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Dia de Cooperar no TO supera expectativas e beneficia comunidade

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Palmas (4/7/16) – Cooperação, responsabilidade social e doação. Esse é o resumo do Dia de Cooperar – o Dia C – em Palmas, que aconteceu neste sábado, 2 de julho. Com a participação de 400 voluntários e aproximadamente 1,5 mil pessoas beneficiadas, a ação superou as expectativas e foi realizada na Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros, no Jardim Taquari.

A programação foi repleta de ações para atender o público de todas as idades. A realização e organização do evento foram das cooperativas Unimed Palmas, Sicredi, Cooperativa de Anestesiologistas (Coopanest), Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil Credipar (Sicoob Credipar) e Sicoob Unicentro, com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Tocantins (Sescoop/TO).
 
Para o presidente do Sistema OCB/TO, Ricardo Khouri, o Dia C reafirma o compromisso do cooperativismo na comunidade e também de propagar que ações voluntárias sejam contínuas. “Ao falar responsabilidade social no cooperativismo devemos lembrar que este é um dos nossos principais princípios. É o trabalho voluntário que nos permite devolver aqui o que recebemos com o cooperativismo”, afirmou Khouri.
 
Segundo o gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/TO, Henrique Melo, o trabalho voluntário é uma forma de fazer o bem, promover a satisfação e melhorar vidas. “Com a nossa equipe procuramos estimular a doar seu tempo, a fazer o bem e, sobretudo a sair da sua função diária e fazer algo inovador como voluntário. E deu certo, pessoas do setor administrativo promoveram a oficina de pipas, gente que só lida com números foi fazer maquiagem. Isso é cooperar”, explicou Melo.
 
A superintendente do Sistema OCB/TO, Maria José Andrade Oliveira, destacou o sucesso do Dia C. “Superamos nossas expectativas. Percebemos a satisfação de todos os envolvidos assim como os beneficiados. Foi possível buscar voluntários que não são das nossas cooperativas, o que tornou nosso evento maior”, ressaltou Maria José.
 
O técnico em segurança do trabalho e cooperado da Unimed, Enoque Tavares, falou da experiência em poder ajudar a fazer o bem. “É uma oportunidade única de estar mais próximo da comunidade. Todos colocaram a mão na massa literalmente, fizeram a diferença. A Unimed tem o maior orgulho em fazer parte deste momento tão importante na vida destas pessoas”, afirmou.
 
VOLUNTÁRIA – Mostrando que não tem idade para ajudar, dona Iracema da Silva Guilherme, 60 anos, foi voluntária. Dona Iracema relata que é a primeira vez que participa e destaca que trabalhar em parceria é uma forma de fazer o bem. A aposentada ajudou a cuidar das crianças na Oficina de Pipas. "Ser voluntária é cooperar. É ajudar no trabalho em parceria. É promover ações que façam a diferença no dia destas crianças", destaca Iracema.
 
A dona de casa Silvia Monteiro aproveitou para levar os dois filhos e participar de duas oficinas. “Estava precisando cortar o cabelo e aqui saí com um visual novo. Estou precisando de emprego, a oficina que ensinou a elaborar currículo me ajudou muito, agora estou mais confiante. Meus filhos fizeram pipas, brincaram nas gincanas e ainda ganharam brinquedos. Foi muito bom”, contou Silvia.
 
AÇÕES – O Dia C contou com o espaço saúde, campeonato de futebol, sala de cinema, saúde, testes rápidos de DST/Aids, empreendedorismo, gincanas, pintura facial, brinquedoteca, oficinas de artes, maquiagem, corte de cabelo, corrida, apresentações culturais, além da distribuição de lanche e brinquedos. (Fonte: Assimp Sistema OCB/TO)

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Contagem regressiva para a segunda edição do Circuito Cooperativo

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Belo Horizonte (30/6/16) – Tudo pronto para a celebração do maior evento cooperativista de voluntariado do país, o Dia de Cooperar (Dia C), que será realizado no dia 2 de julho, das 9h às 13h, na Praça da Liberdade. Várias atrações foram preparadas pelo Sistema Ocemg para essa grande festa de solidariedade gratuita e aberta ao público.

Apresentações musicais e culturais, atividades na área de saúde e bem-estar, recreação infantil, exposição de produtos de cooperativas, são algumas das atrações do evento. Quem passar pela Praça poderá conhecer os valores do cooperativismo por meio do Dia C, projeto concebido em Minas Gerais em 2009, e realizado em todo o país desde 2013.

Nesse dia, será montado um grande Circuito Cooperativo, divido em seis espaços - Degustação Cooperativista, onde os visitantes poderão conhecer e experimentar os produtos das cooperativas Aurora, Frutvale, Conap, Coopsersete, Cocatrel e Cooxupé. No Lazer Cooperativo, haverá peças de teatro infantil, pintura facial e a presença de personagens infantis.

No espaço Arte, Cultura e Serviços, haverá exposição das cooperativas Dedo de Gente, Musiart, Coopifor e Uniquarts. Em Saúde e Bem-Estar, os participantes poderão realizar exames rápidos com os profissionais da Coopsaúde. Já no Espaço da Cooperação, as atrações serão as rodadas de conversa e informações sobre o cooperativismo, além dos jogos institucionais financeiros.

Na seção Boas Práticas, o cidadão poderá fazer o descarte de resíduos eletrônicos que serão recolhidos pela Cooperativa Cultura - entidade que realizará a destinação correta do material. Nesse espaço também serão doadas mudas de plantas e as pessoas receberão orientações sobre como cultivá-las.

E entre tantas atrações, não poderia faltar o Grupo Musiart, o Trio Amaranto, e o Grupo Uniclown e o Grupo de Percussão Batuque Salubre do Instituto Unimed-BH, que prometem envolver e encantar todo o público.

Em 2015, o Dia C beneficiou mais de 2,5 milhões de pessoas, sendo 1,2 milhão só em Minas Gerais. Para este ano, a expectativa é que o projeto ultrapasse os números alcançados nas edições anteriores e, mais uma vez, mostre toda a força da solidariedade cooperativista.

Para saber mais informações sobre os projetos e ações desenvolvidos pelas cooperativas mineiras, acesse o clique aqui.

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Preparativos para celebração do Dia de Cooperar no DF estão a todo vapor

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Brasília (30/6/16) – No dia 2/7, o Sistema OCDF juntamente com as cooperativas do Distrito Federal celebrarão a responsabilidade social cooperativista num grande evento na Praça do Encontro, Ceilândia Centro, das 9h às 15h. Nesta data, também, será celebrado o Dia Internacional do Cooperativismo. Para marcar a comemoração do Dia C, o Sistema OCDF está preparando o Circuito do Bem Estar com diversos serviços gratuitos desde saúde, beleza, educação, cultura e lazer.

BERÇO SOLIDÁRIO – Atento às questões sociais e para fortalecer as ações do Dia C o Sistema OCDF lançou o projeto Berço Solidário, cujo objetivo é arrecadar fraldas e materiais de recém-nascidos para doar a famílias carentes. As doações serão entregues todo dia 15 de cada mês, para mães carentes em maternidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Interessados em participar do projeto poderão entrar em contato pelos telefones (61) 3345-3036 / 3312-8911 ou 3312-8915.

ONDE DOAR – As doações poderão ser entregues na sede do Sistema OCDF-Sescoop/DF, localizado no SCS Qd.04, Bloco A, Sala 220, Edifício Embaixador, Asa Sul – Brasília.

Hospital do Paranoá – Voluntários do Sistema OCDF realizaram no Hospital do Paranoá, a entrega de fraldas e roupas para o recém-nascido João Miguel Rodrigues. Durante a entrega das doações, os voluntários tiveram a oportunidade de levar alegria e conhecer um pouco a história da mãe do bebê, Josilene Machado Rodrigues. Ela relatou que o filho chorou muito na madrugada com frio. “Estou muito feliz com essa doação, vai me ajudar muito; é além do que eu esperava, eu não tinha ainda nenhuma roupa de recém-nascido”, disse emocionada.

