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Goiânia (11/03) – Um dos princípios do cooperativismo, o interesse pela comunidade, sempre fez parte da pauta de trabalho da Unimed Cerrado e, a cada ano, vem ganhando força. E, para realizar ações de sustentabilidade e de responsabilidade social, a Federação conta com importantes aliados: seus colaboradores.
Voluntariamente, eles têm participado de ações em prol da comunidade, dedicando parte de seu tempo à realização de trabalhos que contribuem para o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, em atividades que envolvem educação, meio ambiente, saúde e sociedade.
SELO – O trabalho desenvolvido com o apoio dos colaboradores voluntários ajudou a Unimed Cerrado a conquistar, em 2013, pelo segundo ano consecutivo, o Selo de Responsabilidade Social. Concedido pela Unimed do Brasil, o selo é um reconhecimento ao trabalho social e de sustentabilidade realizado pela Federação.
A gerente de Recursos Humanos, Fabiana Neves, observou que o envolvimento dos colaboradores em programas de voluntariado e ações sociais é de extrema importância para o desenvolvimento organizacional da Federação.
“Por meio dessas ações, os colaboradores conseguem reforçar os conceitos de cooperativismo, respeito ao próximo, interesse pela comunidade. Além de contribuirmos com desenvolvimento local, o colaborador muda seu comportamento organizacional, morando suas relações interpessoais”, analisa. (Assimp Unimed Cerrado)
São Paulo (11/03) – A forte estiagem já causou prejuízos de até 30% nas cooperativas agrícolas segundo avaliação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo (Sescoop/SP). O calor afetou culturas de soja, amendoim, café e milho, entre outros produtos.
“O levantamento foi realizado em duas grandes cooperativas, em regiões diferentes do estado de São Paulo, mas mostra a dimensão do impacto da falta de chuva e das altas temperaturas que vêm marcando esse período do ano”, analisa a consultora de Desenvolvimento em Mercados do Sescoop/SP, Flávia Maria Sarto de Oliveira.
Segundo ela, a seca afeta não só a quantidade da produção como também a qualidade das culturas produzidas pelas cooperativas agrícolas. “Nas safras de soja há relatos de grãos esverdeados. Com isso a oleaginosa está sendo desvalorizada na hora da venda. Na safra de amendoim, o prejuízo fica entre 20% a 25%”, explica.
MILHO – A Cooperativa Agrícola de Capão Bonito (CACB) enfrenta os mesmos problemas na avaliação de seu presidente, Emílio Kenji. “A seca afetou principalmente a plantação de milho. Algumas áreas em fase de plantio ainda não foram afetadas, mas a cultura semeada foi prejudicada justamente na fase de polinização. Estimamos perda de 30% no total das lavouras”, comenta Kenji.
CAFÉ – A Coopinhal (Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Pinhal) também calcula prejuízos na lavoura do café. A seca afetou a fase de formação dos grãos. Na fase de granação, existe necessidade de chuvas entre 300 a 400 milímetros e, até agora, só choveu o correspondente a apenas 130 a 140 ml. A cooperativa ainda prevê prejuízos para 2015 já que nesse momento tem um atraso no crescimento das ramas para a plantação do ano que vem. (Assimp Sistema Ocesp)
Maceió (10/03) – Em homenagem ao trabalho da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) em prol do desenvolvimento socioeconômico do estado, a Sociedade Amigos do Batalhão Hermes Ernesto da Fonseca, entidade vinculada ao 59º Batalhão de Infantaria Motorizado, condecorou o presidente da cooperativa Aldemar Monteiro, com o certificado “Amigo do Batalhão”.
A cerimônia ocorreu nesta sexta-feira, dia 07, na sede do Quartel do Exército, no Farol, onde ocorreu também a formatura de recrutas do batalhão. Entre os outros homenageados, estavam empresários alagoanos e o superintendente federal de agricultura em Alagoas, Alay Correia.
