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Sistema OCB/RJ apresenta plano de comunicação interna aos colaboradores

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Rio de Janeiro (4/6) – O projeto de Comunicação Interna – Endomarketing do Sistema OCB/RJ foi apresentado aos colaboradores da unidade estadual, na segunda-feira, dia 2. O programa será implantado na instituição por meio da Eleve RH Consultoria e Coaching.

O objetivo é trazer motivação, qualidade de vida, informação e valorização aos colaboradores, visando a uma mudança construtiva, melhorando assim a comunicação interna da empresa e, consequentemente, o atendimento aos clientes externos.

O projeto terá a duração de 120 dias e será dividido em cinco etapas: Pesquisa e diagnóstico, Definição de meta global, Criação dos ícones de comunicação interna, Definição das melhores estratégias de comunicação e Implantação das ações.

A apresentação foi realizada pela diretora da Eleve RH, Shana Allevato. “O endomarketing é uma das ferramentas mais utilizadas para a melhoria do clima organizacional, facilitando as relações entre patrão e funcionário. Os colaboradores fazem parte do processo de conquista, encantamento e fidelização dos clientes externos. E tudo que é feito dentro da empresa, seja bom ou ruim, reflete no cliente externo. Por isso, é importante o endomarketing, afinal, se o funcionário está satisfeito, ele poderá fazer bem o seu trabalho, que é a engrenagem principal para o êxito da empresa”, destacou Shana.

Coordenador de Recursos Humanos do Sescoop/RJ, Valdinei Calixto, entende que a uniformização do processo de comunicação é importante para o sucesso de uma instituição: “A partir do momento em que identificamos os nossos stakeholders (clientes) poderemos criar ações e estratégias para termos uma linguagem única e de fácil entendimento. A função do RH será criar uma boa comunicação e manutenção interna da empresa, aplicando ferramentas do marketing, porém destacando seus valores, cultura e objetivo”, explicou.

O presidente do Sistema OCB/RJ, Marcos Diaz, entende que o desenvolvimento do sistema cooperativista passa por uma comunicação mais eficiente.

“Todas as medidas são bem-vindas para o ambiente corporativo. Mas antes de conquistar o mercado e o cliente, é necessário que a empresa priorize o plano de envolvimento de sua administração, para que possa obter excelência e alcançar a satisfação de seus colaboradores”. (Assimp Sistema OCB/RJ)

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Sescoop/BA realiza ações voltadas a cooperativas de Feira de Santana

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Feira de Santana (4/6) – As cooperativas da cidade de Feira de Santana estão sendo contempladas com o Programa de Acompanhamento à Gestão Cooperativista (PAGC I). A programação começou ontem e vai até sexta-feira. O programa é promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no estado da Bahia (Sescoop/BA).

O programa tem por objetivo a manutenção das características da Sociedade Cooperativa e o desenvolvimento da qualidade da sua gestão, preservando sua credibilidade e transparência por meio de mecanismos de governança.

Os analistas de Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/BA, Valter Sampaio e Tássia Gouveia, são os responsáveis pela aplicação do programa nas cooperativas.

Acompanhe a programação:

Quando: dias 3 e 4:

- Cooperativa de Profissionais de Enfermagem da Bahia – COOPEN;
- Alô Cooperativa de Rádio Táxi de Feira de Santana – ALOCOOPTAXI.

Quando: dias 5 e 6:

- Cooperativa de Economia e Credito Mútuo dos Profissionais da Saúde Portal do Sertão;
- Cooperativa de Atividades Gerais da Bahia – ATIVACOOP.

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Botsuanenses aprendem sobre agropecuária brasileira

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Brasília (3/6) – As políticas públicas voltadas ao cooperativismo brasileiro e os cenários da agropecuária nacional estiveram entre os assuntos abordados hoje, durante o segundo dia do workshop de capacitação em gestão de cooperativas agrícolas oferecido pelo Sistema OCB a uma missão da República da Botsuana, que busca as experiências do Brasil para desenvolver sua produção de hortaliças.

A comitiva botsuanense está no Brasil desde ontem e ficará até o fim desta semana. O workshop é um dos desdobramentos do acordo de cooperação firmado entre os governos dos dois países, em 2005, por meio da Agência de Cooperação Brasileira, visando ao desenvolvimento do Cooperativismo e do Associativismo na Botsuana.

Ontem, a representante do governo da República de Botsuana, a embaixadora, Bernadette Sebage Rathedi, participou da abertura do workshop. Dirigindo-se aos seus compatriotas, ela disse que “aqui no Brasil o cooperativismo é uma realidade que funciona e que dá muitos resultados aos brasileiros.”

Em relação ao Sistema OCB, a embaixadora agradeceu ao apoio recebido, dizendo que a cooperação do Brasil – governo e Sistema OCB – são fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico de Botsuana.

“Graças ao apoio de vocês, poderemos ver o cooperativismo em nosso país avançar, pois a experiência de vocês é muito útil. Sem o espírito mundial de cooperação, as nações não conseguirão resolver seus problemas”, comenta Bernadette.

OBJETIVO - A ideia é capacitar lideranças cooperativistas e representantes de órgãos reguladores e promotores do cooperativismo em Botsuana na gestão específica de cooperativas de produtores de hortaliças. Todo o projeto é financiado pela Agência de Cooperação Brasileira.

O Sistema OCB, segundo o acordo de cooperação técnica, tem a responsabilidade de receber a delegação de Botsuana e organizar o workshop. Além disso, uma equipe técnica do Brasil realizará duas missões a Botsuana, com o objetivo de comprovar os resultados do projeto.

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Diversidade cultural nas organizações é tema de Encontro Estadual de RH

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Belo Horizonte (3/6) – As organizações de hoje são bem diferentes das empresas de 10 ou 15 anos atrás, e o destaque é, certamente, o perfil de seus funcionários. Independente do setor, as formas tradicionais de liderar, comunicar e de motivar equipes têm mudado consideravelmente. A diversidade cultural está presente no ambiente corporativo, com profissionais das gerações baby boomers, X, Y e Z convivendo, cada vez mais, em vários cargos hierárquicos.