Serviço
Celebração do Dia C no DF
Dia: 2 de julho
Horário: 9h às 15h
Local: Praça do Encontro - CNM 01 - Ceilândia Centro (próximo ao posto policial e restaurante comunitário).
Informações: (61) 3312-8913 / 3312-8915 / 3345-3036
Mais informações sobre o Dia C acesse diac.brasil.cooperativo.coop.br

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Encontro apresentará resultados de pesquisas agrícolas no Tocantins

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Pedro Afonso (29/6/16) – Começa logo mais, a partir das 18h, no auditório da Coapa (Cooperativa Agroindustrial do Tocantins), em Pedro Afonso, um encontro técnico para divulgar resultados de pesquisas realizados pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) na Safra 2015/2016. Os experimentos foram feitos em parceria com a Coapa e a Fazenda Brejinho.
 
O evento, uma iniciativa da Coapa, Embrapa e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é aberto a produtores rurais, técnicos e pesquisadores da área agrícola.

Programação

18h – Abertura
 
18h30 – Retrospecto climático da Safra
Jones Simon (Embrapa Pesca e Aquicultura) 
 
19h – Eventos transgênicos no controle de lagartas no milho safrinha 
Daniel Fragoso (Embrapa Arroz e Feijão)
 
19h30 – Avaliação de cultivares de milho safrinha
Rodrigo Veras da Costa (Embrapa Milho e Sorgo)
 
20h – Avaliação do desempenho de cultivares de soja
Leonardo José Motta Campos (Embrapa Soja)
 
20h30 – Percepção do desempenho de cultivares de soja por técnicos e produtores
Rodrigo Munhoz de Almeida (Embrapa Pesca e Aquicultura)
 
21h – Encerramento

(Fonte: Assimp da cooperativa)

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Cooperativa dos profissionais de transporte fluvial da Marina do David realiza ação do dia C 2016

Cerca de 80 voluntários realizaram uma ação de conscientização nos arredores da Marina do Davi, no Tarumã, Zona Centro-Oeste de Manaus, recolhendo lixo jogado nas águas fluviais e distribuindo mudas de plantas. No total, quatro toneladas e meia de lixo foram retiradas do local e cinquenta mudas foram distribuídas para a comunidade ribeirinha.

A iniciativa, que saiu da marina às 9h e seguiu pelo Igarapé do David até a altura do Condomínio Ilhas Gregas, foi coordenada pela Cooperativa dos Profissionais de Transporte Fluvial da Marina do David (Coop-Acamdaf), que já realiza o trabalho na área há mais de três anos. “O intuito dessa ação é tentar conscientizar a sociedade sobre a preocupação com o meio ambiente, em especial, a preservação do rio”, disse Adelson Pereira, presidente da cooperativa, que cedeu sete barcos para a atividade.

“Do último ano para cá, nós temos tido mais apoio. Essa ação de hoje foi melhor por conta do apoio das secretarias municipais e o que a gente quer é preservar, é recolher o lixo, é limpar o lago, porque a gente se preocupa muito com o futuro”, disse Jarlison Maciel, instrutor e proprietário da empresa Sup Amazonas Stand Up Paddle, um dos voluntários que participaram da ação.

Ele lembrou a situação de outras áreas degradadas da cidade de Manaus como exemplo do que ele não quer que ocorra com as imediações da Marina do Davi. “Se a gente não cuidar, isso aqui, daqui a uns 20 anos, vai ser mais um ponto de Manaus como o Riacho Ecológico aqui no Tarumã. Eu já tomei banho ali e hoje, eu passo por ali, está tudo poluído. Por que que ficou assim? Porque ninguém cuidou. O dever não é só do poder público, o dever é nosso. Todo mundo tem que fazer sua parte”, declarou Jarlison

Maria do Socorro Auzier Ramos, que mora na França e faz parte de uma associação franco-brasileira chamada Les Amis de l’Amazonie, também esteve no local e disse esperar que um intercâmbio maior entre Manaus e o país europeu possa colaborar na preservação ambiental. “Existem franceses sensíveis a nossas causas que gostaríamos de mobilizar em uma parceria muito mais sólida no futuro”, disse.

Angeline Ugarte, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), gestora da Área de Proteção Ambiental (APA) do Tarumã, destacou que, pela importância da atividade não só para a Marina do Davi, mas para a sociedade como um todo, que a Coop-Acamdaf recebeu um Certificado de Parceiro Socioambiental pelo trabalho, enfatizando a importância dessa parceria.

“Ela têm um lugar no conselho que gere a APA e nos ajudam bastante, cedendo veículos e auxiliando a mobilizar as comunidades. O trabalho que fizemos hoje é a finalização de um ação de conscientização em toda a área do Igarapé do Gigante, o qual priorizamos porque é um dos maiores contribuintes para o volume d’água do rio Tarumã-Açu”, disse a gestora.

Além do recolhimento do lixo, ela comentou que as mudas foram distribuídas em cascas de coco, de forma a reaproveitar um resíduo orgânico, e complementadas com um material informativo. “Elas vêm com etiquetas que explicam o que é uma APA, porque preservar, informam que o local é um sítio arquelógico e ainda dá dicas de como fazer um arranjo ornamental”, concluiu Angelina.

De acordo com a Coop-Acamdaf, a iniciativa faz parte do Dia C, um programa realizado por cooperativas e voluntários em todo o Brasil, que desenvolve uma série de ações sociais e ambientais. Além das atividades que são desenvolvidas durante o ano, um evento que celebra os resultados do Dia C acontecerá no próximo dia 2 de julho, em todos os Estados.

fonte: sistema OCB

Inscrição estadual para o Prêmio Nacional de Redação vai até amanhã

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Florianópolis (23/6/16) – Termina amanhã o prazo para que as escolas de Santa Catarina se inscrevam ao Prêmio Nacional de Redação Cooperjovem, realizado em âmbito estadual pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Santa Catarina (Sescoop/SC). Em sua 10ª edição, a iniciativa traz o tema “Atitudes sustentáveis: promover ações e agir coletivamente”.

As escolas têm até amanhã para se inscreverem no prêmio e até o dia 2 de setembro para incentivar a produção dos textos com os alunos, selecionar as três melhores redações por categoria e enviar para a unidade estadual do Sescoop/SC. Depois disso, os trabalhos passarão por uma comissão julgadora estadual e, por fim, pela nacional. Podem participar alunos do 4º ao 9º ano que estudam em escolas parceiras do Programa Cooperjovem.

O Cooperjovem tem por objetivo disseminar a cultura da cooperação, baseada nos princípios e valores do cooperativismo, por meio de atividades realizadas nas escolas públicas e cooperativas educacionais de todo o país. Em Santa Catarina, abrange 28 cooperativas e 85 escolas de 54 municípios, beneficiando mais de 500 professores e 26 mil alunos da educação infantil e do ensino fundamental. Somente neste ano, três novas cooperativas e 11 novas escolas ingressaram no programa.

A coordenadora de promoção social do Sescoop/SC, Patrícia Gonçalves de Souza, realça que no ano passado, mais de 9,5 mil alunos se inscreveram no prêmio. “Neste ano, as expectativas são ainda maiores, tendo em vista que aumentou o número de escolas participantes do Programa”, comenta.

PRÊMIOS – Os prêmios estimulam o empenho acadêmico com um notebook para cada aluno, escola e professor vencedores, um troféu de reconhecimento às unidades estaduais e cooperativas, além de uma viagem cultural para todos os premiados nacionais, em um destino dentro do Brasil (ainda a ser definido).

