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Salvador (10/04) – A Confederação Alemã de Cooperativas (DGRV) e o Sicoob Sistema BA acabam de renovar o termo de cooperação que apoia e fortalece o desenvolvimento das microfinanças no âmbito das cooperativas de crédito da Bahia.
Em vigor há seis anos, a parceria visa a implementar o uso de ferramentas tecnológicas para o fomento e a oferta agilizada de microcrédito, além de capacitação de agentes de crédito que atuam nas cooperativas do sistema Sicoob na Bahia.
Segundo o Sicoob, a cooperação já apresenta resultados significativos, pois muitas cooperativas reagiram bem ao incentivo para trabalharem com o microcrédito e microfinanças, conheceram e estão pondo em prática metodologias adequadas e passaram a realizar ações sistêmicas, ou seja, integradas à rede de cooperativas Sicoob.
A renovação da parceria por mais um ano foi assinada no último dia 31 de março, na sede do Sicoob em Salvador, na presença do Chefe do Departamento internacional da Confederação Alemã de Cooperativas, Paul Armbruster; do Diretor de Projeto da DGRV no Brasil, Matthias Knoch; e dos diretores do Sicoob Central BA, Cergio Tecchio e Alexsandro do Carmo.
Na oportunidade, os dirigentes avaliaram como muito positiva essa cooperação internacional, ressaltando os benefícios que têm gerado para o cooperativismo na Bahia. De acordo com Cergio Tecchio, presidente do Sicoob Bahia, "o mercado do microcrédito - cobiçado até por grupos financeiros nacionais e internacionais - está na vocação do cooperativismo de crédito, que deve ser preparar cada vez mais para atuar de forma eficiente e profissional, levando o desenvolvimento ao cooperativismo da Bahia e do Nordeste". (Assimp Sistema OCB/BA)
Brasília (9/04) – A gerente de Desenvolvimento Social do Serviço Nacional de Aprendizagem ao Cooperativismo (Sescoop), Maria Eugênia Ruiz, está em Curitiba, desde ontem, apresentando a nova metodologia do Cooperjovem. Ela participa também do Encontro de Educadores realizado pelo Sistema Ocepar, na capital paranaense.
O encontro, que termina hoje, foi aberto pelo superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken. “Temos de preparar a nova geração para manter e ampliar a força do cooperativismo. É preciso cuidar e aperfeiçoar os jovens preparando-os para o futuro”, afirmou Ricken.
Segundo Maria Eugênia, a reformulação da metodologia foi realizada, em 2013, a partir de um levantamento das ações do programa em todas as unidades que o adotaram.
“Fizemos um mapeamento das boas práticas de cada unidade e cooperativa-madrinha e alinhamos o conceito para ter uma identidade sistêmica no Cooperjovem. Nosso objetivo é fazer do programa uma tecnologia social que poderá ser aplicada em qualquer local do país”, explicou.
De acordo com Maria Eugênia, as mudanças na metodologia “conversam” com a proposta do Ministério da Educação e Cultura, sendo transversal e interdisciplinar. “Acrescentamos, na reformulação, uma proposição metodológica de alinhamento para a formação de professores”, concluiu.
FINALIDADE – O Cooperjovem tem por objetivo fomentar o cooperativismo por meio da escola, com uma proposta educacional construída a partir dos princípios, valores e da prática da cooperação.
NÚMEROS – Atualmente, o programa beneficia mais de 90 mil estudantes de 475 escolas, em 13 estados brasileiros, com o apoio de 3 mil professores. Em todo o país, 106 cooperativas adotaram o Cooperjovem, abrangendo 165 municípios.
Participam do Encontro de Educadores, coordenadores do programa nas cooperativas parceiras no Paraná, instrutores convidados, professores e representantes do Sescoop Espírito Santo e do Sescoop Rio de Janeiro, além dos profissionais do Sescoop Paraná.
PARANÁ – O Cooperjovem no Paraná é adotado por 14 cooperativas, abrangendo 64 municípios, 224 escolas e 550 professores, beneficiando cerca de 11 mil estudantes. (Com informações do Sistema Ocepar)
Brasília (9/04) – O jornal Diário da Barra, do Espírito Santo, publicou hoje que a Vipetro Petróleo, primeira empresa 100% capixaba a atuar no segmento de produção e de exploração do produto no estado, iniciará à produção comercial no primeiro semestre deste ano, graças a uma parceria com o Sicoob.
A meta da companhia é alcançar o volume de 2 a 3 mil barris por dia em cinco anos, nos três blocos adquiridos em leilões da Agência Nacional do Petróleo (ANP) realizados em 2005 e 2007 – um em Linhares e dois em São Mateus, no litoral Norte do Estado.
