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A cidade de Carambeí (PR) se prepara para receber os cooperados da Batavo no dia 1º de agosto, sexta-feira, no Pavilhão de Exposições Frísia – Parque Histórico de Carambeí. Vindos de diversos municípios do Paraná, os cooperados são produtores rurais de diferentes atividades agropecuárias que contribuem para a economia do Estado, atuantes no mercado de soja, milho, feijão, trigo e outros cereais de inverno, além de produção de sementes, pecuária de leite e suínos. Estima-se um público de 500 pessoas.
Aniversário - Esta festividade acontece na data em que a Batavo completa 89 anos de história, sendo uma das mais antigas cooperativas do País. No local do evento, haverá programação voltada para gestão nas propriedades rurais. Além da grande confraternização, os associados poderão participar de várias palestras voltadas a temas técnicos nas áreas agrícola, pecuária de leite, pecuária suinícola, além de macroeconomia, trazendo um panorama global sobre tendências de mercado.
A Batavo inicia os temas do evento mostrando a evolução das unidades de negócio e o resultado financeiro do primeiro semestre, projetando mais um ano positivo e de crescimento no agronegócio nacional.
Programação diferenciada- Este ano, além das palestras técnicas da Fundação ABC (Arapoti-Capal, Batavo-Carambeí, Castrolanda-Castro), que contribuem para a produtividade agropecuária e uso racional de tecnologias, o evento também trará temas para gerenciamento de propriedades rurais e orientações para melhoria do desempenho da produção e da qualidade, como é o caso da palestra para pecuaristas de leite. Na área suinícola, o foco será na gestão de mão de obra, algo fundamental numa atividade que depende deste fator para maximizar ganhos e minimizar perdas nos processos.
Palestra magna- Nesta edição, para discorrer sobre o tema “Macroeconomia e Agronegócio”, a Batavo trará o economista e ex-ministro da Agricultura, Marcus Vinícius Pratini de Moraes. Num setor tão competitivo como o do agronegócio, entender sobre a dinâmica do mercado também faz parte do perfil empreendedorismo dos cooperados da Batavo.
Sobre a Batavo Cooperativa Agroindustrial - Criada em 1925, por sete sócios de origem holandesa, a Batavo Cooperativa Agroindustrial atua no mercado do agronegócio há 89 anos. Localizada em uma região considerada polo da agricultura e pecuária, possui sede no município de Carambeí, atuando em mais de trinta municípios do Estado, com entrepostos em Ponta Grossa, Tibagi, Teixeira Soares, Imbituva e Imbaú.
Prestação de serviços- Consolidando ao longo do tempo o compromisso de qualidade e credibilidade junto a seus cooperados, a Batavo presta serviços de assessoria técnica agropecuária nas propriedades rurais, fornecendo melhores condições para a produção dos produtores ao disponibilizar lojas de insumos e medicamentos veterinários, postos de combustíveis, sementes e rações.
Oportunidades de mercado- Na área comercial, busca a melhor oportunidade de mercado para a venda da produção de seus cooperados, comercializando commodities agrícolas como soja, milho e trigo. Na área pecuária, favorece a ampliação das estruturas e aumento do plantel, além de um sistema de rastreabilidade que garante a qualidade da produção, com médias comparadas internacionalmente.
Gestão inovadora- Na busca de rentabilização nas atividades rurais, possui gestão inovadora para maximizar ganhos e minimizar custos através de planejamento mais preciso. Para isso, conta com o apoio da Fundação ABC, uma instituição de Pesquisa voltada ao aprimoramento tecnológico nas propriedades.
Meio ambiente- Um futuro sustentável requer investimento em inovação para preservar e proteger o ambiente. Para isso, possui um setor estruturado para atender aos associados, na busca de sustentabilidade nas atividades, com adoção de melhores práticas para uma produção ambientalmente correta com o uso de energia e recursos de forma inteligente, sendo os pioneiros na adoção do plantio direto na palha e no uso de matérias-primas renováveis para redução do impacto ambiental da produção.
Social - Na área social, contribui com a comunidade através de programas de capacitação de crianças nas escolas, e projetos socioambientais para a melhoria da qualidade de vida nas regiões de atuação, mostrando os benefícios do cooperativismo.
Resultado - Em 2013, a Cooperativa Batavo teve um faturamento de mais de R$ 1,4 milhões e com patrimônio líquido de R$ 467,5 milhões fechando o ano com mais de 740 associados e 765 colaboradores.
Processamento - A indústria de leite Frísia foi inaugurada em 2011. Instalada em Ponta Grossa (PR), processa o leite de associados da cooperativa, os quais possuem em suas propriedades rurais um sistema rigoroso de produção para garantir a excelência do leite, atendendo as normativas da classe em vigor.
A indústria também atua na prestação de serviços de homogeneização, concentração e pasteurização do leite para grandes empresas, através de processos estruturais modernos, comparados aos padrões europeus de produção. (Imprensa Batavo)
A Cooperativa Central Aurora Alimentos conquistou o prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC 2014 na Categoria Participação Comunitária com o case Programa Amigo Energia conferido pela Associação dos Dirigentes de Venda e Marketing do Brasil.
Em sua 16ª edição, o prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC reconhece as iniciativas bem sucedidas em responsabilidade social, nas áreas de Preservação Ambiental, Participação Comunitária e Desenvolvimento Cultural. A premiação será entregue em solenidade especial no dia 21 de agosto, a partir das 19h30, na Pousada Rural do SESC em Lages.
O vice-presidente da Aurora e presidente do Conselho Curador da Fundação Aury Luiz Bodanese, Neivor Canton, disse que a premiação reconhece a natureza cooperativista da Aurora que tem, entre os princípios universais do cooperativismo, o interesse pela comunidade.
O dirigente acredita que, além de agregar valor à marca da Aurora Alimentos, o prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC incentiva outras empresas de Santa Catarina a promover práticas de inclusão social.
