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Encontro de lideranças baianas discutirá planejamento e governança

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Brasília (9/10) – O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, participa logo mais à noite, da abertura do III Encontro Estadual das Cooperativas Baianas (III BahiaCoop), promovido pelo Sistema OCEB, em Salvador. Márcio Freitas fará a palestra de abertura do evento, enfocando o novo posicionamento estratégico do Sistema OCB.

O evento deve contar com a participação de cerca de 250 pessoas, entre cooperados, presidentes e dirigentes de cooperativas, representantes do sistema cooperativista e das unidades estaduais do Sistema OCB, integrantes do governo baiano, de universidades e centros de formação do cooperativismo.

O III BahiaCoop tem por objetivo debater temas fundamentais para desenvolvimento do cooperativismo baiano. Neste ano, o enfoque girará em torno da gestão das cooperativas. O evento contará com a presença de representantes de cooperativas provenientes de todas as regiões do estado e dos diversos ramos do cooperativismo, além de autoridades e cooperativistas em geral.

Na pauta, além do relato das ações estratégicas realizadas pelas entidades de representação e formação, OCEB e Sescoop/BA, serão tratados os desafios e oportunidades para o crescimento das cooperativas na Bahia nos próximos anos.

Os participantes terão a oportunidade de conferir a palestra “A Governança Cooperativa como Ferramenta no Desenvolvimento do Cooperativismo”, a ser ministrada pelo presidente do Banco Cooperativo do Brasil, Marcos Aurélio Almada. E, ainda, a palestra “Desenvolvimento sustentável via Cooperativas”, cujo responsável será o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras, no estado do Paraná, João Paulo Koslovski. (Com informações do Sistema OCEB)

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Comitê de Gestão finaliza melhorias no PDGC

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Brasília (9/10) – Os integrantes do Comitê de Gestão que apoia no desenvolvimento do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), criado em 2013 pelo Sistema OCB, em parceria com a Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), tiveram sua terceira reunião deste ano, hoje. De acordo com a gerente de Desenvolvimento de Gestão de Cooperativas, Susan Miyashita Vilela, a intenção é finalizar as melhorias do programa e estabelecer o regulamento da edição 2015 do Prêmio Sescoop Excelência em Gestão.

Da reunião do grupo, participaram representantes dos estados de São Paulo, Paraná, Pernambuco, Amazonas, Minas Gerais e Santa Catarina. Outras três reuniões já estão agendadas. A próxima ocorrerá em dezembro.

SAIBA MAIS – O Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) tem como objetivo principal promover a adoção de boas práticas de gestão e governança pelas cooperativas.

Toda a metodologia desse programa está fundamentada no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade que é um modelo referencial, utilizado para promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações.

Os questionários permitem um diagnóstico objetivo e a medição do grau de maturidade da gestão com base no MEG, simbolizando a visão sistêmica da organização.

O PDGC é um dos desdobramentos da Diretriz Nacional de Monitoramento do Sescoop e tem como objetivo promover nas cooperativas a adoção de boas práticas de gestão e governança, aprimorar os processos de produção, reduzir custos e aumentar a produtividade e competitividade das organizações.

Para aplicação no PDGC, o modelo foi adaptado para as particularidades das cooperativas, por meio de amplos debates promovidos por um comitê técnico, denominado Comitê de Gestão, formado por representantes da Unidade Nacional e de Unidades Estaduais do Sescoop.

Benefícios com a participação no PDGC

Ao participar do PDGC, a cooperativa obterá os seguintes benefícios:

- Verificação da sua conformidade em relação aos principais requisitos da Lei nº 5.764/71;
- Conhecimento do grau de maturidade de suas práticas de governança e gestão com base em modelo referencial construído a partir das boas práticas de governança e do Modelo de Excelência da Gestão®;
- Relatórios com pontos fortes e oportunidades para melhoria de sua situação legal, suas práticas de governança e gestão, possibilitando a construção de planos de melhoria para o aumento da competitividade.

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Sistema OCB/MS incentiva doação de sangue e promove a cooperação

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Campo Grande (9/10) – O Sistema OCB de Mato Grosso do Sul acredita que todos nós podemos fazer a diferença na vida das pessoas, e por esse motivo o Sistema OCB/MS em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) realiza nos dias 11, 12 e 13 de novembro a Campanha de doação de sangue, com o tema “Eu coopero”.

A campanha, que está na 3ª edição, tem o objetivo de conscientizar o cooperado sobre a importância de ser um doador permanente de sangue e é fundamentada no 7º princípio cooperativista que consiste em Responsabilidade Social e Interesse pela Comunidade.

Para o presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis, o cooperativismo além de ser uma alternativa para o desenvolvimento econômico também possui o seu ideal solidário. "Doar é uma causa nobre e fundamental. Acreditamos que as cooperativas podem não apenas motivar os seus cooperados, colaboradores e familiares, mas também conscientizar toda a população sobre a doação de sangue", afirma.

Os cooperados que doarem sangue receberão uma camiseta da campanha para demonstrar a sua adesão e se tornarem multiplicadores desta ideia. Por isso é importante que após a coleta, você compartilhe a atitude nas redes sociais. A ideia é que sua doação ganhe ainda mais força e alcance mais gente.

A coleta será feita na Unidade Móvel do Hemosul no Campus da UFMS em Campo Grande no período matutino. É importante ressaltar que a coleta é simples dura em torno de 15 minutos. Para doar é preciso estar em boas condições de saúde, ter 16 anos ou mais, pesar no mínimo 50 quilos. (Assimp Sistema OCB/MS)

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OCB/PB participa da Cúpula Internacional das Cooperativas no Canadá

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João Pessoa (9/10) – O presidente do Sistema OCB/PB, André Pacelli, está participando da II Cúpula Internacional das Cooperativas (International Summit of Cooperatives), em Quebec, no Canadá. Outras lideranças estaduais e nacionais do cooperativismo também estão presentes no evento, que tem como tema o “Poder de inovação das Cooperativas” e reúne mais de 2.500 de 100 países. A Cúpula começou na segunda-feira (6/10) e termina hoje.