São duas categorias: a primeira para alunos do 4º e 5º anos, e a outra para os estudantes do 6º ao 9º ano, com três vencedores em cada uma. O tema, no entanto, é único. “Esse é um assunto que foi escolhido como forma de promover o debate e a reflexão dos alunos sobre as contribuições que podemos dar, tanto de forma individual como coletiva, para a construção de um futuro sustentável. Alinhado, inclusive, à escolha da Aliança Cooperativa Internacional para a comemoração do Dia Internacional do Cooperativismo deste ano, que traz o slogan ‘Cooperativas: o poder de agir para um futuro sustentável’”, afirma a gerente de Desenvolvimento Social de Cooperativas do Sistema OCB, Geâne Ferreira.

O cronograma completo das fases da premiação está disponível na página eletrônica http://premioderedacaocooperjovem.brasilcooperativo.coop.br/. (Fonte: Assimp Sescoop/SC)

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Inscrição estadual para o Prêmio Nacional de Redação vai até 24 de junho

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Florianópolis (17/6/16) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Santa Catarina (Sescoop/SC) lembra às escolas que atuam com o Programa Cooperjovem que estão abertas as inscrições para o Prêmio Nacional de Redação Cooperjovem. Em sua 10ª edição, a iniciativa traz o tema “Atitudes sustentáveis: promover ações e agir coletivamente”.

As escolas, portanto, têm até o dia 24 de junho para inscreverem-se no prêmio e até o dia 2 de setembro para incentivar a produção dos textos com os alunos, selecionar as três melhores redações por categoria e enviar para a unidade estadual do Sescoop/SC. Depois disso, os trabalhos passarão por uma comissão julgadora estadual e, por fim, pela nacional. Podem participar alunos do 4º ao 9º ano que estudam em escolas parceiras do Programa Cooperjovem.

O Cooperjovem tem por objetivo disseminar a cultura da cooperação, baseada nos princípios e valores do cooperativismo, por meio de atividades realizadas nas escolas públicas e cooperativas educacionais de todo o país. Em Santa Catarina, abrange 28 cooperativas e 85 escolas de 54 municípios, beneficiando mais de 500 professores e 26 mil alunos da educação infantil e do ensino fundamental. Somente neste ano, três novas cooperativas e 11 novas escolas ingressaram no programa.

A coordenadora de promoção social do Sescoop/SC, Patrícia Gonçalves de Souza, realça que no ano passado, mais de 9.500 alunos se inscreveram no prêmio. “Neste ano, as expectativas são ainda maiores, tendo em vista que aumentou o número de escolas participantes do Programa”, comenta.

PRÊMIOS – Os prêmios estimulam o empenho acadêmico com um notebook para cada aluno, escola e professor vencedores, um troféu de reconhecimento às unidades estaduais e cooperativas, além de uma viagem cultural para todos os premiados nacionais, em um destino dentro do Brasil (ainda a ser definido).

São duas categorias: a primeira para alunos do 4º e 5º anos, e a outra para os estudantes do 6º ao 9º ano, com três vencedores em cada uma. O tema, no entanto, é único. “Esse é um assunto que foi escolhido como forma de promover o debate e a reflexão dos alunos sobre as contribuições que podemos dar, tanto de forma individual como coletiva, para a construção de um futuro sustentável.

Alinhado, inclusive, à escolha da Aliança Cooperativa Internacional para a comemoração do Dia Internacional do Cooperativismo deste ano, que traz o slogan ‘Cooperativas: o poder de agir para um futuro sustentável’”, afirma a gerente de Desenvolvimento Social de Cooperativas do Sistema OCB, Geâne Ferreira.

O cronograma completo das fases da premiação está disponível na página eletrônica http://premioderedacaocooperjovem.brasilcooperativo.coop.br/.
(Fonte: Assimp Sescoop/SC)

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OCEB abre inscrições para IV Caminhada Cooperativista Baiana no Dia C

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Salvador (16/6/16) – Pelo 4° ano consecutivo, o Sistema OCEB realizará a Caminhada Cooperativista Baiana que ocorrerá durante a celebração nacional do Dia de Cooperar (Dia C), no dia 2 de julho de 2016. O evento ocorre anualmente no primeiro sábado de julho, data em que se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo que, este ano, coincide com o Dia da Independência da Bahia.

Para homenagear as duas datas, o Sistema realizará a IV Caminhada no cortejo cívico, durante o tradicional “Desfile do 2 de Julho”. O Dia C promove e estimula a integração das ações voluntárias, de Norte a Sul do país de forma permanente, onde as cooperativas participantes realizam iniciativas de voluntariado e transformação social.

A concentração será no Largo da Soledade, a partir das 07h30. É importante chegar cedo e estar usando roupas leves.  Convidamos vocês para a celebração do Dia C 2016 em Salvador. Inscrições podem ser feitas por meio do seguinte link: http://www.bahiacooperativo.coop.br/eventos/iv-caminhada-cooperativista . (Fonte: Ascom Sistema OCEB)

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Sistema Unimed mineiro recebe prêmio Top Of Mind

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Belo Horizonte (13/6/16) - Representado pela Unimed Federação Minas, o Sistema Unimed mineiro confirma sua liderança como a marca de plano de saúde mais lembrada pelos mineiros e recebe, no dia 21 de junho, em Belo Horizonte, o prêmio Top of Mind – Mercado Comum – Marcas de Sucesso-Minas Gerais – 2016, categoria Excelência. Esse é o 21º ano consecutivo que o Sistema Unimed mineiro é reconhecido pelo prêmio.

Para o presidente executivo da Unimed Federação Minas, Marcelo Mergh Monteiro, esta premiação reforça a excelência da qualidade dos serviços oferecidos pelo Sistema Unimed mineiro. “Figurar como uma das marcas mais prestigiadas pelo 21º ano consecutivo ressalta, mais uma vez, a confiança que as pessoas depositam nas cooperativas médicas do estado, fruto do incomparável trabalho realizado pelos nossos cooperados. Somente na Unimed os clientes são atendidos pelos “donos” das cooperativas. E isso é um grande diferencial que comprova que o nosso compromisso é cuidar da saúde,” comemora Marcelo Mergh.
 
SISTEMA UNIMED – Hoje, a Unimed em Minas Gerais reúne 67 cooperativas, mais de 16 mil médicos cooperados e 2,9 milhões de clientes. É líder no Estado com 55% de participação de mercado e presença em 97% do território mineiro.
 
TOP OF MIND – A revista nacional de economia e de mercado, Mercado Comum, promove anualmente a entrega do prêmio Top of Mind – Marcas de Sucesso – Minas Gerais. Em sua 21ª edição, o prêmio destaca as empresas que estão na mente dos mineiros. O principal objetivo é medir o grau de lembrança (recall espontâneo) das marcas de diversos segmentos de produtos existentes no mercado do estado. (Fonte: Assimp da cooperativa)

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Em comemoração ao Dia C, Sescoop/SP leva oficina ao MIS

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São Paulo (10/6/16) – Todos os meses, o MIS, Instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, abre suas portas para a maratona Infantil que inclui um dia inteiro de programações gratuitas voltadas para as crianças e suas famílias. Em junho, o MIS traz espetáculos como 13 Gotas, da Cia BuZum! e, dando continuidade à parceria com o Sescoop/SP apresenta, também, a oficina de Histórias Dobradas com Irene Tanabe e o Arraiá da Trupe, com Trupe Pé de Histórias. Esse espetáculo integra uma extensa programação que visa celebrar o Dia de Cooperar - Dia C, a ser oficialmente celebrado no próximo dia 2 de julho de 2016. A grande festa contará com eventos, ainda, no Museu da Casa Brasileira, o Circo-Escola Promove - unidade Penteado, localizado na zona norte de SP e Centro Social Marista Irmão Lourenço, localizado na zona leste de São Paulo.

