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Pedro Afonso (5/9) – A Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) conhece as exigências do mercado, cada vez mais competitivo, e investe na qualificação profissional de seus colaboradores. Nos últimos três anos quase 30 profissionais participaram de diversas capacitações, dos mais simples como cursos de vendas até pós-graduações, a exemplo do MBA em Gestão Empreendedora, Sustentabilidade e Inovação em Cooperativas.
Neste mês, os colaboradores da cooperativa pedroafonsina João Lopes, Maria Silvana Ramos, Fernando Coelho e Handerson Denilson Bihain iniciaram a participação na terceira turma do projeto de formação continuada Gestão Empresarial das Cooperativas Tocantinenses (Gescoop). A iniciativa do Sescoop/TO também conta com mais 42 alunos membros de outras cooperativas tocantinenses.
A capacitação busca fazer com que os alunos utilizem conhecimentos técnico-científicos e sejam capazes de absorver, propor e aplicar tecnologias de gestão cooperativa na identificação e resolução de problemas organizacionais nas cooperativas onde trabalham.
O primeiro dos dez módulos – Cooperativismo, Organização do Quadro Social e Lei 5764/71 – ocorreu no último dia 15 de agosto na sede da OCB/TO, em Palmas. O curso segue até maio de 2015.
Expectativas positivas
Depois de participarem do primeiro módulo do curso, os integrantes da Coapa estão com boas expectativas e esperam adquirir conhecimentos que serão úteis no desempenho de suas atividades profissionais. O engenheiro agrônomo Fernando Coelho trabalha na área técnica da Coapa há pouco mais de seis meses e considera o curso dinâmico e prático.
“É um curso longo com vários módulos, com isso muitos aspectos de uma cooperativa acabam sendo envolvidos, já que são abordados assuntos como gestão, finanças, negociações e noções de cooperativismo”, comenta o colaborador.
Para Handerson Bihain, já no primeiro módulo foi possível ter uma compreensão mais ampla sobre o sistema cooperativista. O assistente comercial atua na cooperativa há dez meses e acredita que a capacitação vai trazer subsídios para atender ainda melhor os cooperados.
Na Coapa desde o ano 2000 e com a experiência de quem já participou de vários cursos na área de cooperativismo, a agente de desenvolvimento humano Maria Silvana Ramos avalia que o Gescoop é de suma importância para o desempenho profissional do participante, pois atualiza seu conhecimento e enriquece o seu dia a dia na cooperativa, dando fôlego novo aos objetivos de cada um de participar da gestão com novos saberes.
“Minhas expectativas são direcionadas à forma com que serei capaz de transmitir o que aprender a meus dirigentes e cooperados, repassando ainda o que for possível aos meus companheiros da Coapa”, relatou.
O próximo módulo do Gescoop será realizado nos dias 26 e 27 de setembro, e vai abordar o tema Gestão de Pessoas. (Assimp Coapa)
Belo Horizonte (2/9) – As inscrições para o Prêmio Cooperativa do Ano 2014 já entraram na fase final, e as cooperativas interessadas em participar do certame têm até o dia 16 de setembro para se inscrever. Entidades de todo o Brasil, independentemente do ramo ou porte, poderão submeter seus projetos nesta edição do prêmio, que será dividido em sete categorias: desenvolvimento sustentável, cooperativa cidadã, comunicação e difusão do cooperativismo, fidelização, benefícios, atendimento e inovação e tecnologia.
Criada em 2004, a premiação tem como objetivo reconhecer os projetos de cooperativas que tenham proporcionado benefícios aos seus cooperados e à comunidade, refletindo o espírito do setor e o compromisso das entidades.
Em 2014, as cooperativas inscritas no Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC), Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) e Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro (GDA), promovidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), terão uma bonificação e sairão na frente na avaliação dos resultados. A premiação nacional ocorrerá em Brasília, no dia 25 de novembro.
Histórico - O Prêmio Cooperativa do Ano é uma iniciativa do Sistema OCB, em parceria com a revista Globo Rural. A última edição do certame foi realizada em 2012 e contou com 212 projetos de 138 cooperativas do Sistema OCB, de 20 Estados brasileiros. Mais informações no site: http://www.cooperativadoano.coop.br/.
Araguaína (4/9) – Os cooperados da Unimed Araguaína contam agora com um espaço exclusivo de atendimento na cooperativa, onde poderão buscar orientações, esclarecer dúvidas e fazer suas solicitações administrativas. Trata-se da Casa do Cooperado, inaugurada dia 25/8, beneficiando o inter-relacionamento entre a Unimed Araguaína e seus mais de 140 cooperados.
A Casa do Cooperado funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, na sede da Unimed Araguaína, em um espaço acolhedor e bem decorado, equipado com sofás, frigobar, televisão e destinado especialmente às necessidades administrativas dos médicos.
O presidente Luiz Carlos de Oliveira explica que a Casa do Cooperado foi estruturada de forma que o médico sinta-se realmente em casa e tudo que envolve o universo do cooperado está organizado neste novo espaço, inclusive as atividades educativas, como cursos, eventos e palestras.