A programação da Cúpula está dividida em cinco áreas: Segurança Alimentar, Desenvolvimento de Cooperativas, Empregabilidade, Serviços Sociais e de Saúde e Economia, Finanças e Capitalização. Ontem, Pacelli participou de um fórum sobre cooperativismo de Saúde, que conta também com a presença do presidente da Unimed Brasil, Eudes Aquino.

“O evento tem demonstrado que mesmo na crise mundial e da Europa, as cooperativas tem sobressaído em relação aos demais segmentos, mantendo empregos e fazendo novos investimentos”, afirmou André Pacelli. O evento é organizado pelo Sistema Desjardins, maior rede de cooperativas de crédito do país norte-americano, e é apoiado pela Aliança Cooperativa Internacional.

A comitiva do cooperativismo brasileiro também é composta pelo ex-ministro Roberto Rodrigues e diretores de outras unidades estaduais do Sistema OCB: João Nicédio (CE), Esthério Colnago (ES) e Petrucio Magalhães (AM), além de Fabíola Nader, gerente de Relações Institucionais da Unidade Nacional. (Com informações do Sistema OCB)

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Movimento cooperativista quer mais acesso ao crédito e a linhas de financiamento público

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Este é um dos itens do documento Propostas do Cooperativismo à Presidência da República – 2015/2018

Brasília (8/10) – O acesso ao crédito é um importante instrumento para impulsionar o crescimento do setor econômico, para o investimento da estrutura do negócio, realização de programas e projetos, aquisição de equipamentos e máquinas, bem como para a utilização dos recursos como capital de giro. A questão é tão essencial que faz parte das propostas do cooperativismo à Presidência da República, com horizonte entre 2015 e 2018.

O documento já foi entregue aos candidatos ao mais alto cargo do Executivo nacional, ainda no primeiro turno. Contudo, o Sistema OCB enviou, ontem, um convite aos candidatos Dilma Rousseff e Aécio Neves para que participem de uma reunião com os principais líderes do cooperativismo, objetivando o detalhamento do documento.

Segundo o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, nos últimos anos, o cooperativismo tem firmado sua participação e posição de destaque na economia do país e na construção de uma sociedade mais justa e com indicadores extremamente representativos.

“Precisamos aproveitar os contextos eleitoral e econômico para evidenciar a necessidade de que o cooperativismo tem de ser reconhecido, cada vez mais, como uma importante ferramenta para o desenvolvimento do Brasil, tendo em vista seus inúmeros diferenciais. As cooperativas são empreendimentos sustentáveis, que valorizam a participação dos seus associados, a gestão democrática e o interesse pela comunidade. Tudo isso junto só pode resultar em uma coisa: qualidade de vida para a família brasileira”, comenta Márcio Freitas.

Além do crédito, o financiamento público ao setor econômico também possui um importante papel para o fortalecimento das políticas sociais do país, visto o seu impacto direto para a redução do desemprego e para o aprimoramento da qualificação profissional.

SETOR – No caso do cooperativismo, o acesso ao crédito possui o mérito de permitir que os associados em cooperativas possam se fortalecer por meio da economia de escala, abrindo a possibilidade para que estes atuem em condições de igualdade em relação às sociedades empresárias.

Dentro do universo de 6,8 mil cooperativas brasileiras, distribuídas em 13 ramos de atividade econômica, esse acesso é diversificado e muitas vezes tem sido um fator limitante para investimentos no setor e, consequentemente, para seu desenvolvimento sustentável.

Com desafios para garantir melhores condições de crédito ao setor, as cooperativas brasileiras, nos seus diversos ramos de atividade, possuem alguns pontos de convergência, dentre os quais, destaca-se como essencial que as instituições financeiras públicas possam ampliar a sua compreensão sobre este modelo societário, reconhecendo a sua importância para o desenvolvimento econômico e social da região onde estão inseridas.

Dentre outros obstáculos enfrentados de maneira comum entre as cooperativas, vale ressaltar o excesso de burocracia e o tempo necessário para efetivar a contratação das operações de crédito. Em alguns casos, o processo de análise documental chega a demorar meses para tramitar na instituição financeira, o que acarreta em provável perda de oportunidade na destinação dos recursos.

Outra dificuldade enfrentada é a exigência da entrega de documentos associados ao licenciamento ambiental e à regularização fundiária, que tramitam com morosidade e sem prazos definidos nos órgãos estaduais de controle.

Nesse cenário, torna-se fundamental garantir a todas as cooperativas o acesso ao crédito em condições atrativas e competitivas, especialmente para realização de investimentos e capital de giro.

O que o Sistema OCB pleiteia ainda é que seja ampliada a utilização da rede de cooperativas de crédito para repasse de tais recursos, para que o cooperativismo brasileiro continue a crescer e a exercer seu papel econômico e social, contribuindo para o desenvolvimento do país.

Criação de linhas de crédito para cooperativas


Em alguns ramos, como no caso das cooperativas de transporte, educacionais, habitacionais, de consumo, infraestrutura, mineração e turismo e lazer, o acesso ao crédito por cooperativas ainda é muito restrito, seja pela falta de conhecimento sobre linhas disponíveis, seja pela exigência de garantia real ou pelas condições oferecidas pelos bancos públicos.

Dentre os principais entraves encontrados na negociação com as instituições financeiras, destacam-se o período de carência e as taxas de juros aplicadas. Muitas vezes, isto faz com que o retorno de capital investido seja inviável para as cooperativas e a operação de crédito seja realizada pelo próprio cooperado, em condições não competitivas e contradição com a finalidade do empreendimento cooperativo, em seu papel de ser a extensão do seu associado, ao gerar economia de escala.

Adequação das linhas de crédito existentes


Para alguns ramos do cooperativismo, como no caso das cooperativas agropecuárias, de Crédito e de Saúde, já existem linhas de financiamento que atendem ao cooperativismo, mas os recursos hoje disponíveis e as condições encontradas para investimento ainda são insuficientes para atender a suas demandas.