ESPETÁCULOS – No enredo de 13 Gotas, escrita por Marília de Toledo e dirigida por Wanderley Piras, um laboratório em que dois cientistas "malucos" explicam para as crianças, de forma lúdica e sensorial, a importância da água. Já As Aventuras de Peter Pan e Sininho é um espetáculo infantil que utiliza do jogo lúdico do teatro de bonecos para contar a história do menino que não queria cresce; e Arraiá da Trupe traz o repertório musical que resgata canções que valorizam os elementos culturais e as tradições das festas juninas com músicas, brincadeira e alegria.

A programação inclui, ainda, intervenções circenses, contação de histórias, oficinas variadas além da exibição do filme Cassiopéia, de Clovis Vieira. O longa, com um roteiro lúdico arrebata crianças e jovens de todas as idades e se baseia na valorização das virtudes humanas e as diversas referências culturais.  O filme é ganhador do prêmio internacional Crystal Graphics de melhor animação e, na data, comemorará os 20 anos de seu lançamento.

Dia de Cooperar – O Encontro não se limitará apenas às atrações sociais e culturais, mas também celebrará o Dia de Cooperar (Dia C) e servirá como ponto de partida para a união de todas as cooperativas paulistas engajadas nesse movimento. O Dia C é uma mobilização das cooperativas brasileiras, que conta com apoio do Sistema OCB e suas unidades estaduais em todo o País. O tema deste ano - "Ações que constroem e transformam vidas" - demonstra a força e a essência humanitária do movimento, por meio de iniciativas que integram as pessoas e divulgam a cultura do cooperativismo.

Serão realizadas ações diversas durante o ano em todos os cantos da capital paulista e na celebração do dia 2 de julho haverá uma extensa programação cultural e atividades gratuitas de Cultura, esporte, saúde e meio ambiente nos seguintes locais: Zona Norte no circo-escola Promove - Unidade Penteado; Zona Sul no MIS - Museu da Imagem e do Som e MCB- Museu da Casa Brasileira; e na Zona Leste na Vila Progresso em parceria com o Centro Social Marista Ir. Lourenço da rede marista de solidariedade e as cooperativas SicoobCecres, Cooperfemsa, FNCC, Cogem,Cooperata, Cooperericsson e Sicredi. (Fonte: Assimp Sescoop/SP)

Maratona INFANTIL | 19.06

HORÁRIO 10h às 17h
LOCAL Área externa do MIS, Auditório LABMIS, Auditório MIS, foyer MIS,  sala de interfaces e educativo
INGRESSO Gratuito (algumas atividades exigem retirada de ingressos com uma hora de antecedência na bilheteria)
CLASSIFICAÇÃO livre
Realização: Sescoop/SP e as cooperativas parceiras Coopericsson e Cogem

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Aprendiz Cooperativo para Pessoas com Deficiência forma turma no AM

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Brasília (8/6/16) – O Sistema OCB/AM, juntamente com a cooperativa Unimed Manaus, acaba de formar 35 aprendizes no evento realizado na sexta-feira, dia 3/6, em Manaus (AM), onde foram entregues as Declarações de Conclusão de Curso para os formandos. O evento começou com a fala do diretor do Sistema OCB/AM, José Merched Chaar.

Ele agradeceu aos formandos e parceiros e destacou a importância do programa para formação dos aprendizes com deficiência para o mercado de trabalho. Logo depois, o analista de Promoção Social da unidade nacional do Sescoop, Guilherme José Cabral Gonçalves, discorreu sobre a importância do programa e sobre o fato de o Sescoop se preocupar não apenas com o cumprimento da cota pelas cooperativas, mas também com a qualidade do programa.
 
As jovens Maria Bernadete e Euzanira Vieira Bezerra emocionaram o público composto por pais, familiares, amigos e parceiros do programa Aprendiz Cooperativo ao agradecerem e falarem sobre a importância da iniciativa do Sescoop para a vida de todos os formandos. Por fim, os estudantes apresentaram a canção Paz, em libras, o que encantou a plateia.
 
O evento também contou com a participação de Adalmiran Barroso, representante da Associação de Capacitação, Emprego e Renda para Pessoas com Deficiência no Estado do Amazonas (ACERPAM), parceira responsável pela orientação dos aprendizes, de acordo com as suas necessidades particulares. Lúcia Silva, representante da cooperativa contratante, Unimed Manaus, também prestigiou o evento.
 
SAIBA MAIS – Criado para qualificar jovens com idade entre 14 e 24 anos e assegurar sua permanência no mercado de trabalho cooperativista, o programa contribui para uma política de responsabilidade social e valorização do potencial da juventude. No ano 2000, a Lei nº 10.097 (conhecida como “Lei do Aprendiz”) determinou que estabelecimentos de qualquer natureza e com mais de sete empregados – incluindo as cooperativas – empregassem e matriculassem aprendizes nos cursos dos Serviços Nacionais de Aprendizagem. Foi nesse momento que o Sescoop vislumbrou a oportunidade de preparar jovens para atuar especificamente em cooperativas, de forma consistente e diferenciada. Importante ressaltar que, conforme a legislação, para o programa Aprendiz Cooperativo para Pessoas com deficiência não existe limite de idade.
 
NÚMEROS – Segundo dados do Sescoop, desde o lançamento do programa até hoje houve um acréscimo de 107% no número de estados que executam o programa; e o número de aprendizes atendidos cresceu na seguinte escala: em 2010, 2.162 jovens foram qualificados. Já em 2015, este número aumentou 294%, totalizando 6.305 beneficiados.
 
Para a Gerente de Desenvolvimento Social das Cooperativas, Geâne Ferreira, esses são números que reforçam a preocupação do Sistema OCB com a aplicação das políticas de responsabilidade social e qualificação de jovens. “Contudo, ainda temos muitos desafios para ampliar, o atendimento às demandas das cooperativas, reter esse jovem na cooperativa, após o término de contrato como Aprendiz e, é meta nossa e das organizações estaduais trabalhar para uma qualificação significativa”, argumenta a gerente.
 
REALIDADE BRASILEIRA – A coordenadora do programa Aprendiz Cooperativo, no âmbito nacional do Sescoop, Edlane Melo, informa que, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 18% da população brasileira está na faixa etária entre 15 a 24 anos de idade que abrange o público-alvo do programa aprendiz cooperativo. A pesquisa identificou também que dentre esses jovens 13,6% trabalham e estudam; 19,6% não trabalham nem estudam; 21,6% somente estudam e 45,2% somente trabalham. Dados como esses embasam os modelos de formação dos profissionais identificando o perfil do aluno e sua futura situação de trabalho.

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Aprendiz Cooperativo para Pessoas com Deficiência forma turma no AM

O Sistema OCB/AM, juntamente com a cooperativa Unimed Manaus, acaba de formar 35 aprendizes no evento realizado na sexta-feira, dia 3/6, em Manaus (AM), onde foram entregues as Declarações de Conclusão de Curso para os formandos. O evento começou com a fala do diretor do Sistema OCB/AM, José Merched Chaar.

Ele agradeceu aos formandos e parceiros e destacou a importância do programa para formação dos aprendizes com deficiência para o mercado de trabalho. Logo depois, o analista de Promoção Social da unidade nacional do Sescoop, Guilherme José Cabral Gonçalves, discorreu sobre a importância do programa e sobre o fato de o Sescoop se preocupar não apenas com o cumprimento da cota pelas cooperativas, mas também com a qualidade do programa.

As jovens Maria Bernadete e Euzanira Vieira Bezerra emocionaram o público composto por pais, familiares, amigos e parceiros do programa Aprendiz Cooperativo ao agradecerem e falarem sobre a importância da iniciativa do Sescoop para a vida de todos os formandos. Por fim, os estudantes apresentaram a canção Paz, em libras, o que encantou a plateia.

