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ACI Europa elege a primeira mulher como presidente

Brasília (24/9/21) – A Assembleia-Geral da ACI Europa elegeu a dinamarquesa Susanne Westhausen como presidente para os próximos quatro anos. A eleição ocorreu nesta sexta-feira, em Paris. Susanne que atua há mais de 30 anos no setor cooperativista é presidente da Confederação de Cooperativas da Dinamarca e entra para a história da entidade como a primeira mulher a assumir o cargo na ACI Europa, antes ocupado por

Durante o evento, também foram eleitos os novos membros para o Conselho de Administração. A ACI Europa é a organização regional da Aliança Cooperativa Internacional para o Continente Europeu. A entidade tem sede em Bruxelas e congrega as mais de 40 organizações representativas de cooperativas europeias que estão espalhadas por 33 países.

O representante do Brasil junto ao Conselho de Administração da Aliança Cooperativa Internacional, Onofre Filho, parabenizou a nova líder do cooperativismo europeu e se colocou à disposição para fortalecer a intercooperação entre as cooperativas brasileiras e europeias.

Setembro verde aborda importância da doação de órgãos

Salvador (8/9/21) – Já se declarou doador de órgãos hoje? Você sabia que, atualmente, cerca de 30 mil pessoas aguardam na fila por doação de órgãos no Brasil? Apesar do país ser considerado referência mundial, já que possui o maior sistema público de transplantes do mundo, visto  que mais de 90% dos procedimentos são financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), segundo dados do Ministério da Saúde, ainda há um longo caminho para percorrer, já que os dados não são tão otimistas.

Segundo a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), apesar da taxa de notificação de potenciais doadores ter aumentado 13% no primeiro semestre de 2021, a taxa de doadores efetivos caiu no mesmo percentual, reflexo, também, da pandemia do novo coronavírus.

Ainda é necessário desmistificar alguns tabus sobre os processos de transplantes de órgãos, já que a falta de entendimento sobre o procedimento pode afetar negativamente a compreensão dos familiares no momento da autorização para que o ente falecido seja declarado doador de órgãos, caso ele não tenha se declarado em vida. Por isso é de grande importância que esse tema seja tratado dentro de nossos lares, no nosso trabalho, entre amigos, para que todos ao nosso redor saibam da nossa vontade de ser doador. E não doamos apenas após a morte não! É possível realizar doação de órgãos ainda em vida, para viabilizar a vida de um ente querido.

O Sistema Oceb, atento ao cenário crescente de número de pessoas na fila à espera de um órgão, se engaja nessa importante causa com objetivo de sensibilizar a comunidade baiana sobre a importância de declarar-se doador de órgãos. Para se ter uma ideia, na Bahia, no mês de fevereiro de 2021, a Secretaria de Saúde do estado, apurou 1.964 pacientes na fila de espera do transplante. A sociedade pode mudar essa difícil realidade, entendendo que é possível restabelecer a qualidade de vida de outra pessoa, permitindo que seu ente querido possa fazer a diferença na vida de alguém, para isso, basta dizer "sim" para a doação de órgãos.

É válido esclarecer que o ato de doar órgãos pode acontecer em vida e após a morte. Em vida, é possível doar órgãos para parentes de até 4º grau e cônjuge, entretanto, em vida também é possível doar para pessoas que não tem vínculo de parentesco, para isso é preciso ter, além da vontade e da empatia, uma autorização judicial. Em vida é possível doar um dos rins, parte do pulmão, parte do fígado e medula óssea. Já após a morte órgãos e tecidos podem ser doados, por exemplo, rins, fígado, coração, pâncreas e pulmão, córnea, pele, ossos, válvulas cardíacas, dentre outros. Mas, para isso acontecer, é preciso deixar claro para a família, em vida, o desejo de ser doador, pois são eles os responsáveis por autorizar a doação.

 

SETEMBRO VERDE

O marco nacional da doação de órgão é o dia 27 de setembro, estabelecido pela Lei n.º 11.584/2007, que instituiu o Dia Nacional da Doação de Órgãos, por isso é denominado Setembro Verde, vez que é o mês em que há a intensificação do estímulo à doação de órgãos, através de campanhas que objetivam sensibilizar a população sobre a importância da doação além de ampliar o conhecimento das pessoas em relação ao transplante de órgãos e tecidos.

Para o cooperativismo o tema vincula-se ao sétimo princípio, qual seja, o interesse pela comunidade, e, sobretudo, com a essência das cooperativas, que são constituídas por pessoas e são as pessoas que precisam e merecem ter mais qualidade de vida. Pensando nisso, desde 2017, o Sistema Oceb, juntamente com as cooperativas baianas, realizam a “Campanha Coopere com a Vida – Seja doador de órgãos e avise a sua família”, que já faz parte do calendário de ações do Sistema Cooperativista Baiano e se intensifica, anualmente, no mês de setembro.

Por força do cenário de pandemia, assim como foi em 2020, durante este mês as redes sociais do Sistema Oceb e das cooperativas baianas serão espaço de mobilização e informação a respeito dessa causa humanitária. O digital será o meio utilizado para sensibilizar as pessoas, conectando-as a esse tema tão relevante e de amor ao próximo, vez que a nossa tradicional caminhada ainda não pode voltar a acontecer.

Assim, teremos a segunda edição da Coopera Live, no dia 22 de setembro, às 19h, no canal do YouTube do Sistema Oceb. O evento contará com a presença de representantes do Sistema Oceb e de instituições que protagonizam a defesa do transplante de órgãos e tecidos na Bahia e no Brasil. Além disso, no dia 27 de setembro, Dia Nacional da Doação de Órgãos, as cooperativas baianas farão a mobilização estadual, dando mais força a essa causa, pois veicularão a mensagem da doação de órgãos e do importante ato de conversar com a família, dentro de suas comunidades.

O ato de se declarar doador de órgãos salva vidas, por isso é tão importante deixar muito claro a vontade de doar órgãos, pois as famílias precisam ter conhecimento dessa vontade para atendê-la. E você? Já conversou com sua família? Já se declarou doador de órgãos hoje? Vista a camisa da cooperação e venha com a gente dar voz a essa grande causa humanitária. (Fonte: Ascom Sistema Oceb)

Sistema Unimed forma 327 profissionais em DRG

Brasília (30/8/21) – Atuar para promover uma governança centrada no paciente, por meio da mudança do modelo assistencial e remuneratório dos serviços de saúde, é um compromisso da Unimed do Brasil. A conclusão de uma etapa fundamental dessa jornada foi celebrada com a formatura de 327 profissionais do Sistema Unimed, em evento online nessa quarta-feira (25/8).