No meio cooperativista essa realidade também é nítida, com desafios semelhantes aos de muitas organizações privadas: minimizar a constante evasão de funcionários da geração Y (jovens nascidos a partir da década de 1980), além de mesclar os vários tipos de padrões de comportamento e os paradigmas de sucesso.

Este foi o tema do IV Encontro Estadual dos Profissionais de RH das Cooperativas de Minas Gerais, realizado no dia 24/05, no sede do Sistema Ocemg. "Temos apostado em um modelo diferenciado de atuação, trabalhando mais próximo das cooperativas, trazendo assuntos cada vez mais em evidência no cotidiano das empresas", destacou o conselheiro de Ética do Sistema Ocemg, Geraldo Magela.

"Convivência entre gerações" foi o tema da palestra de abertura, com o médico Garibalde Mortoza Júnior, presidente do Sicoob Credicom. "Atrair, formar e reter talentos demandam investimentos de tempo e dinheiro para as empresas e isso tem sido um grande desafio para os gestores de Recursos Humanos", apontou.

Para a gerente de capacitação do Sistema Ocemg, Andréa Sayar, o respeito à diversidade sempre foi um forte valor preconizado pelo cooperativismo e o tema, em evidência nas organizações, merece reflexões pelos gestores de RH.

DIVERSIDADE – O desafio da diversidade é uma realidade no meio cooperativista. Maria Guilhermina Ferreira Lima, supervisora de pessoal da Cooperativa Agropecuária do Vale do Sapucaí (Coopervass), conta que dos mais de 220 funcionários, mais de 50% deles são formados por jovens da chamada geração Y.

"Os desafios para se adequar ao modelo e à filosofia de trabalho deles fazem parte da nossa realidade. Temos um índice de evasão alto, o que afeta e muito na contratação de mão de obra", disse.

Para a especialista Sirley Araújo, a diversidade se tornou um importante ingrediente para o sucesso no meio organizacional. E os gestores têm assimilado isso como um desafio: diferentes gerações, com características bem distintas, convivendo em vários níveis hierárquicos. O Encontro foi uma realização do Sistema Ocemg. (Assimp Sistema Ocemg)

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Empossada nova diretoria da Unicred do Brasil

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Brasília (2/6) – Em cerimônia realizada na sexta-feira (30/5), em Porto Alegre (RS), tomaram posse os novos membros dos Conselhos de Administração e Fiscal e da diretoria executiva da Confederação Nacional das Cooperativas Centrais Unicred´s – Unicred do Brasil. O superintendente, Renato Nobile, compôs a mesa de honra da cerimônia, representando o Sistema OCB.

Em seu discurso, Nobile, fez questão de frisar a importância do Sistema Unicred nas discussões que ocorrem no âmbito dos grupos de trabalho do Conselho Consultivo de Crédito (CECO). Ressaltou, ainda, a importância das cooperativas que fazem parte da Confederação Nacional das Cooperativas Centrais Unicred’s para o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo.

O superintendente do Sistema OCB também destacou a visão das duas administrações da Unicred do Brasil, tanto da antiga, quanto da nova. “O que dá o tom dos trabalhos da Confederação é a clareza que eles têm de que o principal agente do processo que envolve as instituições financeiras cooperativas é o cooperado”, ressalta Nobile.

COMPOSIÇÃO – O Conselho de Administração na gestão 2014-2018 tem como presidente o médico gaúcho Leo Airton Trombka e como vice-presidentes Ricardo Roberto Alves e José Luis Barreto Alves. A Diretoria Executiva, por sua vez, é composta por Evandro Jacó Kotz (Diretor Executivo) e pelos Diretores Mauro Costa e Márcio Dias Penna.

Para um público composto por representantes do Governo do Estado, do Banco Central do Brasil, do Sistema OCB, de entidades médicas e do setor cooperativo, de profissionais de todas as áreas da medicina e saúde, empresários, entre outros convidados, o doutor Leo fez um pronunciamento sobre este novo momento de sua trajetória profissional e de vida.

Compromisso assumido

No decorrer de sua fala, o novo presidente da Unicred do Brasil disse que assume o compromisso de buscar marcos normativos mais adequados ao crescimento do Sistema Cooperativo como um todo; que, com uma TI e um número de compensação únicos, será possível evoluir para uma verdadeira consolidação do Sistema, facilitando os ganhos de escala.

“Negociaremos com os players do mercado com maior representatividade o que, certamente, resultará em melhores condições para todos e em serviços e produtos mais competitivos aos cooperados. Temos que unir singulares, centrais e a Confederação. Vamos trabalhar em rede, mas, também respeitar as características de cada região. Trabalhando unidos demonstraremos que, em tempos de calmaria, ou nas crises, o sistema cooperativo pode ser o melhor investimento no mercado financeiro” afirmou.

Ele falou ainda sobre a relevância do cartão múltiplo, da Cobrança, da corretora Unicred, do plano de previdência da Unicred (Precaver). “Já temos um Fundo Garantidor Único Cooperativo, o que nos coloca em condições de igualdade com os bancos e estamos trabalhando para a criação de uma auditoria cooperativa, o que dará mais segurança para nosso negócio”.

Desafios e conquistas
 
Logo no início da solenidade, o ex-presidente da Unicred do Brasil, Euclides Reis Quaresma, desejou sucesso ao novo Conselho e à nova diretoria executiva e fez um breve relato dos desafios enfrentados pelo Conselho de Administração em sua gestão e que, vencidos, tornaram-se conquistas que, hoje, estão sendo compartilhadas.

“Começamos a construir uma instituição sólida, que ganhasse a confiança dos nossos cooperados e que fosse capaz de promover ações eficazes para o crescimento do Sistema”, enfatizou, lembrando que o Conselho teve a coragem de mudar a sistemática de governança da Unicred do Brasil, mesmo contrariando muitos interesses.

Finalizando, doutor Quaresma deixou uma mensagem para os técnicos e novos dirigentes do Sistema Unicred: “Pensem mais nos seus cooperados do que em suas cooperativas”.

Por outro lado, os novos integrantes do Conselho e da Diretoria consideram que a gestão do doutor Quaresma foi um período de muita competência, inovação, fortalecimento e credibilidade para a Unicred do Brasil e que, como presidente, ele deixou sua marca.

