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Período de inscrições do Prêmio Ocergs é prorrogado

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Porto Alegre (22/04) – Em Assembleia Geral Extraordinária, realizada no dia 15 de abril, o prazo para inscrições no Prêmio Ocergs de Cooperativismo foi prorrogado. A nova data, dia 29 de maio, foi definida para que a entrega do Prêmio seja feita no XVI Seminário Gaúcho de Cooperativismo, que ocorre nos dias 31 de julho e 1º de agosto, em Bento Gonçalves.

O Prêmio Ocergs de Cooperativismo tem como objetivo reconhecer e divulgar as cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul que prestam serviços relevantes aos seus associados e à comunidade em geral, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social.

O Prêmio contempla três categorias: Intercooperação; Inovação em Educação, Cultura, Gestão ou Tecnologia; Responsabilidade Social ou Ambiental.

Outro destaque do Prêmio fica por conta do Troféu Padre Theodor Amstad, que será concedido à personalidade que prestou serviços importantes ao cooperativismo gaúcho. Homenageando o padre Theodor Amstad, responsável pela fundação da primeira cooperativa de Crédito no Brasil (a Sicredi Pioneira RS, de Nova Petrópolis), o troféu contará com a participação de no mínimo três personalidades, que serão indicadas pela diretoria da Ocergs.

O Prêmio Ocergs de Cooperativismo e o Troféu Padre Theodor Amstad serão concedidos sempre nos anos pares, por ocasião das festividades do Dia Internacional do Cooperativismo. Para mais informações acerca do Prêmio acesse www.ocergs.coop.br. (Assimp Ocergs)

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Sistema Ocesp participa de abertura do 6º Simcafé

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São Paulo (22/04) - O primeiro dia foi intenso nas atividades da 6º edição do Simcafé (Simpósio do Agronegócio Café da Alta Mogiana). O evento, que começou nesta quarta (16), é realizado pela Cocapec (Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas) e tem o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo (Sescoop/SP).

A abertura foi realizada pelo presidente da Cocapec, Maurício Miarelli, recém eleito. Ele destacou a importância do Simcafé para os produtores da Alta Mogiana, na difusão de conhecimento das principais vertentes da cafeicultura.

Estiveram presentes também os demais diretores da cooperativa, o presidente executivo do Conselho Nacional do Café, Silas Brasileiro, o superintendente do Sistema Ocesp, Aramis Moutinho Junior; o presidente da Fundação do Café da Alta Mogiana, Edson de Castro do Couto Rosa; o presidente do Sindicato Rural, Galileu de Oliveira Macedo, dentre outros.

O presidente executivo do CNC fez uma rápida apresentação traçando o panorama geral da cafeicultura, mostrando aos presentes o trabalho que o Conselho faz junto aos órgãos políticos em benefício dos cafeicultores. Iniciando as palestras, Gustavo Lemos, sócio proprietário da Safras&Cifras, abordou o tema para um auditório lotado e uma plateia atenta.
 
Uma das novidades deste ano, o workshop começou com pé direito com o tema Norma Regulamentadora 12 (NR12): segurança no trabalho em máquinas e equipamentos, conduzido por Luiz Carlos Costa Curta, segurança no Trabalho da CCCATE.

Na sequência, falando sobre Empreendedorismo Feminino, o profissional Juscelino Cintra Neves, da Kriar Gestão de Pessoas, demonstrou para as mulheres a importância que elas têm nos negócios e as possibilidades que o campo traz, seja na comercialização dos produtos ou mesmo na condução do agronegócio.

Finalizando o primeiro dia, a primeira palestra técnica do Simcafé abordou as Novas Tecnologias de Adubação. O professor José Laércio Favarin, da Esalq/USP, apresentou diversos resultados referente ao assunto. O tema chama atenção, pois o resultado da análise interfere diretamente na compra de insumos para correção, e, consequentemente, reflete nos custos de produção.
 
A feira que ocorre paralelamente ao Simpósio teve movimento intenso. Este ano, foi reservado um período apenas para visitação nos estandes, o que proporcionou aos visitantes contato direto com os fornecedores da cooperativa. Mais uma vez a Cafeteria Senhor Café foi uma das sensações do evento oferecendo diversos tipos de preparo com as marcas Tulha Velha e Senhor Café.
 
Os serviços da cooperativa também tiveram seu espaço. O setor de classificação e degustação de café realizou uma dinâmica para mostrar os diferentes tipos de café existentes. O laboratório também esteve presente e tirou dúvidas sobre a análise de folha e solo. (Fonte: Cocapec)

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Dia Internacional do Cooperativismo tem artes publicitárias definidas

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Brasília (17/04) – Com o intuito de criar uma identidade de peso e que chamará a atenção da sociedade para a comemoração do Dia Internacional do Cooperativismo 2014, o Sistema OCB desenvolveu a logomarca do evento e, ainda, artes de camisetas, bonés, bottons, cartazes, adesivos e squeezes como sugestão de peças de divulgação da data.

