impressionantes:
. Na soja, a área plantada cresceu 50% - de 18,5 milhões de hectares em 2002/03 para 27,8 milhões de hectares em 2012/13 – uma expansão de 4,1% ao ano;
. a produção aumentou 62% – de 52 milhões de toneladas para 84,4 milhões de toneladas – 4,9% ao ano;
. a produtividade subiu 0,8% ao ano - de 46,9 sacas para 50,7 sacas.
. nesse período pode-se destacar: o surgimento e controle da ferrugem; o melhoramento genético e a precocidade dos grãos.
. No caso do milho, a área plantada foi ampliada em 18% – de 13,2 milhões de hectares em 2002/03 para 15,6 milhões de hectares em 2012/13 - uma elevação de 1,7% ao ano;
. a produção cresceu 55% - de 47,4 milhões de toneladas para 73,4 milhões de toneladas – 4,4% ao ano;
. a produtividade saiu de 59,8 sacas para 78,4 sacas.
. nesse período o destaque ficou principalmente para o melhoramento genético e a transgenia.
Os principais desafios para os próximos dez anos são:
Logística (exportação de grãos e importação de fertilizantes)
Lidar com as consequências da Biotecnologia
Concentração e consolidação dos produtores
Cooperativas da nova geração
Seguro agrícola e mecanismos de proteção de renda
Apagão de mão de obra
Sustentabilidade (implantação do Código Florestal, conversão de pasto em lavoura e integração lavoura-pecuária-floresta).
10ª edição
Rally da Safra
O Rally da Safra 2013, principal expedição técnica de avaliação da safra brasileira de grãos, chegou à décima edição. As sete equipes do Rally avaliaram as produtividades das lavouras de soja e milho por estado, as principais pragas, doenças e plantas daninhas, levantaram a participação de transgênicos, as perdas na colheita, condições logísticas (armazenagem e vias de escoamento), níveis de fertilidade do solo e uso de plantio direto, entre outros aspectos da produção. Pela primeira vez, o Rally avaliou as características físicas e nutricionais da soja, focando em teor de óleo e de proteína, com metodologia desenvolvida pela Universidade Federal do Mato Grosso e patrocínio da Aprosoja MT, fechando, assim, a mais completa radiografia da safra brasileira.
A edição de dez anos do Rally da Safra é organizada pela Agroconsult e patrocinada pela Vale, Banco do Brasil, Intacta RR2Pro (tecnologia para soja da Monsanto), Soy Solution (soluções em soja da Dow AgroSciences), Fertilizantes Heringer e Mitsubishi Motors, além de contar com apoio da Fiesp, Fundação Agrisus, Impar Consultoria, Aprosoja Mato Grosso, Esalq-Log, Saci Soluções, Universidade Federal de Viçosa, EnviroLogix, Pacifil/ Brasken e PECEGE-Esalq/USP. O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição podem ser acompanhados pelo www.rallydasafra.com.br
Sete equipes técnicas percorreram, entre 28 de janeiro e 13 de março, mais de 60 mil quilômetros, colhendo amostras nas lavouras de milho e soja do país em 11 estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Tocantins, Piauí e Maranhão, além do Distrito Federal. Esses estados representam 96,6% da área cultivada de soja e 72,3% da área com milho no Brasil. Foram coletadas aproximadamente 900 amostras de lavouras e realizados 8 eventos regionais, com público estimado de 2 mil produtores e técnicos, além de visitas e encontros com produtores. (Fonte: Assessoria/Rally da Safra)
Integração entre pais e filhos. Foi com esse objetivo que o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do estado de São Paulo (SP) promoveu um encontro diferente: levando os pais para conhecerem o local de trabalho e estudo de seus filhos, jovens aprendizes. Este foi o primeiro encontro de 2013 com pais e responsáveis dos participantes do programa Aprendiz Cooperativo. Durante o evento, organizado pelo Núcleo de Aprendizagem Profissional do Sescoop/SP, cerca de 35 pais e responsáveis conheceram as instalações da instituição, as salas de capacitação, o laboratório de informática e o trabalho realizado pela equipe de Acompanhamento Multidisciplinar.
“O intuito do acompanhamento multidisciplinar é auxiliar no desenvolvimento pessoal e profissional do jovem”, explicou a analista de Formação Profissional Maíra Barreto. “Acreditamos que a orientação seja mais eficaz que a intervenção. Quando se norteia o jovem, a probabilidade de que ele tome decisões mais assertivas aumenta significativamente. Quando isto acontece, para nós, significa que parte do nosso trabalho foi alcançado”, completou.
