Bora cooperar? 

"O cooperativismo é um jeito mais humano de fazer negócios, onde todos saem ganhando." Assim começa a nova fase da campanha publicitária do movimento SomosCoop, desta vez focada em despertar o interesse dos brasileiros (especialmente daqueles que ainda não conhecem o cooperativismo) para o nosso modelo de negócios. E a melhor maneira de fazer isso é falando a linguagem descontraída e moderna do público que utiliza as redes sociais. Por isso, fizemos um convite direto: Bora Cooperar! 

A campanha deste ano tem como pilar estratégico o marketing de influência — que utiliza a conexão existente entre influenciadores digitais  (influencers) e seus seguidores para atrair a simpatia da audiência para uma causa, marca ou um produto. Se a técnica funciona? "Com certeza", afirma a gerente de Comunicação do Sistema OCB, Samara Araujo. "Um estudo recente da Nielsen [líder global em estudos de audiência] aponta que 71% dos consumidores acreditam mais em publicidade, opiniões e produtos quando apresentados por influencers nos quais confiem." Justamente por isso, um dos principais desafios da campanha Bora Cooperar foi a escolha dos influenciadores que representariam o coop. 

Queríamos trabalhar com pessoas que tivessem grande alcance nas redes sociais, mas também fossem reconhecidas por valores que fazem parte da cultura cooperativista, como a ética, o cuidado com as pessoas e a transparência", recorda Samara. 

ex-big brothers, João Luiz, Caio Afiune e Thelma Assis

Havia também o desejo de firmar parceria com antigos participantes do Big Brother Brasil (BBB) reality show da TV Globo, campeão de audiência e engajamento nas redes sociais. "Queríamos surfar nessa onda. No momento em que a competição na casa era comentada por todos, trouxemos ex-participantes do programa para falar que mais importante que competir, é cooperar, reforçando a boa imagem conquistada por nosso modelo de negócios", reforça Samara. "Após muitas pesquisas, chegamos aos nomes que estrelam a nossa atual campanha: três ex-big brothers que conquistaram os corações e a torcida da audiência mais jovem e tinham conexão com setores da economia onde o coop está presente." 

A vencedora do BBB 20, Thelma Assis, que é médica, falou sobre cooperação na área da saúde. O professor João Luiz, do BBB 21, explicou a importância da pauta educacional. O empreendedor do agronegócio e ex-BBB 21, Caio Afiune, contou sobre as oportunidades abertas pelo agro em todo o Brasil. 

Cada integrante do trio também explicou — de forma leve e descontraída — por que deixou de competir e decidiu cooperar, demonstrando como o cooperativismo está relacionado às suas respectivas carreiras. 

Sob a hashtag BoraCooperar, as peças da campanha estão sendo divulgadas em grandes veículos de comunicação, redes sociais, transporte público e outdoors em todo o país. Para gerar ainda mais engajamento em torno da ação, os influenciadores dos canais de fofoca Gossip do Dia e Alfinetei foram envolvidos no lançamento, criando rumores e expectativas em torno dos ex-BBBs que estrelam nossa nova campanha.

Vale destacar: o Alfinetei é um dos principais sites de fofoca do Brasil, com mais de 22 milhões de seguidores no Instagram; o Gossip do Dia é reconhecido por trazer acontecimentos em tempo real, com 7,3 milhões de seguidores na mesma rede.

DIVERSIDADE

Além das ações com influenciadores, a campanha Bora Cooperar conta com um jingle especial, que reúne, até o momento, cinco diferentes gêneros musicais: funk, pop, sertanejo, piseiro e forró. 

Os ritmos foram selecionados com base em dados do Spotify [plataforma de streaming musical], que indicou quais são os ritmos mais ouvidos no Brasil", explica a gerente de Comunicação do Sistema OCB, Samara Araujo. "Essa miscelânia musical ajudou a impactar pessoas de diferentes tribos, reforçando a mensagem de que o coop é inclusivo e aberto para todas as pessoas."

O SomosCoop também lançou um pacote de figurinhas colecionáveis, que tem sido uma forma divertida e interativa de disseminar informações sobre as cooperativas, e de envolver os jovens nessa causa.