O programa Amigo Energia é desenvolvido pela Fundação Aury Luiz Bodanese, mantida pela Cooperativa Central Aurora Alimentos. “Amigo Energia é um programa que desperta o interesse dos funcionários da empresa e da comunidade ao trabalho voluntário”, explica a presidente da Fundação, Isabel Cristina Machado.
A presidente assinalou que mais de 1000 voluntários participam do Amigo Energia. “Promovemos a inserção de todos através do trabalho voluntário na comunidade em geral e proporcionamos a troca de experiência e a valorização profissional, visando o bem-estar de todos”, expõe. A coordenação do programa é das analistas sociais de cada unidade com apoio do setor de comunicação social.
Na preparação das pessoas para este programa foram ministrados treinamentos que abordaram conceitos sobre voluntariado, trabalho social, histórico do voluntariado no Brasil, a grandeza do trabalho voluntário, direitos e deveres do voluntariado, trabalho em equipe, comunicação, como administrar conflitos etc. As abordagens também incluíram como se relacionar com as instituições sociais, como aplicar o perfil e cadastro dos voluntários, mensagens e dinâmicas relacionadas ao trabalho voluntário.
No último ano, a Aurora recebeu uma série de prêmios nacionais, entre eles, o Prêmio Lide de Agronegócio da Indústria de Alimentos do Fórum Nacional de Agronegócios; troféu Ponto Extra da Associação Paulista dos Supermercadistas (APAS) nas categorias fornecedor de perecíveis, congelados e perecíveis resfriados; troféu Benchmarking Ambiental Brasileiro 2013 do ranking Benchmarking Brasil (SP); troféu Responsabilidade Social Destaque 2013 da Assembleia Legislativa de Santa Catarina; prêmio Empresa Cidadã 2013 da ADVB/SC e o prêmio Melhor do País em gesto da cadeia de negócios do ranking As melhores da Dinheiro Rural. (Assimp Aurora)
Rio de Janeiro (24/7) – Cerca de 70 catadores se formaram, no dia 22 de julho, nos primeiros quatro módulos do curso de capacitação para atuarem na Central de Triagem de Bangu. As oficinas concluídas foram as de gestão de pessoal cooperado; gestão operacional de materiais recicláveis; gestão administrativa e de investimento social para catadores e segurança do trabalho e patrimonial, saúde ocupacional, ambiental e sanitária. Foram capacitados os cooperados da Rio+Limpo, Amigos da Reciclagem, Coop Gênesis, Coop Pedra e Coop Gericinó.
A formação faz parte do Programa de Ampliação da Coleta Seletiva da Cidade do Rio de Janeiro com a Inclusão Social e Produtiva dos Catadores de Materiais Recicláveis, uma parceria entre a Prefeitura do Rio de Janeiro, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Sustentável (BNDES) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio de Janeiro (Sescoop/RJ).
A preocupação pelo próximo também fez parte da cerimônia de entrega dos certificados. Durante a ação, promovida pelo setor de Promoção Social do Sescoop/RJ, foi realizada doação de roupas de frio através da campanha “Inverno Solidário” e que integra o Dia de Cooperar 2014 (Dia C).
O presidente do Sistema, Marcos Diaz, parabenizou os participantes pela conclusão da primeira parte das oficinas. “O Plano Nacional de Resíduos Sólidos emancipou o trabalho das cooperativas de reciclagem. Nós estamos dando total apoio para o trabalho das instituições e promovendo o fortalecimento das cooperativas. Uma dessas ações é a realização de cursos de profissionalização”, disse.
Coordenadora de Promoção Social e Formação Profissional do Sescoop/RJ, Cristiane Quaresma afirmou que o curso é o início de uma longa caminhada que irá trazer bons frutos. “Os olhares de cada um dos participantes mostraram que estão indo no caminho correto. Somente através do cooperativismo conseguiremos ir mais longe e promover o desenvolvimento igualitário”, falou.
Cristiane também destacou que as ações do Dia C apresentam os valores e princípios do cooperativismo e a importância da preocupação com o próximo: “A ação foi emocionante e os catadores ficaram muito alegres com nossa presença e com as roupas recebidas. Agradeço a todos aqueles que contribuíram para essa atividade”, disse.
Também presentes no evento a representante do ramo Educacional, Adelina Salles, e o representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Paulo Pedrosa. (Assimp Sistema OCB/RJ)
Brasília (23/7) – A gerente geral do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Karla Oliveira, participará, amanhã, do lançamento do programa Jovemcoop. O evento é promovido pela unidade do Sescoop, em Santa Catarina, e ocorrerá na cidade de Cunha Porã. O programa beneficiará as cooperativas Cooper A1, Auriverde e Cooper Itaipu.
Ontem, dia 22, o Jovemcoop foi lançado na cidade catarinense de Canoinhas, onde a Cooperalfa abriu duas turmas. O Sescoop/SC acredita que os jovens são o futuro do cooperativismo catarinense e possuem importante papel transformador na sociedade.
Para o Sescoop/SC, criar lideranças, guiar essa juventude dentro dos conceitos de cooperação e envolvê-la na atividade econômica familiar, principalmente rural, e das cooperativas são os principais desafios do sistema cooperativista atual.
Para o superintendente do Sescoop/SC, Geci Pungan, o objetivo do Jovemcoop vai além de repassar a doutrina do cooperativismo aos jovens, filhos de cooperados. “Tem função dupla: se o jovem escolher seguir na cooperativa em que a família está inserida, ele vai ter as informações necessárias para assumir esse papel. Mas ele também vai receber lições que o ajudarão a lidar com os desafios do futuro, independente do caminho que ele escolher”, revela.
PROGRAMA – Criado pelo Sescoop Nacional, consiste em dois seminários e 12 encontros, totalizando 196 horas. Os temas dos encontros foram escolhidos pelas cooperativas envolvidas e vão desde oratória até desenvolvimento de equipes, liderança e legislação. Quatro cooperativas iniciam os trabalhos neste mês de julho.
