Cases de sucesso

Responsável pela gestão do maior sistema cooperativista de saúde do mundo, a Unimed do Brasil, Omar Abujamra Junior acredita que a comunicação cumpre seu papel quando as informações são confiáveis, as mensagens estão alinhadas ao propósito da organização e os conteúdos impactam a vida das pessoas. 

“O trabalho da Unimed está fundamentado no cuidado integral em todas as fases da vida e essa nossa responsabilidade permeia os serviços assistenciais e as ações de comunicação. Entregamos uma comunicação única e confiável, que propicia experiências positivas e agrega valor aos clientes e sociedade, além de fortalecer a marca como fonte de informações confiáveis de saúde”, afirmou Abujamra, à Saber Cooperar.

Segundo o presidente da Unimed Brasil, não deixa de ser um grande desafio administrar uma comunicação que integra 341 cooperativas, presentes em 86% do território nacional. “Como líder do mercado de saúde suplementar no Brasil, entendemos que a Unimed tem um papel relevante e genuíno para contribuir com a conscientização e estimular o olhar cuidadoso – coletivo e individual – na busca de alternativas mais saudáveis no dia a dia”, disse Abujamra. 

Para alinhar esse entendimento com a rede, a Unimed do Brasil coordena mecanismos internos de integração que envolvem a Central da Marca Unimed, diretrizes nacionais de comunicação, presença digital, patrocínios, ambientação, manual de crises, entre outras iniciativas para conformidade com as regras da marca, tais como boletins informativos, um comitê que reúne as áreas de Comunicação e Marketing, eventos nacionais e workshops periódicos.   

Além de trabalhar com mensagens diferenciadas para públicos diversos, a Unimed do Brasil tem implementado iniciativas com a finalidade de engajar os cooperados nas causas de promoção à saúde e bem-estar. Um exemplo é o Movimento Mude 1 Hábito, que busca incentivar a melhoria na qualidade de vida por meio da alimentação balanceada, prática de exercícios físicos e equilíbrio emocional. 

Outro desafio imposto à rede, trabalhado por meio de campanhas nacionais, foi a pandemia provocada pelo novo coronavírus. “Logo na primeira onda da Covid-19, criamos a campanha VacinAção: é hora de se proteger, em que a marca se posiciona amplamente a favor da imunização e leva informações à sociedade sobre quaisquer dúvidas que surjam sobre o tema. Destaco também a campanha institucional Superar este momento juntos. Esse é o plano, em âmbito nacional, criada para reforçar a contribuição dos profissionais da saúde no enfrentamento da pandemia junto com a sociedade”, exemplificou Abujamra. 

Ainda segundo o presidente, a comunicação eficiente tem sido uma aliada no processo de contenção da crise sanitária: “Implementamos estratégias e ações para transmitir informações confiáveis, com foco em prevenção, entre outras formas de conscientizar sobre a pandemia e que possam ajudar a mitigar a transmissão do coronavírus”. 

Nas ondas do podcast

 A inovação dentro das cooperativas ainda foi abordada em outro canal, o podcast The Shift, conduzido pelas jornalistas especializadas em transformação digital Cristina de Luca e Silvia Bassi. Com o tema Cooperação e Inovação, a edição 94 do programa

aprofundou, ao longo de 50 minutos, as proximidades entre o cooperativismo e a economia digital, que encontram nas novas tecnologias formas de operação colaborativas e, também, competitivas. Samara Araújo foi uma das entrevistadas do programa, ao lado do diretor geral da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop), Mario De Conto.

Aos ouvintes, Samara explicou que o Sistema OCB fomenta e mapeia a inovação no ecossistema cooperativista do país, por meio do site InovaCoop.

“Temos feito um radar da inovação, justamente, para a gente mapear o que as cooperativas tem feito. E temos visto a transformação digital, de fato, mudando, trazendo plataformas para dentro do cooperativismo”, afirmou a Gerente de comunicação. 

Segundo ela, o momento atual favorece as cooperativas, já que o efeito de rede da economia compartilhada, trazido com bastante intensidade pelo movimento digital, se reflete dentro do cooperativismo. “O interessante é que a lógica do digital não opera na cópia do modelo capitalista. Então, o que eles fazem é entender, se apropriar do que está acontecendo no mundo e converter aquilo para um modelo de negócios cooperativista, beneficiando os cooperados e o modelo de negócios deles”, apontou. 

Os princípios do cooperativismo foram lembrados pela coordenadora de Inovação, em especial, a intercooperação. “Nesse modelo, os cooperados se ajudam para que o negócio vá em frente. Temos exemplos de algumas plataformas onde as cooperativas se juntam para fazer uma oferta coletiva, ajudando diretamente aos cooperados e, por fim, melhorando também a oferta ao cliente, que recebe o produto em um preço menor e uma velocidade maior, pois a cooperativa está operando com uma eficiência maior”, exemplificou. 

“Temos fomentado essa importância de trazer o digital, formar essa cultura de inovação para a competitividade, para a sustentabilidade do negócio”, completou. 

Na avaliação de Conto, o cooperativismo é a verdadeira economia compartilhada, na medida em que a propriedade e a gestão se dão pelos próprios associados. Ele indicou que o conceito de “empreendedorismo coletivo” é mais elaborado e, por isso, deve continuar sendo estimulado na sociedade. “Não acreditamos que apenas uma pessoa tenha uma ideia brilhante. Acreditamos que as pessoas unidas conseguem melhores resultados”, resumiu. 

Ainda segundo ele, o momento atual traz mais desafios do que aquele em que o cooperativismo foi originado.

“A solidariedade sempre esteve presente no cooperativismo, principalmente porque surge em uma classe de pessoas que estão em situação de desvantagem. Hoje, discutimos um outro paradigma, de conectividade. É um pouco diferente daquela solidariedade clássica, do surgimento das primeiras cooperativas, onde havia uma certa homogeneidade dos quadros sociais. Hoje, sociedades mais plurais trazem desafios bem maiores”.


Esta matéria foi escrita por Larissa Leite e está publicada na Edição 36 da revista Saber Cooperar. Baixe aqui a íntegra da publicação


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