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Brasília (16/9) – Representantes do Sistema OCB estão em Salvador (BA) apresentando o programa Gestão de Desenvolvimento Humano (GDH) e capacitando os analistas e técnicos do Sistema Oceb para a correta utilização da ferramenta. O treinamento vai até o dia 18/9. Trata-se de um programa, desenvolvido originalmente no estado do Paraná, mas cuja execução tem sido amplamente estimulada pelo Sistema OCB.
A intenção é fortalecer, ainda mais, o desempenho das cooperativas. O GDH é uma ferramenta de gestão que possibilita os subsídios necessários para que cooperativas e unidades estaduais do Sescoop tenham em mãos – de forma rápida, consistente e confiável – informações para que os gestores tomem as melhores decisões.
Permite, também, organizar e sistematizar informações relevantes sobre as ações de formação e de promoção social, realizadas em prol do desenvolvimento da comunidade da cooperativa, gerando dados que possibilitem uma real avaliação do grau de desenvolvimento humano dos cooperados, suas famílias e empregados.
Cuiabá (16/9) – O curso Formação de “Gestores de Pessoas”, oferecido pelo Sistema OCB/MT, por meio do Sescoop/MT, e que terminou hoje, tem por objetivo principal preparar os gestores de pessoas para desenvolver equipes, promovendo mudanças pessoais e organizacionais por intermédio de uma metodologia eficaz de selecionar, mobilizar e desenvolver o capital intelectual e humano nas cooperativas.
Com isso, os participantes obterão suporte para aplicarem os indicadores e parâmetros de avaliação de resultados e o retorno de investimentos quanto às ações de treinamentos. O instrutor é Benedito Milioni, professor universitário em recursos humanos, gestão estratégica e teoria geral da administração, com 44 anos de experiência na área. Autor dos livros: Liderança Prática (2013) QualityMark, Manual Prático de Avaliação dos Resultados do Treinamento,Técnicas de Entrevistas para Gestores (QualityMark), On the Job Training (2009).
Participam do curso 33 profissionais de RH e Departamento Pessoal de cooperativas. O Módulo I foi realizado em agosto. O Módulo II foi concluído hoje, na sede do Sistema OCB/MT, em Cuiabá.
Os assuntos abordados nos dois dias do curso são: Processos da Educação Corporativa; Competências: composição, alcance e desenvolvimento; Gestão do Conhecimento: fundamentos e aspectos operacionais; Desenvolvimento de Potenciais e Talentos Humanos: o passo a passo; Planejamento Educacional Estratégico: processos e meios práticos; Indicadores da Gestão dos Processos Educacionais: construção, formulação, aplicação e interpretação técnica; Avaliação dos Resultados das Ações de Treinamento: fundamentos, processos e instrumentos; Avaliação do Retorno dos Investimentos: técnicas e fórmulas; Como elaborar relatórios de resultados das ações de treinamento. (Assimp Sistema OCB/MT)
São Bernardo do Campo (16/9) – A Sicredi reuniu seus associados para prestar contas, referente às ações do primeiro semestre. A reunião foi realizada, em São Bernardo do Campo (SP), na noite de 11/9, com a participação de mais de 400 pessoas, entre associados e convidados.
O presidente Jaime Basso coordenou a reunião, que trouxe na pauta: desempenho da Sicredi no Primeiro Semestre de 2014; SicrediTouch, a conta jovem Sicredi e visando a educação financeira dos associados, a importância de fazer uma reserva financeira.
"Ir ao encontro dos associados e levar as informações da cooperativa é uma forma de permitir que acompanhem a gestão da Sicredi, onde os associados são donos do empreendimento cooperativo”, diz o presidente Jaime Basso.
Foram realizadas 23 reuniões de prestação de contas, na área de atuação da cooperativa, reunindo mais de 7 mil pessoas, entre convidados e associados. Em especial, para os participantes da região do ABCD, o presidente trouxe números expressivos de crescimento.
Em um ano e meio atuando em sistema de livre admissão, com atendimento a todas as pessoas e empresas, a Sicredi cresceu mais de 120% em números de associados e mais de 100% em depósitos e operações de crédito, atendendo a demanda dos associados e empresas da região.
“É gratificante ver o crescimento da Sicredi na nossa região. Vemos que a cooperativa de crédito vem atendendo as nossas necessidades e em contra partida novas pessoas vem experimentando como é bom fazer parte desta instituição financeira cooperativa”, avaliou o empresário e fundador da Sicredi na Região, Giorgio Guardalben.
A ação Touch chamou a atenção dos convidados do evento, que conheceram a estrutura da Unidade Móvel, tiraram fotos, compartilharam e levaram de presente. (Fonte: Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP)
Brasília (15/9) – O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, participou hoje do primeiro dia do Espaço Café Brasil 2014. O evento está em sua nona edição, ocorre em Minas Gerais, conta com apoio dos Sistemas OCB e Ocemg e faz parte da programação da Semana Internacional do Café. As atividades estão sendo realizadas no Expominas, em Belo Horizonte (MG) até quinta-feira, dia 18/9.
O 9º Espaço Café Brasil é o maior evento de negócios do grão no Brasil. Possui área de exposições e atrações voltadas a toda a cadeia e tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro de café. As atividades são direcionadas a produtores rurais, cooperativas, torrefadores, exportadores, varejistas, empreendedores, baristas e consumidores.
Segundo o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o público do evento é vital para o crescimento da cafeicultura brasileira. “As cooperativas são elos importantes na produção do café, um dos grãos que mais representa o nosso Brasil. Digo a vocês que 50% da produção nacional do café passarão por alguma cooperativa agropecuária, porque elas encurtam a distância entre quem produz e quem compra. É por isso que esta feira é fundamental para o desenvolvimento do setor, pois reúne em um mesmo ambiente todos os elos da cadeia produtiva, especialmente os desenvolvedores de tecnologia, avalia Márcio Freitas.
SEMANA - A Semana Internacional do Café (SIC 2014) reúne o setor com o objetivo de fortalecer e valorizar o segmento, um dos maiores da economia nacional e cujo produto é o principal do agronegócio brasileiro. Em 2014, o evento conta com a participação de 100 expositores, representando 150 marcas.
