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Laboratório de Classificação de Grãos atenderá a 17 municípios do TO

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Pedro Afonso (2/10) – Começa a funcionar ainda em 2014, em Pedro Afonso, um laboratório de Classificação de Grãos, credenciado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Quando estiver em operação a unidade vai atender a produtores rurais de 17 municípios. Serão classificados grãos como soja, milho, sorgo, entre outros produtos. Essa será a quarta unidade do Tocantins, as outras estão localizadas nas cidades de Palmas, Paraíso e Gurupi.

A implantação do laboratório é fruto de uma parceria entre a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) e a Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro). O Termo de Acordo de Cooperação Técnica foi assinado na manhã desta quarta-feira, 1º de outubro, na sede da cooperativa pedroafonsina, e também prevê o desenvolvimento de ações para fomentar a produção integrada de frutas na região.

Assinaram o documento o presidente e o vice da Coapa, Ricardo Khouri e Moacir Catabriga, e o secretário da Agricultura e Pecuária, Ruiter Padua. O prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, e o representante da Superintendência Federal da Agricultura, Mauro Medeiros de Moura, assinaram como testemunhas. 

O evento também foi prestigiado pelo superintendente da Coapa, José Rander Lopes, cooperados, técnicos da cooperativa e representantes de empresas que atuam no mercado de compra e venda de grãos.

Atribuições - Pelo acordo cabe a Coapa disponibilizar o local apropriado com salas para recepção, classificação e arquivo de amostras e produtos, e também arcar com os custos de manutenção e operacionais. Já a Seagro, deve adquirir os equipamentos e materiais necessários para a realização dos trabalhos como: máquina testadora de arroz, determinador de umidade, balança de precisão, paquímetro, entre outros equipamentos. Além disso, será dado todo o suporte técnico, supervisão e fiscalização com intenção de garantir a qualidade dos resultados dos trabalhos.

O laboratório funcionará no mesmo prédio onde está localizada a loja agroveterinária da Coapa. Conforme o diretor de Fomento Agropecuário da Seagro, José Américo, no prazo de 20 dias o laboratório será instalado para em seguida ser certificado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, quando é feita a aferição dos equipamentos usados nas análises dos grãos.

CONQUISTA - O presidente da Coapa, Ricardo Khouri, afirma que a implantação do laboratório é mais uma conquista para os produtores da região. “A classificação oficial dá segurança ao produtor, garante o controle da qualidade e valoriza os grãos produzidos na região de Pedro Afonso. Além de agregar valor ao produto, também vai atender as exigências do mercado”, comentou Khouri.

Já o secretário Ruiter Padua acredita que a parceria vai garantir que os grãos produzidos em Pedro Afonso e região vão estar dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. (Assimp Coapa)

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Estrutura de governança do FGCoop é apresentada em workshop do BC

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Brasília (1º/10) – O Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop) foi um dos assuntos debatidos hoje no segundo dia do workshop Cooperativas de Crédito no Brasil: gestão de riscos e governança corporativa, promovido pelo Banco Central do Brasil em parceria com a Organização das Cooperativas Brasileiras. A apresentação foi realizada pelo presidente do Conselho de Administração do FGCoop, Manfred Alfonso Dasenbrock, e pelo diretor executivo, Lúcio César de Faria.

Eles apresentaram a estrutura do conselho de administração, eleito por assembleia geral e composto por seis membros efetivos e outros seis suplentes, dentre eles: um presidente e um vice-presidente. A indicação dos nomes é feita pelos sistemas organizados de crédito cooperativo (Sicoob, Sicredi, Unicred e Confessol).

Também foi apresentada uma tabela de receitas e aplicações do valor das contribuições realizadas desde que o Fundo passou a vigorar. Além disso, os representantes do Fundo Garantidor frisaram quais são as perspectivas e os desafios da instituição para os próximos anos.

Segundo os representantes do FGCoop, o Fundo já possui recursos suficientes e está preparado para cumprir o seu papel de cobertura de créditos em caso de decretação de intervenção ou liquidação extrajudicial de instituição associada. Entretanto, há ainda a necessidade de estruturas adicionais que atuem como pilares da rede de proteção do segmento cooperativista.

Dentre essas estruturas está a auditoria cooperativa, que permeia completamente o segmento cooperativo financeiro, com escopo mínimo, contemplando o devido encaminhamento de questões relevantes às entidades com alçada legal ou regulamentar para implantar ações de regularização (centrais, confederações e BCB).

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Cooperativas agrícolas desenvolvem projeto visando sustentabilidade

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São Paulo (1º/10) – Com o objetivo de apoiar a adoção de práticas de gestão mais sustentáveis pelos seus técnicos agrícolas e cooperados, a Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (COMIGO) e Coopercitrus Cooperativa de Produtores Rurais, utilizam o Programa Gestão Sustentável - Ecoeficiência aplicada na Cadeia de Valor.

Trata-se de um modelo de ferramenta de educação corporativa, com metodologia desenvolvida exclusivamente pela Fundação Espaço ECO® (FEE®) - instituída pela BASF, para apoiar pequenas e médias empresas, produtores rurais e organizações na atuação em sua cadeia de valor, por meio da formação e capacitação para uma gestão orientada à sustentabilidade.

A aplicação da ferramenta é uma iniciativa da BASF, em parceria com as cooperativas e realizada pela Fundação Espaço ECO®. Entre os meses de maio e agosto, uma turma de 30 pessoas da cooperativa COMIGO participou do Programa estruturado em três módulos de formação, incluindo palestras e atividades práticas relacionadas ao dia a dia do produtor rural.

O Programa auxiliou os participantes no melhor aproveitamento de insumos, redução de desperdícios, destinação dos resíduos, melhoria dos processos internos, entre outras ações.
 
O grande diferencial da iniciativa é trazer o tripé da sustentabilidade para a realidade do produtor. Os três módulos passarão por temas, como a apresentação do tema sustentabilidade aos participantes e o conhecimento da realidade, desafios e oportunidades do produtor, passando pela análise de processos e identificação de melhorias, até se chegar à aplicação de práticas na propriedade. 
 