Após apresentação da Equipe Multidisciplinar, os pais e responsáveis assistiram a palestra “Criando Adolescentes em Tempos Difíceis”, com a psicopedagoga Elizabeth Monteiro, autora de livro de mesmo nome. “Estes encontros têm o objetivo de aproximar o Sescoop dos pais e responsáveis pelos Aprendizes, sempre trazemos para discussão assuntos relacionados ao contexto familiar e profissional, convivência entre o jovem e a família”, explica Flávia Afonso, coordenadora do Programa Aprendiz Cooperativo. “Nossa intenção é deixar clara a importância da presença e participação dos pais e responsáveis nesse momento da vida dos jovens. Essa aproximação é de suma importância neste processo de desenvolvimento pessoal e profissional”.
O próximo encontro está previsto para acontecer em agosto. Confira algumas fotos do evento.
Aprendiz Cooperativo
O programa do Sescoop/SP proporciona às cooperativas condições de se adequarem à Lei 10.097/00 e ao Decreto 5.598/05, que estabelecem cota obrigatória de contratação de jovens aprendizes para cooperativas que se enquadram nos critérios de médio e grande porte. O programa oferece formação cidadã pautada nos valores cooperativistas, que possibilita ao jovem o seu desenvolvimento integral e inserção no mundo do trabalho. Na sede do Sescoop/SP, o Aprendiz conta com laboratório de informática, biblioteca, salas de aula, equipe de instrutor de qualificação, psicóloga e assistente social para realizar o acompanhamento multidisciplinar.
(Fonte: Sescoop/SP)
Maceió, 7/3/2013 – Com o objetivo de incentivar o crescimento e o fortalecimento das cooperativas do estado, por meio da intercooperação, o Sistema OCB/Sescoop-AL criou, em 2012 o Comitê da Inovação do Cooperativismo (CIC). A ideia surgiu durante uma série de visitas técnicas a cooperativas do município interiorano de São Roque de Minas. De lá para cá, uma vez por mês os membros do CIC se reúnem na sede do Sistema OCB-AL para discutir ações a serem desenvolvidas e analisar as necessidades de apoio das cooperativas no momento. A primeira ação a ser desenvolvida pelo CIC em 2013 será uma feira de cooperativismo, intitulada “Produtos da Roça”. A ideia, segundo a coordenadora do Comitê, Vânia Cruz, é que a feira seja realizada mensalmente, contemplando nove cooperativas de agricultura familiar do estado.
A coordenadora relata as dificuldades que algumas cooperativas enfrentam para comercializar seus produtos: “Cooperativas como a PACAS, de Produtores Rurais, e a Coopemata, da Zona da Mata, têm dificuldades em vender o que é produzido pelos associados. Não conseguem, por exemplo, espaço na feira livre de Muruci e convênios com algumas prefeituras para a merenda escolar. A ideia da feira é proporcionar espaço e condições para alavancar esse comércio”.
"
“Não ter medo de inovar”! Esse foi o recado passado pelo jornalista Caco Barcellos a um grupo de cooperados na última quarta-feira (27/2), enquanto falava sobre a importância de empreender. Usando exemplos de experiências adquiridas durante sua trajetória como repórter, o comunicador tocou em assuntos diretamente ligados à realidade cooperativista. Falou, entre outros temas, sobre a soma de esforços, o trabalho conjunto e, especialmente, a coragem para desafiar e enfrentar o novo.
"
O programa de Educação Cooperativa, desenvolvido pelo Sistema Ocemg, fechou 2012 com bons números. Ao todo, 42 instituições de ensino foram contempladas pela iniciativa, entre alunos do 4º e 5º anos de instituições de ensino de Belo Horizonte, Esmeraldas, Guanhães e João Monlevade.
Mais de 2600 alunos estavam envolvidos nas atividades da temporada 2012 do programa, orientados por 141 profissionais de educação das escolas. Quatro encontros para capacitação dos professores foram realizados pelo Sistema, além de 39 visitas técnicas da equipe da Gerência de Capacitação para acompanhamento das ações.
O objetivo do Educação Cooperativa é disseminar a cultura da cooperação para crianças no ambiente da escola, na família, na comunidade e na cidade, estimulando o gosto por trabalhos de pesquisa na localidade. O Sistema Ocemg realiza o programa em parceria com as prefeituras locais e com a cooperativa educacional Espaço Escola - Coopen BH.
De acordo com a coordenadora do projeto, Thaís Leite, os destaques da iniciativa do ano passado foram as apresentações dos trabalhos que concluíram os conteúdos aplicados em sala de aula. "Destaco a criatividade e a riqueza da apresentação dos trabalhos desenvolvidos no ano passado, bem como o vigoroso envolvimento e compromisso dos participantes do programa", conta. Em 2012, também foi criada uma música para o projeto.
Para 2013, haverá a incorporação de novas atividades na agenda do projeto. Segundo Thaís Leite, serão trabalhadas a "Roda Viva Escolar", que será uma assembleia de alunos para debater questões relevantes ao convívio na escola fomentada pelo programa, além da cartilha 5S, que será distribuída nas escolas para embasar os trabalhos dos professores. Esse material engloba o conceito japonês dos cinco sensos: de utilização ou descarte, ordenação, limpeza, higiene e autodisciplina e manutenção.