A previsão é de que 14 mil visitantes passem pela feira, gerando uma movimentação financeira de R$ 85 milhões em negócios e incremento de 15% sobre os resultados alcançados em 2013.
A programação inclui ainda eventos técnicos, como o Seminário Internacional DNA Café 2014, 1º Fórum da Agricultura Sustentável e Cafeteria Gourmet, além de Rodada de Negócios & Coffee of the Year, dentre outras atrações.
A SIC é uma iniciativa do Sistema Faemg (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), Café Editora e Sebrae. O evento conta com o patrocínio ouro da Case Agriculture.
A Semana Internacional do Café foi criada em 2013, durante o Encontro da Organização Internacional do Café (OIC), em Belo Horizonte, com a realização, pela primeira vez em Minas Gerais, do Espaço Café Brasil – depois de sete edições, em São Paulo.
A maior feira do setor contou, no ano passado, com a participação de 110 marcas expositoras que atraíram cerca de 12 mil profissionais e interessados, gerando mais de R$ 70 milhões em negócios diretos e indiretos.
Os resultados expressivos de público e negócios renovaram a escolha da capital mineira, para a atual edição, da qual participam, além dos stands das regiões do estado, as áreas produtoras de Mogiana Paulista, Norte Pioneiro do Paraná, Montanhas do Espírito Santo e Conilon Capixaba. Dentre os representantes de toda a cadeia produtiva, os segmentos de máquinas e equipamentos para o setor, embalagens, corretoras de mercado, serviços de cafés (B2C e B2B), e-commerce e indústria de cápsulas.
PROGRAMAÇÃO – A programação da Semana Internacional do Café conta ainda com uma série de eventos que ocorrem ao mesmo tempo, no mesmo espaço. São eles:
- 14º Campeonato Brasileiro de Baristas
- Cursos Técnicos de Café
- I Encontro de Produtores do Programa Café+Forte – 17 de setembro
- Reuniões Educampo Café – 15 a 18 de setembro
- 4º Encontro IWCA Brasil
- 1° Encontro Brasileiro de Organizações de Produtores FAIRTRADE do Comércio Justo e Solidário
- Seminário Internacional DNA Café - 15 e 16 de setembro
- Cafeteria Gourmet - 15 a 18 de setembro
- 1º Fórum de Agricultura Sustentável - 17 e 18 de setembro
- Rodada de Negócios & Coffee of the Year - 15 a 18 de setembro
Acesse os detalhes, clicando aqui.
Números esperados para a SIC 2014:
- 14 mil visitantes;
- R$ 85 milhões em negócios diretos e pós-feira;
- 3 mil produtores e 100 marcas participantes;
- Rodadas de negócios: R$ 1,8 milhão em venda direta, mais de 150 compradores participantes e 200 amostras de cafés verdes recebidas;
- 150 horas de palestras e workshops;
- 50 mil cafezinhos servidos.
SERVIÇO
Semana Internacional do Café
Data: 15 a 18 de setembro
Local: Expominas – Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte – MG.
Realização: Faemg, Café Editora e Sebrae.
Apoio: Case Agriculture, Sistema Ocemg, Sescoop e Sistema OCB.
Informações/Inscrições: www.semanainternacionaldocafe.com.br.
Goiânia (15/9) – O mercado de trabalho em Goiás fechou o mês de agosto com saldo positivo de contratações com carteira assinada. Foram 2.968 postos a mais, um crescimento de quase 11% sobre o mesmo período do ano passado (no País, houve queda de 20,5%). Dois setores praticamente sozinhos foram responsáveis pela evolução – serviços, com 1.449 vagas, e comércio, com 1.063. Isoladamente, os dados apontam evolução, mas devido à conjuntura econômica nacional, que já recua há seis meses, o resultado é o terceiro pior em 12 anos.
Considerando o acumulado do ano, o saldo de 9.418 novos postos representa uma queda de 17% entre janeiro e agosto. Em 12 meses, o recuo é ainda maior: 46%. Segundo a presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Goiás (Acieg), Helenir Queiroz, o desempenho do Estado muito acima do nacional é importante, mas não pode ser comemorado. Afinal, a instabilidade política e econômica pela qual passa o País gera imprevisibilidade para os empresários, que estão segurando os investimentos.
“A grande pergunta é: Goiás vai conseguir repetir os números de crescimento nos próximos meses? Neste momento, o empresário não tem feito investimentos. E contratações você faz para ampliar o negócio. Se ele não está seguro do cenário, pode ser que vá continuar pisando no freio na criação de novos empregos a partir de agora”, destaca Helenir.
Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Goiás (Sindilojas), José Carlos Palma, o consumo, que já está desacelerado, afetando as vendas, pode ser ainda mais prejudicado no segundo semestre. Na análise do presidente, é possível que, após as eleições, algumas demandas que estavam represadas possam ser assumidas, como reajuste de tarifas públicas e aumento de juros. “Isso poderia refletir diretamente nas vendas de Natal (queda).”
O reflexo dessa instabilidade já afeta, por exemplo, as contratações de trabalhadores temporários para o fim de ano. Conforme Palma, o número de vagas deve ser entre 20% e 25% menor este ano, em relação a 2013, além de serem adiadas de setembro para outubro.
SETORES – Dentro do segmento de serviços, que teve o maior saldo de empregos formais em Goiás no mês de agosto, as atividades de ensino foram as que mais geraram novos postos (639 vagas). Segundo o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Goiânia (Sepe), Flávio Roberto de Castro, o desempenho do setor está ligado à contratação de professores principalmente nas instituições de ensino superior, cursinhos preparatórios de concurso e pré-vestibulares.
No que diz respeito à prestação de serviços de alimentação, hospedagem, reparação e manutenção (579 vagas), a evolução estaria ligada à realização de eventos em Goiânia, influenciada pela reforma do Autódromo de Goiânia, afirma Helenir Queiroz. “Rali dos Sertões e a Corrida do Milhão (Stock Car) movimentaram muito a cidade e geraram muita demanda para restaurantes e hotelaria”, avalia.