O desenvolvimento das artes, pela equipe da Gerência de Comunicação do Sistema OCB, levou em consideração o slogan da edição 2014 do Dia Internacional, definido pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI): “Cooperativas conquistam desenvolvimento sustentável para todos”.

Neste ano, a data será celebrada no dia 5 de julho. Para acessar as artes, basta que as unidades estaduais ou cooperativas façam o download dos materiais, clicando nas pastas abaixo:

Pasta 1

Pasta 2

AÇÕES – A unidade nacional do Sistema OCB orienta as cooperativas e unidades estaduais para que informem à Gerência de Comunicação (nacional) sobre as ações a serem realizadas. A ideia é promover uma divulgação maciça nos principais veículos de informação do país.

A Gerência de Comunicação está a postos a fim de dirimir as dúvidas que por ventura possam surgir. Neste caso, o interessado pode entrar em contato, por meio do telefone 61.3217-1526.

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Intercooperação entre Unimed Vitória e Unimed Araguaína

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Brasília (17/04) – A superintendente do Sistema OCB/TO, Maria José Oliveira, acompanhou um grupo de gestores da Unimed Araguaína, cidade localizada no norte do Tocantins, durante visitas realizadas à Unimed Vitoria e Unimed Sul Capixaba, ambas localizadas no estado do Espírito Santo. O objetivo da visita foi proporcionar aos participantes, conhecimento sobre as estruturas de governança e novos modelos de gestão.

A Unimed Vitória, visitada pelo grupo tocantinense no dia 14/04, é o primeiro lugar do Prêmio Sescoop Excelência em Gestão, realizado pelo Sistema OCB, em 2013. Lá, os líderes do TO conheceram alguns planos oferecidos pela Unimed Vitória, com destaque ao Personal e visitaram o Hospital (CiAS).

No dia seguinte, o grupo conheceu o modelo de gestão da Unimed Sul Capixaba, bem como seus programas de atenção a saúde, recursos próprios e departamento comercial.

Na opinião de Luís Carlos de Oliveira, presidente da Unimed Araguaína, a série de visitas foi uma excelente oportunidade para ter uma visão do todo, principalmente pela receptividade, disponibilidade e conhecimento dos profissionais que receberam o grupo tocantinense. “Considero estarmos no caminho certo, na busca de boas práticas de gestão, como as que foram apresentadas aqui. Certamente servirão de subsídios para melhorar a gestão e processos da Unimed Araguaína/TO”, declara o médico.

NÚMEROS – A Unimed Vitória foi fundada em 1979, atua na cidade de Vitória/ES e região e possui: 2.250 associados, 320 mil clientes, dois mil colaboradores e 20 unidades.

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Novo ciclo de educação avança no Mato Grosso

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Cuiabá (17/04) - São 14 anos de parceira entre o Sistema OCB/MT e a FGV – Fundação Getúlio Vargas. Uma história que começou em 2000, com mais de 300 profissionais de cooperativas mato-grossenses formados em sete edições do curso de Pós-Graduação em Gestão de Cooperativas.

“Não imaginávamos que a OCB em Mato Grosso fosse estar onde hoje está, pois começamos numa pequena sala na antiga sede e hoje estamos nesse espaço da nova sede”, disse o professor Horta Valadares, da FGV. Ele ressalta que “o cooperativismo hoje ocupa uma área enorme da Fundação e agradecemos à OCB de Mato Grosso pela confiança e parceria”.

Durante a aula de encerramento realizada no dia 11 de abril, o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho, anunciou que a educação terá um novo ciclo. “A FGV continuará sendo nossa parceira, mas em áreas especificas”, disse.

O presidente explicou que o Instituto Superior de Educação e Pesquisa do Sistema OCB-MT, que está sendo criado, terá o papel de direcionar as ações educacionais, “garantindo que não teremos mais cursos de prateleiras, mas uma educação especializada para atender os negócios cooperativistas, pois precisamos desenvolver um ambiente empresarial em nossas cooperativas”.

Além do Instituto, o Sistema OCB/MT por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso – Sescoop/MT inicia uma parceria com a Escoop – Escola Superior de Cooperativismo do Sescoop/RS. Com a nova parceira será realizada a VIII Turma do Curso de Pós-Graduação em Gestão de Cooperativas, com inicio no mês de agosto, onde as inscrições já estão abertas para dirigentes e funcionários de cooperativas.

“A falta de conhecimento pode nocautear uma cooperativa”, disse o superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti. Ele pondera que as cooperativas precisam entender de todo o processo de governança e gestão, onde começa e onde termina a relação e comprometimento do negócio cooperativo. “Queremos auxiliar nesse sentido e por isso estamos afunilando nosso trabalho para especificidades, como autogestão e planejamento estratégico”. Mazzotti disse aos alunos que apresentavam seus trabalhos de conclusão de curso – TCC, que o próximo curso com a Escoop será voltado para todos os ramos. (Assimp Sistema OCB/MT)

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Prêmio Ocergs de Cooperativismo está com inscrições abertas

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Porto Alegre (17/04) - Cooperativas gaúchas interessadas em participar da primeira edição do Prêmio Ocergs de Cooperativismo já podem se inscrever. Promovido pela Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), o Prêmio tem como objetivo reconhecer e divulgar as cooperativas do Estado que prestam serviços relevantes aos seus associados e à comunidade em geral, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social.

