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Brasília (7/2) - Dirigentes do Sistema OCDF e da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (FNHRBS) se reuniram na manhã de ontem no Cartório de 3° Ofício de Notas, localizado no Venâncio 2.000, para efetuar a assinatura da escritura de compra e venda de mais 2 salas, localizada no SCS Edifício Embaixador, Asa Sul – Brasília/ DF.
A partir desta data, as salas 219 e 220 passam a ser oficialmente patrimônio do Sindicato e Organização das Cooperativas do Distrito Federal.
Estavam presentes o Presidente do Sistema OCDF-Sescoop/DF, Roberto Marazi, o Superintendente do Sistema OCDF-Sescoop/DF, Remy Gorga, o Diretor Financeiro da OCDF, Luiz Lesse Moura Santos, a Gerente Administrativo/Financeiro da OCDF, Sônia Rodrigues de Miranda Silva, O Presidente da FNHRBS, Alexandre Sampaio de Abreu e o Diretor Financeiro da FBHA, José Darcílio Côrtes Junqueira Reis.
(Fonte: Sistema OCDF)
Rio de Janeiro (7/2) - No dia 4 de fevereiro o setor de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/RJ iniciou uma série de visitas técnicas às cooperativas do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é sensibilizá-las e demonstrar a importância de aderirem ao PAGC (Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista), ao PDGC (Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas) e ao POC (Programa de Orientação Cooperativista).
A primeira visita foi na Cooptubiacanga, cooperativa de reciclagem, localizada na Ilha do Governador. Na ocasião, a analista do Sescoop/RJ, Inês Vieira, foi recebida pelo presidente da Instituição, Wanderson Sabino.
Wanderson destacou que o crescimento das cooperativas se dá a partir da profissionalização e capacitação: “Considero todo este processo como um grande aprendizado para que possamos perceber a importância de uma gestão mais profissional e preocupada com os controles”, destacou.
Para o presidente do Sistema OCB/Sescoop/RJ, Marcos Diaz “a adesão a estes programas vai tornar as cooperativas do Estado ainda mais fortes, disseminando a cultura do cooperativismo fluminense em todo o país”.
A Cooptubiacanga é uma das cooperativas que operam a Central de Triagem em Irajá, que faz parte do Programa de Ampliação da Coleta Seletiva da Cidade do Rio de Janeiro com a Inclusão Social e Produtiva dos Catadores de Materiais Recicláveis.
PDGC
O Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) tem como objetivo principal promover a adoção de boas práticas de gestão e governança pelas cooperativas.
Toda a metodologia desse Programa está pautada no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade que é um modelo referencial, utilizado para promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações.
Os questionários permitem um diagnóstico objetivo e a medição do grau de maturidade da gestão com base no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), simbolizando a visão sistêmica da organização.
Mais informações: http://pdgc.brasilcooperativo.coop.br/hotsite/
PAGC
O Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista, visa garantir que o cooperativismo no país mantenha suas características originais de respeito ao trabalho coletivo e para o bem comum.
O PAGC consiste em um diagnóstico e acompanhamento das cooperativas, com orientações e planos de melhoria, por meio do Instrumento de Acompanhamento da Gestão Cooperativista.
POC
O Programa de Orientação Cooperativista (POC) tem como proposta garantir conhecimento a grupos interessados em saber mais sobre a doutrina, princípios, valores e características de uma sociedade cooperativista. Este programa visa aumentar os níveis de conhecimento da sociedade em cooperativismo, preparando estes grupos para constituir ou fazer parte de cooperativas de forma consciente e responsável, ajudando a disseminar a cultura cooperativista.
(Fonte: Sistema OCB/RJ)
"Brasília (6/2) - O PENSA – Centro de Conhecimento em Agronegócios da Universidade de São Paulo – está retomando os seus já tradicionais seminários. O primeiro deste ano será com uma empresa controlada por uma cooperativa norte americana, líder mundial do agronegócio diversificada em energia, grãos e alimentos. “CHS – Uma cooperativa global” é o tema do encontro que ocorre no dia 13 de fevereiro em São Paulo.