No caso das cooperativas do Ramo Saúde (médicas e odontológicas), as condições dos recursos hoje disponíveis ainda não são satisfatórias para a realização de investimentos voltados à modernização de sua rede de atendimento, vinculada principalmente à ampliação e à construção de unidades hospitalares e ambulatoriais.

Os ramos Crédito e Agropecuário hoje são aqueles que mais utilizam recursos oriundos de financiamento público, principalmente de programas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Entretanto, para que essa evolução seja constante e sustentável, também são necessários ajustes que permitam a expansão do negócio com um ritmo de crescimento mais dinâmico, sólido e estruturado.

Operacionalização de recursos públicos por cooperativas de crédito

Tendo em vista as demandas e desafios apresentados pelo cooperativismo com relação ao financiamento público, uma das principais medidas para potencializar o acesso ao crédito pelas cooperativas brasileiras está dentro do próprio setor, compreendendo-se o importante papel que as cooperativas de crédito têm para o desenvolvimento econômico e social na base.

Nesse sentido, as cooperativas financeiras surgem como grande alternativa para fomentar o crédito para o setor cooperativista no meio urbano e rural, inclusive nas regiões mais remotas, onde os bancos convencionais não têm interesse em atuar. Como diferencial, possuem conhecimento de causa sobre o modelo societário cooperativista, podendo fornecer serviços e produtos adequados à realidade das cooperativas.

Não é raro, por sinal, que o associado de uma cooperativa de outro ramo seja associado também a uma cooperativa de crédito. Porém, esse acesso ao crédito poderá ser utilizado com melhores resultados caso haja, além da relação entre cooperado e cooperativa, uma maior intercooperação entre cooperativas financeiras e cooperativas de outros ramos.

Hoje, essa relação possui restrição de ordem operacional, notadamente ocasionada pela insuficiência de limites que podem ser oferecidos, restringindo o apoio financeiro que pode ser explorado na intercooperação.

Atualmente, tramitam no Congresso Nacional três propostas que visam a ampliar a operacionalização de recursos públicos por cooperativas de crédito, o que terá impacto favorável a todo o movimento cooperativista brasileiro. São elas: a garantia de repasse dos fundos constitucionais (FCO, FNO e FNE); o acesso direto aos recursos provenientes do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT); e a possibilidade de atuação com entes públicos municipais.

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Certel e Unimed Erechim recebem Prêmio Top Ser Humano da ABRH-RS

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Porto Alegre (8/10) – O cooperativismo gaúcho é destaque novamente no cenário estadual. Desta vez, o mérito ficou a cargo das cooperativas Certel, de Teutônia, e Unimed Erechim. Ambas receberam na noite da última quarta-feira (1/10), em cerimônia realizada no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre, o Prêmio Top Ser Humano – Organizações, promovido pela seccional gaúcha da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS).

Com mais de 124 mil associados (sócios da Certel e Certel Energia), a Cooperativa do ramo Infraestrutura do Vale do Taquari, localizada no município de Teutônia, conquistou o prêmio com o case “Para o eSocial, assuntos burocráticos e funcionais ainda são dever do RH, mas a gestão pode ser diferente, com estratégia e criatividade”.

O Ramo Saúde também foi contemplado na premiação, com a Unimed Erechim. A Cooperativa recebeu o prêmio com o “Projeto Mudança”, criado a partir dos resultados obtidos na Pesquisa de Clima Organizacional, aplicada anualmente, bem como na análise do ambiente interno, sempre alinhado com o Planejamento Estratégico da Cooperativa.

O projeto tem como foco as pessoas - colaboradores e beneficiários dos planos de saúde Unimed, através da promoção de um ambiente de trabalho saudável, participativo, colaborativo e integrador.

PRÊMIO – Em sua 22ª edição, o Prêmio Top Ser Humano da ABRH-RS reconhece as melhores práticas de gestão de pessoas no Estado. Neste ano, a cerimônia de entrega do prêmio aconteceu no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre. Na ocasião, foi entregue também o 14° Prêmio Top Cidadania. Ao todo, a celebração agraciou 36 projetos bem-sucedidos na área e ainda concedeu o prêmio “Personalidade Top Ser Humano”, totalizando 37 premiações. (Assimp Sistema Ocergs)

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Governo unifica documento que comprova regularidade fiscal do contribuinte

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Brasília (7/10) – As certidões que comprovam a regularidade fiscal de todos os tributos federais, inclusive contribuições previdenciárias, tanto no âmbito da Receita Federal quanto no da Procuradoria da Fazenda Nacional, serão unificadas em um único documento a partir do próximo dia 20. De acordo com a Receita, a unificação das certidões negativas está prevista na Portaria 358 do Ministério da Fazenda.

Antes, o contribuinte que precisava provar regularidade com o Fisco tinha que apresentar duas certidões: uma relativa às contribuições previdenciárias – conhecida como certidão do INSS ou certidão previdenciária – e outra relativa aos demais tributos.

UM ACESSO - Agora, com apenas um acesso o contribuinte obterá o documento que atesta sua situação fiscal perante a Fazenda Nacional, o que simplifica o procedimento para o contribuinte e diminui o custo da máquina administrativa. Além disso, informou a Receita, a gestão da sistemática de emissão de certidão única da Receita e da Procuradoria reduz os custos com desenvolvimento e manutenção de sistemas informatizados.

CONSULTA - Outra vantagem é que, na impossibilidade de emissão de certidão por meio da internet, o contribuinte poderá consultar suas pendências no próprio e-CAC (Centro Virtual de Atendimento), no site da Receita Federal, sem a necessidade de se dirigir a uma unidade do órgão.

SERVIÇOS - No e-CAC, destaca a Receita, estarão disponíveis os serviços de Situação Fiscal e Situação Fiscal-Relatório Complementar, que poderão ser acessados por código de acesso ou por certificado digital, mesmo da residência do contribuinte.

OBTENÇÃO - Regularizadas eventuais pendências, a certidão será obtida na própria internet e não haverá mais a vedação para tirar uma certidão antes de 90 dias do término da validade de uma anterior, como existia na certidão das contribuições previdenciárias. Nova certidão poderá ser emitida a qualquer momento.