Os alunos capacitados representam 75 cooperativas e integram o Programa de Formação em DRG (Grupos de Diagnósticos Relacionados), resultado do convênio firmado entre a Unimed do Brasil e a unidade nacional do Sescoop, em parceria com a Faculdade Unimed. Os formandos iniciaram os estudos no primeiro semestre de 2020 e participaram dos cursos de Formação de Codificadores em Modelo DRG e de Capacitação em Modelo DRG, que têm duração de até 12 meses.

Estas são as primeiras turmas formadas no projeto, promovido pela área de Serviços Próprios e que visa oferecer um atendimento cada vez melhor ao beneficiário e busca o crescimento sustentável do Sistema Unimed.

“Celebramos a oportunidade de colocar em prática a mudança do modelo assistencial e de remuneração de hospitais e cooperados. Neste momento especial, fortalecemos o papel da Unimed pela excelência na prestação de serviços, valorizando o jeito de cuidar das pessoas, que é um dos grandes diferenciais da nossa marca”, destacou o diretor de Gestão de Saúde da Confederação, Marcos de Almeida Cunha.

Renato Nobile, superintendente executivo da unidade nacional do Sescoop, ressaltou o empenho e a dedicação dos profissionais: “De forma integrada, com atuação conjunta, o Programa de Formação em DRG valoriza aqueles que investiram na capacitação e o compromisso das cooperativas para o melhor atendimento em saúde”.

Para o diretor Acadêmico da Faculdade Unimed, Fabio Gastal, a melhoria dos resultados assistenciais e no controle dos desperdícios, necessidades fundamentais para o setor de saúde suplementar, fortalecem o atendimento de qualidade ao paciente.

“O modelo DRG permite mensurar o desempenho de forma ampla, como ferramenta de avaliação da eficiência na prestação de serviços. O cooperativismo brasileiro, mais uma vez, dá uma contribuição relevante para o futuro do país e o Sistema Unimed honra esse legado, com a capacitação de profissionais como multiplicadores do processo de transformação.”

A solenidade contou ainda com manifestações da gerente de Regulação em Saúde da Unimed do Brasil, Carolina Araújo Novais; da enfermeira de Serviços Próprios e moderadora do evento, Maria Gomes; dos coordenadores dos cursos, Renato Couto e Tania Grillo; e dos alunos recém-formados Paula Soresini do Nascimento e João José Cruz de Paula, das Unimeds Curitiba (PR) e Petrópolis (RJ), representando seus colegas. Eles destacaram a importância da capacitação, da metodologia utilizada para a aplicação prática dos conteúdos e os ganhos para o Sistema, com foco na qualidade assistencial e na segurança do paciente.

 

EVOLUÇÃO NA SAÚDE

Ministradas por meio de ensino a distância e com preço acessível, as capacitações são voltadas para colaboradores graduados e que atuam nas áreas de Regulação em Saúde, Gestão da Rede Prestadora, Intercâmbio, Recursos e Serviços Próprios, Gestão Assistencial e outras relacionadas aos processos de implantação do DRG nas cooperativas.

O método favorece a gestão da eficiência, bem como a eficácia da produção assistencial nos hospitais; categoriza e mede a complexidade, a criticidade e o nível da segurança assistencial de cada paciente internado. Também mensura e compara o desempenho assistencial e econômico de médicos, equipes, clínicas e hospitais, auxiliando a promoção de cooperativas operacionalmente sustentáveis.

O Curso de Capacitação em Modelo DRG, com a última oferta de vagas, tem início em 13 de setembro e continua com inscrições abertas. Clique aqui para mais informações. (Fonte: Sistema Unimed)

EBPC recebe inscrições do público em geral

Brasília (9/7/21) – Se você ainda não se inscreveu para participar da sexta edição do Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC) corre que ainda dá tempo. O evento começa no dia 2 e vai até o dia 6 de agosto. O tema deste ano é Ações coletivas e resiliência: inovações políticas, socioeconômicas e ambientais.

Ao se inscrever para o EBPC, você também participa da 59ª edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER). Ambos ocorrem em sintonia e ao mesmo tempo, com o objetivo de aproximar os públicos dos dois eventos e fortalecer o debate sobre as produções científicas voltadas ao campo e a todos os ramos do cooperativismo brasileiro.

 

INSCREVA-SE

As inscrições estão abertas ao público e com descontos especiais para estudantes, agricultores familiares e associados de cooperativas. Basta se inscrever por aqui.

Inscrições abertas para o 6º EBPC

Brasília (9/7/21) – Se você ainda não se inscreveu para participar da sexta edição do Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC) corre que ainda dá tempo. O evento começa no dia 2 e vai até o dia 6 de agosto. O tema deste ano é Ações coletivas e resiliência: inovações políticas, socioeconômicas e ambientais.

Ao se inscrever para o EBPC, você também participa da 59ª edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER). Ambos ocorrem em sintonia e ao mesmo tempo, com o objetivo de aproximar os públicos dos dois eventos e fortalecer o debate sobre as produções científicas voltadas ao campo e a todos os ramos do cooperativismo brasileiro.

 

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As inscrições estão abertas ao público e com descontos especiais para estudantes, agricultores familiares e associados de cooperativas. Basta se inscrever por aqui.

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OCB e MME assinam acordo de cooperação

Brasília (17/6/21) – O setor mineral, sobretudo o segmento da pequena mineração, reúne desafios sociais, econômicos e ambientais que podem ser solucionados por meio do cooperativismo. A ideia é simples: organizar os garimpeiros para que atuem de forma sustentável, dentro da lei e de forma segura. Pensando nisso, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e o Ministério de Minas e Energia assinaram, nesta quarta-feira (17/6), um acordo de cooperação para a consolidação de um ambiente favorável ao desenvolvimento da pequena mineração, por meio das cooperativas já existentes e, até, da criação de novas cooperativas.

O evento contou com a participação da equipe técnica da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, do superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, do presidente da Federação das Cooperativas Minerais do Estado do Mato Grosso, Gilson Camboim, que coordena nacionalmente a Câmara Temática das cooperativas minerais.

 

OBJETIVOS 

Os objetivos do acordo, com duração de três anos, são: primeiro – realização de ações conjuntas destinadas à promoção, apoio à regularização, estruturação, estudos técnicos, materiais e normas operacionais e compartilhamento de informações sobre o cooperativismo mineral e a mineração artesanal e em pequena escala no Brasil; e, segundo: reforçar as capacidades de ambas as partes, auxiliando no esforço geral de melhoria da qualidade de vida e do respeito ao meio ambiente que deve caracterizar as políticas voltadas ao garimpo.