O evento também contou com a participação de Adalmiran Barroso, representante da Associação de Capacitação, Emprego e Renda para Pessoas com Deficiência no Estado do Amazonas (ACERPAM), parceira responsável pela orientação dos aprendizes, de acordo com as suas necessidades particulares. Lúcia Silva, representante da cooperativa contratante, Unimed Manaus, também prestigiou o evento.

SAIBA MAIS – Criado para qualificar jovens com idade entre 14 e 24 anos e assegurar sua permanência no mercado de trabalho cooperativista, o programa contribui para uma política de responsabilidade social e valorização do potencial da juventude. No ano 2000, a Lei nº 10.097 (conhecida como “Lei do Aprendiz”) determinou que estabelecimentos de qualquer natureza e com mais de sete empregados – incluindo as cooperativas – empregassem e matriculassem aprendizes nos cursos dos Serviços Nacionais de Aprendizagem. Foi nesse momento que o Sescoop vislumbrou a oportunidade de preparar jovens para atuar especificamente em cooperativas, de forma consistente e diferenciada. Importante ressaltar que, conforme a legislação, para o programa Aprendiz Cooperativo para Pessoas com deficiência não existe limite de idade.

NÚMEROS – Segundo dados do Sescoop, desde o lançamento do programa até hoje houve um acréscimo de 107#$-$#no número de estados que executam o programa; e o número de aprendizes atendidos cresceu na seguinte escala: em 2010, 2.162 jovens foram qualificados. Já em 2015, este número aumentou 294-, totalizando 6.305 beneficiados.

Para a Gerente de Desenvolvimento Social das Cooperativas, Geâne Ferreira, esses são números que reforçam a preocupação do Sistema OCB com a aplicação das políticas de responsabilidade social e qualificação de jovens. “Contudo, ainda temos muitos desafios para ampliar, o atendimento às demandas das cooperativas, reter esse jovem na cooperativa, após o término de contrato como Aprendiz e, é meta nossa e das organizações estaduais trabalhar para uma qualificação significativa”, argumenta a gerente.

REALIDADE BRASILEIRA – A coordenadora do programa Aprendiz Cooperativo, no âmbito nacional do Sescoop, Edlane Melo, informa que, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 18#$-$#da população brasileira está na faixa etária entre 15 a 24 anos de idade que abrange o público-alvo do programa aprendiz cooperativo. A pesquisa identificou também que dentre esses jovens 13,6#$-$#trabalham e estudam; 19,6#$-$#não trabalham nem estudam; 21,6#$-$#somente estudam e 45,2#$-$#somente trabalham. Dados como esses embasam os modelos de formação dos profissionais identificando o perfil do aluno e sua futura situação de trabalho.

Fonte: OCB/SESCOOP NACIONAL

Dia de Cooperar na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte

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Belo Horizonte (6/6) – A Praça da Liberdade, um dos cartões postais de Belo Horizonte, se transformará em palco de celebração do Dia C, no dia 2 de julho. Organizado pelo Sistema Ocemg, o dia será marcado por várias atividades cooperativistas e socioculturais. Das 9h às 13h, todos estão convidados a participar do evento. Na ocasião os participantes poderão conhecer espaços temáticos de serviços, produtos e ações vinculadas aos valores cooperativistas, além de se encantar com atrações culturais, artísticas e de lazer, receber dicas de saúde e degustar produtos das cooperativas mineiras.

O Circuito Cooperativo, como foi batizada a ação, será montado na Praça, com o tema "Cooperativas: o poder de agir para um futuro sustentável", e será composto por seis estações. Na Degustação Cooperativista, os visitantes terão a oportunidade de conhecer e experimentar produtos das cooperativas Aurora, Frutvale, Conap, Coopersete, Coocatrel e Cooxupé; no Lazer Cooperativo, peças de teatro infantil, pintura facial e a presença de personagens infantis vão divertir o público.

Na área Arte, Cultura e Serviços, haverá exposição das cooperativas Dedo de Gente, Musiart, Coopifor e Uniquarts.  No espaço Saúde e Bem-Estar, os participantes poderão desfrutar de massagem relaxante e realizar exames rápidos com os profissionais da Coopsaúde. Já no Espaço da Cooperação, as atrações serão as rodadas de diálogo e informações sobre o tema, além de jogos institucionais e orientações financeiras. Por fim, na seção Boas Práticas, o cidadão poderá fazer o descarte de resíduos eletrônicos que serão recolhidos pela Cooperativa Cultura - entidade que realizará a destinação correta do material.

Esta será a oitava edição do evento, idealizado pelo Sistema Ocemg que, com o passar dos anos, ganhou abrangência nacional sendo atualmente realizado em todo o país. Além de propagar a solidariedade e o cuidado para com o próximo, o Dia C objetiva aproximar a sociedade dos valores do cooperativismo e apresentar um pouco mais da história do setor. Para saber mais sobre a ação do Sistema e das cooperativas inscritas no projeto este ano, acesse o blog do Dia C. (Fonte: Assimp Sistema Ocemg)

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Escolas catarinenses sediarão jogos co-olímpicos em agosto

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Florianópolis (6/6) – Paralelo às olimpíadas, no mês de agosto, as escolas que participam do programa Cooperjovem, desenvolvido Sescoop/SC, em parceria com as cooperativas do estado, sediarão os jogos co-olímpicos, com o propósito de somar características cooperativas ao modelo já existente, possibilitando aos participantes que vivenciem os jogos com mais alegria, satisfação, inclusão, colaboração e sucesso compartilhado.

O primeiro passo para a concretização desse projeto é a preparação dos educadores e coordenadores das cooperativas parceiras que irão desenvolver as atividades nas escolas. Para isso, 109 professores de 55 escolas e 21 coordenadores de cooperativas que participam do Cooperjovem e aderiram ao projeto, participaram das oficinas de co-criação dos jogos co-olímpicos.

A primeira oficina ocorreu em Brusque, nos dias 27 e 28 de abril, reunindo 23 participantes das escolas e cooperativas da região Vale do Itajaí: Cooper, Cooperjuriti e Viacredi. A segunda e terceira ocorreram em Chapecó, nos dias 4 e 5 de maio e nos dias 15 e 16, com a participação de 50 professores e coordenadores das cooperativas do oeste: Sicoob Creditapiranga, Copérdia, Sicoob São Miguel, Cooper A1, Copercampos, Sicoob Videira, Auriverde e Coopervil. 

As últimas oficinas foram realizadas na região sul, nos dias 24 e 25, em Laguna, e nos dias 31 de maio e 01 de junho, em Torres-RS, reunindo 57 participantes das cooperativas Cooperzem, Cejama, Cooperja, Cerbranorte, Sicoob Credivale, Cersul, Ceprag, Coopersulca, Sicoob Credija e Sicoob Crediaraucária. Ao todo, as cinco oficinas reuniram 130 participantes.

De acordo com os facilitadores do Projeto Cooperação, instituição idealizadora dos Jogos co-olímpicos e contratada pelo Sescoop/SC para a realização das oficinas, Fábio Brotto e Cristiane Oliveira, a prática dos jogos cooperativos não se opõe aos jogos tradicionais. É apenas uma oportunidade de se repensar os métodos e objetivos trabalhados com o esporte por meio da adaptação das regras e estrutura dentro da competição tradicional que estimulem e conscientizem as crianças, jovens e adultos sobre a importância da cooperação. Brotto observa que a inspiração dos jogos co-olímpicos vem das olimpíadas para enfatizar o espírito de cooperação.

Seu conceito está relacionado ao incentivo da aprendizagem transdisciplinar na escola com o envolvimento de toda a comunidade escolar para organizar o calendário de forma adequada. Nesta etapa de capacitação dos professores e coordenadores, eles são sensibilizados, para preparação do evento, que será realizado paralelamente às olímpiadas de 2016.