NOVIDADE - Outra novidade, destaca a Receita, é que os contribuintes com parcelamentos previdenciários em dia poderão obter a certidão positiva, com efeitos de negativa, pela internet, sem ter mais que comparecer a uma unidade da Receita para solicitar a certidão. O documento também deixa de ter finalidade específica, ou seja, uma vez obtida a certidão, ela vale para fazer prova de regularidade junto à Fazenda Nacional para quaisquer fins, entre outras coisas.

COMPROVAÇÃO DE REGULARIDADE - A Receita esclarece também que se o contribuinte precisar comprovar regularidade, continua podendo apresentar as certidões já obtidas, que estejam no prazo de validade, sem necessidade da certidão única. Não muda nada para a Certidão de Regularidade Fiscal do Imóvel Rural e de Obras. (Agência Brasil)

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Empresas brasileiras prospectam parceiros comerciais em Angola

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Missão do Brasil permanecerá até o próximo dia 10/10 no país africano, apresentando produtos na tentativa de inseri-los no comércio angolano

Brasília (6/10) – Uma delegação de empresas do Brasil está em Angola com o objetivo de aproximar as empresas angolanas e brasileiras e detectar oportunidades de negócio. O grupo permanece no país africano até o próximo dia 10/10. Tirolez e Itambé são algumas das empresas que compõem a comitiva. Entre os produtos comercializados por essas empresas constam os iogurtes, queijos, requeijões, manteigas, leite, bebidas e outros compostos lácteos.

“Estamos com grandes expectativas em relação à Angola. Temos acompanhado o crescimento do mercado consumidor angolano e gostaríamos também de ampliar as relações comerciais com este país. Nossas empresas, integrantes do B dairy, esperam ampliar e consolidar a plataforma de exportações de lácteos para este potencial mercado consumidor”, afirmou o responsável pela Promoção e Prospecção Comercial Internacional do projecto B dairy, Bernhard J. Smid.

O projeto B dairy, atualmente constituído por 10 empresas, foi criado para ampliar as exportações brasileiras de leite e derivados. O Brasil é o quarto maior produtor mundial de leite, com 32 mil milhões de litros por ano. Deste total, aproximadamente 5% são exportados. Para as empresas participantes do B dairy, Angola é um país prioritário, juntamente com outros sete mercados-alvo. A expectativa é de ampliar o comércio de leite condensado, leite em pó, queijos e manteiga.

Participantes da missão prospectiva do B dairy para Angola

B dairy: O Projeto Setorial de Promoção de Exportações dos Produtos Lácteos Brasileiros (B dairy) foi estabelecido entre a Apex-Brasil e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O objetivo do Projeto é de ampliar a pauta de exportações do setor lácteo, inclusive a visibilidade do produto brasileiro no exterior. O B dairy enfoca em oito mercados-alvo, inclusive o de Angola, que tem destaque. O B dairy tem 10 membros, incluindo a Itambé e a Tirolez.

Itambé Alimentos S.A: A Itambé é a maior empresa brasileira do setor de lácteos e 100% nacional. Tendo completado 65 anos em 2013 e com sede no Estado de Minas Gerais, a empresa produz diversas linhas de produtos, sendo as principais: leite em pó, leite condensado, iogurte e leite longa vida. Para estes produtos, a Itambé possui liderança comercial em diversas regiões do Brasil. Seus produtos são exportados para aproximadamente 15 países entre América do Norte, África e América do Sul, garantindo a satisfação de seus clientes.

Laticínios Tirolez: A Tirolez iniciou suas atividades em 1980, voltada para a produção de queijos de alta qualidade. A empresa dispõe de presença nacional de distribuição e capacidade de reposição para o mercado de exportação. Atualmente, a Tirolez é uma das marcas mais importantes da indústria de laticínios brasileira e suas plantas de produção estão de acordo com os parâmetros da qualificação HACCP e tem licença do Ministério da Agricultura para exportar. A empresa tem a flexibilidade e a capacidade de adaptar-se às especificidades de cada mercado, exportando seus produtos para países da América do Sul, EUA, Oriente Médio e África.

Intrasmark Inc.: Empresa de marketing e comunicação, especializada no desenvolvimento de projetos de promoção internacional de produtos brasileiros. Com grande atuação junto às entidades setoriais focadas em promover os produtos dos seus associados no mercado mundial. Ações de promoção no ponto de venda, encontros de negócios, desenvolvimento de marca e divulgação na internet completam algumas das atividades realizadas pela empresa. A Intrasmark é responsável pela coordenação logística da missão prospectiva do B dairy a Luanda, Angola.

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Delegação da OCB participa da II Cúpula Internacional de Cooperativas

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Brasília (6/10) - Uma comitiva do Sistema OCB já está em Quebec, no Canadá para participar da II Cúpula Internacional de Cooperativas. O evento é organizado pelo Sistema Desjardins, maior rede de cooperativas de crédito do país norte-americano, e é apoiado pela Aliança Cooperativa Internacional. O evento contará com a participação de mais de dois mil delegados, vindos de mais de 100 países.

O Sistema OCB participa pela segunda vez da Cúpula que contará na sua abertura, a ser realizada amanhã, com a presença da presidente da Aliança Cooperativa Internacional, Pauline Green.

A programação da Cúpula está dividida em cinco áreas: Segurança Alimentar, Desenvolvimento de Cooperativas, Empregabilidade, Serviços Sociais e de Saúde e Economia, Finanças e Capitalização. É esperada a participação de mais de 150 palestrantes de renome internacional, dentre eles o Prêmio Nobel de Economia de 2013, Robert Shiller e Huguette Labelle, Presidente da Transparência Internacional.

O ex-presidente da OCB, Roberto Rodrigues, participará do fórum “Alimentar 9 bilhões de Pessoas em 2050: Desafio do Cooperativismo”. Para acessar a programação completa da Cúpula, clique aqui.