Além de tantas outras, a intenção do Jovemcoop é que os jovens se insiram na tomada de decisões das cooperativas, promovendo o crescimento pessoal, profissional e social dessa juventude. “O Jovemcoop também trabalha a questão da associação familiar e desperta o interesse do jovem para o trabalho na propriedade rural. Ele vai conhecer melhor a atividade e também vai poder se integrar à cooperativa”, comenta Patrícia Gonçalves de Souza, coordenadora de Promoção Social do Sescoop/SC. (Com informações da Ocesc)
Brasília (23/7) – A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) promove, no próximo dia 7 de agosto, em sua sede em Brasília (DF), o “Seminário sobre Segurança do Trabalho e da População no Setor de Distribuição de Energia Elétrica”. O evento é aberto às cooperativas perimissionárias do Ramo Infraestrutura. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.
Segundo a ANEEL, o objetivo do seminário é coletar subsídios para aperfeiçoar a regulamentação da Agência, relativa à segurança do trabalho e da população na distribuição de energia elétrica, por meio do debate com os consumidores, os agentes regulados, os órgãos públicos e a sociedade.
O programa elaborado visou a discussão sobre as óticas da segurança do trabalho e a da população. Clique aqui para consultar a programação do seminário, que abordará aspectos relacionados ao diagnóstico de problemas de segurança; governança e gestão da segurança nas distribuidoras; desafios na apuração dos indicadores; investimentos; capacitação de empregados; campanhas informativas à população e Pesquisa & Desenvolvimento em segurança.
A Agenda Regulatória Indicativa da ANEEL 2014/2015 prevê a discussão de metodologia e de procedimentos para definir incentivos e penalidades relacionados a indicadores de segurança do trabalho e da população no setor de distribuição de energia elétrica. Nesse sentido, a realização do seminário é uma das etapas da discussão da matéria, que também será objeto de uma Consulta Pública e de uma Audiência Pública presencial previstas para o primeiro semestre de 2015. (Com informações das Assimp da Aneel)
Pedro Afonso (23/7) – De 14 a 20 de julho foi realizada a 27ª Exposição Agropecuária de Pedro Afonso. O evento organizado pelo Sindicato Rural de Pedro Afonso ocorreu no Parque de Exposições João Damasceno de Sá. A programação foi diversificada e incluiu capacitações, exposição de máquinas, rodeio, shows musicais e uma cavalgada.
A Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) foi uma das parceiras da Expo Pedro Afonso 2014 e recebeu cooperados, colaboradores, parceiros comerciais e demais visitantes em seu estande.
Integrantes do Núcleo Feminino da Coapa também participaram da exposição comercializando produtos artesanais. A cooperativa também ajudou na mobilização das associações rurais no sentido de que os agricultores familiares participassem das atividades da feira, principalmente aquelas voltadas para a qualificação do produtor rural.
O presidente da Coapa, Ricardo Khouri, membros dos Conselhos de Administração e Fiscal, e o superintendente José Rander também prestigiaram a exposição.
Ricardo Khouri lembrou que a cooperativa sempre participa e incentiva eventos voltados ao desenvolvimento do setor agropecuário. Ele também parabenizou os organizadores 27ª Exposição Agropecuária de Pedro Afonso e chamou atenção para o papel de destaque que o município ocupa no cenário econômico do Tocantins.
“Em nossa região não apenas o agronegócio está se desenvolvendo, mas também a agricultura familiar. Fico feliz em ver a união dos produtores rurais”, concluiu. (Assimp Coapa)
Brasília (22/7) – Os integrantes do Comitê de Gestão que avaliará a execução do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), criado em 2012 pelo Sistema OCB, em parceria com a Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), tiveram sua primeira reunião deste ano, hoje. As discussões seguem até amanhã. De acordo com a gerente de Desenvolvimento de Gestão de Cooperativas, Susan Miyashita Vilela, a intenção é avaliar seu andamento e os pontos que precisam ser melhorados.
Da reunião do grupo, participaram representantes dos estados de São Paulo, Paraná, Pernambuco, Amazonas, Minas Gerais e Santa Catarina. Outras cinco reuniões já estão agendadas. A próxima ocorrerá em setembro.
SAIBA MAIS – O Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) tem como objetivo principal promover a adoção de boas práticas de gestão e governança pelas cooperativas.
Toda a metodologia desse programa está pautada no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade que é um modelo referencial, utilizado para promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações.
Os questionários permitem um diagnóstico objetivo e a medição do grau de maturidade da gestão com base no MEG, simbolizando a visão sistêmica da organização.
O PDGC é um dos desdobramentos da Diretriz Nacional de Monitoramento do Sescoop e tem como objetivo promover nas cooperativas a adoção de boas práticas de gestão e governança, aprimorar os processos de produção, reduzir custos e aumentar a produtividade e competitividade das organizações.
Para aplicação no PDGC, o modelo foi adaptado para as particularidades das cooperativas, por meio de amplos debates promovidos por um comitê técnico, denominado Comitê de Gestão, formado por representantes da Unidade Nacional e de Unidades Estaduais do Sescoop.
Benefícios com a participação no PDGC
Ao participar do PDGC, a cooperativa obterá os seguintes benefícios:
- Verificação da sua conformidade em relação aos principais requisitos da Lei nº 5.764/71;
- Conhecimento do grau de maturidade de suas práticas de governança e gestão com base em modelo referencial construído a partir das boas práticas de governança e do Modelo de Excelência da Gestão®;
- Relatórios com pontos fortes e oportunidades para melhoria de sua situação legal, suas práticas de governança e gestão, possibilitando a construção de planos de melhoria para o aumento da competitividade.
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Curitiba (21/7) – Um bate-papo sobre o bem-estar dentro das organizações marcou o lançamento oficial do Dia de Cooperar (Dia C) no Paraná. Mais de 100 profissionais de cooperativas paranaenses que atuam como agentes de Desenvolvimento Humano (DH) e de Desenvolvimento e Autogestão (DA) passaram a manhã de sexta-feira (18/07), no Aguativa Resort, Cornélio Procópio, em uma discussão sobre a Felicidade Interna Cooperativista (FIC).