Agora, entre os meses de setembro e novembro, uma turma de 30 pessoas da Coopercitrus está participando do Programa. A ideia é que após participar do Programa este grupo adapte seu modelo de negócio conforme indicação da metodologia aplicada.

Para João Pedro Matta, diretor vice-presidente da Coopercitrus, a sustentabilidade está cada vez mais incorporada no dia-a-dia dos proprietários rurais. “O que falta é mais informação e capacitação técnica para que, além de apoiar o meio ambiente essas iniciativas mostrem ao produtor que não são custos, mas investimentos necessários para o sucesso de seu negócio”, comenta.

“O que queremos é que cada gestor seja capaz de identificar as questões críticas de sustentabilidade na sua empresa e iniciar as melhorias a partir desse ponto. Internalizando o conhecimento, conseguem definir prioridades e perceber que com pequenas medidas, e sem a necessidade de altos investimentos, podem tornar-se mais competitivos e lucrativos. A sustentabilidade precisa deixar de ser vista como custo e sim como um investimento, a fim de gerar valor e a dar longevidade aos negócios”, afirma Roberto Araújo, diretor-presidente da Fundação Espaço ECO®. (Assimp Comigo)

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Comitiva goiana visita Complexo Cooperativo de Mondragon na Espanha

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Goiânia (1º/10) – Um grupo 23 dirigentes e técnicos da Unimed Goiânia e dois colaboradores do Sistema OCB/GO, chegaram à Espanha no último fim de semana e, desde segunda-feira (29/9), iniciaram a visita ao maior complexo cooperativista do mundo, o de Mondragon, cidade localizada no norte do país Basco. Até sexta-feira, dia 3/10, os integrantes da comitiva participam do Seminário de Cooperativismo de Mondragon.

O complexo possui mais de 250 empresas nas áreas de finanças, indústria, distribuição e conhecimento e baseia toda a sua atuação nos princípios cooperativos e na intercooperação entre as diversas cooperativas do grupo.

São cinco dias de capacitação, durante os quais eles também realizam diversas visitas técnicas a modelos importantes de cooperativismo, como a Fagor, que é a primeira cooperativa de produção de eletrodomésticos. A empresa possui cerca de 8,4 mil sócios trabalhadores e é a 5ª maior fabricante europeia de produtos da linha branca (como geladeiras, fogões e lavadoras).

Vão conhecer ainda a Alecop (cooperativa educacional de nível técnico, para formação de profissionais e produção de equipamentos didáticos), o Hipermercado de Mondragon, da rede Eroski (cooperativa de consumo com mais de 2,3 mil pontos de vendas e 48 mil funcionários, dos quais 9 mil são sócios trabalhadores) e a Faculdade de Engenharia da Universidade de Mondragon (onde nasceu a experiência cooperativa local).

A Mondragon Corporação Cooperativa (MCC) é um grupo de produção industrial e de empresas de distribuição, considerado a maior cooperativa de trabalhadores do mundo. Há indústrias, mas também abrangem os setores educacional, agrícola, de pesquisa, serviços, crédito e consumo.

Apenas os trabalhadores são associados das cooperativas e somam, ao todo, 93 mil pessoas. A Mondragon é o 7º grupo econômico da Espanha, com faturamento de mais de 13,6 bilhões de euros. (Assimp Sistema OCB/GO)

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Professor da FGV comenta tendências da economia no Brasil e no mundo

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Curitiba (1º/10) – O desempenho da economia brasileira e mundial e as tendências para os próximos meses estarão em debate no Fórum Financeiro e de Mercado que será realizado amanhã, na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba. O assunto será tratado por Samuel de Abreu Pessoa, professor assistente da Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ) e integrante do corpo editorial da Pesquisa e Planejamento Econômico do Rio de Janeiro.

A palestra será ministrada às 14h30. O diretor da AgRural e analista de mercados, Fernando Muraro, participa na sequência, falando sobre as tendências do mercado para o trigo, milho e soja na safra 2014/15. O evento termina às 17h30, com um coquetel de confraternização. ACESSE A PROGRAMAÇÃO

PÚBLICO-ALVO – O Fórum tem como público-alvo diretores, gerentes e analistas das áreas financeira e comercial das cooperativas paranaenses. Mais informações podem ser obtidas por meio dos telefones 41-3200-1131 ou 1111. (Assimp Sistema Ocepar)

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Amazonas leva cooperados para conhecer agroindústrias no PR

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Manaus (1º/10) – Representantes de Cooperativas do Extrativismo e da Agricultura Familiar, filiadas ao Sistema OCB do Amazonas compõem comitiva que visita as cooperativas agropecuárias e os complexos agroindustriais no Paraná. Apesar de as cooperativas Paranaenses serem de grande porte, com número elevado de associados e terem gestão profissional, a base de cooperados é composta de pequenos agricultores.

Conhecer experiências de cooperativas de outro estado fortalece a ideia de que é preciso aprender cada vez mais, segundo os presidentes da Cooperativa Mista dos Produtores e Extrativistas do Rio Iratapuru (Coomaru) e Cooperativa dos Criadores de Abelhas Indígenas da Amazônia em Boa Vista do Ramos (Coopmel).

O presidente da Coopmel, Jair Rodrigues Arruda, observou que as cooperativas paranaenses fazem uso de processos de desenvolvimento avançados se comparados às da região Norte, não só no que se refere à produção, mas também à gestão e tecnologia, apesar de a base de produção ser familiar.

"Na Castrolanda, por exemplo, percebemos que existe todo um processo organizacional, capacitação, qualificação, organograma de gestão compartilhada e isso vimos que tem dado norteamento para essas grandes cooperativas. É essa experiências que queremos estudar para podermos adaptar a nossa realidade da melhor forma possível, em nossas cooperativas", disse.  

Para o presidente da Coomaru, Ignácio Oliete, a visita das cooperativas de produção no Paraná para aprender a sua dinâmica de produção, mostra a importância de agregar valor ao produto e conseguir mais renda para o cooperado.

"Também noto a grande importância de profissionalizar a gestão, para poder atender às exigências das agroindústrias e conquistar cada vez mais espaço em um mercado que pode, e deve ser bem melhor explorado e apoiado", salientou. 