O vice-presidente José Luis Barreto Alves analisa que este foi um período de construção, de aprimoramento da auditoria, da gestão de riscos, dos negócios e principalmente de unificação da TI. “Daremos continuidade a este trabalho, visando sempre o melhor serviço ao cooperado”, diz ele.

Na mesma linha, o vice-presidente Ricardo Roberto Alves considera que o trabalho deve continuar focado na unificação do sistema de TI, onde o cooperado, em qualquer lugar do País pode acessar suas contas e realizar suas operações financeiras.  Ele conclui dizendo, que o alinhamento com todas as centrais será vital para o crescimento do sistema. (Com informações da assessoria de imprensa da Unicred do Brasil)

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Delegação técnica da Botsuana chega ao Brasil para capacitação cooperativista

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Brasília (2/6) – O cooperativismo brasileiro é, cada vez, mais destaque no cenário internacional. Uma das comprovações dessa constatação, é que uma delegação da República de Botsuana chegou ao Brasil com a finalidade de receber informações a respeito da gestão de cooperativas, especialmente aquelas voltadas para a produção de hortaliças. Todo o treinamento está sendo oferecido pelo Sistema OCB.

A vinda da comitiva botsuanense ao Brasil é um dos desdobramentos do acordo de cooperação firmado entre os governos dos dois países, em 2005, por meio da Agência de Cooperação Brasileira, visando ao desenvolvimento do Cooperativismo e do Associativismo na Botsuana.

Durante a abertura do workshop de capacitação em gestão de cooperativas agrícolas, a gerente geral da OCB, Tânia Zanella, deu as boas vindas ao grupo e disse que toda a estrutura da organização está a disposição dos botsuanenses.

“Ao longo das últimas três décadas, o Sistema OCB tem lutado para fortalecer e desenvolver cada vez mais as cooperativas brasileiras. Já avançamos bastante e sabemos o quanto ainda temos de caminhar para alcançar as nossas metas. Por isso, recebê-los e auxiliá-los a desenvolver o cooperativismo no país de vocês é uma honra”, comenta Tânia Zanella.

A representante do governo da República de Botsuana, a embaixadora, Bernadette Sebage Rathedi, também participou da abertura. Dirigindo-se aos seus compatriotas, ela disse que “aqui no Brasil o cooperativismo é uma realidade que funciona e que dá muitos resultados aos brasileiros.”

Em relação ao Sistema OCB, a embaixadora agradeceu ao apoio recebido, dizendo que a cooperação do Brasil – governo e Sistema OCB – são fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico de Botsuana.

“Graças ao apoio de vocês, poderemos ver o cooperativismo em nosso país avançar, pois a experiência de vocês é muito útil. Sem o espírito mundial de cooperação, as nações não conseguirão resolver seus problemas”, comenta Bernadette.

INFORMAÇÕES - A ideia é capacitar lideranças cooperativistas e representantes de órgãos reguladores e promotores do cooperativismo em Botsuana na gestão específica de cooperativas de produtores de hortaliças. Todo o projeto é financiado pela Agência de Cooperação Brasileira.

O Sistema OCB, segundo o acordo de cooperação técnica, tem a responsabilidade de receber a delegação de Botsuana e organizar o workshop em gestão de cooperativas. Além disso, uma equipe técnica do setor cooperativista brasileiro realizará duas missões a Botsuana, com o objetivo de comprovar os resultados do projeto.

NÚMEROS – A República da Botsuana está localizada na região sul da África e possui números impressionantes: dois milhões de habitantes, sendo que 39% ainda vivem na zona rural. Do total geral, 81% são alfabetizados e 30% da população estão contaminados com o vírus do HIV. O país tem o tamanho do estado da Bahia, mas 85% de seu território estão cobertos pelo deserto do Kalahari.

ECONOMIA – O país africano possui uma forte pecuária e produção de sorgo, milho, feijão, girassol e amendoim. Além disso, a economia também se baseia na extração de diamantes, cobre, níquel, sal, carbonato de potássio, carvão, ferro, prata e produção têxtil.

COOPERATIVISMO – Os ramos mais representativos são: Crédito, Produção e Consumo. Além disso, há dois outros ramos que o Brasil ainda não tem: Multi-porpose, responsável pelo suprimento de commodities e serviços agrícolas; e Marketing, cuja finalidade é realizar prospecção de mercados e liberação de crédito para produção.

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Cooperativas exportam quase US$ 2 bi no primeiro quadrimestre

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Brasília (2/6) – O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, acaba de divulgar o resultado da balança comercial brasileira, relativa às operações envolvendo cooperativas nos quatro primeiros meses deste ano. De acordo com o documento, as exportações do setor cooperativista somaram US$ 1.957,9 milhões.

Do lado da importação, houve um aumento de 54,9% nas compras externas efetuadas por cooperativas, que passaram de US$ 101,4 milhões, em 2013, e US$ 157 milhões em 2014. Historicamente, a balança comercial das cooperativas apresenta saldo positivo, tendo alcançado US$ 1.800,9 milhões no período de janeiro a abril deste ano.

PRODUTOS – Entre os principais produtos exportados pelas cooperativas, nos meses de janeiro a abril, destacam-se:

1-    Soja em grão (com vendas de US$ 403,9 milhões, representando 20,6% do total exportado pelas cooperativas)
2-    Açúcar refinado (US$ 305,9 milhões, 15,6%)
3-    Carne de frango (US$ 275,4 milhões, 14,1%)
4-    Açúcar bruto (de US$ 215,6 milhões, 11%)
5-    Farelo de soja (US$ 189,5 milhões, 9,7%)

MERCADOS – As vendas externas das cooperativas alcançaram, nesse quadrimestre, 127 países. Esse número é maior do que o registrado no ano passado, quando 125 países foram nossos clientes, no mesmo período. Por conta de sua participação no total das vendas do setor, destacamos os cinco principais destinos:
1 – China (vendas de US$ 419,4 milhões, representando 21,4% do total)
2 – Alemanha (US$ 170,2 milhões, 8,7%)
3 – Emirados Árabes Unidos (US$ 156,7 milhões, 8,0%)
4 – Estados Unidos (US$ 153,8 milhões, 7,9%)
5 – Arábia Saudita (US$ 95,3 milhões, 4,9%)

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Maternidade Unimed investe na redução das cesarianas sem indicação

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Belo Horizonte (2/6) – Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), as taxas de parto cesáreo entre as mulheres atendidas por planos de saúde no Brasil estão entre as mais elevadas do mundo, correspondendo a cerca de 80% dos partos realizados. Esse índice supera em muito o recomendado pela Organização Mundial de Saúde, que é de 15%.