Segundo o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, a instituição tem sido parceira do MME ao longo dos anos, atuando para a regularização e desenvolvimento da pequena mineração. “Nosso objetivo é assegurar condições para que os garimpeiros trabalhem com segurança, dentro da lei, respeitando a legislação ambiental e contribuindo, também, com o desenvolvimento local. Nós sabemos que, por muito tempo, a figura do garimpeiro era associada à daqueles que exploram os recursos naturais irresponsavelmente. E o que a OCB quer, com o apoio do MME, é mostrar que essa realidade mudou”, explica Márcio Freitas.

“E para isso – completa o presidente do Sistema OCB – é necessário que o poder público compreenda bem a atuação das cooperativas mineiras afim de propor políticas públicas como acesso ao crédito, à assistência técnica e a tecnologias para uma melhor operacionalização da atividade.”

 

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

O secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Alexandre Vidigal, disse que a OCB é uma parceria nata do Ministério, em especial da Secretaria de Geologia, por ser uma instituição estratégica para colocar a Constituição Federal em prática.

Segundo Alexandre Vidigal, a OCB concentra três características essenciais. “Reúne a expertise técnica, política e jurídica; trabalha de forma setorizada, com capacidade de especialização; e tem capilaridade, o que ajuda a entender as singularidades de cada região do país, portanto, essa parceria se dá sob a perspectiva do desenvolvimento sustentável para a atividade da pequena mineração – que passa pela proteção ao meio ambiente e promoção dos garimpeiros e sua comunidade”, destacou.

 

COOP MINERAL

- 95 cooperativas minerais;

- 59,2 mil cooperados (garimpeiros e pequenos mineradores);

- Estão presentes 17 estados;

- Mais de 60% das cooperativas estão nos estados da Amazônia Legal;

- Principais itens minerados: ouro, argila, cassiterita, quartzo, diamante e ametista;

- Em 2020, as 9 maiores coops do setor movimentaram R$ 1,1 bi e arrecadaram aos cofres públicos R$ 26,6 mi, como Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM).

Intercoop Goiás apresenta parcerias de sucesso de intercooperação

Goiânia (8/3/21) – Sete em cada dez cooperativas brasileiras já firmaram algum tipo de intercooperação, segundo pesquisa de 2019, realizada pelo Sistema OCB. Além de ser um dos princípios centrais do cooperativismo, a intercooperação traz vantagens perceptíveis para quem adere a esse tipo de parceria.

Em Goiás, o Sistema OCB/GO está consciente dos muitos benefícios dessa cooperação mútua e promove maneiras de facilitar a concretização de diversas parcerias. Uma delas será a realização do 1º Intercoop Goiás, amanhã, dia 9/3.

O evento vai apresentar exemplos de parcerias entre cooperativas, realizadas com êxito em Goiás, e um dos maiores casos de sucesso de intercooperação do país: o do Sicoob SaromCredi, que transformou a história da cidade de São Roque de Minas (MG). O convidado especial para falar do assunto será João Carlos Leite, presidente da cooperativa.

Além disso, os participantes do 1º Intercoop Goiás vão conhecer os detalhes do programa Aprimoora. O projeto, que foi iniciado pelo Sistema OCB/GO em 2020, tem conseguido promover o desenvolvimento da gestão e solucionar problemas pontuais das cooperativas participantes. Algumas dessas soluções foram obtidas justamente com intercooperação.

O evento será realizado no formato on-line, pelo aplicativo Zoom. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link bit.ly/2P3jtmy. (Fonte: Sistema OCB/GO)

 

Serviço
1º INTERCOOP GOIÁS

Data: 9 de março, a partir das 9h

Formato: virtual

Inscrições: gratuitas, pelo link bit.ly/2P3jtmy

Colaboradores do Sescoop/RS vencem Prêmio ABDE-BID 2020

Porto Alegre (14/12/20) – A Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), realizou nessa quinta-feira (10/12), em cerimônia virtual, a solenidade de entrega do Prêmio ABDE-BID 2020.

Entre os vencedores estão dois colaboradores do Sescoop/RS – Ana Martha Bülow e Leonardo Machado, que ficaram em primeiro lugar na Categoria 3 – Sistema OCB: Desenvolvimento e Cooperativismo de Crédito, com o artigo “Potencial de bancarização do cooperativismo de crédito nos municípios brasileiros desassistidos pelo SFN”.

O evento contou com a participação do presidente da ABDE, Sergio Gusmão Suchodolski; do representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil, Morgan Doyle; da gerente de Relações Institucionais da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Fabíola Nader Motta; e do economista e ex-diretor executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) para o Brasil, Otaviano Canuto.

Sobre o artigo

A pesquisa tem como objetivo geral avaliar quantitativamente o potencial de bancarização do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) no Brasil e seu impacto para o desenvolvimento socioeconômico local e regional. Para esta verificação, utilizou-se como base de dados o cenário no mês de dezembro de 2019. O resultado final da amostra foi de 392 municípios sem agência, posto de atendimento comum ou eletrônico, distribuídos da seguinte forma: Região Norte (43), Nordeste (238), Centro-Oeste (23), Sudeste (75) e Sul (13). Confira a relação completa dos municípios nesse link.


Sobre o Prêmio ABDE-BID

O Prêmio ABDE-BID de artigos sobre desenvolvimento ocorre anualmente e é promovido pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e pelo Banco Interamericano deDesenvolvimento (BID), com o apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras – Sistema OCB. Tem como finalidade estimular a reflexão acerca dos desafios do desenvolvimento, por meio do incentivo à pesquisa e à elaboração de artigos científicos.

O livro com a coletânea dos trabalhos premiados pode ser acessado aqui, e o Caderno Temático “Medidas do SNF para o enfrentamento da Covid-19” com artigos selecionados está disponível aqui.

Fonte: Sistema Ocergs

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OCB e Apex-Brasil assinam acordo de cooperação


Brasília (19/11/20) – A OCB e a Apex-Brasil assinaram nesta quinta-feira (19), um acordo de cooperação para qualificar as cooperativas e promover seus produtos no mercado internacional.  A solenidade online contou com a presença dos presidentes Márcio Lopes de Freitas (OCB), Sergio Segovia (Apex-Brasil) e a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina. O secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do MAPA, Fernando Schwanke, e o secretário de Comércio e Relações Internacionais, Orlando Leite Ribeiro, também participaram do evento. Ribeiro ministrou a palestra Cenários do Comércio Global para 2021.