Para chegar a esse patamar, o gerente de exploração e produção da companhia, Dirceu Santos, revelou que será necessária a perfuração de 100 poços, ao custo de US$ 2 milhões (aproximadamente R$ 4,5 milhões) cada. Até agora, foram investidos cerca de US$ 38 milhões (em torno de R$ 86,3 milhões) no empreendimento. A empresa tem previsão de faturar R$ 20 milhões por mês a partir de 2018.
A parceria com o Sicoob, uma cooperativa de crédito, contribuiu para viabilizar o negócio, segundo Dirceu Santos. “O Sicoob entendeu a especificidade do nosso negócio, pois encontrou a solução adequada para esse tipo de atividade econômica”. A Vipetro Petróleo integra o Grupo Vitória Ambiental, formado por seis empresas.
Para o presidente do Sicoob no Espírito Santo, Bento Venturim, ao financiar projetos como este, a instituição reforça o seu papel de agente do desenvolvimento do Estado. “Trata-se de um setor que representa um grande eixo de crescimento”, destacou, acrescentando que o grupo é 100% capixaba e tem expressão nacional. (Diário da Barra - Vitória/ES)
Uberlândia (9/04) - O primeiro encontro de líderes e gestores realizado pelo Sistema Ocemg foi direcionado às cooperativas das regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. A iniciativa ocorreu no último dia 2, na sede do Sicoob Creditril, em Uberlândia, reunindo 53 líderes e gestores das cooperativas locais. Ao todo, cinco ramos foram contemplados na reunião: agropecuário, crédito, consumo, saúde e transporte.
O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, destacou a qualidade das cooperativas mineiras e sua grande participação nos programas de monitoramento em nível nacional, frisando que, do total de organizações que participaram do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), 50% foram oriundas de Minas Gerais.
O presidente falou ainda que o Sistema passa por um novo momento, com novo superintendente e nova dinâmica de atuação, reforçando a regionalização e a descentralização das ações da organização.
A gerente de Acompanhamento de Cooperativas do Sistema, Vitória Drumond, apresentou os indicadores econômicos da mesorregião, gerados a partir das visitas técnicas e por meio dos questionários do PDGC. Segundo a gerente, 90% dessas cooperativas locais já foram visitadas pelo Sistema Ocemg.
Para a gerente de Capacitação, Andrea Sayar, "a iniciativa alinha as ações de monitoramento de cooperativas com as de capacitação, de forma que a Gerência tenha condições de ofertar cursos que, de fato, sejam relevantes para a promoção do desenvolvimento das cooperativas".
Na sequência, Andrea conduziu um trabalho de levantamento de necessidades de treinamento com base nos indicadores apresentados. Em grupos formados pelos dirigentes e gestores presentes, foram identificados cerca de 200 cursos considerados necessários para dirigentes, gerentes, empregados e cooperados de cooperativas. Dentre os títulos, destacam-se a necessidade de investir em programas relacionados à preparação de sucessores, bem como de candidatos ao cargo de conselheiros e curso de cooperativismo. (Assimp Sistema Ocemg)
Brasília (8/04) – O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, esteve hoje na Paraíba, participando da Assembleia Geral Ordinária do Sindicado e Organização das Cooperativas Brasileiras do estado paraibano. Segundo Nobile, a participação, o comprometimento e a transparência deram o tom da AGO, considerada satisfatória pelos participantes.
“A apresentação da prestação de contas, do relatório de gestão e o esclarecimento das questões dos dirigentes de cooperativas comprovaram o compromisso da gestão da diretoria da OCB na Paraíba, que está de parabéns pela transparência com que vem conduzindo o cooperativismo no estado. Além disso, é preciso destacar a participação dos dirigentes somada à harmonia e energia positiva do quadro funcional”, enfatiza Renato Nobile.
GOVERNANÇA - A participação do superintendente do Sistema OCB na AGO da Paraíba foi considerada estratégica pelo presidente da unidade estadual, André Pacelli. “A presença da unidade nacional representou o novo modelo de governança adotado pela diretoria do Sistema OCB. A unidade nacional está mais perto das unidades estaduais que, por sua vez, estão cada vez mais em contato com as cooperativas, ouvindo suas necessidades e trabalhando pelo seu desenvolvimento”, comenta o presidente.
RECONHECIMENTO - André Pacelli disse que o balanço apresentado por Renato Nobile foi fundamental para que as cooperativas tomassem conhecimento das ações do Sistema OCB. “Ouvimos muitos comentários de reconhecimento das cooperativas, pois conseguem perceber o resultado das ações de representação da unidade nacional. No ramo Transporte, por exemplo, é visível o contentamento dos cooperados, tendo em vista as conquistas que resultaram na diminuição de tributos. Isso é muito positivo”, considera o presidente da OCB/PB.
APROVAÇÃO – A Assembleia Geral também foi avaliada como positiva, pelo superintendente da unidade estadual, Pedro D’Albuquerque. “Houve uma participação ativa das cooperativas representadas. Aprovamos todas as nossas contas e, ainda, apresentamos os projetos programados para este ano”, comenta D’Albuquerque.