Já em funcionamento, a Casa do Cooperado oferece serviços, como a atualização de cadastros, adesão ao plano de saúde Unimed, inscrição, o acesso a informações sobre as atividades da cooperativa, o agendamento de exames/consultas, o recebimento de solicitações e respostas às demandas de credenciamento de serviços, contas médicas, tabelas, pagamentos e benefícios aos cooperados, consultas ao setor de Recursos Humanos e solicitação de receituários e jalecos.
No local, os cooperados também contam com um espaço de convivência, onde poderão trocar experiências com outros profissionais. O telefone direto da Casa do Cooperado é (63) 3411-8613. Por telefone ou presencialmente, a colaboradora Vandeci Carmo dos Santos, assistente de relacionamento, está pronta para bem atender os cooperados da Unimed Araguaína. (Assimp Unimed Araguaína)
Brasília (4/9) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) acaba de divulgar a retificação do perfil publicado para o cargo de Analista, na função Secretária Executiva, em seu Processo Seletivo nº 01/2014. A alteração deixa de exigir a graduação completa em curso de nível superior (bacharelado) em Letras. Com isto, o Sescoop passa a exigir a graduação em Secretariado Executivo, a fim de atender às disposições legais.
Contudo, o Sescoop esclarece que os candidatos com nível superior (Bacharelado) em Letras, cuja graduação tenha sido concluída antes de 10/01/1996 poderão continuar participando da seleção, desde que, comprovem o efetivo exercício da profissão de Secretariado Executivo por, pelo menos, 36 meses, ocorridos antes do período mencionado. Saiba mais acessando aqui o Comunicado.
Brasília (2/9) – A CKM Serviços, por meio do Grupo Makiyama, acaba de divulgar o Comunicado nº 2, referente ao Processo Seletivo n 01/2014. Trata-se de retificação de informações contidas no Comunicado de Abertura do processo seletivo para a Unidade Nacional do Sescoop. Para conhecer na íntegra o comunicado CLIQUE AQUI.
Brasília (2/9) – Como mensurar o bem-estar e a qualidade de vida dos cooperados, empregados e familiares nas cooperativas? Com o índice da Felicidade Interna do Cooperativismo (FIC) que será lançado logo mais, às 19h, pelo Sistema OCB no Sicoob Metropolitano, na cidade de Maringá, interior paranaense. O indicador é um contraponto ao PIB e está sendo estruturado como mais uma estratégia inovadora e pioneira, visando a assegurar qualidade de vida aos cooperados brasileiros.
O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, que participará da cerimônia de lançamento do projeto-piloto, explicou que o indicador foi inspirado no índice de Felicidade Interna Bruta (FIB), que se baseia em valores humanistas para dimensionar a felicidade em grupos e comunidades.
“A felicidade é algo que deve ser buscado por nós o tempo todo e o cooperativismo – gerador de emprego, renda, inclusão social, saúde, educação e uma série de outros elementos – se constitui, cada vez mais, uma ferramenta estratégica de gestão e de desenvolvimento. E essa é a missão do cooperativismo: promover o indivíduo e sua comunidade”, declara Renato Nobile.
O lançamento do FIC ocorrerá na sede do Sicoob Metropolitano e deve reunir mais de 300 pessoas, entre funcionários, familiares e cooperados. A aplicação será realizada até dia 30/9 e, para isso, será aplicada e acompanhada por equipes do Sescoop/PR e da Gerência de Desenvolvimento Social da unidade nacional do Sescoop.
FELICIDADE – O indicador da Felicidade Interna Bruta (FIB) surgiu no Butão, em 1972, como contraponto ao Produto Interno Bruto (PIB), que considera apenas dados econômicos e financeiros para aferir o sucesso de uma nação.
Já o FIC foi moldado para o sistema cooperativista pelos integrantes do Comitê Nacional de Promoção Social, composto por representantes das unidades estaduais do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). A intenção do grupo é promover o FIC como ferramenta de bem estar e qualidade de vida aos funcionários e cooperados das cooperativas e seus respectivos familiares.
A ferramenta aborda nove dimensões, são elas: bem estar psicológico, padrão de vida, educação, saúde, meio ambiente, cultura, governança, uso do tempo e vitalidade comunitária.
PÚBLICO-ALVO – O FIC tem como público-alvo as cooperativas de todos os ramos, independente de sua localização. A partir de agora, projetos-pilotos do indicador serão implantados em outras oito cooperativas (dos Ramos Crédito, Saúde, Trabalho e Agropecuário), localizadas nos estados do Amazonas, Pará, São Paulo, Ceará e Paraná.
2015 – A expectativa do Sistema OCB é de que, ao longo das próximas semanas, o projeto seja executado e avaliado. Em novembro, as experiências serão discutidas a fim de que o projeto passe pelos ajustes necessários. Em 2015, o FIC deve ser lançado nacionalmente.
Catanduva (1º/9) – O trabalho Nutrição em Saúde Pública, com base nos dados relativos ao Programa Unimed na Praça, desenvolvido pela Unimed Catanduva, obteve o 3º lugar na 4ª edição do Prêmio Henri Nestlé. A premiação ocorreu em 27 de agosto, em São Paulo.