(Fonte: Sistema Ocemg)
Para a publicitária Mariah Regufe e a médica Angélica Ayres de Almeida, telefonar para chamar um táxi é coisa do passado. As duas aderiram ao serviço de táxi digital. Com o uso de aplicativos instalados nos smartphones e alguns cliques, elas pedem táxi e acompanham a chegada do veículo, em tempo real, no mapa que aparece em seus celulares. Os programas usam tecnologia dos próprios smartphones . O GPS, por exemplo, é utilizado para encontrar o táxi mais próximo. O tempo entre a chamada e a chegada do carro é estimado em até dez minutos.
No Rio de Janeiro, há alguns desses serviços disponíveis, tais como Easy Taxi, Resolve Aí, Taxibeat e Táxi Aqui. E o número de sistemas deve crescer. O presidente de operações do Safer Taxi no Brasil, Andre Pflug, que opera desde março em São Paulo, funcionando em 17 cidades paulistas, promete que a plataforma chegará ao Rio no mês que vem. "Um diferencial de nosso serviço é que o usuário tem wi-fi gratuito dentro do táxi", complementa.
Após baixar os aplicativos (para iOS e Android), os usuários devem se cadastrar. A comodidade é gratuita para passageiros, e as taxas cobradas dos taxistas variam.Os serviços têm diferenças. O Taxibeat, por exemplo, pede aos passageiros que avaliem os motoristas, conferindo de uma a cinco estrelas. A empresa está no Rio desde junho, e chegou a São Paulo em outubro."Temos 1.500 taxistas. Eles têm de apresentar toda a documentação da prefeitura", diz Sandro Barreto, gerente de marketing do Taxibeat.
Moradora de Copacabana, Mariah é uma dos 30 mil usuários do Taxibeat. "Os passageiros, quando pedem o táxi, visualizam no celular os carros que estão mais perto. A maioria tem foto do motorista. Também se vê a avaliação dos taxistas. Após escolher o táxi, o usuário clica e o taxista aceita ou não a corrida. Algo que considero bom é que não informamos pelo celular para onde vamos", relata.
Aplicativo bilíngue
Angélica, que mora em Ipanema, há dois meses optou pelo Easy Taxi, que é bilíngue e também não pede que o usuário indique o destino. "Escrevo o endereço e um ponto de referência. É muito melhor usar o serviço do que telefonar para cooperativas. Tenho falado sobre isso com amigos", ela afirma.
Ao ser acionado pelo passageiro, o Easy Taxi busca, por satélite, o veículo mais próximo num raio de três quilômetros. Se o taxista aceitar a corrida, o usuário é informado, para confirmar o pedido. O aplicativo foi lançado em abril no Rio. Hoje, tem mil motoristas e cem mil usuários cadastrados no Rio e em São Paulo. "Faço de dez a 12 corridas diárias pelo Easy Taxi, fora os passageiros fixos e que pego na rua. Dificilmente fico com o carro vazio", conta Alexandre Bottino, primeiro taxista a se cadastrar no Easy Taxi.
O Resolve Aí opera em 24 cidades. Ao fazer a solicitação, o passageiro deve informar o destino. Há cem mil usuários cadastrados no Brasil. A plataforma só trabalha com cooperativas: são 70 no país, com 12 mil taxistas (sendo 25, com 3.500 taxistas, no Rio). "Optamos por cooperativas para termos taxistas mais qualificados", explica Gabriel Silva, sócio da Resolve Aí.
(Fonte: O Globo)
O segundo Edital de Chamada para apresentação de propostas de cooperação tecnológica entre Brasil e Israel foi lançado nesta segunda (05/11), em reunião na sede do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). A iniciativa faz parte das atividades previstas em Memorando de Entendimento (MOU) de 2007 sobre Cooperação Bilateral em Pesquisa e Desenvolvimento Industrial no Setor Privado.
“A cooperação entre Brasil e Israel será benéfica para os dois países”, analisou o diretor geral do MATIMOP Michel Hivert. “Unir características de cada país, como a experiência em P&D de Israel, com a robustez da indústria brasileira, é algo que irá trazer enormes avanços”, completou Hivert. A Secretaria de Inovação ressaltou essa avaliação em sua apresentação, afirmando que parcerias bilaterais com foco em pesquisa são uma tendência internacional que está chegando ao Brasil.
Prazos - Para participar, as empresas precisam seguir três passos. Após a observação das condições e instruções estabelecidas no edital, deve-se realizar o cadastro no Portal de Cooperação Brasil-Israel, no endereço http://www.brasilisrael.mdic.gov.br. Em seguida, a companhia deve encontrar um parceiro em Israel e elaborar uma proposta.
Um Banco de Dados de organizações dos dois países está disponível no site para facilitar a busca, além do apoio do Comitê Gestor por meio de um serviço de busca de parceiros (“matching service”). O preenchimento do Formulário de Procura de Parceiros e o prazo final para o envio da proposta no Formulário de Cooperação vão até 22 de abril de 2013.