O palestrante será o CEO da companhia no Brasil, Stefano Rettore. Graduado em Economia Internacional pela Universidade de Torino, na Itália, Rettore participou de um Programa de Desenvolvimento Executivo do INSEAD e do Advanced Management Program da Harvard Business School, do qual é um Alumni.
O seminário está marcado para o período das 11h às 12h, e será realizado na sala Ruy Leme da FEA/USP. Para mais informações: (11) 3818-4005 /
Saiba mais
O PENSA é um centro de pesquisa, ensino e extensão, dedicado ao estudo das estratégias das organizações que atuam nos sistemas de base agrícola. Tem a sua base na Universidade de São Paulo, desde 1990, e representa uma organização na forma de rede com participantes de diferentes Universidades do Brasil e do exterior. Desenvolve essa competência por meio de 3 áreas de atuação: pesquisa, educação continuada e projetos aplicados.
Curitiba (4/2) - A proposta de criação de uma central de fretes em Paranaguá foi discutida por dirigentes de 11 cooperativas paranaenses do ramo transporte, que participaram de uma reunião extraordinária ocorrida no último dia 1º de abril, na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba. A ideia partiu do coordenador estadual do ramo, Dorival Bartzike, que é presidente da Coopercaf (Cooperativa de Transportes de Cafelândia). De acordo com ele, o objetivo seria constituir uma cooperativa central em Paranaguá, com a responsabilidade inicial de agenciar fretes de retorno para as cooperativas filiadas a ela. Além desta atribuição, foi levantada a possibilidade desta central organizar fretes das filiadas para as cooperativas que precisem de mais caminhões em determinadas épocas do ano que demandam caminhões além da capacidade da cooperativa.
A proposta foi bem aceita pelos participantes do encontro e os representantes do ramo decidiram solicitar apoio da Ocepar na elaboração de um estudo de viabilidade para a criação dessa central”, informou o coordenador de Desenvolvimento Cooperativo do Sistema Ocepar, João Gogola Neto. Um ofício com essa demanda foi encaminhado ao presidente da entidade, João Paulo Koslovski.
Fundo de ajuda mútua – Na reunião, foi discutida ainda a criação de um fundo de ajuda mútua entre as cooperativas de transporte. Diante da dificuldade de concretizar essa proposta, devido a proibições impostas pela Susep (Superintendência de Seguros Privados), autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, o grupo decidiu enviar um ofício ao Conselho Consultivo Nacional do Ramo, solicitando que o tema seja tratado diretamente com a Susep. “A intenção é avaliar se existe um meio de utilizar a prerrogativa da Lei nº 5.764/71, criando fundos de assistência mútua para reduzir o custo com a contratação de seguros para caminhões e implemento”, esclareceu Gogola. A reunião contou ainda com a participação do analista econômico e financeiro do Sescoop/PR, Jessé Aquino Rodrigues.
(Fonte: Sistema Ocepar)
Belém (4/2) - O Sistema OCB/Sescoop-PA, por meio de seu presidente Ernandes Raiol, tem realizado visitas a cooperativas da região oeste do estado. As visitas ocorreram desde o dia 23/1 e foram até o dia 31/1. Entre os objetivos da visita técnica estiveram o de reunir com as cooperativas da região, apresentar a forma de trabalho do Sistema, orientar os cooperados no sentido de profissionalizar a gestão por meio do cursos desenvolvidos pelo Sescoop-PA, e principalmente, difundir a recente conquista do cooperativismo com a Lei nº 7.780, de 26/12/2013, que instituiu a Política Estadual de Apoio ao Cooperativismo no Estado do Pará.
A nova Lei consiste no conjunto de diretrizes e regras voltadas para o incentivo à atividade cooperativista e ao seu desenvolvimento no Pará. Para efetivação da política, compete ao Poder Público Estadual, por exemplo, criar instrumentos e mecanismos que estimulem o contínuo crescimento da atividade cooperativista.