A cooperação se baseia em três pilares:

- Intercâmbio de informações entre OCB e Apex-Brasil: com investimento em inteligência comercial para construir uma base de dados sobre as exportações das cooperativas que permita definir ações de mercado mais assertivas para o setor;

- Qualificação das cooperativas do agronegócio para a exportação: preparação e difusão da cultura exportadora junto às cooperativas, com ênfase na diversificação dos ramos exportadores e inserção de mais cooperativas no mercado internacional.

- Promoção de negócios comercial: impulsionar o acesso das cooperativas brasileiras em mercados estratégicos, apoiando sua participação em feiras, missões e rodadas de negócios  que ampliem suas oportunidades de negócios.

 

NOVA FASE – “Com este acordo de cooperação técnica estamos inaugurando uma nova fase no cooperativismo, já que temos alguma experiência com as exportações, mas essa aliança é muito importante para todo o nosso movimento, porque a Apex-Brasil conhece do assunto. É um projeto sólido para construir espaços para as nossas coops, contribuindo também com o acesso delas aos novos mercados.” Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB.

COOPERAÇÃO - “Muito do que somos hoje em termos de cooperativismo, devemos ao exemplar trabalho da OCB nos últimos anos. Vale destacar que o cooperativismo remete à união para enfrentar os desafios que sempre surgem, por isso estamos confiantes de que poderemos avançar em busca melhores resultados, especialmente por podermos contar com o apoio da OCB e, claro ao enorme potencial de trabalho das cooperativas. Uniremos os nossos esforços para inserir mais cooperativas no mercado internacional.” Sergio Segóvia, presidente da Apex.

EXPERTISE – “Essa internacionalização com certeza trará uma expertise para nossas cooperativas, especialmente àquelas que ainda não estão no mercado internacional, como as médias e pequenas. Esse acordo já nasce com muito sucesso. Nas próximas feiras que iremos participar, teremos as nossas cooperativas lá fora, conosco. E, ao voltarmos, trazemos mais qualidade e formas de promover e gerar renda para os pequenos produtores e pequenas cooperativas. Não tenho dúvida: a qualificação para exportação, a inteligência comercial, os eventos de promoção comercial e a defesa de imagem farão a diferença para as cooperativas do país. Estou muito feliz e sei que esse acordo trará grandes frutos.” Tereza Cristina, ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

 

SOBRE A APEX-BRASIL

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos é um serviço social autônomo com a missão de promover as exportações dos produtos e serviços do Brasil, contribuir para a internacionalização das empresas brasileiras e atrair investimentos estrangeiros para o país.

 A Apex realiza um importante trabalho de qualificação e promoção comercial por meio dos seus 53 projetos setoriais. Em 2019, a Apex apoiou 14.284 empresas, sendo 53% micro e pequenas. As exportações apoiadas somaram US$ 68,1 bi em 2019, ou 30,2% do total exportado pelo Brasil.

 

OPORTUNIDADES PARA 2021

O secretário de Comércio e Relações Internacionais e embaixador, Orlando Leite Ribeiro, ministrou a palestra Cenários do Comércio Global para 2021. Ele destacou que poderão surgir boas oportunidades para a exportação de grãos para o mercado asiático. Segundo ele, a exportação de carne suína no Brasil cresceu quase 60%, puxada pelo mercado chinês. E deve se manter assim, devido à alta qualidade da produção nacional de suínos.

Destacou também o café. O Brasil é o maior produtor e maior consumidor do grão. “Temos exportado muito, graças à imagem de credibilidade do nosso café. Vejo o comércio internacional do café com expectativas positivas nos próximos anos”, avalia.
 


SAIBA MAIS

Para assistir o evento de assinatura e a apresentação do embaixador, clique aqui.
Clique aqui para assistir ao vídeo explicativo do acordo de cooperação.

Mapa lança edital de Intercooperação

Brasília (21/10/2020) - O apoio mútuo e a troca de experiências entre cooperativas é um dos pilares do movimento cooperativista. Com intercooperação, todos os envolvidos ganham e crescem mais. Por isso, o incentivo a essa prática agora também fará parte das políticas de Estado voltada ao cooperativismo. 

Nesta quarta-feira, 21/10, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou o lançamento de um edital dentro do programa Brasil Mais Cooperativo, com foco na intercooperação. A iniciativa será promovida em parceria com a OCB e com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). 

O edital do Projeto Eixo Intercooperação será lançado oficialmente na próxima segunda-feira, 26/10, às 17h, na live Agro Intercoopera, realizada pela OCB e transmitida em seu canal do YouTube. Durante o evento será explicado o passo a passo para inscrição no edital e todas as informações necessárias para as cooperativas participarem. 

Intercooperar para crescer 

O objetivo do Projeto Eixo Intercooperação é selecionar 24 cooperativas do Nordeste, registradas e regulares na OCB, preferencialmente da agricultura familiar e que estejam localizadas na região do semiárido ou do Agronordeste. 

Após a seleção, essas cooperativas vão receber uma espécie de mentoria de outras cooperativas que estão mais avançadas em aspectos importante para os negócios, como o acesso a mercados, gestão e governança e aprimoramento de processos. 

As coops beneficiadas pelo projeto vão trilhar uma jornada que passa por uma série de etapas, acompanhadas de perto por especialistas, para aprimorarem sua atuação e gestão.

Live Agro Intercoopera 

Para ajudar as cooperativas que têm interesse em se inscrever no edital, a OCB vai realizar uma live onde será abordada a importância da intercooperação para o desenvolvimento das coops brasileira, além de trazer o detalhamento sobre o projeto e o processo seletivo. 

O evento contará com a presença do presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, do secretário de Agricultura familiar e Cooperativismo do Mapa, Fernando Schwanke, e do representante do IICA no Brasil, Christian Fisher.

Participe! Acesse bit.ly/live-coop-agro e se inscreva gratuitamente para acompanhar!

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Melhores do ano: recorde de inscrições no Prêmio

Começou hoje (13/10) o processo de julgamento dos 595 projetos concorrendo ao Prêmio SomosCoop: Melhores do Ano, promovido pelo Sistema OCB a cada ano par. No total, 320 cooperativas, de Norte a Sul do país, submeteram seus cases de sucesso. Dessas, um seleto grupo receberá o troféu como reconhecimento à criatividade, à visão e aos resultados obtidos por elas ao longo dos últimos dois anos.

"Cada vez mais conseguimos mostrar a força do nosso movimento, mesmo em momentos de crise. Sabemos que o impacto do nosso setor é gigante e retrata crescimento, transformação e geração de renda. O Prêmio Melhores do Ano é uma forma de destacar os as boas práticas das coops que tenham proporcionado benefícios reais aos seus cooperados e à comunidade", comentou o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.