PORTAS ABERTAS - Um dos projetos a serem desenvolvidos ainda neste ao é o Portas Abertas, realizado pela Unidade Nacional. A ideia é regionalizar a iniciativa, oportunizando que as cooperativas do interior da Paraíba conheçam a estrutura técnica da unidade estadual, bem como seus parceiros.
NÚMEROS – A Paraíba conta, atualmente, com 138 cooperativas, cerca 33 mil cooperados e quase cinco mil empregados de cooperativas. Os ramos que mais se destacam em número de cooperados são Crédito (18.543), Agropecuário (5.173) e Infraestrutura (4.554).
Porto Alegre (8/04) – Na noite dessa quinta-feira (3/04), no auditório da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop), o Sistema Ocergs promoveu o Painel Internacional de Recursos Humanos, que reuniu o gestor da cooperativa alemã Raiffeisen Rheinh-Ahr-Eifel, Alois Splonskowski, o gerente de produto e coordenador educacional da Academia Alemã de Cooperativas (ADG, sigla em alemão), Stefan Daferner, e o professor da Escoop, Fernando Dewes.
A atividade de extensão da Escoop integra uma das ações da visita técnica da comitiva alemã, que faz parte do projeto de cooperação bilateral do Sistema Ocergs com a Confederação das Cooperativas da Alemanha (DGRV). Após o discurso de abertura do diretor geral da Escoop, Derli Schmidt, Splonskowski iniciou o Painel e apresentou as estratégias de desenvolvimentos de RH da cooperativa Raiffeisen Rheinh-Ahr-Eifel.
O dirigente alemão elencou as competências necessárias para cada empregado, às quais ele denominou como: gerencial, metodológica, social e de liderança.
Na sequência, o gerente de produto e coordenador educacional da ADG falou sobre a formação e desenvolvimento de gestores de cooperativas na Alemanha. Após a explanação de Daferner foi a vez do professor Dewes falar sobre o desenvolvimento de RH no Rio Grande do Sul.
Estiveram também presentes no evento o gerente de Monitoramento do Sistema Ocergs, José Máximo Daronco, o gerente jurídico do Sistema, Mario De Conto, técnicos da casa, dirigentes que integram o Projeto de Reestruturação das Cooperativas Agropecuárias e alunos de graduação e pós-graduação da Escoop.
O Painel Internacional de RH integrou a semana de atividades do Programa para o Trabalho de Desenvolvimento de Recursos Humanos, que incluiu visita à Cooperativa Piá de Nova Petrópolis, onde ocorreram reuniões e debates sobre o tema. (Assimp Ocergs)
Brasília (7/04) – O Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (Woccu, na sigla em inglês) esteve reunido em Bruxelas, até a última sexta-feira (4/04), para definir os novos rumos do setor no mundo. O presidente do Sicredi, Manfred Alfonso Dasenbrock, e diretor da Woccu da América do Sul, disse que as discussões são importantes para conhecer o trabalho das cooperativas, em especial, na Europa.
Para Manfred, que atualmente preside o Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGcoop), “é uma oportunidade para ampliar o conhecimento sobre os bancos cooperativos que existem no mundo, e dentro de uma realidade nacional, propor ações de fomento ao cooperativismo”.
Também foi tratado durante o encontro o acordo Basileia III que faz parte de um conjunto de iniciativas, promovidas pelo Fórum de Estabilidade Financeira (em inglês, Financial Stability Board - FSB) e pelo G20, para reforçar o sistema financeiro após a crise dos subprimes. Os problemas em países como a Ucrânia, Crimeia, Macedônia e Irlanda também estiveram em pauta.
O Woccu incentiva o aprendizado colaborativo realizado entre as cooperativas de crédito de todo o mundo, ações de intercambio de informações que podem ajudar a eliminar o retrabalho e em conjunto as cooperativas conquistam maior espaço e acesso aos políticos que determinam as regras.
Curitiba (7/04) – O Sistema Ocepar promoverá, em parceria com a Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), um seminário com o objetivo de orientar profissionais interessados em desenvolver pesquisas na área de cooperativismo. A capacitação visa a aprimorar as competências para a elaboração de projetos de alto impacto nas áreas de Estratégia e Inovação em gestão de cooperativas.
Ao todo serão 45 horas/aula, distribuídas entre os dias 16 e 17/05; 30 e 31/05 e 12 e 14/06. As atividades ocorrerão na Escola de Negócios da PUCPR, em Curitiba. O seminário é indicado aos interessados no processo seletivo do Mestrado Profissional em Gestão de Cooperativas, promovido pela PUCPR, com apoio da Ocepar. A primeira turma iniciou as aulas em março.