A jovem Maria da Conceição Costa de Carvalho Silva, 20 anos, se mudou de Brasília, onde trabalhava de frentista, para Goiânia há poucos meses e, logo conquistou sua vaga como atendente em um estabelecimento que vende açaí no shopping. Para ela, não foi difícil obter a chance, já que conhecia uma pessoa interna na empresa. Mesmo sem experiência no ramo, conquistou a vaga, ganhando melhor, e têm expectativas de crescer dentro da empresa.
A gerente de Recursos Humanos da Flávio’s Calçados, Edna Mequita diz que, na contramão da economia, a empresa contratou 15% a mais de pessoas este ano, abriu mais lojas e aumentou o tíquete médio. Ela diz que a melhoria se deve à adoção de uma postura diferenciada da empresa, focando no engajamento dos funcionários e na fidelização dos clientes. “Nossa rotatividade baixou em 11%”, frisa.
“Os lojistas estão segurando mais seus funcionários e dispostos a pagar mais por isso. Mas, para isso, os empregados terão de se qualificar”, enfatiza José Carlos Palma. (Fonte: O Popular)
Brasília (12/9) – O Sistema OCB divulgou hoje que prorrogou por mais uma semana as inscrições ao Prêmio Cooperativa do Ano, edição 2014. O prazo venceria na próxima terça-feira, dia 16/9, mas agora as cooperativas interessadas têm até o dia 25/9 para preencher os formulários e garantir a sua participação.
Mais do que competir, essa é uma forma de reconhecer as excelentes práticas das cooperativas e estimular a troca de experiência entre elas, visando ao desenvolvimento do setor. A premiação conta com sete categorias: Desenvolvimento Sustentável, Cooperativa Cidadã, Comunicação e Difusão do Cooperativismo, Fidelização, Benefícios, Atendimento e Inovação e Tecnologia. As interessadas, independentemente do ramo ou porte, poderão inscrever até um projeto por categoria nesta nona edição.
“Decidimos ampliar o prazo tendo em vista a grande procura por parte das cooperativas brasileiras. Até agora, os números já superaram os do último prêmio. Além disso, queremos possibilitar a inscrição de projetos realizados em função do Dia de Cooperar (Dia C) que, neste ano, ocorreu em 25 estados e no Distrito Federal”, justificou o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
NOVIDADE – Em 2014, as cooperativas inscritas em algum programa de gestão do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) terão uma bonificação e já sairão 10 pontos na frente. Os programas são: Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC), Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) e Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro (GDA). Para conferir as novidades desta edição, CLIQUE AQUI.
CENTRAIS, FEDERAÇÕES E CONFEDERAÇÕES – É importante ressaltar que a intenção do Sistema OCB é que todas as cooperativas registradas e regulares participem da premiação. Portanto, têm direito de participar tanto as cooperativas de 1º quanto de 2º e 3º graus – singulares, centrais e federações e confederações. Para mais informações, acesse o hotsite: www.cooperativadoano.coop.br
O PRÊMIO – O Prêmio Cooperativa do Ano é uma iniciativa do Sistema OCB. A última edição foi realizada em 2012 e contou com 212 projetos de 138 cooperativas do Sistema OCB, de 20 estados brasileiros. No total, 21 trabalhos foram vencedores.
Brasília (12/9) – Um dos destaques do segundo dia do 10º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (10ª Concred) foi a apresentação do curso de Formação de Conselheiros de Cooperativas de Crédito (Formacred), um dos módulos do Programa Nacional de Educação do Crédito Cooperativo (Educred), executado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).
A apresentação foi feita pela analista Ony Vaz Martins, da Gerencias de Desenvolvimento de Gestão de Cooperativas do Sistema OCB. O evento ocorre em Manaus, reúne cerca de 1,4 mil pessoas e conta com o apoio do Sescoop.
CURSO – Foi concebido para atender a uma demanda do Conselho Especializado do Ramo Crédito da Organização das Cooperativas Brasileiras (CECO), e do Banco Central do Brasil. A ideia é desenvolver programas de capacitação e de treinamento de dirigentes e empregados das cooperativas financeiras, com o objetivo de oferecer formação de qualidade a conselheiros de Administração e Fiscal.
Espera-se, com isso, contribuir para o processo de desenvolvimento, profissionalização e aumento da competitividade desses empreendimentos frente ao Sistema Financeiro Nacional.
Brasília (11/9) – “O Sistema Nacional de Crédito Cooperativo já está maduro o suficiente para discutir uma integração entre seus elos, como forma de gerar economicidade”. Foi com essa ênfase ao tema da décima edição do Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (10ª Concred), que o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, fez a abertura oficial do evento, para uma plateia de mais de mil pessoas.
Segundo ele, a integração entre confederações e sistemas de crédito precisa ser encarada como uma importante ferramenta de desenvolvimento gerencial, visando ao crescimento do cooperativismo financeiro. "Não podemos caminhar mais separadamente. Chegará um momento em que os caminhos vão se cruzar e, então, teremos a certeza de que nossos rumos são os mesmos: melhorar a vida dos nossos associados. Não podemos nos esquecer de que a razão de nossa existência é a cooperativa e seus cooperados, ou seja, ignorar a relação existente entre criador e criatura”, enfatizou Márcio Freitas.
Outro destaque da fala do presidente do Sistema OCB, diz respeito ao processo eleitoral. Ele conclamou as cooperativas financeiras a se engajarem neste processo de representação política tão importante para o futuro do país e do próprio cooperativismo.
“Percebo a intenção dos candidatos em aprimorar os programas sociais voltados à redução da pobreza, distribuição de renda, geração de empregos e inclusão social, o que torna este momento bastante oportuno para que a sociedade possa colaborar na discussão de propostas que visem a fortalecer as políticas públicas do país”, comenta Freitas.
De acordo com o líder, é neste contexto que o cooperativismo brasileiro tem o desafio e a oportunidade de ser reconhecido, cada vez mais, como uma importante ferramenta para o desenvolvimento do Brasil, tendo em vista seus inúmeros diferenciais.