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Intercâmbio apresenta novas práticas de gestão a missão paraibana

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João Pessoa (6/10) - Após dez dias de intenso aprendizado, os dirigentes e gestores de cooperativas de crédito que participaram do intercâmbio no Canadá voltaram à Paraíba motivados a implementar novas práticas no setor. Promovido pelo Sistema OCB/PB, o intercâmbio levou os participantes a conhecer as experiências do Sistema Desjardins, que é referência para o cooperativismo de crédito em todo o mundo.

Os dirigentes participaram de um curso de 40 horas, realizado na Escola de Estudos Comerciais Avançados de Montreal (HEC Montreal), e fizeram visitas às caixas populares do Sistema Desjardins. “Gostei muito da experiência. O Sistema Desjardins é muito organizado e nós conseguimos captar muitas ideias boas que podem ser aplicadas ao cooperativismo de crédito paraibano”, contou o presidente da Unicred Central Norte/Nordeste, Wilson Ribeiro de Moraes Filho.

“Eles primam muito pelo controle e organização, além de atuar de forma muito forte nas áreas de capacitação e marketing. Também vimos que eles estão fazendo algumas coisas que, guardadas as proporções, nós já fizemos antes, o que mostra que estamos no caminho certo”, acrescentou.

O presidente da central Sicoob Nordeste, José Evaldo Campos, também avaliou positivamente as atividades realizadas durante o intercâmbio e afirma que a experiência deve ser repetida. “Na minha avaliação, o intercâmbio foi excelente para aquisição de novos conhecimentos. Queremos colocar em prática em nossas cooperativas o que for possível. Foi de muita valia para todos nós”, afirmou.
 
Workshop - O intercâmbio faz parte de um projeto que envolve três etapas a serem executadas até dezembro de 2015.  Até o final do ano, os participantes devem promover um workshop, com repasse do conteúdo apresentado no curso. A terceira etapa é a apresentação de propostas de implantação de boas práticas de gestão às centrais e cooperativas participantes, bem como a elaboração e validação dos planos de ação das cooperativas.

“A finalidade do intercâmbio foi suprir as necessidades de capacitação das cooperativas de crédito, tendo em vista a busca pela profissionalização e eficiência de sua gestão”, afirma o superintendente do Sistema OCB/PB, Pedro D’Albuquerque, que também integra a comitiva. O projeto é realizado pelo Sistema, através de recursos do Fundo Solidário de Desenvolvimento Cooperativo (Fundecoop), do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). (Assimp Sistema OCB/PB)

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Delegação do DF participa da Cúpula Internacional de Cooperativas

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Brasília (6/10) – Começam amanhã, em Quebec, no Canadá, as atividades da Cúpula Internacional de Cooperativas, que ocorre até o dia 9 e reúne lideranças do movimento cooperativista de diversas partes do mundo. O evento é realizado com o objetivo de promover discussões para o desenvolvimento das cooperativas nos mais de 100 países onde estão localizadas.
   
Uma delegação formada por dirigentes e conselheiros do Sistema OCDF estará representando o cooperativismo do Distrito Federal. Dentre os participantes estão o presidente do Sistema, Roberto Marazi, o superintendente, Remy Gorga, os gerentes Paulo César Barbosa e Carla Madeira, e os conselheiros da OCDF, Márcia Ionne Ramos Behnke (Cooplem) e Elza Lopes Cançado (Coopersystem); os conselheiros do Sescoop/DF, Marcos Carlos (Sicoob Agroambiental) e Haroldo Toti (Casa Fibra); e a diretora financeira da Cooplem, Débora Lima.

O evento contará com uma programação diversificada com palestras, simpósio, seminários, fórum de discussão, workshop, mesa redonda entre outras, que abordaram diversos temas com vistas a contribuir para o cooperativismo em todo o mundo.

Dentre os temas abordados estão: cooperativa digital, finanças sustentáveis, economia global, bancos cooperativos, criação e desenvolvimento cooperativista ao redor do mundo. (Assimp OCDF)

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OCB/ES realiza penúltimo módulo do Gescoop

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Vitória (6/10) – Nos dias 25 e 26/9 foi realizado o módulo IV do Gescoop – Região Norte (Curso de Formação em Gestão Cooperativa), realizado pelo Sistema OCB/ES, com o tema “Gestão Contábil”, ministrado pelo instrutor, Victor Lima, contador da Gerência de Desenvolvimento Cooperativista do Sistema.

Este módulo que teve carga horária de 16 horas, contou com assuntos como: conceitos, objetivos e usuários da contabilidade; obrigatoriedade de escrituração contábil; conceitos de bens, direitos e obrigações; grupos patrimoniais; ativo; passivo; patrimônio líquido; plano de contas; classificação das contas; princípios e técnicas contábeis - Débitos e Créditos e muitos outros.

Ao todo, 12 pessoas das cooperativas Cooabriel, Veneza, Coopesma e Coopcam, participaram desse módulo, que foi realizado no auditório da Cooperativa dos Caminhoneiros de São Gabriel da Palha (Coopcam).

Com conteúdo baseado nas necessidades de dirigentes, conselheiros, colaboradores (empregados celetistas), gerentes e supervisores, o Gescoop tem como objetivo promover o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes requeridas para a gestão das cooperativas nas quais os profissionais participantes trabalham.

O Gescoop 2014 terá ainda seu 5º e último módulo, com o tema “Legislação Cooperativista e Aspectos Jurídicos”, que será ministrado pelo assessor jurídico do Sistema OCB/ES, Haynner Capettini, também com carga horária de 16h, que será realizado nos próximos dias 09 e 10/10. (Assimp Sistema OCB/ES)

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Notas dos Dia

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Neurociência e mídias sociais será tema de fórum de cooperativas no PR

Curitiba (6/10) – “Como e com quais ferramentas da neurociência podemos criar estratégias de marketing digital para as cooperativas nas mídias sociais? Esta será uma, entre várias perguntas que o Workshop Neuro Mídias Sociais irá responder aos participantes do Fórum dos Profissionais de Comunicação das Cooperativas Paranaenses”, explica o coordenador de Comunicação do Sistema Ocepar Samuel Zanello Milléo Filho. O evento começou hoje e prossegue até amanhã, na sede da Cooperativa Copagril, em Marechal Cândido Rondon (PR). Promovido pelo Sistema Ocepar, com apoio financeiro do Sescoop Paraná, tem como palestrante Marcelo Peruzzo, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Management, especialista em neuromarketing e neurociência. Representantes do Sistema OCB participam das atividades.

