Notícias negócios

 

Somos Líderes tem live sobre transformação digital

Brasília (29/6/21) – A terceira live do programa Somos Líderes vai discutir a transformação digital no cooperativismo. O público-alvo são os jovens que disputam uma das 70 vagas do programa. O objetivo é desmistificar e normalizar os processos de inovação e digitalização nas cooperativas, bem como trazer sugestões práticas de como conduzir esses processos, pensando em inovação do ponto de vista tecnológico e, também, do ponto de vista da cultura organizacional e das pessoas.

O evento ocorre nesta terça-feira (29/6), às 19h, no canal do Sistema OCB, no Youtube. Além do superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, e da coordenadora de Inovação da OCB, Samara Araujo, também participam a especialista Digital, com atividades ligadas à cooperativismo, diversidade, cultura e pessoas na Transformação Digital do Centro Administrativo Sicredi, Camila Luconi Viana, e o consultor para Desenvolvimento de Estratégias Digitais da Seguros Unimed, Marcelo Smarrito.

Vale destacar que, nesta que é a terceira etapa do programa, com o tema Me tornando um líder de impacto, os jovens inscritos deverão assistir pelo menos três das quatro lives, para participar da seleção dos candidatos finalistas. Ah, e durante a programação, será disponibilizada a lista de presença, portanto, os jovens deverão acompanhar a live do início ao fim.

imagem site coop

Revista Cadernos de Economia abre chamada para artigos

Brasília (23/6/21) – Se você é um ávido pesquisador dos assuntos que envolvem o cooperativismo, sabia que pode submeter seus artigos para uma edição especial da Revista Cadernos de Economia? Basta encaminhar o material até o dia 30 de agosto. Vale destacar que a chamada é de responsabilidade da Unochapecó, por meio do curso de Ciências Econômicas, à frente da publicação.

O tema da revista será: Dossiê – Cooperativismo e desenvolvimento: experiências no contexto brasileiro. A previsão de publicação é outubro deste ano. Para conhecer as regras de submissão, se cadastrar e enviar trabalhos, basta acessar o site da revista.

"Escolhemos construir um dossiê sobre cooperativismo, abordando os mais diversos aspectos que o compõem, por se tratar de uma temática relevante, atual e em crescente debate, tanto no contexto acadêmico quanto de mercado. Além disso, a comunidade acadêmica da Unochapecó é composta por indivíduos dos mais diversos municípios do entorno chapecoense, onde o cooperativismo se mostra como uma importante força econômica, contribuindo positivamente com a dinâmica local", afirma Cássia Heloisa Ternus, professora do curso de Ciências Econômicas da Unochapecó e membro da equipe editorial da revista.

Quer saber mais? Então, clica aqui.

Sistema OCDF fará hackathon online

Brasília (23/6/21) – Durante 10 dias, 50 cooperados e colaboradores de cooperativas do Sistema OCDF e de outras unidades do Sescoop estarão imersos no Hackacoop - um hackathon online cujo objetivo é promover soluções inovadoras para o cooperativismo. Com início no dia 5 de julho e término no dia 16 de julho, os grupos participarão de uma intensa jornada com atividades online, por meio de webinários e ações entre os membros do time.

Baseado no conceito de hackathon, hack (programar) e marathon (maratona), este tipo de evento tem como finalidade reunir profissionais para gerar ideias e resolver problemas pré-definidos. Contando com 50 inscritos em 10 times, o evento foca em atividades de liderança no tocante à criação de soluções.

Cada um dos times irá criar soluções para a resolução de necessidades nas temáticas: Melhoria da Imagem do Cooperativismo e Desenvolvimento de Cooperativas. Cada temática contará com o suporte de mentores especialistas pertencentes à rede de relacionamento do Sistema OCDF, além de profissionais que facilitarão o conteúdo dos webinários de capacitação técnica.

O encerramento do Hackacoop, com a publicação dos vencedores, acontecerá no dia 16 de julho, com a premiação em dinheiro para as três primeiras colocadas. As inscrições estão abertas e se encerrarão no dia 27 de junho, podendo ser acessado o Edital e formulário pelo endereço eletrônico: www.hackacoop.com.


PREMIAÇÃO

Durante os dez dias, os times terão atividades para desenvolver soluções inovadoras com base nos objetivos do Hackacoop. Com a participação especial de jurados técnicos, serão eleitos três times vencedores com as melhores soluções. O primeiro colocado receberá o valor de R$ 5 mil, o segundo R$ 3 mil e o terceiro R$ 1,5 mil sendo estes valores globais a serem compartilhados entre os membros.

 

WEBINARS

Ao longo dos dez dias os times participarão de seis webinars, com conteúdos técnicos para ampliar as suas competências, desde temas para encontrar, analisar e resolver problemas internos de uma organização, como testar uma solução e encaminhá-la.


BRINDES

Todos os inscritos receberão, em seus endereços, um kit inteiramente grátis e personalizado, contendo: mochila, camiseta, caneca, squeeze, bloco de anotações e caneta.

O Hackacoop está sendo realizado e patrocinado pelo Sistema OCDF e é gerenciado pelo Núcleo de Gerenciamento de Projetos para Empresas Juniores, NGPjr.

 

CONTATO

SESCOOP/DF

Poliane Torres

Analista de Cooperativismo

Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

(61) 9 9916 3116

www.somoscooperativismo-df.coop.br

@sistemaocdf

 

NGPjr

Gabriel Caldas

Diretor de Operações

Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

(85) 9 9652 8847

www.gpjr.org.br

@gpjr.insta

 

HACKACOOP

Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

www.hackacoop.com

@hackacoop

 

(Fonte: Sistema OCDF

Faculdade Unimed: referência em soluções educacionais em saúde

São Paulo (25/6/21) – A pandemia mudou as perspectivas do sistema de saúde no mundo inteiro e discussões sobre a escassez de profissionais no setor passaram a fazer parte da agenda de governos e da sociedade. Até 2030, estima-se que o déficit global chegará a mais de 18 milhões de profissionais de saúde, segundo a consultoria KPMG.

Consolidar-se como instituição especialista e de referência nacional na formação de profissionais para assistência e gestão em saúde, difundir conhecimentos, fortalecer a educação no Sistema Unimed e no Brasil. Esses são alguns dos objetivos da nova gestão da Fundação e Faculdade Unimed, eleita para o ciclo 2021-2025. A nova diretoria tomou posse na manhã desta quinta-feira (17), em Belo Horizonte.

Com 26 anos de história, a Fundação mantém a Faculdade Unimed que, desde 2016, é a instituição de ensino superior do sistema de cooperativas médicas que lidera a saúde suplementar no Brasil. Credenciada pelo Ministério da Educação, a Faculdade oferta de cursos de graduação, pós-graduação e curta duração, presenciais ou a distância, nas áreas de gestão, saúde e cooperativismo. A instituição vem se consolidando e já capacitou mais de 150 mil profissionais no país.

