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Coomapem recebe apoio de entidades para compor plano de ações

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Manacapuru (21/02) – Elaborar um plano de ações para Cooperativa de Produtores Rurais de Manacapuru (Coomapem) foi o objetivo da visita do especialista em Cooperativismo e Metodologias Participativas de Aprendizagem Vivencial, Flávio Eduardo de Gouvêa Santos. O encontro foi realizado em parceria com o Sistema OCB/AM, no domingo, dia 16.

Outra intenção do trabalho é desenvolver um diagnóstico contendo os aspectos positivos da cooperativa e de seu quadro social, buscando fixar metodologias para sanar as dificuldades da organização.

Segundo a presidente da Coomapem, Eliana Medeiro, a ação superou as expectativas do grupo. “Estou muito feliz pela participação dos agentes do processo. Vi o comprometimento de todos e a forma contributiva que cada um deu para acrescentar, ao nosso dia a dia, suas experiências como gestores”, diz Eliana.

Os cooperados ouviram contribuições de representantes da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea), Universidade do Estado do Amazonas, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Estado do Amazonas (Idam).

“Nosso agradecimento especial é ao Sistema OCB/AM e à sua equipe, que proporcionou a realização do que vivenciamos. Fomos instigados a profissionalizar cada vez mais a nossa gestão, a implementarmos ferramentas de governança e a nos unirmos mais e mais, a fim de obter resultados conjuntos”, ratifica a presidente da Coomapem.

O presidente do Sistema OCB/AM, Petrucio Magalhães Junior ressaltou a importância do planejamento participativo. "Para superar os desafios conjunturais, vivenciados pela Coomapem, foi preciso desenvolver esse plano de trabalho. O que pretendemos é que a cooperativa tenha condições de buscar os apoios necessários para alcançar suas metas”, comenta Petrucio. (Assimpo Sistema OCB/AM)

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Sescoop prorroga prazo de validade de processo seletivo nº 04/2013

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Brasília (21/02) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) – unidade nacional – prorrogou, hoje, o processo seletivo número 04/2013 para a função analista de monitoramento e desenvolvimento de cooperativas, por mais três meses. Com isso, os candidatos aprovados, classificados e não contratados permanecerão no cadastro de reserva, pelo prazo de vigência do processo seletivo, improrrogável, de acordo com os interesses da entidade.

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Sistema OCB/MS inicia aulas da 4ª turma de MBA

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Campo Grande (20/02) – Estimular a ciência do cooperativismo. Com essa intenção, o Sistema OCB/MS em parceria com a Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace/USP) deu início às atividades da 4ª turma de MBA em Gestão de Cooperativas.

A aula magna contou com aproximadamente 45 alunos. O curso objetiva ampliar os conhecimentos dos participantes nas modernas técnicas de gestão empresarial aplicadas às cooperativas. Espera-se, com isso, contribuir para um melhor desempenho pessoal, organizacional e financeiro do setor.

O presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis, destacou a importância da capacitação na gestão das cooperativas. “Por meio do curso, promovemos o cooperativismo e seus conhecimentos, fortalecendo um setor que tem como filosofia o ‘todos ganham’, pois as cooperativas são formadas por pessoas iguais a vocês, alunos”, afirmou Régis.

O coordenador do MBA em Gestão de Cooperativas, professor Davi Moura Costa enfatizou o empenho de cada um no curso, pois as aulas são uma troca de experiências e conhecimento. (Com informações do Sistema OCB/MS)

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Ocergs lança Prêmio de Cooperativismo

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Porto Alegre (20/02) – O Prêmio Ocergs de Cooperativismo está dando o que falar. Por todo Rio Grande do Sul, as cooperativas se mobilização para inscrever seus cases de sucesso na disputa.