Os jogos co-olímpicos envolverão várias modalidades, além do aspecto cultural e pedagógico que, por meio de pesquisa, oportunizarão a realização de uma mostra nas escolas. “Durante o evento, as modalidades competitivas serão transformadas em modalidades cooperativas como por exemplo: o basquete amigão, o vôlei com lençol em dupla, o salto da merendeira, entre outros”, realça Brotto. 

As oficinas visam a preparação para implementação do projeto nas escolas. Entre as atividades práticas está a formação de pequenas equipes que recebem a tarefa de desempenhar algumas funções no hotel, onde ocorre a capacitação.

“Supervisionados pela gerência do hotel, alguns trabalharam na cozinha, outros nos quartos e na recepção, entre outros setores. É um exercício de reconhecimento e valorização das pessoas que estão nos bastidores, desempenhando funções importantes, mas que normalmente ninguém vê”, realça Brotto, destacando que profissionais de diversos segmentos estão envolvidos em uma competição como as olimpíadas e não será diferente nos jogos co-olímpicos.

A orientadora pedagógica da EEB Professora Maria da Glória Mattos de Dionísio Cerqueira, Marcia Musa, comenta a experiência de assumir uma atividade que não é de sua área, destacando que todos deveriam em algum momento vivenciar o que o outro faz. “Conhecer um pouco das outras profissões é um ato essencial para a valorização das diferentes atividades exercidas”. 

EXPERIÊNCIA - A coordenadora da Copérdia, Graciele Valerius, conta que a cooperativa é parceira do Sescoop/SC no Programa CooperJovem desde 2010. “Atualmente, trabalhamos com quatro escolas (duas ingressaram em 2010 e duas em 2015) e os resultados têm sido significativos. Após dois anos de projeto, ouvimos a comunidade escolar e percebemos que há importantes mudanças no ambiente escolar, principalmente na questão de didática de ensino. As aulas são mais criativas com dinâmicas e vivências nas escolas, os pais estão mais presentes, entre outros resultados”. 

Segundo Graciele, uma das ações que fazem a diferença é a formação oferecida pelo Sescoop/SC. “Além do Projeto Educacional Cooperativo, oficinas como essas que preparam para os jogos co-olímpicos vêm para somar. Os estudantes aprovam porque é uma iniciativa inovadora”.

Marcia Musa ressalta que a EEB Professora Maria da Glória Mattos conta atualmente com 300 alunos e atua com o Cooperjovem desde 2009. Segundo ela, os resultados são expressivos, pois os alunos são desafiados a trabalhar questões competitivas com cooperação. “Isso faz com que percebam a importância de cooperar. Eles precisam se sentir desafiados e o espiríto é vencer juntos”.

A orientadora pedagógica complementa ainda que, com o Cooperjovem, existe uma mudança de visão de mundo e, em função disso, os índices de indisciplina são pequenos. “As outras escolas da área de abrangência da Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira demonstram muita curiosidade sobre o programa”, finaliza Marcia.

COOPERJOVEM – O Programa tem por objetivo disseminar a cultura da cooperação, baseada nos princípios e valores do cooperativismo, por meio de atividades realizadas nas escolas públicas e cooperativas educacionais de todo o País. O programa reforça o 5º e o 7º princípio do cooperativismo, que destacam a educação, formação e informação e o interesse pela comunidade, sugerindo que a cooperação seja experimentada durante os processos de ensino-aprendizagem.

O CooperJovem abrange atualmente 29 cooperativas e 89 escolas, em 59 municípios do Estado e beneficia mais de 500 professores e 25 mil alunos da educação infantil e do ensino fundamental. “Somente neste ano, três novas cooperativas e 13 novas escolas ingressaram no programa”, ressalta a coordenadora de promoção social do Sescoop/SC, Patricia Gonçalves de Souza, ao falar que a iniciativa está evoluindo a cada ano e, essa crescente demanda, tem feito com que suas etapas de desenvolvimento, acompanhamento e avaliação perpassem por fases de aperfeiçoamento contínuo. (Fonte: Assimp Sescoop/SC)

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Alunos do Programa Aprendiz Cooperativo participaram de uma ação para revitalizar praça Pública

Os moradores do entorno da Praça do General, no Centro de Manaus, foram presenteados com um grande gesto na manhã de sexta-feira (3). Mais de 70 alunos do programa Aprendiz Cooperativo participaram de uma ação para revitalizar o local. Os voluntários recolheram o lixo jogado, retocando a pintura dos bancos e plantando mudas no local.

Para a gerente de desenvolvimento de cooperativas do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Amazonas (OCB/AM), Eliane Craveiro, esta ação está aproximando as novas gerações da responsabilidade social. “É uma ótima oportunidade para que esses jovens tomem consciência do impacto positivo que o cooperativismo pode trazer para a sociedade”, afirmou.

O voluntário Airton dos Santos, 17, colaborou com a ação e ficou satisfeito com a reação dos moradores locais. “Eles estão nos agradecendo por estarmos cuidando de um espaço que é tão importante para eles. É muito gratificante e, por outro lado, estamos dando um exemplo de cidadania”, contou ele, que, como os outros menores participantes, teve a permissão dos pais para fazer parte da atividade.

Segundo Eliane, os alunos do programa deverão voltar ao local na semana que vem para fazer a manutenção do mesmo, bem como plantar mais mudas de árvores e finalizar a pintura dos bancos. Além dessa ação, eles já haviam realizado uma visita ao Lar Batista Janell Doyle no mês passado, brincando e fazendo a alegria das crianças do local.

Ambas as iniciativas fazem parte do Dia C, um programa realizado por cooperativas e voluntários em todo o Brasil, que desenvolve uma série de ações sociais e ambientais. Além das atividades que são desenvolvidas durante o ano, um evento que celebra os resultados do Dia C acontecerá no próximo dia 2 de julho, em todos os Estados.

Cooperativas Amazonenses realizam ação do Dia C em comunidade Parque Riachuelo

Com o objetivo de atender o 7º princípio do cooperativismo, que determina atender as comunidades onde as sociedades cooperativistas estão localizadas, as cooperativas Coopcom – Cooperativa de Comunicação do Amazonas, Copamart – Cooperativa Amazonense de Artesanato, a Cotam – Cooperativa de Consumo dos Taxistas Autônomo do Amazonas, Coocpone – Cooperativa dos Comerciantes da Ponta Negra, e Fecootram – Federação das Cooperativas de Transportes do Amazonas em parceria com a Igreja Metodista Wesleyana da Cidade Nova/Congregação Parque Riachuelo se reuniram para realizar a primeira ação do Dia de Cooperar no Amazonas.

O evento aconteceu neste sábado, 4 de junho, de 8 às 12h na rua Saia Branca (antiga rua 2) Comunidade Parque Riachuelo. Zona Oeste de Manaus e atendeu aproximadamente 500 moradores das comunidades Parque Riachuelo, Parque São Pedro e Campos Sales. Durante a ação foram oferecidos serviços de cortes de cabelos e sobrancelhas, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, podologia, manicure, oficina de artesanato, distribuição de alimentos, sorteios de brindes e cestas básicas.

A gerente de desenvolvimento de cooperativas do Sistema OCB/Sesoop/AM, Eliane Craveiro participou do evento e declarou que para o Sistema Cooperativista do Amazonas é gratificante ver as cooperativas unidas para atender as comunidades em suas necessidades básicas. “Ações como está mostram o empenho das cooperativas amazonense em promover um trabalho de solidariedade para amenizar as necessidades de quem verdadeiramente precisa e que muitas não são alcançadas pelo Poder Público.

