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COOPERATIVA CIDADÃ é a categoria com maior número de projetos inscritos no Prêmio Cooperativa do Ano
Do total de inscrições, 83 têm como foco principal a comunidade do entorno da cooperativa
Brasília (24/10) – Dos 273 projetos inscritos na nona edição do Prêmio Cooperativa do Ano, realizado pelo Sistema OCB, 83 deles foram inscritos na categoria COOPERATIVA CIDADÃ. Isso evidencia que o cooperativismo, de fato, se preocupa com a comunidade que está à sua volta. Nesta categoria, as cooperativas tiveram a chance de inscrever projetos que beneficiam a população local.
A segunda categoria que mais recebeu projetos foi a DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, que reconhece ações com foco em racionalização do consumo de bens como água, energia elétrica, combustíveis fósseis, plásticos, papel, entre outros. Também puderam ser inscritos projetos voltados à proteção de patrimônios naturais, ambientais e históricos. Ao todo, 48 inscrições foram realizadas. Confira abaixo o resultado das outras categorias:
- COMUNICAÇÃO E DIFUSÃO DO COOPERATIVISMO: 33 projetos inscritos. Premia as práticas do dia a dia que promovam a cultura do cooperativismo junto à população local. Foram inscritas ações como cursos e palestras sobre cooperativismo ou aquelas com vistas à ampliação do número de associados.
- FIDELIZAÇÃO: recebeu 29 inscrições, visando ao reconhecimento de projetos que promovam a fidelização do cooperado à sua cooperativa como, por exemplo, o aumento da presença do cooperado na rotina da instituição ou do uso médio dos serviços oferecidos.
- BENEFÍCIOS: no total, foram inscritos 34 projetos nesta categoria que avalia a disponibilização de mais benefícios aos cooperados. Esse é o foco desta categoria que abrange a ampliação da oferta de novos serviços aos cooperados ou a melhora dos serviços já oferecidos.
- ATENDIMENTO: 16 projetos inscritos ao todo. A categoria é voltada a iniciativas que mostrem a melhora no atendimento aos cooperados: implantação do atendimento e prestação de serviços via internet; melhora do espaço físico e dos equipamentos; diminuição da burocracia e do tempo de atendimento ao cooperado; e facilidade de acesso às informações.
- INOVAÇÃO E TECNOLOGIA: 30 inscrições. Visa a reconhecer cooperativas que implantaram projetos inovadores ou que desenvolveram novas tecnologias junto aos seus cooperados, facilitando seu acesso a novidades tecnológicas de produção e gestão administrativo-financeira, permitindo, por exemplo, ganhos de produtividade e melhores resultados financeiros em seus negócios.
NÚMEROS – Ao todo, 185 cooperativas, representando 21 estados e 10 ramos, inscreveram 273 projetos nas sete categorias da disputa. A última edição foi realizada em 2012 e contou com 212 projetos de 138 inscritas oriundas de 20 unidades da Federação.
PREMIAÇÃO – A cerimônia oficial de entrega dos troféus do Prêmio está marcada para o dia 25 de novembro e será realizada em Brasília.
Brasília (24/10) – O Sistema OCB acaba de editar a 15ª edição da revista Saber Cooperar – a Revista do Cooperativismo. A publicação destaca a busca empreendida por cooperativas e unidades estaduais pela excelência em seus serviços e produtos. Também traz uma entrevista com José Graziano da Silva, diretor da Food and Agriculture Organizations of the United Nations (FAO), sobre o olhar das lideranças públicas sobre o cooperativismo, um movimento que, segundo ele, “não para de crescer”.
A revista traz ainda dois suplementos técnicos que abordam o papel da Lei nº 5.764/71 como indutora do desenvolvimento das cooperativas brasileiras, assinado pela Diretoria da OCB e, ainda, a tributação das cooperativas, cujo autor é o contador, superintendente do Sistema Ocesc e integrante da Comissão Contábil Tributária do Sistema OCB, Neivo Panho.
O processo de distribuição dos exemplares das 15ª edição da revista Saber Cooperar já começou. Mas o leitor pode antecipar sua leitura, clicando aqui.
Manaus (23/10) – Com o foco na capacitação e construção de novas lideranças em cooperativas de crédito, o Sistema OCB e a Confederação Nacional das Cooperativas de Crédito da Alemanha (DGRV) em parceria com o Sistema OCB/AM, escolheram a cidade de Manaus como sede para realizar a “Ação de Capacitação” no dia 7/11, das 13h às 18h e, no dia 8/11, das 8h às 12h, no auditório da Unicred Manaus.
As vagas serão limitadas e as inscrições podem ser feitas por meio de um dos telefones 92.3611-2226 e 92.3631-8518 ou dos emails abaixo:
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A ação de capacitação será ministrada pelo instrutor Cláudio Martins, que abordará temas como "Sistema Cooperativo Brasileiro"; "Organogramas e Atividades Desenvolvidas nas Cooperativas"; "Direito e Deveres dos Cooperados"; "Banco Central do Brasil": "Função e responsabilidades"; "Principais Normas e Requisitos Legais Exigido das Cooperativas"; "Competência", "Atribuições e Responsabilidades dos Conselheiros"; "Sigilo Bancário Lei 105/98"; "Segregação das Funções dos Conselheiros de Administração"; "Segregação das Funções dos Dirigentes, Gerentes e Colaboradores"; "Planejamento Estratégico e seu Desenvolvimento"; "Governança Corporativa Transparência na Gestão e Responsabilidade e Formas das Demonstrações Financeiras das Cooperativas".
O palestrante – Cláudio Martins é presidente da Ciza – Assessoria e Treinamento LTDA, consultor Cooperativista, primeiro superintendente da Unicred do Brasil em São Paulo, assessor da diretoria e auditor da Unicred Central de Santa Catarina.