O Prêmio Ocergs de Cooperativismo está dividido em três categorias:

I. INTERCOOPERAÇÃO
Consiste na adoção de práticas por parte da cooperativa que possibilite a cooperação com outras cooperativas de maneira que se obtenham resultados sociais e econômicos de significativa relevância.

II. INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO, CULTURA, GESTÃO OU TECNOLOGIA
Consiste na adoção de estratégias inovadoras que permitam o desenvolvimento do cooperativismo nas áreas da educação, cultura, gestão ou tecnologia.

III. RESPONSABILIDADE SOCIAL OU AMBIENTAL
Consiste na adoção de práticas voltadas à sustentabilidade que beneficiem a sociedade ou o meio ambiente.

INSCRIÇÕES – Vão até o dia 30/04. Poderão participar da premiação as cooperativas registradas e que estão regulares junto ao Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), bem como as cooperativas escolares, observadas as exigências contidas no REGULAMENTO disponível no site www.ocergs.coop.br. As cooperativas poderão fazer a inscrição somente em uma das categorias mencionadas anteriormente.

TROFÉU - Outro destaque do Prêmio fica por conta do Troféu Padre Theodor Amstad, que será concedido à personalidade que prestou serviços importantes ao cooperativismo gaúcho. Homenageando o padre Theodor Amstad, responsável pela fundação da primeira cooperativa de Crédito no Brasil (a Sicredi Pioneira RS de Nova Petrópolis), o troféu contará com a participação de no mínimo três personalidades, que serão indicadas pela diretoria da Ocergs.

O Troféu Padre Theodor Amstad não pressupõe a inscrição de cooperativas, pois será entregue à pessoa física escolhida pela comissão julgadora, que será formada conforme descrito no regulamento.

As inscrições poderão ser realizadas até às 17h30 do dia 30 de abril de 2014. A participação é condicionada ao preenchimento completo do formulário de inscrição da respectiva categoria disponível no endereço eletrônico www.ocergs.coop.br. A inscrição deve ser complementada por documentos que comprovem a adoção de práticas ou estratégias de acordo com a categoria correspondente, conforme regulamento do Prêmio.

O Prêmio Ocergs de Cooperativismo e o Troféu Padre Theodor Amstad serão concedidos sempre nos anos pares, por ocasião das festividades do Dia Internacional do Cooperativismo. Para mais informações acerca do Prêmio acesse www.ocergs.coop.br. (Assimp Ocergs)

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Experiência internacional enriquece o cooperativismo brasileiro

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Brasília (16/04) – “Aprender sempre é muito gratificante, especialmente quando é possível ver o quanto nós já avançamos e o quanto ainda pode ser feito para o desenvolvimento das cooperativas brasileiras”. Com essa frase, a gerente geral do Sistema OCB, Tânia Zanella, resumiu sua participação da quinta turma do Programa Internacional de Formação de Executivos e Líderes Cooperativistas, cujas atividades aconteceram nas duas últimas semanas envolvendo visitas, aulas e encontros técnicos representantes da Itália, Alemanha e Holanda.

Para Tânia Zanella, o comprometimento dos líderes cooperativistas ao longo de toda a viagem foi um dos grandes destaques. “Os colegas tiveram uma participação efetiva, tornando as visitas técnicas muito enriquecedoras. A experiência de conhecer a realidade de cooperativas de outro país, especialmente com a conjuntura econômica e política da Itália, Alemanha e Holanda, nos proporcionará mecanismos criativos para lidarmos com a realidade brasileira”, avalia a gerente geral.

Tânia Zanella integrou ao grupo brasileiro, junto com outros 26 participantes. O programa é realizado pelo Sistema Ocepar em parceria com o Sebrae. “A diretoria da Ocepar está de parabéns por essa iniciativa que, certamente, contribui bastante com o desenvolvimento das cooperativas brasileiras e com o fortalecimento da economia nacional”, enfatiza Tânia.

ROTEIRO - Neste módulo foram contemplados os organismos relacionados aos ramos Agropecuário e de Crédito, com o objetivo de proporcionar uma visão internacional de negócios a lideranças cooperativas paranaenses e convidados. O roteiro da quinta turma incluiu encontros com representantes da Aliança das Cooperativas Italianas, Federação dos Bancos de Crédito da Itália, Universidade de Bologna, Central de Carnes WZG, Cooperativa de Crédito Fidelidade, Universidade de Muenster, Cooperativa de Carnes Westfleisch, Rabobank e Porto de Roterdã.