O novo site do movimento SomosCoop também foi reformulado, apresentando um design moderno e intuitivo, com conteúdo dinâmico e relevante para os interessados em conhecer mais sobre o cooperativismo. Com ele, a sociedade pode conhecer melhor o cooperativismo, se informar sobre as diversas áreas de atuação das cooperativas e como elas impactam positivamente a sociedade.

Ainda envolvendo  estratégias de divulgação do coop brasileira, o Sistema OCB vai lançar a segunda temporada da websérie SomosCoop na Estrada, apresentada pela jornalista Glenda Kozlowski. "As gravações começaram em abril e a expectativa é de ela ir ao ar já no fim do primeiro semestre deste ano. A terceira temporada será gravada e lançada no segundo semestre”, revelou Samara.

Agora que você já está por dentro da nova campanha do movimento SomosCoop, fica o convite: e aí, Brasil, bora cooperar?

Clique para assistir

Comunicação na estrada

A websérie “SomosCoop na Estrada” está mostrando para todo o Brasil — desde o segundo semestre do ano passado — como o cooperativismo está ajudando a melhorar a vida das pessoas e das comunidades onde atua. Comandada pela jornalista e apresentadora Glenda Kozlowski, a expedição tem rodado o país em busca de histórias que mostram a pluralidade e o impacto das cooperativas para o povo brasileiros. Todos os vídeos estão disponíveis no site SomosCoop e no canal do YouTube da marca (veja um resumo dos episódios na próxima página).


PRIMEIRA TEMPORADA EM NÚMEROS

3 regiões percorridas (Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste)

5 unidades da federação (DF, Goiás, Bahia, Minas Gerais e São Paulo)

10 cooperativas visitadas

+ de 240 horas pilotando

+ de 6 mil quilômetros rodados


ENTREVISTA
Glenda Kozlowiski, jornalista e apresentadora

Como está sendo a experiência de apresentar o SomosCoop na Estrada? 

O maior destaque desse projeto, para mim, é poder levar os valores do cooperativismo para as pessoas que não conhecem esse modelo de negócios. Em cada episódio, mostramos um pouco desse legado, a partir de histórias humanas, que mostram a importância que as cooperativas têm na construção do nosso país.

O Brasil tem histórias espetaculares de cooperativas, inclusive exemplos que servem de inspiração para cooperativas do mundo inteiro. Então, o mais importante desse projeto é comunicar! É levar a informação de que o espírito de cooperação entre as pessoas e entre as empresas é capaz de melhorar o mundo.


O que você aprendeu de mais importante durante a expedição da websérie?

Meu maior aprendizado, sem dúvida alguma, foram as histórias que eu ouvi. Conheci pessoas que viviam em lugares remotos, completamente fora dessa estrutura da cidade grande, e percebi como elas são felizes. Felizes com o que têm; felizes com o que conseguem; felizes com o que podem fazer para o outro. Como é importante ser feliz com a sua comunidade, feliz com a sua cidade. Eu acho que isso é que eu estou levando de maior aprendizado. Cooperativismo é o calor humano, é o amor, é o respeito pela Terra; respeito  pelo o que a Terra pode dar pra gente…. 

O que o cooperativismo significa para você agora?

Cooperativismo é um estilo de vida. Acho que eu não consigo mais imaginar a minha vida sem essas lições do cooperativismo. Sem essa possibilidade de estar em uma cooperativa e poder ajudar uns aos outros.Não dá mais pra viver forma individualista, pensando só em mim, no que eu quero, no que eu preciso, no que me faz feliz. A  coisa mais bacana do cooperativismo é que acaba o "eu" e passa a existir o "nós". E quando o "nós" vem primeiro, tudo começa a dar mais certo. Serve para tudo, né?  Para os relacionamentos, para dentro de casa, para o trabalho, para as amizades, para o relacionamento humano, para a gente ter sucesso na vida.  Somos nós, e não eu. E esse é uma das principais lições do cooperativismo.


Esta matéria foi escrita por Guilherme Correia e está publicada na Edição 42 da revista Saber Cooperar. Baixe aqui a íntegra da publicação


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