SOBRE A CONFEDERAÇÃO – A DGRV mantém uma forte cooperação com o Sistema OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras, com a qual desenvolve, além de atividades pontuais, desde final de 2007 um projeto de capacitação. Inicialmente eram abarcados sete estados das regiões Norte e Nordeste, a partir de 2011 as capacitações passam a serem realizadas na Bahia, Rondônia, Mato Grosso e Espírito Santo. (Assimp Sistema OCB/AM)
São Paulo (23/10) – A Cooperativa de Consumo (Coop) chega aos 60 anos com muita vitalidade e disposição para se manter saudável entre os maiores supermercados do Brasil, e a maior cooperativa de consumo da América Latina. De acordo com o diretor-presidente Márcio Francisco Blanco do Valle, para alcançar resultados satisfatórios, apesar da redução observada no fornecimento previsto para 2014, algumas ações, como revisão de receitas e despesas, foram necessárias para se adequar ao nível de competitividade do mercado.
“Para não termos resultados negativos neste ano, a Coop reduziu 10% de suas despesas operacionais e 5% do efetivo. Foram reduções drásticas, mas necessárias para preservar a saúde da cooperativa e a empregabilidade dos 5.800 colaboradores”, explica Valle.
Essas mudanças estratégicas também já preparam a Coop para 2015 que deverá ser um ano de ajustes para a economia. “Estamos observando uma queda no fornecimento em 2014, que deverá continuar no próximo ano, devido à perda do poder aquisitivo, principalmente com as demissões no ABC, alto endividamento e corrosão do poder de compra devido à inflação. Além disso, a expectativa de aumento de preços represados, como nos transportes, energia elétrica e combustíveis, contribui para reduzir o nível de confiança da população, retraindo ainda mais a disposição para o consumo”, acrescenta o diretor-presidente da Coop.
Atualmente a Coop possui 28 unidades de distribuição, sendo 21 no Grande ABC, uma em Piracicaba, três em São José dos Campos, duas em Sorocaba e uma em Tatuí, além de três postos de combustíveis e quatro drogarias externas. Em 2013 a Cooperativa fechou o exercício com fornecimento bruto de R$ 1,967 bilhão.
INVESTIMENTOS – Neste ano, a Coop anunciou investimentos da ordem de R$ 123,5 milhões a serem aplicados na aquisição de um terreno para construção de um novo CD – Centro de Distribuição, novas unidades, reforma de lojas e compra de equipamentos.
O investimento também contempla a implantação de cinco drogarias externas, sendo que duas já foram inauguradas – uma em maio, totalizando três unidades em São Bernardo do Campo, e outra no mês de agosto na cidade de Santo André.
Com essas inaugurações, a Coop passa a contar com 32 drogarias (28 delas anexas às unidades), sendo que 29 já operam com o Programa Farmácia Popular do Ministério da Saúde. A Cooperativa oferece o Convênio Drogaria, hoje com 100 empresas conveniadas na região do ABC e interior de São Paulo que beneficiam mais de 35 mil funcionários, que contam com até 40 dias para pagar as aquisições de medicamentos. São empresas de pequeno e médio porte que aprovam um limite mensal para que o colaborador tenha acesso aos medicamentos disponíveis nas drogarias.
Quanto à Central de Distribuição, Márcio Francisco Blanco do Valle explica que o atual espaço já não atende às necessidades da rede. “É preciso triplicar a atual área de estocagem, por isso a busca para encontrar espaço adequado para a construção do novo CD”.
EDUCAÇÃO CORPORATIVA – Desde o ano passado, a Coop está desenvolvendo um forte trabalho voltado para a educação corporativa, que premia as competências e empenho de seus colaboradores, reforçando a meritocracia. “Somente assim é possível promover um ambiente de trabalho justo e transparente aos nossos colaboradores”, acrescenta o diretor-presidente.
Esse programa, com previsão de implantação completa em 2015, está sendo desenvolvido em parceria com a USCS – Universidade de São Caetano do Sul e contempla, inicialmente, as competências que envolvem liderança, atendimento e informática. Para a Coop, os três eixos do crescimento da Cooperativa são rentabilidade, atenção com o cooperado e com o seu colaborador.
RESPONSABILIDADE SOCIAL – Cumprindo seu papel social, a Coop possui uma série de ações voltadas para a comunidade e uma delas refere-se à destinação de R$ 300 mil, que neste foi revertida a 15 instituições beneficentes, localizadas nas cidades onde possui unidades de distribuição. Esse valor foi aprovado pelos cooperados durante a Assembleia Geral Ordinária, realizada no final do mês de março, e desde sua implantação, há 13 anos, a ação já beneficiou 186 instituições com recursos da ordem de aproximadamente R$ 3,9 milhões.
Outra ação de destaque é o Programa A Escola vai à Coop, desenvolvido em 2002. O programa visa multiplicar o conceito da doutrina cooperativista - baseada na cooperação -, focando ainda assuntos como a preservação do meio ambiente, consumo consciente e alimentação saudável. Só no ano passado foram realizadas 649 visitas que somaram 22.715 alunos de escolas públicas e particulares localizadas nas cidades onde a Coop está instalada – ABC, Sorocaba, São José dos Campos, Piracicaba e Tatuí.
A Coop também reverte trimestralmente para a Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais do Estado de São Paulo, parte da verba arrecadada com o Programa Troco do Bem e da venda da Revista Coop. Desde 2010, os programas já renderam mais de R$ 300 mil em doações para a Federação das APAE’s, que repassa esses recursos às suas instituições localizadas nas cidades onde a cooperativa atua. Na área social, constam ainda ciclo de palestras, cursos gratuitos e ações de qualidade de vida e bem-estar voltados aos cooperados. (Fonte: Coop - Cooperativa de Consumo)
Brasília (20/10) – O Sistema OCB está finalizando os preparativos para o seu Encontro de Comunicadores. Cerca de 40 profissionais, de todas as unidades estaduais do país, já confirmaram sua participação. Um dos objetivos do evento é apresentar a Diretriz de Comunicação do Sistema OCB, discutindo os possíveis caminhos a serem seguidos em um cenário que envolve ações até 2025.