A intenção do Sistema Ocergs, ao lançar o Prêmio, é reconhecer e divulgar as cooperativas que prestam serviços relevantes aos seus associados e à comunidade em geral. Com isso, a unidade estadual espera contribuir com o desenvolvimento econômico e social do estado.

O Prêmio Ocergs de Cooperativismo está dividido em três categorias:

INTERCOOPERAÇÃO – Consiste da adoção de práticas por parte da cooperativa que possibilite a cooperação com outras cooperativas de maneira que se obtenham resultados sociais e econômicos de significativa relevância.

INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO, CULTURA, GESTÃO OU TECNOLOGIA - Consiste da adoção de estratégias inovadoras que permitam o desenvolvimento do cooperativismo nas áreas da educação, cultura, gestão ou tecnologia.

RESPONSABILIDADE SOCIAL OU AMBIENTAL – Consiste da adoção de práticas voltadas à sustentabilidade que beneficiem a sociedade ou o meio ambiente.

Poderão participar da premiação as cooperativas registradas e que estão regulares junto a Ocergs, bem como as cooperativas escolares, observadas as exigências contidas no regulamento disponível no site www.ocergs.coop.br. As cooperativas poderão fazer a inscrição somente em uma das categorias mencionadas anteriormente. As inscrições devem ser realizadas entre o dia 7 e 30 de abril. (Assimp Ocergs)

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Viacredi reúne cooperados para pré-assembleias

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Florianópolis (19/02) – A Viacredi fechou o ano de 2013 com um crescimento médio de 25%, registrando volume de ativos (patrimônio total) de R$ 1,75 bilhão e 251 mil cooperados no quadro social, além de ampliar as contas de depósitos (aplicações) e de crédito (empréstimos concedidos).

O resultado financeiro apresenta um saldo positivo de R$ 73 milhões, sendo parte deste valor destinado ao retorno das sobras aos cooperados, proporcionalmente às suas movimentações. A cooperativa também investiu em infraestrutura, intensificou os programas de relacionamentos e obteve reconhecimentos por meio de várias premiações.

Estas e outras informações referentes ao exercício de 2013 integram a pauta das Pré-Assembleias, eventos que a Viacredi organiza em todas as localidades onde está presente, com o objetivo de apresentar os balanços do ano anterior, os planos e objetivos para 2014.

As Pré-Assembleias são eventos preparatórios para a Assembleia Geral Ordinária (AGO) e reúnem cooperados vinculados a um mesmo Posto de Atendimento. As reuniões em grupos menores favorecem o diálogo e a aproximação dos cooperados entre si e com os gestores da cooperativa. Nestes eventos, os cooperados podem sugerir melhorias e manifestar sua opinião, contribuindo para o crescimento sustentável da Viacredi.

Até abril serão realizados aproximadamente 200 eventos (Pré-Assembleias e AGO) e a expectativa é reunir mais de 56 mil cooperados, repetindo a média de participação de 22% do quadro social. Os encontros já estão ocorrendo e todos os cooperados são convidados a marcar presença, exercendo seu direito democrático e consolidando a transparência do cooperativismo. (Assimp Sistema Ocesc/Viacredi)

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Sescoop/SP realiza workshop para cooperativas do ramo Saúde

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São Paulo (18/02) - De 6 a 8 de fevereiro, o Sescoop/SP realizou, em parceria a Unimed Brasil, workshop sobre o projeto Ciência da Melhoria em Ação, resultado dos três intercâmbios realizados pelo ramo Saúde em 2013. Os Intercâmbios Técnicos foram organizados pelo Sescoop/SP, em parceria com os Sistemas Unimed e Uniodonto.

O objetivo foi buscar novos conhecimentos e experiências na gestão do negócio saúde (medicina e odontologia). Essas experiências representaram uma grande revolução nos sistemas cooperativos e apresentam uma nova realidade para todos.

Ainda em 2013, a partir dos intercâmbios, a Unimed do Brasil e Sescoop/SP iniciaram, com a orientação técnica-metodológica do IHI (Institute for Healthcare Improvement), a execução do projeto Ciência da Melhoria na Prática.