Os participantes representavam mais de 30 cooperativas dos ramos saúde, agropecuário e crédito que fazem parte do Sistema Ocepar. Eles assistiram a oficinas e palestras sobre o desenvolvimento humano e, na sequência, foram convidados a participar do Dia de Cooperar, que em 2014 tem o tema: “Juntos somos mais e podemos mais”. Os convidados também receberam kits de divulgação para promover o evento dentro das cooperativas.
APRESENTAÇÃO - A gerente de Promoção Social do Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), Maria Eugênia Ruiz Borba, apresentou o programa aos convidados, explicando as diferentes etapas e os benefícios com a participação no projeto.
O Dia de Cooperar tem o objetivo de incentivar o voluntariado e dar visibilidade às práticas de promoção social dentro das cooperativas. As organizações devem inscrever seus projetos para participar do evento que pretende chegar a 1,5 milhão de beneficiários.
Entre os serviços oferecidos estão sugeridos: orientações sobre saúde, emissão de documentos, arrecadação e doação de roupas e alimentos a instituições de caridade. Mas as cooperativas podem participar com atividades já desenvolvidas atualmente.
PORTA-VOZES - Segundo Maria Eugênia, esses gestores têm agora o desafio de funcionar como porta-vozes em suas cooperativas e incentivá-las a inscrever seus projetos para participar do Dia C: “Nós sabemos que quase todas as cooperativas já têm algum projeto social. O nosso objetivo é que elas possam mostrar os trabalhos desenvolvidos em uma ação pontual no Dia C e que, posteriormente, tornem essas práticas como instituídas dentro das organizações”.
FELICIDADE INTERNA COOPERATIVISTA – Parte da programação do encontro, o workshop ministrado pelo consultor e pesquisador Benedito Nunes propiciou aos convidados um momento de reflexão sobre a Felicidade Interna Cooperativista (FIC).
Ele ressalta que a escolha do tema de Felicidade Interna do Cooperativismo (FIC) foi ideal para o lançamento do Dia C no Paraná. “Uma maneira eficiente de promover a felicidade de cada pessoa é a promoção do voluntariado. Uma empresa que engaja os funcionários em projetos sociais percebe vários benefícios como: institucionais, organizacionais, pessoais e comunitários”.
Representantes das Cooperativas se mostram animados
O assessor de comunicação social da Copagril, Matias Eldor Graff, acompanhou o evento e se diz agora motivado em trazer práticas para a promoção da Felicidade Interna. Ele afirma que a cooperativa que já conta com comitês que visam à promoção do bem-estar e parabeniza a iniciativa de integrar essas ações.
EMPOLGAÇÃO - A gestora de recursos humanos do Sicoob, Vera Regina de Paula e Silva, está empolgada com a iniciativa: “O que eu mais gosto no trabalho voluntário é que conseguimos fazer os olhos das pessoas que estamos ajudando brilhar”. Ela conta que a cooperativa de crédito já tem projetos de promoção do bem-estar e espera que agora eles possam ser expandidos com a participação no Dia C.
PREOCUPAÇÃO CONSTANTE - O analista de RH da Unimed, Adílson Junior, relata que a qualidade de vida sempre foi uma preocupação constante da empresa. Eles já realizam corridas, aulas de dança e projetos de melhorias à saúde que podem funcionar na campanha. Já para a analista do Integrada, Evelyn Fernandes, a principal contribuição do evento é que: “a iniciativa dá mais segurança para as cooperativas buscarem inovação quando traçam seus planos estratégicos para exercer o voluntariado”.
CONFIANÇA - O gerente de desenvolvimento humano do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, demonstra confiança na realização do Dia C no Paraná: “O Sescoop, trazendo esse evento em escala nacional, tem uma grande virtude: poderemos medir o volume de ações que o cooperativismo brasileiro vem fazendo em prol do voluntariado. Nós sabemos que muitas cooperativas já fazem dessa ação uma prática comum, mas com essa divulgação, poderemos contagiar outras cooperativas que ainda não fazem. Então, eu acredito que o cooperativismo pode fazer a diferença na construção de um mundo melhor”.
MOBILIZAÇÃO - O Dia de Cooperar (Dia C), em 2014, será realizado em 24 estados do país. Nesse dia, as cooperativas participantes, individualmente ou em grupo, desenvolverão em suas localidades um elenco de realizações sociais, na forma de projetos, atividades e iniciativas locais que, priorizando o trabalho voluntário, demonstrarão a capacidade e o empenho do setor cooperativista para atuar socialmente.
Salvador (21/7) – Apresentar e avaliar as atividades desenvolvidas pelo Sistema Oceb, debater novas propostas e estratégias para o crescimento do cooperativismo, além de promover a interação e estimular a troca de experiências entre os participantes. Essas linhas nortearam o Encontro dos Presidentes de Cooperativas da Bahia 2014, ocorrido na sexta-feira (18/7), em Salvador. O evento reuniu presidentes, dirigentes e representantes de 23 cooperativas e 54 dirigentes e gestores da capital baiana e região circunvizinha.
De acordo com o presidente da Cooperativa de Inspetores de Ensaios não Destrutivos do Estado da Bahia, Marcial Medina, o evento é uma grande oportunidade de fortalecimento do cooperativismo.
“O fato de o Sistema Oceb reunir vários segmentos é muito importante. Temos que nos fortalecer e a interação com outros presidentes é fundamental.” O presidente destaca o trabalho desenvolvido pela Oceb na área social. “O Dia C é fundamental na divulgação do cooperativismo, pois mostramos que o nosso trabalho vai além do que fazemos e oferecemos”, completa.