De acordo com o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, que fará a abertura do encontro, a discussão sobre planejamento é vital para todas as instituições que querem promover um futuro promissor.
“Nossa intenção é aprofundar as discussões sobre o futuro da comunicação no cooperativismo brasileiro, com ênfase nas possibilidades existentes, como as novas mídias digitais, por exemplo. A ideia é, assim, alinhar o conhecimento dos profissionais, a fim de que as decisões tornem-se efetivamente sistêmicas, também no que diz respeito à comunicação”, comenta Nobile.
PROGRAMAÇÃO – O tema do encontro deste ano será “O futuro da comunicação no cooperativismo brasileiro”. As atividades ocorrerão em Brasília. No dia 6/11, após a abertura oficial, que será realizada na sede da Casa do Cooperativismo, os comunicadores participarão do projeto Portas Abertas, por meio do qual conhecerão um pouco mais sobre o trabalho de representação política e sindical do Sistema OCB, além das ações de desenvolvimento social e de gestão voltadas às cooperativas.
Em seguida, o grupo participará de uma visita guiada ao Congresso Nacional, de onde sairão rumo à assessoria de comunicação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), um dos parceiros do Sistema OCB no desenvolvimento do cooperativismo. A intenção é ver como são realizadas as atividades da assessoria de comunicação de uma das empresas mais importantes do país quando os assuntos são a geração e a disseminação de conhecimentos técnicos voltados ao produtor rural.
SEGUNDO DIA – No dia seguinte, pela manhã, o grupo conhecerá a Diretriz Nacional de Comunicação do Sistema OCB, durante uma oficina que terá o seguinte foco: discutir os eixos e propor projetos complementares. Na parte da tarde, os profissionais assistirão a uma palestra sobre Comunicação e Mídias Sociais, que será ministrada pela consultora Martha Gabriel.
PERFIL - Martha Gabriel é escritora, consultora e palestrante nas áreas de marketing digital, inovação e educação. Autora de cinco livros, inclusive o best seller “Marketing na Era Digital“, CEO da Martha Gabriel Consulting, é também coordenadora e professora do curso de MBA em Marketing da HSM Educação.
Os microempreendedores individuais ainda encontram grandes dificuldades para conseguir crédito no Brasil. Apesar da sua legalização em 2009, trabalhadores informais e até profissionais da área de saúde que almejam abrir consultórios, clínicas ou laboratórios, mas que ainda necessitam de recursos financeiros para isso, esbarram na burocracia e nas altas taxas dos bancos.
Neste cenário, o cooperativismo de crédito surge como uma ferramenta importante por oferecer diversas opções de produtos e serviços, como cartões de crédito e seguros, com taxas e juros reduzidos, e garante acesso a recursos financeiros para empréstimo e investimento, com condições vantajosas em relação ao mercado.
Apesar de oferecer os mesmos produtos oferecidos pelos bancos comerciais, as cooperativas de crédito se diferenciam pelo fato de prestarem serviço aos seus associados, que também são sócios, de forma ética, transparente e lucrativa.
Além disso, o associado tem um retorno financeiro no final de cada ano, proporcional ao que foi movimentado, como explica o presidente do Sicoob Credmed, cooperativa de crédito exclusiva para os profissionais de nível superior da área de saúde da Bahia, Augusto Holmer: “Existe um lucro inicial do pagar menos: menores taxas para empréstimos, financiamentos e menores tarifas que aquelas praticadas no mercado e oferecidas de maneira linear aos associados - diferentemente dos bancos que, numa mesma linha, pode ter tarifas completamente diferentes a depender do cliente”.
Com todas essas vantagens, o cooperativismo de crédito vem crescendo a cada ano. Até o final de 2013, existiam 1.154 cooperativas de crédito no Brasil, sendo 39 na Bahia. O Sicoob, que é um dos maiores sistemas, opera no Estado com 17 cooperativas e uma Central.
Essas cooperativas foram responsáveis pelo crescimento de 19,62% em depósitos no ano passado, na Bahia, em comparação com 2012, superando as demais instituições financeiras que apresentaram um aumento de 2,39%. Quanto às operações de crédito, elevaram suas carteiras em 12,81%, contra 5,80% dos bancos privados.
Nos ativos totais, as cooperativas chegaram aos 15,74%, o que corresponde a mais de 740 milhões. Com isso, a consolidação e expansão no atendimento proporcionou uma elevação de 70,90% em sobras em comparação com 2012. (Assimp Sicoob Credmed)
Curitiba (23/10) – O Sistema Ocepar promove, em novembro, mais uma rodada dos Encontros de Núcleos Cooperativos. Um dos assuntos em debate será o Plano de Ação para o Cooperativismo referente ao período 2015-2020. O primeiro evento acontece dia 10 de novembro, no auditório do Hotel Slavieiro Executive, em Ponta Grossa, com a presença de lideranças cooperativistas da região Centro-Sul do Estado e tendo a Sicredi Campos Gerais como anfitriã.
No dia 11, será a vez da Coagro receber os participantes do Sudoeste, em Capanema, na sede da AASSASSEF. Já os cooperativistas do Oeste se reúnem no dia 12, na Associação Comercial de Marechal Cândido Rondon, tendo a Cercar como anfitriã. O último evento, com os participantes do Norte e Noroeste, será realizado dia 13, na sede da anfitriã Coamo, em Campo Mourão. As atividades vão ser coordenadas pelo presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, com apoio do superintendente José Roberto Ricken.