Para enfrentar esse quadro, a Unimed-BH está investindo no fortalecimento da sua linha de cuidado maternoinfantil, com duas grandes metas: o estímulo ao pré-natal de qualidade, com a realização de todas as consultas e os exames recomendados, e o incentivo ao parto normal.

Como resultado, a Maternidade Unimed – Unidade Grajaú, que integra a rede própria de serviços de saúde da Cooperativa, já apresenta a maior proporção de partos normais entre os hospitais privados de Belo Horizonte. Da média de 440 partos realizados por mês, 44% são por via baixa e 56% correspondem a cesarianas.

Com o objetivo de reduzir ainda mais o percentual de cesarianas, a Maternidade Unimed consolidou uma linha de atenção perinatal, que acompanha a gestante desde a sua entrada no hospital até o momento da alta. As ações propostas se baseiam na implantação das boas práticas no parto e no nascimento, conforme as recomendações da Organização Mundial de Saúde.

A área de urgências e emergências obstétricas foi reestruturada com a adoção, de forma pioneira na rede privada da cidade, de um sistema de classificação de risco das pacientes. O modelo permite priorizar o atendimento aos casos de maior gravidade. A equipe assistencial também passou a contar com enfermeiras obstetrizes e doulas.

Destaca-se, ainda, o investimento em informação e na capacitação dos profissionais envolvidos. O corpo clínico recebe, mensalmente, relatórios com o número de partos realizados e a proporção de cesáreas em cada plantão. Além disso, os médicos participam de reuniões clínicas mensais para discussão de casos e atualização dos protocolos assistenciais. Desde 2013, já foram realizados dois seminários sobre a atenção perinatal, incluindo experiências internacionais no tema. As palestras abordaram vários aspectos relacionados ao bem-estar da gestante e do bebê, focadas no cuidado desde o início da gestação até os primeiros dias de vida.

Atualmente, a Maternidade representa a Unimed BH no curso “Ciência da Melhoria na Prática”, promovido pela Unimed do Brasil juntamente com o Institute for Healthcare Improvement (IHI). O programa tem como tema a implantação das boas práticas no parto e no nascimento, com o consequente aumento da taxa de parto normal.

ESTRUTURA - Ainda em junho, serão iniciadas obras de reforma na área de pré-parto, que passará a oferecer uma infraestrutura mais moderna e adequada ao parto humanizado. Serão criados dois quartos PPP (pré-parto/parto/puerpério) com banheira e dois leitos de pré-parto em ambiente privativo.

O projeto é mais uma melhoria que faz parte da estratégia da Unimed-BH de estimular as boas práticas obstétricas, propiciando à equipe assistencial e às pacientes condições favoráveis ao parto normal, bem como mais conforto e privacidade às gestantes e a seus familiares.

MATERNIDADE – A Maternidade Unimed – Unidade Grajaú comemora, em 2014, dez anos de operação como uma das principais referências em saúde maternoinfantil na rede privada da Grande Belo Horizonte. O serviço dispõe de 119 leitos, dos quais 40 são destinados à maternidade. Conta, ainda, com Serviço de Gestação de Alto Risco, Unidade de Terapia Intensiva de Adultos e Unidade de Cuidados Progressivos Neonatais – esta com 30 leitos.

O hospital é referência em qualificação em Belo Horizonte, possuindo acreditação hospitalar no nível de excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), além de ter sido recomendado à acreditação internacional pela norte-americana National Integrated Accreditation for Healthcare Organizations (Niaho). Seu sistema de gestão é certificado ainda conforme as normas ISO 9001, de qualidade, e ISO 31000, relativa à gestão de riscos. Anualmente, a unidade responde por mais de 13,5 mil internações.

Conheça mais: www.unimedbh.com.br

(Assimp Unimed Belo Horizonte)

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Coopercentral investe R$ 27 milhões em armazenagem

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Cunha Porã (2/6) - No primeiro bimestre do próximo ano, a Cooperativa Central Aurora Alimentos inaugurará um conjunto de armazenamento composto por oito silos com capacidade para um milhão de sacas de grãos, no município de Cunha Porã. O valor total do investimento é de R$ 27 milhões.

O empreendimento localiza-se no complexo da Fábrica de Rações, em terreno com área superficial de 12 hectares. Ali, estão sendo construídos mais oito silos de concreto armado: dois de quatro mil toneladas e seis de nove mil toneladas, totalizando uma ampliação de 62 mil toneladas.

Com esses investimentos, a capacidade estática de armazenamento da unidade ficará em 90 mil toneladas ou 1,5 milhão de sacas de grãos. O produto a ser armazenado é essencialmente milho para elaboração de rações. Os recursos, porém, também permitirão dobrar a armazenagem de farelo de soja, de duas mil para quatro mil toneladas.

A obra é financiada pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), tendo como agente financeiro o Banco Regional de Desenvolvimento (BRDE), por meio da linha de recursos do Programa de Construção e Ampliação de Armazéns (PCA).

O diretor de agropecuária, Marcos Antônio Zordan, enfatiza que os novos silos garantirão a matéria-prima para um dos mais modernos complexos de produção de rações para frangos de corte do país. A moderna planta industrial tem 20 mil metros quadrados de área construída e produz 80 toneladas por hora. (Assimp Aurora – Sistema Ocesc)

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OCDF e Sedest discutem melhoria para cooperativas de catadores de recicláveis

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Brasília (2/6) – O presidente do Sistema OCDF, Roberto Marazi, e seu superintendente, Remy Gorga, participaram na manhã de quinta-feira (29/05) de uma reunião na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest) para discutir estratégias de atuação do Comitê Gestor Intersetorial para Inclusão Social e Econômica de Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis do DF, junto às cooperativas de reciclagem.