A banca julgadora também cresceu - para dar conta de analisar cada projeto inscrito - e este ano é composta por uma equipe de mais de 60 pessoas. No dia 28 de outubro, vamos conhecer os finalistas. Os vencedores serão revelados na cerimônia que está sendo preparada para o dia 24 de novembro. 

Outra data importante será o dia 3 de novembro. Como novidade, nesta edição o Prêmio SomosCoop: Melhores do Ano ganhou a categoria "Influenciadores Coop". Os concorrentes foram indicados por entidades do setor e a votação para escolher os vencedores será popular, online, a partir desse dia.

Online também será a cerimônia de entrega, que está sendo pensada especialmente para esta edição que ocorre no cenário pandemico. "Seguindo todas as recomendações e cuidados, vamos conhecer os projetos e as cooperativas vencedoras. Sabemos do carinho das nossas coops com o Prêmio e, no ritmo da adaptabilidade, teremos o nosso evento especial. E contamos com a participação de todos em mais um momento de celebração das conquistas do Cooperativismo brasileiro", finalizou, em tom de convite, Márcio Lopes de Freitas.

Saiba mais sobre o Prêmio

http://melhores.premiosomoscoop.coop.br/

Cooperativas baianas realizam ações em prol da doação de órgãos

Salvador (22/9/20) – Quando o assunto é transplantes de órgãos, o Brasil é visto como referência mundial, já que possui o maior sistema público de transplantes do mundo, sendo que mais de 90% dos procedimentos são financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com informações do Ministério da Saúde. O país é o segundo maior transplantador do mundo, ficando apenas atrás dos Estados Unidos.

Apesar dos números otimistas, e de uma maior publicidade em campanhas, ainda é necessário desmistificar alguns tabus sobre os processos dos transplantes e das doações, já que estes fatos podem afetar negativamente a compreensão dos familiares no momento da solicitação da autorização para que o familiar falecido seja declarado doador de órgãos. A consequência da desinformação é o crescimento do número de pessoas na fila por um órgão. Em 2019, segundo dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, o número de pessoas na lista de espera chegou a 40 mil.

Em 2020, com a pandemia de Covid-19, os impactos do novo coronavírus no setor de transplantes de órgãos também foram sentidos por hospitais e equipes que trabalham diretamente nesta área. Um cenário que tem impactado no aumento da espera pelo transplante.

 

CORRENTE DA COOPERAÇÃO

Sabendo da relevância de tratar este tema, que desde 2017 a Oceb e o Sescoop/BA, juntamente com as cooperativas baianas, levantam a bandeira da campanha “Coopere com a Vida: Seja doador de órgãos e avise a sua família”, fazendo referência ao “Setembro Verde”, a fim de sensibilizar a sociedade baiana em torno desta importante causa. Um dos objetivos da campanha é que mais pessoas possam conversar com suas famílias sobre o tema, a fim de que no momento oportuno os familiares possam dizer “sim” a este ato humanitário.

Diferente dos anos anteriores, por conta das medidas de segurança, em 2020 as mobilizações da campanha acontecerão em um novo formato. As redes sociais do Sistema Oceb e das cooperativas baianas serão o nosso espaço de mobilização. Usaremos o digital para sensibilizar as pessoas, que neste momento de pandemia têm estado cada vez mais presentes no ciberespaço. As cooperativas podem participar da campanha utilizando materiais como: vídeos, cards de divulgação, fotos de mobilizações anteriores, e até algumas ações presenciais (mas sem esquecer dos procedimentos de segurança, ok?). 

A nossa tradicional Caminhada Cooperativista (que não acontecerá este ano por motivos de segurança) dará espaço para a CooperaLive, no dia 25 de setembro, às 18h, no canal do YouTube do Sistema Oceb. O evento contará com a presença de representantes das cooperativas baianas e dos órgãos dos responsáveis por transplantes de órgãos no estado da Bahia.

Já se declarou doador hoje?

 

(Fonte: Sistema OCEB)

Fundação ABC implanta primeira Smart Farm do Brasil

Ponta Grossa (11/9/20) – A Fundação ABC, instituição de pesquisa que tem como mantenedoras as cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, anunciou a instalação de uma nova área, que vai utilizar as mais modernas tecnologias existentes para a condução de uma lavoura, inicialmente de soja, utilizando equipamentos de precisão, sensores, imagens de satélites e drones, por exemplo. O modelo de atuação no campo é a Agricultura Inteligente, mundialmente conhecido como Smart Farming, que irá integrar o sistema de informação de gestão, agricultura de precisão e automação agrícola e robótica. Neste formato, é o primeiro do segmento no Brasil.

A iniciativa irá demonstrar, avaliar, desenvolver, divulgar e propor aos cooperados as melhores práticas a serem tomadas, com técnicas como medição de condutividade elétrica do solo e sensor de identificação de ervas daninhas, gerando não apenas economia financeira como tornado o processo agrícola mais sustentável, causando menos impacto ao meio ambiente.

“Nosso objetivo, nesta área, é conduzir as safras utilizando as novidades tecnológicas já disponíveis juntamente com todo o conhecimento desenvolvido pelos setores de pesquisa da Fundação ABC, com o objetivo de apresentar aos produtores resultados técnicos, econômicos e sustentáveis, para virem a ser aplicados nas propriedades dos mais de cinco mil produtores que atendemos atualmente e que somam quase 495 mil hectares, agregando valor aos sistemas de produção”, destacou Luís Henrique Penckowski, gerente Técnico e de Pesquisa da instituição.

Para isso, a área em que todo este conceito será instalado fica no município de Ponta Grossa, às margens da Rodovia PR-151, um pouco mais adiante do Campo Demonstrativo Experimental (CDE), sentido oeste, num total de 29,15 hectares. O espaço, de propriedade da Frísia Cooperativa Agroindustrial, foi disponibilizado para a Fundação ABC. Assim, como apoiadora do projeto, será no evento dela que a instituição de pesquisa apresentará os primeiros resultados obtidos. Será na Digital Agro 2021, que vai ocorrer de 13 a 15 de julho de 2021, em Curitiba (PR).

Gerente agrícola da Frísia Cooperativa Agroindustrial e coordenador da feira Digital Agro, Marcelo Cavazotti afirmou que o lançamento da abc Smart Farm “é um momento histórico”. “É um passo a frente, pois a Fundação ABC passa a testar e validar um conjunto de tecnologias. A Frísia, com 95 anos de história, sempre foi pioneira, inclusive criando a feira Digital Agro, que nasceu com o propósito de levar tecnologias para próximo do agricultor”.