Gurupi (23/10) – Motivação e diversão foram os temas abordados na palestra ministrada pelo administrador de empresas, Paulo Cesar Romão Bonfim, realizada nesta quinta-feira, 16, durante a programação do 10º Projeto Socioambiental Cooperar, da Cooperativa dos Produtores de Carnes e Derivados de Gurupi (Cooperfrigu).
Conhecido como “Diamante Negro”, Bonfim tem formação em Administração de Empresas, com especialização em Planejamento e Gestão de Recursos Humanos, Comunicação Empresarial e Marketing e participa das atividades do Cooperar pela segunda vez.
Durante o encontro, realizado em parceria com o Sistema OCB/TO, Diamante expôs como tema central “Motivação para o Sucesso” e proporcionou aos participantes um momento de descontração e alegria, sem deixar de passar uma mensagem positiva sobre a integração do colaborador com a empresa e também ressaltando a importância do trabalhador dentro da indústria.
“Gostei muito da abordagem da palestra de hoje, porque ele enfatiza bastante a questão nós somos colaboradores e precisamos ter consciência que somos peças importantes dentro da empresa. O palestrante também destacou que os funcionários devem reconhecer a importância que tem a Cooperfrigu no cenário nacional e internacional e que o nosso trabalho, dedicação e empenho fazem toda a diferença”, afirmou o assistente de faturamento da Cooperfrigu, Paulo Henrique Gomes.
PROGRAMAÇÃO COOPERAR - Em 2014 a Cooperfrigu festeja a 10ª edição do COOPERAR com importantes ações sociais e ambientais que serão realizadas dentro da indústria. As atividades ocorrem entre os dias 15 e 27 de outubro, a partir das 11 horas, na sede da Cooperfrigu. Na programação tem palestras sobre vários temas, como drogas, saúde do homem, saúde da mulher, primeiros socorros, comunicação interna, entre outros; tem ainda apresentações teatrais e musicais, oficinas motivacionais e plantio de mudas.
Já nesta sexta, acontece uma palestra sobre “Combate e prevenção às drogas”, que será ministrada pela 2ª Tenente Shirley Rocha Albino, mentora do PROERD e também presidente do Conselho Municipal Antidrogas.
PARCEIROS - Fieto, Ocb/Sescoop, Sesi, Senai, Sesc, Programa Mesa Brasil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Agab, Creche Maria Madalena, Apae, Prefeitura de Gurupi, Secretaria Municipal de Saúde, Câmara de Vereadores, CIPRA, UFT, IFTO, UnirG, Sicoob/TCredipar, SPI – Sistema de Produção Integrada, SIF- Serviço de Inspeção Federal, Coopersul, Capela Santa Luzia, Igreja Nossa Senhora Aparecida, Paróquia Santo Antonio, SAMU, Assembleia de Deus Ministério de Madureira Setor Leste, Escola Municipal Antonio Lino, Saborelle, KS Transporte, Sindicarnes-TO, Abem, Berçário Maria de Nazaré, Creche Irmã Dulce, Loja Maçônica Amor e Justiça nº 2, Gurupi Esporte Clube, Naturatins, Ibama, OAB, Casa de Recuperação Maanaim, Governo do Estado do Tocantins. (Assimp Sistema OCB/TO)
São Paulo (23/10) – As lideranças cooperativistas, consultores e técnicos agora têm duas novas publicações para orientar no cotidiano das cooperativas. “Cooperativismo passo a passo” e “Manual do Conselho Fiscal da Sociedade Cooperativa” já estão à disposição e têm como autores Paulo Gonçalves Lins Vieira, consultor jurídico do Sistema Ocesp (Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo), e Andrea Mattos Pinheiro, coordenadora de constituição e registro da instituição.
O livro “Cooperativismo passo a passo” permite ao leitor conhecer os detalhes dos empreendimentos cooperativos, sua estrutura e seu funcionamento. “É uma ferramenta essencial para os grupos interessados em montar uma cooperativa. Para aquelas pessoas já formadas, é um manual que orienta seu funcionamento no dia a dia”, ressalta Vieira.
O “Manual do Conselho Fiscal da Sociedade Cooperativa” é um livro indispensável principalmente para os conselheiros. “A publicação orienta as cooperativas na promoção da transparência e segurança jurídica dos atos do conselho”, explica Andrea.
Os interessados poderão adquirir os exemplares das publicações no site da Editora Juruá (www.jurua.com.br).
Serviço:
“Cooperativismo passo a passo”
Autores: Andrea Mattos Pinheiro e Paulo Gonçalves Lins Vieira
Preço: R$ 59,90
212 páginas
Manual do Conselho Fiscal da Sociedade Cooperativa
Autores: Andrea Mattos Pinheiro e Paulo Gonçalves Lins Vieira
Preço: R$ 34,90
92 páginas
Compras:
www.jurua.com.br.
Brasília (22/10) – Presidentes e dirigentes de cooperativas goianas iniciaram hoje à tarde o seu 5º Fórum Goiano, com apoio do Sistema OCB/GO. O encontro ocorre até amanhã, na cidade de Caldas Novas. O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, e também o presidente da unidade estadual goiana, Haroldo Max, participam da programação.
O objetivo é discutir economia, cooperativismo e desenvolvimento, além de traçar estratégias para tornar as cooperativas cada vez mais eficientes e competitivas, sem, contudo, perderem a sua essência social e de gestão participativa.
São esperados 100 dirigentes de cooperativas de todo o estado para debater temas relevantes, como o foco no negócio, desenvolvimento da equipe, além de trocar experiências sobre questões que mais preocupam os gestores na atualidade: as relações humanas nas organizações, a superação e os desafios da liderança e a visão de futuro dos gestores de cooperativas.