“As cooperativas são empreendimentos sustentáveis, que valorizam a participação dos seus associados, a gestão democrática e o interesse pela comunidade. E, por isso, precisamos escolher representantes que, de fato, entendem e se preocupam com o desenvolvimento da família cooperativista do Brasil”, argumenta o presidente.
Para concluir, Márcio Freitas ressaltou que "por serem empreendimentos voltados ao crescimento econômico e social, as cooperativas podem e devem ganhar mais destaque no desenvolvimento do país. Para tanto, é fundamental que o poder público compreenda melhor o seu funcionamento, consolidando ações efetivas para fortalecer este movimento que hoje é responsável pela inclusão de milhões de brasileiros.”
CERIMÔNIA – A abertura oficial do 10º Concred contou ainda com a participação do coordenador do Conselho Consultivo do Ramo Crédito do Sistema OCB (CECO), Celso Regis, também presidente da Confebras e do Sistema OCB/MS, do presidente do Sistema OCB/AM, Petrucio Magalhães Júnior, do presidente do Sicoob Norte, Ivan Capra, do secretário-executivo do Banco Central do Brasil, Geraldo Magela, dentre outras autoridades locais.
EVENTO – Neste ano, o evento contou com o apoio do Sescoop. O Concred é realizado a cada dois anos pela Confebrás. O evento que prossegue até o dia 12, próxima sexta-feira, ocorre em Manaus (AM). O 10º Concred já tem recorde de inscrições. Ao todo, mais de 1,4 mil profissionais envolvidos com o cooperativismo de crédito de todo país, confirmaram participação no evento.
Neste ano, o Congresso abordará diversos subtemas, sugestões e anseios do Sistema Cooperativista de Crédito, tudo em sintonia com o tema central: “Integração do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo: O melhor caminho”.
Em 2012, a 9ª edição registrou a participação de 1,2 mil pessoas, em Nova Petrópolis (RS), entre palestrantes, staff e executivos cooperativistas.
Acesse PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Brasília (11/9) – Sustentabilidade e Governança. Esse foi o tema da segunda palestra do Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (10º Concred), realizado em Manaus (AM) até amanhã. A palestrante foi a consultora Adriana de Andrade Salé, recepcionada e apresentada pelo superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile.
Um dos destaques da fala de Adriana que é coautora do livro Governança Corporativa: Fundamentos, Desenvolvimento e Tendências, é o fato de as cooperativas, em função de sua natureza, já nascerem com a possibilidade de grande sucesso.
“Esse tipo de sociedade surge com uma metodologia fantástica de desenvolvimento baseado em gestão estratégica. As cooperativas já nascem com as partes interessadas em uma boa governança. Isso as diferencia das empresas mercantis”, comenta a especialista.
MERCADO - Segundo ela, o mercado tão pretendido pelas cooperativas exige, cada vez mais, a profissionalização da gestão. “Isso evidencia que a administração de uma cooperativa seja de alta qualidade. É chegado o tempo em que não há mais espaço para pessoas amadoras na gestão das sociedades cooperativistas. Manter pessoas sem qualificação é ampliar o risco”, avalia Adriana Salé.
OITO PÊS – Grande ênfase foi dada pela palestrante à teoria dos oito Ps da governança corporativa (propriedade, princípios, propósito, poder, papéis, práticas, perenidade e pessoas), que sintetizam todo o processo, independentemente de seu porte, ramo ou tipo. Segundo o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, outro P poderia ser aplicado à teoria: prospecção.
“É fundamental sabemos onde queremos chegar. Por isso, acredito que se quisermos um futuro melhor, é necessário sermos construtores desse futuro e, desta forma, prospectar e trabalhar para alcançar as nossas metas é vital para as nossas cooperativas”, comenta Renato Nobile.
Conheça os oito Ps apresentados por Adriana Solé
PROPRIEDADE - Atributo fundamental diferenciador das sociedades que define as razões de ser e as diretrizes da governança. Estamos falando de sua estrutura: consorciada, pulverizada, concentrada, aberta ou fechada. A implantação de uma ambiência de governança corporativa em empresas familiares passa inicialmente pela garantia da coesão societária e do direcionamento dos negócios.
Todo o desconforto com a estrutura societária e com o Acordo de Sócios precisa ser trabalhado e removido. Os grandes desafios para qualquer família nesta dimensão são a transição do comando e a sucessão.
PRINCÍPIOS - Nas empresas familiares, os Princípios constituem um dos mais importantes legados dos fundadores. Valores herdados impressos ao longo do tempo nas formas do exercício do poder, na condução dos negócios e nos relacionamentos internos e externos. Aliam-se a esses, os princípios universais da boa governança: conformidade, transparência, equidade e prestação responsável de contas. Base ética do processo de governança.
PROPÓSITOS - A continuidade do controle da empresa pelos grupos familiares e a união das famílias proprietárias em torno deste objetivo normalmente é a motivação maior. Nas empresas familiares, os propósitos vão além das estratégias definidas para os negócios e a gestão.
PODER - A estrutura de poder nas empresas familiares é definida pelas formas como se articulam as negociações e se estabelecem as relações entre os órgãos de governança. É uma das prerrogativas do Conselho de Sócios: tanto quanto os princípios, o poder também emana da propriedade. Uma das mais sensíveis e críticas questões nas empresas familiares são as disputas abertas pelo poder, fundamentadas em desalinhamentos intra e intergeracionais.
PAPÉIS - A separação de papéis dos atores e órgãos integrantes da estrutura de governança definirá a fluidez ou não da estrutura de poder. É necessário a formalização no “uso dos chapéus”, assim como a transmissão da liderança à diretoria executiva. A ausência de normas e de acordos formais favorecem as práticas oportunistas e acirram as lutas internas pela sucessão.
PRÁTICAS - As melhores práticas da boa governança em empresas familiares são: 1) o direcionamento da empresa a partir de “guide lines”, de grande impacto, definidas pelo Conselho de Sócios, que são emitidas pelo Conselho de Administração à diretoria executiva; 2) a formulação das estratégias de negócios e de gestão, pela diretoria executiva, que atenda aos direcionadores definidos; 3) a homologação das estratégias pelo Conselho de Administração; e 4) o monitoramento, também pelo Conselho de Administração , das estratégias, das operações e dos resultados.
