Valorize o coop e vá mais longe

Comprar um sapato de uma marca que produz em larga escala ou de um artesão da região? Consumir um café fabricado há milhares de quilômetros, por uma empresa que não se preocupa com o meio ambiente, ou cultivado de forma sustentável por um grupo de mulheres do próprio estado? Contratar um serviço de uma multinacional ou ter os serviços atenciosos de um prestador local? Na hora de escolher um produto ou contratar um serviço —  seja uma peça de roupa, produtos alimentícios ou até mesmo um plano de saúde —, a psicóloga paranaense Eloisa Nogaroli opta pela segunda resposta para cada uma dessas perguntas. 

Eloísa faz parte da chamada Geração Z, composta por jovens nascidos entre 1995 e 2010. Esse público costuma se preocupar muito com o que consome e está comprometido com as causas sociais. 

Prefiro comprar de pessoas do que de grandes empresas, porque sei de onde aquilo está vindo. Além disso, entendo que dessa maneira vou ajudar uma pessoa que poderia ser da minha família ou meu vizinho”, afirma Eloisa. 

Nascida em Maringá, cidade paranaense com forte produção rural, essa jovem consumidora defende a importância de só adquirir produtos e serviços de empresas sustentáveis social e ambientalmente. “Tem empresa que não se importa com os produtores e com o meio ambiente. Se eu não for comprar direto na feira, pelo menos pesquiso e escolho bem na hora de comprar em um supermercado”, diz. 

Mas será que uma marca já estabelecida, como as de grandes cooperativas, atrai pessoas como Eloisa? “Claro, desde que eu tenha certeza de que o que estou comprando vai beneficiar quem produziu, não só a empresa”, responde. 

CONSUMIDOR DO FUTURO

De acordo com o relatório Talent Trends 2023, elaborado pela consultoria LLYC e pela Organização Internacional de Administradores de Capital Humano (DCH), até 2030 a geração de Eloísa representará 30% da força de trabalho em todo o mundo. O que isso significa? Em breve, essa será a principal geração consumidora de produtos e serviços no mundo inteiro.

Segundo um estudo do Núcleo de Estudos e Tendências da Atento — multinacional de contact center — sobre hábitos, comportamentos e tendências de consumo dessa geração no Brasil, quase metade desses jovens (46%) buscam experiências mais satisfatórias e querem ser surpreendidos pelas empresas. Quer mais? Cerca de um terço dos “Z” (32%) priorizam empresas que demonstram preocupação com o meio ambiente, valorizando a consciência ambiental. Percentuais similares (31% e 28%, respectivamente) consideram-se menos consumistas e valorizam a transparência das marcas. 

Carimbo SomosCoop

Uma maneira fácil e gratuita de diferenciar sua cooperativa da concorrência, agregando maior valor aos produtos e serviços oferecidos por ela, é aderindo ao carimbo SomosCoop — criado pelo Sistema OCB para mostrar como as cooperativas brasileiras se preocupam com o bem-estar da sociedade por meio de suas ações em prol da sustentabilidade, da experiência, da transparência e, claro, por colocar as pessoas sempre em primeiro lugar. Hoje, centenas de cooperativas já utilizam o carimbo — que utiliza a marca global coop, criada em 2013 pela ACI.

SERVIÇO

Quer aplicar o carimbo SomosCoop na comunicação da sua cooperativa? Baixe os arquivos da marca gratuitamente, clicando aqui. O único pré-requisito é estar devidamente registrada e regular no cadastro do Sistema OCB.


Esta matéria foi escrita por Renato Crozzatti e está publicada na Edição 42 da revista Saber Cooperar. Baixe aqui a íntegra da publicação


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