Além da Coopmel e Coomaru, há ainda, gestores das cooperativas Agrofrut, Coomapem, Coopram e Cooperjuta, que vivem do setor primário e fortalecem a economia do interior do Estado.

Para o superintendente do Sistema OCB/AM, Adriano Trentin Fassini, o Paraná é referência nacional, principalmente para as cooperativas do Ramo Agropecuário, que são muito importantes e fazem uma grande diferença na economia do estado e do país, assim como a Ocepar.

“Quando você quer aprender, é preciso buscar o melhor, e nós viemos para o Paraná porque, na nossa visão, é o melhor do cooperativismo. Aqui encontramos um exemplo de preparação, realizado pelo cooperativismo paranaense em sintonia fina com as cooperativas, para chegar ao estágio que está hoje o Plano Paraná Cooperativo, que, anos atrás, originou o grande processo de agregação de valor à produção existente atualmente no Estado”, falou.

Ainda, segundo Fassini, o plano paranaense é um modelo que todos os estados deveriam seguir. Ou seja, sentar com as cooperativas, planejar metas e trabalhar os resultados para que se avance na cadeia produtiva e gerem melhores condições de vida e renda para os cooperados.

“Dessa forma, estamos aqui com o intuito de aprender muito e fazer com que essa turma que está se formando seja um time, uma ‘tropa de elite’ do nosso cooperativismo amazonense para nos ajudar a começarmos o processo de transformação e de crescimento sustentado do cooperativismo do Estado do Amazonas”, acrescentou Fassini. (Assimp Sistema OCB/AM, Ocepar e cooperativa Castrolanda)

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Sescoop convoca inscritos para prova referente a processo seletivo

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Brasília (1º/10) – A Gerência de Pessoas do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e a Empresa Makiyama acabam de divulgar documentos, abaixo, relativos à CONVOCAÇÃO INDIVIDUAL e acesso ao local da prova referente ao Processo Seletivo nº 01/2014. Clique em cada comunicado para acessar o conteúdo:

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COMUNICADO_07


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Governança no Sistema Nacional de Crédito Cooperativo é tema de workshop do Banco Central

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Abertura do evento contou com representantes da autarquia e do Sistema OCB

Brasília (30/9) – “É fundamental trabalharmos as questões relativas à governança para garantir o presente e o futuro das cooperativas de crédito”. Com essa frase, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, marcou sua participação na abertura do workshop Cooperativas de Crédito no Brasil: gestão de riscos e governança corporativa, promovido pelo Banco Central do Brasil em parceria com a Organização das Cooperativas Brasileiras.

O evento que ocorre na sede da autarquia começou hoje e vai até amanhã. Da abertura oficial também participaram os representantes do Banco Central: o diretor de Organização do Sistema Financeiro e Controle de Operações do Crédito Rural, Sidnei Correa Marques, o secretário executivo, Geraldo Magela Siqueira, e o diretor de Relacionamento Institucional e Cidadania, Luiz Edson Feltrim.

Segundo Márcio Freitas, atuar junto às cooperativas de crédito, assegurando o seu desenvolvimento é fundamental para se obter sucesso, já que os números mostram o quanto já foi percorrido quando se fala em governança corporativa. “O exemplo de vocês tem motivado cooperativas de diversos outros ramos. Não podemos parar no tempo, de fato, é preciso ter audácia e valentia, mas sem esquecer os princípios cooperativistas. São eles que nos diferenciam das empresas”, argumenta.

DISCURSOS - Os representantes do Banco Central também fizeram questão de dar o seu recado aos representantes de centrais, federações, confederações e cooperativas singulares.

“Os números têm mostrado o quanto a parceria Banco Central – Sistema OCB tem sido efetiva. Ao longo da história do cooperativismo de crédito no Brasil, é possível observar a evolução dos indicadores. Isso é um sinal claro de que estamos no caminho certo. Espero que este evento traga subsídios para aprimorarmos nosso mapa regulatório, a fim de desenvolvermos juntos a economia do país”, comenta Geraldo Magela, secretário executivo do Banco Central.

PERCEPÇÃO – “O que tenho percebido é que o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo tem necessidade de profissionalizar a gestão dentro da cooperativa. Então, espero que este evento contribua com a nossa ideia de tornar o setor cada vez mais profissional, exercendo, assim, seu papel de propulsor econômico-social no país.” (Luiz Edson Feltrim, diretor de de Relacionalmento Institucional e Cidadania do Banco Central)

CONTRIBUIÇÃO – “Ficamos muito orgulhosos de reforçar, cada vez mais os laços com o cooperativismo. O Sistema OCB nos presta uma relevante contribuição para o desenvolvimento da inteligência econômica rural, tão necessária ao crescimento do país. Sem dúvida, alguma, o que nos une é o desejo de continuar crescendo de forma sólida e continuada.” Sidnei Correa Marques (diretor de Organização do Sistema Financeiro e Controle de Operações do Crédito Rural)

OBJETIVO – Segundo a organização, o workshop é um encontro de trabalho que tem como objetivo a revisitação das estruturas das cooperativas de crédito brasileiras no que tange sua evolução desde a construção e publicação, pelo Banco Central do Brasil, em 2008, das Diretrizes para boas práticas de governança, voltadas a este público.

PESQUISA – Um dos momentos mais esperados da programação de hoje foi a divulgação dos resultados da pesquisa sobre governança em cooperativas de crédito, realizada entre o fim do ano passado e início deste ano. A intenção dessa pesquisa foi avaliar o estado atual do tema no Brasil.

A elaboração das questões contou com a participação da OCB, da Confederação Alemã de Cooperativas (DGRV) e do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), permitido que a visão de múltiplos agentes, envolvidos direta ou indiretamente com o setor, pudessem contribuir com a qualidade e diversidade das informações prestadas ao Banco Central.

A pesquisa abordou três tremas: Representatividade (34 questões), estrutura e gestão (36 questões) e fiscalização (29 questões). O questionário foi respondido pela maior parte das cooperativas financeiras do país. Esses mesmos temas foram tratados na primeira pesquisa do gênero, realizada em 2008. Desta forma, é possível analisar a evolução da governança das cooperativas ao longo dos últimos seis anos.