PERENIDADE OU PERPETUIDADE – Objetivo principal de qualquer empresa é o de se manter viva e atuante, com participação crescente em seus setores de atuação. O desenvolvimento de novas lideranças ao longo do tempo e sucessões bem conduzidas são um dos grandes desafios das empresas familiares.
PESSOAS - Fator chave da Governança presente em todos os outros Ps. Base dos legados, da conduta, e das competências que garantem a perpetuidade de qualquer empresa.
A longevidade de empresas familiares depende em boa parte da construção de um ambiente de governança corporativa capaz detectar e mitigar os riscos inerentes à falta de coesão entre os sócios, aos desalinhamentos quanto aos princípios, às discórdias e às lutas internas pelo poder.
Por serem movidas por histórias de vida, por valores e por motivações, que vão muito além da geração de resultados econômico financeiros, qualquer desatenção às boas práticas de governança corporativa pode comprometer a trajetória do empreendimento ao longo do tempo.
Maceió (11/9) – Em comemoração ao dia do Médico Veterinário, a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) realizou na manhã de terça-feira, 9/9, em seu prédio sede, a doação de um catálogo sobre a atividade veterinária ao curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Cesmac.
O material, entregue ao Doutor Iêdo Mendonça, diretor do curso de Medicina Veterinária do Cesmac, contém de forma atualizada, informações sobre pesquisas, relatórios e estudos em geral sobre as mais recentes ações que envolvem a profissão, além de informações sobre doenças, locais onde ocorrem com mais frequência, tratamentos, entre outras informações de grande importância para o meio acadêmico.
Segundo Aldemar Monteiro, diretor-presidente da CPLA, a Cooperativa recebeu o material da Organização Internacional de Saúde Animal (OIE), no último dia 24 de maio, em Paris, na França, durante a 82ª Seção Geral da Assembleia Mundial de Delegados, onde também foi anunciada a certificação para Alagoas como zona livre da febre aftosa com vacinação, após 14 de trabalho intenso ao qual a CPLA fez parte junto aos produtores.
Sobre o material, Aldemar Monteiro destacou a importância da doação realizada pela CPLA. Segundo ele, o gesto é mais uma forma da Cooperativa contribuir positivamente com o desenvolvimento agropecuário em Alagoas. “Com o acesso ao material, estudantes e profissionais poderão se informar de maneira atualizada sobre a profissão e com isso oferecer um melhor serviço aos profissionais e estudantes para o desenvolvimento dos nossos animais”, finalizou. (Assimp da Cooperativa)
Brasília (10/9) – O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, e o coordenador do Conselho Consultivo do Ramo Crédito do Sistema OCB (CECO), Celso Regis, também presidente da Confebras, abrirão, logo mais à noite, a edição 2014 do Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (10ª Concred). O evento que prossegue até o dia 12, próxima sexta-feira, ocorre em Manaus (AM). A abertura está marcada para as 20h.
O 10º Concred, que conta com o apoio do Sescoop, já tem recorde de inscrições. Ao todo, mais de 1,4 mil profissionais envolvidos com o cooperativismo de crédito de todo país, confirmaram participação no evento. Este ano, o Congresso abordará diversos subtemas, sugestões e anseios do Sistema Cooperativista de Crédito, tudo em sintonia com o tema central: “Integração do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo: O melhor caminho”.
Tal direcionamento defende que o melhor caminho para o desenvolvimento do sistema cooperativista financeiro e, consequentemente, o crescimento do empreendimento cooperativo está literalmente balizado pela união de esforços para um mesmo objetivo: uma maior integração do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC). Tudo em prol de fortalecer a participação no mercado financeiro brasileiro, de forma a promover a inclusão financeira e uma melhor distribuição da riqueza.
Como tradição das edições anteriores, para encerrar o Congresso será elaborada a “Carta de Manaus”, documento a ser entregue às autoridades governamentais, como forma de demonstração formal dos anseios dos congressistas visando ao desenvolvimento do setor e do país. Mantendo o princípio das edições anteriores, os desafios serão debatidos, as soluções identificadas e num futuro próximo colocadas em prática.
A cerimônia oficial de abertura contará, ainda, com o presidente do Sistema OCB/AM, Petrucio Magalhães Júnior, do presidente do Sicoob Norte, Ivan Capra, do secretário-executivo do Banco Central do Brasil, Geraldo Magela, do presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), Osmar Serraglio, dentre outras autoridades.
EVENTO – Realizado a cada dois anos, a 9ª edição do Concred registrou a participação de 1,2 mil pessoas, em Nova Petrópolis, Rio Grande do Sul, entre palestrantes, staff e executivos cooperativistas. De acordo com a superintendente da Confebras, Maria Telma da Silva, a decisão de realizar o Concred no Amazonas foi fruto de um entendimento entre os integrantes da plenária, ao fim da edição anterior do Congresso.
“A gente sabe que vai deixar um legado para o crescimento e desenvolvimento do estado onde realizamos o evento. O Concred movimenta a economia local e possibilita o maior interesse da sociedade como um todo para o cooperativismo”, disse.
PONTO ALTO – A palestra Magna será proferida das 20h às 21h, por Andrew Savitz, autor do best-seller The Triple Bottom Line, considerado e reconhecido mundialmente como um líder em sustentabilidade. Em 2013, Savitz publicou mais uma consagrada obra, intitulada “Talent Transformation and the Triple Bottom Line”, atualmente coroada como a literatura de maior referência em recursos humanos e sustentabilidade.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Brasília (9/9) – As cooperativas interessadas em participar do 9º Prêmio Cooperativa do Ano, promovido pelo Sistema OCB em parceria com a revista Globo Rural, devem se apressar para efetuar a sua inscrição em uma das sete categorias da premiação. O período de preenchimento do formulário termina daqui a uma semana, ou seja, no próximo dia 16/9.
As cooperativas, independentemente do ramo ou porte, podem participar, indicando um projeto por categoria. O objetivo do prêmio é destacar as ações que tenham proporcionado benefícios aos cooperados e à comunidade. Confira as categorias:
1. Desenvolvimento Sustentável – Reconhece projetos com foco em racionalização do consumo de bens como água, energia elétrica, combustíveis fósseis, plásticos, papel, entre outros. Também podem ser inscritos projetos voltados à proteção de patrimônios naturais, ambientais e históricos.