O evento contará com três palestras e discussões sobre os temas, quais sejam:
- Os três tipos de amor e suas relações e viabilidades nas organizações, a ser ministrada por Clovis de Barros Filho;
- O líder e a superação na liderança cooperativa, a ser facilitada por José Luiz Tejon Megido;
- Construindo a melhor versão do futuro, cujo conteúdo será abordado por Carlos Hilsdorf.
Brasília (22/10) – A gerente geral do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Karla Oliveira, participou hoje do último dia do da terceira edição do Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC), realizado em Palmas (TO), desde segunda-feira, dia 20.
A gerente destacou que a realização do III EBPC evidencia a crescente evolução em relação às outras edições e com um grande propósito: a aproximação cada vez maior da academia com o cooperativismo. “Entendemos que isso pode apoiar muito esse processo por meio de pesquisas, dados e informações, subsidiando assim o desenvolvimento das nossas cooperativas”, ressaltou Karla.
No total, mais de 200 pesquisadores, entre professores, estudantes e representantes de cooperativas participaram das atividades que envolveram a apresentação de quase uma centena de trabalhos, mesas redondas e atividades diversas. O evento foi realizado pelo Sistema OCB e sua unidade tocantinense, pela Rede Brasileira de Pesquisadores em Cooperativismo, com apoio da Universidade Federal do Tocantins.
Para a superintendente do Sistema OCB/TO, Maria José Andrade, o evento serviu para compartilhar experiências do Brasil todo. “É admirável o envolvimento de tantas universidades com o nosso sistema cooperativista. Muitos alunos, que ainda estão na graduação, participaram do evento, o que enriquece muito o futuro mercado de trabalho”, destacou a superintendente.
Segundo o coordenador da comissão científica do III EBPC, professor Airton Cardoso Cansado, neste ano os trabalhos surpreenderam bastante. “Temos notado uma tendência de melhora na qualidade dos artigos e casos inscritos. Credito isso à força que a RBPC vem ganhando nos últimos anos. Por fim, gostaria de parabenizar a todos os professores que, hoje, representam o Brasil, considerando que temos trabalhos de todas as regiões do país. Isso mostra que é preciso nos conhecer para iniciarmos pesquisas conjuntas e de nível nacional”.
A pesquisadora em gestão de cooperativas, Eulália de Lima Gomes, apresentou um trabalho sobre Organização do Quadro Social em cooperativas agropecuárias, sendo apresentado nas sessões temáticas. Para ela, o evento foi espetacular por conta das trocas de experiências com as pessoas do Sistema OCB e Sescoop de vários estados e também pela oportunidade de conversar com pessoas que estão dentro das cooperativas.
DESTAQUES – Dentre os assuntos tratados ao longo do evento, estiveram na pauta duas importantes ferramentas de gestão, atualmente desenvolvidas pelo Sistema OCB: o Planejamento Sistêmico, apresentado ontem de manhã pelo gerente Emanuel Malta, e a Biblioteca Digital, cujos métodos de tratamento dos acervos e sua importância para a construção da memória da organização foram abordados pela gerente do Centro de Documentação e Memória Institucional do Sistema OCB, Patrícia Nóbrega Vieira, hoje cedo.
PESSOA JURÍDICA – O artigo elaborado pelo advogado Ademir Cristofolini, sócio do escritório Schmitt e Cristofolini de Blumenau (SC), com o título “Cooperação de pessoa jurídica em sociedade cooperativa de transporte”, foi apresentado no EBPC. O assunto é de extrema relevância e sempre foi motivo de apreensão para algumas cooperativas cujos quadros possuem pessoas jurídicas, a exemplo das cooperativas de Transporte e de Saúde. É que a Receita Federal entende que não há amparo legal para a cooperação de pessoa jurídica nestas sociedades.
Este tema também é abordado no livro de Cristofolini que tem como título o “Tratamento Tributário do Ato Cooperativo”, publicado recentemente pela editora Lumen Juris, onde consta a decisão inédita conquistada este ano junto ao Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, reconhecendo a isenção do PIS e Cofins também em relação aos valores repassados aos cooperados pessoas jurídicas e abrindo jurisprudência para o caso. (Com informações da Assimp do Sistema OCB/TO)
Brasília (22/10) – A melhoria da gestão no âmbito do cooperativismo tem sido um desafio constante. Por essa razão, hoje, representantes do Sicoob Confederação se reuniram, na sede do Sistema OCB, com o gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, e com a Desenvolvimento de Gestão de Cooperativas, Susan Miyashita Vilela.
O objetivo do Sicoob Confederação foi conhecer com mais profundidade o Programa de Certificação de Conselheiros Fiscais e de Administração executado desde o ano passado junto às cooperativas paranaenses. Segundo Leonardo Boesche, a Confederação tem a intenção de desenvolver um projeto similar, mas mais aplicado à realidade do ramo Crédito.
“Acredito que eles gostaram muito da apresentação do nosso programa. Eles têm a intenção de adapta-lo para a própria realidade, por isso, teremos novos encontros, a fim de contribuirmos mutuamente um com o projeto do outro”, destaca.
NO PARANÁ – O Programa de Certificação de Conselheiros Fiscais e de Administração do Sescoop/PR nasceu no ano passado, quando foi aplicado o projeto-piloto. De lá pra cá, três turmas já foram formadas e outras 12 estão concluindo o curso até o início de dezembro. Até agora, 450 cooperados (ramos Agro, Crédito e Saúde) foram beneficiadas.
O programa possui uma carga horária de 144h, dividida em nove encontros que debatem três principais eixos: conhecimento sobre: cooperativismo, estratégias de mercado e gestão de pessoas e lideranças.
Manaus (22/10) – O presidente do Sistema OCB/AM, Petrucio Magalhães Júnior, recebeu ontem Ricardo Lopes, Lindomar Silva e Elizângela de França Carneiro técnicos e pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuária (Embrapa), para discutir a realização do Seminário da Agricultura Familiar, que será promovido pela Embrapa entre os dias 25 e 27 de novembro 2014. Thomaz Antonio Pereira, superintendente regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no Amazonas, também participou da reunião.