SUPERAÇÃO – Durante o encontro o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, falou sobre as ações desenvolvidas pelo Sistema Oceb e das estratégias para superar os obstáculos. “A formação profissional aliada ao processo contínuo de capacitação são ações primordiais para o cooperativismo se fortalecer e crescer. Além disso, a governança é outro aspecto fundamental na gestão, pois contribui para superar barreiras.”
PARTICIPAÇÃO – Para o presidente da Cooperativa dos Inspetores de Equipamentos Autônomos do Estado da Bahia, José Jorge Lopes Gomes, é gratificante participar da elaboração e discutir propostas para o desenvolvimento do cooperativismo. “A Oceb está de parabéns em promover esse encontro e oportunizar o debate e a construção coletiva das atividades a serem desenvolvidas pela Oceb e o Sescoop/BA.”
AGENDA – O município de Irecê é próxima cidade a receber o Encontro dos Presidentes de Cooperativas da Bahia 2014. O evento está marcado para o dia 1º de agosto. (Assimp Sistema Oceb)
Fortaleza (21/7) – Com um auditório lotado, o Sistema OCB/CE deu início, nesta sexta-feira (18/7), a mais uma turma do curso de Formação de Gestores de Cooperativas (Formacoop). O treinamento é realizado desde 2009 e entra na sua 7ª edição.
Neste ano, o curso conta com a participação de 35 alunos, entre dirigentes e alguns técnicos da unidade local. De acordo com a gerente de Formação Profissional do Sistema OCB/CE, Ilana Maciel, o treinamento tem o objetivo de criar novos multiplicadores para o cooperativismo cearense, com foco na gestão de suas cooperativas.
“O que nós esperamos de um curso como o Formacoop é que esses dirigentes que aqui estão possam absorver o máximo de conhecimento possível. Acredito que eles acertaram ao procurar o curso, pois os ganhos das cooperativas serão enormes”, diz a gestora do projeto.
Ainda de acordo o Ilana Maciel, o treinamento do Formacoop capacitará e os alertará para a produção de um bom plano estratégico, voltado à organização da cooperativa, implantação de recursos humanos, e muito mais.
CERIMÔNIA – A abertura do Formacoop foi feita pelo Superintendente do Sistema OCB/CE, José Aparecido dos Santos, que alertou sobre a importância desse treinamento para o cooperativismo cearense. “Fico muito feliz quando vejo um auditório como o nosso completamente lotado de gestores que querem o melhor para o coletivo. E é isso o que o Formacoop vai proporcionar. Com o conhecimento que essas pessoas terão, ao longo dos próximos meses, teremos gestores mais capacitados. Isso muda a rotina das cooperativas”, considera Aparecido dos Santos.
DISCIPLINA - Diretor da Uniodonto e também membro do Conselho de Administração do Sistema OCB/CE, Cristiano Bessa, que também é um dos alunos do curso agradeceu a presença dos alunos e reforçou o compromisso que todos devem ter até o final da grade de disciplinas.
“Se tivermos o compromisso e nos dedicarmos, estudarmos o conteúdo com atenção, o cooperativismo cearense como um todo irá ganhar. Mas, antes, ganhamos nós, como pessoas e como gestores. Tenho a certeza de que esse Formacoop será um dos melhores que já realizamos. E, agora, como aluno, quero provar do ótimo conteúdo planejado para esse treinamento”, comenta Cristiano.
Ao final do curso, que ocorre em fevereiro de 2015, todos os alunos concludentes receberão certificados reconhecidos pelo Sistema OCB/CE. A carga horária é de 128h. (Assimp Sistema OCB/CD)
Rio de Janeiro (21/7) – O setor de Recursos Humanos do Sescoop/RJ apresentou aos colaboradores, no dia 17 de julho, no auditório da Instituição, o Programa de Intracooperação Setorial (Princs). O projeto faz parte da Díade de Excelência em Gestão Cooperativista.
Os objetivos são desenvolver e estimular os participantes para a adoção de atitudes e ações de intracooperação entre pessoas e setores do Sistema OCB/RJ e promover as boas formas coletivas no ambiente da organização para a melhoria da qualidade no atendimento e na prestação de serviços às cooperativas.
As ações serão realizadas pela consultora da Cooperativa Prompter, Denise de Mattos Gaudard, e terão duração de 12 meses, com carga horária de 60 horas. A metodologia de trabalho envolverá dinâmicas, jogos e debates, sendo dividida em três fases: Conhecimento dos contextos da organização, Desenvolvimento de Competências e Produtividade.
“Tem-se como meta capacitar todos os empregados e dirigentes do Sistema OCB/RJ, ampliando as oportunidades de geração de ensino e aprendizagem focados na gestão por competência e na melhoria da autoestima e da autorrealização no ambiente de trabalho", disse Denise de Mattos, para em seguida completar: “A intracooperação nos leva à satisfação, à liderança de mercado e a sermos melhores como pessoas e profissionais”, informou.
Para o presidente do Sistema OCB/RJ, Marcos Diaz, este projeto vai possibilitar a troca de experiências entre os setores: “Vamos estimular a ampla cooperação entre as equipes, visando melhorias no bem estar e no ambiente de trabalho dos colaboradores, para em seguida construirmos novos horizontes de acordo com o nosso planejamento estratégico”, destacou Marcos Diaz.
“Através destas ações criaremos estratégias para termos uma linguagem única e de fácil entendimento. A função do RH será criar uma boa comunicação interna da empresa”, explicou o coordenador de Recursos Humanos do Sescoop/RJ, Valdinei Calixto. (Assimp Sistema OCB/RJ)
Brasília (18/7) – Representantes do Sistema OCB e da Embrapa Hortaliças se reuniram hoje, em Brasília, para discutir os próximos passos da execução do projeto de cooperação que visa ao desenvolvimento do cooperativismo e do associativismo na República da Botsuana.
No início do mês de junho, uma delegação botsuanense esteve no Brasil, conhecendo o sistema de representação cooperativista. As atividades ocorreram na sede do Sistema OCB. Além de parceiros, a missão internacional também conheceu o funcionamento de uma cooperativa produtora de hortaliças, no Distrito Federal.