Como parte representante da cadeia produtiva do leite em Alagoas, Aldemar disse sentir-se honrado pelo reconhecimento recebido. “Orgulha-me saber que a agricultura familiar faz parte da segurança nacional, cujo objetivo é apoiar e incluir produtores. Agradeço ao comandante geral e presidente da organização, Sílvio de Melo, por essa homenagem. Também registro meu agradecimento ao Exército Brasileiro”, destacou.
Por sua vez, Sílvio de Melo ressaltou que o compromisso social da cooperativa está alinhado ao da Sociedade Amigos do Batalhão. “Realizamos um trabalho mútuo. Quando a organização necessita de parceria em suas ações sociais, principalmente para realizar algum trabalho com crianças ou na área educacional, a cooperativa se compromete em fornecer derivados do leite vindos de seus laticínios”, explicou agradecido o comandante. (Assimp CPLA)
O Instituto Europeu de Formação Avançada vai lançar o primeiro curso de MBA em gestão e direito cooperativo durante a Expocoop 2014, Feira Mundial do Cooperativismo que ocorre entre os dias 15 e 17 de maio, na Expo Unimed, em Curitiba.
O iMBA foi desenvolvido para responder às necessidades dos executivos cooperativistas e conciliar a vida pessoal e profissional com a exigência de u ma valorização de excelência e a obtenção de uma visão nova e atualizada da gestão de cooperativas, de forma a não interferir no dia-a-dia de trabalho do aluno.
Trata-se de uma formação gradual e completa com aulas on-line e módulos presenciais internacional, conduzida por um corpo docente de referência, que inclui 15 dias em escola de negócios internacional em Portugal, Espanha, Itália e França, que encerra-se com a elaboração de um projeto final, agregador de conhecimentos e competências.
As pré-reservas podem ser feitas por meio do e-mail
São Paulo (07/03) – Desde 2009, a Cooperativa de Consumo (Coop) mantém um forte trabalho voltado ao relacionamento com seus cooperados e isso tem resultado em um considerável incremento na movimentação bruta. Em cinco anos, a Cooperativa realizou 865 campanhas segmentadas por consumo de produtos, carteiras de valor e comportamento, gerando 11,58 milhões de interações e incremento de R$ 178,9 milhões de movimentação bruta.
“Se considerarmos a soma do faturamento da Cooperativa entre 2009 e 2013, as campanhas foram responsáveis pela participação de 10,8% no resultado”, explica a coordenadora de Marketing, Cláudia Montini. De acordo com ela, esse ótimo resultado é fruto de um trabalho diferenciado, pois a competição no mercado varejista está bastante acirrada e as práticas tradicionais de abordagem já não produzem os mesmos resultados.
Por isso, conhecer o consumidor e suas necessidades tem se tornado uma tarefa desafiadora e complexa e em meio ao excesso de opções, alcançá-los tem sido outro desafio para o marketing.
E é nesse contexto que a Coop tem desenvolvido com sucesso ações de relacionamento com seus cooperados de maneira prática e efetiva, cujos resultados têm sido muito satisfatórios, tanto sob o ângulo do negócio como para o cooperado, que recebe benefícios diretos e exclusivos.
O Marketing de Relacionamento da Coop enfatiza principalmente a necessidade de um relacionamento a longo prazo com seu mercado, em detrimento das práticas de transações com objetivos de curto prazo, buscando a fidelização de seus cooperados. (Fonte: Coop)
Pintadas (07/03) – Começou hoje o curso de Formação Cooperativista, oferecido pelo Sistema OCEB, a conselheiros administrativos, fiscais e consultores das cooperativas da rede Adapta Sertão, formada pelas cooperativas: COOAP, Coodapi, Coopsertão, Coopofite, Coopaita e Coomai.
O curso que tem 16 horas vai até amanhã e ocorre no município de Pintadas, interior baiano. Um dos principais objetivos do evento é ampliar o acesso à formação em gestão cooperativista, alinhada às reais necessidades das cooperativas participantes.
Brasília (06/03) – Um dia inteirinho dedicado à cooperação. Esse é o espírito do Dia de Cooperar Nacional (Dia C), a ser apresentado no próximo dia 26, em Brasília. Para isso, o Sistema OCB, com apoio das suas unidades estaduais, está concluindo os últimos detalhes do lançamento da campanha – quando os coordenadores do Dia C nos estados participarão de uma oficina sobre a ação.