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Sescoop apresenta “Aprendiz Cooperativo” ao Sest Senat

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Brasília (16/04) – A Gerência de Desenvolvimento Social do Sescoop recebeu hoje uma equipe da coordenação de Desenvolvimento Profissional do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat). O objetivo da visita das analistas Karla Bortoni e Lívia Sales foi conhecer o programa Aprendiz Cooperativo, seu histórico e sua metodologia, com vistas à ampliação de programa similar no âmbito do setor de transportes.

A gerente de Desenvolvimento Social, Maria Eugênia Ruiz, ressalta que o Programa Aprendiz Cooperativo, classificado na área de formação profissional, contribui também para disseminação da cultura da cooperação, uma vez que prepara os adolescentes e jovens para atuar de forma consciente e responsável nas cooperativas.

“É preciso destacar também que o programa foi resultado de um trabalho participativo realizado pelo Comitê de Sistematização da Aprendizagem e foi estruturado de maneira a criar espaços de reflexão e participação para que o aprendiz amplie suas potencialidades humanas e sociais e desenvolva um espírito empreendedor e cooperativo”, reforça Maria Eugênia.

TROCA DE EXPERIÊNCIAS – Na visita, o Sescoop também teve a oportunidade de conhecer as atividades do Sest Senat. “Isso favoreceu uma troca de boas práticas da aprendizagem profissional, regida principalmente pela Lei nº 10.097/2000. Porém a legislação, por si só, não garante o desenvolvimento se não forem criadas oportunidades de acesso. As leis regem essa garantia ao cidadão, mas são as instituições de ensino e empregadores que devem fazê-las cumprir com qualidade”, comenta a gerente.

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Sistema OCB participa da posse de novos secretários do Mapa

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Brasília (15/04) – O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, e seu superintendente, Renato Nobile, participaram hoje da assunção de Cleide Laia ao cargo de secretária de Produção e Agroenergia, e de Seneri Kernbeis Paludo, como secretário de Política Agrícola. A cerimônia de posse ocorreu no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Brasília. As nomeações foram publicadas no Diário Oficial da União na última sexta-feira (11/04).

“A expectativa do setor é grande sobre a condução das duas pastas, pois Cleide já conhece a sistemática do ministério, especialmente na questão política, ao passo que Seneri é produtor rural com profundo conhecimento do setor. Vejo como muito positivas as duas nomeações”, avalia o presidente Márcio Lopes de Freitas.

POLÍTICA AGRÍCOLA - “Sem dúvida alguma, o Seneri fará um bom trabalho. Ele tem todas as ferramentas para isso: conhece o setor, é produtor e passa pelos mesmos problemas da agropecuária brasileira. Acredito que o novo secretário possa contribuir muito com as pesquisas de desenvolvimento do setor”, reforça Celso Regis, diretor do Sistema OCB, para a região Centro-Oeste, e também presidente do Sistema OCB/MS.

“A logística é um dos problemas que merecem ser resolvidos, especialmente porque tanto o ministro quanto o secretário são do Mato Grosso e possuem vasto conhecimento sobre a realidade da agropecuária brasileira. Acho que por haver esse relação amistosa entre os dois, o agronegócio do país vai crescer muito”, analisa o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário.

O novo secretário de Política Agrícola, Seneri Kernbeis, é graduado em Agronomia e pós-graduado em Planejamento e Gestão de Negócios. Começou a carreira como treinee da BM&F e foi superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Atualmente, exercia o cargo de diretor executivo da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso, além de secretário executivo do Fórum das Entidades do Setor Produtivo do Centro-Oeste; membro da Câmara Setorial da Cadeia de Soja do Mapa e do Conselho de Desenvolvimento Agropecuário do Estado de Mato Grosso e conselheiro do Sebrae (MT).

PRODUÇÃO E AGROENERGIA – O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, analisa a indicação de Cleide como um bom sinal. “A nova secretária de Produção e Agroenergia tem nas mãos duas importantes culturas para o cooperativismo: o café e a cana. Ela tem o apoio do Sistema OCB, sem dúvida, para desenvolver o melhor trabalho possível”, comenta Renato Nobile.

A secretária de Produção e Agroenergia, Cleide Laia, é funcionária de carreira da Conab (MG), graduada em Serviço Social, especialista em República, Democracia e Movimentos Sociais, com mestrado em Administração de Empresas. Na Conab, foi gerente Financeiro e Administrativo e ocupou o cargo de superintendente regional. Cleide também foi assessora da Secretaria de Estado da Agricultura de Minas Gerais de 1997 a 2002 e, antes de assumir a secretaria do Mapa, ocupou o cargo de chefe de gabinete do ministro de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

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Sescoop Nacional avalia implantação do GDH em Goiás

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Brasília (15/04) – A gerente de Desenvolvimento Social do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Maria Eugênia Ruiz, e a analista, Geâne Ferreira, estiveram hoje em Goiânia, com a finalidade de conhecer a implementação do programa Gestão de Desenvolvimento Humano (GDH) pela unidade estadual de Goiás.