O objetivo foi estabelecer parceria do Comitê com o Sistema OCDF para a realização de ações que visem à regularização das cooperativas e ao aprimoramento dos processos de gestão.

Ainda neste mês, deve ocorrer uma reunião com os dirigentes das cooperativas com o intuito de levantar as necessidades para a elaboração de um plano de ação.

O Presidente do Sistema OCDF, Roberto Marazi, falou da importância de um trabalho conjunto com vistas a melhorar as condições de funcionamento dessas cooperativas para que elas possam, efetivamente, levar benefícios econômicos e sociais aos seus associados.

Participaram da reunião: dirigentes do Sistema OCDF/DF, representantes da Sesdest, Defensoria Pública da União e da Casa Civil. (Assimp Sistema OCDF)

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Sistema Ocesp realiza 13º Fórum de Aspectos Legais do Cooperativismo

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Brasília (30/5) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no estado de São Paulo (Sescoop/SP), em parceria com a Ocesp, realizou hoje a 13ª edição do Fórum de Aspectos Legais do Cooperativismo. O evento que ocorreu na capital paulista, contou com a participação de representantes do Sistema OCB.

O evento é realizado anualmente e tem como objetivo promover a discussão jurídica sobre assuntos que envolvem o direito cooperativo, possibilitando assim o desenvolvimento das cooperativas com maior segurança jurídica.

Neste ano, o fórum visa promover debates com intuito de levar as lideranças, principalmente do ramo Transporte, bem como seu corpo jurídico, a refletir sobre assuntos voltados ao Direito Cooperativo.

A abertura do evento ficou a cargo do presidente do Sistema Ocesp, Edivaldo Del Grande, e de seu superintendente jurídico, José Henrique da Silva Galhardo.

Na sequência o coordenador nacional do ramo Transporte do Sistema OCB, Abel Paré, abordou a questão da Estrutura Jurídica do Conselho Consultivo do Ramo Transporte.

Além disso, cases de cooperativas que atuam com proteção da frota, participação em licitações públicas e de pessoas jurídicas nas cooperativas estiveram entre as pautas abordadas no evento.

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Diretor do Sistema OCB participa da abertura do 22º Suespar

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Brasília (29/5) – A 22ª edição do Simpósio das Unimeds do Estado do Paraná (Suespar) começa logo mais e contará com a participação do presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, que é diretor do Sistema OCB, representando os estados do sul do Brasil.

Com o tema “Estratégia, Inovação e Sustentabilidade”, o evento será realizado de hoje até domingo (1º/6), em Foz do Iguaçu. A programação do 22º Suespar é composta por palestras que abordarão a Judicialização, a Governança Cooperativa, a Atenção Primária, a Inovação, entre outros.

Além das palestras, os presentes poderão participar das oficinas e dos minieventos, que terão como destaque, “Operadoras x Prestadores”, “Indicadores de Gestão de Assuntos Jurídicos”, “Gestão da Segurança do Paciente e os Atores Envolvidos”, Acreditação de Operadoras”, “Estratégia e Projetos: O que fazer e como fazer?” e “Como Administrar as Mídias Sociais na Gestão da Unimed”.

No Simpósio, ainda será apresentado o tradicional prêmio Performance de Gestão, voltado às singulares paranaenses. Uma das novidades dessa edição do evento é a apresentação do Show Grand Spectacle The Cirque Universo Casuo, no dia 30 de maio.

O 22º Suespar deverá reunir, aproximadamente, 700 pessoas. Mais uma vez, concentrados em três dias de intensa programação, os colaboradores, dirigentes e cooperados do Sistema Unimed, além de outros convidados, terão a oportunidade de compartilhar conhecimentos, trocar experiências e discutir os principais temas relacionados à saúde.

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Educação empreendedora, financeira e cooperativista são temas de seminário em Minas Gerais

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Brasília (29/5) – De acordo com a última edição da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM/2013), 50% dos empreendedores com até três anos e meio de atividade têm entre 18 e 34 anos. Para discutir a importância da educação empreendedora na formação das novas gerações, o Sebrae Minas e o Sicoob Saromcredi, iniciaram hoje, em São Roque de Minas, na Serra da Canastra, em Minas Gerais, o 1º Seminário de Educação Empreendedora, Financeira e Cooperativista.

A abertura do evento contou com participação de diversas autoridades do setor cooperativista, dentre elas, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas. Segundo ele, o cooperativismo de crédito é um setor que tem muito a celebrar.

“Somos um setor que conta com o respeito de um dos parceiros mais importantes que alguém poderia ter: o Banco Central do Brasil. Graças à parceria estabelecida ao longo dos anos, foi possível avançar em muitos aspectos, como a criação dos normativos do FGCoop e o permanente crescimento e fortalecimento do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo. Isso demonstra que o governo reconhece a importância que temos para a economia do país”, enfatiza Márcio Freitas.

SEMINÁRIO - O seminário reúne cerca de 350 participantes, entre secretários de educação de 19 municípios, educadores e lideranças do sistema de cooperativismo de crédito de Minas Gerais, principalmente da região do entorno da Serra da Canastra e do Noroeste do estado.

Conta com a participação de profissionais do sistema financeiro nacional e de instituições de educação financeira, entre eles o diretor de Relacionamento Institucional e Cidadania do Banco Central do Brasil, Luiz Edson Feltrim, e a superintendente da Associação Brasileira de Educação Financeira, Silvia Morais.

No evento serão apresentadas experiências de educação cooperativista empreendedora nas cidades mineiras de São Roque de Minas e João Pinheiro e na cidade gaúcha de Nova Petrópolis. Em São Roque de Minas, todos os professores da rede municipal e estadual de ensino foram capacitados pelo Sebrae no projeto Cultura Empreendedora nas Instituições de Ensino. Por meio desta iniciativa, crianças e jovens desenvolvem o poder de argumentação, de planejamento, de tomada de decisão, entre outras características empreendedoras.