Entre os municípios visitados na região oeste do Pará estiveram Santarém, Óbidos, Almeirim, Belterra, Monte Alegre, Prainha, Mojuí dos Campos e Alenquer. A visita técnica pretendeu assim, aproximar cada vez mais o Sistema OCB/Sescoop-PA das cooperativas do estado, orientando, esclarecendo e contribuindo para o crescimento do cooperativismo local.
(Fonte: Sistema OCB/PA)
"São Paulo (3/2) - O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no estado de São Paulo (Sescoop/SP) está apoiando a realização do curso Direito Cooperativo, oferecido pela Escola Superior de Advocacia (ESA). Além de apoiador, o Sescoop/SP está oferecendo 20 bolsas para colaboradores de cooperativas. As bolsas são de R$ 370,00, o valor do curso. Os 20 primeiros inscritos, através do site da instituição, serão contemplados com a bolsa.
O curso tem 33 horas-aula e será ministrado aos sábados, das 9h30 às 12h30, de 8 de março a 31 de maio, na Escola Superior de Advocacia. O curso tem como público-alvo graduados em Direito, estagiários de Direito e colaboradores das cooperativas. O curso vai abordar questões relacionadas à matéria Direito Cooperativo, tais como Evolução Histórica do Cooperativismo, Aspectos Legais e Societários, Aspectos Tributários, Contábeis e Sindicais das Sociedades e Gestão Estratégica de Cooperativas. Um dos professores do curso é o coordenador jurídico do Sistema Ocesp, Paulo Gonçalves Lins Vieira.
As inscrições já estão abertas - basta acessar www.sescoopsp.org.br. Após as 20 primeiras inscrições no site do Sescoop/SP, os demais interessados devem se inscrever diretamente na ESA.
"Natal (3/2) - O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Rio Grande do Norte (Sescoop/RN) deu início à temporada 2014 dos “Encontros Regionais Cooperativistas”, um evento consagrado que gera oportunidades para debater assuntos relevantes, além de enfatizar a participação do cooperativismo como modelo de desenvolvimento econômico.
Este ano, além das palestras com especialistas nas áreas da gestão cooperativista, o Sescoop/RN uma equipe completa para oferecer todos os serviços de sua área de atuação: capacitação, monitoramento e promoção social. “Este ano, o Encontro Regional cresceu e irá comportar tudo o que o Sescoop/RN tem a oferecer às cooperativas. O Evento será sempre em dois momentos: pela manhã haverá as palestras e, à tarde, eventos de ação social. Além de uma equipe de monitoramento atendendo às demandas das cooperativas”, explica a superintendente do Sescoop/RN, Sônia Rocha.
O primeiro Encontro Regional Cooperativista será em Santa Cruz/RN, no próximo dia 13 de fevereiro, no auditório do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).
Clique aqui para fazer a inscrição
(Fonte: Sistema OCB/RN)
Maceió (31/1) - A diretoria da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) foi a entidade alagoana presente em uma conferência da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solitária (Unicafes), na última quarta-feira, dia 29. O encontro ocorreu na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (Contag), em Brasília, reunindo cooperativas brasileiras que atuam no segmento.
Durante a conferência, o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, foi ouvido pelo presidente da Unicafes, Luiz Possamai, o qual tem planos pra fortalecer a atuação da entidade em Alagoas. “Apresentamos o projeto da CPLA-Camila e eles ficaram bastante interessados, pois viram o quanto esse trabalho de inclusão produtiva com os agricultores familiares vem fazendo a diferença no estado”, explicou Monteiro.
Ainda de acordo com o presidente da CPLA, Possamai quer visitar Alagoas para avaliar in loco o quanto o modelo de gestão cooperativista garantiu o desenvolvimento de muitos produtores e promoveu o associativismo nas comunidades.
Sobre o projeto CPLA-Camila, a conferência foi a oportunidade para apresentá-lo também ao presidente da Conab, Rubens Rodrigues e ao ministro do desenvolvimento agrário, Pepe Vargas, ambos presentes no evento.