O programa da cooperativa serviu como base de dados para a aluna Lara Borghi Virgolin, pós-graduanda do curso de Nutrição do IMES Catanduva, cuja orientadora é a professora e nutricionista Larissa Volpini Rapina, também colaboradora da Unimed Catanduva, e tem como coautores os nutricionistas Maurício Ferraz de Arruda e Tainara Costa Singh e o jornalista e mestre em Comunicação Midiática Paulo de Toledo, gestor de Comunicação e Marketing da Unimed Catanduva.
O trabalho em questão, sobre Nutrição em Saúde Pública, teve como base as abordagens realizadas em dez cidades que receberam a visita do programa Unimed na Praça, entre julho de 2013 a abril de 2014. Foram 1.800 atendimentos e a constatação de sobrepeso em mais de 50% dos entrevistados.
A orientadora Larissa Volpini afirmou que o resultado representa o reconhecimento e a valorização do trabalho realizado. “A premiação é um diferencial na pesquisa e não consigo expressar a emoção de ter o trabalho escolhido entre os três melhores do País por uma empresa desse nível, como é a Nestlé”, disse.
Para a estudante Lara Virgolin, o Prêmio Nestlé é um estímulo à pesquisa científica nacional. “Fazer parte dos melhores pesquisadores e trabalhos na área de Nutrição em Saúde Pública é o reconhecimento da qualidade da pesquisa que desenvolvemos. Ressalta-se que a Unimed Catanduva teve grande importância nesta conquista, pois nos forneceu a estrutura necessária para o desenvolvimento e a coleta de dados da pesquisa”, ressaltou.
O diretor de Desenvolvimento da Unimed Catanduva, Dr. Durval Ribas Filho, é o idealizador do programa e ficou satisfeito com a premiação. “Estamos muito felizes. Essa premiação reforça, indiretamente, a importância do trabalho social que vem sendo realizado pela cooperativa. Nossa intenção é justamente essa: levantar um problema de saúde pública, que é o caso da obesidade no Brasil”, disse.
PRÊMIO – O prêmio tem por objetivo fomentar e valorizar a produção científica nacional e, por isso, é direcionado a estudantes de Lato Sensu e Stricto Sensu e a profissionais que desenvolvem trabalhos na área de pesquisa em todas as regiões do país. Além de ter o trabalho reconhecido, a aluna ganhou um prêmio de R$ 1.500,00 e certificado.
Na categoria Nutrição em Saúde Pública, os trabalhos científicos foram direcionados à promoção da segurança alimentar e nutricional, que tenham como objetivo demonstrar a importância do equilíbrio da alimentação e nutrição nos diferentes ciclos da vida em programas institucionais, unidades primárias em saúde, vigilância sanitária e nutricional. (Assimp Unimed Catanduva)
Cuiabá (1º/9) – Os investimentos em educação superior no cooperativismo de Mato Grosso começaram há 14 anos. Nesse período sete turmas do curso de Pós-Graduação em Gestão de Cooperativas foram realizadas e contou com a participação de 320 alunos, oportunizando a formação especializada de dirigentes, executivos, funcionários e cooperados.
“Nesses sete primeiros MBA contamos com a parceria da FGV – Fundação Getúlio Vargas, que contribui para prepararmos as lideranças do Sistema cooperativistas, mas com uma abordagem geral, pois na existia um conceito voltado especialmente para as cooperativas”, conta o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho.
Em 2014 um novo ciclo de educação superior começou no cooperativismo de Mato Grosso. No dia 29 de agosto foi realizada a aula inaugural da VIII Turma do curso de Pós-Graduação em Gestão de Cooperativas realizado Sistema OCB/MT. Esta é a primeira turma onde o curso será realizado com o apoio da Escoop - Escola Superior de Cooperativismo, do Rio Grande do Sul, a primeira universidade voltada especialmente para o cooperativismo.
“Seremos o segundo Estado a ter uma universidade com o propósito de educação voltada para o negócio das cooperativas e essa turma que se inicia está inserida no processo educacional da criação de nosso Instituto Superior de Educação, que será inaugurado nos próximos dois anos”, frisa Onofre Cezário.
O superintendente Adair Mazzotti, também fala de “um grande ciclo que se fecha”. Para ele “está na hora de novos passos para os próximos 15 anos, com visão direcionada para o dia a dia da gestão e governança das cooperativas”. Ele conta que o planejamento desse novo ciclo é antigo e “foi concebido através de muitas buscas pelo mundo afora, pois andamos pelo Rio Grande do Sul, Espanha, Estados Unidos e outros países. Tudo isso é fruto do esforço e dos recursos de cada cooperado”. Ele anunciou, que uma nova turma do MBA com esse novo formato começa em fevereiro de 2015.
O diretor geral da Escoop, professor Derli Schmidt, que realizou a aula inaugural do curso, disse que a educação é a construção do conhecimento, ressaltando que “o cooperativismo não é uma ciência exata e é de grande diversidade, por isso precisamos qualificar nossa gente para qualificar o cooperativismo”.
Diante dos 35 alunos e de diversas lideranças do Sistema, Schmidt disse “ajudou a construir a primeira universidade exclusivamente cooperativista e é muito bom ajudar a erguer a segunda”.