O objetivo é apresentar às unidades o tema da campanha de 2014 e os materiais produzidos, os quais serão disponibilizados aos estados. Também serão repassadas informações sobre a amplitude do projeto, como a adesão das unidades, e, por fim, elaborado um cronograma de desenvolvimento regional das atividades do Dia C 2014.
“O Dia C é a confirmação de que o cooperativismo não é apenas um instrumento que alavanca as economias dos países, mas também uma importante ferramenta para o bem-estar social, proporcionando qualidade de vida às pessoas”, ressalta o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
NÚMEROS – No ano passado, oito unidades estaduais participaram do projeto piloto. As ações ocorreram no mês de setembro e beneficiaram cerca de 400 mil pessoas, em 268 municípios. No total, 360 cooperativas mobilizaram mais de 49,5 mil voluntários. A expectativa é ampliar a campanha para todos os estados.
2014 – Assim como nos anos anteriores, as ações que marcarão o Dia C 2014 ocorrerão no primeiro sábado de setembro (dia 6). O Sistema OCB espera consolidar os resultados iniciados em 2013, gerar visibilidade ao cooperativismo e contribuir com o desenvolvimento humano, a partir de ações voluntárias, num movimento nacional de intercooperação e solidariedade.
O QUE É – O Dia C é o marco das atividades de promoção social realizadas pelas unidades do Sescoop em todo o País. A intenção é que as cooperativas brasileiras, com apoio das unidades estaduais, realizem ações sociais por meio do voluntariado durante todo o ano, ou seja, é uma iniciativa que tem começo e meio, mas não tem fim.
6 de setembro – A ideia é comemorar o sétimo princípio do cooperativismo: o interesse pela comunidade, visando à integração de todas as atividades e serviços voluntários. O Dia C foi idealizado pelo Sistema Ocemg e, gentilmente, cedido ao Sistema OCB.
Curitiba (06/03) - “Agro – Conjuntura & Cooperativismo” é o título do livro que o Sistema Ocepar acaba de publicar com o objetivo de contribuir para um maior entendimento sobre questões relativas ao agronegócio e cooperativismo. “A obra apresenta importantes análises sobre o desenvolvimento da agricultura no Brasil e no mundo, mas também indica cenários futuros,” salienta o presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, na apresentação do livro.
Segundo ele, a publicação foca ainda o cooperativismo, um instrumento importante para a organização das cadeias produtivas do agronegócio. “O Sistema Ocepar está ciente de que o conhecimento é um fator chave para o desenvolvimento do agronegócio. Esperamos que esse estudo contribua para ampliar a compreensão do leitor sobre o setor e que estimule a geração de novas ideias”, comenta Koslovski.
TEMAS – O livro contém 10 capítulos, divididos em 154 páginas. Eles tratam de Agronegócio, Cenário internacional, Cenários para a agricultura brasileira, Exportações do agronegócio, Crédito rural, Comercialização da safra, Seguro rural, Armazenagem da produção, Relações de troca e Cooperativismo. Os conteúdos foram ilustrados com tabelas, mapas e gráficos. Foram impressos 1.200 exemplares a serem distribuídos às cooperativas paranaenses e demais entidades ligadas ao setor.
AUTORES – O livro é de autoria dos profissionais da Gerência Técnica do Sistema Ocepar: Gilson Martins, Robson Mafioletti, Flávio Turra, Alexandre Monteiro e Silvio Krinski. (Assimp Ocepar)
Brasília (28/02) – Aprimorar e fortalecer a arrecadação do Sescoop foi um dos objetivos do treinamento oferecido pelo Sistema OCB a gerentes, contadores e técnicos das unidades estaduais da região Nordeste. O encontro ocorreu entre os dias 25 e 26, em Recife, e reuniu cerca de 30 pessoas.
O presidente do Sistema OCB/PE, Malaquias Ancelmo de Oliveira, fez a abertura do evento e acrescentou que o Sescoop (unidade nacional) tem feito um trabalho de capacitação muito bem pautado em técnica e eficácia, beneficiando todas as regiões do País.