As inscrições devem ser realizadas até o dia 15 de abril com o agente de Desenvolvimento da cooperativa ou pelo e-mail
Brasília (4/04) – Será realizado amanhã o II Encontro de Mulheres Cooperativistas do Distrito Federal, cujo objetivo é proporcionar ações para que as mulheres cooperativistas desenvolvam o espírito de liderança e sejam encorajadas a participar mais nos debates dentro das cooperativas. O evento é promovido pelo Sistema OCDF e direcionado a cooperadas, funcionárias de cooperativas, esposas e filhas de cooperados. O encontro ocorre no Centro de Convenções Israel Pinheiro, neste sábado, das 9h às 18h As interessadas podem se inscrever enviando um email para capacitaçã
Rio de Janeiro (4/04) – “O cooperativismo é um sistema capaz de agir como a célula do conhecimento, lançando um olhar sobre os processos produtivos em que pesem os ideais de mútua ajuda, difusão da informação e disciplinas para a regulação econômica.” A análise é de Marcos Diaz, presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio de Janeiro (OCB/RJ), recém-reeleito para o cargo. Seu primeiro mandato foi de 2011 a 2014; agora presidirá de 2014 a 2018.
Dados da OCB apontam que, somente no Rio, são 2.032 cooperativas, sendo 80 no ramo agropecuário. Por isso, na opinião de Marcos Diaz, o cooperativismo é importante para o desenvolvimento da agricultura e da pecuária brasileira.
COMUNICAÇÃO - Como ponto principal de sua gestão à frente da OCB/RJ, Marcos Diaz pretende fortalecer a imagem, a cultura e a comunicação cooperativista no estado e no Brasil. “Necessitamos também promover a segurança jurídica e regulatória das nossas cooperativas e da intercooperação”, ressalta.
Ele pretende ainda investir na profissionalização da gestão da entidade, colaborar para a governança das cooperativas e para a qualificação dos empregados. “Somente assim conseguiremos aumentar a representatividade do cooperativismo. Trabalhamos para ajustar estas questões, proporcionando amplo conhecimento às cooperativas das ações executadas pelo Sistema OCB/Sescoop/RJ, com a promoção de cursos, palestras e parcerias com órgãos públicos.”
Para tanto, é preciso se aproximar mais da realidade das cooperativas existentes e daquelas que pretendem se formar. “Acreditamos na profissionalização da gestão. Destaco também maior aproximação com a base cooperativista, o que nos remete a conhecer a real necessidade da situação dos cooperados. Trabalhamos de forma ampla em todos os segmentos, por meio de treinamentos e projetos de divulgação do cooperativismo para a sociedade, o que resultará em novos negócios para as cooperativas. Objetivamos a sustentabilidade econômica e social do cooperativismo em todo o território fluminense.” (Assimp Sistema OCB/RJ)
Brasília (3/04) – O futuro do cooperativismo de crédito no Brasil foi discutido, hoje, durante o Seminário de Lideranças do Cooperativismo Financeiro e Empresarial, que ocorre em Brasília (DF). O evento está sendo realizado pelo Sebrae e pelo Bancoob, com apoio do Sistema OCB – representado por seu superintendente, Renato Nobile. Para Nobile, o seminário foi uma excelente oportunidade de crescer, observando os exemplos de sucesso, frutos de boas práticas de gestão, apresentados no seminário.
“O cooperativismo de crédito é admirável por sua qualidade administrativa. Os números só compravam isso. Por exemplo: tivemos 755 inscrições ao Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas. Desse total, 256 eram do ramo Crédito. No Prêmio Sescoop Excelência em Gestão, realizado no ano passado, das 316 inscritas, 138 eram de crédito e das 28 premiadas, 11 pertenciam a este ramo”, informou Nobile.
O superintendente comentou, ainda, sobre a implantação do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop). “Conseguimos superar o desafio de ter um único fundo de proteção, assegurando aos associados e oferecendo as mesmas garantias que o sistema bancário convencional vinha oferecendo. O ganho de imagem para nossas instituições financeiras cooperativas será significante”, avalia Renato Nobile.
SEMINÁRIO - O seminário tratou também sobre casos bem-sucedidos e dos os desafios de atender a um maior número de pequenos negócios com portfólio de produtos e serviços diversificado e seguro.
Experiências de cooperativas do Mato Grosso, Paraná, Minas Gerais e Paraíba, que participam do projeto Fomento a Boas Práticas, do Sebrae, foram apresentadas. O projeto é desenvolvido há três anos pela instituição e busca orientar as cooperativas para oferecerem produtos e serviços adequados às necessidades das micro e pequenas empresas. Até agora, 200 mil pequenos negócios já foram beneficiados.
A programação inclui debates sobre necessidades, desafios e perspectivas do cooperativismo de crédito.
PRESENÇAS – A abertura contou com a presença de Marco Aurélio Borges Almada, diretor-presidente do Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), Luiz Edson Feltrim, do Banco Central, Eriko Ishikawa, do Banco Mundial-IFC, Renato Nobile, superintendente do Sistema OCB, e Edson Nassar, diretor- executivo do Banco Cooperativo Sicredi.