O conselheiro Arnaldo José da Silva é um dos alunos do curso e disse que “temos o desafio de aprender para fazer a evolução através da educação”. Outro conselheiro que também esta fazendo o curso, é Wilton da Silva Santo, que ressalta “a importância de aprender, através da educação, todo processo de gestão das cooperativas”.
A professora Neiva Marques, da UFMT, disse que o Sistema OCB/MT está “preparando profissionais para atender aos anseios e necessidades das cooperativas com mais eficiência, ética e credibilidade”. A assessora estratégia, Janete Carmen Dalabarba, relatou que a Organização esta num processo de desenvolvimento de um “plano educacional que é pertinente e necessário”. Ressaltou ainda que “o cooperativismo mais desenvolvido está onde há educação”.
O conselheiro do Sescoop/MT, Reginaldo Rosa, disse que “o Sescoop de Mato Grosso está de parabéns por investir em educação, assim o conhecimento será aplicado na base e transformar em resultado para os cooperados, a razão de ser das cooperativas”. A coordenadora de educação e promoção social do Sistema OCB/MT, Lúcia Laura Teixeira, disse que “a nossa grande preocupação é pensar na qualidade oferecer o que se tem de melhor, pois queremos levar resultado para as cooperativas”.
A VIII turma conta a participação de dirigente, empregado ou cooperado de cooperativas do ramo Agropecuário, do Crédito, Educacional, Saúde, Trabalho e do Sistema OCB/MT. Serão 18 módulos realizados mensamente e uma viagem de intercâmbio, sendo que o destino e a data ainda não foram definidos. O Sescoop vai custear 75% do valor total do curso por participante. (Assimp Sistema OCB/MT)
Cafelândia (1º/9) – O Banco do Brasil vai apresentar um portfólio de produtos e serviços que poderão contemplar as necessidades das cooperativas do ramo Transporte. Será no dia 18 de setembro, no Fórum do Ramo Transporte que o Sistema Ocepar vai promover em Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná.
Esse foi um dos resultados obtidos na reunião ocorrida na última quarta-feira (27/8), na sede da Coopercaf, em Cafelândia, na região oeste paranaense, com representantes do BB, da Ocepar e da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e dirigentes das cooperativas do Paraná. Na oportunidade, foram discutidas as possibilidades de operações de crédito específicas para o ramo transporte.
O encontro foi um desdobramento de outra reunião ocorrida no dia 7 de julho, na sede da OCB, em Brasília (DF), quando foram apresentadas as demandas do segmento e feito um pedido para que os profissionais da instituição financeira fossem conhecer in loco as operações do cooperativismo de transporte e verificar quais documentos podem ser usados como comprovantes de renda e patrimônio nas negociações com o banco.
APRESENTAÇÃO – Em Cafelândia, o coordenador de Desenvolvimento Cooperativo do Sescoop/PR, João Gogola, apresentou as principais dificuldades enfrentadas pelas cooperativas de transporte na contratação de operações de crédito, seja para capital de giro, saneamento financeiro ou renovação de frota.
Ele também discorreu sobre a metodologia de acompanhamento das cooperativas, instituída pelo programa de Autogestão, e produtos de interesse do setor, como seguro de bens, carga, ambiental, entre outros.
COOPERCAF - O presidente da Coopercaf e coordenador estadual do ramo, Dorival Bartzike, e o contador da cooperativa, Marcélio Koeller, falaram sobre a história da Coopercaf, mostrando a evolução ocorrida nos últimos 16 anos. Eles também explicaram como é realizado o processo que envolve a contratação de serviço pelo embarcador, seleção da “placa” (associado) que fará o transporte até o repasse ao associado.
Na sequência, os presidentes das demais cooperativas de transporte também expuseram suas realidades, focando as atividades que desenvolvem, volumes, movimentação financeira e quadro social. Todos reforçaram a dificuldade que encontram no acesso a operações de crédito junto às instituições financeiras.
INTERESSE – De acordo com Alexis Polovanick, da gerência especializada em cooperativas do BB (Genec), há interesse do banco em desenvolver produtos e fomentar o movimento com as cooperativas do ramo transporte, destacando a própria criação da Genec, que está diretamente subordinada à vice-presidência do BB.
Polavanick afirmou que há possibilidade de se criar uma “esteira” específica para as cooperativas do ramo, visando agilizar e atender de forma diferenciada os pleitos do transporte. Ele também ressaltou a importância de coletar subsídios em reuniões e visitas, como as ocorridas em Cafelândia, para poder municiar a diretoria do banco com documentos que facilitem a criação de produtos diferenciados.
BNDES – Polovanick também colocou o BB à disposição para realizar reunião em conjunto entre o ramo Tranporte e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com o propósito de agilizar a liberação de uso do Programa Procaminhoneiro para obtenção do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga (RNTTC), do tipo CTC, aos associados das cooperativas de transporte. A OCB se comprometeu em viabilizar o encontro, em Brasília.