A avaliação e seleção das propostas por parte do Comitê Brasileiro e do MATIMOP será concluída em 23 de maio. A partir daí, as aprovadas receberão orientações acerca das linhas de crédito melhor mais adequadas a seus projetos e terão até 1º de julho para realizar o pedido de financiamento. Todos os detalhes referentes ao processo se encontram no Portal.
(Fonte: Mdic)
"Mais de 19 mil pessoas estão reunidas em Florianópolis (SC) para levantar propostas que integrem a plataforma mundial de educação por meio de discussões com estudiosos renomados mundialmente. Elas participam do II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, cujo tema central é Democratização, Emancipação e Sustentabilidade. Pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), quem acompanha as discussões é a analista de Desenvolvimento e Gestão Márcia Soares. “Participar de eventos desse porte, propicia ao Sescoop uma atualização em temáticas de grande aderência ao seu negócio – formação profissional e a identificação de potenciais parceiros para agregação de valor às ações educacionais do Sistema”, diz Márcia.
Nesses cinco dias de debate, a missão dos participantes é priorizar a educação na construção de um mundo mais justo e possível. Fazem parte do grupo, professores, pesquisadores, trabalhadores, governos, sindicatos, associações e pessoas da sociedade civil. Entre conferencistas, debatedores e mediadores, estão 31 convidados internacionais e 41 nacionais. Os estrangeiros são originários de países como Portugal, Inglaterra, Uruguai, México, França, Colômbia, Argentina, Estados Unidos, Espanha, Chile e Canadá.
Além de conferências e observatórios, o Fórum conta ainda com Feira de Economia Solidária, Mostra de Inovação Tecnológica, Feira Gastronômica, Feira do Livro e Mostra de Pôsteres, entre outras atividades.
O encontro, que teve início nesta segunda-feira (28/5) e vai até amanhã (1/06), no Centrosul, compõe o Fórum Mundial de Educação. Quem responde pela organização é o Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC). Além da instituição, outras 164 entidades também compõem o Comitê Organizador. (Com informações da assessoria de imprensa do evento)
"
Os ministros de Indústria e Comércio do Brasil, Fernando Pimentel, e da Índia, Anand Sharma, combinaram ontem (28/3) uma parceria em sete setores estratégicos.
O plano de ação conjunta envolve as seguintes áreas: manufatura e infraestrutura agroindustrial, mineração, turismo e serviços; aviação civil e engenharia avançada; farmacêutico; inovação, ciência e tecnologia. O acordo será apresentado em detalhes, em junho deste ano, durante o Fórum de CEOs dos dois países, no Brasil.
Pimentel e Sharma se reuniram no começo da noite de ontem (28/3) em Nova Déli, onde o ministro brasileiro integra a comitiva da presidenta Dilma Rousseff.
"A segunda semana de fevereiro de 2012, com cinco dias úteis (6 a 12), teve superávit de US$ 1,155 bilhão, com média diária US$ 231 milhões. A corrente de comércio, no período, foi de US$ 9,019 bilhões, com resultado diário de US$ 1,803 bilhão.
As vendas brasileiras ao mercado externo foram de US$ 5,087 bilhões (média diária de US$ 1,017 bilhão). O resultado é 17,2% superior à média de US$ 868 milhões da primeira semana de fevereiro. No comparativo, houve incremento nas exportações nas três categorias de produtos.
Nos produtos básicos (37,5%), os destaques foram petróleo, minério de ferro, café em grão, farelo de soja, carne bovina e fumo em folhas. Entre os manufaturados (7%), o crescimento foi impulsionado pelas vendas de plataforma de perfuração e exploração de petróleo, óleos combustíveis, aviões, e suco de laranja. Nos semimanufaturados (19,9%), os produtos que mais aumentaram suas vendas foram semimanufaturados de ferro e aço, celulose, e zinco em bruto.
As importações, na segunda semana de fevereiro, foram de US$ 3,932 bilhões (média de US$ 786,4 milhões). Houve retração de 2% sobre a média registrada na primeira semana do mês (US$ 802,7 milhões), explicada, principalmente, pela redução nos gastos com combustíveis e lubrificantes, equipamentos mecânicos, plásticos e obras, instrumentos de ótica e precisão, e farmacêuticos.
Mês - Nos oito dias úteis de fevereiro (1° a 12), as exportações foram de US$ 7,691 bilhões, com resultado médio diário de US$ 961,4 milhões. Pela média, houve aumento de 14,9% em relação ao valor do mês de fevereiro de 2011 (US$ 836,6 milhões). Neste comparativo, houve crescimento nas vendas das três categorias de produtos.