De acordo com Malaquias Oliveira, o Sistema OCB tem trabalhado para formar dirigentes que conduzam as cooperativas com segurança. Ele lembrou a importância de o gestor estar atento a ações estratégicas, para um cooperativismo cada vez mais forte.
ASSUNTOS - O encontro também possibilitou a troca de boas práticas entre os participantes e convidados. O gerente Financeiro do Sescoop (unidade nacional), Carlos Baena, apresentou os sistemas de Controle e Arrecadação da entidade, o processo de apuração das contribuições, a geração de relatórios, os mecanismos de identificação de inconsistências e a forma de conferência dos pagamentos da Guia da Previdência Social (GPS) e Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP) com os dados informados pela Dataprev.
ESPÍRITO SANTO – Um dos convidados – representante do Sescoop/ES, Rayner Santos – trouxe do Sudeste do País as boas práticas na arrecadação de sua Unidade Estadual. O caso de sucesso abordou questões como o papel dos dirigentes e o que as unidades podem oferecer às cooperativas brasileiras, melhorando a gestão de renda.
Brasília (25/02) – Dirigentes da unidade nacional da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) se reuniram hoje para revisar e atualizar a visão de futuro, a missão e os valores organizacionais da entidade. A 1ª Oficina do Plano Estratégico da OCB ocorreu em Brasília, em continuidade à série de encontros que resultará na elaboração do mapa de cenários e desafios do cooperativismo, até 2025.
Esse mapa norteará o Planejamento Estratégico Integrado do Sistema OCB, composto por: OCB, Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop).
O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, dirigiu os trabalhos. Para ele, definir a nova visão de futuro e a missão da OCB é vital para a elaboração de estratégias e linhas de ação que visem ao desenvolvimento do cooperativismo.
Para definir esses elementos da administração, as lideranças cooperativistas da OCB mergulharam profundamente em tendências, ameaças, oportunidades e a articulação entre todos esses itens.
AGENDA – Dando continuidade aos trabalhos de elaboração do Plano Sistêmico 2015-2020, nos próximos dias 24, 25 e 27 de março será realizada mais uma edição da Oficina de Planejamento, com vistas à elaboração da proposta de valor, objetivos estratégicos e linhas de ação para as três casas do Sistema OCB (Sescoop, CNCoop e OCB). Todo o trabalho é apoiado pela Macroplan, empresa de consultoria em estratégia e gestão.
Belo Horizonte (27/02) – Um livro produzido pelo Sistema OCB, especialmente, para celebrar o Ano Internacional do Cooperativismo, apresenta 366 histórias de cooperativas de todo o Brasil. "O ano de 2012 foi, sem dúvida, um marco para todos os cooperativistas, independentemente de sua origem. Para nós, brasileiros, fica, também, a sensação de dever cumprido", afirmou o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, na apresentação da obra. Com o título de "Histórias de cooperação - 366 cooperativas brasileiras que constroem um mundo melhor", Minas Gerais foi o estado com o maior número de publicações, 52 no total.
O livro foi publicado com o objetivo de retratar a força do cooperativismo que, no Brasil, reúne mais de 11 milhões de associados, mais de 320 mil empregados e cerca de 44 milhões de brasileiros envolvidos com o setor. Para tanto, é contada a trajetória de 366 cooperativas, de todo o País, que superaram diversos obstáculos e alcançaram sucesso.
Para o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, a grande inserção de histórias de cooperativas mineiras na publicação confirma a força do Estado para o desenvolvimento do cooperativismo brasileiro.
A obra traz exemplos dos 26 estados e do Distrito Federal, contemplando os 13 ramos do cooperativismo: agropecuário, consumo, crédito, educacional, especial, habitacional, infraestrutura, mineral, produção, saúde, trabalho, transporte e turismo e lazer. As experiências bem-sucedidas foram dividas em seis grandes temas: Economia sustentável; Educação, formação e informação, Excelência em gestão; Inovação e resultados; Interesse pela comunidade e Responsabilidade socioambiental. (Assimp Ocemg)
Campo Mourão (27/02) - Em Assembleia Geral Ordinária (AGO), realizada nesta quarta-feira (26) na sua sede em Campo Mourão, os associados da Credicoamo aprovaram o balanço e a distribuição de sobras do exercício de 2013.