PROGRAMAÇÃO - Amanhã, a pauta do workshop inclui uma apresentação institucional sobre o Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop) e outros dois paineis que abordarão assuntos relacionados à atuação sistêmica e gestão de riscos em cooperativas de crédito e Auditorias cooperativas e interrelação com fundos garantidores.

Além disso, haverá, ainda, uma Mesa Redonda, que tratará sobre as propostas e os encaminhamentos do evento. Os trabalhos serão coordenados por representantes do Banco Central, e também contarão com a participação da assessora jurídica da OCB, Ana Paula Andrade Ramos Rodrigues.

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OCDF promove I Seminário sobre Cooperativa de Produtores Orgânicos

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Brasília (30/9) – O Sistema OCDF realizou hoje o I Seminário sobre Cooperativa de Produtores Orgânicos. O evento ocorrerue na sede do Instituto Federal Brasília, localizado na Rodovia DF/128, km 21, próximo ao antigo Colégio Agrícola da zona rural de Planaltina. O evento teve por objetivos oportunizar a troca de informações e promover a discussão acerca dos procedimentos para produção orgânica no DF e sua divulgação para a sociedade.

O seminário teve dentre seus realizadores, a Cooperativa dos Produtores do Mercado Orgânico de Brasília, a Emater, o Sindicato dos Produtores Orgânicos do Distrito Federal e do Senar/DF. Os apoiadores são: Secretaria de Agricultura e de Desenvolvimento Rural, IFB, Fazenda Malunga e Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (FAPE-DF).

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Ocemg promoverá workshops sobre o PDGC em três regiões do estado

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Belo Horizonte (30/9) – O engajamento das cooperativas de Minas Gerais no primeiro ciclo do Programa de Desenvolvimento de Gestão das Cooperativas (PDGC) em 2013 foi bastante significativo. Isso fez de Minas Gerais o estado que mais mobilizou participantes no ano passado. Pensando em repetir o sucesso do ano anterior, o Sistema Ocemg vem promovendo capacitações e acompanhamento das cooperativas que já se inscreveram, e que ainda vão se inscrever, para o 2º ciclo do programa.

Para tirar as dúvidas dos cooperativistas mineiros, o Sistema Ocemg vai promover workshops sobre Bloco Governança, Clientes e Pessoas, em diversas regiões do estado. A atividade, gratuita e voltada para dirigentes e gestores, será realizada amanhã, em Varginha; Belo Horizonte, no dia 3/10; e Uberlândia, no dia 7 de outubro.

As inscrições para os cursos estão abertas e devem ser feitas por e-mail, por meio do endereço Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.. Serão disponibilizadas 30 vagas para cada localidade, e a programação conta com exercícios de identificação de práticas de gestão, debate e aprofundamento sobre os conceitos relativos ao tema.

O objetivo do evento é orientar e instruir os dirigentes e gestores das cooperativas mineiras para a adoção de boas práticas de gestão e governança no empreendimento cooperativo baseadas no PDGC, além de auxiliá-los a desenvolver um plano de melhoria para a entidade e a refletir sobre a importância da gestão e governança para a consolidação das sociedades cooperativas. (Assimp Sistema Ocemg)

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Plano Estratégico Sistêmico 2015/2020 é aprovado

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Trabalho conjunto com as unidades estaduais resultou em documento que visa orientar a execução das estratégias da OCB, do Sescoop e da CNCoop

Brasília (29/9) – “Em 2025, o cooperativismo será reconhecido pela sociedade por sua competitividade, integridade e capacidade de promover a felicidade dos cooperados”. Essa é a visão de futuro que o cooperativismo brasileiro perseguirá, com o apoio de todo Sistema. E para que essa seja a imagem do cooperativismo daqui a 11 anos, as diretorias da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e da Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop) e o Conselho Nacional do Sescoop aprovaram o Plano Estratégico Sistêmico.

Além da visão de futuro, o documento apresenta, também, os desafios a serem enfrentados pelas três casas do Sistema OCB, bem como sua missão, valores, objetivos estratégicos finalísticos e de gestão, além de diretrizes, no caso da CNCoop. A intenção do Sistema OCB é utilizar esse plano para construir estratégias de ação para suas três casas, com foco em projetos estruturadores.

“Esse trabalho, iniciado no ano passado, foi concluído graças às nossas unidades estaduais. Elas acreditaram na ideia e atuaram muito para concluir esse documento. É uma ação inovadora, quase histórica – eu diria, pois é a primeira vez que temos um planejamento que contempla as particularidades regionais brasileiras, visando ao desenvolvimento das nossas cooperativas – pequenas, médias ou grandes – independentemente do ramo”, declara o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.

MISSÃO – “A missão do Sistema OCB é representar, defender e desenvolver o cooperativismo brasileiro para torna-lo mais competitivo, respeitado e admirado pelo papel que desempenha na sociedade.”

Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB

Missão: “Promover um ambiente favorável para o desenvolvimento das cooperativas brasileiras, por meio da representação político-institucional.”

Objetivos finalísticos: Apoiar as cooperativas na sua inserção em mercados; Contribuir para o aperfeiçoamento do marco regulatório do cooperativismo e induzir a implementação de políticas públicas; fortalecer a representação política e institucional do cooperativismo; fortalecer a imagem do Sistema OCB e divulgar os benefícios do cooperativismo; fomentar, produzir e disseminar conhecimentos para o cooperativismo brasileiro.

Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – SESCOOP

Missão: “Promover a cultura cooperativista e o aperfeiçoamento da gestão para o desenvolvimento das cooperativas brasileiras.”

Objetivos finalísticos: Promover a cultura da cooperação e disseminar a doutrina, os valores e princípios do cooperativismo; Promover a profissionalização da gestão cooperativista; Ampliar o acesso das cooperativas às soluções de formação e qualificação profissional; promover a profissionalização da governança cooperativista; monitorar desempenhos e resultados com foco na sustentabilidade das cooperativas; apoiar iniciativas voltadas para a saúde e segurança no trabalho e de qualidade de vida; apoiar práticas de responsabilidade socioambiental.