A vinda do grupo é um dos desdobramentos do acordo de cooperação firmado entre os governos dos dois países, em 2005, por meio da Agência de Cooperação Brasileira, visando ao fortalecimento da economia de Botsuana, por meio do cooperativismo.
Na reunião foi discutido o próximo curso de capacitação em produção de hortaliças que será ministrado aos produtores familiares de Botsuana. O curso que ocorrerá no mês de outubro terá o objetivo de apresentar aos botsuaneses a experiência brasileira no setor.
HONRA - “Ao longo das últimas três décadas, o Sistema OCB tem lutado para fortalecer e desenvolver cada vez mais as cooperativas brasileiras. Já avançamos bastante e sabemos o quanto ainda temos de caminhar para alcançar as nossas metas. Por isso, recebê-los e auxiliá-los a desenvolver o cooperativismo no país deles é uma honra”, comenta Tânia Zanella.
INFORMAÇÕES - A ideia do projeto de cooperação é capacitar lideranças cooperativistas e representantes de órgãos reguladores e promotores do cooperativismo em Botsuana na gestão específica de cooperativas de produtores de hortaliças. Todo o projeto é financiado pela Agência de Cooperação Brasileira.
O Sistema OCB, segundo o acordo de cooperação técnica, tem a responsabilidade de receber a delegação de Botsuana e organizar o workshop em gestão de cooperativas. Além disso, uma equipe técnica do setor cooperativista brasileiro realizará duas missões a Botsuana, com o objetivo de comprovar os resultados do projeto.
NÚMEROS – A República da Botsuana está localizada na região sul da África e possui números impressionantes: dois milhões de habitantes, sendo que 39% ainda vivem na zona rural. Do total geral, 81% são alfabetizados e 30% da população estão contaminados com o vírus do HIV. O país tem o tamanho do estado da Bahia, mas 85% de seu território estão cobertos pelo deserto do Kalahari.
ECONOMIA – O país africano possui uma forte pecuária e produção de sorgo, milho, feijão, girassol e amendoim. Além disso, a economia também se baseia na extração de diamantes, cobre, níquel, sal, carbonato de potássio, carvão, ferro, prata e produção têxtil.
COOPERATIVISMO – Os ramos mais representativos são: Crédito, Produção e Consumo. Além disso, há dois outros ramos que o Brasil ainda não tem: Multi-porpose, responsável pelo suprimento de commodities e serviços agrícolas; e Marketing, cuja finalidade é realizar prospecção de mercados e liberação de crédito para produção.
Pindorama (18/7) – A Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) realizou, por intermédio do Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AL), um estudo para determinar o custo de produção de leite em propriedades com perfil da agricultura familiar no Estado.
A pesquisa, solicitada pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, agência subordinada ao Ministério do Desenvolvimento Social, utilizou a metodologia do Balde Cheio, desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
O estudo foi realizado em dez propriedades do Estado e concluiu que o custo de produção do litro de leite nessas propriedades varia entre R$ 0,63 à R$ 1,18. Sendo assim, a Cooperativa pôde definir o valor de venda do litro de leite ao Governo Federal, através do Programa do Leite, atendendo a necessidade do produtor, para que ele possa ter uma remuneração líquida de um salário mínimo por mês.
Segundo o diretor Administrativo Financeiro da CPLA, Fernando Medeiros, atualmente, o governo compra 19 litros/dia de cada agricultor familiar do Estado inserido no Programa do Leite ao preço de R$ 1,14, por litro. E para que o produtor obtenha a remuneração líquida de um salário mínimo por mês, seria necessária a venda diária de 96 litros de leite/dia ao programa.
“Essa quantidade de leite de 19 litros não atende as necessidades dos agricultores. O estudo foi realizado justamente para mostrar a Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional a necessidade do aumento da cota de leite comprado ao agricultor familiar”, acrescentou Medeiros.
Fernando Medeiros destacou ainda o papel da CPLA nesse levantamento na busca de promover melhorias que mantenham os agricultores no campo, estimulando a produção e gerando lucro.
O relatório sobre o estudo será enviado nesta quarta-feira, 2, ao secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Arnoldo Anacleto de Campos, onde será marcada uma reunião entre a CPLA e o órgão governamental, em Brasília, para que se possa negociar o aumento da cota.
Programa do Leite - O Programa do Leite é uma das modalidades do Programa de Aquisição de Alimentos do Governo Federal. Seu objetivo é propiciar o consumo do leite às famílias que se encontram em estado de insegurança alimentar e nutricional e incentivar a produção familiar.
Pode ser inserido no programa, o pequeno agricultor familiar que produza, no máximo, 150 litros de leite por dia, tendo prioridade aqueles que produzam uma média de 50 litros por dia. Além disso, é preciso respeitar o limite financeiro semestral de R$ 4 mil por produtor, possuir declaração de aptidão ao Programa Nacional da Agricultura Familiar (PRONAF) dentro das categorias "A" "A/C" "B" e agricultor familiar e realizar a vacinação dos animais. (Assimp Pindorama)
Brasília (17/7) – Nesta semana, o Brasil foi sede da VI Cúpula de Chefes de Estado do BRICS – grupo que reúne as lideranças do conglomerado econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A reunião ocorreu em Fortaleza, entre os dias 15 e 16 e teve como principal avanço para o fortalecimento institucional do bloco a criação do Banco de Desenvolvimento do BRICS.
O banco financiará projetos voltados para o desenvolvimento sustentável nos cinco países. Posteriormente, poderá financiar projetos, também, em outros países. A sede será em Pequim e, a primeira presidência, da Índia. Acesse, neste link, o texto integral da declaração assinada ao final da Cúpula.