Também nessa quinta-feira, foi assinado um memorando de entendimento com a Fundação Dom Cabral, reconhecida entre as dez melhores escolas de negócios do mundo, para desenvolver soluções educacionais e um programa de cooperação acadêmica, científica e cultural em campos de interesse mútuo. A parceria envolverá troca de experiências, permuta de recursos de ensino, intercâmbio de professores e elaboração de novos cursos, entre outras iniciativas.

 

Projeto para um think tank

A presidência da Fundação e a diretoria-geral da Faculdade agora estão a cargo do médico do trabalho e sanitarista Helton Freitas, presidente da Seguros Unimed desde 2015. O projeto da nova gestão é transformar a instituição em um think tank do setor de saúde nos próximos quatro anos, gerando e disseminando conhecimentos de gestão, incubando modelos de atenção à saúde mais efetivos e sustentáveis. Outra importante vertente é o desenvolvimento da cultura de cooperação, associando-a a ferramentas mais contemporâneas de gestão e governança.

“Nossa visão é consolidar a Fundação e Faculdade Unimed como referência para todo o setor de saúde, como um verdadeiro laboratório de ideias. Queremos transformar as nossas cooperativas, fortalecer sua competitividade no mercado de saúde suplementar e construir pontes que nos levarão rumo à inovação e a um futuro melhor”, afirma Helton Freitas. O presidente destaca, entre os primeiros passos, estreitar o relacionamento com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), em parcerias para fomentar as cooperativas Unimed.

“Em 2021, completamos 50 anos da presença nacional do Sistema Unimed, que hoje alcança 84% dos municípios, nas cinco regiões do país. Atendemos a mais de 18 milhões de brasileiros”, cita o presidente da Unimed do Brasil, Omar Abujamra Júnior, também diretor de Relações Institucionais da Fundação. “A capacitação e o desenvolvimento permanente de nossos médicos cooperados, dirigentes e colaboradores são um grande ativo estratégico, o que faz da Fundação e da Faculdade Unimed um dos pilares de sustentabilidade do nosso Sistema”, analisa.

Compõem ainda a nova gestão o diretor Administrativo e Financeiro da Fundação Unimed e presidente da Unimed Participações, Adelson Severino Chagas, e o diretor de Gestão Educacional e Desenvolvimento da Fundação Unimed e presidente da Central Nacional Unimed, Luiz Paulo Tostes Coimbra. A Diretoria Acadêmica da Faculdade Unimed será assumida pelo médico Fábio Leite Gastal.

 

Fundação e Faculdade Unimed

A Faculdade Unimed oferece hoje 301 cursos no total, sendo 171 on-line, 107 livres, 21 de pós-graduação e dois de graduação tecnológica. Conta com 89 colaboradores e mais de 200 professores. Sua sede está em Belo Horizonte, com polos educacionais em todas as regiões do país, como nas cidades de São Paulo (SP), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Vitória (ES), Recife (PE), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Cuiabá (MT), Governador Valadares (MG) e Ji-Paraná (RO).

Mantenedora da Faculdade, a Fundação Unimed foi criada em 1995 para suprir a demanda por capacitação e desenvolvimento profissional para o Sistema Unimed. No entanto, a atuação não se restringiu ao Sistema e suas soluções educacionais nas áreas de gestão, saúde e cooperativismo estão disponíveis a todo o mercado.

Em 2020, a Faculdade Unimed potencializou a área de educação a distância, com a entrega de 117 projetos e a virtualização dos cursos de graduação e pós para continuidade das aulas na pandemia. Também foram lançados os cursos de graduação EAD em Gestão de Cooperativas e Gestão Hospitalar. Houve ainda a formatura da primeira turma de graduação, do curso de Gestão Hospitalar. Além disso, a instituição trabalha com demandas in company, principalmente para o Sistema Unimed.

 

Nova Diretoria Executiva

  • Dr. Helton Freitas – Presidente da Fundação Unimed e Diretor Geral da Faculdade Unimed (também presidente da Seguros Unimed)
  • Dr. Omar Abujamra Junior – Diretor de Relações Institucionais da Fundação Unimed (também presidente da Unimed do Brasil)
  • Dr. Luiz Paulo Tostes Coimbra – Diretor de Gestão Educacional e Desenvolvimento da Fundação Unimed (também presidente da Central Nacional Unimed)
  • Dr. Adelson Severino Chagas – Diretor Administrativo e Financeiro da Fundação Unimed (também presidente da Unimed Participações)
  • Dr. Fábio Leite Gastal – Diretor Acadêmico da Faculdade Unimed
  • Márcio Morais Barbosa – Diretor Administrativo e Financeiro da Faculdade Unimed

 

Fonte: Fundação e Faculdade Unimed

Minas Gerais celebra Dia Mundial do Leite com números

Belo Horizonte (1º/6/21) – Hoje (1º de junho), é celebrado o Dia Mundial do Leite, data criada em 2001 pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU), com o objetivo de incentivar o consumo de lácteos pela população mundial. Minas Gerais é a principal bacia leiteira do país, com uma produção em torno de 9 bilhões de litros por ano, respondendo por 26% do volume nacional. Minas também se destaca na produção de queijos artesanais, que projetam o nome do Estado e do país mundo afora.

E as cooperativas mineiras têm grande participação nesses números, sendo responsáveis por 19,57% do leite produzido em Minas Gerais, de acordo com dados do Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro referente ao ano de 2019. Atualmente, das 197 cooperativas do ramo agropecuário registradas no Sistema Ocemg, 91 são do setor leiteiro. Elas congregam mais de 96.500 cooperados mineiros e geram 8.655 empregos.

“O setor agropecuário é o motor da economia brasileira e as cooperativas de produtores de leite têm grande participação neste feito. Mesmo em tempos de pandemia, o segmento se manteve firme para abastecer a população e não deixou de crescer mesmo perante as adversidades”, analisa o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato.

De acordo com Vasco Praça Filho, presidente da Federação das Cooperativas de Agropecuárias de Leite de Minas Gerais (Fecoagro Leite Minas), os brasileiros têm um compromisso com os produtores de leite antepassados devido a sua contribuição para o desenvolvimento do país ao longo dos anos. Ele ressalta ainda que o cooperativismo é a solução para a retomada econômica frente às crises sanitária e política vividas, por meio da inovação, do empreendedorismo e da união dos produtores de leite do Estado. Ao todo, a Federação conta com 28 cooperativas filiadas.

 

QUEIJO MINAS ARTESANAL

Um importante derivado do leite é o Queijo Minas Artesanal e, como parte das ações do Sistema Ocemg visando a valorização deste produto, no dia 21 de maio, a organização foi representada pela analista da Gerência de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas da organização, Diana Oliveira, na reunião do grupo de entidades que elaborou o Parecer Técnico de Revalidação do Título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Ela explica que, a cada 10 anos, as condições atuais do bem passam por uma reavaliação com vistas em atualizar o que foi sendo modernizado com o passar dos anos. O Sistema Ocemg foi uma das organizações ouvidas na reavaliação, assim como a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa-MG), Emater-MG, Cooperserro, Associação dos Produtores de Queijo Canastra (Aprocan), entre outras.