CASO EMBLEMÁTICO: Depois de participar da abertura do seminário, o presidente do Sistema OCB foi conhecer o Sicoob Saromcredi, instituição financeira cooperativa que tem a posse de um dos casos mais emblemáticos da história do cooperativismo brasileiro no que diz respeito ao desenvolvimento econômico-social de um município. A história é a seguinte:

CIDADE – São Roque de Minas é uma cidade localizada na Serra da Canastra, próximo à nascente do rio São Francisco. Possui quase de 6,5 mil habitantes e um orgulho que não cabe no peito. O motivo? Sua cooperativa de crédito rural. De 1940 a 1950 a cidade era praticamente isolada, estradas precárias, pontes de madeira que não ofereciam segurança e o carro de boi movia a economia local.

A economia da cidade era apenas de subsistência, com o cultivo de milho, café, mandioca, arroz, feijão e pecuária leiteira. Os filhos dos fazendeiros saíam para estudar nos grandes centros urbanos e não voltavam mais. Com isso, restaram apenas 800 aposentados responsáveis por impulsionar a economia, juntamente com os pequenos produtores rurais e as arrecadações do FPM e ICMS do município.


PROBLEMA – O leite produzido no município era destinado quase só para a produção artesanal de queijo, o famoso queijo da Serra da Canastra, comercializado pelos queijeiros, em São Paulo. Até 1991, toda movimentação financeira passava pela Minas Caixa, instituição financeira liquidada pelo Banco Central.


A extinção do banco local representou a morte de São Roque de Minas, pois toda economia teve de ser transferida para cidades vizinhas. O município não contava com nenhuma agência bancária. Um grupo de 27 agricultores tomou a iniciativa de constituir uma cooperativa de crédito – a Saromcredi – pois o serviço bancário mais próximo estava a mais de 60 km.


No início, o desejo era um mínimo de dignidade no que diz respeito a serviço bancário. Em 1994, com o Plano Real, começaram as operações de crédito para o cultivo de milho e café dos associados, investimento na produção, o que gerou emprego, renda, depósito e mais operações de crédito. Esse movimento, desde então, nunca mais parou mais.


DESENVOLVIMENTO - A Saromcredi é um surpreendente caso de força da comunidade. A instalação da cooperativa alavancou o desenvolvimento do comércio, da prestação de serviços na cidade, da produção agrícola, etc. A cooperativa, além de contar com serviços bancários completos, passou aplicar no próprio município os recursos ali captados, o que vem fomentando o desenvolvimento econômico e social da região.


A cidade, que no passado era exportadora de mão de obra, passou a ser importadora. O PIB do município cresce ano a ano. A cooperativa, juntamente com os pais de alunos que lá são associados, criou a Cooperativa Educacional de São Roque de Minas, entidade mantenedora do Instituto Ellos de Educação, que oferece filosofia cooperativista, resgata a tradição e a cidadania, e trata das questões do meio-ambiente.


Neste sentido, a cooperativa pode desfrutar do acervo natural no Parque da Serra da Canastra. E ainda tem um viveiro de mudas de eucalipto e de espécies nativas para reposição das matas ciliares.


QUALIFICAÇÃO DA PRODUÇÃO – Atualmente, a cooperativa investe no projeto de qualificação do Queijo Minas Artesanal da Serra da Canastra, com apoio de técnicos franceses e da Secretaria de Agricultura do Estado de Minas Gerais, do Sebrae, do Sistema Ocemg e do CNPQ, entre outros.


Também está implantando uma unidade armazenadora de grãos (milho e soja) com nome mil toneladas de capacidade. E, como a comunidade não tinha acesso à Internet, providenciou a instalação de um provedor.

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ENTREVISTA DA SEMANA – Jairo Martins

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Brasília (28/5) – O Informativo do Sistema OCB traz nesta semana uma entrevista com o superintendente-geral Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), Jairo Martins, que resume os principais pontos do Modelo de Excelência da Gestão (MEG), criado pela FNQ para aplicar metodologias que abrem caminhos para as organizações buscarem as melhores práticas. A entrevista também pode ser conferida na edição especial da revista Saber Cooperar que trata sobre o Prêmio Sescoop Excelência em Gestão.

O que é uma boa gestão?

Jairo Martins
– É quando a liderança atua de forma transparente e muitas vezes compartilhada, visando atender às necessidades e expectativas de seu público-alvo, e atuando de forma responsável na sociedade.

Como uma boa gestão impacta na competitividade e nos resultados financeiros e gerais das empresas?

Jairo Martins
– Uma boa gestão impacta no aumento da competitividade das organizações, potencializando os resultados financeiros e não financeiros. Isto porque organiza as informações e dissemina conhecimentos por meio da valorização das pessoas.

Como o Modelo de Excelência da Gestão, o MEG, ajuda a melhorar a gestão?

Jairo Martins
– O Sistema OCB escolheu o MEG porque é uma referência mundial das organizações e os seus fundamentos são aderentes aos valores do cooperativismo. Podemos ressaltar o trabalho das cooperativas na busca da profissionalização da gestão e a contribuição efetiva do Sistema OCB nesse processo.

Como boas práticas de gestão das micro e pequenas empresas e das cooperativas impactam na sociedade de maneira geral?

Jairo Martins
– As boas práticas de gestão em todas as organizações, sejam elas mercantis ou cooperativas, impactam diretamente no crescimento do país, na sustentabilidade da sociedade. No cooperativismo, especificamente, impacta na renda de mais de 11 milhões de brasileiros, além da comunidade local. A adoção de boas práticas de gestão leva ao profissionalismo e, consequentemente, à maior competitividade.

Com isso, empresas e cooperativas – cada uma na sua forma de atuação – tendem a intensificar os seus negócios e, consequentemente, a gerar melhores resultados. No caso das sociedades cooperativas, melhores resultados, como dito acima, aos seus cooperados e, também, ao desenvolvimento das comunidades onde estão localizadas.

Qualidade, gestão e bem estar social estariam, então, interligados?

Jairo Martins
– Organizações com boas práticas de gestão promovem maior participação econômica e, consequentemente, o desenvolvimento sustentável da sociedade. Dessa forma, geram oportunidades, bem-estar social às pessoas, melhor qualidade de vida, mais felicidade.