2. Cooperativa Cidadã – Nesta categoria, o objetivo é reconhecer projetos que beneficiam a população local, por meio da disponibilização de serviços próprios abertos ao público; patrocínio ou realização, com ou sem parcerias, de eventos artísticos, culturais ou de promoção social; financiamento ou realização de obras, instalações e similares que beneficiem a população.
3. Comunicação e Difusão do Cooperativismo – Devem ser inscritas práticas do dia a dia que promovam a cultura do cooperativismo junto à população local. Podem ser inscritas ações como cursos e palestras sobre cooperativismo ou aquelas com vistas à ampliação do número de associados.
4. Fidelização – Reconhece projetos que promovam a fidelização do cooperado à sua cooperativa como, por exemplo, o aumento da presença do cooperado na rotina da instituição ou do uso médio dos serviços oferecidos.
5. Benefícios – Disponibilizar mais benefícios aos cooperados. Esse é o foco desta categoria que abrange a ampliação da oferta de novos serviços aos cooperados ou a melhora dos serviços já oferecidos.
6. Atendimento – É voltada a iniciativas que mostrem a melhora no atendimento aos cooperados: implantação do atendimento e prestação de serviços via internet; melhora do espaço físico e dos equipamentos; diminuição da burocracia e do tempo de atendimento ao cooperado; e facilidade de acesso às informações.
7. Inovação e Tecnologia – Reconhece cooperativas que implantaram projetos inovadores ou que desenvolveram novas tecnologias junto aos seus cooperados, facilitando seu acesso a novidades tecnológicas de produção e gestão administrativo-financeira, permitindo aos mesmos, por exemplo, ganhos de produtividade e melhores resultados financeiros em seus negócios.
SOBRE O PRÊMIO - O Prêmio Cooperativa do Ano chega à nona edição. É uma iniciativa do Sistema OCB, em parceria com a revista Globo Rural. A última edição foi realizada em 2012 e contou com 212 projetos de 138 cooperativas do Sistema OCB, de 20 estados brasileiros. No total, 21 trabalhos foram vencedores.
PREMIAÇÃO - A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 25 de novembro, em Brasília (DF). Serão premiados o 1º, 2º e 3º lugar de cada categoria. Os vencedores receberão troféu e certificado alusivos ao prêmio e terão, ainda, ampla divulgação realizada pelo Sistema OCB junto ao sistema cooperativista e aos canais de mídia.
Acesse o regulamento completo em www.cooperativadoano.coop.br.
Brasília (9/9) – As ferramentas do índice da Felicidade Interna do Cooperativismo (FIC) estão sendo apresentadas pela Gerência de Desenvolvimento Social de Cooperativas a representantes das unidades estaduais do Sescoop de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul. A capacitação começou hoje e termina amanhã. Esses dois estados são os últimos integrantes do Comitê Nacional de Promoção Social a passarem pela capacitação.
A intenção, além de sensibilizar os representantes mineiros e gaúchos, é apresentar as ferramentas capazes de mensurar o bem-estar e a qualidade de vida dos cooperados, empregados e familiares nas cooperativas. O FIC é um indicador que contrapõe ao PIB e está sendo estruturado pelo Sistema OCB como mais uma estratégia inovadora e pioneira, visando a assegurar qualidade de vida aos cooperados brasileiros.
O indicador foi inspirado no índice de Felicidade Interna Bruta (FIB), que se baseia em valores humanistas para dimensionar a felicidade em grupos e comunidades.
“A felicidade é algo que deve ser buscado por nós o tempo todo e o cooperativismo – gerador de emprego, renda, inclusão social, saúde, educação e uma série de outros elementos – se constitui, cada vez mais, uma ferramenta estratégica de gestão e de desenvolvimento. E essa é a missão do cooperativismo: promover o indivíduo e sua comunidade”, declara Maria Eugênia Ruiz, gerente de Desenvolvimento Social da unidade nacional do Sescoop.
FELICIDADE – O indicador da Felicidade Interna Bruta (FIB) surgiu no Butão, em 1972, como contraponto ao Produto Interno Bruto (PIB), que considera apenas dados econômicos e financeiros para aferir o sucesso de uma nação.
Já o FIC foi moldado para o sistema cooperativista pelos integrantes do Comitê Nacional de Promoção Social, composto por representantes das unidades estaduais do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). A intenção do grupo é promover o FIC como ferramenta de bem estar e qualidade de vida aos funcionários e cooperados das cooperativas e seus respectivos familiares.
A ferramenta aborda nove dimensões, são elas: bem estar psicológico, padrão de vida, educação, saúde, meio ambiente, cultura, governança, uso do tempo e vitalidade comunitária.
O FIC tem como público-alvo as cooperativas de todos os ramos, independente de sua localização. A expectativa do Sistema OCB é de que, em 2015, o indicador seja lançado nacionalmente.
Brasília (9/9) – A Uniodonto Porto Alegre apresenta o Uniodonto Arte, evento que pretende provocar talentos e estimular afinidades entre os cooperados. Na edição deste ano, o projeto tem o formato de concurso de fotografia. Com isso, Os cooperados podem inscrever fotos nas categorias viagem, sorriso e caso clínico até amanhã.
Serão selecionadas 30 fotografias que vão integrar uma exposição no mês de outubro e farão parte de um livro que será lançado em dezembro deste ano. A seleção das fotos será orientada por critérios definidos no regulamento do evento.
O Uniodonto Arte faz parte da construção do novo perfil de relacionamento institucional da Uniodonto Porto Alegre que investe no desenvolvimento de um ambiente de colaboração criativa para integrar os cooperados ao cotidiano da instituição. A iniciativa pretende estimular a manifestação artística entre os profissionais associados e oportunizar uma reflexão poética sobre suas rotinas.