O preparo da área para a próxima safra de verão já começou. A equipe da Fundação ABC fez a medição da condutividade elétrica do solo, com equipamento de última geração, e com isso um mapa foi gerado para determinar os pontos para a coleta de solo.

Penckowski contou que a proposta foi muito bem recebida dentro da instituição e junto a alguns futuros parceiros do projeto, que se chamará “abc Smart Farm”. E o fator mais chamativo é pela quantidade de informação que será gerada para o agro brasileiro, uma vez que será um espaço único que receberá toda a informação da fundação, com o apoio da tecnologia nas tomadas de decisões. “É algo inédito em toda a região de atuação do grupo ABC, bem como nas outras regiões em que a instituição atua. E do pouco que foi falado, com a intenção de buscar alguns parceiros importantes para este projeto, a receptividade foi ótima”, completou.

NOVIDADES

Confira as tecnologias que já podem ser implantadas na primeira safra:

  • Uso de imagens de satélite para analisar a variabilidade espacial, que já foi utilizado para analisar o azevém, plantado no inverno;
  • Condutividade Elétrica Aparente (CEa) do Solo para analisar a variabilidade espacial e definir a amostragem de solo;
  • Coleta de solo nas manchas definidas pela CEa do Solo e nas profundidades recomendadas pelo setor de Solos e Nutrição de Plantas, utilizando aplicativos de navegação gratuitos;
  • Mapas de Fertilidade, com interpretação das características de fertilidade do solo por zonas de manejo. Serão gerados cálculos de correção e adubação de solo de forma customizada, visando máximo de viabilidade técnica e econômica. E, por fim, aplicação em taxa variável de corretivos e fertilizantes;
  • Uso de câmeras multiespectrais para verificar a variabilidade espacial da matéria orgânica e argila e a detecção precoce de doenças;
  • Mapas e telemetria da semeadura e ajuste de população e dose pelo aplicativo da Fertisystem;
  • Mapas e telemetria da pulverização, em parceria com empresa da Argentina;
  • Dessecação utilizando sensores ópticos;
  • Monitoramento das lavouras com uso de drones;
  • Evapotranspiração por balanço energia, para medir Perdas de produtividade por déficit hídrico;
  • Mapas de colheita e custo de produção e rentabilidade, por pixel e por zonas;
  • Amostragem de pragas com a utilização de novas tecnologias e o sigmaABC;
  • Monitoramento do molhamento foliar: para detalhar a variabilidade espacial do orvalho - uso de covariáveis para predição.

(Fonte: Frísia)

Webinar debate diferencial das coops no varejo

São Paulo (1º/9/20) – “Neste cenário tão adverso e de incertezas, queremos enaltecer o diferencial competitivo das cooperativas”, diz o presidente executivo da Cooper/SC, Osnildo Maçaneiro. E para ressaltar a importância do modelo de negócio cooperativo no ramo Consumo e no varejo brasileiro, principalmente no período de crise, o Sistema Ocesp, em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), realiza nesta terça-feira, 1º/9, às 18 horas, o webinar Tendências e Desafios no Varejo Brasileiro. Além de Osnildo, o evento também receberá o doutor do Centro de Excelência em Varejo da FGV, Mauricio Morgado, e o presidente executivo da Coop e diretor do ramo Consumo da Ocesp, Márcio Valle. A mediação será do consultor do Ramo Consumo do Sistema Ocesp, Rodrigo Dias.

Quer participar? É só clicar aqui.

 

(Fonte: Sistema Ocesp)

Sistema Ailos alcança a marca de R$ 10 bilhões em ativos

Brasília (18/8/20) – Em meio ao cenário atual, o Sistema Ailos continua trabalhando para auxiliar os pequenos empresários e criando meios para atender todos os cooperados de forma segura e com a mesma agilidade e transparência de sempre. Uma prova disso foram as assembleias on-line que contaram com mais de 9 mil participações em 118 eventos 100% digitais.

Brindando todo o trabalho que vem sendo executado pelas cooperativas do Ailos, o sistema que conta com 13 cooperativas de crédito atingiu a marca de R$ 10 bilhões em ativos, além do volume de 900 mil cooperados.

“Comemoramos esses números com muito otimismo e cientes de nossa responsabilidade. Os resultados alcançados refletem a confiança dos nossos cooperados nas soluções que temos oferecido e no atendimento prestado. O nosso foco é facilitar a vida do cooperado, oferecendo soluções que atendam suas necessidades, mesmo em cenários completamente diferentes do esperado”, comenta Rodrigo Imthurn, superintendente de operações e produtos da Central Ailos.

O Sistema Ailos atua nos três estados do Sul do Brasil, conta com 13 cooperativas de crédito e mais de 3,4 mil colaboradores. (Fonte: Sistema Ailos)

Ocern elege nova diretoria

Brasília (10/8/20) – Em um momento histórico pra o cooperativismo potiguar, a Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Norte (OCERN) realizou sua primeira Assembleia Geral Ordinária no formato digital. O evento que ocorreu no sábado, dia 1º de agosto, contou com a participação presencial de alguns representantes de cooperativas do estado.

A ordem do dia contemplou, entre outros assuntos, a prestação de contas do exercício 2019, eleição do Conselho de Administração, (Representantes de Ramos) com composição da Diretoria Executiva (Presidente, Vice e Secretário), além da eleição do Conselho Fiscal.

A equipe técnica do Sistema OCERN elaborou um rigoroso protocolo de segurança com aferição de temperatura e oxigenação sanguínea, além de distribuição de máscaras, disponibilização de álcool em gel e distanciamento de, no mínimo, 1,5m entre os participantes que acompanharam a AGO na Casa do Cooperativismo potiguar. O evento foi realizado no auditório com janelas abertas para total circulação de ar. Confira como ficou a Diretoria da OCERN:

 

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA OCERN 

Presidente: Roberto Coelho da Silva (Fecoern)

Vice-Presidente: Joseilson Medeiros de Araújo (Coafs)

Secretário: Frederich Marcks Abreu de Góes (Coopanest/RN)

 

REPRESENTANTES DE RAMO

Ramo Infraestrutura

Titular: Roberto Coelho da Silva (Fecoern)

Suplente: José Edival Germano Martins (Fecooharn)

 

Ramo Saúde

Titular: Frederich Marcks Abreu de Góes (Coopanest/RN)

Suplente: Marcelo Bessa de Freitas (Coopern Enfermagem)

 

Ramo Agropecuário

Titular: Joseilson Medeiros de Araújo (Coafs)

Suplente: Maria da Guia da Silva Araújo (Comfa)

 

Ramo Transporte

Titular: Roniere Carvalho de Lima (Coopex)