Cooptac realiza curso para transportador escolar


A Cooperativa de Transporte da Região Sudoeste Serrana (Cooptac) realizou entre os dias 27 e 28 de setembro, no município de Afonso Cláudio, a atualização do curso para o transporte escolar. Cerca de 25 cooperados e motoristas da cooperativa realizaram o curso, que foi ministrado pelo SEST/SENAT e teve como objetivo manter os cooperados capacitados em suas atividades. E a capacitação não terminou, para este mês está formada uma nova turma de mais 25 cooperados. O curso de atualização deve ser realizado pelo condutor de transporte escolar a cada cinco anos.

Unimed Goiânia estimula uso consciente do plano de saúde
 
Goiânia (6/10) – Desde o início do ano, o Setor de Relacionamento Empresarial (SETEMP) tem realizado diversas reuniões em empresas contratantes da Unimed Goiânia para apresentar a palestra sobre o Uso Consciente do Plano de Saúde. Os encontros tiveram a participação de 747 colaboradores das empresas Tend Tudo, Castro's Hotel, Copac, Associação de Combate ao Câncer, Mais PVC e Catral. Para o diretor de Mercado, Sérgio Baiocchi Carneiro, "o investimento em informação e ações educativas tem retorno garantido e sempre traz benefícios para todas as partes, beneficiários, operadora e empresas".

Faltam poucos dias para a Fecoop 2014 em Chapecó

Faltam apenas alguns dias para a realização da 26ª edição do Encontro Catarinense de Cooperativismo - FECOOP, que neste ano acontecerá em Chapecó, organizado pela Coopercentral Aurora Alimentos e Unimed de Chapecó. A abertura oficial do será no Pavilhão I, do Parque da Efapi, na sexta-feira dia 10 às 19h30. A grande jogada das cooperativas catarinenses contará com mais de 2 mil atletas de 32 competições esportivas, de 28 cooperativas inscritas. Os jogos ocorrerão durante ao longo do sábado e do domingo.

CPLA visita Canal do Sertão com produtores de Olho D’água do Casado

O presidente da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Aldemar Monteiro, visitou na última quarta-feira um trecho do Canal do Sertão, na cidade de Olho D’água do Casado. A visita foi acompanhada pela equipe técnica da CPLA, produtores locais e representantes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) 5ª região. A visita pautou, ainda, a criação de uma associação de produtores de leite no município. Com isso, os agricultores familiares poderão participar de uma forma mais organizada de programas como o Programa Social do Leite, onde poderão, garantir lucratividade aliada a produção de leite de qualidade.

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Banco Central divulga íntegra do material de workshop sobre governança

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Brasília (3/10) – O Banco Central do Brasil acaba de disponibilizar as palestras realizadas durante o workshop Cooperativas de Crédito no Brasil: gestão de riscos e governança corporativa, realizado com apoio do Sistema OCB, na terça e na quarta-feira. Com isso, os participantes do evento ou interessados no assunto poderão fazer o donwload do material, clicando abaixo no nome dos palestrantes. O evento foi um encontro de trabalho e teve por objetivo a revisitação das estruturas das cooperativas de crédito brasileiras no que tange sua evolução desde a construção e publicação, pelo Banco Central do Brasil, em 2008, das Diretrizes para boas práticas de governança, voltadas a este público.


Steffen Müller



Cleofas Salviano



David Valente



Manfred Dasenbrock



João Paulo Magalhães



José Ângelo Mazzillo



Ricardo Favalli

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Sescoop/SC inicia primeiro curso do Formacred

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Florianópolis (3/10) – Atendendo ao desafio das melhores práticas de governança, o Sescoop/SC concluiu nos dias 24 a 26/9, em Canoinhas (SC) o primeiro módulo do curso Formação para Dirigentes e Conselheiros Fiscais de Cooperativas de Crédito (Formacred), programa nacional realizado em parceria com as cooperativas: Sicoob Credicanoinhas (Canoinhas), Sicoob Credinorte (Mafra) e Sicoob Alto Vale (Rio do Sul).

O curso com carga horária de 96 horas aula é dividido em três módulos, sendo que o primeiro módulo trata da abordagem comportamental, o segundo abordagem legal e o terceiro módulo a abordagem organizacional. O módulo comportamental de 24 horas aula, conta com a presença de 34 pessoas, alcançando positivamente quase no limite máximo de 35 participantes.

Salientamos que o segundo e terceiro módulos tem carga horária de 36 horas e será ministrado nos meses de outubro e novembro respectivamente, quando então  receberão o certificado de conclusão do curso àqueles que obtiverem participação em no mínimo 75% do total de horas aula.

A expectativa inicial foi muito positiva tanto por parte da Instrutora Ana Mentone como dos participantes, comenta o Elvio Silveira, gestor do programa do Sescoop/SC. A viabilização do Curso piloto em Santa Catarina ocorreu graças ao empenho do superintendente do Sescoop/SC, Geci Pungan, que não mediu esforços em apoio técnico e financeiro e também dos presidentes das cooperativas envolvidas, especialmente o Francisco Greselle que coordenou todo o processo na sua região. (Ocesc)

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Cooperativismo baiano se prepara para o III BahiaCoop

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Salvador (3/10) – Com o objetivo de evidenciar a importância do cooperativismo para o desenvolvimento econômico e social na Bahia e promover a intercooperação, o Sistema OCEB realizará entre os dias 9 e 10/10, o III Encontro Estadual das Cooperativas do Estado da Bahia (BahiaCoop), no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador.