Entre os manufaturados (29,2%), destacaram-se plataforma de perfuração e exploração de petróleo, energia elétrica, aviões, óleos combustíveis, motores e geradores elétricos, e partes de motores para veículos. Nos semimanufaturados (10,5%), o aumento foi devido aos semimanufaturados de ferro e aço, celulose, ouro em forma semimanufatura e ferro-ligas. Entre os básicos (6,4%), os produtos com maior aumento de vendas foram algodão em bruto, soja em grão, fumo em folhas, minério de cobre, farelo de soja, trigo em grão e petróleo em bruto. Na comparação com a média do mês de janeiro deste ano (US$ 733,7 milhões), o crescimento foi de 31%. Houve incremento nas vendas de produtos manufaturados (44,8%), básicos (25,7%) e semimanufaturados (20,7%).
As aquisições no exterior, em fevereiro, estão em US$ 6,469 bilhões (média de US$ 792,5 milhões). O resultado ficou 2% acima da média de fevereiro do ano passado (US$ 776,9 milhões) e manteve-se estável em relação a janeiro deste ano (US$ 792,4 milhões). No comparativo com fevereiro de 2011, aumentaram os gastos, principalmente, com adubos e fertilizantes (41,3%), instrumentos de ótica e precisão (25,7%), equipamentos mecânicos (23,2%), siderúrgicos (14,6%), plásticos e obras (9,4%) e aparelhos eletroeletrônicos (2,6%). Em relação a janeiro de 2012, houve acréscimo nas importações de instrumentos de ótica e precisão (19,2%), equipamentos mecânicos (17,6%), farmacêuticos (12,9%), plásticos e obras (8,1%), e químicos orgânicos e inorgânicos (5,1%).
O saldo no mês está positivo em US$ 1,351 bilhão, com resultado médio diário de US$ 168,9 milhões. A corrente de comércio mensal soma US$ 14,031 bilhões, com média de US$ 1,753 bilhão e aumento de 8,7% sobre a média de fevereiro do ano passado (US$ 1,613 bilhão) e de 14,9% sobre o resultado de janeiro deste ano (US$ 1,526 bilhão).
Ano - De janeiro até a segunda semana de fevereiro, a corrente de comércio totalizou US$ 47,605 bilhões (média diária de US$ 1,586 bilhão), com aumento de 6,8% sobre a média do mesmo período do ano passado (US$ 1,485 bilhão). Nos trinta dias úteis de 2012, o superávit da balança comercial é de US$ 59 milhões (média diária de US$ 2 milhões).
No acumulado do ano, as exportações alcançaram US$ 23,832 bilhões (média diária de US$ 794,4 milhões), resultado 3,7% acima do verificado no mesmo período de 2011, que teve média diária de US$ 765,7 milhões. O resultado diário anual das importações em 2012 está 10,1% maior em relação ao ano passado (média diária de US$ 719,8 milhões). No ano, as importações chegam a US$ 23,773 bilhões (média diária de US$ 792,4 milhões).
(Fonte: Mdic)
Nesta quinta e sexta-feira (26 e 27/1), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) foi sede da segunda reunião do Comitê Técnico de Educação a Distância, que tem como atribuição principal estruturar a diretriz de EaD do Sescoop. O encontro reuniu representantes dos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo e da unidade nacional do Sescoop para tratar assuntos que deverão gerar três documentos:
rol de responsabilidades do Comitê, estrutura do blog da educação e diretrizes educacionais do Sescoop para o EaD.
O representante de São Paulo, Alexandre Ambrogi, destacou a importância de se estar planejando uma estrutura onde os estados tenham autonomia e independência, porém com a constante supervisão da unidade nacional. “O trabalho conjunto entre os estados e a unidade nacional é fundamental para que a plataforma de EaD tenha uma unicidade”, afirmou.
A gerente de Formação e Qualificação Profissional do Sescoop, Andréa Sayar, ressalta que, ao final, a minuta das diretrizes propostas pelo Comitê será encaminhada para apreciação dos Superintendentes e Presidentes do Sistema, como forma e obter as impressões e validações de todos: “Nosso objetivo é fazer com que a EaD se torne um instrumento representativo das expectativas e interesses de todos os estados.”
Confira mais informações sobre a segunda reunião do Comitê Técnico de EaD acessando a RádioCoop.
"Através do Programa de Desenvolvimento das Cooperativas do Ramo Educacional, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado da Bahia - SESCOOP/BA iniciou, no último dia 30 de setembro, a capacitação de gestores e diretores pedagógicos das escolas cooperativas com o objetivo de torná-las mais competitivas no mercado, além de atender às demandas e necessidades das instituições, professores, pais e alunos.
O Programa está sendo ministrado pelos consultores Marília Falcão, especialista em Diagnósticos e Planos de Ação Empresarial, e Aldir Parisi, pós-graduado em Marketing. A capacitação, composta por 11 módulos, é fruto do planejamento estratégico do Ramo Educacional realizado em novembro do ano passado. “O curso foi planejado a partir das demandas apresentadas pelos professores e diretores”, ressalta Marília.
As escolas precisam ser pensadas também como negócio para acompanhar as mudanças da sociedade. “Através do programa vamos mostrar como as cooperativas podem trabalhar com criatividade para atender às demandas do seu público e ganhar espaço no mercado educacional”, aborda Marília.