Suplente: Rubens Marques Bezerra (Cooptagran)

 

Ramo Consumo

Titular: Arlindo Barbosa de Araújo (Coopefarma)

Suplente: Wani Fernandes Pereira (Cultural)

 

Ramo Crédito

Titular: Manoel Santa Rosa Macedo da Silveira (Sicoob/RN)

Suplente: Custódio Ricardo Arrais Neto (Sicoob Potiguar)

 

Ramo trabalho, Produção de Bens e Serviços

Titular: José Edgar Gomes Júnior (Coopagro)

Suplente: Manoel Carlito de Carvalho (Comtern)

 

CONSELHO FISCAL DA OCERN

Eugênio Carlos Araújo (Uniodonto/RN) - Efetivo

Marcelo Macedo Tinoco (Coopban/RN) - Efetivo

Admilson Silva de Morais (Natalcoop Entregas) - Efetivo

Bruno Henrique de Araújo Lucena (Cohaprovern) - Suplentes

José Medeiros do Nascimento (Coopalegre) - Suplentes

Rogério De Azevedo Barbalho (Coopcon) - Suplentes

 

Fonte: Com informações da Ocern

Ocemg realiza corrida de rua de forma virtual

Brasília (16/6/20) – Estão abertas as inscrições para a nona edição da Corrida da Cooperação – Este ano em novo formato - Em Casa. O evento, promovido pelo Sistema Ocemg, acontecerá no dia 4 de julho, unindo cooperativismo, esporte e solidariedade. Devido à pandemia de Covid-19, a edição 2020 será realizada em formato virtual, através de uma live transmitida pelo canal do Sistema Ocemg no Youtube.

O circuito e a interação estão garantidos, confirmando que, mesmo em casa, é possível se exercitar e cooperar. Vale destacar que a participação do público ainda vai contribuir com milhares de pessoas, visto que o valor da inscrição será integralmente revertido em doações de alimentos para as instituições sociais apoiadas pelo Sistema Ocemg no programa Dia de Cooperar 2020. Os interessados já podem se inscrever pelo site www.sistemaocemg.coop.br/eventos/corrida.

Para viabilizar a entrega das camisas dos atletas, o Sistema Ocemg firmou parceria com as cooperativas de táxi de Belo Horizonte, via Federação das Cooperativas de Transporte (Fetranscoop-MG). Assim, todos os atletas inscritos, de Belo Horizonte e Região Metropolitana, receberão as camisas em casa, pelos motoristas das cooperativas de táxi, um setor que foi fortemente impactado pela pandemia. Confira o regulamento e todas as informações sobre a corrida no site. O evento contemplará circuitos entre 20 minutos e 1 hora.

A 9ª Corrida da Cooperação – Em Casa segue com o objetivo comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo e difundir os benefícios do segmento. Este ano, a iniciativa ainda integrará o Dia de Cooperar e fará parte das ações comemorativas do maior programa cooperativista de solidariedade do país, em 4 de julho. A Corrida também busca fomentar a integração do setor com a sociedade por meio da participação de atletas, familiares, cooperados, amigos e demais interessados. (Fonte: Sistema Ocemg)

 

SERVIÇO

9ª Corrida da Cooperação – Em Casa

Data: Sábado, 4 de julho

Local: Online – por meio de uma live no canal do Sistema Ocemg no Youtube.

Integrada doa 8 mil máscaras descartáveis no PR

Curitiba (30/3/20) – Sensível às necessidades dos órgãos de saúde no combate ao Covid-19, a Cooperativa Integrada doou 8 mil máscaras descartáveis aos Hospitais Universitários de Londrina, Maringá e Cascavel, no Paraná. A medida visa ajudar a conter a disseminação do coronavírus. Para a unidade Londrina, onde se encontra a Matriz da Integrada, foram doadas 4 mil unidades. As outras 4 mil máscaras serão divididas em 50% entre os hospitais universitários de Maringá e Cascavel.

O diretor vice-presidente da Integrada, João Francisco Sanches Filho, destaca que a cooperação é o que move o sistema. “A força da união fará a diferença para que os hospitais, responsáveis por milhares de atendimentos em nosso Estado, continuem prestando cuidados à saúde das pessoas, neste momento adverso”.

O superintendente geral da Integrada, Haroldo Polizel, afirma que o momento requer cuidados redobrados para evitar a contaminação e/ou disseminação do Coronavírus (Covid-19), além de serenidade e responsabilidade para o bem coletivo. “Nossos cooperados e time de colaboradores seguem trabalhando para produzir alimentos e abastecer o Brasil e mais de 30 países ao redor do mundo”.

Em linha com os seus valores de cooperação e valorização de pessoas, a Integrada vem tomando todas as medidas de segurança necessárias, recomendadas pelos órgãos competentes. O foco é conter o avanço da disseminação do Coronavírus e manter a integridade de seus cooperados, colaboradores, clientes, parceiros e toda a comunidade.

Para isso, a cooperativa criou um Comitê de Risco. Adiou e suspendeu reuniões, treinamentos e eventos. Os colaboradores de grupos de risco, como idosos, pessoas com doenças pré-existentes, problemas respiratórios, gestantes, foram liberados de suas atividades.

A higienização nos locais de atuação foi reforçada e as aglomerações foram rigorosamente reduzidas. Foi adotada a modalidade do trabalho remoto, cujas funções podem ser exercidas à distância. O uso de canais de comunicação eletrônicos como telefone, e-mail, WhatsApp, Portal do Cooperado, entre outros, foram priorizados.

Com o propósito de atender cooperados e clientes e produzir alimentos, colaborando com o abastecimento no mundo, as indústrias seguem operantes, assim como toda cadeia de produção e comercialização de grãos e insumos. As atitudes de prevenção e combate ao Coronavírus, aliadas às ações de solidariedade e cooperação, podem gerar grandes resultados, local e globalmente. (Fonte: Integrada)

Começa Show Rural Coopavel 2020



Brasília (4/2/20) – As atividades do Show Rural Coopavel 2020 foram abertas na manhã desta segunda-feira (3/2), em Cascavel, no oeste do Paraná. Realizado pela Coopavel, o evento reúne expositores, instituições financeiras e outras empresas do agronegócio. Assim que desembarcam no Parque Tecnológico do Show Rural, as comitivas de ônibus recebem um bom-dia caloroso da equipe do Sistema Ocepar.

Um chapéu personalizado é entregue e os visitantes são conduzidos ao auditório da Casa Paraná Cooperativo, onde recebem informações sobre o Sistema Ocepar e o cooperativismo paranaense. Após uma breve apresentação, os visitantes são convidados a conhecer a Casa Paraná Cooperativo, espaço de mais de 2 mil m2, e que reúne 14 cooperativas expositoras.