OBJETIVOS DA GESTÃO (OCB e Sescoop): Aprimorar a gestão estratégica e padronizar processos; aprimorar e intensificar o relacionamento com as cooperativas; garantir comunicação frequente e ágil com os seus públicos; aperfeiçoar o controle, ampliar e diversificar as fontes de recursos; desenvolver continuamente as competências dos colaboradores.

Confederação Nacional das Cooperativas – CNCoop

Missão: “Defender o cooperativismo e os interesses da categoria econômica das cooperativas brasileiras.”

Diretrizes: Estruturar o Sistema Sindical Cooperativista; consolidar a legitimidade Sindical Cooperativista; atuar na defesa dos interesses do cooperativismo.

METODOLOGIA DE ELABORAÇÃO DO PLANO

A elaboração do Plano Sistêmico foi feita em seis etapas, envolvendo presidentes, superintendentes e técnicos das unidades estaduais e nacional. Foram realizadas pesquisas e entrevistas presenciais e via web para a identificação de tendências e incertezas. Estudos e oficinas foram promovidos com o objetivo de apresentar os resultados das pesquisas, elaborar os cenários do cooperativismo até 2025,  identificar oportunidades e ameaças para o Sistema OCB e definir a visão de futuro e os desafios estratégicos do cooperativismo, suportados por videoconferências regionais em todas as etapas da construção.

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Workshop sobre gestão de riscos e governança corporativa começa amanhã

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Brasília (29/9) – Debater temas como a gestão de risco e a governança corporativa nas cooperativas do país. Essa será a tônica do workshop Cooperativas de Crédito no Brasil: gestão de riscos e governança corporativa, realizado pelo Banco Central do Brasil, com apoio do Sistema OCB. O evento começa amanhã e continua na quarta-feira. A programação ocorrerá na sede do banco, em Brasília.

Segundo a organização, o workshop é um encontro de trabalho que tem como objetivo a revisitação das estruturas das cooperativas de crédito brasileiras no que tange sua evolução desde a construção e publicação, pelo Banco Central do Brasil, em 2008, das Diretrizes para boas práticas de governança, voltadas a este público.

A abertura oficial está marcada para as 10h e contará com várias autoridades, dentre elas o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o secretário executivo do Banco Central, Geraldo Magela Siqueira, e o diretor do Banco Central do Brasil, Luiz Edson Feltrim.

O evento contará com seis blocos temáticos. O primeiro abordará os aspectos relacionados à governaça corporativa das cooperativas financeiras, integrantes dos resultados de uma pequisa realizada entre o fim do ano passado e início deste ano. Os outros são os seguintes:

Bloco 2 - Resultados da pesquisa: Representatividade e Alta Administração
Bloco 3 - Resultados da pesquisa: Conselho Fiscal e Auditorias
Bloco 4 - Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito – FGCOOP
Bloco 5 - Atuação sistêmica e gestão de riscos em cooperativas de crédito
Bloco 6 - Auditorias cooperativas e inter-relação com fundos garantidores

Além disso, haverá, ainda, uma Mesa Redonda, que tratará sobre as propostas e os encaminhamentos do evento. Os trabalhos serão coordenados por representantes do Banco Central, e também contarão com a participação da assessora jurídica da OCB, Ana Paula Andrade Ramos Rodrigues. Confira a programação completa.

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Dirigentes de cooperativas de crédito do Triângulo Mineiro se reúnem

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Uberlândia (29/9) – O Sicoob Central Cecremge reuniu, na manhã da última sexta-feira (26/09), cerca de 50 dirigentes de cooperativas de crédito da região do Triângulo Mineiro para o encontro periódico, que tem como objetivo alinhar ações e apresentar o balanço das atividades do sistema. O evento foi realizado na sede do Sicoob Creditril, em Uberlândia-MG.
 
O presidente da Central, Luiz Gonzaga Viana Lage, fez a abertura dos trabalhos e saudou todos os participantes, ressaltando a importância de haver uma sinergia ainda maior entre as cooperativas, no sentido de unir forças para fortalecer o cooperativismo de crédito.

“Precisamos ser mais competitivos no mercado. Nós temos muitas vantagens. É preciso anunciá-las, reforçá-las com o nosso cooperado, e nós, dirigentes, temos de darmos exemplos aos nossos cooperados e colaboradores, usufruindo dos produtos e serviços da nossa cooperativa”, ressaltou.
 
Com Luiz Gonzaga, uma equipe formada pelos: diretor administrativo e de desenvolvimento, Márcio Olívio Villefort Pereira; superintendente, Geraldo Martins Alves; gerente, Ana Cristina Maia Penedo; diretor de supervisão e controle, Alfredo Alves de Oliveira Melo; gerente, Ana Cristina Maia Penedo e a analista, Rejeane Vieira Silva Lisboa, também participou da reunião trazendo informações relevantes para os representantes das cooperativas.
 
O encontro foi um verdadeiro workshop de negócios, no qual duas cooperativas puderam expor os cases de sucesso, cujos resultados elevaram as receitas de produtos e serviços. O Sicoob Creditril e o Sicoob Aracoop foram destaques.
 
A gerente de negócios do Sicoob Creditril, Karin Silva, conduziu a explanação do Sicoob Creditril. Ela falou sobre algumas ações estratégicas da cooperativa, bem como seus respectivos resultados.
 
Após a reunião, os participantes participaram de um almoço, na churrascaria Pin Grill. Um momento de confraternização e troca de ideias que complementou o encontro. (Assimp Sicoob Central Cecremge)

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Lançada Central Nacional de Compras das Cooperativas do Ramo Transporte

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Brasília (26/9) – Com os objetivos de reduzir os custos e aumentar a competitividade das cooperativas do Ramo Transporte, por meio do ganho de escala o Sistema OCB lançou agora à tarde, no Rio de Janeiro, a Central Nacional de Compras para o Ramo. O evento contou com a presença de diversos representantes do setor, no Brasil, dentre eles os presidentes do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, do Sistema OCB/RJ, Marcos Diaz, do presidente do Sistema OCB/CE, João Nicédio Nogueira.