O grupo se reúne desde 2019 e o resultado foi o parecer técnico que será enviado para o Iphan em Brasília e, no caso de aprovação total pelo órgão, será publicado no Diário Oficial da União (DOU). A partir da publicação, serão contados 30 dias para eventuais manifestações sobre o documento que passará pelo processo de decisão sobre a Reavaliação do Título de Patrimônio Cultural do Brasil do bem cultural registrado.

Ao longo dos anos, o Sistema Ocemg apoia e fomenta a produção do Queijo Minas Artesanal por meio de iniciativas como o patrocínio dos exames de tuberculose, brucelose, da qualidade da água e do queijo para produtores de cooperativa; apoio e participação como jurado do Concurso Queijo Minas Artesanal e também disponibilização do Guia Técnico para Implementação de Boas Práticas de Fabricação em Unidades de Produção de Queijo Artesanal. Além do trabalho de representação institucional em órgãos e nas revisões de decretos do setor, como o de número 9.918/19, que estabelece diretrizes para concessão do Selo Arte pelo IMA, permitindo que os produtos artesanais de origem animal realizem o comércio interestadual, desde que estejam submetidos à inspeção sanitária. (Fonte: Sistema Ocemg)

Sistema Ocemg lançará Anuário

Belo Horizonte (25/5/21) – Já estão abertas as inscrições para o evento de lançamento do Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro 2021, marcado para dia 10 de junho das 16h às 18h. Durante o evento serão apresentados os indicadores socioeconômicos do setor, impactos no crescimento e sustentabilidade dos negócios cooperativos. Para participar, os dirigentes e conselheiros das cooperativas mineiras devem confirmar presença clicando aqui. A programação é gratuita e as vagas são limitadas.

Uma das convidadas do evento para ministrar palestra “Cenários e Tendências do Cooperativismo Mineiro” é a economista, comentarista da Rádio Itatiaia e do Bom Dia Coop, além de Influenciadora Coop, eleita no Prêmio SomosCoop Melhores do ano de 2020, Rita Mundim. Ela é mestre em Administração pela FEAD e especialista em Mercado de Capitais pela UFMG e Ciências Contábeis pela FGV.

Para abordar o tema “Perspectivas para a Economia Brasileira e Mundial”, o palestrante convidado é o também economista Ricardo Amorim, considerado pela revista Forbes uma das 100 pessoas mais influentes do país. Amorim é premiado nacional e internacionalmente, tem mais de 20 anos de atuação destacada no mercado financeiro mundial (em Nova York, Paris e São Paulo) e é um dos apresentadores do programa Manhattan Connection por 18 anos.

 

ANUÁRIO

Uma publicação que traça uma radiografia do setor no Estado, o Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro está em sua 16ª edição. O estudo feito pelo Sistema Ocemg conta com a participação das cooperativas no envio dos dados, consolidados em indicadores socioeconômicos do segmento.

Entre as informações levantadas pelo anuário estão, por exemplo, número de cooperados, empregados, receitas totais, salários médios de empregados, sobras de exercício e riqueza gerada por associados, entre outras informações que indicam o desempenho das cooperativas.

BNDES apresenta guia de produtos para cooperativas

Brasília (19/5/21) – Representantes das organizações estaduais do Sistema OCB passaram por uma capacitação sobre os produtos financeiros oferecidos pelo BNDES às cooperativas. O evento foi realizado pelo Sistema OCB e pela instituição financeira, na sexta-feira (14). A intenção é que os técnicos que atendem diretamente as coops possam orientá-las a respeito das linhas de financiamento.

Essa é mais uma ação realizada pelo Sistema OCB e BNDES, por meio do acordo de cooperação assinado há pouco mais de um ano, com dois propósitos: promover o acesso das cooperativas às linhas de financiamento e fomentar investimentos. A ideia é estimular o desenvolvimento das cooperativas de todos os ramos no país.

Durante a capacitação, os técnicos do Banco também apresentaram o guia de produtos desenvolvido especialmente para as cooperativas, com informações detalhadas das linhas disponíveis e suas condições para contratação. Clique aqui para conhecer.

Sicoob Cocred doa 5,1 mil cestas básicas

São Paulo (18/5/21) – Pelo segundo ano consecutivo, a Sicoob Cocred realiza a doação de cestas básicas a famílias em dificuldade financeira e que já viviam em situação de risco, antes mesmo da pandemia. Ao todo, estão sendo distribuídas 5.100 cestas básicas, o que representa 110 toneladas de alimentos.

As doações foram entregues aos Fundos Sociais de Solidariedade e Secretarias de Assistência Social dos 27 municípios onde a Sicoob Cocred está presente, nas regiões de Sertãozinho, Ribeirão Preto, Franca, Barretos e Marília. Esses órgãos serão os responsáveis pela entrega das cestas às famílias necessitadas, conforme cadastro e triagem prévios.

As cestas são compostas por 10 quilos de arroz, dois quilos de feijão, um pacote de fubá (500g), um quilo de sal refinado, um quilo de farinha de trigo, cinco quilos de açúcar cristal, um pacote de café (500g), um pacote de macarrão (500g), um sachê de molho de tomate (340g) e dois frascos de óleo de soja (900 ml).

Esta iniciativa integra as ações de cidadania e responsabilidade social da Sicoob Cocred, que tem seus processos decisórios pautados pela ética, transparência e sustentabilidade, sempre com o intuito de tornar a cooperativa uma referência, ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento econômico e social das pessoas e comunidades.

Presidente do Conselho de Administração da Sicoob Cocred, Giovanni Bartoletti Rossanez explica que a ação atende ao sétimo Princípio do Cooperativismo – o Interesse pela Comunidade – com foco no bem-estar e desenvolvimento das pessoas, destacando ainda a importância da solidariedade e do auxílio ao próximo neste período.

“Estamos enfrentando um momento extremamente delicado e preocupante, não somente no Brasil, mas em todo o mundo. E a cooperação é o único meio de ultrapassarmos esta fase tão dolorosa. Somente com apoio mútuo, vamos superar as dificuldades”, afirma.

A doação de cestas básicas está sendo possível graças à solidez da Sicoob Cocred, que conta com 44,5 mil cooperados e encerrou 2020 com ativos na ordem de R$ 5,4 bilhões, crescimento de 36% em relação ao ano anterior. Desde 2011, a cooperativa não apresentava um resultado tão expressivo, o que reforça sua posição entre as maiores do país.

Ao mesmo tempo, a Sicoob Cocred registrou evolução de 8% no seu patrimônio líquido, que agora soma R$ 805 milhões, o que representa segurança e estabilidade para suportar momentos de crise, e o mais importante: a possibilidade de auxiliar a comunidade, como o que está fazendo agora, por meio da doação de cestas básicas.