Ainda em maio deste ano, aproveitando a presença de líderes cooperativistas desses mesmos países na Feira Internacional do Cooperativismo (Expocoop-2014), o Sistema OCB promoveu o IV Encontro de Cooperativas de Países do BRICS – o BRICS Coop. Na ocasião, as organizações representativas do setor decidiram se coordenar para a viabilização de financiamentos de projetos junto ao novo banco. Para conferir na íntegra os temas pontuados, acesse a Declaração e o Relatório Final do IV BRICS Coop.
Brasília (14/7) – Foi dada a largada para uma das disputas mais aguardadas pelos elos da cadeia do cooperativismo: o Prêmio Cooperativa do Ano, edição 2014. Mais do que competir, essa é uma forma de reconhecer as excelentes práticas das cooperativas e estimular a troca de experiência entre elas, visando ao desenvolvimento do setor.
O período de inscrições começou hoje e, com isso, cooperativas de todo o Brasil, independentemente do ramo ou porte, poderão inscrever seus projetos nesta nona edição do prêmio que contará com sete categorias: Desenvolvimento Sustentável, Cooperativa Cidadã, Comunicação e Difusão do Cooperativismo, Fidelização, Benefícios, Atendimento e Inovação e Tecnologia.
NOVIDADE – Em 2014, as cooperativas inscritas em algum programa de gestão do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) terão uma bonificação e já sairão na frente. Os programas são: Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC), Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) e Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro (GDA). Para conferir as novidades desta edição, ACESSE AQUI.
PRAZOS – As cooperativas interessadas devem estar atentas aos prazos. Confira:
- Início das inscrições: 14/07/2014 às 9h (horário de Brasília)
- Término das inscrições: 16/09/2014 às 18h (horário de Brasília)
- Premiação nacional: 25/11/2014 em Brasília (DF)
O PRÊMIO – O Prêmio Cooperativa do Ano é uma iniciativa do Sistema OCB, em parceria com a revista Globo Rural. A última edição foi realizada em 2012 e contou com 212 projetos de 138 cooperativas do Sistema OCB, de 20 estados brasileiros. No total, 21 trabalhos foram vencedores. Em breve o site desta edição estará no ar.
Brasília (14/7) - Relatório de duas organizações internacionais, divulgado nesta sexta-feira (11/07), mostra que a produção de gado e de biocombustível vai aumentar, relativamente à produção de cereais, na próxima década em todo o mundo.
No documento Perspectivas Agrícolas 2014-2023, da Organização para o Desenvolvimento e Cooperação Econômica (OCDE) e do Fundo das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a alteração do padrão na alimentação humana e a procura crescente de biocombustível vão levar à menor produção de cereais primários, como o trigo e o arroz.
A atividade agrícola deverá voltar-se para a produção de cereais secundários, como aveia, milho, cevada e sorgo, e plantas oleoginosas, como soja e colza, para responder ao aumento da procura para alimentação e combustível.
Apesar de os cereais continuarem a ser dominantes na dieta humana, o aumento do rendimento per capita, a urbanização e a alteração dos hábitos alimentares contribuem para uma mudança para dietas mais ricas em proteínas, gorduras e açúcares.
PREÇOS - Assim, "os preços dos cereais deverão baixar durante um ou dois anos, e depois se estabilizar em níveis superiores ao do período anterior a 2008". Em contrapartida, os preços da carne, dos laticínios e do peixe vão aumentar, mas em termos reais e a médio prazo, os preços dos cereais e produtos animais vão sofrer uma desaceleração, indica o relatório.
PEIXE - A produção mundial de peixe vai beneficiar os países em desenvolvimento. Os elevados custos, em um contexto de procura estável, vão manter o preço do peixe acima da média histórica, impedindo um aumento do consumo do produto na próxima década.
REFORÇO - O aumento da produção vai ser garantido sobretudo pelos países em desenvolvimento na Ásia e América Latina. O Continente Americano "vai reforçar a posição como região exportadora, tanto em valor quanto em volume, enquanto a África e a Ásia deverão aumentar as importações para responder à procura".
A aplicação de reformas - como a da Política Agrícola Comum (PAC) da União Europeia (UE) em 2013 e a Lei Agrícola nos Estados Unidos - permitiram melhor adaptação dos mercados às exigências da procura e da oferta, de acordo com o relatório.
ÍNDIA - No levantamento, a FAO e a OCDE centraram a atenção na Índia, "o segundo país mais povoado do mundo, com o maior número de agricultores e de pessoas sem segurança alimentar". O documento destaca que a nova Lei de Segurança Alimentar indiana é a iniciativa mais importante para o direito à alimentação aprovada até o momento no país. A legislação beneficia mais de 800 milhões de pessoas com cotas subsidiadas de cereais.
CRESCIMENTO - A produção agrícola indiana registrou forte crescimento anual na última década devido aos subsídios concedidos para o uso de fertilizantes, pesticidas, sementes, água e luz. O relatório prevê que a Índia deve se transformar no primeiro produtor mundial de leite, ultrapassando a UE, especialmente na produção de leite em pó desnatado. (Agência Lusa / Agência Brasil)
O Sistema OCEB promove, mais uma vez, o Encontro de Presidentes de Cooperativas do Estado da Bahia. A edição 2014, do evento, teve seu início na cidade de Barreiras e reuniu os presidentes, dirigentes e representantes de cooperativas da cidade e da região vizinha. O auditório da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia – AIBA – foi o local escolhido para esse momento. A proposta central do encontro é promover o diálogo e a construção de propostas para o desenvolvimento do cooperativismo baiano.
A abertura e moderação do encontro, que ocorreu nesta sexta-feira, 11/7, foi conduzida pelo presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio. “Com esse encontro buscamos avaliar o que foi planejado e estabelecer novas metas para o cooperativismo baiano, focando em ações que estejam no contexto e necessidade da região”, explica. Na oportunidade, os participantes usufruíram de uma palestra intitulada ‘O exercício da liderança na cooperativa’, ministrada pelo consultor José Mário.