Curitiba (9/9) – O Sistema Ocepar sediou, na manhã desta sexta-feira (5/9), em Curitiba, o Seminário Agronegócio Brasileiro – Desafios da Inovação, Política Agrícola e Assistência Técnica. Estiveram presentes lideranças do setor, como o secretário estadual da Agricultura em exercício, Otamir Martins, e o presidente do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Florindo Dalberto, entre outros.
O evento foi promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com apoio do Sistema Ocepar, Sistema Faep, Instituto Emater, Núcleo de Agronegócio do jornal Gazeta do Povo, Programa de Pós Graduação em Gestão de Cooperativas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PPGCOOP), entre outras entidades.
O gerente técnico e econômico do Sistema Ocepar, Flávio Turra, fez a abertura do evento, salientando a importância dos temas em debate no seminário. Na sequência, houve o lançamento do livro “Mundo Rural no Brasil no Século 21”, que traz uma ampla radiografia do setor rural brasileiro hoje, com múltiplos enfoques, informações e análises rigorosas, escritas por alguns dos maiores especialistas do Brasil.
“Para nós, foi muito importante realizar esse trabalho que pretende ser útil para o mundo real e que teve uma motivação simples. A sociedade brasileira ainda não compreende a dimensão e a importância estratégica que a agricultura tem para a economia do país e para a sociedade brasileira. Convencidos de que há essa incompreensão, queremos convidar os leitores a fazer uma reflexão sobre o tema”, disse o pesquisador Antônio Márcio Buainain, do Instituto de Economia da Unicamp.
A OBRA – A obra possui 1.182 páginas, dividida em 37 capítulos com a autoria de 51 cientistas sociais ligados a mais de 20 instituições públicas e privadas. O livro é editado por Eliseu Alves e Zander Navarro (ambos da Embrapa) e Antônio Márcio Buainain e José Maria da Silveira (ambos da Unicamp).
Em essência, os autores procuraram enfrentar o relativo desconhecimento, o romantismo e a idealização da agricultura, do “rural brasileiro” e do agronegócio, com informações e análises rigorosas sustentadas em informações primárias, como dados de censo e pesquisas de campo. (Assimp Sistema Ocepar)
Maceió (9/9) – A Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) realizará nesta quarta-feira, 10/9, uma reunião com técnicos responsáveis por prestar suporte às associações de produtores de leite ligadas à cooperativa. O encontro ocorre a partir da 8h30, no prédio sede da entidade.
Na ocasião serão discutidos assuntos relacionados ao suporte dado pelos técnicos da Cooperativa sobre a atuação das associações dentro do Programa do Leite. Segundo Gustavo Ramos, do departamento técnico da CPLA, será feito um remanejamento dos técnicos para as regiões em que a Cooperativa atua.
“Além do remanejamento também faremos uma atualização de informações inerentes ao Programa Social do Leite, para que os técnicos possam repassar de uma forma cada vez mais clara as associações e seus produtores”, completou Gustavo.
A atualização dos técnicos será realizada pela CPLA em parceria com a empresa de planejamento e consultoria Projetar, que opera na gestão de projetos e treinamentos. Serão cinco técnicos que passarão por reciclagem para melhorar ainda mais o serviço prestado pela CPLA ao agricultor familiar. (Assimp CPLA)
Ouro Preto (9/9) - A terceira edição do Simpósio das Unimeds, realizada em Ouro Preto, de 27 a 30 de agosto, contou com a presença de representantes do Sistema Ocemg e mais de 800 profissionais da área de saúde. Considerado um dos maiores eventos do Sistema Unimed, o simpósio reuniu dirigentes, gestores e colaboradores de cooperativas médicas do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro para discutirem sobre o cenário atual da economia brasileira, principais desafios da área de saúde suplementar, de gestão e do cooperativismo médico.
O Simpósio promoveu mesas-redondas sobre "O papel da mídia na qualificação da Saúde e Os novos caminhos na judicialização da saúde". Jornalistas de diferentes veículos nacionais estiveram presentes no primeiro debate para refletir sobre como a mídia influi, diretamente, na imagem do setor de saúde suplementar perante o público, se os repórteres estão cumprindo seu papel na prestação de serviço e se os veículos de comunicação têm abordado questões fundamentais sobre a qualificação do setor.
Já a segunda mesa-redonda apresentou um panorama da saúde acerca do modo como ela é tratada nos tribunais e retomou a discussão sobre como a Justiça tornou-se um dos meios para se resolver problemas de acesso a medicamentos, próteses e vagas de internação em hospitais públicos e privados.
Com o tema "Em busca do Ouro - Objetivo Único Resultados Otimizados", a programação contou também com o painel Experiências de Sucesso, no qual as cooperativas puderam apresentar projetos que estão gerando bons resultados e podem servir de exemplo para outras Unimeds.
Os trabalhos foram divididos em três categorias: Redução das despesas administrativas e/ou assistenciais, Atenção integral à saúde e Relacionamento com o cooperado. Após avaliar cada trabalho, o júri técnico indicou os vencedores, que se apresentaram em plenária nos dias 28 e 29 de agosto.
Para Marcelo Mergh, presidente-executivo da Unimed Federação Minas, o evento é uma importante ferramenta para incitar o debate sobre as atividades do setor. "O Simpósio é uma oportunidade ímpar de renovação das ideias e nos mostra como o cooperativismo é fundamental para o crescimento e sustentabilidade de toda a sociedade", afirmou.
Patrocinador do evento, o Sistema Ocemg esteve presente com um estande institucional. Além disso, a solenidade de abertura foi prestigiada pelo superintendente da Casa, Alexandre Gatti Lages, representando o presidente Ronaldo Scucato.
De acordo com o analista da Gerência de Acompanhamento, Asenclever Junior, que também participou do encontro, além de proporcionar aos visitantes uma reflexão sobre os processos envolvidos em uma cooperativa, a participação do Sistema Ocemg no Simpósio das Unimeds possibilitou uma aproximação maior das cooperativas com a instituição. "Foi uma boa oportunidade para difundir o cooperativismo e os trabalhos desenvolvidos pela entidade", afirmou. (Assimp Sistema Ocemg)
Os candidatos interessados em participar do processo seletivo para diversas funções de nível superior e nível médio terão até o dia 14/09 para se inscrever.