SEGURO – O representante do BB comunicou que já envolveu a seguradora do banco para que também possa ser criado um grupo de afinidade do ramo transporte e, por consequência, valores mais acessíveis na aquisição de seguros. Futuramente também deverá ser realizada uma reunião específica para “desenhar” um modelo que atenda às cooperativas de transporte por meio de apólice única. Após a definição de produtos, o BB pretende fazer um projeto-piloto em algumas cooperativas antes do lançamento em âmbito nacional. (Assimp Ocepar)
O mesmo projeto que concedeu o prêmio Top Ser Humano à Certel Energia em 2013, da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) do Rio Grande do Sul, agora distingue a cooperativa por meio do prêmio Ser Humano Oswaldo Checchia, da ABRH Nacional.
Denominado de “Capacitação Compartilhada: a construção coletiva de empresas produzindo segurança e qualidade de serviços”, o projeto retrata a qualificação de profissionais da área elétrica que é realizada de maneira diferenciada em relação a outras empresas do setor.
Ela é realizada por meio de um processo colaborativo, utilizando um centro de treinamento compartilhado, situado junto ao Colégio Teutônia, em parceria com a Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural (Fecoergs) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop-RS).
Instituído em 1993 pela ABRH-Nacional, o Prêmio Ser Humano Oswaldo Checchia consolidou-se como instrumento de valorização das melhores iniciativas dedicadas ao desenvolvimento das pessoas dentro e fora das organizações, assim como de estímulo ao pensamento criativo e identificação de novos talentos. O nome do Prêmio Ser Humano é uma homenagem a Oswaldo Checchia, um dos fundadores da ABRH-Nacional.
A premiação foi entregue em São Paulo, na semana passada, durante o Congresso Nacional de Recursos Humanos. O diretor-superintendente da Certel Energia, Ilvo Edgar Poersch, acompanhado do gerente de RH da cooperativa, Alexandre Marcelo Schneider, recebeu o troféu das mãos de Pedro Luiz Fagherazzi, presidente do Conselho Deliberativo da ABRH.
A criação do Centro de Treinamento em Eletricidade, no Colégio Teutônia, foi uma das etapas do projeto, e recebeu forte incentivo da Cooperativa. Além de atender às determinações legais do Setor Elétrico Brasileiro e às normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego, a criação do Centro possibilita uma contribuição decisiva para a formação e atualização de profissionais da área elétrica não apenas do quadro interno da empresa, mas também de associados e comunidade regional.
“Esse modelo de capacitação, que enfatiza a permanente profissionalização e segurança do capital humano, hoje já beneficia não apenas as demais cooperativas de energia do Estado, mas também outras concessionárias, que têm procurado o Centro para capacitar sua força de trabalho”, assinala Ilvo Poersch.
Segundo o gerente de recursos humanos, a premiação causou surpresa na cooperativa, visto que o projeto concorreu com iniciativas de empresas de grande porte de todo o País.
“Na ótica da ABRH, trata-se de uma ação diferenciada que pode servir de modelo para outras empresas em âmbito nacional. Agradecemos aos nossos parceiros, que têm participado desse processo de capacitação que, além de garantir maior segurança aos colaboradores internos, também faz com que eles estejam mais aptos e tranquilos para atender da melhor maneira e com muita agilidade o consumidor final”, avaliou Schneider.
Para o presidente, Erineo José Hennemann, investir na segurança e na qualificação é importante, e o prêmio mostra que a cooperativa cumpre com o seu dever. “Temos de garantir condições de que o colaborador, ao concluir de forma segura a sua atividade profissional, possa retornar bem para casa e conviver tranquilamente com a sua família”, afirmou.
Salvador (28/8) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado da Bahia (Sescoop/BA) realiza hoje e amanhã o curso para conselheiros fiscais do Ramo Crédito. O evento tem por objetivo promover a adoção de boas práticas de governança e gestão nas cooperativas. O curso está voltado aos conselheiros fiscais das cooperativas financeiras do estado.
Na oportunidade, os participantes irão obter noções de cooperativismo, sociedades cooperativas de crédito, direitos e deveres do cooperado, noções contábeis para análise de balanço, a importância do Conselho Fiscal no quadro social da sociedade cooperativa.
O curso servirá como capacitação para o exercício pleno da função de fiscalização da cooperativa, em seus aspectos técnicos e operacionais, bem como interpretação das normas e dos índices que são gerados nas cooperativas de crédito, além dos acompanhamentos dos controles internos, relatórios de auditorias e da execução do planejamento estratégico e operacional das cooperativas.
A capacitação será ministrada pelos instrutores Adriano Oliveira da Silva e Carlos Eduardo Correia Leal, ambos conhecedores, experientes, dos serviços e funções dos conselheiros e do sistema crédito cooperativo na Bahia. (Assimp Sistema Oceb)
Porto Alegre (28/8) – A Unicred Porto Alegre realiza logo mais, às 20h, a cerimônia de posse de sua nova diretoria administrativa. O médico José César Boeira assumirá a presidência e o médico João Vicente Bassols, assume como vice-presidente da instituição. Há 24 anos atuando na capital gaúcha e região metropolitana, a Unicred Porto Alegre é hoje uma das maiores cooperativas do Sistema Unicred RS.