A finalidade foi incentivar as cooperativas a elaborar projetos de melhoria da qualidade assistencial. Cada cooperativa montou uma equipe com três profissionais para executar um projeto, com a identificação de uma situação a ser melhorada, estabelecimento de indicadores, verificação da melhoria, mudanças de processo.
 
Após alguns encontros virtuais para apresentação e orientação dos projetos, o workshop realizado semana passada foi o primeiro encontro presencial depois dos intercâmbios. Durante os três dias, o workshop reuniu cerca de 90 pessoas de 30 cooperativas e apresentou os projetos das cooperativas. Dentro do cronograma do projeto, estão previstos mais 12 encontros presenciais e virtuais. (Assimp Sistema Ocesp)

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Instituído plano de ações para Coomapem

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Manaus (17/02) - Com vistas à elaboração de um plano de ação a ser implementado ainda neste ano, a Cooperativa de Produtores Rurais de Manacapuru (Coomapem) recebeu, ontem, o especialista em Cooperativismo e Metodologias Participativas de Aprendizagem Vivencial, Flávio Eduardo de Gouvêa Santos.

O trabalho, promovido pelo Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Amazonas (Sescoop/AM), promoveu o levantamento dos aspectos positivos e dificuldades da cooperativa, para a consolidação de um diagnóstico. O documento deverá instigar a profissionalização da gestão, a implementação de ferramentas de governança, a renovação das rotinas administrativas e os ajustes estatutários e regimentais internos.

Associados da cooperativa de juticultores e horticultores, dirigentes e colaboradores da Coomapem, além de representantes de instituições parceiras, como Senar e Sebrae, participaram da oficina de planejamento.

Segundo a presidente da cooperativa, Eliana Medeiros, diante de muitas dificuldades pelas quais a Coomapem têm passado, concluiu-se que, se o grupo não planejar, será difícil manter a entidade ativa. "É fundamental que estabeleçamos prioridades, definindo as ações que, de fato, são mais necessárias. Precisamos envolver cada vez mais os cooperados neste processo", afirmou ela.

O superintendente do Sescoop/AM, Adriano Trentin Fassini, disse que a situação da cooperativa exige muito planejamento. “O momento pelo qual passa a Coomapem é delicado e precisa ser avaliado por todos os atores envolvidos na gestão, de forma a apoiá-la. Dessa oficina precisamos extrair um plano de gestão estratégica, priorizando ações de recuperação financeira e mostrando medidas consistentes de reestruturação física e funcional”, afirma Fassini. (Assimp Sistema OCB/AM)

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Excelência na gestão é meta para cooperativas

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Brasília (14/02) – Aprimorar os processos e métodos é um objetivo perseguido diariamente pelos representantes de 14 cooperativas vencedoras do “Prêmio Sescoop Excelência de Gestão”, que concluíram hoje o workshop Plano de Melhoria, oferecido pelo Sistema OCB.

“A excelência na gestão é uma corrida que não tem chegada... é preciso melhorar cada vez mais tudo aquilo que é feito no âmbito cooperativista, com foco nas pessoas, pois são elas que fazem a engrenagem funcionar”, afirma o gerente de Estratégias, Projetos e Processos da Unimed Vitória, campeã do prêmio, Luiz Fernando Dutra de Freitas.

Para ele, sempre é possível aprender: “Aqui, vimos pequenas cooperativas do ramo Saúde, com grandes lições para nos repassar. Acredito que a fase mais difícil na hora de implantar a cultura da excelência em gestão é o começo, e essas cooperativas estão dando um exemplo. São ‘cases’ de sucesso”.