Brasília (3/04) – O Sebrae quer colaborar para a melhoria do desempenho das cooperativas de crédito junto aos pequenos negócios. Para isso, vai incentivar a intercooperação entre elas, desenvolvendo o Programa de Parcerias entre Cooperativas, lançado hoje, em Brasília (DF), durante o Seminário de Lideranças do Cooperativismo Financeiro e Empresarial, realizado com apoio do Sistema OCB.
A ideia é que uma cooperativa melhor estruturada no atendimento aos pequenos negócios possa apadrinhar até três outras também de crédito, desenvolvendo assim um trabalho de cooperação e apoio técnico, implantando novas práticas operacionais e novas linhas de produtos e serviços.
“Isso vai possibilitar maior oferta de serviços financeiros para microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas associadas, além de aumentar o volume de crédito acessado pelo segmento, em cada cooperativa apadrinhada”, avalia o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos.
Cada plano de cooperação envolverá diagnóstico da atuação no atendimento dos pequenos negócios pela cooperativa apadrinhada e proposta de melhorias com capacitações e um plano de monitoramento de resultados. Atualmente, há 1.152 cooperativas de crédito no Brasil, sendo que 540 delas têm potencial para participar dessa nova iniciativa do Sebrae. (Fonte: Sebrae)
Brasília (3/04) – O Sistema OCB, com a intenção de desenvolver as competências comuns entre suas unidades em todo o país, inicia mais uma etapa do Programa de Desenvolvimento de Competências para os colaborares: o curso “Introdução ao Cooperativismo”, desenvolvido na modalidade à distância em parceria com a Fundação Unimed.
Entre os objetivos do curso estão: desenvolver o conhecimento dos aspectos estruturais e funcionais, bem como a disseminação da cultura da cooperação, da doutrina, dos princípios e dos valores do cooperativismo, visando a contribuir, também, para o contexto da educação cooperativista mediada pelas novas tecnologias.
Para o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, o curso é uma ferramenta de educação e de integração. “Isso permitirá o aprimoramento do processo educacional com a utilização de ambientes virtuais de aprendizagem e complementando o processo de ensino-aprendizagem presencial. É um grande passo para o cooperativismo. É isso que queremos: desenvolver ações que tornem as unidades um só Sistema”, analisa Nobile.
CURSO – O curso, desenvolvido com uma carga horária de cinco horas, será hospedado na plataforma on-line da Fundação Unimed e seu conteúdo contemplará quatro módulos: Aspectos históricos, simbólicos, filosóficos e estruturais do Cooperativismo; A administração da Cooperativa; Cooperativas de Trabalho; e Legislação Cooperativista. CLIQUE AQUI para acessar outros temas e informações sobre a ação.
LANÇAMENTO – A Gerência de Pessoas do Sistema OCB está concluindo os últimos detalhes para apresentar o curso aos colaboradores da Unidade Nacional. O lançamento para as unidades estaduais ocorrerá no dia 11/04.
PÚBLICO – Todos os funcionários das unidades estaduais e nacional do Sistema OCB poderão se inscrever, por meio da Gerência de Pessoas, e receber, ao final do curso, mediante aproveitamento, um certificado de participação. O curso é mais um instrumento de alinhamento sistêmico.
UNIDADES ESTADUAIS – As unidades estaduais deverão encaminhar uma planilha com informações de todos os colaboradores interessados no curso à Gerência de Pessoas da unidade nacional pelo email
O Sistema OCB também disponibilizou um telefone para esclarecimentos. O número é: 61.2196-2803. Periodicamente a unidade nacional disponibilizará às unidades estaduais relatórios gerenciais para o acompanhamento da participação de seus colaboradores.
Rio de Janeiro (3/04) – O Sistema OCB/RJ e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) assinaram, nesta semana, o Termo de Cooperação Técnica e Científica (TCT). O objetivo é a realização de práticas dirigidas às cooperativas do estado, fomentando a inovação e gestão do conhecimento, a difusão e criação de cooperativas e a formação de redes de comercialização e apoio logístico.
A formação profissional, a gestão e desenvolvimento organizacional, a inovação tecnológica, a realização de estudos e pesquisas, a promoção da cultura da cooperação, a disseminação da doutrina do cooperativismo e adoção de boas práticas de governança e a gestão nas cooperativas também fazem parte das ações.
Dentre as metas desta parceria estão a produção e a difusão do conhecimento técnico e acadêmico em cooperativismo nos campos da Administração, Direito, Economia, Contabilidade, entre outras áreas, suporte ao desenvolvimento das cooperativas e o reforço do aprendizado de cada ramo de acordo com as demandas das cooperativas ou do Sistema OCB/RJ.
Outra proposta é a criação de uma incubadora de cooperativas nas dependências da Universidade.