O BahiaCoop é realizado a cada dois anos e reúne presidentes, conselheiros e representantes de cooperativas baianas e brasileiras, além de autoridades locais e nacionais. Nessa edição, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, apresentará o “Novo Posicionamento Estratégico do Sistema OCB”.

Na oportunidade, casos de cooperativas baianas dos ramos Educacional, Agropecuário, Crédito e Transporte serão apresentados. Também haverá palestras com os seguintes temas: “A Governança Cooperativa como ferramenta no desenvolvimento do Cooperativismo”, “Desenvolvimento Sustentável via Cooperativa” e “Uma nova visão de líder no Cooperativismo”.

Para saber mais sobre o III BahiaCoop e se inscrever, clique aqui.

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Desenvolvimento do Ramo Consumo é discutido na Usimed-Petrópolis

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Rio de Janeiro (3/10) – Com 16 anos de atuação, a Usimed Petrópolis é uma referência no ramo consumo no Estado do Rio de Janeiro. Em 2009, ganhou o Prêmio Cooperativa do Ano da OCB Nacional, nas categorias Meio Ambiente e Responsabilidade Social. Três anos depois, a Câmara Municipal de Petrópolis reconheceu a cooperativa como destaque empresarial do município.

Buscando acompanhar este modelo de gestão, para o desenvolvimento do segmento em território fluminense, o diretor da OCB/RJ, Vinícius Mesquita, representando o presidente do Sistema OCB/RJ, Marcos Diaz, visitou a sede da cooperativa, no dia 1° de outubro.

Durante o encontro, que reuniu o presidente da Usimed, Marcus Berardinelli e o gerente Geraldo Marques, foi discutido o método de trabalho da cooperativa, que atua no ramo farmacêutico e hoje conta com mais de 3 mil cooperados e 27 funcionários.

“Quando a cooperativa foi constituída, há mais de 15 anos, não tínhamos concorrência aqui em Petrópolis. Depois de algum tempo, as grandes redes farmacêuticas chegaram e tivemos de nos atualizar. A principal estratégia foi fidelizar o cliente e criar toda uma estrutura para atendê-lo”, disse o presidente da Usimed, Marcus Berardinelli.

Para Geraldo Marques, a profissionalização da gestão é o carro-chefe da cooperativa: “Entendemos que para competir no mercado, devemos ter profissionais com experiência. Isso passa pelo balconista, farmacêutico e setor de compras”, disse Geraldo, que pontuou: “Para constituição de uma cooperativa nos mesmos moldes da Usimed é fundamental ter paciência. Nos primeiros contratos com fornecedores não haverá descontos ou tabelas diferenciadas. Estes benefícios são obtidos com muita vivência e confiabilidade”, finalizou.

De acordo com Vinícius Mesquita, o ramo Consumo no Rio de Janeiro precisa ser expandido: “Temos a Usimed em Petrópolis e a Casmadin, em Barra Mansa. Precisamos criar novos mecanismos para o desenvolvimento deste importante segmento. O modelo que a Usimed nos apresentou será levado à diante”, destacou o diretor.

Usimed-Petrópolis – A Cooperativa de Usuários de Assistência Médica oferece, além de medicamentos e artigos de perfumaria, uma série de materiais, tais como: cadeiras de rodas, andadores, muletas e cadeiras de banho. Dentre as atividades sociais desenvolvidas, estão oficinas da memória, educação corporal, artes, artesanato e coral. (Assimp Sistema OCB/RJ)

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Jovens Lideranças Cooperativistas recebem diplomas

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Rio Verde (3/10) - A cooperativa COMIGO, em parceria com o Sescoop/GO, realiza, logo mais às 19h, em Rio Verde, a formatura dos participantes da terceira turma do Programa Jovens Lideranças Cooperativistas. Trinta e seis alunos (jovens cooperados e filhos de cooperados) serão contemplados após a realização do 6º módulo.

O curso busca elevar o interesse do jovem pelo cooperativismo aliando capacitação e informação, com foco na sucessão familiar e continuidade das atividades agropecuárias.

Segundo o presidente da COMIGO, Antonio Chavaglia, a iniciativa auxilia no desenvolvimento de futuros profissionais e incentiva as próximas gerações a participar e desenvolver a atividade agropecuária e também cooperativista. “Este é o futuro do agronegócio brasileiro”, afirmou o presidente, que é um grande incentivador do cooperativismo.

Com duração de cinco meses, o curso foi dividido em seis módulos com os tópicos: Introdução do Curso de Formação de Jovens Lideranças Cooperativistas; Conheça o Cooperativismo e sua Cooperativa; Imersão Cooperativista (Viagem Técnica) e visita às Cooperativas do Paraná, que também têm o programa sendo desenvolvido com os jovens; Projeto de Vida e Protagonismo Juvenil Cooperativista; Os Desafios da Sucessão Familiar Rural e Educação e Empreendimento Cooperativista. (Ascom Comigo)

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Unimed do Brasil apresenta projeto que qualifica cooperativas de Saúde

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Reunião entre o presidente do Sistema OCB, Márcio Freitas, e o vice-presidente da Unimed do Brasil, Orestes Pullin, ocorreu em Brasília

Brasília (2/10) – O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, recebeu hoje o diretor vice-presidente da Unimed do Brasil, Orestes Pullin, e o executivo de Desenvolvimento e Responsabilidade Social da Fundação Unimed, Ary Célio de Oliveira. Os representantes de um dos maiores segmentos de saúde do mundo apresentaram um projeto que visa à melhoria contínua dos serviços de capacitação dos colaboradores, cooperados e dirigentes do Sistema Unimed, qualificando, desta forma, as cooperativas de saúde.

A reunião contou com a participação do superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, do superintendente do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, e das gerentes gerais Tânia Zanella (OCB) e Karla Oliveira (Sescoop).

Segundo o presidente Márcio Lopes de Freitas, o projeto pretende ser um grande promotor do desenvolvimento das cooperativas do ramo Saúde. “É sempre muito positivo quando recebemos ideias como a que foi apresentada pela Unimed do Brasil, visando o desenvolvimento geral do ramo. Essa preocupação só reforça a tese de que, para ter um futuro promissor, é preciso atuar hoje, com estratégia e boa gestão, sem esquecer os princípios que nos diferenciam das demais empresas mercantis”, comenta Márcio Freitas.