A gerente de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas, Susan Miyashita Vilela, mostrou-se impressionada com o nível de excelência dos participantes desta edição do workshop. “Estou emocionada em participar deste momento tão rico de troca de experiências. Tem muitos exemplos bons. Percebo que é preciso ouvir mais as cooperativas, para termos acesso às boas práticas e disseminá-las para o Brasil. Estou muito satisfeita”, avalia a gestora.

ATIVIDADE – Hoje, os participantes foram divididos em pequenos núcleos para debaterem sobre os critérios de avaliação, utilizados no Prêmio, estratégias e planos de governança. Ao final das discussões, foi feita a apresentação dos resultados e de cases de sucesso.

WORKSHOP – O evento começou na quarta-feira e os cooperativistas também participaram do projeto “Portas Abertas”, por meio do qual conheceram a Embrapa, o Bancoob, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o Banco Central, parceiros institucionais do Sistema OCB.

Esta edição do workshop Plano de Melhorias contou com a participação de cooperativas do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Mato Grosso.

INTERNACIONAL – Em 2007, a Unimed Vitoria recebeu o prêmio máximo como representante da América Latina, pela utilização do BSC (Balanced Score Card), uma metodologia de medição e gestão de desempenho desenvolvida pelos professores da Harvard Business School, Robert Kaplan e David Norton, em 1992. O prêmio foi entregue pelos próprios autores. No Brasil, poucas empresas detêm o título, entre elas a Gerdau e a Volkswagen.

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Sescoop/CE realiza curso para cooperativas agropecuárias

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Fortaleza (14/02) – Representantes de cooperativas cearenses, do ramo Agropecuário, participaram de uma capacitação focada em liderança, oferecida pelos setores de Formação Profissional e de Projetos Especiais do Sistema OCB/CE. O grupo se reuniu ontem e hoje, em Fortaleza, para terem reforçadas as diretrizes e as técnicas mais adequadas para se obter uma boa gestão.

Os líderes das cooperativas receberam orientações sobre como organizar assembleias e elaborar suas pautas, bem como sobre mercados, produção, comercialização, dentre outros.

“Este curso é importante porque trabalhamos dois aspectos: o comportamental, focado nas atitudes positivas da gestão (como: valores, ajuda mútua e compromisso); e o técnico, no qual são compartilhadas noções de como conduzir uma assembleia, quais os procedimentos legais, os instrumentos corretos a serem utilizados e muito mais”, diz a gerente técnica, Ilana Maciel.

Com um auditório lotado, os cooperados participaram de uma palestra ministrada pelo assessor jurídico do Sistema OCB/CE, André Fontenelle, sobre leis que tratam do cooperativismo.

Para Venício Mota, presidente da COPASB, localizada em Caucaia, é necessário participar de um curso no qual se possa aprender e obter mais novidades. “É uma capacitação importante porque traz novas experiências. Como presidente, busco informações para aprimorar meu conhecimento e melhorar tanto a nossa produção, quanto a comercialização dos produtos da cooperativa”, considera. (Com informações do Sistema OCB/CE)

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Sescoop/AM oferece curso a conselheiros fiscais

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Manaus (14/02) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Amazonas iniciou na quarta-feira, o curso “Orientações para Atuação de Conselheiros Fiscais de Cooperativas”. O objetivo é conscientizar e preparar os candidatos ao cargo, para apresentarem um desempenho mais dinâmico e eficaz de suas atribuições.
 
Os participantes terão aulas – com carga horária de 16 horas – ministradas pelo professor e especialista em cooperativismo, Flávio Eduardo de Gouvêa Santos.
 
Segundo ele, a abordagem do conteúdo programático tem sido, inicialmente, institucional, ou seja, apresentando as entidades promotoras do evento: OCB e Sescoop, seguida pelas atribuições estatutárias do conselho, sua organização e particularidades, noções gerais de balanço patrimonial, demonstração de sobras ou perdas e análise de demonstrações contábeis, além de aspectos legais de uma cooperativa (Lei nº 5.764/71) e suas relações com o conselho fiscal.
 