“Esta parceria beneficiará a todas as cooperativas. Acreditamos que a qualificação profissional é um dos pilares para o desenvolvimento do cooperativismo. Neste sentido, o Sistema dá um grande passo ao assinar este convênio com uma das mais importantes instituições de ensino do Brasil”, destacou o presidente do Sistema OCB/RJ, Marcos Diaz.
Para viabilizar alguma ação nas dependências da UERJ, as cooperativas podem entrar em contato com o representante do Sistema junto à Universidade: Sérgio Bittencourt:
Brasília (2/04) – Cooperativas de crédito de todo o país, especialistas do setor e empresários são aguardados no Seminário de Lideranças do Cooperativismo Financeiro e Empresarial, que ocorrerá amanhã, em Brasília (DF). O evento é realizado pelo Sebrae e pelo Bancoob, com apoio do Sistema OCB, que será representado por seu superintendente, Renato Nobile.
O seminário tratará sobe casos bem-sucedidos e os desafios de atender a um maior número de pequenos negócios com portfólio de produtos e serviços para esses clientes, além de criar novos produtos destinados a esse público.
Experiências de cooperativas do Mato Grosso, Paraná, Minas Gerais e Paraíba, que participam do projeto Fomento a Boas Práticas, do Sebrae, serão apresentadas durante o seminário. O projeto desenvolvido há três anos pela instituição, que busca orientar as cooperativas para que ofereçam produtos e serviços adequados às necessidades das micro e pequenas empresas, já beneficia mais de 200 mil pequenos negócios.
A programação prevê ainda debates sobre temas como necessidades, desafios e perspectivas do cooperativismo de crédito. Haverá, também, três oficinas temáticas que contarão com a presença dos sistemas de Crédito Cooperativo (Sicredi) e OCB, Banco Central, Banco Mundial/IFC e Fundo Multilateral de Investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID/Fomin).
Serviço
O que: Seminário de Lideranças de Cooperativas de Crédito para Pessoa Jurídica
Quando: amanhã, das 8h às 17h
Onde: Sede do Bancoob, no Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 8 – Brasília (DF).
Brasília (02/04) – A gerente geral do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Karla Oliveira, representou o Sistema OCB durante a Assembleia Geral Ordinária da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), ontem, em Curitiba.
“A diretoria da Ocepar está de parabéns pela transparência com que vem conduzindo o cooperativismo no estado. A prestação de contas, do relatório de gestão e do saneamento das dúvidas da assembleia comprovaram o compromisso da gestão do setor. Foi uma apresentação robusta. E é com esse mesmo adjetivo que qualifico o plano de ações 2014 apresentado durante a AGO. Para mim, sem dúvida, foi uma importante oportunidade de aprendizado”, analisa Karla Oliveira.
A diretoria do Sistema Ocepar reuniu com dirigentes das cooperativas filiadas para prestar contas referentes ao exercício 2013. Os resultados obtidos no ano passado foram apresentados pelo presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, pelos superintendentes da Ocepar José Roberto Ricken e Nelson Costa (adjunto). Durante a AGO, os participantes também deliberaram sobre o plano de ação do cooperativismo paranaense para 2014.
CAPITAL HUMANO - “O principal diferencial do cooperativismo do Paraná são os investimentos realizados na formação e capacitação do nosso capital humano. São as pessoas que provocam as transformações, daí a necessidade de termos um trabalho forte voltado ao desenvolvimento pessoal e profissional de todos os integrantes do cooperativismo”, disse João Paulo Koslovski.
Ele destacou, ainda, os avanços do setor cooperativista do estado. De acordo com o presidente da Ocepar, no ano passado, o sistema cooperativista paranaense realizou 5.479 projetos de formação e capacitação profissional, com 151 mil participações e que somaram mais de 71 mil horas/aula.
1 MILHÃO DE COOPERADOS – “Concluímos o ano de 2013 com avanços expressivos nos diferentes ramos de atuação das cooperativas paranaenses”, completou o dirigente, ao destacar indicadores que demostram a expansão das cooperativas do Paraná em diversas áreas. Ele lembrou que as 231 cooperativas filiadas ao Sistema Ocepar encerraram 2013 com a marca de 1 milhão de cooperados. “Isto significa que, considerando-se o núcleo familiar, mais a geração de empregos, o cooperativismo está presente na vida de quase 3 milhões de pessoas no Paraná, o que demonstra o alcance do setor no campo econômico e social”, afirmou.
R$ 3,1 BILHÕES EM 2014 – “Gerar emprego, distribuir renda e participar do desenvolvimento das comunidades onde atuam e, consequentemente dos municípios, do Estado e da Nação, são a tônica do trabalho do cooperativismo paranaense”, ressaltou Koslovski. Dentro desta linha, as cooperativas investiram R$ 2,16 bilhões no ano passado, sendo que o montante investido soma R$ 6,59 bilhões nos últimos cinco anos. Os recursos foram aplicados, principalmente, em infraestrutura, agroindustrialização e modernização dos processos de tecnologia e informação logística.