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Elicoop Feminino deve receber 220 lideranças de 14 cooperativas

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Medianeira (28/5) – O Sistema Ocepar promove, amanhã e depois, na Associação da Cooperativa Lar, em Medianeira, no oeste do estado, o 9º Elicoop Feminino (Encontro da Liderança Feminina), com a expectativa de reunir 220 participantes de 14 cooperativas: Castrolanda, Cocamar, Coopavel, C.Vale, Cocari, Nova Produtiva, Integrada, Lar, Bom Jesus, Coagru, Copacol, Copagril, Copagra e Camisc.

“Voltando para casa” é o tema desta edição do evento. “Quando começamos a realizar o Elicoop Feminino, o objetivo foi estimular a atualização e a profissionalização das mulheres que vivem no meio rural para que elas tivessem condições de ajudar seus maridos nas decisões dos negócios das propriedades e, ainda, aumentar a participação delas nas cooperativas. Esses propósitos foram atingidos e, agora, a ideia é resgatar o papel da mulher no núcleo familiar, como mãe e esposa, por exemplo”, explicou a analista de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Fabianne Ratzke.

OFICINAS – O tema será debatido por meio de oficinas, conduzidas pelo consultor Ney de Almeida Guimarães. Além disso, haverá as participações especiais da funcionária da Lar, Carmem Reis, e de Suzana Pieniz, cooperada, colaboradora e integrante do Conselho da Lar, que vão ministrar mini-palestras, contando suas trajetórias pessoais e profissionais, ilustrando bem a temática do 9º Elicoop Feminino.

PALESTRAS – A programação do evento contempla ainda a apresentação das palestras sobre Geração X e Y, com o especialista Dado Schneider, e Neurogestão, com o professor Marcelo Peruzzo. (Sistema Ocepar)

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Cooperados da Recicoop participam de curso de aperfeiçoamento

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Rio de Janeiro (28/5) - “Quero agradecer ao Sistema OCB/RJ pela realização de mais essa capacitação. Por meio das aulas, estamos aprendendo e melhorado cada vez mais o nosso trabalho diário”. Com essa frase, Daiana Guedes, 23 anos, uma das 25 pessoas que participaram do curso de Gestão Administrativa e de Investimentos Sociais, realizado pelo Sescoop-RJ, definiu seu sentimento.

O curso ocorreu na Central de Triagem de Irajá e foi direcionado aos cooperados da Central de Cooperativas de Catadores de Material Reciclável (Recicoop).

A formação faz parte do Programa de Ampliação da Coleta Seletiva da Cidade do Rio de Janeiro com a Inclusão Social e Produtiva dos Catadores de Materiais Recicláveis, uma parceria entre a Prefeitura do Rio de Janeiro, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Sustentável (BNDES) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio de Janeiro (Sescoop/RJ).

O coordenador de Recursos Humanos do Sescoop/RJ, Valdinei Calixto explicou que o objetivo da instituição é o de promover o fortalecimento do cooperativismo no estado.

“O sentimento do cooperativismo é o de que todos, unidos, consigam realizar o que almejam. O cooperativismo é a oportunidade de promover o desenvolvimento econômico e social e de transformar vidas. É por isso que promovemos esse e tantos outros cursos”, contou.

O coordenador de Formação Profissional do Sescoop/RJ, Adelson Novaes acredita que o curso é o início de uma longa caminhada. “Os olhares de cada um dos participantes mostram que estão indo no caminho correto. Desta forma, a sociedade sairá ganhando”, disse. (Assimp Sistema OCB/RJ)

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Cooperativa Comigo incentiva jovens a atuarem no agronegócio

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Goiânia (28/5) – A Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo), em parceria com o Sistema OCB/GO, realizou na última sexta-feira (23/5) o “Encontro da Juventude Cooperativista da Comigo”. O evento foi realizado com o objetivo de elevar o interesse do jovem pelo cooperativismo, aliando capacitação e informação, com foco na sucessão familiar e na continuidade das atividades agropecuárias.

A iniciativa também objetivou auxiliar no desenvolvimento de futuros profissionais e de incentivar as próximas gerações a participarem do agronegócio e do cooperativismo. O Encontro faz parte do "Programa de Jovens Lideranças Cooperativas", desenvolvido pela Comigo desde 2012, o qual conta com a participação de produtores rurais e familiares, representando a continuidade do setor produtivo.
 
Durante o evento, os participantes assistiram as falas dos consultores Ney Guimarães, intitulada “Protagonismo Juvenil Cooperativista”, e Elise Hoffmann, com “O papel da Juventude no Fortalecimento da Cooperativa e do Cooperativismo”. Foram abordados temas relacionados à inserção destes jovens no agronegócio, os desafios da atividade, o conflito de gerações e a continuidade do trabalho no campo. (Sistema OCB/GO com informações da Assessoria de Comunicação da Comigo)

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Unicred do Brasil tem nova diretoria que aposta na união das centrais

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Porto Alegre (27/5) – O Sistema Unicred atingiu a maioridade oferecendo serviços financeiros no interior do Rio Grande do Sul que contribuíram para a realização dos sonhos de um segmento dos mais importantes da população – o da Saúde.

Há 24 anos atuando com sua capilaridade em regiões desassistidas pelos bancos comerciais e oferecendo baixo custo nas modalidades de crédito, a Unicred ganhou força pelo país e tornou-se efetivamente um sistema que, hoje, integra o Sistema Financeiro Nacional. A Unicred do Brasil tem cinco centrais, 51 cooperativas, 290 unidades de negócios e mais de 180 mil cooperados.

Em 2º lugar no ranking das Centrais no Brasil, a Unicred Central RS fechou 2013 com um volume de ativos próximo de R$ 1,5 bilhão, ou seja, 49% a mais do que o volume registrado em 2011.

Esse desempenho, nos últimos três anos, foi resultado da credibilidade e confiança na marca, que ampliou o número de cooperados de 26.240 para 33.317 e também pelos benefícios proporcionados com os lançamentos de novos produtos e serviços nas 12 cooperativas distribuídas pelo estado.