A cooperativa de crédito dos associados da Coamo registrou um ativo total de R$ 1,20 bilhão, com crescimento de 17,75% e um patrimônio líquido de R$ 258,19 milhões, valor 14,57% maior em relação a 2012. A receita global da Credicoamo totalizou R$ 108,94 milhões, volume 10,88% superior ao ano anterior.
SOBRAS - A eficiência da gestão e a melhorias nos processos operacionais proporcionaram sobras líquidas no montante de R$ 36,00 milhões, que estarão sendo distribuídas aos associados a partir desta quinta-feira (27) em todas as agências da Credicoamo, na proporção da movimentação de suas atividades durante o ano de 2013.
FINANCIAMENTOS – A Credicoamo manteve todas as linhas de crédito ativas, com recursos próprios, de repasses e por meio dos Termos de Cooperação Técnica junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE. “Destacamos a aplicação de R$ 884,51 milhões na concessão de financiamentos de crédito rural e em várias modalidades de empréstimos e financiamentos, com a contratação de 18.621 operações de crédito, o que representou um crescimento de 28,17% em relação a 2012”, informa o presidente da Credicoamo, José Aroldo Gallassini.
SEGURO AGRÍCOLA – Um fato relevante no desempenho da Credicoamo no exercício de 2013 foi o volume de seguro agrícola contratado, com importância segurada de R$ 512,72 milhões e 3.735 apólices, 24,12% maior que o registrado em 2012.
AGÊNCIAS – Para melhor atender os anseios dos seus associados, a Credicoamo inaugurou em 2013 agências nas cidades de Araruna e Boa Ventura de São Roque, no Estado do Paraná e, Amambai, Aral Moreira, Caarapó e Laguna Carapã, no Estado do Mato Grosso do Sul. Foram realizados investimentos na modernização da estrutura física dos Postos de Atendimento de Coronel Vivida, Goioerê, Mangueirinha, Peabiru e Pitanga.
ASSOCIADOS - Em 2013, a Credicoamo totalizou 11.076 associados, número este 11,69% maior em relação a 2012, os quais são atendidos nas 37 agências localizadas nos Estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. (Assimp Credicoamo)
Maceió (26/02) - Conhecida como um dos melhores modelos de gestão cooperativista agrícola do Nordeste, a Cooperativa Pindorama já traça um novo mapeamento comercial para aumentar os resultados no mercado regional. A diretoria da entidade, juntamente com seu setor comercial, começa a elaborar um plano estratégico para intensificar as vendas em estados mais próximos de Alagoas.
Estados como Sergipe, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Ceará – os dois últimos onde a Pindorama já possui escritório de representação comercial – são classificados pela diretoria como potenciais para a cooperativa atingir seus resultados neste ano.
“Concentrar a distribuição no Nordeste, além de melhorias na logística, nos ajuda na consolidação da marca, pois o mercado alimentício é bastante concorrido e não é tão viável nos espalharmos por todo País se precisamos atingir um mercado mais próximo”, avalia o diretor-secretário da Pindorama, Carlos Roberto Santos.
Ainda de acordo com a diretoria, o estudo já vinha sendo feito sobre escoamento das vendas, e agora possui a proposta de se concentrar nos estados nordestinos para garantir rentabilidade mais imediata.
“É nos mercados local e regional que temos a clientela mais fidelizada e articulamos melhor as parcerias. Em se tratando de uma instituição onde o resultado é dividido e tudo é deliberado em conjunto, será a maneira mais equilibrada de seguirmos no mercado nesses tempos de instabilidade em algumas cadeias produtivas agrícolas”, completa Carlos Roberto.