Enfim, diferente do que ocorreu na maioria das instituições financeiras, a Sicoob Cocred não foi obrigada a rever o seu modelo de negócio durante a pandemia, apenas está colhendo os frutos de 52 anos de trabalho responsável. Resiliência: essa é a principal característica que mantém o crescimento sustentável da cooperativa de crédito há mais de cinco décadas.

“Com esta ação reforçamos o nosso comprometimento com a sociedade. As cestas básicas ajudarão muitas pessoas a ter algo para alimentar suas famílias e isso é o mais importante neste momento. É tempo de colocar a vida acima de qualquer outro interesse. Cooperativismo é isso: união, solidariedade e responsabilidade social”, finaliza Rossanez. (Fonte: Sicoob Cocred)

Diretor do Banco Central defende modernização da LC 130

Brasília (13/5/21) – O diretor de Fiscalização do Banco Central, Paulo Souza, afirmou, nesta quinta-feira (13), que as cooperativas de crédito tiveram papel fundamental na crise provocada pela pandemia da Covid-19. “O ano de 2020 foi desafiador. Apesar dos efeitos adversos, temos que destacar o desempenho das cooperativas que tiveram um papel fundamental nesse processo ao mostrar sua resiliência e efetividade na liberação de créditos no país”.

Souza participou da mesa de abertura da reunião plenária do Conselho Consultivo Nacional do Ramo Crédito (Ceco), promovido pela Organização das Cooperativas Brasileiras) e reforçou o crescimento expressivo da carteira de crédito das cooperativas em 2020. “Enquanto os bancos registraram um crescimento de 15,6%, o cooperativismo alcançou 51%. O setor apresenta impactos positivos no desenvolvimento socioeconômico do país, fomenta a inclusão e a educação financeira, promove a concorrência e o empreendedorismo nas localidades em que estão inseridas”.

O diretor destacou ainda a importância da atualização regulatória do setor para que ele possa atuar de forma mais eficiente, democrática e inclusiva. “A aprovação do PLP 27/2020, que atualiza a lei das cooperativas de crédito (LC 130/2009), vai fomentar ainda mais as atividades de negócio do ramo, bem como aprimorar sua gestão e sua organização sistêmica e de eficiência”. E acrescentou:  “O setor com certeza tem um futuro brilhante pela frente. Não tenho dúvidas de que superará, inclusive, os 20% de participação no mercado já consolidados atualmente”.

Souza reforçou aspectos já defendidos pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, sobre o desempenho do crédito cooperativo.  “Há muito se sabe que o cooperativismo de crédito desempenha um papel relevante no desenvolvimento econômico do país, com impactos regionais importantes em renda, emprego, empreendedorismo e até mesmo no comércio exterior”, afirmou Neto durante o lançamento da Agenda Institucional do Cooperativismo realizado no dia 22 de abril.  

BNDES anuncia renegociação de prestações

Brasília (6/5/21) – O BNDES divulgou neta semana a reabertura da renegociação das prestações (principal e juros) com vencimento entre maio de 2021 (inclusive) e outubro de 2021 (inclusive) relativas a operações de crédito indiretas automáticas com micro e pequenas empresas de qualquer setor e com médias e grandes empresas de setores específicos, além de cooperativas.

Há pouco mais de um ano, OCB e BNDES assinaram um acordo de cooperação, com dois objetivos: promover o acesso das cooperativas às linhas de financiamento e o fomento de investimentos. A ideia é estimular o desenvolvimento das cooperativas no país.

 

COMO FAZER

Os clientes interessados devem solicitar a suspensão de pagamento junto aos agentes financeiros credenciados ao BNDES, geralmente bancos, onde contrataram o financiamento que por sua vez, devem protocolar no BNDES os pedidos de renegociação. A formalização deverá ocorrer entre os dias 15 e 21 de cada mês.

Vale destacar que a possibilidade de renegociação não contempla operações como: de comércio exterior, saldadas por fundo garantidor, garantidas pelo FGI Peac, contratadas pela administração pública ou passíveis de pagamento de subvenção econômica, entre outras.

 

LINKS ÚTEIS

Clique aqui para saber quem pode solicitar a renegociação e obter outras informações.

Clique aqui para saber mais sobre o acordo de cooperação entre OCB e BNDES.

COOPAEFARC: Quando a cooperação mais se faz necessária

Fortaleza (11/5/21) – Em tempos de crise o Cooperativismo mostra a sua importância social, fazendo valer o 7º Princípio – Interesse pela comunidade. Expressiva tem sido a contribuição do setor no enfrentamento à pandemia Covid 19, por tratar-se de um modelo de negócios (uma filosofia) que busca transformar o mundo em um lugar mais justo, equilibrado e com melhores oportunidades para todos. E as parcerias são fundamentais no somatório de esforços para a assistência às populações mais vulneráveis.

Nessa perspectiva, a COOPAEFARC (Cooperativa dos Agricultores e Empreendedores Familiares Rurais do Cariri) assinou Termo de Compromisso e Doação com a Fundação Banco do Brasil, neste mês de abril, por meio do qual recebeu R$ 298.402,40 em recursos financeiros a serem utilizados no combate ao novo coronavírus em todo o estado. “A parceria volta a acontecer em 2021 por conta da bem-sucedida experiência do ano passado. Estamos dando continuidade ao nosso trabalho de amparar nossos irmãos em dificuldade”, explica o presidente Francisco Ferreira Brito (Diassis).

A Fundação escolheu a COOPAEFARC como “cooperativa-mãe” para a realização do projeto. Ela é responsável por receber e distribuir os recursos doados, que foram destinados a 27 outras entidades de 12 municípios do estado do Ceará. A expectativa da Fundação é que sejam atendidos 150 agricultores familiares fornecedores, beneficiando 1.880 famílias cearenses com cestas básicas, kits de higiene e limpeza, EPIs e logística (combustíveis, frete e embalagens).

 

PARCERIA

Apoiar o processo de comercialização dos agricultores familiares e Empreendimentos Econômicos Solidários – EES, minimizando a crise financeira, contribuindo com a geração de renda e o provimento básico de alimentos e material de higiene às pessoas vulneráveis ao impacto da Covid-19.

Os recursos poderão ser utilizados na compra de alimentos perecíveis e não-perecíveis da agricultura familiar com benefícios diretos, preferencialmente, às redes vinculadas a agricultores familiares, pronafianos, produtores e empreendedores locais e regionais; produtos de higiene pessoal e de limpeza para uso familiar; itens médico-hospitalares e equipamentos de proteção individual; custos referentes a embalagens e a logística da aquisição dos produtos e entrega das cestas básicas.