Com mais de 10 mil associados, R$ 581 milhões em recursos administrados e um patrimônio líquido de mais de R$ 90 milhões, a instituição está entre as 30 maiores cooperativas de crédito do Brasil.
Segundo Boeira, esse será um grande desafio. “Estou preparado e confiante para seguir trabalhando, com muito empenho, para o crescimento da Unicred Porto Alegre. Nosso maior objetivo é proporcionar o melhor aos cooperados, criando novos serviços e produtos diferenciados no mercado”.
Além da capital, a Unicred Porto Alegre está presente em Guaíba, Canoas, Esteio, Gravataí, Osório e Camaquã.
Sobre a Unicred – Atuando com sua capilaridade desde 1989, a Unicred tornou-se efetivamente um sistema que, hoje, integra o Sistema Financeiro Nacional. A Unicred do Brasil tem cinco centrais, 52 cooperativas, 290 unidades de negócios e mais de 180 mil cooperados.
Serviço
Quando: 28 de agosto de 2014
Onde: Hotel Plaza São Rafael (Avenida Alberto Bins, 514)
Horário: 20h
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Brasília (28/8) – Atualmente, as 422 cooperativas dos ramos Educacional e Consumo encontram na falta de financiamentos, na tributação inadequada bem como sua falta de adequação e na má organização da gestão os principais obstáculos para o seu desenvolvimento. Esses dados fazem parte dos diagnósticos apresentados na terça-feira (26/8), em Brasília, pelo Sistema OCB aos representantes de cooperativas, do Banco do Brasil, do Ministério da Educação, unidades estaduais e parceiros do movimento cooperativista brasileiro. Clique nos links abaixo para baixar os documentos.
Diagnóstico do Ramo Consumo
Diagnóstico do Ramo Educacional
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Brasília (27/8) – Representantes de cooperativas dos ramos Educacional, Consumo e Mineral estiveram hoje em Brasília, onde participaram de mais uma edição do projeto Portas Abertas – uma realização do Sistema OCB que já trouxe à capital federal mais de 200 cooperativistas, ao longo dos quase 18 meses de execução. A gerente geral do Sescoop, Karla Oliveira, fez a abertura da ação, dando boas-vindas aos visitantes.
O Portas Abertas consiste em trazer a Brasília ou em aproveitar a estadia de cooperativistas na capital federal para apresentar-lhes as ações realizadas pelas três casas – OCB, Sescoop e CNCoop – em prol do desenvolvimento do cooperativismo nacional.
Desta forma, uma programação institucional é cuidadosamente preparada com base no perfil do grupo, que além de conhecer com profundidade a estrutura operacional das entidades que compõem o Sistema OCB, também visita alguns parceiros importantes. Esses parceiros são escolhidos de acordo com a atividade das cooperativas representadas.
Com isso, é possível conhecer, por exemplo, a interface existente entre o cooperativismo e o Congresso Nacional, Banco Central do Brasil, Sicoob, Sicred, Sebrae, Embrapa, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério do Desenvolvimento Agrário, e agências de regulação como ANEEL e ANTT.
No caso do grupo de hoje, o alvo da visita foi o Congresso Nacional, mas a programação também inclui palestras sobre cooperativismo de crédito e suas linhas de financiamento, ministrada pelo Sicoob Confederação e, por fim, sobre cooperativismo e liderança, cuja explanação ficou a cargo de representantes do Sebrae.
Salvador (27/8) – "O Sistema Oceb teve a oportunidade de mostrar os trabalhos desenvolvidos e reforçar a missão da entidade. Ouvimos os dirigentes das cooperativas e iremos, dentro das nossas possibilidades técnicas, administrativas e financeiras, atender o que foi proposto durante os encontros. Na edição desse ano, foi muito interessante percebermos o olhar mais profissional dos dirigentes. Desta forma, o cooperativismo no Estado da Bahia cresce e se fortalece."
Com essas palavras, o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, resume o que foi o Encontro de Presidentes de Cooperativas da Bahia 2014. A última reunião, dessa edição, ocorreu no dia 22/8, na cidade de Feira de Santana/BA e reuniu 39 participantes entre presidentes e dirigentes de 18 cooperativas da cidade e região.
O diretor financeiro da cooperativa de crédito Unicred da Bahia, Lamartine Almeida, fala sobre a importância do evento e o fortalecimento do cooperativismo na Bahia. "Esse encontro promovido pelo Sistema Oceb é fundamental, pois o processo de crescimento depende de estruturação e alinhamento de ideias. O cooperativismo se fortalece com ações benéficas, um exemplo disso são esses encontros."
O processo de interiorização do Sistema Oceb é destacado pelo presidente da Coopervale, Antônio Souza. "Essa iniciativa é merecedora de aplausos. O contato com a realidade do interior garante o desenvolvimento de atividades focadas para nossa região. Além de estimular o nosso trabalho."
O presidente da Cooperativa de Táxi de Feira de Santana, José Cardoso, considera a capacitação e a profissionalização ferramentas essências para o cooperativismo da região. "A evolução das cooperativas está ligada, entre outras coisas, ao processo constante de capacitar e profissionalizar todos os envolvidos na cadeia cooperativista."