O Sistema OCB/AM comporá a mesa de abertura do evento, juntamente com representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), entre outros.
Na programação serão realizadas diversas mesas-redondas, entre elas as que têm como tema: "Desafios e Horizontes para o Fortalecimento da Agricultura Familiar", "Políticas de Desenvolvimento e Sustentabilidade Territorial e Agricultura Familiar no Amazonas" e "Tecnologias, inovações e estratégias de Articulação para Desenvolvimento Agrícola".
De acordo com o presidente do Sistema OCB/AM, Petrucio Magalhães Júnior, a participação da entidade abordará a missão e visão, objetivos estratégicos e ações realizadas para cooperativas da agricultura familiar e extrativismo.
"Focaremos no Ramo Agropecuário, e mostraremos o que temos realizado às cooperativas filiadas no Sistema OCB. Também apresentaremos duas ferramentas de gestão de cooperativas, chamada PAGC e PDGC, que está sendo implantada nas cooperativas visando aperfeiçoar a gestão", adiantou. (Assimp Sistema OCB/AM)
Brasília (22/10) – A Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) promoveu na última segunda-feira, 20/10, uma reunião com produtores de leite do município de Chã Preta para falar sobre o programa social do leite. O encontro aconteceu na Secretaria Municipal de Agricultura de Chã Preta, parceira da iniciativa.
Estiveram presentes 35 agricultores familiares, que puderam conhecer melhor o trabalho da CPLA, no que concerne ao associativismo estimulado para os pequenos agricultores do estado, que tem promovido melhorias significativas na qualidade do leite. Na ocasião, os técnicos da Cooperativa, Glauco Yves o técnico Leopoldo Cabral, esclareceram as dúvidas dos produtores e estimularam novas formas de produção com qualidade para desenvolver o setor na região.
Além de discussões sobre o programa social do leite, os produtores presentes na reunião, que pertencem a Associação Cajuleite e Associação dos Produtores de Leite de Chã Preta, definiram o conselho administrativo e fiscal e registraram em ata para constituição dos conselhos.
Para os produtores, a parceria com a CPLA e a inclusão no Programa do Leite é mais um avanço para o desenvolvimento da atividade leiteira no Estado. Também fizeram parte do encontro, representantes da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), do Laticínio Brettas e da Prefeitura Municipal de Chã Preta, que apoiam e são parceiros dos produtores e da iniciativa. (Assimp cooperativa CPLA)
Curitiba (22/10) – Cerca de 80 profissionais das cooperativas do Paraná que atuam na área contábil participam nesta semana, em Londrina, Norte do Paraná, do Fórum que está sendo organizado pelo Sistema Ocepar, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR).
Será nesta quinta e sexta-feira (23 e 24/10), no Hotel Crystal, tendo a Cooperativa Integrada como anfitriã. Profissionais da PWC vão ministrar as primeiras palestras da programação, a partir das 14h30, tratando sobre a revogação do Regime Tributário de Transição (RTT) e os impactos nas cooperativas e, às 17h, sobre os prazos e adequações ao eSocial.
Na sexta-feira (24/10), a primeira atividade será conduzida pelo palestrante Mauricio Louzada, que vai abordar o tema “Pra valer”. “Nosso objetivo é que, ao final da apresentação, os participantes se sintam renovados e prontos para novos desafios, percebendo o trabalho como uma ferramenta para realização de seus sonhos e para o seu próprio desenvolvimento pessoal, o que refletirá claramente na produtividade e empenho de cada um”, disse Louzada.
OUTROS TEMAS – A Interpretação Técnica 14 (ICPC 14), que trata sobre o capital social das cooperativas, e o Siscoserv - Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio, serão os demais temas apresentados durante o Fórum, por profissionais da Dege e Martinelli.
Clique aqui e confira na íntegra a programação do Fórum dos Profissionais de Contabilidade
Cuiabá (21/10) – O Sistema OCB/MT realizou nos dias 16 e 17, em Cuiabá, o Workshop Plano de Melhorias da Gestão, com a instrutora da FNQ - Fundação Nacional da Qualidade e 34 pessoas foram inscritas. O objetivo foi proporcionar às cooperativas, maior conhecimento sobre o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), que promove a adoção de boas práticas de gestão e governança pelas cooperativas.
O presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho, ressaltou que “a busca do conhecimento melhora o propósito de cidadania e espero, que vocês cada participante desse Workshop leve cidadania nos locais onde estão inseridos”. Ele explicou que “o Sistema OCB/MT iniciou um processo de educação que vai culminar na criação da nossa faculdade e isso vai proporcionar conhecimento direcionado para o cooperativismo”.
O superintendente, Adair Mazzotti, enfatizou que “o conhecimento é estratégico para a gestão e o Sistema OCB/MT busca as melhores práticas para dotar as cooperativas com ferramentas para melhorar a gestão do negócio”. Ele ainda ponderou que “o gestor protege o negócio dos cooperados e isso acontece com as boas práticas de gestão”.
Toda a metodologia do Programa do Workshop está pautada no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade que é um modelo referencial, utilizado para promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações.
Os benefícios com a participação no PDGC estão sendo pontuados e apresentados. Ao participar do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas, a cooperativa obterá os seguintes benefícios: verificação da sua conformidade em relação aos principais requisitos da Lei nº 5.764/71; Conhecimento do grau de maturidade de suas práticas de governança e gestão com base em modelo referencial construído a partir das boas práticas de governança e do Modelo de Excelência da Gestão; Relatórios com pontos fortes e oportunidades para melhoria de sua situação legal, suas práticas de governança e gestão, possibilitando a construção de planos de melhoria para o aumento da competitividade.