 

ALIMENTANDO ESPERANÇAS

As cestas básicas distribuídas pelo acordo firmado entre a Fundação Banco do Brasil e COOPAEFARC contêm os seguintes itens: arroz (4kg), feijão (2kg), frutas (mamão, manga, banana, acerola, maracujá – 3k), tubérculos (macaxeira, batata doce, beterraba, cenoura – 3kg), legumes (abóbora, abobrinha, berinjela, pepino, chuchu – 3kg), polpa de frutas variadas (1/2kg), açúcar (2kg) e ovo (uma bandeja com 30 unidades). E o valor de cada cesta é R$ 150,00. (Fonte: COOPAEFARC)

Cooperativas alcançam bancos tradicionais em número de agências

Brasília (11/5/21) – Na contramão dos bancos tradicionais, as cooperativas de crédito ampliaram suas estruturas físicas e alcançaram as maiores instituições financeiras em número de agências. O principal objetivo com a expansão é aumentar a capilaridade do modelo e manter a proximidade com o cliente.

Os maiores bancos do país, em contrapartida, apostaram na ampliação do atendimento digital e fecharam agências, movimento que já vinha ocorrendo nos últimos anos, mas que foi acelerado pela pandemia de Covid-19.

Levantamento feito pela Folha com dados do Banco Central e das cooperativas mostra que o maior sistema, o Sicoob, tem 3.523 pontos de atendimento presencial espalhados pelo país, atrás apenas do Banco do Brasil, com 4.161.

O Sicredi, segundo maior sistema cooperativo, aparece em sexto lugar, com 2.033 agências, logo depois do Santander, com 2.694.

A cooperativa de crédito é uma instituição financeira formada pela união de pessoas para prestar serviços financeiros aos seus associados.

A proximidade física com o cliente faz parte da estratégia de negócio do cooperativismo. No sistema, os associados são ao mesmo tempo donos e usuários da instituição, com participação na gestão e com usufruto de seus produtos e serviços.

Nas cooperativas, eles têm acesso aos principais serviços disponíveis nos bancos, como conta-corrente, aplicações financeiras, cartão de crédito e empréstimos.

“As cooperativas precisam estar perto dos clientes pela característica do negócio. Claro que ninguém mais quer fazer operações simples na agência; reforçamos também os canais digitais. A parte física é para aconselhamento em operações mais complexas”, afirma o presidente do banco cooperativo Sicredi, João Tavares.

Continue lendo: clique aqui.

Frisia e Sicredi doam alimentos para 400 famílias no TO

Brasília (6/5/21) – Famílias em vulnerabilidade social de Paraíso do Tocantins (distante 60 km de Palmas) receberam alimentos doados pelas cooperativas Frísia e Sicredi. Essa doação, que atenderá 400 lares do município, é dirigida a pessoas que tiveram suas rendas impactadas pela pandemia de covid-19. A ação faz parte do programa social da Frísia que, em abril, teve ainda a doação de um respirador e um monitor multiparamédico para a Secretaria de Saúde do Tocantins.

A entrega dos alimentos aconteceu na Casa dos Idosos e contou com a presença do prefeito de Paraíso do Tocantins, Celso Soares Rêgo Morais. Também estiveram presentes a secretária municipal de Assistência Social e Habitação, Maria Hilma Oliveira Mascarenhas; a coordenadora do entreposto Frísia no Tocantins, Erica Lima; a coordenadora do Centro de Convivência dos Idosos, Anália Barbosa de Sousa; a coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do setor de Pouso Alegre, Maria Antônia Dias Pereira; a coordenadora do Cras do Setor Oeste, Antônia Raimunda Fonseca; e o gerente Willyan Cardoso da Silva, acompanhado da assistente de Negócios Agro, Daniele Rodrigues, ambos da agência Sicredi de Paraíso do Tocantins.

Na parceria de intercooperação, chamada “União em dobro: juntos cooperando pelo bem”, o Sicredi local dobrou a quantidade de cestas doadas pela Frísia, o que totalizou o atendimento a 400 famílias.

“Ações como essa é que nos direcionam a um propósito maior, exercendo o sétimo princípio do cooperativismo, sempre atentos às fragilidades sociais e à dignidade das pessoas", afirma Luciano Tonon, coordenador de Cooperativismo da Frísia. “Essa ação é importante porque leva um acalento para cada família necessitada, seja pela cesta básica, seja por materiais de higiene. Isso vai além de uma arrecadação de alimentos, é o cuidado, é a transformação do bem-estar da comunidade. A Frísia trabalha muito isso”, disse a coordenadora do entreposto da Frísia, Érica Lima.

 

PARCERIA

As famílias que receberam os alimentos foram mapeadas pela Secretaria de Assistência Social de Paraíso do Tocantins. A secretária municipal Maria Hilma Oliveira Mascarenhas agradeceu a Frísia e o Sicredi pelo “gesto de parceria, de bondade”. “Nesse momento de pandemia, muitas pessoas precisam que nós estejamos estendendo a mão. Recebemos essa importante doação, chegando em uma hora muito boa. Empresas como essas que fazem o seu papel social, que não viram as costas no momento que as pessoas mais precisam, aí podemos perceber o valor que têm essas empresas para Paraíso”.

A assistente de Negócio Agro Daniele Rodrigues disse que desde o início de abril a unidade lançou uma campanha em que todas as doações seriam dobradas. “Pensando na situação atual de muitas famílias da comunidade, com o agravamento das necessidades básicas perante a pandemia, nos sentimos responsáveis por criar uma campanha social, pois temos responsabilidade na comunidade onde atuamos. Sabemos que essas cestas farão diferença para as famílias necessitadas e, acima de tudo, à prática da solidariedade e compaixão com o próximo”, destacou Rodrigues.

Em 2020, a Frísia e o Sicredi também realizaram doações no município. Na ocasião, 100 famílias em extrema vulnerabilidade social receberam alimentos e máscaras. As doações foram entregues ao Cras e as máscaras foram produzidas por voluntárias, as mulheres cooperativistas, com modelo e tecido que seguiram as normas do Ministério da Saúde.

Presente no Tocantins desde 2016, a Frísia conta com um entreposto em Paraíso do Tocantins, investe em pesquisa e desenvolvimento de cultivares e conta atualmente com 35 mil hectares cultivados por 86 cooperados.