"Para dar mais conformidade ao que nossos alunos veem diariamente em suas cooperativas, pedimos que trouxessem materiais específicos à aula, em especial o balanço mais recente. Essa metodologia dá bons resultados, porque trazemos para cá o dia a dia da cooperativa", explicou Gouvêa.
 
O superintendente do Sescoop/AM, Adriano Trentin Fassini, destacou a importância do curso. “O investimento nessa iniciativa é significativo. O curso é fundamental para o aperfeiçoamento dos processos de governança e de gestão das cooperativas, que apresentaram essa e outras demandas em nosso encontro anual de planejamento”, salientou. (Sistema OCB/AM)

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Sescoop divulga resultado final da 2ª etapa - Curso Formação Formacred

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Brasília (13/2/14) - O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) divulgou hoje o resultado final da 2ª etapa do processo seletivo para o Curso de Formação para Instrutores do Programa Formacred. E disponibilizou o Formulário de Confirmação do Curso.

Clique para acessar:

Formulário de confirmação

Resultado final - 2ª etapa

Resultado preliminar - 2ª etapa

Avaliação / Gabarito – Abordagem Legal

Avaliação / Gabarito – Abordagem Organizacional

Avaliação / Gabarito – Abordagem Comportamental

Resultado Final

Comunicado Nacional de Abertura de Vagas e Seleção

Resultado Preliminar e Referências bibliográficas sugeridas

Formulário de Recurso

 

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Ocemg promove workshops sobre o PDGC

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Belo Horizonte (13/02) – O Sistema Ocemg segue incentivando a participação das cooperativas mineiras em projetos e ações focados na melhoria da gestão. Por isso, a ferramenta do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), criada em 2012 pelo Sistema OCB, em parceria com a Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), tem se mostrado eficiente e bem avaliada pelas instituições mineiras.

Por meio de sua Gerência de Capacitação, o Sistema realizou um workshop no último dia 4, na Casa do Cooperativismo Mineiro, destinado às cooperativas que irão integrar o PDGC a partir de 2014. Foram repassadas informações a respeito de como preencher corretamente a ficha cadastral do programa.

Segundo o instrutor do workshop, José Aílton Junqueira, o PDGC trabalha para detalhar questões alavancadoras do desenvolvimento da cooperativa. "A ferramenta aponta o que deve ser priorizado, ou melhorado, em determinado setor da instituição, que não tem tido tanta ênfase dentro da cooperativa", explicou.

Um segundo workshop realizado na segunda-feira, dia 10, teve a presença de cooperativas iniciantes no PDGC e outras já participantes. Da programação, constou uma palestra sobre planejamento estratégico com o gerente de Planejamento do Sistema OCB, Emanuel Malta.

Segundo ele, a cooperativa precisa saber aonde quer chegar. "Você só vai dar um resultado melhor para seu cliente se fizer a gestão adequada do teu negócio. É preciso cuidar das pessoas, dos processos, dos indicadores, das metas, saber ouvir o cliente, conhecer o produto e a legislação, e você só faz isso bem quando tem uma gestão ancorada num processo verdadeiro de busca por resultados", concluiu.

Cerca de 40 pessoas participaram do primeiro evento e 50 pessoas compareceram ao workshop realizado no dia 10. Outros dois workshops já estão programados para ocorrer, ainda neste mês, nas cidades de Uberlândia e Varginha. (Assimp Sistema Ocemg)

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Sicredi na região de MT fecha 2013 com lucro de R$ 191 mi

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Cuiabá (13/02) - Com um crescimento de 25,8% em 2013, o Sicredi localizado nos estados de Mato Grosso, Pará e Rondônia fechou o ano com um montante de R$ 5,3 bilhões em ativos, ou seja, a cooperativa movimentou, em dinheiro, toda essa soma, no perímetro compreendido pelas três unidades federativas.