Com o inicio do 2º Ciclo do PDGC o Sistema OCB/MT espera a participação das cooperativas de Mato Grosso nesse programa que permite uma autoavaliação das boas práticas, proporcionando oportunidades de melhorias contínuas. Para a cooperativa participar, deve acessar o site http://pdgc.brasilcooperativo.coop.br/login e cadastre-se com a sigla e número do registro na OCB/MT. (Assimp Sistema OCB/MT)
Campo Grande (21/10) – Elas aparecem como alternativa para as instituições bancárias tradicionais. Com os mesmos serviços dos bancos, juros mais em conta e a possibilidade de dividir ganhos no final do ano, as cooperativas financeiras ou de crédito têm ganhado espaço no sistema financeiro nacional e a simpatia de muitas pessoas que tem aderido à modalidade financeira.
Na região Norte, a adesão ainda é pequena. Apenas 3% das aproximadamente 1.200 cooperativas espalhadas pelo País se concentram na região e menos de 1% estão no Amazonas. O número contrasta com outras regiões como a Sudeste que possui mais de 40% das unidades de cooperativismo do Brasil.
Apesar do percentual ainda tímido, segundo o diretor financeiro do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) na Região Norte, Edson Quevedo Soares, o cenário pode se modificar nos próximos anos. A expectativa é de que o número de cooperativas no Norte chegue a 10% do total nos próximos 10 anos. “Para tanto precisamos de informação porque, embora seja vantajoso, o brasileiro e, sobretudo o nortista, desconhece as características do setor.
Diferenciais - O executivo explica que assim como os bancos, a cooperativa de crédito é uma instituição financeira, autorizada e fiscalizada pelo Banco central fiscalizada pelo BC. “A diferença é que, ao contrário dos bancos que são sociedades de capital, a cooperativa é uma reunião de pessoas, com o objetivo comum de movimentar seus recursos a um custo financeiro menor do que o praticado no mercado”.
Outra diferença, conforme Soares é de que no cooperativismo, a decisão não é de quem tem mais capital, e sim, feita em uma assembleia de associados. “Os cooperados não são clientes. São sócios. Como sócios, eles utilizam produtos e serviços e geram uma riqueza (sobras) que são distribuídas no final do exercício, na proporção da movimentação financeira que cada um fez e não do capital que cada um possui”, esclarece.
Dúvidas frequentes - Um dos principais motivos para a modalidade ser pouco difundida, segundo o diretor financeiro, são as dúvidas relacionadas aos serviços oferecidos.
Entre as mais comuns está a ideia de que é preciso de um grande capital para se associar a uma cooperativa. “O valor para participar pode ser a partir de R$ 100. Se for uma cooperativa para trabalhadores rurais, o valor será um. Se for para grandes empresários, será outro”, explica Soares.
Outro receio é sobre a disponibilidade de produtos como cartões de crédito e talões de cheque. “Os mesmos produtos dos bancos são oferecidos pelas grandes cooperativas”, garante.
Brasília (20/10) – Estão abertas as inscrições para o curso de Educação Financeira – Gestão de Finanças Pessoais, elaborado pelo Banco Central (BCB) e pela Escola de Administração Fazendária (ESAF). Na modalidade de ensino a distância, o curso é gratuito e, para participar, basta um computador conectado à internet.
O curso busca levar o participante a compreender sua relação com o dinheiro, reconhecer o orçamento como ferramenta para enxergar os próprios hábitos de consumo, identificar o crédito como uma fonte de recursos que não lhe pertencem e pelos quais se pagam juros.
A expectativa é de que, com o curso, o participante identificará as causas e consequências do endividamento excessivo e os caminhos para reverter situações adversas. Entenderá ainda as vantagens e dificuldades de planejar o consumo e a importância do hábito de poupar como forma de melhorar sua qualidade de vida, consumindo mais e melhor. Compreenderá também os riscos financeiros a que está sujeito e quais as medidas de prevenção e proteção adequadas para cada situação.
Conheça a família de Tarcísio e Ana Maria, e viva com eles situações que ilustram como otimizar seus gastos e utilizar o dinheiro de forma consciente. As inscrições para o curso podem ser realizadas clicando aqui.
Manaus (20/10) – Duas cooperativas filiadas ao Sistema OCB/AM, a Uniodonto Manaus e a Cooperativa de Táxi Golfinho, receberam, na última semana, a visita de alunos do Projeto ViraVida, uma iniciativa socioeducativa desenvolvida em parceria com a Rede Nacional de Proteção das Crianças e Adolescentes e as instituições que compõem o Sistema S, como é o caso do Sescoop, Sesi, Senai, Senac, Sesc, Sest, Senat e Sebrae.
Na oportunidade, o grupo foi recebido por gestores das cooperativas, conheceram a estrutura administrativa das entidades e como as mesmas atuam nos seus respectivos ramos.
O objetivo das visitas foi ajudar os jovens, na faixa etária de 16 a 21 anos, a adquirirem um novo olhar sobre o mercado de trabalho, e a se sentirem instigados por um espírito de empreendedorismo, de forma a elevar sua autoestima, criando as condições necessárias para que alcancem a autonomia.
Para o superintendente do Sescoop/AM, Adriano Trentin Fassini, a organização cumpre um importante papel no que tange aos princípios sociais do cooperativismo.
"O projeto do Sesi é uma iniciativa memorável. Mostrar o cooperativismo como alternativa de desenvolvimento econômico e social para esses jovens, é, além de abrir mais uma janela de oportunidades, possibilitando o conhecimento da cultura da cooperação, como forma de enfrentar as adversidades e traumas físicos e psicológicos que os colocaram em vulnerabilidade social", considerou o superintendente.
VISITAS – A primeira entidade a ser visitada foi a Uniodonto Manaus, e a apresentação da cooperativa ficou por conta da presidente, Dra. Daniele Magalhães e pelas gerentes Fernanda Gonçalves e Letícia Rebelo, que falaram sobre produtos, serviços e algumas informações sobre as ações de Responsabilidade Social da Cooperativa.