Para a presidente do Conselho Fiscal da Cooperativa Educacional de Barreiras, Leonina Pimentel, esse evento é a oportunidade de alinhar ideias e objetivos. “Esse momento promovido pela OCEB é fundamental, pois trocamos ideias, discutimos propostas e construímos juntos o cooperativismo em nossa região.”
O presidente da COOPROESTE, Jorge Koyama, avalia o encontro como uma ação positiva do Sistema OCEB. “É muito importante termos esse espaço para compartilhar experiências bem sucedidas com os outros presidentes e acredito que vamos alcançar os objetivos definidos nesse evento. É muito bom e positivo esses encontros”, salienta.
O próximo Encontro de Presidentes ocorrerá no dia 18, em Salvador/BA e contemplará cooperativas da cidade e das regiões vizinhas. (Assimp Sistema OCB/BA)
Curitiba (14/7) – A capital paranaense – Curitiba - sediará, de 19 a 20 de agosto, a terceira edição do Fórum Sustentabilidade e Governança, no Hotel Four Points by Sheraton. O evento, organizado anualmente na capital paranaense pela empresa STCP, em parceria com a Milano, conta com apoio do Sistema Ocepar.
Experiências diversas devem ser apresentadas por convidados especiais de empresas brasileiras e de outros países. A programação tem como um dos destaques a palestra inicial com James Astill, editor de política do jornal inglês The Economist, além de painéis de debate com empresas como a Coca Cola – FEMSA, Duratex, Novozymes, Novelis, Votorantin, BNDES, O Boticário, entre outras.
Eixos prioritários– De acordo com os organizadores, as palestras e painéis vão fomentar discussões e evidenciar tendências e perspectivas relacionadas a quatro eixos prioritários. Um deles é a sustentabilidade nas empresas, com apresentação de cases de políticas e práticas corporativas nessa área. Outro é o desenvolvimento socioeconômico e sustentabilidade, transformando conceitos e ideias em bens e produtos concretos sob o tripé econômico, social e ambiental.
O terceiro eixo é o de investimentos, finanças e sustentabilidade, focando critérios restritivos, políticas de incentivos e outras práticas de agentes financeiros para investimentos e financiamentos. E, por último, as tendências e iniciativas associadas a clima, água, florestas e biodiversidade, baseadas em normativas vinculadas à ocupação do território e ao uso dos recursos naturais e procedimentos inovadores de solução de conflitos e promoção de compliance legal que geram novas oportunidades e valores para os negócios.
Inscrições com desconto - Os profissionais das cooperativas do Paraná interessados em participar do Fórum devem entrar em contato com o engenheiro agrônomo da Ocepar, Sílvio Krinski (41 3200-1112 /
Mais informações – Para mais informações acesse: http://sustentabilidadegovernanca.com.br/.
Clique aqui para conferir na íntegra a programação do evento
Barra Mansa (14/7) - Capacitar as lideranças das cooperativas que aderiram ao PDGC (Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas), dentro dos aspectos legais das atribuições dos cargos e contextualizar as propostas que serão pautadas no Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
Estes foram os objetivos do curso preparatório para cargos nos conselhos de Administração e Fiscal das cooperativas, realizado pelos setores de Formação Profissional e Monitoramento do Sescoop/RJ, dia 9 de julho, no auditório do Sicomércio, em Barra Mansa. O encontro contou com as presenças do presidente do Sistema OCB/RJ, Marcos Diaz, e do diretor da OCB/RJ, Vinícius Mesquita.
Foram capacitados 28 representantes de 16 cooperativas localizadas na região centro sul fluminense do Estado do Rio de Janeiro: Educar, Uniodonto Resende, Coopedi, Rádio Táxi Resende, Cooperaço, Cooprotic, Unimed Centro Sul Fluminense, Capsil, Coopbama, Uniodonto Sul Fluminense, Propescar, Coopere, Coopeja, Casmadin, Cooperar e CoopProalt.
Com carga horária de 8 horas, o curso foi ministrado pelo analista do Escritório do Cooperativismo/Região Centro Sul Fluminense, Silvio Bruno. O conteúdo programático englobou o papel do Sistema OCB; Gestão e Governança Corporativa; Ética Empresarial; Responsabilidade Social e Sustentabilidade; Formação de Conselhos de Administração/Diretoria; Ramos e singularidades dos Conselhos de Administração; Eleições dos Conselhos; Introdução à Legislação Brasileira Cooperativista; Tipologia das cooperativas; Diferenças entre cooperativas e demais organizações; Formação de Conselheiros Fiscais - Conceitos Básicos, Responsabilidades, atribuições e competências; Requisitos para atuação dos Membros do Conselho; Atuação nas Assembleias (Ordinárias e Extraordinárias) e Contabilidade Gerencial Básica.
Além destes temas, Sílvio Bruno também contextualizou os oito critérios do MEG: Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados.
Na abertura, Marcos Diaz destacou a importância da profissionalização da gestão das cooperativas: “Precisamos capacitar os empregados, diretores, gestores e demais agentes. É uma exigência dos novos tempos de concorrência acirrada, de urgências e tecnologias cada vez mais sofisticadas e imprescindíveis. Nunca é demais lembrar que o movimento do qual fazemos parte é típico dos empreendedores; se bem preparados, sem amadorismos e improvisações, o sucesso é ilimitado”, afirmou o presidente.
Vinícius Mesquita ressaltou que a participação ativa dos cooperados reflete no sucesso das instituições. "Os sócios devem conhecer o seu negócio, ajudar um ao outro. É preciso uma gestão profissional. Da porta para dentro devem agir como cooperativistas, mas da porta para fora, como empresas", explicou.
Ao final do curso, Sílvio Bruno explicou aos cooperados a necessidade do aprofundamento dos conteúdos de caráter contábil. Desta forma, decidiu-se pela realização do curso “Contabilidade para Não Contadores” com foco na análise de balanços e demonstrações contábeis, a ser realizado no dia 27 de agosto. (Assimp Sistema OCB/RJ)
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