O polo industrial da Pindorama, em Coruripe, é composto por uma usina sucroenergética, uma fábrica de sucos, um laticínio – o único do litoral sul alagoano – e dezenas de outras microempresas da comunidade que são amparadas pelo Núcleo Incubador de Empresas de Pindorama (Niep). No portfólio da marca, ainda estão disponíveis no mercado balas sortidas, suco em pó, vinagre, molhos de pimenta, de alho, molho inglês, que são fabricados por empresas terceirizadas. (Assimp Pindorama)
Brasília (25/02) - Os membros do Conselho do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) se reuniram hoje, na Casa do Cooperativismo, para analisar o regimento interno do comitê jurídico do Sistema OCB e, também, para discutir o plano anual de atividades da auditoria interna e os projetos do Fundo Solidário de Desenvolvimento Cooperativo (Fundecoop). O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o superintendente, Renato Nobile, participaram da reunião.
Esse fundo financeiro destina-se às unidades estaduais do Sescoop, em cumprimento aos objetivos regimentais da entidade. Ele corresponde a 20% da arrecadação líquida do Serviço Nacional. Seu objetivo é apoiar ações que visem ao desenvolvimento de sociedades cooperativas e seus integrantes. Os recursos do Fundecoop custeiam atividades e demandas das áreas de formação, capacitação profissional, promoção social, monitoramento e desenvolvimento das cooperativas, alinhadas às estratégias do Sescoop.
Brasília (25/02) – O Sistema OCB foi apresentado hoje aos executivos da Divisão da Diretoria de Crédito do Banco do Brasil (Dicre), em Curitiba-PR. O departamento faz parte da Gerência de Negócios com Cooperativas (Genec). As gerentes: Clara Maffia (Técnica e Econômica) e Susan Miyashita(Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas) falaram sobre os trabalhos desenvolvidos pelo sistema. Apresentando as ações realizadas pelo Sistema Ocepar, também estiveram presentes à reunião o gerente de Desenvolvimento Cooperativo, Gerson José Lauermann, e o gerente Técnico e Econômico, Flávio Turra, além do auditor de Gestão, Marcos Antônio Caetano.
Dentre os itens apresentados, destacou-se a articulação da unidade nacional junto às organizações estaduais, além do desenvolvimento de ações que visem à profissionalização da gestão e governança das cooperativas.
Na oportunidade, também foram debatidas as normas contábeis das sociedades cooperativas (ato cooperativo e não cooperativo), o programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) e o Plano Estratégico Sistêmico 2015-2020.
Rio de Janeiro (25/02) - O presidente do Sistema OCB/RJ, Marcos Diaz, participou da reunião do Conselho Federativo da Unimed do Estado do Rio de Janeiro, na sede da Federação, no dia 21 de fevereiro. Um dos pontos de debate foi a formalização de um acordo de contribuição para que as Unimed’s fluminenses (singulares) voltem a participar ativamente do Sistema.
Marcos Diaz dividiu a mesa com o presidente da Federação, Euclides Carpi, com os diretores administrativo e financeiro, Fábio Nasser e João Cruz, respectivamente, além de outros membros da diretoria da entidade.
Na ocasião, Diaz relatou a importância de as Unimed’s ingressarem na OCB/RJ. “O cooperativismo do nosso estado precisa do exemplo de cooperativas fortes. Um dos maiores desafios é a busca pela profissionalização da gestão e isso as Unimed’s já possuem. A participação de vocês auxiliará muito no crescimento do sistema cooperativista do Rio”, disse.
“O Sistema OCB/RJ é a defesa das cooperativas dentro da legalidade cooperativista, por meio de assessorias jurídicas e contábeis, por exemplo”, destacou o presidente da Unimed Centro Sul Fluminense, Sebastião Barbosa. (Assimp Sistema OCB/RJ)
Porto Alegre (25/02) – O cooperativismo é, cada vez mais, assunto que merece destaque no meio acadêmico. Tanto é que, o presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius, ministrou uma palestra, na semana passada a professores e alunos da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop).
O evento ocorreu durante a reunião de preparação do ano letivo de 2014, na sede da Escoop. Os objetivos principais foram: atualizar as orientações da secretaria acadêmica e apresentar o projeto pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas aos professores.