A cerimônia de lançamento ocorreu como parte da programação de dois eventos considerados os maiores da América Latina: o Fórum Especial Nacional do Transporte de Cargas e Logística (Fenacargo) e a Expotáxi Brasil 2014, ambos sendo realizados simultaneamente, na capital fluminense. SAIBA TUDO SOBRE OS EVENTOS, CLICANDO AQUI.

O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, enfatizou que a Central de Compras é um grande avanço a serviço do movimento cooperativista brasileiro. “A expansão da rede para todo o Brasil é extraordinária e dará a oportunidade de desenvolvimento para toda a categoria, frente aos grandes avanços que ocorrem no país e no mundo. Aqui, assumo o compromisso de apoiar a Rede em todos estados e transformá-la em referência para o cooperativismo brasileiro", comentou Márcio Freitas.

A Central será composta por cooperativas singulares, vinculadas ao Sistema OCB nos seus respectivos estados e seu objetivo principal é promover o desenvolvimento do setor, por meio da intercooperação e da gestão integrada de atividades de interesse coletivo.

O evento de lançamento contou ainda com a apresentação do caso de sucesso da Central de Compras do Sistema Unimed, cuja expositora foi a farmacêutica, Carla Tozato, que representou o diretor de Integração Cooperativista e Mercado da Unimed do Brasil, Valdmário Rodrigues Júnior.

Na sequência, o coordenador nacional do Ramo fez uma apresentação institucional sobre o Sistema OCB e também sobre o funcionamento da Central Nacional das Cooperativas do Ramo Transporte. Ele se disse impressionado com o número de presentes que lotaram o auditório do Rio Centro: mais de 200 pessoas. “O trabalho deve ser iniciado lá na base, onde estão os cooperados, transformando-os em protagonistas da Rede”, disse Abel.

INTENÇÕES – A estratégia de Redes é uma solução criativa e imposta pela globalização. Seus dois principais objetivos são: reduzir os custos e aumentar a competitividade das cooperativas do Ramo Transporte, por meio do ganho de escala e complemetaridade. Essa forma associativa contribuirá, ainda, para garantir acesso a tecnologias, capacitação, representação institucional e suporte técnico.

GOVERNANÇA – A Central terá um Conselho de Administração, constituído por um colegiado, composto de oito membros, todos associados, eleitos pela Assembleia Geral, sendo três ocupantes dos cargos de presidente, vice-presidente e secretário, e um representante de cada região geográfica, denominados conselheiros. A administração da Central será exercida por uma Diretoria Executiva, subordinada ao Conselho de Administração e composta por profissionais de mercado, sendo um Diretor Executivo e um Diretor Financeiro.

BENEFICIÁRIAS - Cooperativas de qualquer ramo que tenham demandas de compras em comum, passíveis de atendimento pela Central. Acredita-se que todos os elos que compõem o Ramo Transporte, também serão contemplados. Atualmente os números são os seguintes:

•       1205 cooperativas do Ramo Transporte registradas no Sistema OCB;
•       140 mil associados;
•       12 mil colaboradores;

Para ter-se uma ideia da dimensão que a Central poderá tomar, atualmente, a frota do transporte de cargas gira em torno de 33 mil veículos. Já a frota utilizada no transporte de passageiros é de aproximadamente 46 mil veículos.

BENEFÍCIOS – A Central manterá parcerias com fornecedores para customizar produtos e serviços, alinhando-os às especificidades das cooperativas com preços diferenciados.

•       Pneus, recapagens e implementos;
•       Combustível, óleo e lubrificantes;
•       Seguros: RC Cargas, Terceiros e Vida.
•       Tecnologia de Transporte;
•       Veículos, peças e partes
•       Etc.

Além disso, a Central manterá parceria com o Sescoop para desenvolver a cultura de gestão profissional e qualidade nas Cooperativas de Transporte, buscando a padronização e o alinhamento das práticas contábeis, tributárias e operacionais.

POTENCIAL DE CONSUMO – A estimativa gira em torno dos números atuais do setor. Ou seja:

- Pneus: 672 mil unidades/ano;
- Recapagem: 976 mil/ano;
- Lubrificante: 50 milhões de litros/ano;
- Combustível: 3,5 bilhões de litros/ano;
- Seguros: R$ 316 milhões/ano;
- Renovação de frota: 11 mil veículos/ano.

FUNCIONAMENTO – A Central desenvolverá uma plataforma virtual contendo o registro de preços, ou seja, um sistema de homologação de fornecedores e compradores/associados. A sede administrativa da Central estará localizada no mesmo local onde já se encontra a Rede Transporte, na cidade de Arroio do Meio, no Rio Grande do Sul. Para saber mais, acesse: www.redetransporte.com.br. (Fontes: Sistema OCB/RJ e Sistema OCB)

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Central Nacional de Compras trará mais competitividade às cooperativas do Ramo Transporte

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Brasília (25/9) – Reduzir os custos e aumentar a competitividade das cooperativas do Ramo Transporte, por meio do ganho de escala e complemetaridade. Esses são os objetivos da Central Nacional de Compras para o Ramo, a ser lançada amanhã pelo Sistema OCB. O lançamento será realizado durante o Fórum Especial Nacional do Transporte de Cargas e Logística (Fenacargo) que ocorre ao mesmo tempo em que será realizada a Expotáxi Brasil 2014, ambos no Rio de Janeiro.

A cerimônia está marcada para as 15h e contará com a presença do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, do coordenador nacional do Ramo Transporte, Abel Paré, além de diversas lideranças do cooperativismo e do setor, no Brasil. SAIBA TUDO SOBRE OS EVENTOS, CLICANDO AQUI.

A Central será composta por cooperativas singulares, vinculadas ao Sistema OCB nos seus respectivos estados e seu objetivo principal é promover o desenvolvimento do setor, por meio da intercooperação e da gestão integrada de atividades de interesse coletivo.

O evento de lançamento também será composto pela apresentação do caso de sucesso da Central de Compras do Sistema Unimed, cuja expositora será a diretora de Integração Cooperativista e Mercado da Unimed do Brasil, Carla Tozato.

Na sequência, o coordenador nacional do Ramo fará uma apresentação institucional sobre o Sistema OCB e também sobre o funcionamento da Central Nacional das Cooperativas do Ramo Transporte.