Trata-se de um programa, desenvolvido originalmente no estado do Paraná, mas cuja execução tem sido amplamente estimulada pelo Sistema OCB. A intenção é fortalecer, ainda mais, o desempenho das cooperativas. O GDH é uma ferramenta de gestão que possibilita os subsídios necessários para que cooperativas e unidades estaduais do Sescoop tenham em mãos – de forma rápida, consistente e confiável – informações para que os gestores tomem as melhores decisões.

Permite, também, organizar e sistematizar informações relevantes sobre as ações de formação e de promoção social, realizadas em prol do desenvolvimento da comunidade da cooperativa, gerando dados que possibilitem uma real avaliação do grau de desenvolvimento humano dos cooperados, suas famílias e empregados.

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Sesi discute propostas para o setor de mineração

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Brasília (15/04) – Discutir as demandas atuais por produtos, serviços e soluções, bem como as principais tendências para o futuro do segmento de mineração na Bahia. Esse é o objetivo do Painel de Especialistas que o Serviço Social da Indústria (Sesi Bahia), em parceria com o Departamento Nacional do Sesi, realiza hoje em Salvador, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). Representantes dos sistemas OCB e Oceb participaram do evento.

O painel tem por objetivo subsidiar a formação de um programa de ação voltado à Indústria da Mineração, replicando a experiência bem-sucedida, implementada para a indústria da construção. A proposta foi reunir os principais players do segmento para debater os gargalos que comprometem o desenvolvimento da indústria do setor mineral, com foco nas questões relativas à segurança e saúde no trabalho, educação da mão de obra e gestão do capital social.

Segundo a analista técnica e econômica do Sistema OCB, Flávia Zerbinato, a participação no encontro foi de extrema importância e possibilitou a inserção dos gargalos do cooperativismo  –  já identificadas pelo Conselho Consultivo do Ramo Mineral, como capacitação para classificação de preço, sensibilização para utilização do EPI, e agregação de valor à matéria-prima, inclusive com o envolvimento da comunidade.

A partir do encontro, será elaborado um documento que norteará a estratégia de atuação do Sesi, objetivando criar uma sinergia entre instituições que eleve a mineração baiana ao patamar de indústria nacionalmente segura, saudável e sustentável, dentro dos melhores padrões mundiais.

O Sesi Bahia ficará responsável, em nível nacional, pelo projeto piloto da iniciativa, que será, posteriormente, estendida aos departamentos regionais do Sesi. O projeto conta ainda com o suporte de todas as instituições associadas à FIEB. (Com informações do Sesi)

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Alunos de MBA em Gestão Cooperativista comemoram fim do 11º módulo

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Manaus (15/04) – Os alunos do MBA em Gestão de Cooperativas participaram, nos dias 11 e 12 de abril das aulas referentes ao 11º módulo, que abordou o tema "Marketing para Cooperativas". A temática possibilitou aos pós-graduandos, conhecer ferramentas e metodologias para valorizar a cooperativa como produto diante de todos os seus públicos. O módulo teve carga horária de 20 horas e foi ministrado pelo professor Cláudio Roberto D’Ávila Filho.

O ponto de partida do curso foi o planejamento da organização que é a formulação do plano estratégico, o qual pode ocorrer a partir de duas visões diferentes: uma tradicional, de que a cooperativa produz e o mercado absorve seu produto; outra, baseada na visão do mercado-alvo. Enquanto na visão tradicional o setor de marketing da cooperativa é considerado secundário, na visão do mercado-alvo ele se encontra no mesmo nível da produção e das finanças.

Segundo a assessora jurídica do Sistema OCB/AM, a advogada Karen Souza, as aulas foram bastante proveitosas. Karen disse que o professor deu uma visão geral do assunto e falou da importância de se manter uma boa comunicação. “Aprendemos sobre a segmentação de mercado e de como é relevante às cooperativas e cooperados investirem no bom atendimento”, finaliza a assessora. (Assimp Sistema OCB/AM)

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Pronova comemora 10 anos no Dia Internacional do Café

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Brasília (14/04) – É comemorado, hoje, o Dia Internacional do Café e, para o Brasil, a data significa muito, pois o país é o maior produtor mundial do grão. Em 2012, a produção de café no mundo, segundo a Organização Internacional do Café (OIC), foi de cerca de 144,5 milhões de sacas de 60 kg. Desse total, o Brasil produziu mais de 50,8 milhões (metade disso é oriunda de cooperativas), seguido pelo Vietnã (22 milhões), Indonésia (10,9 milhões), Colômbia (8 milhões) e ainda Etiópia, Honduras, Índia, México e outros países. Além de ser o maior produtor, o Brasil também é o segundo maior consumidor, após os EUA.

PRONOVA – Em 2004, a Associação de Produtores de Venda Nova do Imigrante tornou-se Cooperativa dos Cafeicultores das Montanhas do Espírito Santo, a Pronova. E juntamente com o trabalho de melhoria da qualidade do café, continuou sua busca para fazer da cafeicultura da região de montanha capixaba uma atividade sustentável, proporcionando a obtenção de melhores resultados para os produtores cooperados.