Avaliar os trabalhos e construir, conjuntamente, propostas são essenciais para o cooperativismo. “Nesse aspecto, acho importante esse trabalho feito pelo Sistema Oceb", comenta o vice-presidente do Sicoob Portal, Murilo Cerqueira.
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Brasília (26/8) – Mais de três milhões de brasileiros estão vinculados a uma das 121 cooperativas do ramo Consumo, que gera 1,4 mil empregos diretos. Embora expressivos esses números, o Ramo Consumo é mal interpretado e sofre com a falta de adequação tributária. Outros resultados que esse diagnóstico apresenta são referentes aos desafios que visam o fortalecimento da fidelização dos seus cooperados e organização da gestão e processos. Esses são um dos pontos tratados no diagnóstico divulgado hoje, pelo Sistema OCB.
Segundo o diagnóstico, 60% das cooperativas não acessam linhas de financiamento. Dentre os motivos apontados temos: elevadas taxas de juros (28%), prazos para pagamento como de carência (27%) e a exigência de garantias (21%). Em relação às políticas voltadas ao cooperativismo de Consumo, 32% das respostas indicam que a tributação é a principal prioridade para o desenvolvimento das cooperativas. Além disso, 25% dos entrevistados desejam leis que fomentem a criação e crescimento do setor.
Temas classificados como internos demonstram que 17% dos participantes indicam a necessidade de ações voltadas a capacitações de lideranças cooperativistas nas áreas de gestão e governança e 13% capacitações voltadas especificamente aos profissionais das cooperativas de Consumo.
METODOLOGIA - Para chegar a estes e muitos outros resultados, o Sistema OCB em conjunto com o Conselho Consultivo do Ramo Consumo e as unidades estaduais, aplicaram um questionário junto às cooperativas, nos meses de maio e junho.
O objetivo da pesquisa foi levantar informações do setor para subsidiar o desenvolvimento de ações estratégicas, visando ao fortalecimento das Políticas Públicas, ao aperfeiçoamento da atuação junto às cooperativas e ao apoio à sua reinserção em espaços anteriormente conquistados.
Além disso, os dados também contribuirão fortemente com a ampliação do espaço das cooperativas do Ramo Consumo na agenda de decisões do Governo, não somente como números que embasem o fomento de políticas públicas específicas ao setor, mas também a partir de uma melhor compreensão sobre os principais desafios e oportunidades de tais cooperativas.
De acordo com o diagnóstico, 42 cooperativas, ou seja, 34,7% do total, responderam ao questionário. Em relação ao perfil do entrevistado, temos o seguinte: 47,6% são dirigentes ou integrantes da diretoria ou do Conselho de Administração. A boa notícia é que a maior parte dos entrevistados conhece o Sistema OCB. Os percentuais são os seguintes:
• 74% conhecem as ações promovidas pela OCB
• 86% conhecem as ações promovidas pelo Sescoop
• 74% conhecem as ações promovidas pela Organização Estadual
Veja o documento na íntegra, CLICANDO AQUI.
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Curitiba (26/8) – Na última quinta-feira (21/8), a Copagril realizou a formatura de mais 32 jovens, do curso modular de desenvolvimento de liderança jovem, desenvolvido em parceria com o Sescoop/PR. O objetivo do curso é despertar no jovem a importância da cooperação e desenvolver a integração e a liderança, e a sucessão familiar da propriedade e da cooperativa. A formatura contou com presença do diretor-presidente da Copagril, Ricardo Sílvio Chapla, o vice-diretor-presidente, Elói Darci Podkowa, o diretor-secretário, Márcio Buss, associados e familiares dos formandos.
Para que todos os presentes pudessem saber um pouco do conteúdo aprendido no curso, que iniciou em março deste ano, os formandos apresentaram o resumo de cada módulo. Também realizaram homenagens aos familiares, a Copagril pela oportunidade oferecida, aos professores e ao Sescoop/PR.
O presidente da Copagril parabenizou a todos por buscarem novos conhecimentos, também aos familiares por apoiarem os jovens neste curso. “Mesmo para trabalhar na propriedade rural é preciso continuar estudando, sempre se aperfeiçoando para melhor conduzir os negócios da propriedade, pois hoje o produtor rural é um verdadeiro empresário e a propriedade deve ser administrada como uma empresa”, frisou.
OPORTUNIDADES - Conforme Chapla, a Copagril sempre estará investindo em formação e ampliação de conhecimentos do quadro social. “Todas as oportunidades que surgirem, como palestras, cursos e treinamentos, aproveitem, que vocês só terão a ganhar. Também, convidamos aos que ainda não fazem parte dos comitês de jovens, para que participem de um, pois é um aprendizado muito grande que se adquire nos comitês”, destacou.
PRÓXIMA TURMA - O presidente também afirmou que já está programada a realização da próxima turma do modular. “Convidem os amigos e familiares para fazerem parte da próxima turma de formação de liderança jovem”, ressaltou. (Imprensa Copagril)
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Brasília (25/8) – O Sistema OCB apresenta amanhã os diagnósticos dos ramos Educacional e Consumo. O evento contará com a presença de representantes de cooperativas, do governo federal, de unidades estaduais e de parceiros. A programação será realizada na Casa do Cooperativismo, em Brasília, a partir das 9h.