SURGIMENTO – A ideia da Central de Compras surgiu depois de os representantes do Ramo verem o sucesso da Rede Transporte fundada em 25 de janeiro de 2011, no estado do Rio Grande do Sul. No ano seguinte, o projeto de criação foi apresentado ao Conselho Especializado do Ramo, em Brasília, contudo o assunto só ganhou força durante o painel de Intercooperação, que contou com presença dos conselheiros de diversos estados, durante IV Seminário de Transporte Cooperativo, ocorrido em outubro do ano passado. De lá pra cá, esse item tem ocupado espaço prioritário na pauta de trabalho do Conselho.

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Expotáxi Brasil sedia o 1º Seminário de Aplicativos de Chamadas de Táxi do RJ

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Rio de Janeiro (25/9) – Com a evolução tecnológica, a espera por um táxi mudou. Hoje, está ao alcance de alguns toques na tela dos smartphones e tablets chamar um táxi. Os aplicativos de chamadas se popularizaram no Brasil, mas, no entanto, tem provocado discussões e dividindo opiniões. E pela primeira vez, diretores de associações e cooperativas, taxistas e representantes de aplicativos de chamadas de táxi se reunirão para debater a chegada desta nova tecnologia.

O 1º Seminário de Aplicativos de Chamadas de Táxi do Rio de Janeiro será no dia 27 de setembro, como uma das atrações da Expotáxi Brasil (feira que ocorre de amanhã a domingo, no Riocentro – RJ). O seminário apresentará, de forma detalhada, os aplicativos desenvolvidos pelas empresas Wappa, Original Software, Smartsis e Táxi Machine.

CADASTRO - Na cidade do Rio de Janeiro, mais da metade da frota de táxis – de 33 mil veículos – possui cadastro em aplicativos de chamadas de corridas. Mas será que esta nova tecnologia ameaça as tradicionais cooperativas e associações de taxistas? Para não perder mercado, as instituições estão lançando aplicativos próprios ou realizando parcerias com as empresas desenvolvedoras.

NO MERCADO - Para se ter uma ideia da importância deste debate, a Original Software, no mercado há 14 anos, tem um dos principais sistemas de despacho de corridas e gestão do seguimento. Hoje, possui a mais completa ferramenta do mercado com um controle em tempo real das corridas, despacho, gestor financeiro, relatórios com todas as informações administrativas necessárias e o melhor, tudo isso integrado.

Outra participante, a Táxi Machine – criado pela Gaudium – tem se destacado pelo desenvolvimento de aplicativos voltados às cooperativas, como a RioCoop Sind. Por sua vez, a Wappa, com 100% de capital nacional, atende a mais de 1.000 clientes em todo o país e projeta um faturamento de R$ 150 milhões neste ano.

PARCEIRA - Parceira das cooperativas de táxi desde a década de 1990, a Smartsis participará do Seminário. Com vasta experiência na área digital, destaca-se na criação de softwares para a gestão de frotas e despacho de corridas. Com o avanço tecnológico, a Smartsis possou a investir na área de aplicativos de chamadas de corridas de táxi.

OPORTUNIDADE - “O seminário é a oportunidade para que taxistas, representantes de cooperativas, associações e empresas de aplicativos discutam aquilo que aflige a categoria e busquem soluções práticas visando ao desenvolvimento de todos”, afirma o diretor executivo da Montenegro Grupo de Comunicação, empresa realizadora, organizadora e promotora da Expotáxi Brasil, Cláudio Montenegro. (Assessoria de Imprensa do evento)

Serviço:

Expotáxi Brasil
Data: 26 a 28 de setembro de 2014
Local: Riocentro – Av. Salvador Allende, 6.555 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro/RJ
Entrada franca: Credenciamento pelo site do evento ou no local
Site: http://www.expotaxibrasil.com.br

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Evento discute sustentabilidade como estratégia de desenvolvimento

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Curitiba (25/9) – Sustentabilidade como oportunidade e estratégia de desenvolvimento é o tema do workshop que o Sistema Ocepar promove entre os meses de setembro e outubro, totalizando 24 horas de treinamento, na sede da entidade, em Curitiba. A programação será dividida em dois encontros, o primeiro, que ocorreu hoje, e os demais nos dias 23 e 24 de outubro, com 16h.

O conteúdo será trabalhado por Renata Thereza Fagundes Cunha, consultora do Sesi/PR na área de Gestão da Sustentabilidade e professora da Pós-graduação em Responsabilidade Social e Sustentabilidade pela FAE.

De acordo com os organizadores, o evento visa discutir a estruturação de indicadores de sustentabilidade nas organizações onde atuam, compreendendo a interface dos pilares ambiental, econômico, social, territorial e político com os negócios, por meio do alinhamento conceitual e das ferramentas de gestão aplicadas ao tema. (Assimp Sistema Ocepar)

Clique aqui e confira a programação

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Sistema OCB/AM implantará PAGC em cooperativas do Amazonas

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Brasília (25/9) - Visando a dinamizar e profissionalizar a gestão das cooperativas amazonenses, o presidente do Sistema OCB/AM, Petrucio Magalhães Júnior, reuniu nesta segunda-feira (22/9), sua equipe de colaboradores, liderada pelo Gerente de Desenvolvimento de Cooperativas, Renato Persilva, e pelo consultor de Projeto de Monitoramento Ailton Ribeiro para discutir a implantação do Programa de Acompanhamento de Gestão Cooperativista (PAGC) em cooperativas do estado.

A reunião teve o objetivo de explicar aos colaboradores como serão feitas as abordagens, as visitas às cooperativas, o levantamento de dados e a análise documental que ao final do processo serão transformados em uma tabulação de dados e enviados ao Sescoop Nacional com o maior volume de informação de como está sendo trabalhado o projeto em cada cooperativa, além do cronograma que deverá ser feito do inicio da implantação do projeto até o final do ano de 2014.  

Para Ailton Ribeiro, o programa tem como objetivo fazer um acompanhamento da gestão de cada cooperativa. Segundo o consultor, o projeto foi elaborado para atender a 24 cooperativas amazonenses de diversos ramos, selecionadas pelo Sistema OCB/AM, e realizar, por meio de uma consultoria, um trabalho de toda parte organizacional de documentos societária da cooperativa, e em seguida fazer um acompanhamento de indicadores financeiros. Ailton argumentou ainda que, só depois de um monitoramento minucioso é que será possível levar as cooperativas à capacitação necessária.