 

SANIDADE

A programação do auditório da Casa Paraná Cooperativo, no Show Rural Coopavel 2020, iniciou na tarde de segunda-feira (3/2), com o Fórum de Sanidade que reuniu mais de 250 cooperados do Paraná. Com o tema avanços na sanidade agropecuária do Paraná e Brasil, o engenheiro agrônomo Airton Spies abordou questões sobre a excelência sanitária. “É importante ter rebanhos, pomares e lavouras livres de doenças. Assim nossos produtos serão em quantidade e qualidade garantida, ainda com defesa agropecuária robusta e confiável”, explicou.

Spies, destacou que o setor produtivo, através da Ocepar, contribuiu, de forma significativa para que as autoridades entendessem que era a hora certa para esse passo. “Sai a vacina e entra a defesa preventiva reforçada e novamente as cooperativas são agentes fundamentais para a manutenção dessa conquista, que certamente irá se transformar num diferencial para novos negócios.”

O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, também fez uma participação no Fórum. Ele apresentou um panorama sobre a sanidade agroecológica no Paraná, destacando que produtos de qualidade e seguros ganham mercados e geram renda. Ele destacou os avanços obtidos no estado nos últimos anos, resultado de estratégia adotada e implementada conjuntamente pelos setores público e privado. Entre os exemplos na área, ele citou o fim da vacina contra a febre aftosa, o funcionamento do Sistema de Trânsito Agropecuário (Sistran), o zoneamento de cultivo, o vazio sanitário, o programa alimento seguro, entre outras iniciativas.

 

INOVAÇÃO

Referência não só para a região Sul, a feira já se consolidou como uma das mais importantes do país. O tema desta edição é inovação. A ideia é convidar os participantes a pensarem sobre como reinventar a vida no campo e isso passa, necessariamente, por formas diferentes de produzir o trigo, o arroz, os vegetais, o algodão e tudo mais que a gente consome todos os dias. A Show Rural Coopavel 2020 prossegue até 7 de fevereiro.

 

SOMOSCOOP
 

E se o assunto envolve pensar fora da caixa, o SomosCoop precisa estar junto. É por isso que estamos montando um espaço cheio de interação, cooperação e possibilidades. A ideia é ver, na prática, como o cooperativismo pode transformar – para melhor – a vida das pessoas. Os participantes podem participar de um jogo para conhecer, de forma interativa, o SomosCoop. Vale a pena conferir.

 

SOBRE A FEIRA

A Show Rural Coopavel é o local onde as pessoas encontram todo o suporte necessário para produzir mais e melhor. É lá que os participantes acessam novas técnicas de manejo e administração, novas tecnologias, novos produtos, novas máquinas e novas maneiras de se reinventar. A estrutura da feira tem mais de 720 mil m² e conta com mais de 600 expositores de diversas áreas do agronegócio. São mais de quatro mil colaboradores para ajudar os interessados a se superarem. (Com informações do Sistema Ocepar)

 

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imagem site coop

Sistema OCB assina cooperação para o Brasil Mais Cooperativo

Mais uma ação em defesa do cooperativismo brasileiro vai movimentar o cenário brasileiro. O Sistema OCB assinou, na terça-feira (15/10), o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para o programa Brasil Mais Cooperativo. Essa é mais uma conquista da parceria entre o Mapa e a entidade. E o presidente do Sistema, Márcio Lopes de Freitas, foi pessoalmente a Chapecó (SC) para firmar mais esse compromisso ao lado da ministra Tereza Cristina e do secretário da Agricultura Familiar, Fernando Schwanke.

A assinatura do ACT, que terá vigência de 2 anos, ocorreu durante a solenidade de reinauguração do Frigorífico Aurora Chapecó (FACH 1). A unidade foi duplicada e passa a contar com 5,5 mil colaboradores.  É muito emprego sendo gerado na maior unidade industrial de processamento suíno do país! Estarão presentes o presidente da cooperativa, Mário Lanznaster, e demais dirigentes.

 

PARCERIA

O programa Brasil Mais Cooperativo foi lançado em julho deste ano, com o objetivo de fortalecer o cooperativismo brasileiro e o Sistema OCB participou ativamente das discussões.

A política pública vai orientar todas as ações do ministério com relação ao incentivo para o desenvolvimento das cooperativas, em especial as do Ramo Agropecuário. Por esse motivo, o Sistema OCB faz questão de fornecer todo subsídio com relação a dados que possam ajudar a construção de um Brasil de fato mais conectado com o cooperativismo.

Estão no foco do Brasil Mais Cooperativo o aprimoramento da gestão, a assistência técnica e o acesso a mercados para cooperativas de pequeno e médio porte, principalmente as localizadas no semiárido brasileiro.

No acordo assinado, o foco maior é no quesito intercooperação. A proposta é a troca de boas práticas entre cooperativas. Com isso, a entidade pretende lançar edital para selecionar cooperativas a serem apoiadoras e outras para receberem esse fomento. A prioridade é atender às coops da agricultura familiar.

Por meio de questionários, os participantes terão a oportunidade de aprender aspectos e diagnósticos sobre a maturidade em negócios domésticos e internacionais.

A capacitação conta com visitas às cooperativas apoiadoras, acompanhamento e consultoria especializada em gestão, material didático sobre Compras Públicas e Primeira Exportação de Cooperativas, workshop e uma possível missão técnica para conhecer boas práticas aplicadas no mercado internacional.

Tanto avanço só pode resultar em desenvolvimento para o cooperativismo como um todo!

 

O EVENTO

A cerimônia ocorreu no bairro Efapi, em Chapecó (SC), em meio à comemoração dos 50 anos de fundação da Aurora Alimentos e reinauguração do Frigorífico Aurora Chapecó.

Essa unidade, a FACH 1, recebeu várias ampliações, sendo a mais recente em 2018. Agora, com a duplicação, terá sua capacidade de abate aumentada de 5.230 suínos por dia para 10.527 cabeças por dia, segundo a cooperativa. Isso representa um incremento de mais de cem por cento na produção diária.

E a tecnologia não poderia estar de fora dessa inovação. Para alcançar esses resultados, a cooperativa Aurora vai implementar o abate humanitário. Trata-se do uso do gás CO2, que faz do processo indolor. Também serão utilizados na unidade a robotização da paletização de industrializados, a automação no processo de embalagem de linguiças frescais e a automação e robotização no cozimento de mortadela.

Esse foi mais um investimento que deve alavancar ainda mais essa produção para levar cada vez mais sabor e satisfação à mesa dos brasileiros.