Os participantes terão acesso a produtos e serviços que possibilitarão inovar no seu negócio e continuar oferecendo educação comprometida e de qualidade. “Vamos mostrar, por exemplo, como a ferramenta Business Model Generation, muito utilizada nos Estados Unidos, pode ser aplicada na atividade educacional”, revela Parisi.
Para Elizegina Luiz da Silva, representante da Cooperativa Educacional de Sobradinho – COES, os assuntos que serão abordados durante a capacitação contemplam as necessidades do seu dia a dia. “Os conhecimentos adquiridos aqui serão levados para as outras pessoas que também fazem parte da cooperativa”, completa.
“Não vejo a educação de forma limitada, ela é um grande negócio que precisa ser desenvolvido. Neste contexto, o grande desafio é fazer com que as pessoas entendam isso e trabalhe no sentido de atender à demanda do mercado”, explica Menezes, da Cooperativa Educacional de Salinas de Margarida – COOPESAL.
Em celebração ao Dia Internacional do Cooperativismo, a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização para Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO) divulgaram mensagens sobre o tema comemorativo – Juventude: o futuro do cooperativismo.
A ONU destaca a a importância de engajar a energia e a força dos jovens e diz que o modelo cooperativo permite à juventude criar e gerenciar organizações sustentáveis, fomentando, portanto, o empreendedorismo juvenil.
A FAO, por sua vez, ressalta o senso de inovação, criatividade e dinamismo das novas gerações. A instituição enfatiza ainda que elas, no campo, poderão superar o desafio da segurança alimentar e as cooperativas têm a particularidade de desenvolver o potencial desses jovens.
Obtenha mais informações, acessando as mensagens da ONU e da FAO.
A Coopercentral Aurora (Aurora Alimentos) – um dos maiores conglomerados agroindustriais do país – inaugura neste sábado (2/7), Dia Internacional do Cooperativismo, uma das maiores e mais modernas indústrias de produtos lácteos do país. A planta está instalada à margem da BR-282, no município de Pinhalzinho (SC), com capacidade de processamento de 2,2 milhões de litros/dia e investimentos totais da ordem de 180 milhões de reais.
A Coopercentral Aurora iniciou a implantação da indústria de processamento de leite no primeiro trimestre de 2007. A área total construída soma 50.000 metros quadrados, sendo 35.000 m2 somente de instalações industriais. Apesar da elevada automação empregada, a planta gera 420 empregos diretos e cerca de 1.000 indiretos.
As máquinas e equipamentos para processamento de leite representaram 50% dos investimentos, com destaque para a Tetra Pak que, mediante aquisições superiores a 70 milhões de reais, forneceu os mais avançados sistemas de recepção, pasteurização, processamento e envase e está presente em todas as fases industriais. O projeto foi concebido e desenvolvido em parceria entre a Aurora e a Tetra Pak.
A plataforma de automação da Tetra Pak adotada pela Coopercentral permite total rastreabilidade da produção de leite, garantindo o cumprimento dos mais rígidos critérios de segurança alimentar, habilitando os produtos Aurora e Aurolat para os mais rigorosos mercados internacionais. “A unidade é uma das maiores da América Latina e uma das mais modernas do mundo”, afirma o presidente da Aurora, Mário Lanznaster.
A indústria emprega um avançado sistema de captação de água no rio Saudades, com reservatório com 36 milhões de litros para utilização em limpeza e higienização, tratamento e ejeção, que garante os 150 mil litros/hora necessários para o ciclo industrial. A nova unidade industrial opera com alto padrão tecnológico e sanitário, atendendo aos requisitos para exportação.
(Com informações-MB Comunicação)
"A Coopercentral Aurora (Aurora Alimentos) anunciou para 2 de julho, Dia Internacional do Cooperativismo, a inauguração de uma das maiores e mais modernas indústrias de produtos lácteos do país. A planta está instalada à margem da BR-282, no município de Pinhalzinho (SC), com capacidade de processamento de 2,2 milhões de litros/dia e investimentos totais da ordem de 180 milhões de reais. A solenidade está prevista para as 9h da manhã com a presença de lideranças nacionais.
A Coopercentral Aurora iniciou a implantação da indústria de processamento de leite no primeiro trimestre de 2007. A área total construída soma 50 mil metros quadrados, sendo 35.000 m2 somente de instalações industriais. Apesar da elevada automação empregada, a planta gera 420 empregos diretos e cerca de 1.000 indiretos.
As máquinas e equipamentos para processamento de leite representaram 50% dos investimentos, com destaque para a Tetra Pak que, mediante aquisições superiores a 70 milhões de reais, forneceu os mais avançados sistemas de recepção, pasteurização, processamento e envase e está presente em todas as fases industriais. O projeto foi concebido e desenvolvido em parceria Aurora/Tetra Pak: os equipamentos foram fornecidos pela multinacional sueca da recepção da matéria-prima ao processamento integrado de leite longa vida, leite em pó, soro em pó e queijos.