O reconhecimento pelo excepcional desempenho no estado do Rio Grande do Sul fez com que o principal gestor da Unicred Central RS, o médico gaúcho Leo Trombka, fosse eleito presidente da  Confederação Nacional das Cooperativas Centrais Unicred´s – Unicred do Brasil, para a gestão 2014-2018.

Também foram eleitos como vice-presidentes Ricardo Roberto Alves, da Central Rio de Janeiro, e José Luís Barreto Alves, da Central São Paulo.  A eleição ocorreu durante Assembleia Geral Ordinária, em 27/3, em São Paulo.

Para o novo presidente, a Unicred passa por um novo momento: “Vamos continuar trabalhando com ações baseadas em um cenário futuro, antecipando-nos aos fatos para propiciar um crescimento cada vez maior da Unicred, integrado a um sistema nacional que opere em rede, respeitando a singularidade de cada Central”. (Assimp Unicred do Brasil)

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Mais de 200 pessoas participam do programa Leite a Pasto

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Cuiabá (MT) 27 de maio de 2014 - O Programa Leite a Pasto – Educação Continuada – do Sistema OCB/MT chegou ao município de Terra Nova do Norte (643 km de Cuiabá), para atender os cooperados da Cooperativa Agropecuária Mista Terranova – Coopernova. No período de 19 a 23 de maio, mais e 200 pessoas participaram das atividades programadas para a primeira etapa do processo.

“A receptividade foi excelente e além de um número expressivo de participantes, tanto a cooperativa como os cooperados estão com boa expectativa no aumento da produção do leite na região”, disse o analista de Desenvolvimento do Sistema OCB/MT, Mauro Machado Vieira.

Atualmente, a Coopernova conta com 1.610 produtores de leite, cuja tiragem média do alimento gira em torno de 82 litros por dia. A meta é aumentar essa média para 500 litros/dia, nos próximos anos, solucionando os diversos problemas levantados, como a sazonalidade de produção.

O Programa Leite a Pasto começa na cooperativa com oito Unidades Demonstrativas, onde cada uma convida mais 10 Unidades Satélites, que por sua vez convidam mais cinco unidades, que se comprometem em levar mais três unidades cada. “A ideia é multiplicar o número de participantes”, disse Mauro Machado.

Nesse primeiro encontro em Terra Nova do Norte, os participantes tiveram uma prévia do Programa, aulas no campo e orientação de como desenvolver as atividades, como o controle reprodutivo e leiteiro, manejo nas pastagens, movimentação do rebanho e controle financeiro. O próximo encontro com os produtores da Coopernova será no mês de agosto.

Com o propósito de organizar a cadeia produtiva leiteira no estado o Sistema OCB/MT criou o Programa Leite a Pasto – Educação Continuada, que tem como proposta desenvolver o conhecimento estratégico, a qualificação técnica dos gestores e seus cooperados. Foram identificadas 32 cooperativas de leite, sendo que 14 possuem unidade industrial. Dessas, quatro cooperativas são responsáveis por 90% da produção e industrialização do leite de Mato Grosso.

Participam do Programa as cooperativas Coopenoroeste, em Araputanga localizada na região Oeste de Mato Grosso; a Coopernova, na cidade de Terra Nova do Norte na região Norte ; a Comajul em Juscimeira, região Sul; e a Cooperativa Campileite em Campinápolis na região Nordeste. (Sistema OCB/MT)

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Pedroafonsinos participam da maior feira de cooperativismo do mundo

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Pedro Afonso (22/05) – A Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) fez questão de marcar presença em um dos mais importantes espaços de exposição do cooperativismo mundial: a Expocoop 2014, realizada em Curitiba (PR), na semana passada.

De Pedro Afonso, cidade onde a Coapa está instalada, participaram: Ricardo Khouri (presidente), Evanis Roberto Lopes (conselheiro), José Rander Lopes (superintendente) e Maria Silvana Ramos (agente de Desenvolvimento Humano), além do professor da Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso (Coed), Francisco de Assis.

A Feira Internacional de Negócios para o Setor Cooperativo divulga produtos e serviços das cooperativas. Em destaque em 2014 esteve o programa CooperGênero, que completou uma década. A ação busca proporcionar à mulher treinamentos de geração de trabalho e renda, auxiliando em sua autoestima e na igualdade entre homens e mulheres.

Durante o seminário “CooperGênero Uma Década: Organização e Desenvolvimento”, promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio do Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural, e da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, a  agente de Desenvolvimento Humano da Coapa, Maria Silvana Ramos, apresentou a experiência positiva do Tocantins; a criação do Núcleo Feminino da Coapa, que vem desde 2007 buscando rumos e, finalmente em 2010, através da Organização do Quadro Social, obteve forma e conteúdo.

Em sua apresentação Maria Silvana explanou sobre o desenvolvimento do Núcleo Feminino e a forma como trabalha agregando mulheres da comunidade de Pedro Afonso e região. Ainda destacou a metodologia das atividades do grupo, que são mensais e contam com reuniões de planejamento de ações, momento cooperativista e o projeto “Gera Renda”, que consiste em cursos e oficinas com profissionais de diversas áreas, escolhidos pelas integrantes do grupo. 

“O nosso Núcleo Feminino não tem caráter social e sim profissionalizante e educativo, diz Maria Silvana. É quase uma incubadora, capacitando e dando noções e valores de cooperativismo às mulheres que nos cercam, e isso é bom no sentido de promover o cooperativismo”, explicou Maria Silvana.
 
“Foi muita válida a participação dos cooperativistas tocantinenses na Expocoop 2014, momento de mostrar nossas experiências e de conhecer ações de cooperativas de todo mundo. Essa troca de experiências só ajuda a desenvolver o segmento cooperativista brasileiro”, avaliou Ricardo Khouri.
 
Para o superintendente da Coapa, José Rander Lopes, a Expocoop serviu para mostrar o importante papel que as cooperativas executam nas comunidades onde estão inseridas, contribuindo para o desenvolvimento econômico e humano. “As cooperativas são promotoras do bem comum e da distribuição das riquezas”, avaliou. (Assimp Coapa)

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