De acordo com o presidente do sistema financeiro, nessas localidades, João Spenthof, com relação ao patrimônio da cooperativa em 2013, houve um crescimento de 30%, comparado a 2012. Com isso, o Sicredi fechou o ano passado com um patrimônio de R$ 960 milhões.

“Além das benesses financeiras, o sistema cooperativista de crédito traz benefícios sociais porque o cooperado tem de aprender a trabalhar de forma coletiva, um em prol do outro. Nesse sentido, além de todas as linhas de créditos que oferecemos, ainda fechamos 2013 com sobras, ou seja, lucro de R$ 191 milhões, só na nossa região”, otimizou.

NÚMEROS - Segundo o presidente, ao todo são 283 mil associados distribuídos nas 11 cooperativas de crédito da região. Dessas, nove encontram-se em Mato Grosso. Outro dado interessante é que a cooperativa está presente em 73% dos municípios mato-grossenses, sendo que em 24 deles é única instituição financeira.

Com relação a abrangência da população economicamente ativa da Região, em 2013 fechou em 12,86%. No caso de Mato Grosso, o alcance é de um terço da população, ou seja, uma a cada três pessoas fazem uso de algum serviço da cooperativa no interior do estado. Continue lendo a reportagem...

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Aprovada a constituição do Instituto Gaúcho do Leite

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Porto Alegre (12/02) – Promover a coordenação da produção, do desenvolvimento e da competitividade da cadeia produtiva do leite e dos produtos lácteos é a finalidade do Instituto Gaúcho do Leite, cuja aprovação se deu ontem, na sede da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop), em Porto Alegre.

Desde a aprovação do Fundoleite, pela Assembleia Legislativa, no dia 27 de dezembro, foram realizadas diversas reuniões com o intuito de chegar-se ao estatuto da entidade, também aprovado ontem.

O presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius, foi o presidente da assembleia de constituição do Instituto. Participaram ainda: o presidente da Fetag, Élton Weber; da Apil, Wlademir Dalbosco; da Câmara Temática do Leite da Ocergs e da Cosuel, Gilberto Piccinini; do secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi; do presidente da FecoAgro/RS, Rui Polidoro Pinto; do presidente da AGL, Ernesto Krug, e, também, do representante da Famurs, Mário Nascimento.

Após a aprovação do estatuto, foi eleita a diretoria, que terá como presidente Gilberto Piccinini, presidente da Cosuel (Câmara Temática do Leite da Ocergs) e, como vice-presidente, Élton Weber, da Fetag. (Assimp Ocergs)

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Workshop sobre melhoria da gestão será realizado amanhã

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Brasília (11/02) – O ano de 2013 foi muito especial para as cooperativas brasileiras, especialmente as vencedoras da primeira edição do “Prêmio Sescoop Excelência de Gestão”, realizado pelo Sistema OCB. As campeãs nas categorias ouro, prata e bronze constituem o público da última turma a participar do workshop sobre Plano de Melhorias e, também, do projeto Portas Abertas.

A participação das cooperativas nesses dois projetos faz parte das atividades previstas no Prêmio. Até o final do ano passado, cooperativas de todo o País, classificadas por suas boas práticas de gestão formaram os grupos iniciais, beneficiados com o workshop e com o “Portas Abertas”.

OBJETIVO - Possibilitar que a cooperativa desenvolva as oportunidades de melhorias identificadas nos relatórios de autoavaliação, elaborados com base em questionários respondidos por ela própria, no PDGC e oportunizar a troca de boas práticas. O Workshop é uma realização da Gerência de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas.

PORTAS ABERTAS – Além de participarem do Workshop, os cooperados também terão a chance de integrar ao projeto “Portas Abertas”, uma iniciativa do Sistema OCB, por meio da Gerência de Relações Institucionais. O Portas Abertas tem a intenção de informar e aproximar a base cooperativista do trabalho de representação realizado em Brasília. Além de apresentação institucional sobre as atribuições das entidades que compõem o Sistema OCB (Sescoop, OCB e CNCoop), os participantes também terão a chance de visitar parceiros como Embrapa, Bancoob, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Banco Central, além de conhecer o Congresso Nacional.