 

Sobre a Frísia

Em 2025, a Frísia completa um século de história. A cooperativa é a mais antiga do Paraná e segunda do Brasil, e tem como valores Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude (FRISIA). Com unidades no Paraná e Tocantins, em 2020 produziu 283 milhões de litros de leite, 832.765 toneladas de grãos e 28.063 toneladas de suínos, resultado do trabalho de 895 cooperados e 1.119 colaboradores. Para promover o crescimento nos próximos cinco anos, a Frísia desenvolveu o planejamento estratégico “Rumo aos 100 Anos”, um conjunto de propostas que visa aumentar a produção agropecuária e os investimentos com outras cooperativas e em unidades próprias. O planejamento da Frísia foi desenhado sob seis perspectivas principais: Sustentabilidade, Gestão, Mercado, Pessoas, Financeiro e Cooperados. Assim, seguirá a missão da cooperativa, que é disponibilizar produtos e serviços para gerar resultado sustentável a cooperados, colaboradores e parceiros. Saiba mais em frisia.coop.br. (Fonte: Frisia)

Coops e voluntários baianos engajados para vencer a pandemia

Salvador (3/5/21) - Praticar valores cooperativistas, como a solidariedade, se torna ainda mais importante em momentos de crise. Em 2020, a promoção social foi destaque nas ações do Sistema Oceb e das cooperativas do estado da Bahia, pois, apesar de todos os obstáculos trazidos pela pandemia do novo coronavírus, as cooperativas tornaram o ano um pouco mais leve e feliz, demonstrando a força do cooperativismo para ajudar as pessoas a enfrentar a Covid-19.

Engajadas com o sétimo princípio do cooperativismo – Interesse pela comunidade - e motivadas pela celebração do Dia de Cooperar – Dia C (saiba mais), as cooperativas baianas realizaram ações voluntárias, voltadas para saúde, educação e responsabilidade social. Aqui na Bahia, ações de 46 cooperativas, em 35 diferentes municípios, beneficiaram 141.309 pessoas. Foram 2.849 voluntários, que se empenharam em 86 diferentes projetos, sendo 76 iniciativas ligadas diretamente à pandemia, como doação de máscaras, respiradores, recursos financeiros, materiais de higiene, álcool e equipamentos de proteção individual.

 

NOVA EDIÇÃO

Saiba mais sobre as iniciativas que mostram como a cooperação pode ajudar a transformar a realidade de muita gente. Acesse www.somoscooperativismo-ba.coop.br/revistas e confira a nova edição da Revista de Promoção Social Cooperativista, com muitas atitudes que inspiram!

 

SOBRE O DIA C

A iniciativa, que existe desde 2009, demonstra o quanto fazer o bem faz bem.  O programa Dia de Cooperar, conhecido como Dia C, já ajudou a melhorar as vidas de milhões de pessoas, em todo o Brasil. E, na Bahia, o Sistema Oceb apoia os projetos desenvolvidos pelas cooperativas do estado que geram benefícios para as comunidades onde elas estão inseridas.

As cooperativas já podem inscrever seus projetos para esse ano acessando: http://diac.somoscooperativismo.coop.br/. A corrente do bem só faz crescer e a humanidade agradece! (Fonte: Sistema Oceb

Leite Languiru Origem é destaque em alimentos e bebidas premium

Brasúilia (12/4/21) - O Leite Languiru Origem foi destacado no mapeamento “Casos de Sucesso em Inovação RS 2020”, chamamento público da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, na linha temática Produtos Premium em Alimentos e Bebidas e Subprodutos da cadeia produtiva Leite e Derivados.

Em sua primeira edição, a iniciativa objetiva identificar casos de sucesso que evidenciem a inovação nas principais cadeias produtivas do Estado, agregando economia intensiva em conhecimento e diferenciação aos produtos desenvolvidos. O mapeamento é uma forma de identificar e reconhecer empresas inovadoras, além de incentivar o desenvolvimento tecnológico da matriz produtiva tradicional e de setores prioritários gaúchos.

O resultado foi publicado no Diário Oficial e o material de divulgação está em fase final de produção por parte da Secretaria Estadual. Além de reconhecer iniciativas inspiradoras, servirão de base para projetar ações públicas.

 

Linhas temáticas

A linha temática Produtos Premium em Alimentos e Bebidas e Subprodutos mapeia casos de sucesso de produtos ou linhas de produtos de alto valor agregado de empresas do setor de alimentos e bebidas que utilizaram a estratégia de agregação de valor como forma de diferenciação, incorporando inovação e conhecimento. Entre os critérios de seleção estiveram, entre outros, a capacidade de inspirar iniciativas de inovação nos demais segmentos do setor, resultado da inovação implementada (produto, processo e mercado) e vínculo entre a inovação e a estratégia.

Os casos inscritos deveriam contemplar produtos ou subprodutos das cadeias produtivas de vinhos e espumantes, arroz, cachaça, carnes e derivados, frutas e sucos, leite e derivados, azeite de oliva, alimentos e bebidas em geral, noz pecan e cerveja artesanal.

A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, numa parceria com o Sebrae/RS, está organizando mesa de conversa online para apresentação dos casos de sucesso, quando serão detalhados os processos de inovação.

 

Leite Languiru Origem

O Leite Origem é um produto diferenciado, com a coleta da matéria-prima e o processo de envase efetuados em até 24h, seguindo padrões rígidos de manejo e qualidade do leite nas propriedades dos associados produtores, que resulta em um leite sem adição de estabilizantes, com características próprias de pureza, frescor e sabor. Estas características de produção e envase são inovadoras no setor do leite.

O Leite Languiru Origem é o único com rastreabilidade desde a origem da matéria-prima, passando pelo processo de industrialização e até sua chegada no ponto de venda. Via QR Code individual em cada embalagem UHT de um litro, os consumidores podem realizar a leitura utilizando smartphone, tecnologia que é uma evolução da aplicação do QR Code das embalagens do leite convencional da Cooperativa (que possibilita a rastreabilidade a partir da industrialização).

Esse processo contou com amplo estudo mercadológico e de viabilidade por parte da Languiru e dos parceiros do projeto, como as multinacionais SIG Combibloc e Siemens, além do fundamental envolvimento do Setor de Pesquisa e Desenvolvimento da Cooperativa. A partir disso a Languiru vislumbrou o diferencial no mercado com a apresentação do Leite Origem, que também valoriza a profissionalização da cadeia produtiva.

A matéria-prima é produzida em cinco propriedades rurais selecionadas de associados da Cooperativa. Localizadas no Vale do Taquari e certificadas pelo programa de Boas Práticas na Fazenda (BPF) da Languiru, a proximidade dessas propriedades rurais da Indústria de Laticínios, em Teutônia, permite agilidade de coleta da matéria-prima e sua industrialização.

“A Cooperativa Languiru gerencia programas que fiscalizam o manejo na propriedade rural, as condutas na indústria e a expedição do seu mix de produtos. O intuito é preservar as características naturais das matérias-primas e garantir a qualidade dos produtos. O Leite Origem agrega valor à matéria-prima, num processo constante de profissionalização da cadeia produtiva”, destaca o presidente Dirceu Bayer. (Fonte: Languiru)

Coops estão entre as 100 maiores do agro brasileiro

Brasília (22/3/21) – Vinte e uma cooperativas fazem parte da lista das 100 maiores do agronegócio brasileiro (2020), que acaba de ser divulgada pela Forbes. Para a elaboração da lista, que teve como base informações de demonstrativos financeiros das empresas, da agência Standard & Poor’s, da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da empresa de informações financeiras Economatica, foram consideradas empresas com faturamento no Brasil de pelo menos R$ 1 bilhão em 2019.