O objetivo do Dia C é aproximar as cooperativas das comunidades e juntos fortalecer cada vez mais o cooperativismo no estado por meio da solidariedade”, argumentou a gerente.

Para a instrutora da turma de barbearia do Cetam – Centro de Ensino Tecnológico do Amazonas, Carmem Alencar, que levou 30 profissionais ao evento, participar de uma ação como está é um grande aprendizados, pois segundo ela é uma boa oportunidade para os seus alunos exercitar o que estão aprendendo no curso. “Me sinto feliz em poder participar pela primeira vez do Dia C. Isso nos traz um excelente aprendizado, quando se trata de sermos solidários a quem precisa de ajuda”, finalizou a instrutora.

Abertas as inscrições para a 10ª edição do Prêmio Redação Cooperjovem

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Brasília (1º/6) – Estão abertas as inscrições para o Prêmio Nacional de Redação Cooperjovem. Podem participar alunos do 4º ao 9º ano que estudam em escolas onde o programa de incentivo à cultura da cooperação é aplicado. Em sua 10ª edição, a premiação deste ano traz o tema “Atitudes sustentáveis: promover ações e agir coletivamente”.

As escolas têm até o dia 2/9 para incentivar a produção dos textos com os alunos, selecionar os três melhores e enviar para a sua unidade estadual do Sistema OCB. Depois disso, os trabalhos passam por uma comissão julgadora estadual e, por fim, pela nacional.

Os prêmios estimulam o empenho acadêmico, com um notebook para cada aluno, escola e professor vencedores, um troféu de reconhecimento às unidades estaduais e cooperativas, além de uma viagem cultural para todos os premiados nacionais, em um destino dentro do Brasil (ainda a ser definido).

São duas categorias: a primeira para alunos do 4º e 5º anos, e a outra para os estudantes do 6º ao 9º ano, com três vencedores em cada uma. O tema, no entanto, é único. “Esse é um assunto que foi escolhido como forma de promover o debate e a reflexão dos alunos sobre as contribuições que podemos dar, tanto de forma individual como coletiva, para a construção de um futuro sustentável. Alinhado, inclusive, à escolha da Aliança Cooperativa Internacional para a comemoração do Dia Internacional do Cooperativismo deste ano, que traz o slogan ‘Cooperativas: o poder de agir para um futuro sustentável’”, afirma a gerente de Desenvolvimento Social de Cooperativas do Sistema OCB, Geâne Ferreira.

O material de divulgação para que as escolas possam incentivar os alunos já foi enviado para as unidades estaduais nesta semana. E também está disponível no site do Prêmio. O cronograma completo das fases da premiação também está disponível na página eletrônica. Acesse e fique por dentro.

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Encontro Estadual do Cooperjovem possibilita troca de experiências

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Fortaleza (31/5) – A cidade de Pesqueira, localizada a 220 km da capital pernambucana, sediou o Encontro Estadual do Cooperjovem, programa que tem o objetivo de inserir estudantes dos ensinos infantil e fundamental nas práticas e valores do cooperativismo. Durante dois dias, em um hotel no município, cerca de 100 professores de diversos regiões do interior pernambucano trocaram experiências de condução do projeto em sua localidade e conheceram novas práticas de repassar o conhecimento aos mais de oito mil alunos integrantes do programa.

O tema do Encontro neste ano foi “Educando para a Vida”. Com o intuito de levar os professores a uma análise das práticas de ensino e auxiliar o grupo a trabalhar na mesma linguagem proposta pelo Cooperjovem, foi convidado ao evento o focalizador do programa Cooperar, Roberto Martins. Ele foi o responsável por elaborar dinâmicas de grupo que trabalharam os valores do cooperativismo e a difusão do conhecimento através de ações conjuntas.

Uma das primeiras ações ministradas por ele foi separar os professores em grupos para firmar um contrato de convivência que fosse válido aos dois dias de evento. Esse contrato foi firmado em cartolina, onde os professores deveriam colocar as expectativas do Encontro e o que poderia acontecer para se tornar um sucesso. Aos poucos, os tutores foram se aproximando da cartolina e colocando ideias, como trocas de experiências, ideias para dinamizar o conhecimento e meios de ajudar a sociedade através do ensino. 

“Com esse contrato é possível perceber que os professores daqui tem a mesma vontade dos outros professores de qualquer lugar do Brasil. Eles querem ser um facilitador do conhecimento e têm a necessidade de fazer a diferença na vida das pessoas. Então, aqui trabalharemos alguns pontos firmados por eles, esperando que auxilie no máximo possível na busca das metas de cada um”, ratificou Roberto.

Após o firmamento do contrato, era hora de trabalhar o valor da cooperação. E para isso, Roberto convidou a todos a se organizarem em uma grande roda com o objetivo de ensaiar passos de uma dança circular. De acordo com ele, nesse tipo de dança, pessoas que ainda pouco se conhecem dão as mãos visando o mesmo objetivo, isso faz com que logo ela tenha o sentimento de pertencer a um grupo, visando um bem maior. O fato de dar as mãos enfatiza ainda mais o trabalho de grupo, dando a boa sensação de autoconfiança por não estar só. Depois de repassar os passos por algumas vezes, era hora de colocar em pratica. Tudo treinado saiu de acordo, o que gerou uma grande satisfação por parte dos professores.

“Nesse passo, trabalhamos muito o sentido de cooperação. Isso tudo foi um processo relacionado a um objetivo comum. Nossas ações foram todas compartilhadas e os resultados foram benéficos. Melhor resumo do que é o cooperativismo, não há”, revelou o professor do programa Cooperjovem da cidade de Santa Cruz do Capibaribe, Sandro Sinésio.
 
Em outro turno do evento foi o momento de conhecer como o Cooperjovem atua em cada cidade. Ao todo, são quatro cidades pernambucanas: Santa Cruz do Capibaribe, Jatobá, Pesqueira e São José do Egito. Ao fim de duas apresentações, as responsáveis pelos projetos eram convidadas a retornarem ao ponto central do auditório, onde escutavam dúvidas e sugestões para ampliar o programa e potencializá-lo.

As sugestões eram dadas sempre por outros professores. Um dos projetos que mais chamou a atenção do público foi o praticado na cidade de Jatobá, na escola Municipal Dejanira Dória. Lá, pais e alunos do ensino infantil são convidados a cultivarem e cuidarem de uma horta sem nenhum produto de natureza agrotóxica. Tudo extraído ali é aproveitado pelos próprios alunos da escola.

Outra atividade realizada no colégio é na inserção da prática cultural e esportivas de pessoas que possuem algum tipo de limitação para se locomover. Peças de teatro e campeonatos, envolvendo várias modalidades esportivas, são regularmente praticadas na escola. Todas as ações feitas no colégio alcançam mais de 1500 alunos.

“Com essas ações, conseguimos dar outro sentido ao modo de ensino no colégio. Com o Cooperjovem estamos dando mais criatividade aos alunos e trazendo os pais a participarem do processo de ensino dos filhos, algo que antes não acontecia”, revelou Verônica Novaes, representante da Cooperativa de Trabalho em Ciências Agrárias e Meio Ambiente (Cootec), que é a apoiadora do programa no município de Jatobá.

Ao fim da rodada de apresentação e sugestões dos professores sobre os projetos. Eles foram convidados a assumirem a parte principal do auditório, mais uma vez. Agora, para ser protagonistas de um programa, onde eles mesmos eram os produtores, diretores e interpretes das cenas. Um programa de auditório foi produzido. Nele, pequenas apresentações sobre valores culturais dos municípios integrantes do Cooperjovem foram exibidos a todo público.