O projeto prevê treinamentos e cursos em duas linhas principais: a primeira visa à adequação das cooperativas à Resolução Normativa nº 277, da Agência Nacional de Saúde Suplementar. A norma federal institui o Programa de Acreditação de Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde (OPS), com o objetivo de incentivar a melhoria continuada na qualidade assistencial da saúde suplementar.

E a segunda objetiva assegurar que os Recursos Próprios (como hospitais e laboratórios) do Sistema Unimed sejam acreditadas nos três primeiros níveis da Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Com o projeto, cujo público é composto por 301 cooperativas operadoras de plano de saúde e 107 hospitais, espera-se obter o seguinte:

- Profissionalização e qualificação da gestão com redução dos riscos gerenciais das cooperativas e recursos próprios;
- Padronização e qualificação dos processos e indicadores;
- Adoção de plataforma única de tecnologia da informação;
- Melhoria na gestão de riscos;
- Melhoria na eficiência administrativa com redução da sinistralidade das despesas e custos;
- Melhoria na qualidade da segurança e da prestação dos serviços;
- Adoção de modelo único de gestão com sistematização da nossa operação.

Como se espera atingir a estes objetivos: por meio de cursos de extensão e aperfeiçoamento, formação de assistentes e auditores internos de qualidade e capacitação de colaboradores e dirigentes.

AVALIAÇÃO – O diretor vice-presidente da Unimed do Brasil, Orestes Pullin, disse-se bastante satisfeito com o resultado da reunião. “Ficamos positivamente impressionados com a receptividade que o presidente Márcio teve em relação ao projeto”, avalia o executivo.

ENCAMINHAMENTOS – O projeto deverá passar, ainda, por alguns ajustes para, então, ser apresentado ao Conselho Nacional do Sescoop.

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Neurociência e mídias sociais serão temas de fórum de cooperativas no PR

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Curitiba (2/10) – “Como e com quais ferramentas da neurociência podemos criar estratégias de marketing digital para as cooperativas nas mídias sociais? Esta será uma, entre várias perguntas que o Workshop Neuro Mídias Sociais irá responder aos participantes do Fórum dos Profissionais de Comunicação das Cooperativas Paranaenses”, explica o coordenador de Comunicação do Sistema Ocepar Samuel Zanello Milléo Filho.

Este evento, que ocorre nos dias 6 e 7 de outubro na sede da Cooperativa Copagril, em Marechal Cândido Rondon (PR), é promovido pelo Sistema Ocepar, com apoio financeiro do Sescoop Paraná e terá como palestrante Marcelo Peruzzo, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Management, especialista em neuromarketing e neurociência e que já ministrou cursos aos comunicadores das cooperativas em três oportunidades.

FACEBOOK - “Através de atividades práticas, Peruzzo passa aos participantes algumas técnicas importantes de como ampliar a percepção dos internautas das diversas mídias sociais, com foco principal no Facebook, para focar naquilo que desejamos e, consequentemente, seja visto, comentado, curtido ou compartilhado. Hoje, sem dúvida, o Facebook é a maior rede social do mundo. No Brasil já somos quase 70 milhões de internautas e a cada dia cresce mais. Perdemos apenas para China (354,6 milhões), EUA (194,7 milhões), Índia (80,1 milhões) e Japão (73 milhões)”, lembra Milléo. Mas por outro lado, somos o terceiro país que passa mais tempo na rede, atrás de China e EUA. 40% da audiência da América Latina (com 169 milhões de usuários) estão no Brasil.

São 29,7 horas por mês online, contra 21,9 na média latino-americana e 20,4 dos argentinos. “Sem dúvida, podemos não concordar com tudo que é publicado nas mídias sociais, especialmente o Facebook, mas não podemos ficar de fora dele”, lembra o coordenador de Comunicação.

SERVIÇO - O Fórum de Comunicação é exclusivo aos profissionais que atuam nas cooperativas paranaenses e será realizado no Centro Administrativo da Copagril, na rua 9 de Agosto, número 700, em Marechal Cândido Rondon (PR).

Conteúdo Programático

• Como utilizar estrategicamente, e não de forma superficial, ferramentas adicionais como Google Adwords e Trends, Alexa, Twitter, YouTube, entre outras soluções, em suas estratégias de Facebook;

• Descubra como encontrar nichos realmente rentáveis no mundo digital com o método: “Ataque do Pirata Empreendedor”;

• Como criar uma fanpage e obter resultados duradouros no relacionamento com seus clientes;

• Como obter leads - potenciais clientes - com ferramentas poderosas e exclusivas, em fanpages dos seus concorrentes, grupos de discussão, e até mesmo, em eventos de terceiros;

• Como criar indicadores de performance de venda;

• Aplique o Brain Model Canvas, o primeiro modelo de gestão neurocientífica no mercado, para criar estratégias de marketing altamente persuasivas no Facebook, possibilitando vender desde simples livros, até imóveis, a curto prazo;

• Aprenda a fazer a gestão dos memes, sua propagação, mudança de comportamento nos hospedeiros em detrimento dos seus produtos ou serviços;

• Como combater os imuno-memes existentes dos usuários do Facebook;

• Quais são as melhores estratégias de imuno-depressores, transformando a ação da concorrência absolutamente inócua;

• Descubra porque o Mapa de Calor da navegação do usuário é fraco, pois indica apenas o efeito, e não causa da ação;

• Conheça tecnologias neurocientíficas, como Eye Tracking e Face Reading, para analisar suas campanhas de marketing digital;

• Como conquistar seguidores com a metade do valor que o Facebook cobra de você;

• Receba um banner com o modelo do Brain Model Canvas para realizar suas estratégias de Neurofacebook;

• Apostila completa impressa e em formato PDF em alta resolução;

• Certificação do IPDOIS neurobusiness;

• Jogo de empresas real, on-line e com demanda real.

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