Para 2014, as cooperativas do Paraná investirão R$ 3,1 bilhões, uma elevação de 45% na destinação de recursos em comparação ao ano passado. A estimativa indica um aumento de 92% no montante destinado à armazenagem e recebimento de grãos, com aportes de R$ 1,2 bilhão, o que equivale a 41% do total dos investimentos. “Os novos projetos aumentarão em 12% a capacidade estática de armazenagem das cooperativas paranaenses, que saltará de 15 milhões de toneladas para 16,8 milhões de toneladas”, relatou o dirigente.
AGROINDÚSTRIA - Os investimentos destinados à industrialização respondem por 46% do total dos aportes (R$ 1,4 bilhão), uma alta de 42% em relação a 2013, mantendo o ritmo de expansão dos últimos anos. As cooperativas investirão na ampliação e adequação de suas plantas industriais, em projetos que já estão em andamento, em específico no setor de carnes, milho e cevada. O valor que o setor pretende investir equivale a cerca de 10% do faturamento do cooperativismo no estado.
PRESENÇA NAS COMUNIDADES – O presidente destacou ainda que o setor recolhe mais de R$ 1,2 bilhão em tributos, permitindo a dinamização da economia local onde as cooperativas estão inseridas, seja ela primária, secundária ou terciária. “Além disso, as cooperativas vinculadas ao Sistema Ocepar geram 1,7 milhão de postos de trabalho, evidenciando que o cooperativismo é a melhor alternativa de trabalho e renda para uma parcela significativa da população” Isto, somado ao fato de terem bases sólidas no interior do Estado, onde esses empregos são gerados e onde giram os recursos dos investimentos e dos impostos recolhidos, ajuda a dinamizar a economia local”, comentou o dirigente. (Com informações da Ocepar)
Brasília (2/04) – O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, acaba de divulgar o resultado da balança comercial brasileira, relativa às operações envolvendo cooperativas nos dois primeiros meses deste ano. De acordo com o documento, as exportações do setor cooperativista somaram US$ 829,05 milhões (2,6% do total Brasil).
Do lado da importação, houve um recuo de 20,8% nas compras externas efetuadas por cooperativas, que passaram de US$ 49,5 milhões, no primeiro bimestre de 2013, para US$ 39,2 milhões, nos primeiros meses deste ano. Historicamente, a balança comercial das cooperativas apresenta saldo positivo, tendo alcançado US$ 5.675,8 milhões no acumulado janeiro-dezembro do ano passado.
PRODUTOS – Entre os principais produtos exportados pelas cooperativas, nos meses de janeiro e fevereiro, destacam-se:
1- Açúcar bruto (com vendas de US$ 138 milhões, representando 16,7% do total exportado pelas cooperativas)
2- Carne de frango (US$ 134,5 milhões, 16,2%)
3- Açúcar refinado (US$ 124,3 milhões, 15%)
4- Soja em grão (US$ 90,9 milhões, 11%)
5- Café em grão (US$ 86,7 milhões, 10,5%)
MERCADOS – As vendas externas das cooperativas alcançaram, nesse bimestre, 130 países. Esse número é maior do que o registrado no ano passado, quando 111 países foram nossos clientes. Por conta de sua participação no total das vendas do setor, destacamos os cinco principais destinos:
1- China (vendas de US$ 107,2 milhões, representando 12,9% do total)
2- Alemanha (US$ 81,1 milhões, 9,8%)
3- Estados Unidos (US$ 63,3 milhões, 7,6%)
4- Emirados Árabes (US$ 56,7 milhões, 6,8%)
5- Arábia Saudita (US$ 52,9 milhões, 6,4%)
ESTADO – São Paulo foi o estado com maior valor de exportações de cooperativas, US$ 283,6 milhões, representando 34,2% do total das vendas externas do segmento. Em seguida, aparecem: Paraná (US$ 264,3 milhões; 31,9%); Minas Gerais (US$ 86,2 milhões; 10,4%); Santa Catarina (US$ 85,4 milhões; 10,3%); Mato Grosso (US$ 26,5 milhões; 3,2%); e Rio Grande do Sul (US$ 19,8 milhões; 2,4%)
Curitiba (2/04) – Fundado em 2 de abril de 1971, o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) está completando, hoje, 43 anos. Atualmente, há 231 cooperativas registradas no Sistema Ocepar e que atuam em dez diferentes ramos: agropecuário, crédito, saúde, transporte, infraestrutura, educacional, habitacional, trabalho, consumo e turismo e lazer. Ao todo, são um milhão de cooperados em todo o Estado.