“No início, a intenção de vários cafeicultores de Venda Nova era ter uma sala para degustar café. Após um tempo da Pronova como associação, a única forma de garantir melhores resultados para a cafeicultura era virar cooperativa. Hoje, o grande desafio é fazer a cooperativa funcionar. O grande avanço do cooperativismo do Brasil está na organização, e disso a Pronova entende: tem representação, respaldo e participação das lideranças. Temos muito para crescer, evoluir”, declarou Pedro Carnielli, presidente da Pronova.

Hoje a cooperativa possui em seu quadro social aproximadamente 195 agricultores de 13 municípios e já se consolidou como a principal interlocutora da cafeicultura da região, realizando um constante trabalho de sensibilização dos cafeicultores da necessidade de produzir o café de forma sustentável.

Para isso, buscou a adoção de processos eficientes e transparentes, com responsabilidade ambiental e social, não só na produção, mas também no processamento e comercialização desses grãos, já que compradores e consumidores estão preocupados, além da qualidade do café que consomem, com um conjunto de fatores que envolvem a produção de um café economicamente viável, socialmente justo e ecologicamente correto.

Leia mais sobre a Pronova, clicando aqui.

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Sistema OCDF busca parcerias para construir Escola do Cooperativismo

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Brasília (14/04) – Na tarde da última segunda-feira (7/04) dirigentes do Sistema OCDF/DF se reuniram com o Subsecretário de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação Educacional, Fábio Pereira de Sousa para obter informações sobre a proposta de cessão de um terreno no Guará, com vistas à criação da Escola do Cooperativismo.

Participaram da reunião o presidente do Sistema OCDF, Roberto Marazi, o superintendente, Remy Gorga, a gerente de Desenvolvimento de Cooperativas, Carla Madeira e o subsecretário de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação Educacional, Fábio Pereira de Sousa.

Segundo Fábio Pereira o processo já está em fase final de instrução para, em seguida ser elaborada a minuta de comodato, que será submetida à Procuradoria Geral do GDF. Ainda de acordo com o Subsecretário, a assinatura do comodato deve ser realizada ainda no mês de maio de 2014.

“A possibilidade de implantar um Centro de Excelência em Cooperativismo voltado para o ensino da doutrina cooperativista, para profissionalização e capacitação de dirigentes, cooperados, funcionários de cooperativas e toda comunidade que se interessar, representa uma importante conquista para o cooperativismo do DF”, defendeu Marazi. (Assimp Sistema OCDF)

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Encontro da juventude cooperativista será dias 15 e 16, em Mandaguari

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Curitiba (14/04) – O Sistema Ocepar promove, nos dias 15 e 16 de abril, em Mandaguari, noroeste do estado do Paraná, o Encontro da Liderança Cooperativista Jovem – Elicoop Jovem, na Associação Atlética da Cooperativa Cocari, anfitriã do evento. Na oportunidade, a juventude cooperativista paranaense estará reunida para avaliar as atividades realizadas em 2013, planejar as ações para 2014 e formatar o 23º Encontro Estadual da Juventude Cooperativista Paranaense, que ocorrerá no mês de julho. Eles devem ainda debater sobre a continuidade do Programa Jovemcoop.

EVOLUÇÃO - Segundo o coordenador estadual do Jovemcoop, Guilherme José Cabral Gonçalves, as ações envolvendo os jovens cooperados e filhos de cooperados têm avançado no Paraná. “O trabalho desenvolvido com a juventude pelo Sescoop/PR, em conjunto com as cooperativas, vem se desenvolvendo principalmente nos últimos anos no Estado, onde o protagonismo dos jovens está em evidência. Um marco foi a condução das oficinas no 22º Encontro Estadual da Juventude Cooperativista Paranaense, no ano passado, onde os próprios jovens planejaram e executaram as atividades tendo como temas o cooperativismo, empreendedorismo, liderança e sucessão familiar”, afirmou.

Clique aqui para conferir na íntegra a programação do Elicoop Jovem


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Copercampos: preocupação com jovens e com o futuro

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Brasília (11/04) – Estimular a participação dos jovens nas atividades da Cooperativa Regional de Agropecuária de Campos Novos (Copercampos) e também contribuir no gerenciamento e rotinas da propriedade rural. Esses são os principais objetivos do Programa Jovens Empreendedores Copercampos (JEC) que atende aos filhos de produtores e sócios da Copercampos com idade entre 13 a 30 anos.

A cooperativa está localizada no município de Campos Novos, em Santa Catarina, já tem quase meio século de trabalho ininterrupto. O programa teve início em 2011 e conta, atualmente, com mais de 200 jovens, de diversas regiões de atuação da Copercampos.

COMO FUNCIONA – Por meio de palestras com temas diferenciados, como gestão da propriedade, cooperativismo, liderança e empreendedorismo, assuntos sugeridos pelos próprios integrantes, a Cooperativa busca informar e repassar aos jovens a importância do conhecimento no auxílio à propriedade.

Com atividades de integração e viagens técnicas os integrantes do JEC, obtém o contato com as melhores tecnologias e soluções, assim como, recebem o conhecimento e a atualização necessária para que auxiliem nas atividades da lavoura.