(Fonte: Sistema OCB/AL)
Curitiba (31/1) - Com a presença de diretores das nove cooperativas que integram o Sistema Uniprime, cooperativas de crédito ligadas ao setor de saúde nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, foi realizada na manhã desta sexta-feira (31/01), em Curitiba, na sede do Sistema Ocepar, uma reunião que contou com a presença do superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken e do presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) do Mato Grosso do Sul e diretor da OCB, Celso Ramos Régis.
Sistema Ocepar – O superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken abriu o encontro dando boas vindas aos dirigentes e justificou a ausência do presidente da entidade, João Paulo Koslovski, que participa neste final de semana de Assembleias das cooperativas Copacol e Lar no interior do Paraná. Na sequência, Ricken fez uma detalhada apresentação sobre a atuação do Sistema Ocepar, avanços e conquistas alcançados ao longo dos anos e os serviços que tanto da Ocepar, Sescoop/PR e a Fecoopar, oferecem para as cooperativas. Também participaram da reunião, Devair Men, da Gerência de Desenvolvimento e Autogestão, Marcelo Martins, da Gerência de Desenvolvimento Humano, Claudiomiro Rodrigues, da área administrativa e financeira da Ocepar, Anderson Eugenio Lechechem da assessoria jurídica da Fecoopar e o coordenador de comunicação, Samuel Zanello Milléo Filho. “Ficamos muito felizes em poder receber as diretorias de todas as cooperativas do Sistema Uniprime aqui em nossa sede e assim estreitar ainda mais nosso relacionamento. Hoje a Uniprime é um sistema consolidado dentro do cooperativismo de crédito no Brasil e temos orgulho de contarmos com vocês no Sistema Ocepar”, frisou Ricken.
OCB/MS – Na sequência o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) do Mato Grosso do Sul e diretor da OCB, Celso Ramos Régis falou sobre os trabalhos realizados no seu estado e também fez um breve relato da atuação da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), da qual faz parte da diretoria.
Reconhecimento – Régis fez questão de destacar que a reunião foi muito produtiva. “Conclamei a todos os dirigentes presentes que venham a integrar mais o Sistema Ocepar e OCB do Mato Grosso do Sul, e passar a utilizar mais, tanto das estruturas que disponibilizamos como também dos produtos e serviços ofertados, especialmente pelo Sescoop como também pelas Federações nos dois estados. É preciso que todos os ramos do cooperativismo, como a Uniprime se aproximem mais das suas organizações estaduais e essas possam satisfazer os anseios do setor. Foi uma reunião muito boa e creio que todas as possíveis dúvidas que existiam a respeito do funcionamento da Ocepar e da OCBMS foram esclarecidos”, disse.
Avaliação – Para o presidente da Central Uniprime, Álvaro Jabur este encontro na sede do Sistema Ocepar era uma demanda das lideranças e que graças ao apoio das entidades foi possível acontecer nesta data. “Diria que o objetivo principal era de nos conhecermos melhor, entendermos melhor qual é nossa inter-relação, unir esforços para obtermos resultados comuns e com mais eficiência, enfim, uma maior integração das principais ações, tanto econômicas como políticas nos três estados”. Jabur disse que o encontro foi produtivo na medida em que diversas dúvidas foram esclarecidas tanto pelo Ricken como pelo Régis. “Estamos muito satisfeitos com este encontro e agora é trabalhar para que as coisas aconteçam da melhor forma para o bem do cooperativismo”, lembrou.
Presenças – Diretores das cooperativas do Sistema Uniprime do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo e que participaram do encontro na Ocepar: Alvaro Jabur, Aramis Karam de Araujo, Hirofumi Uyeda, José Roberto Madrucci, Valdomiro Vendramin, Carlos Mascarenhas, Júlio Cesar Pires Busetti Mori, Alex Robert Spengler, Cesar Augusto Souza, Geraldo Oliveira, Augusto Garofani e Sergio Luiz Reis Furlani.