Segundo a Forbes, foi considerado também o grau de atuação de cada empresa ou grupo no agronegócio brasileiro, ainda que sua atividade principal tenha relação indireta com a produção agropecuária nacional.

 

Confira a lista das cooperativas:

 

Posição

Coop

10

Copersucar

16

Coamo

20

Aurora

21

C.Vale

23

Lar Cooperativa

27

Coopercitrus

29

Comigo

30

Cocamar

32

Cooxupé

34

Copacol

39

Cooper Alfa

41

Agrária

42

Castrolanda

43

Integrada Coop Agroindustrial

46

Cooperativa Frisia

47

Frimesa

50

Coopavel

58

Cotrijal

66

Coasul

69

Cotrisal

77

Copagril

 

Clique aqui para acessar a lista completa.

PDGC: inscrições são prorrogadas para 30 de junho

Brasília (22/3/21) – O Sistema OCB acaba de prorrogar as inscrições ao ciclo 2021 do Programa Nacional de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). Dessa forma, as coops têm até o dia 30 de junho para efetivar sua participação, garantindo, assim, sua presença entre as concorrentes do Prêmio SomosCoop Excelência de Gestão. A prorrogação foi motivada pela pandemia da covid-19.

Neste ano, o PDGC tem uma novidade: inovação no sistema. A ideia é simples: deixá-lo mais ágil e amigável para os usuários. As melhorias do novo sistema foram realizadas de forma colaborativa com representantes de cooperativas e unidades estaduais, fruto de um trabalho realizado em fevereiro do ano passado. Dentre as novas funcionalidades estão, por exemplo: 

•            Integração com outras plataformas do Sistema OCB, como o SouCoop;

•            Possibilidade de realizar a autoavaliação de forma coletiva na cooperativa, ou seja, dando responsabilidade ao gestor do processo na cooperativa;

•            As Centrais e Federações poderão realizar a gestão de forma sistêmica de suas singulares, desde que autorizado;

•            Acesso a mais um serviço disponibilizado pelo Sescoop: o Diagnóstico Assistido, que consiste em orientação e transferência de conhecimento de práticas e evidências entre os responsáveis pelo processo na cooperativa.

 

Vale destacar que o sistema antigo continuará disponível para fins de consulta de ciclos anteriores, até que todo o histórico seja migrado em definitivo para o novo ambiente. 

 

NÚMEROS

Em 2020, mesmo com os efeitos da pandemia e apesar não ser o ano de realização do prêmio, a participação das cooperativas surpreendeu. No total, 1003 coops aderiram ao PDGC. Isso significa que elas estão num processo contínuo de melhoria, o que demonstra maturidade ao trilhar um caminho de fortalecimento dos negócios. O recorde foi em 2019, quando 1013 cooperativas participaram. Confira a distribuição dos números, considerando os ramos: 

 

Ramo

Coops

Crédito

347

Saúde

251

Transporte

74

Consumo

26

Agropecuário

181

Infraestrutura

41

Trabalho, Produção de Bens e Serviços

83

Total Geral

1003

 

Considerando as regiões do país, o resultado é o seguinte:

 

Região

Coops

Centro-Oeste

86

Nordeste

117

Norte

41

Sudeste

496

Sul

263

Total

1003

 

 

EXCELÊNCIA EM GESTÃO

A unidade nacional do Sescoop confirmou a realização da quinta edição do Prêmio SomosCoop  Excelência em Gestão - 2021. O período de inscrição vai do dia 8/2 a 30/6. Ela deve ser efetivada já no novo sistema do PDGC. 

Segundo Susan Vilela, gerente de Desenvolvimento Organizacional do Sescoop, uma das mudanças que envolvem essa edição do prêmio diz respeito às visitas realizadas às cooperativas. “Visando à segurança e a saúde dos participantes, algumas alterações foram necessárias, como a etapa de visitas. Elas serão realizadas de forma virtual. Com esse novo jeito de visita, além de garantir o bem-estar dos cooperados, colaboradores de cooperativa e dos especialistas que estarão envolvidos no processo, será possível aumentar o número de cooperativas avaliadas”, explica a gerente.

 

SELO DE EXCELÊNCIA

As coops que participarem desse novo ciclo de premiação e obtiverem o índice mínimo definido pela Banca Julgadora, receberão um selo de excelência, certificando que foram avaliadas e possuem processos de excelência. Esse selo poderá ser utilizado como estratégia de marketing, por exemplo.

 

DESTAQUE

Outra novidade para o prêmio deste ano é o Destaque Busca pela Excelência. Serão escolhidas cooperativas das cinco regiões do Brasil para receberem menção honrosa, visando valorizar a participação daquelas que se empenham em melhorar seus processos de gestão e governança. Essa novidade é dirigida às coops que ainda não foram reconhecidas, mas que estão muito próximas desse reconhecimento.

 

REGULAMENTO

Clique aqui e acesse o regulamento.

Sistema OCB lança programa FIC

Brasília (18/3/21) – Mais de 250 pessoas participaram do lançamento programa Felicidade Interna do Cooperativismo (FIC). O evento teve como público-alvo representantes das unidades estaduais do Sistema OCB. O objetivo é estimular e apoiar as cooperativas na busca constante pelo bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores, cooperados e dirigentes.

O evento contou com a participação especial de cooperativas dos estados de Minas Gerais, do Paraná e da Bahia, que apresentaram os resultados da implementação de projetos-piloto do programa. Carla Furtado, fundadora do Instituto Feliciência ministrou a palestra Felicidade nas Organizações.

 

DESENVOLVIMENTO HUMANO

O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, comentou que o FIC é um programa de desenvolvimento humano com potencial para contribuir no desenvolvimento organizacional das cooperativas.

“O cooperativismo é o conjunto do desenvolvimento econômico e a felicidade dos cooperados. Nós trabalhamos com gente e para gente. Por isso, não tem como pensar diferente, afinal, metade de tudo que as cooperativas fazem é coração. O FIC é um programa organizado que vai nos ajudar a apresentar o verdadeiro design do cooperativismo moderno, que tem a visão econômica, de negócio, de enfrentar o mercado, mas que não descuida das pessoas, do bem-estar delas, especialmente neste momento tão difícil de crise sanitária”, enfatiza.

 

BREVE HISTÓRICO

O programa foi criado em 2013 pelo Comitê Nacional de Promoção Social do Sescoop, durante o debate do eixo qualidade de vida. Em 2014, o Sescoop coordenou a fase de teste da metodologia em cinco estados: Amazonas, Pará, Paraná, São Paulo e Minas Gerais. Após esse período, o programa continuou em pleno funcionamento no Paraná e em Minas Gerais.

A partir de 2019, o programa retornou para a agenda sistêmica. O principal desafio vivenciado em 2020 foi a sua revitalização. Nesse ano, foram realizados alinhamentos metodológicos e adquirida a licença de uso de um sistema de aplicação do questionário FIC.