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Armazém da Coapa receberá grãos 24 horas por dia

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Pedro Afonso (11/02) - Uma unidade mais eficiente nas áreas operacional e de gestão para oferecer um atendimento de qualidade ao produtor. É com essa proposta que a equipe do armazém da Cooperativa Agroindustrial de Pedro Afonso (Coapa) vai atuar na Safra 2013/2014, conforme anunciado durante reunião, na semana passada.
 
No encontro, cuja participação foi de cerca 40 pessoas, os produtores conheceram detalhes sobre a manutenção geral e implantação de melhorias, executadas na unidade, com investimento inicial de R$ 500 mil. Além disso, o gerente da Unidade Operacional da Coapa, Odílio Bezerra, repassou várias informações sobre normas de funcionamento e procedimentos técnicos, sanando dúvidas dos participantes.

Ele também lembrou que o armazém funcionará 24 horas, sete dias por semana. “Todas as medidas adotadas foram pensadas a fim de dar mais eficiência e segurança, além de garantir a qualidade dos serviços prestados pelo armazém”, pontuou Bezerra.

De acordo com o superintendente, José Rander Lopes, a unidade está mais eficiente e dá mais segurança ao produtor que opta por entregar seus grãos à Coapa. Já o presidente da cooperativa, Ricardo Khouri, destacou que está sendo implantada uma filosofia de profissionalização do armazém. (Assimp Coapa)

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Setor de Monitoramento inicia visitas às cooperativas do Rio de Janeiro

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Rio de Janeiro (11/02) - A gestão cooperativista em alta no estado fluminense. No dia 4 de fevereiro o setor de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/RJ iniciou uma série de visitas técnicas por todo o estado do Rio de Janeiro. O objetivo é sensibilizar as cooperativas e demonstrar a importância de elas aderirem aos programas PAGC (de Acompanhamento da Gestão Cooperativista), PDGC (de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas) e ao POC (de Orientação Cooperativista).

A primeira visita foi na Cooptubiacanga, cooperativa de reciclagem, localizada na Ilha do Governador. Na ocasião, a analista do Sescoop/RJ, Inês Vieira, foi recebida pelo presidente da Instituição, Wanderson Sabino.

Ele destacou o crescimento das cooperativas, a partir da profissionalização e capacitação. “Considero todo esse processo como um grande aprendizado para percebermos a importância de uma gestão mais profissional e preocupada com os controles”, analisa.

Para o presidente do Sistema OCB/RJ, Marcos Diaz “a adesão a esses programas tornará as cooperativas do Rio ainda mais fortes, disseminando a cultura do cooperativismo fluminense em todo o País”.

PDGC – O Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) tem como objetivo principal promover a adoção de boas práticas de gestão e governança pelas cooperativas. Mais informações: http://pdgc.brasilcooperativo.coop.br/hotsite/

PAGC – O Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista visa a garantir que o cooperativismo no País mantenha suas características originais de respeito ao trabalho coletivo e para o bem comum. Ele consiste em um diagnóstico e acompanhamento das cooperativas, com orientações e planos de melhoria, por meio do Instrumento de Acompanhamento da Gestão Cooperativista.

POC - O Programa de Orientação Cooperativista (POC) tem como proposta garantir conhecimento a grupos interessados em saber mais sobre a doutrina, princípios, valores e características de uma sociedade cooperativista. (Assimp Sistema OCB/RJ)

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Sicoob Maxicrédito apresenta resultado nas pré-assembleias

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Florianópolis (11/02) – Para informar ao quadro de associados sobre as atividades do ano de 2013, o Sicoob MaxiCrédito iniciou no dia 29 de janeiro a rodada das pré-assembleias, evento que será realizado em cada agência. Os primeiros encontros, nos municípios de Santiago do Sul, Entre Rios, União do Oeste, Caxambu do Sul, Quilombo e Águas Frias, reuniram mais de 1,8 mil pessoas. As pré-assembleias se estendem até o dia 25 de fevereiro.