O setor responde por 16% de toda a riqueza gerada no Paraná e por 56% do PIB agropecuário paranaense. No ano passado, atingiu movimentação econômica de R$ 46 bilhões. Para o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, o cooperativismo paranaense atingiu o patamar atual especialmente por causa do empenho e contribuição de lideranças que comandaram a entidade em períodos anteriores. Veja abaixo a mensagem de Koslovski sobre o aniversário da Ocepar.
“Ao comemorarmos esses 43 anos de existência da Ocepar, podemos afirmar que a entidade, juntamente com suas cooperativas filiadas, contribuiu de forma direta para que nosso estado se tornasse uma importante força econômica no cenário nacional.
Desenvolvimento este experimentado nos diversos ramos de atuação do sistema, seja na geração de renda e de trabalho para milhões de paranaenses. Mas tudo isso não seria possível se não tivessem passado pela presidência desta casa, homens empreendedores, determinados em fazer a diferença, como Guntolf van Kaick, Benjamin Hammerschimidt, Wilson Thiesen, Ignácio Aloysio Donel e Dick Carlos de Geus.
Pessoas que muito contribuíram para que a Ocepar se tornasse uma das entidades mais respeitadas não só aqui em nosso estado, mas no Brasil e no mundo. Se hoje somos referências em muito do que realizamos, temos que agradecer também aos dirigentes que ocuparam funções de destaque e que participaram das diversas gestões nesses 43 anos.
Enfim, o nosso agradecimento aos colaboradores do sistema pela sua dedicação em fazer cada vez mais para que possamos oferecer às nossas cooperativas filiadas serviços de qualidade. Um verdadeiro ‘exército’ em defesa de uma filosofia que tem como principal meta fazer as pessoas mais felizes. Parabéns Ocepar, parabéns às nossas cooperativas e a todos aqueles que integram o sistema”.
João Paulo Koslovski - Presidente do Sistema Ocepar
Goiânia (2/04) - A Unimed Goiânia aderiu novamente à Campanha Eu Ajudo na Lata da Unimed do Brasil, que recolhe lacres de latas de alumínio para adquirir cadeiras de rodas e outros itens de mobilidade, destinadas a pessoas com deficiência física.
A arrecadação conta com a participação de seus colaboradores, mobilizados por diversas ações de divulgação. Foram fixadas garrafas PET para recolher os lacres em todas as unidades da Cooperativa. Aqueles que preferirem ter a própria garrafa para juntá-los, estão sendo incentivados. Posteriormente, deverão entregar o recipiente ao setor de Marketing.
"A Campanha vai até dia 30 de junho. Ao encher sua garrafa, o colaborador pode solicitar ao Marketing o registro de sua ação. Essa é uma forma de incentivo e reconhecimento pela atitude positiva", diz o diretor de Mercado da Unimed, Sérgio Baiocchi Carneiro.
No ano passado, foram arrecadadas 840 garrafas PET com o apoio de todo o Sistema Unimed. A venda possibilitou a compra de seis cadeiras de rodas. No total, 81 garrafas foram enviadas pela Unimed Goiânia para Unimed do Brasil.
Em 2014, a Unimed Goiânia será responsável por todo o processo de coleta e venda dos lacres para aquisição de cadeiras de rodas e outros itens como muletas, andadores e até aparelhos auditivos.
Em apenas 14 dias de divulgação, a colaboradora Alessandra, da Clínica de Psicologia, doou oito garrafas cheias e tornou-se o destaque da campanha. Para conhecer a campanha, acesse: www.unimed.coop.br/euajudonalata
Brasília (1º/04) – O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, recebeu hoje o, diretor de Novos Negócios do grupo Consórcio Cooperativo Agropecuário Brasileiro (CCAB), Jorge Moura. A visita teve por objetivo apresentação de duas das três empresas da holding: o CCAB-Agro, cujo foco está no fornecimento de insumos e o CCAB-Projetos, especializada em assessoria financeira e administrativa de gestão. O grupo CCAB vive um momento de expansão e, por isso, manifestou seu interesse em receber novas cooperativas do ramo agropecuário.
Também participaram da reunião a secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Mônika Bergamaschi, o presidente da Associação dos Produtores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo (Canoeste), Manoel Carlos de Azevedo Ortolan, e o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, e o presidente da Associação dos Plantadores de Cana da região Centro Sul do Brasil (Orplana), Ismael Perina e o diretor executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Márcio Portocarrero.
CCAB - Criado em maio de 2006, o “Consórcio Cooperativo Agropecuário Brasileiro (CCAB)” nasceu da união de cooperativas do Cerrado Brasileiro com o objetivo de buscar registros para produtos genéricos, fundamentais no mercado de defensivos agrícolas.
A ideia original da CCAB era, desde sua concepção, atuar de forma empresarial. Com o objetivo de oferecer a seus associados a governança e transparência necessárias, bem como atender as exigências do mercado de insumos, se transformando em uma empresa Ltda. e mais recentemente em uma S/A. Leia mais sobre o grupo.