Neste ano de 2021, o desafio será ampliar o número de unidades estaduais, cooperativas e beneficiários, além de tornar o programa reconhecido nacionalmente.

Frísia lança plano Rumo aos 100 Anos

Brasília (10/3/21) – Fundada em agosto de 1925, a Frísia Cooperativa Agroindustrial apresentou aos associados e colaboradores o planejamento “Rumo aos 100 Anos”, um conjunto de propostas organizadas por estratégicas e sistema de execução que serão concretizados até 2025. Ao longo desses cinco anos, será investido quase R$ 1 bilhão em expansão e novos negócios.

“Estamos rumando aos 100 anos de fundação da Frísia e, nos próximos cinco anos, teremos os projetos de crescimento que elaboramos no nosso planejamento estratégico, em que queremos desafiar não somente os cooperados, mas também os colaboradores. Temos vários investimentos, seja na produção da pecuária de leite, grãos e também suinocultura”, afirma Renato Greidanus, diretor-presidente da Frísia, a mais antiga cooperativa de produção do Paraná e segunda do Brasil.

O “Rumo aos 100 anos”, nome dado ao planejamento estratégico, teve início em 2021, visando o aniversário de um século da Frísia, sendo símbolo da tradição da cooperativa na agropecuária nacional.

Até 2025 está previsto no Mapa Estratégico da cooperativa o aumento da produção agrícola pela verticalização e expansão em novas fronteiras. Na pecuária de leite, a cooperativa seguirá seus investimentos na intercooperação para acompanhar o crescimento da produção dos seus cooperados, enquanto na suinocultura está previsto um aumento de 100% no número de leitões para atender à expansão de abate da Unidade Industrial de Carnes.

Os planos da cooperativa foram desenhados sob seis perspectivas principais: Sustentabilidade, Gestão, Mercado, Pessoas, Financeiro e Cooperados. Dessa forma, segue-se a missão da cooperativa: disponibilizar produtos e serviços de forma a gerar resultado sustentável a cooperados, colaboradores e parceiros.

O superintendente da Frísia, Mario Dykstra, apresentou o planejamento estratégico para colaboradores e cooperados. “Para que a gente possa atingir esses números e desafios, precisamos ter um time colaborativo, com pessoas que cooperem entre si, um time que hoje nós já temos e que alcança um alto desafio. São pessoas capacitadas e que trabalham ao longo dos anos com engajamento, acordando todos os dias com vontade de produzir”, destaca Dykstra.

Para mais informações, basta acessar rumoaos100.frisia.coop.br, que conta ainda com um vídeo explicativo do programa.

Sobre a Frísia Cooperativa Agroindustrial
 

Fundada em 1925, a Frísia é a cooperativa mais antiga do Paraná e segunda do Brasil. Localizada na região dos Campos Gerais, tem sua produção voltada ao leite, carne e grãos, principalmente, trigo, soja e milho. A cooperativa é resultado da união do trabalho de todos os cooperados e colaboradores; da diversificação da produção, englobando a produção leiteira, de grãos e de proteína animal; e da alta qualidade do que é feito e comercializado, com animais de excelente genética, rastreamento e investimento em tecnologia, infraestrutura e mão de obra. Os valores da cooperativa são Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude (FRISIA).

imagem site coop

Aberto novo ciclo do PDGC

Brasília (8/2/21) – O novo ciclo do Programa Nacional de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC - 2021) foi lançado nesta segunda-feira, num evento online que reuniu profissionais da área de comunicação das unidades estaduais do Sistema OCB para tratar dos resultados da campanha de valorização do cooperativismo. Mais de 40 pessoas participaram do lançamento que também contou com a presença do superintendente, Renato Nobile, da gerente geral do Sescoop, Karla Oliveira, e das gerentes Daniela Lemke (Comunicação) e Susan Vilela (Desenvolvimento Organizacional).

O superintendente destacou a importância da união estratégica para o andamento de todos os processos que envolvem as iniciativas e campanhas do Sistema OCB. “Os comunicadores são essenciais para fazer essas mensagens chegarem até as cooperativas, nossa grande razão de ser. Por isso, quanto mais alinhados estivermos, mais eficazes serão nossas ações”, enfatiza.

A gerente de Comunicação apresentou os resultados da primeira fase da campanha de valorização do cooperativismo, iniciada em novembro do ano passado e que tem como embaixador o atleta que se tornou ídolo do esporte brasileiro: o tenista Gustavo Kuerten. De acordo com ela, em 2020, o trabalho focado nas redes sociais, por exemplo, objetivou despertar a atenção do público para o cooperativismo, gerar familiaridade e engajamento com o tema e os números gerais refletem um resultado totalmente alinhado com esses objetivos.

“Para se ter uma ideia, as publicações no Facebook alcançaram 348% a mais de pessoas impactadas, e o consumo de informações no perfil também cresceu: 620% no total. Quando falamos em Instagram, registramos 75% a mais de visitas ao perfil e aumento de 86% nos comentários orgânicos das publicações”, destacou Daniela, entre outros dados.

 

PDGC

O ciclo 2021 do PDGC apresenta algumas inovações no sistema, implementadas com base nas necessidades das cooperativas e das unidades nacionais (clique aqui para saber mais). Para conferir todos os detalhes das novidades deste ano, navegue pelo site do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão (aqui).

 

EXCELÊNCIA

A partir de hoje começa, também, as inscrições à edição do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão - 2021. O período de inscrição vai do dia 8/2 a 30/4.

Segundo Susan Vilela, gerente de Desenvolvimento Organizacional do Sescoop, uma das mudanças que envolvem essa edição do prêmio diz respeito às visitas realizadas às cooperativas. “Visando à segurança e a saúde dos participantes, algumas alterações foram necessárias, como a etapa de visitas. Elas serão realizadas de forma virtual. Com esse novo jeito de visita, além de garantir o bem-estar dos cooperados, colaboradores de cooperativa e dos especialistas que estarão envolvidos no processo, será possível aumentar o número de cooperativas avaliadas”, explica a gerente.

 

SELO

As coops que participarem desse novo ciclo e obtiverem uma nota específica, a ser prevista no edital, receberão um selo de excelência, certificando que foram avaliadas e auditadas e que possuem um bom nível de maturidade. Esse selo poderá ser utilizado como estratégia de marketing das coops.

 

DESTAQUE

Outra novidade para o prêmio deste ano é o Destaque Busca pela Excelência. Ao todo, 10 coops serão escolhidas e receberão essa menção honrosa, visando valorizar a participação daquelas que se empenham em melhorar seus processos de gestão. Essa novidade é dirigida às coops que ainda não atingiram o nível de Excelência, mas que estão muito próximas. No total, 10 coops – duas de cada região do país – serão escolhidas.

 

Para saber mais, clique aqui.