(Fonte: Sistema Ocepar)
Rio (31/1) - Na última terça-feira, o diretor da OCB/RJ, representante estadual do ramo transporte, membro do conselho consultivo nacional do setor e presidente da Robocoop, Vinícius Mesquita, visitou a Matriz da Coopercarga, Cooperativa de Transporte de Cargas, localizada em Concórdia, Santa Catarina. O objetivo da visita foi conhecer algumas áreas específicas, o modelo de gestão e o formato de condução dos negócios da Instituição.
Na ocasião, Vinícius Mesquita foi recebido pelo presidente da Coopercarga, Osnir Roman, pelo diretor administrativo, Jamir Cordeiro da Silva, e pelos gerentes da cooperativa. Também estiveram presentes o presidente da Cooparioca Táxi e do Conselho Regional de Taxistas do Estado do Rio de Janeiro – CRT, Severino Vicente de Lima, o presidente da Copertramo e membro do CRT, José Augusto de Almeida Pacheco, e o assessor jurídico do Sistema OCB/Sescoop/RJ e advogado de diversas cooperativas de táxi do Estado do Rio de Janeiro, Abdul Nasser.
“O encontro foi muito proveitoso, pois conhecemos um excelente modelo de gestão. Buscaremos aplicar a mesma metodologia em nossas cooperativas”, destacou Vinícius Mesquita.
Fundada em 9 de fevereiro de 1990 por 143 pequenos transportadores do meio-oeste de Santa Catarina, a Coopercarga tem mais de 60 unidades (entre filiais e pontos de apoio) no Brasil e Argentina. São ao todo 3.500 postos de trabalhos gerados e uma frota acima de 1.700 caminhões.
Seu desenvolvimento proporcionou a formação de um conglomerado de entidades representativas do setor de transporte rodoviário de cargas no país e na América Latina. Deu apoio e contribuiu diretamente para a criação do PATE - Posto de Atendimento ao Trabalhador na Estrada; FABET – Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte; CETT – Centro de Educação e Tecnologia no Transporte; FATTEP – Faculdade de Tecnologia no Transporte Pedro Rogério Garcia – TRANSCREDI – Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários de Concórdia e Região, e é associada do SETCOM – Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do Oeste e Meio Oeste Catarinense.
Através da FABET os profissionais da Coopercarga são treinados no uso de novas tecnologias e instruídos quanto a segurança e agilidade na operação logística. Através de equipamentos de última geração, a carga é monitorada e acompanhada 24 horas por dia. A média de idade da frota Coopercarga é de 4 anos, enquanto a média nacional passa dos 16 anos. Frotas com GPS, rádios, roteirizadores automáticos e sistema de gestão integrada também fazem parte da rotina da Coopercarga. Em 2004 recebeu a ISO 9001, onde a política de qualidade da empresa foi certificada pela empresa DET NORSKE VERITAS-DNV. Já em 2005 foi certificada pelo SASSMAQ (Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade), que habilita a Coopercarga no transporte de produtos químicos.
(Fonte: Sistema OCB/RJ)
"O papel de orientar e apoiar as cooperativas em suas atividades, visando ao seu desenvolvimento, é função primordial das unidades estaduais do Sistema OCB. Para falar mais sobre esse trabalho, mostrando os benefícios aos cooperados locais, o Sistema OCB/RJ tem realizado visitas a cooperativas do estado. Criada em 2003, contando hoje com 50 associados e sede em Copacabana, a Cooperativa de Psicólogos (Codepsi) foi visitada pelo presidente do Sistema Marcos Diaz nesta segunda-feira (27/1).
A adequação às regras da Lei 12.690/12, que regulamenta as relações entre cooperativas de trabalho e tomadores de serviços, foi um dos pontos abordados durante o encontro. Também foi destacada a importância de se investir constantemente no profissionalismo da gestão e os cursos oferecidos pelo Sistema OCB/RJ para subsidiar esse processo. A intercooperação foi outro caminho apontado como interessante para a competitividade do setor no mercado.