Na opinião do presidente, Elói Frazzon, as pré-assembleias são mais uma forma de levar ao quadro social a transparência e a credibilidade da MaxiCrédito. “A cooperativa sempre trabalhou pensando no associado, que além de cliente, é um cotista, pois participa da instituição através da divisão dos resultados”, afirma.

Ivair Chiella, vice-presidente, diz que a MaxiCrédito teve crescimento acentuado nos últimos anos, o que mostra também as conquistas do sistema cooperativo. “Somos a maior cooperativa do sistema Sicoob de Santa Catarina e estamos entre as 24 maiores do país, resultado de um trabalho sério e pioneiro, apoiando o desenvolvimento das comunidades locais”, afirmou.

Em 2013, o Sicoob MaxiCrédito aumentou em 17,9% o número de associados, passando para 44.588 pessoas que realizam movimentações financeiras na cooperativa. Acompanhando este número, o capital social dos cooperados chegou a R$ 62 milhões, gerando um crescimento de 20,4%. (Sicoob MaxiCrédito)

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Trilha Mundos se reúne com diretoria da OCDF

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Brasília (11/02) – A realização de projetos a serem desenvolvidos ao longo de 2014 foi o foco principal da reunião entre dirigentes do Sistema OCDF e representantes da Cooperativa de Projetos e Serviços Socioambientais (Trilha Mundos). A reunião aconteceu no último dia 5, em Brasília.

Durante o encontro, foram levantadas as necessidades da cooperativa e pontuadas algumas estratégias para o seu desenvolvimento. Os gestores definiram, por exemplo, a realização de palestras sobre segurança no trabalho, a serem ministradas pela presidente da Trilha Mundos, Renata Frechiani Dalla Bernardina.

Na oportunidade as representantes da cooperativa aproveitaram para conhecer as instalações da nova sede do Sistema OCDF. Participaram da reunião o superintendente do Sistema OCDF, Remy Gorga, a gerente de Desenvolvimento de Cooperativas, Carla Madeira, a presidente da cooperativa Renata Frechiani, além de outros representantes da Trilha Mundos.

INFORMAÇÕES – A Trilha Mundos – Projetos Socioambientais é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, constituída por uma equipe multidisciplinar especializada na elaboração e no desenvolvimento de projetos diversificados, com base na responsabilidade social e ambiental.

A ideia de se criar a cooperativa nasceu em 2004 entre colegas do curso de Especialização em Ecoturismo, oferecido pela Universidade de Brasília. Constituída em maio de 2005, a Trilha Mundos, atualmente, conta com 20 cooperados. (Assimp Sistema OCDF)

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Sescoop convoca candidato à função de Analista Tributário

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Brasília (10/02) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) dá publicidade a comprovação dos requisitos para o cargo analista, na função de Analista Tributário, para o candidato Reinaldo Pires Moreira, comprovou as informações de seu currículo, preenchendo, desta forma, todos os requisitos para assumir o cargo.

COMUNICADO Nº 08

Assim sendo, o Sescoop convoca o candidato para se apresentar na Gerência de Pessoas da unidade nacional do Sescoop, localizada no Edifício Belvedere, situado Setor de Autarquias Sul – SAUS - Quadra 06, Bloco “K”, 12º andar, sala nº 1202, Brasília-DF, no dia 11/02, às 9 horas para apresentação dos documentos necessários à contratação (descritos no item “nº 4.6” do Comunicado de Abertura do referido Processo Seletivo) bem como para o recebimento do exame admissional.

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