Com todas essas ações realizadas foi possível constatar que as promessas feitas no contrato do Encontro, firmada por todos os professores, de fato, foi cumprida. “Chegamos aqui com várias expectativas e dúvidas para saber como fazer o nosso projeto crescer cada vez mais. Eu saio daqui muito satisfeita, sabendo como outros professores pensam do projeto e com mecanismos de incrementar cada vez mais o nosso ensino, sempre olhando para o lado da cooperação”, resumiu Mikaelly Souza, professora do projeto na cidade de São José do Egito, onde os alunos trabalham peças artísticas culturais da região. (Fonte: Assimp Sescoop/PE)

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Imagens do cooperativismo do PR serão expostas na sede da ONU

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Curitiba (20/5) – Duas fotografias que retratam o cooperativismo do Paraná farão parte da exposição "Cooperativas: O poder de agir para um futuro sustentável", que ocorrerá na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque (EUA), de 4 a 20 de julho. As duas imagens, de autoria do jornalista e fotógrafo Ricardo Rossi, que atua na equipe de comunicação do Sistema Ocepar, foram selecionadas em concurso internacional pelo Comitê de Promoção e Progresso das Cooperativas (Copac), constituído pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) e pela ONU.

As fotografias retratam produtores de frutas, cooperados da Coaprocoar – Cooperativa Agroindustrial de Produtores de Corumbataí do Sul e Região. A cooperativa foi tema de reportagem da edição 109 da Revista Paraná Cooperativo, de julho de 2014, que relatou os resultados que fruticultores estão obtendo por meio do trabalho cooperativo. As imagens mostram os produtores Olavo Aparecido e João Batista Campos nas lavouras de maracujá e na secagem de sementes da fruta.

CONSCIENTIZAÇÃO - De acordo com Fran McCrae, coordenadora do Copac, foram selecionadas dez imagens produzidas por cinco fotógrafos, que retratam exemplos de cooperação na Etiópia, Nigéria, Paquistão, Ruanda, Timor-Leste, Faixa de Gaza, Reino Unido e Brasil. “Além da exposição, as fotografias serão publicadas num catálogo, que será enviado a todos os representantes dos países membros da ONU para conscientizá-los sobre o Dia Internacional do Cooperativismo”, afirmou. Rossi foi o único fotógrafo brasileiro entre os selecionados.

TEMAS – A exposição promovida pela Copac será uma homenagem ao Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado sempre no primeiro sábado do mês de julho. Para selecionar as imagens, a entidade organizou um concurso de fotografias. Puderam ser inscritas fotos que retratam como as cooperativas estão contribuindo para a implantação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que fazem parte da agenda adotada em setembro de 2015 pelos Estados-Membros da ONU. Foram selecionadas as melhores imagens que abordam os seguintes temas:

- A erradicação da pobreza e da fome.
- Proteção dos meios de subsistência, oferecendo trabalho decente e criação de emprego sustentável.
- Melhoria da igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres e meninas.
- Melhoria da segurança alimentar e construção de um sistema sustentável de alimentos.
- Promoção do desenvolvimento das comunidades rurais e oportunidades econômicas para os pequenos produtores.
- Proteção do ambiente e combate às alterações climáticas.
- Engajamento das cooperativas como parceiros das comunidades, com os responsáveis políticos e agências das Nações Unidas para alcançar o desenvolvimento sustentável.
- Outros temas expressos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

COAPROCOR – Produtores de café afetados por sucessão de infortúnios climáticos, geada e granizo, tiveram que buscar alternativas de renda para manter a viabilidade de suas atividades. A solução foi a fruticultura. Organizados em cooperativa, superaram adversidades e obtiveram bons resultados com os novos cultivares. Fundada em 2009, a Coaprocor, localizada em Corumbataí do Sul, Noroeste do Paraná, congrega 800 produtores e gera cerca de 70 empregos diretos. A cooperativa está investindo na agroindustrialização e comercializa, além das frutas in natura, 25 tipos de polpas de frutas, em mais de 100 municípios do Paraná e São Paulo.

COMUNICAÇÃO SOCIAL - “Sem sombra de dúvida, a escolha das fotografias inscritas pela assessoria de Comunicação Social do Sistema Ocepar, feita pela comissão da ONU, é mais do que um prêmio. É um reconhecimento ao importante trabalho que o setor desempenha em mostrar as diferentes formas de atuação do cooperativismo no estado. Demonstra ainda que estamos no caminho certo quando investimos no aperfeiçoamento da equipe, com apoio do Sescoop/PR. Tanto o autor das fotos selecionadas, Ricardo Rossi, como nossa colega Marli Vieira, realizaram uma pós-graduação em fotografia que, com certeza, contribuiu muito para essa conquista”, disse o coordenador da Assessoria de Comunicação Social do Sistema Ocepar, Samuel Milléo Filho.

“Evidentemente que não podemos também deixar de enaltecer o olhar fotográfico do autor quando da realização da reportagem. E essa melhoria na qualidade das imagens nós temos também percebido nas assessorias das cooperativas do Sistema. Nos fóruns de comunicação já realizamos diversos treinamentos em fotografia, com especialistas do setor, como o fotografo Zig Koch, professora Zaclis Veiga, entre outros. Destaco aqui uma importante frase que nosso ex-presidente João Paulo Koslovski disse num evento com presidentes de cooperativas: “comunicação não deve ser encarada como despesa mas, sim, como investimento”, acrescentou Milléo. (Fonte: Assimp Sistema Ocepar)

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Oficina Jogos Cooperativos estimula a cooperação

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Torres ( 28/4) – Desenvolver estratégias de parceria e colaboração para que as pessoas permaneçam no jogo e, com isso, todos ganhem. Com este foco, o Sescoop/SC promoveu, nesta semana, em Torres, no Rio Grande do Sul, a Oficina de Jogos Cooperativos – etapa integrante da formação continuada do Programa Cooperjovem. O evento contou com a participação de 40 educadores de 12 escolas das seguintes cooperativas parceiras do programa, localizadas na região Sul: Cejama, Ceprag, Cergal, Cersul, Coopersulca, Sicoob Credivale, Sicoob Credija e Sicoob Crediaraucária.

O instrutor da oficina, Fábio Otuzi Brotto, destaca que os jogos cooperativos são um conjunto de atividades desenhadas com o objetivo de incentivar a cooperação em vez da competição. “Eles estimulam o jogar ‘uns com os outros’ e não o ‘uns contra os outros’ e proporcionam a experiência de vencer desafios coletivos, que só podem ser superados juntos”.

As oficinas são práticas: os professores exercitam os jogos e por meio deles conhecem as teorias que darão subsídio para a realização das atividades nas escolas. Uma das metas do CooperJovem, segundo Brotto, é promover uma cultura cooperativista e de paz nas escolas e na comunidades em que estão inseridas. “É muito importante este trabalho porque é lá que vai se disseminar uma nova cultura de cooperação”, conclui.

COOPERJOVEM – O Programa tem por objetivo disseminar a cultura da cooperação, baseada nos princípios e valores do cooperativismo, por meio de atividades realizadas nas escolas públicas e cooperativas educacionais de todo o País. O programa reforça o 5º e o 7º princípios do cooperativismo, que destacam a educação, formação e informação e o interesse pela comunidade, sugerindo que a cooperação seja experimentada durante os processos de ensino-aprendizagem.

O CooperJovem abrange atualmente 29 cooperativas e 89 escolas, em 59 municípios do Estado e beneficia mais de 500 professores e 25 mil alunos da educação infantil e do ensino fundamental. “Somente neste ano, três novas cooperativas e 13 novas escolas ingressaram no programa”, ressalta a coordenadora de promoção social do Sescoop/SC, Patrícia Gonçalves de Souza, ao falar que a iniciativa está evoluindo a cada ano e, essa crescente demanda, tem feito com que suas etapas de desenvolvimento, acompanhamento e avaliação perpassem por fases de aperfeiçoamento contínuo. (Fonte: Assimp Sistema Ocesc)

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