De acordo com o diretor-presidente da Copercampos, Luiz Carlos Chiocca, o JEC é a ferramenta que liga o conhecimento e a inovação. “Precisamos unir os ensinamentos de quem possui mais experiência, com a vontade e o dinamismo dos jovens, é por isso que criamos o JEC, um grupo onde trabalhamos com os filhos dos produtores a importância dos jovens nas propriedades rurais e também na Cooperativa. Por meio desse programa, conseguimos fazer com que cada vez mais jovens se associem a essa ideia, trabalhem mais o cooperativismo e, juntamente com os pais, compartilhem o conhecimento gerando a união no campo,” comentou Chiocca.

PRESENTE - Além da participação nos eventos da Copercampos, todo ano um dos integrantes, entre os membros do grupo que mais compareceram aos eventos, é presenteado com uma viagem aos Estados Unidos da América, onde, juntamente com um grupo de associados e funcionários, visita as principais cidades do país, conhecem propriedades rurais e entram em contato com novas tecnologias e atividades ligadas ao agronegócio.

EXPANSÃO – Segundo o Diretor Executivo da Copercampos e também coordenador do programa, Laerte Izaias Thibes Junior, o JEC é o que caracteriza os jovens dentro da cooperativa.

“Estamos constantemente fazendo essa integração dos jovens, trazendo conhecimento e condições que auxiliam no desenvolvimento e no crescimento do grupo. E o resultado está sendo positivo, o número de jovens interessados em fazer parte do programa tem aumentado, e a expectativa é de que com a expansão da Copercampos em novas áreas de atuação, esse programa torne-se cada vez mais sólido e participativo”, comentou Laerte Júnior.

ENCONTRO – E para celebrar a união dos jovens, a Copercampos promove anualmente um encontro entre os membros do JEC. O evento ocorre sempre nos meses de julho possibilitando que um maior número de pessoas  participam de palestras, dinâmicas, visitas e jogos para a interação e fortalecimento do grupo de jovens.

CONHEÇA A COPERCAMPOS E O JEC

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Delegação técnica da Botsuana virá ao Brasil em junho

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Brasília (10/04) – No próximo mês de junho o Brasil receberá uma delegação da República de Botsuana que passará por um treinamento em gestão de cooperativas. Esse é um dos desdobramentos do acordo de cooperação firmado entre os governos do Brasil e de Botsuana, em 2005, por meio da Agência de Cooperação Brasileira, visando ao desenvolvimento do Cooperativismo e do Associativismo naquele país. O treinamento será realizado pelo Sistema OCB.

Hoje à tarde, o presidente do Sistema, Márcio Lopes de Freitas, recebeu a embaixadora, Bernadette Sebage Rathedi, para tratar do assunto e um acordo foi assinado para garantir a visita técnica ao Brasil. A reunião ocorreu, na Casa do Cooperativismo, em Brasília.

A ideia é capacitar lideranças cooperativistas e representantes de órgãos reguladores e promotores do cooperativismo em Botsuana na gestão específica de cooperativas de produtores de hortaliças. Todo o projeto é financiado pela Agência de Cooperação Brasileira.

O Sistema OCB, segundo o acordo de cooperação técnica, tem a responsabilidade de receber a delegação de Botsuana e organizar o workshop em gestão de cooperativas. Além disso, uma equipe técnica do setor cooperativista brasileiro realizará duas missões a Botsuana, com o objetivo de comprovar os resultados do projeto.

NÚMEROS – A República da Botsuana está localizada na região sul da África e possui números impressionantes: dois milhões de habitantes, sendo que 39% ainda vivem na zona rural. Do total geral, 81% são alfabetizados e 30% da população estão contaminados com o vírus do HIV. O país tem o tamanho do estado da Bahia, mas 85% de seu território estão cobertos pelo deserto do Kalahari.

ECONOMIA – O país africano possui uma forte pecuária e produção de sorgo, milho, feijão, girassol e amendoim. Além disso, a economia também se baseia na extração de diamantes, cobre, níquel, sal, carbonato de potássio, carvão, ferro, prata e produção têxtil.

COOPERATIVISMO – Os ramos mais representativos são: Crédito, Produção e Consumo. Além disso, há dois outros ramos que o Brasil ainda não tem: Multi-porpose, responsável pelo suprimento de commodities e serviços agrícolas; e Marketing, cuja finalidade é realizar prospecção de mercados e liberação de crédito para produção.

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Armazém da Coapa recebe 70 mil toneladas de soja

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Pedro Afonso (10/04) – Na noite da segunda-feira, 7 de abril, o armazém de grãos da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), em Pedro Afonso, atingiu a meta estabelecida para o recebimento de soja da Safra 2013/2014, que era de 70 mil toneladas.

A recepção dos grãos foi iniciada no final do último mês de janeiro e deve seguir até o término deste mês. A produção é oriunda de fazendas de 15 municípios da região sudeste do estado e em sua maioria são destinados à exportação para a China e países da Europa.