A plataforma de automação da Tetra Pak adotada pela Coopercentral permite total rastreabilidade da produção de leite, garantindo o cumprimento dos mais rígidos critérios de segurança alimentar, habilitando os produtos Aurora e Aurolat para os mais rigorosos mercados internacionais. “A unidade é uma das maiores da América Latina e uma das mais modernas do mundo”, afirma o presidente da Aurora, Mário Lanznaster.
A indústria emprega um avançado sistema de captação de água no rio Saudades, com reservatório com 36 milhões de litros para utilização em limpeza e higienização, tratamento e ejeção, que garante os 150 mil litros/hora necessários para o ciclo industrial. A nova unidade industrial opera com alto padrão tecnológico e sanitário, atendendo aos requisitos para exportação. (Fonte: MB/Comunicação)
Desenvolver as habilidades necessárias para o atendimento ao cliente interno e externo, favorecer o uso da comunicação no atendimento telefônico e pessoal e aprimorar a postura profissional visando alcançar a excelência profissional e satisfação do cliente. Este é o objetivo do curso “Excelência no Atendimento” que o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC), órgão vinculado à Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), promove nos dias 9 e 10 de junho, no Hotel Porto da Ilha, em Florianópolis.
O coordenador de treinamentos do Sescoop/SC, Ramiro Hensel, explica que o curso é desenvolvido de modo participativo, aliando conteúdo à prática. Serão realizadas dinâmicas e vivências com foco na experiência dos participantes. O cronograma envolve temas como o poder da visão, comunicação, obstáculos na comunicação, pequenos segredos da comunicação, criatividade, atendimento a clientes, princípios do sucesso e qualidade.
Destinado às atendentes e telefonistas de cooperativas, o curso será ministrado pelo economista, jornalista, practitioner em neurolinguística, educador e comunicador, Roberto Canello.
Informações sobre cursos do Sescoop/SC pelo site www.ocesc.org.br ou telefone (48) 3878 8800. (Fonte: MB Comunicação/Ocesc)
Oferecer um plano de saúde de qualidade e mais acessível à população. Este é o objetivo da Unimed Porto Alegre ao criar o Unifácil Familiar Flex. Para lançar o novo produto, a Cooperativa Médica estará num estande no Shopping do Porto (Rua Voluntários da Pátria, 210), de hoje (16/5) a 16 de junho, das 8h30 às 20h. O investimento mensal para adquirir o novo plano parte de R$ 28,64 e varia conforme faixa etária e valor de coparticipação do usuário em consultas e exames.
Desde 2005, o Unifácil integra a gama de produtos oferecidos pela Unimed Porto Alegre, mas até então o plano era voltado apenas para o segmento empresarial. “Uma das metas de nosso planejamento estratégico é oferecer, dentro de uma mesma plataforma de marca, produtos a todas as pessoas, independente de sua condição financeira. O Unifácil Familiar Flex vem ao encontro disso”, informa o presidente do Conselho de Administração da Unimed Porto Alegre, Márcio Pizzato. (Fonte: Unimed Porto Alegre)
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, apresentou o biorreator para clonagem de mudas de plantas na Tecnoshow Comigo 2011. A feira, realizada em Rio Verde (GO), de 12 a 16 de abril, deve receber 65 mil pessoas. Esta é a 10ª edição do evento, que tem 400 expositores.
O biorreator foi desenvolvido e patenteado pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 47 unidades da empresa. O equipamento é capaz de multiplicar mudas de plantas com higiene, segurança e economia. Funciona a partir de um sistema de frascos de vidro interligados por tubos de borracha flexível, pelos quais as plantas recebem ar e solução nutritiva por aspersão ou borbulhamento.
Os materiais a serem reproduzidos, como células, tecidos ou órgãos, são armazenados no biorreator que produz plantas de forma semiautomática. A produção é monitorada e as condições de cultivo são controladas, com menor manipulação das culturas.
“O biorreator reduz significativamente os custos com mão-de-obra, além de acelerar o ciclo de produção e aumentar a produtividade e, por isso, representa uma ótima opção para as empresas de fruticultura, produção de plantas ornamentais, reflorestamento, papel e celulose e madeireiras”, afirma o pesquisador responsável pelo equipamento, João Batista Teixeira.
O biorreator apresenta ainda outras vantagens em relação aos métodos tradicionais de produção de muda, como adaptabilidade a diversas espécies vegetais; uniformização da produção; simplicidade de montagem; geração de produtos isentos de pragas e doenças; e redução do custo total por unidade produzida.
(Fonte: Mapa)
A Unimed de Ribeirão Preto, maior operadora de planos de saúde da região nordeste de São Paulo, anunciou um investimento de R$ 40 milhões na construção de um hospital próprio. A intenção é erguer o centro de saúde por etapas em terreno de 22 mil metros quadrados localizado na rodovia que liga Ribeirão Preto ao distrito de Bonfim Paulista, no cruzamento com o contorno sul do anel viário, uma das regiões mais nobres da cidade.