A reunião foi conduzida pelo diretor geral da Escoop, Derli Schmidt, e pelo coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão, Mario De Conto. O evento serviu para abrir as atividades do ano letivo 2014. As aulas foram retomadas ontem.
CURSO – O curso superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas, autorizado pelo Ministério da Educação tem origem na preocupação do Sescoop/RS em atender às demandas de qualificação. O profissional estará apto a participar com competência da gestão de empresas cooperativas.
ESCOOP – A Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop) foi credenciada pelo Ministério da Educação, em 2011. Essa é a primeira faculdade voltada exclusivamente ao cooperativismo no Brasil, autorizada pelo MEC.
A Escoop é mantida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS), que tem, entre seus objetivos legais, organizar, administrar e executar o ensino de formação profissional para as cooperativas.
Pioneira no ensino cooperativista no país, a Escoop visa a formar profissionais que integrem conhecimentos técnico-científicos de ciência organizacional, administração, contabilidade, recursos humanos, marketing, finanças, planejamento, direito, educação, economia e história, capazes de absorver, propor e aplicar tecnologias de gestão cooperativa na identificação e resolução de problemas organizacionais das sociedades cooperativas. (Assimp Sistema Ocergs)
Florianópolis (24/02) – Os preços pagos aos produtores rurais catarinenses pelo litro do leite devem baixar mais um pouco – em torno de 0,5% – até o fim de fevereiro, configurando seis meses de queda. Neste mês a redução foi de 4,15% e, nos últimos 180 dias, a queda acumula perda de 24%.
O vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (FAESC), Nelton Rogério de Souza, assegura que essa notícia amarga traz uma previsão mais adocicada: em março inicia a escalada de recuperação da renda daqueles que se dedicam à pecuária leiteira.
A conjugação de vários fatores resultará, a partir do próximo mês, na elevação do preço do leite recolhido nos estabelecimentos rurais. A seca que atinge o oeste provoca queda de 20% na produção catarinense. As pastagens de verão já foram consumidas e o excesso de calor reduz o volume de ingestão das vacas que, comendo menos, produzem menos leite. No Brasil, as perdas já significam 30%.
As exportações de lácteos não cessaram e, por outro lado, as importações baixaram em face da valorização do dólar. Assim, será a redução da oferta de leite que fará o preço subir, assinala Nelton.
Os valores de referência dessa matéria-prima, projetados para este mês de fevereiro pelo Conselho Paritário Produtor/Indústria de Leite do Estado (Conseleite), indicam leve redução de 0,5%. É provável, porém, que o mês se encerre sem variação alguma.
Os preços recuaram fortemente e retiraram a lucratividade do setor, mas, agora, inicia-se um período de recuperação, prevê o vice-presidente da FAESC.
De acordo com projeção do Conseleite, os valores de referência baixam 0,5%, neste mês de fevereiro para o leite-padrão (R$ 0,7351 o litro), para o leite de qualidade acima do padrão (R$ 0,8454) e para o leite abaixo do padrão (R$ 0,6683).
Na segunda quinzena de março, o Conselho volta a se reunir para anunciar os números definitivos de fevereiro e a nova projeção mensal. Embora tenha esses valores como referência negocial, o mercado – como de praxe – está praticando preços levemente superiores, em torno de R$ 0,90/litro.
Santa Catarina é o quinto produtor nacional, o Estado gera 2,7 bilhões de litros/ano. Praticamente, todos os estabelecimentos agropecuários produzem leite, o que gera renda mensal às famílias rurais e contribui para o controle do êxodo rural. O oeste catarinense responde por 73,8% da produção. Os 80.000 produtores de leite (dos quais, 60.000 são produtores comerciais) geram 7,4 milhões de litros/dia. (Assimp Faesc)
Goiânia (24/02) – A sexta edição do Workshop de Vendas da Corretora Unimed Goiânia foi realizado de 14 a 16 de fevereiro com a participação da equipe de vendas, gerentes, coordenadores e diretores da Unimed Goiânia. Ao todo, 49 colaboradores da corretora estiveram presentes.