O gerente da unidade, Odílio Bezerra, comemorou a conquista, afirmando que, agora, a equipe trabalha no escoamento da oleaginosa para alcançar outro objetivo proposto para 2014: recepcionar 10 mil toneladas de milho e 5,5 mil quilos de sorgo da Safrinha. A maioria dos produtores iniciou o plantio em fevereiro e a previsão é que a colheita ocorra até o final do próximo mês de julho.

A expedição da soja, provavelmente, seguirá até o próximo mês de julho, quando o sojicultor que aguarda melhores preços para comercialização no mercado externo, deve vender o restante da produção.

O superintendente da Coapa, José Rander Lopes, explica que o alcance da meta já é resultado do novo modelo de gestão adotado e dos investimentos feitos pela cooperativa no intuito de tornar mais eficiente a operacionalização do armazém.

O executivo chama atenção para o fato de que a unidade tem potencial para receber uma quantidade ainda maior, porém os gargalos da logística do Brasil, principalmente problemas nas ferrovias e portos, acabam comprometendo a exportação dos grãos.

“Os grãos permanecem no armazém por mais tempo porque que as empresas exportadoras não conseguem enviar o produto para o exterior. Se a logística de exportação funcionasse, os grãos sairiam do armazém e receberíamos muito mais soja”, explica Lopes.

Comercialização – De Pedro Afonso os grãos de soja, em sua maioria, seguem para os terminais da Valec em Colinas do Tocantins e Porto Franco (MA), de onde são transportados de trem para o Porto de Itaqui (MA). Depois a produção é enviada de navio para outros países, principalmente para a China grande consumidora da oleaginosa. Já o milho e o sorgo são comercializados com empresas do Tocantins, de outros estados da região Norte e também do Nordeste, que utilizam os grãos para alimentar bovinos, suínos e aves criados em sistema de confinamento.

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Conselheiros do Sicredi participam de Programa de Certificação

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Curitiba (10/04) - Cooperativismo, autogestão e direito cooperativo são os temas abordados no segundo módulo do Programa de Certificação de Conselheiros que está sendo realizado nesta semana nas cooperativas de crédito vinculadas ao Sicredi. Na segunda-feira (07/04), foram capacitados os participantes da Sicredi Vanguarda, em Medianeira.

Ontem, o segundo módulo ocorreu na Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP, em Palotina. Na próxima segunda-feira (14/04), será a vez dos conselheiros da Sicredi União PR/SP, de Maringá.

Os conteúdos estão sendo repassados por Leonardo Boesche, gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR; Alfredo Benedito Kugeratski Souza, analista técnico especializado; Allan Ruschmann, assessor jurídico do Sescoop/PR, e Paulo Roberto Störbel, coordenador jurídico da Ocepar.

PROGRAMA - Lançado em 2013, o Programa de Certificação busca aprimorar e desenvolver competências, visando uma maior efetividade no desempenho da função dos conselheiros. No ano passado, uma turma do Sicoob Central com 45 participantes concluiu o curso, e outra foi aberta na Cooperativa Copagril, com 38 conselheiros. A meta deste ano é formar turmas em 15 cooperativas paranaenses. No mês de março, cinco novas turmas foram abertas, com conselheiros que atuam nas cooperativas vinculadas ao Sicredi. (Assimp Ocepar)

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Ocemg amplia parceria com instituição de ensino superior

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Belo Horizonte (10/04) – A parceria entre a Faculdade Novos Horizontes e o Sistema Ocemg foi ampliada. A partir deste ano, os alunos do Curso Superior Tecnólogo em Gestão de Cooperativas passarão a conviver, ainda mais, com o dia a dia da organização, contribuindo para sua formação e aprendizagem.

Para o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, o estreitamento dos laços entre as instituições trará benefícios às duas entidades. "O Sistema Ocemg está de portas abertas e sempre investiu em parcerias para o desenvolvimento de cursos de graduação e pós-graduação na área cooperativista. Acreditamos que assim os profissionais do setor serão ainda mais completos e que a gestão nas cooperativas será ainda mais eficiente, pelas mãos deles".

O apoio institucional do Sistema junto à Faculdade Novos Horizontes este ano incluirá ações como palestras periódicas para os alunos da faculdade sobre temas inerentes ao cooperativismo; visitas técnicas dos alunos à Casa do Cooperativismo Mineiro; participação dos acadêmicos em eventos consagrados do Sistema, como Encontro de Jovens, de Mulheres e encontros setoriais; além do apoio para a realização de visitas técnicas em cooperativas consideradas referências no Estado e oferecimento de estágios para os alunos.

Segundo o presidente do Instituto Novos Horizontes de Ensino e Pesquisa Ltda, Alfredo de Oliveira Lopes Melo, o objetivo da parceria é proporcionar aos futuros profissionais na área do cooperativismo a junção entre a teoria, adquirida na faculdade, e a prática de mercado, tão conhecida pelo Sistema Ocemg. (Assimp Sistema Ocemg)

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