Para conhecer na integra o comunicado de retificação do Cronograma acesse aqui.
"Brusque (5/9) - A Viacredi vai contemplar a cidade de Brusque com uma edição da Feira de Oportunidades, evento da cooperativa que tem o objetivo de incentivar o empreendedorismo e apoiar os pequenos negócios de seus cooperados na região. A Feira ocorre entre amanhã e depois, no Pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof (Pavilhão da Fenarreco), com entrada gratuita ao público e atrações para toda a família.
Na programação da Feira, o destaque é a exposição de produtos e serviços de cerca de 130 empreendedores de Brusque e Guabiruba que são cooperados da Viacredi. Eles terão um espaço gratuito para mostrar ao público o que fazem, divulgando sua atividade para gerar futuras oportunidades de negócios. O objetivo deste evento é ser uma vitrine, pois coloca em evidência os pequenos empreendimentos formais ou informais e, ao mesmo tempo, permite que a comunidade tome conhecimento dos produtos e serviços oferecidos em sua região.
De acordo com o diretor executivo da Viacredi, Vanildo Leoni, a Feira de Oportunidades é um meio que a Cooperativa encontrou para destacar o empreendedorismo e divulgar os micro e pequenos negócios mantidos pelos cooperados. Muitos destes empreendimentos nasceram ou se desenvolveram com o apoio da Viacredi, que no dia a dia oferece crédito facilitado, orientação financeira e formação empreendedora aos cooperados.
“Por experiência das pesquisas realizadas em edições anteriores, temos certeza que a Feira resulta em oportunidades de negócios a curto, médio e longo prazos, gerando parcerias entre os cooperados expositores e a comunidade”, afirma. A Feira de Oportunidades é realizada desde 2009 de forma itinerante nas principais cidades de atuação da Viacredi, tendo reunido mais de 1.000 expositores e 66 mil visitantes.
Além da exposição de produtos e serviços, o público também tem acesso a uma agenda de formação empreendedora, com palestras e consultoria gratuitas dos técnicos do SEBRAE-SC, ajudando os empreendedores a melhorar a gestão de seus empreendimentos. Atrações culturais, de saúde, recreativas e gastronômicas completam a programação, integrando a comunidade e tornando a visitação à Feira de Oportunidades um programa para a família.
Na Praça de Alimentação, entidades assistenciais da região estarão servindo churrasco, lanches e café, com a renda revertida para o seu trabalho social. Em Brusque serão beneficiados a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e o Lions Clube.
O QUE O VISITANTE VAI ENCONTRAR:
- Exposição: cerca de 130 estandes com apresentação de produtos e serviços de empreendedores cooperados à Viacredi em Brusque e Guabiruba;
- Palco Cultural: apresentações de dança, música e atividades esportivas de grupos da região;
- Formação empreendedora: palestras e consultoria gratuitas, em parceria com o SEBRAE/SC;
- Gastronomia: churrasco (jantar de sábado e almoço de domingo), café, lanches e bolos, em parceria com a APAE e Lions Clube de Brusque, com renda revertida ao trabalho social das próprias entidades;
- Espaço da Saúde: orientação e prevenção, exames de pressão arterial e glicose, entre outros;
- Recreação Infantil: brinquedos, pintura facial e outras atrações para as crianças se divertirem em segurança enquanto os pais visitam a Feira.
SERVIÇO
Feira de Oportunidades Viacredi – edição Brusque
- Local: Pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof (Pavilhão da Fenarreco) – Rua Gentil Batisti Archer, 221 – Centro – Brusque/SC.
- Visitação: sábado, 6 de setembro, das 14 às 22 horas, e domingo, 7 de setembro, das 10 às 18 horas.
- Evento gratuito e aberto a toda a comunidade
- Mais informações em www.facebook.com/FeiraDeOportunidadesViacredi
Palmitos (5/9) - Estudantes que integram o Programa Cooperjovem no oeste de Santa Catarina, participaram na última semana, em Palmitos, interior de Santa Catarina, da “Oficina de Teatro preparatória para alunos”. A iniciativa é promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC), em parceria com a Cooper A1, Sicoob São Miguel e Copérdia.
Com seis horas de duração, a atividade teve por objetivo preparar os alunos para a apresentação dos esquetes teatrais na I Mostra de Teatro do Programa Cooperjovem/SC, que acontecerá nos dias 18 e 19 de setembro, no SESC Cacupé, em Florianópolis.
Os instrutores da JC Oliveira Escola de Artes, empresa contratada pelo Sescoop/SC para desenvolver o projeto de teatro em 2014, explicam que a proposta busca aperfeiçoar, nos participantes, a liderança social, comunicação, permanente motivação ao indivíduo, as relações e o trabalho em equipe.
“As atividades permitem que os alunos vivenciem conteúdos necessários ao autoconhecimento e autoconsciência, adquirindo condições para administrar os ensinamentos referentes à Mostra de teatro”, salienta Carmem Machado.
A oficina foi conduzida pelo pesquisador cênico, produtor cultural, professor de dança afro-brasileira, ator e bailarino intérprete, Leonardo Camargo Soares da Cruz e pelo professor de dança, ator e bailarino, Evandro Teixeira.
As atividades permitem mostrar a importância de visualizar a sociedade e acreditar no valor de gostar do que se faz, ou seja, aprender a olhar o que se faz, sob outros aspectos, e ainda, entender a ação por meio da comunicação assertiva respondendo ao questionamento: Será que o que comunico, expressa aquilo que eu realmente desejo?
Com isso, valoriza-se a metodologia do Programa Cooperjovem em prol do desenvolvimento social, aproximando ainda mais, as relações entre escola e comunidade.
COOPERJOVEM - O Programa Cooperjovem tem abrangência nacional e é implementado pelas Unidades Estaduais do Sescoop e cooperativas parceiras do programa. No Estado de Santa Catarina, é realizado em escolas da rede de ensino público com o apoio das Secretarias Municipais e/ou Gerências Regionais de Educação. Atende a professores e alunos de todo o ensino fundamental, com a intenção de disseminar os ideais cooperativistas por meio de ações participativas e cooperativas. (Sistema OCB/SC)