A expectativa é que a construção do espaço seja completada em cinco anos. O atendimento começará em dois anos, porém, a obra será entregue por etapas. O hospital será construído pela Emed Arquitetura Hospitalar, uma empresa especializada na elaboração de projetos para clínicas, laboratórios e hospitais dos mais diferentes portes, além do gerenciamento de obras.
"É vantagem para os clientes da Unimed Ribeirão e, também, um investimento de grande valor para a nossa cidade, com geração de novos empregos e o estabelecimento de um complexo de atendimento médico de alto padrão", afirma Humberto Jorge Isaac, presidente da Unimed Ribeirão, que acumula também a presidência da federação Estadual das Unimeds de São Paulo.
Ele informa ainda que o terreno foi adquirido em agosto de 2008, mas a construção só foi definida na segunda quinzena de março, quando os cooperados da Unimed Ribeirão aprovam, em Assembleia Geral, a construção de um hospital próprio, uma reivindicação antiga de grande parte do corpo associativo. Tanto que a construção foi aprovada em clima cordial por 99,33% dos médicos presentes na Assembleia.
Etapas
A intenção da Unimed Ribeirão é construir o hospital por etapas, e os atendimentos serão iniciados no fim da primeira parte da construção. Essa primeira etapa tem um tempo estimado para a execução de 24 meses e contará com uma área construída de 13 mil metros quadrados. A expectativa, com o fim dessa parte da obra, é que seja possível realizar no hospital os serviços de pronto atendimento e de urgência e emergência, além do serviço de diagnóstico por imagem, exames gráficos, serviço de oncologia, laboratório, fisioterapia e reabilitação.
Também estão previstos a inauguração de 80 leitos de internação, 20 leitos de UTI e 10 salas cirúrgicas. "Com essa estrutura, teremos condições de prestar um atendimento ainda melhor aos nossos clientes", salienta Isaac, para quem a obra mudará a história da Unimed na cidade. "A construção de seu hospital próprio dá outra dimensão para a Unimed de Ribeirão Preto.
É um presente dos médicos cooperados para os clientes da Unimed no ano em que completamos 40 anos", informa. O presidente da Unimed ressalta que o Hospital Unimed terá, após a primeira fase de construção, todos os recursos necessários para atender como um hospital de médio porte, porém com um plano diretor que permite sua evolução ao grande porte.
Já na segunda etapa das obras será construída outra unidade de internação e a sede administrativa. A última etapa do empreendimento será a construção de um Medical Center. Juntas, as três etapas do projeto prevêem uma área construída de 23,8 mil metros quadrados, além de um estacionamento para 600 vagas.
Parcerias
Apesar da construção do hospital próprio, a Unimed não pretende cancelar os contratos com atuais prestadores de serviços. Segundo a diretoria da instituição, o Hospital é para ampliar a capacidade de atendimento. "Faz parte dos objetivos a qualidade e o padrão de excelência no atendimento médico hospitalar. Não abriremos mão de manter as parcerias com a atual rede hospitalar credenciada", esclarece Humberto Jorge Isaac, presidente da entidade.
(Fonte: DCI)
A Federação Pan-americana de Leite (Fepale) promoverá, a partir deste mês, curso de formação à distância em informática aplicada às propriedades produtoras de leite. O objetivo é possibilitar ao aluno o uso do Excel no auxílio à gestão administrativa, ao controle da produção e da nutrição, para gerir os processos da produção leiteira.
As aulas serão divididas em quatro módulos: Introdução, com início no dia 25 de abril e término no dia 9 de maio; I-Administração, de 9 de maio a 4 de julho; II- Nutrição, de 1º de agosto a 26 de setembro, e III - Controle Leiteiro, de 10 de outubro a 5 de dezembro. A cooperativa pode optar pelo curso completo ou pelos módulos que tiver interesse. O curso será à distância, em plataforma web desenvolvida exclusivamente para essa finalidade, e oferece certificado.
Seu público-alvo são técnicos, produtores leiteiros, extensionistas, administradores e estudantes. Aos interessados, são necessários endereço eletrônico, software Microsoft Excel 97 ou superior e conceitos básicos de Excel. Seu valor total, com todos os módulos, é de U$S 500. Os que optarem por pagar separadamente poderão fazer da seguinte forma: Introdução -U$S 50, I-Administração - U$S 200, II - Nutrição - U$S 200 e III- Controle Leiteiro - U$S 200. Para os pagamentos, são aceitos cartão de crédito Visa, MasterCard ou transferência bancária pelo Western Union. Nas três possibilidades, os dados e formulários correspondentes deverão ser solicitados pelo e-mail
Os interessados podem acessar o site http://www.fepale.org/ ou entrar em contato com a Fepale pelo endereço eletrônico