Com mais de 25 anos de atuação, a Uniodonto é uma cooperativa de cirurgiões-dentistas que trabalha com o objetivo de eliminar intermediários na assistência odontológica, oferecendo um serviço de qualidade e com valores acessíveis, atuando pela constante redução nos custos do tratamento odontológico, para que mais pessoas tenham acesso aos consultórios. Atualmente, o grupo conta com mais de 280 profissionais, atuando em todas as zonas da cidade. (Assimp Sistema OCB/AM)
Evento ocorrido agora a pouco no Banco Central do Brasil contou com a presença de representantes do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo
Brasília (17/10) – “As cooperativas de crédito não são instituições financeiras convencionais, mas empresas que, além de oferecer produtos e serviços do mercado, trazem aos seus cooperados uma proposta diferente: a de serem não somente clientes, mas donos do seu próprio banco. E o mundo realmente tem ansiado por um novo modelo, diferente daquele que nos apresenta o chamado ‘capitalismo selvagem’. Tanto é assim que hoje são mais de 200 milhões de associados.”
Com essa fala, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, juntamente com o Diretor de Organização do Sistema Financeiro e Controle de Operações do Crédito Rural do Banco Central do Brasil, Sidnei Corrêa Marques, abriu, agora a pouco, a exposição “Serviço local. Bem global”, tema da celebração do Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito, celebrado em todo o mundo sempre na terceira quinta-feira do mês de outubro, ontem, neste caso.
A abertura também contou com representantes do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo. A exposição permanecerá em cartaz no Museu de Valores do Banco Central até o dia 5 de janeiro do ano que vem.
RECONHECIMENTO – “É muito importante que digamos isso aqui: o sistema cooperativista brasileiro reconhece o carinho com o Banco Central o trata. E a melhor forma de retribuirmos é cumprindo seu papel de agente promotor de desenvolvimento econômico-social do Brasil. Temos a responsabilidade de mudar a realidade ao nosso lado, porque as cooperativas ajudam a formar cidadãos, gente melhor!” Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB.
EVOLUÇÃO – “O cooperativismo de crédito tanto no Brasil quanto mundo tem trilhado por um caminho sustentável, sólido e muito promissor. Aqui, as cooperativas de crédito mostram ao país, todos os dias, sua força, competência e segurança. Esses empresas cooperativas, apesar de tudo isso, continuam em evolução, desenvolvimento tecnologias, gerando emprego e melhorando o nosso país”. Sidnei Corrêa Marques - diretor de Organização do Sistema Financeiro e Controle de Operações do Crédito Rural do Banco Central do Brasil.
TEATRO - A data, no Brasil, ficará marcada pela exposição na qual podem ser vistos vídeos institucionais enviados por cooperativas de crédito e, ainda, fotos que contam a história do cooperativismo deste ramo no país. Os participantes também se divertiram assistindo à apresentação da peça “Todos Juntos Somos Fortes”, executada por 38 alunos da Cooperativa Educacional de São Roque de Minas (Instituto Ellos), que conta com o apoio da cooperativa financeira Sicoob Saromcredi.
CELEBRAÇÃO – O evento é anual e celebra o impacto e as realizações do movimento cooperativista onde ele está presente. Dentre as informações que podem ser obtidas no hotsite, destaca-se o papel do segmento na inclusão financeira, congregando 208 milhões de cooperados em 103 países.
Além disso, no mundo todo, são 57 mil cooperativas do Ramo Crédito, que oferecem aos seus integrantes um lugar seguro para aplicar seus recursos e acessar empréstimos e outros serviços a taxas e condições adequadas, bem mais vantajosas que as oferecidas pelos bancos convencionais.
BREVE HISTÓRICO – Desde 1948, o DICC é comemorado anualmente na terceira quinta-feira de outubro e promovido pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito. A cada edição, o evento internacional relembra a história de sucesso do cooperativismo de crédito, disseminando os seus diferenciais para toda a sociedade.
O tema deste ano – Serviço Local, Bem Global – enfatiza o impacto positivo das cooperativas de crédito não apenas em suas comunidades, mas também ao redor do mundo, como um movimento organizado. Na data comemorativa, essas instituições costumam promover diversas atividades ao redor do mundo e que poderão ser serão partilhadas por meio das redes sociais, como Twitter, Facebook, LinkedIn e YouTube, utilizando a hashtag #ICUDay. Para mais informações, acesse aqui.
Números do cooperativismo de crédito no Brasil
- Cooperativas singulares: 1.154 (data base: dez/13);
- Ativos totais: R$ 118 bilhões (data base: dez/13);
- Participação total no volume de Ativos (2,44%);
- Colocação no ranking das maiores instituições financeiras: sexta;
- Operações de Crédito: R$ 54 bilhões (data base: dez/13);
- Em relação ao Sistema Financeiro Nacional, o valor das operações de crédito corresponde a 2,3%;
- O ramo cresceu 23% em relação ao ano anterior (2012);
- A taxa média de crescimento é 25% ao ano;
- R$ 55 bilhões foi o total de depósitos (data base: dez/13);
- Em relação ao Sistema Financeiro Nacional, o valor de depósitos corresponde a 2,4%;
- Meta: ter uma participação de 10% no volume de crédito, em relação ao Sistema Financeiro Nacional;
Principais motivos da expansão do setor de crédito cooperativo:
• Confiança do quadro de associados;
• Estabilidade da carteira de crédito quando da crise de 2008;
• Modelo sustentável;
• Incentivador de arranjos locais;
• Taxas competitivas e abaixo das praticadas no mercado bancário;
• Gestão moderna e participativa;
Fonte: Sistema OCB e Banco Central do Brasil