O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, juntamente com os coordenadores nacionais dos ramos, Márcio Vale (Consumo) e Ricardo Lermen (Educacional) farão a abertura do evento.
Na sequência, o público poderá assistir à palestra “O estouro da Pipoca”, a ser ministrada pelo pipoqueiro Valdir Novaki, que abordará o empreendedorismo como mecanismo de autodesenvolvimento. Atualmente, Valdir que se define como uma pessoa que tem “sensibilidade em perceber oportunidades comerciais” tem ganhado o Brasil, contando sua história de sucesso. Conheça
Em seguida, a Gerência Técnica do Sistema OCB fará a apresentação dos resultados dos diagnósticos elaborados com base em questionários respondidos pelas cooperativas educacionais e de consumo.
A elaboração dos diagnósticos foi precedida de vários meses de pesquisa e análises de resultados. O objetivo do Sistema OCB com esses dois documentos é que seus dados sejam utilizados para subsidiar a elaboração das estratégias de desenvolvimento dos dois ramos.
Por fim, a gerente de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas, Susan Miyashita Vilela, explanará sobre gestão e governança cooperativista, em uma mesa redonda com os coordenadores nacionais dos ramos.
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Porto Alegre (25/8) – O Sistema Ocergs acaba de renovar do projeto de cooperação bilateral entre o Sescoop/RS e a Confederação das Cooperativas e Entidades de Auditoria do Sistema de Cooperativismo Alemão (DGRV/Alemanha). A renovação ocorreu na última sexta-feira, dia 22/8, na sede da entidade, em Porto Alegre (RS).
O projeto, cujo início se deu em 2010, é uma parceria entre o Sescoop/RS e o Ministério de Alimentação, Agricultura e Defesa do Consumidor (BMELV) da Alemanha e tem como objetivo principal fortalecer as estruturas do cooperativismo no setor agropecuário do Rio Grande do Sul. O contrato assinado tem validade até junho de 2017.
“Este projeto visa a buscar o fortalecimento e o desenvolvimento das cooperativas agropecuárias gaúchas. E a renovação dele por mais três anos, após criteriosa avaliação, tanto pelo lado alemão quanto por nós, do Sescoop/RS, mostra que estamos no caminho certo”, assegurou o presidente do Sistema Ocergs/RS, Vergílio Perius.
Pelo lado alemão, participaram o coordenador do projeto de cooperação da DGRV e do Sescoop/RS, Arno Boerger e o representante da DGRV, Christoph Plessow, que salientaram a importância da parceria estabelecida e os resultados já alcançados no projeto de cooperação, onde se percebe claramente que as cooperativas gaúchas trabalham fortemente em parceria e com muito diálogo.
Em 2013, foram apresentados relatórios sobre a situação do Projeto por representantes dos dois países, apresentado o planejamento da segunda fase, e ainda a apresentação das novas propostas, que foram aprovadas pelo Comitê Gestor, que culminou com a assinatura realizada hoje.
Participaram da assinatura do contrato o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, o superintendente Norberto Tomasini, gerentes e técnicos do Sistema Ocergs/RS e da Escoop, bem como os parceiros alemães. (Assimp Sistema Ocergs)
São Paulo (25/8) – As ações da campanha do Dia de Cooperar – Dia C – já mobilizam 15 cooperativas paulistas e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo (Sescoop/SP). Arrecadação de alimentos, produtos de higiene e livros, orientação de formação de hortas comunitárias e ajuda a entidades assistenciais são algumas das ações promovidas pelas cooperativas no Estado.
A comemoração do Dia C – agendada para o dia 6 de setembro – também mobiliza as cooperativas participantes. Várias marcaram ações para essa data (confira a programação abaixo). Outras estão empenhadas em ações que já começaram e devem, inclusive, continuar até o final do ano.
Edivaldo Del Grande, presidente do Sistema Ocesp (Ocesp, Sescoop/SP e Fescoop/SP) destaca que as cooperativas cada vez mais têm papel relevante no desenvolvimento social, econômico e sustentável das comunidades. “No Brasil, já ficou provado que a presença de cooperativas em uma determinada região faz toda a diferença no seu desenvolvimento. Segundo um estudo da Universidade de São Paulo (USP), os municípios que contam com a atuação de cooperativas têm melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)”, pontua o dirigente. Ele ressalta que o Dia C fortalece a presença das cooperativas nas comunidades.
Participam do Dia C as cooperativas das cidadesde Americana (Unicred Bandeirante), Lins (Unimed Lins e Uniodonto), Franca (Cocapec -Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas), Bebedouro (Coopercitrus, Credicitrus, Cotram, Unimed e Uniodonto), Jundiaí (Uniodonto, Sicredi, Unimed e Coopercica), Itapetininga (Unimed). A Coopermota (Cooperativa dos Cafeicultores da Média Sorocabana) promoverá ações em Ibirarema, Paraguaçu Paulista e Maracaí. Além disso, o Programa Aprendiz Cooperativo, do Sescoop/SP, faz coleta de alimentos para imigrantes haitianos na capital.
Confira a programação das cooperativas, clicando aqui.