“As cooperativas precisam levantar demandas, regularizar a situação cadastral e realizar todo o acompanhamento societário existente no negócio, assim vamos poder ajudar na gestão de cada cooperativa”, argumenta.

Renato Persilva declarou que as cooperativas são relativamente novas, e por esse motivo precisam de um suporte extremamente elevado para que possam crescer e atingir os seus objetivos e de seus cooperados. Renato disse ainda que o programa é de fundamental importância porque vai permitir ao Sistema auxiliá-las, na intenção de obter um diagnóstico real da situação em que se encontra a sua gestão.

“Precisamos mostrar as cooperativas a melhor forma de ajuda-las a estabelecer um plano de melhoria, de forma que elas possam trabalhar e obter os melhores resultados, dando-lhes a possibilidade de crescer cada vez mais e se transforma em um instrumento de extrema importância para o desenvolvimento do Amazonas”, finalizou o gerente. (Assimp Sistema OCB/AM)

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Cooperativas exportam mais de US$ 488 milhões em agosto/14

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Brasília (24/9) - O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, divulgou o resultado da balança comercial brasileira, relativa às operações envolvendo cooperativas no mês de agosto deste ano. De acordo com o documento, as exportações do setor cooperativista somaram US$ 488,35 milhões.

Historicamente, a balança comercial das cooperativas apresenta saldo positivo, tendo alcançado US$ 5.675,8 milhões no acumulado janeiro-dezembro do ano passado. Já a as compras externas efetuadas por cooperativas mantiveram-se praticamente estáveis (queda de 1%) quando comparadas ao mesmo mês do ano anterior, com valor de US$ 35,02 milhões.

Os grandes destaques de crescimento foram os aumentos das quantidades exportadas de café em grãos (51,8%) e carne de frango, com mais de 21,5% de aumento nos embarques.

PRODUTOS – Entre os principais produtos exportados pelas cooperativas no mês, destacaram-se:

1-    Carne de frango (com mais de US$ 79 milhões em, representando 16,3% do total exportado pelas cooperativas)
2-    Soja (US$ 72,9 milhões, 14,9%)
3-    Café em grãos (US$ 71,3 milhões, 14,6%)
4-    Óleos de soja (US$ 68,2 milhões, 13,9%)
5-    Açúcar (US$ 30,7 milhões, 6,3%)

MERCADOS – Em agosto deste ano, as vendas externas das cooperativas alcançaram 105 países. Por conta de sua participação no total das vendas do setor, destacamos os cinco principais destinos:

1-    China (vendas de US$ 99,1 milhões, representando 20,3% do total)
2-    Alemanha (US$ 52,1 milhões, 10,6%)
3-    Países Baixos (Holanda) (US$ 49 milhões, 10%)
4-    Japão (US$ 25,4 milhões, 5,2%)
5-    França (US$ 23,6 milhões, 4,8%)

ESTADO – Em agosto deste ano, das 27 Unidades da Federação, 17 realizaram exportações por meio de cooperativas. Paraná foi o estado com maior valor de exportações de cooperativas, US$ 240,26 milhões, representando 49,2% do total das exportações deste segmento.

1º lugar – Paraná (US$ 240,26 milhões, 49,2%)
2º lugar – Minas Gerais (US$ 67,2 milhões, 13,7%)
3º lugar – Santa Catarina (US$ 59,9 milhões, 12,2%)
4º lugar – São Paulo (US$ 26 milhões, 5,3%)
5º lugar – Mato Grosso (US$ 21,9 milhões, 4,5%)

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Central CECRED promove ações de educação financeira

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Educação Financeira foi o tema abordado pela CECRED (Cooperativa Central de Crédito Urbano) durante as Feiras de Oportunidades, realizadas pelas cooperativas filiadas, entre julho e setembro deste ano. Mais de sete mil pessoas visitaram os estandes da Central, que promoveu ações interativas, buscando conscientizar visitantes e expositores durante os eventos.

O assunto foi trabalhado com os adultos através de mini palestras e, para as crianças, foram oferecidos jogos interativos e teatros. As ações foram desenvolvidas por meio do PROGRID (Programa de Integração e Desenvolvimento de Cooperados e Comunidade do Sistema CECRED). Cerca de 750 pessoas participaram das atividades nos estandes da Cooperativa Central CECRED, o que evidencia o interesse e preocupação da comunidade a respeito do tema, em todas as idades.

Quem passou pelos estandes ainda ganhou como brindes kits de orçamento financeiro e biscoitos da sorte, com frases que estimularam a reflexão sobre o hábito de poupar e a importância do papel da cooperativa na comunidade.

PROGRID – O desenvolvimento dos cooperados e das comunidades onde atua é uma das prioridades do Sistema CECRED. Por meio do PROGRID, oferece eventos como palestras, cursos, teatros e feiras, voltados à educação cooperativista e financeira, à capacitação de empreendedores, à qualidade de vida, ao desenvolvimento de competências e à responsabilidade socioambiental. Até agosto de 2014, as cooperativas do Sistema CECRED promoveram 915 eventos através do PROGRID, que contaram com 50.588 participações.

Feira de Oportunidades – A Feira de Oportunidades visa impulsionar a atividade econômica dos cooperados, por meio da divulgação de seus negócios aos demais cooperados e à comunidade.

A realização do evento contribui para estimular o desenvolvimento econômico e social da região onde a cooperativa atua, através do fortalecimento da atividade empresarial, da geração de renda dos pequenos negócios, do fortalecimento do espírito cooperativista e do fomento do espírito empreendedor dos cooperados.

Em 2014, a Feira de Oportunidades foi realizada nas cidades catarinenses de Presidente Getúlio, Blumenau e Brusque, reunindo mais de 23 mil visitantes.

Sistema CECRED - O Sistema CECRED integra 16 cooperativas de crédito que atuam no Sul do Brasil, além da Central CECRED, com sede em Blumenau (SC). (Assimp Sistema Cecred)

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