O workshop foi precedido por uma intervenção de responsabilidade social, realizada no dia 14, no Colégio Estadual Ermando da Conceição, pelos colaboradores da Corretora, em parceria com a Uniodonto Goiânia e a Medilar.
No dia seguinte, após o café da manhã, o diretor de Mercado, Sérgio Baiocchi Carneiro, fez a abertura oficial do workshop, cumprimentando todos os participantes, em especial, os diretores da Unimed Goiânia presentes.
Ele destacou sua satisfação por tudo que tem acontecido ao longo dos últimos seis anos, que permitiram a construção de uma nova cara para a Corretora Unimed Goiânia, com uma nova sede e uma equipe de vendas estimulada e focada no aumento da carteira de clientes.
“Mais uma vez, reafirmo meus agradecimentos a todos os colaboradores, cuja dedicação e esforço garantiram inúmeras conquistas, consolidações e a liderança da Cooperativa no mercado de planos de saúde”, disse, ao destacar que a Corretora, por ser a porta de entrada dos beneficiários, representa a razão de ser da Cooperativa e uma oportunidade de trabalho dos mais de 2,8 mil médicos cooperados.
Em seguida, sob a coordenação do gerente da Corretora, Amarízio Costa, aconteceram as apresentações das gerências de Marketing e de Mercado da Cooperativa sobre a campanha de vendas e o desenvolvimento de uma nova ferramenta digital para o preenchimento de contratos (veja na próxima edição do Informe On-Line).
Ao serem encerradas, o tempo passou a ser dedicado às reuniões do Planejamento Estratégico coordenadas por consultores da empresa Orientec Negócios, com intervalos para dinâmicas, atividades vivenciais e palestras. (Assimp Unimed Goiânia e Corretora)
Campos dos Goytacazes (21/02) – No dia 19 de fevereiro o presidente do Sistema OCB/RJ, Marcos Diaz, esteve em Campos dos Goytacazes, interior do estado fluminense RJ para uma série de encontros com os representantes de cooperativas da região. O objetivo das visitas foi promover a aproximação do Sistema com as instituições a fim de identificar as necessidades em vários aspectos, no sentido de oferecer apoio, tanto em treinamentos quanto com a promoção da intercooperação.
A programação começou com o evento “Café com o presidente”, realizado na Coobranorte. Na ocasião, Marcos Diaz foi recebido pelo presidente da cooperativa, Waldemar Soares.
Um dos pontos de debate foi a possível criação de um Escritório Regional do Cooperativismo (ERC) na cidade de Campos dos Goytacazes, na sede da Coobranorte. Atualmente, o Sistema OCB/RJ tem polos nas cidades de Barra Mansa, Maricá, Teresópolis e Santo Antônio de Pádua, além da sede, no Rio de Janeiro.
De acordo com Waldemar Soares, toda a infraestrutura já está montada: "Este núcleo vai significar que a o Sistema OCB/RJ estará ainda mais perto do cooperativismo campista. Com a viabilização deste projeto, fomentaremos a intercooperação, pois as cooperativas de diversos ramos poderão tirar dúvidas e formar parcerias”, destacou.
“Sabemos da necessidade de aproximar o Sistema das cooperativas. Buscamos a profissionalização da gestão. Quanto mais núcleos de atendimento tivermos mais rápido poderemos atender às necessidades das cooperativas”, disse Marcos Diaz.
FUNDENOR - Em seguida Marcos Diaz esteve na Fundação Norte Fluminense de Desenvolvimento Regional (Fundenor) para uma reunião com o presidente José Carlos Menezes. O debate girou sobre a possibilidade de convênios entre as instituições.
COAGRO - A última reunião foi na sede da Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro Ltda (Coagro). Marcos Diaz conversou com o supervisor de controladoria, Márcio Rocha, que representou o presidente Frederico Rangel. “Agradeço o apoio oferecido pelo Sistema OCB nos treinamentos nas áreas de meio ambiente e tributária bem como a parceria para promovermos a III Semana Interna de Prevenção de Acidente do Trabalhador Rural (SIPATR)”. (Assimp Sistema OCB/RJ)