Na reunião, Diaz ressaltou, por exemplo, as consultorias nas áreas jurídica e contábil, contando com uma equipe de referência na área cooperativista. “Nossa função é trabalhar para as cooperativas, qualificando os dirigentes, cooperados, funcionários e familiares, dar total assistência, sempre com o objetivo de contribuir para o crescimento do cooperativismo”, disse.
Há um ano no comando da Codepsi, Eliana Rego tinha algumas dúvidas quanto ao trabalho exercido pelo Sistema OCB/RJ junto às cooperativas. “Essa reunião foi importante, pois tiramos dúvidas, como no caso da Lei nº 12.690/2012. Apesar de termos feito uma reforma em 2013, descobrimos que ainda precisamos de adequações à nova legislação. Portanto, essa reunião foi muito importante”, comentou. Além de Eliana, participaram do encontro, a diretora Administrativa da Codepsi, Maria Cristina Redes, e os contadores Janaína Araújo e Jorge Mendes.
Codepsi – Entre os atendimentos prestados pela cooperativa, estão: psicoterapia para todas as idades, psicoterapia de família e casal, orientação profissional, avaliação e diagnóstico psicológico, preparação para aposentadoria, supervisão para psicólogo e atendimento em língua estrangeira. (Fonte: Sistema OCB/RJ)
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A Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop está com inscrições abertas para o Vestibular do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas. As inscrições podem ser feitas até está sexta-feira, 31/1, pelo site do Sescoop/RS (www.sescooprs.coop.br) ou da Escoop (www.escoop.edu.br). A taxa de inscrição é de R$ 20,00.
A aplicação da prova (redação) será no dia 9 de fevereiro, em Porto Alegre (RS), na sede da Escoop: Centro de Formação Profissional Cooperativista do Sescoop/RS, localizado na Av. Berlim, 409, Bairro São Geraldo, em Porto Alegre. A divulgação dos resultados ocorrerá no dia 14 do mesmo mês, em ordem alfabética dos nomes dos candidatos.
A carga horária total do curso é de 1.620 horas ou 108 créditos acadêmicos, realizados no período mínimo de dois anos e meio. Há possibilidade de bolsas de estudo para associados e empregados de cooperativas por meio do Sescoop/RS. Mais informações:
Brasília (29/01) – Chegaram a Brasília hoje os 29 integrantes da penúltima turma do Workshop sobre Plano de Melhorias, promovido pelo Sistema OCB para as cooperativas vencedoras do I Prêmio Sescoop Excelência de Gestão. Entregue no final do ano passado, a premiação reconheceu 28 cooperativas, divididas nas categorias ouro, prata e bronze, e selecionou – no total – 150 para participarem do programa.
O objetivo da atividade é possibilitar às cooperativas envolvidas o desenvolvimento das oportunidades de melhorias de gestão apontadas pelos relatórios de autoavaliação, elaborados com base em questionários respondidos pela própria cooperativa, no Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) e incentivar a troca de boas práticas.
Os cooperados também participam do projeto “Portas Abertas”, uma iniciativa do Sistema OCB, por meio da Gerência de Relações Institucionais. O projeto visa informar e aproximar a base cooperativista do trabalho de representação realizado em Brasília (DF). Durante a programação, o grupo conhece mais sobre as atribuições das entidades que compõem o Sistema OCB (Sescoop, OCB e CNCoop) e tem a oportunidade de visitar parceiros como Embrapa, Bancoob, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Banco Central, além de conhecer o Congresso Nacional.
“A presença de vocês aqui é motivo de muito orgulho para nós. Esse programa – Portas Abertas – é a razão de existir da Casa do Cooperativismo. Poder recebê-los aqui e mostrar um pouquinho de nosso trabalho nos enche de felicidade. Sabemos que existem milhares e milhares de cooperados que, no dia a dia de suas funções, nem sabem o que é a OCB, mas saber que nosso trabalho é eficaz para melhorar cada vez mais a vida desse cooperado e de sua família é o que nos move”, resumiu o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, ao se dirigir ao grupo na tarde de hoje.
Até o final do ano passado, cooperativas de todo o País, classificadas por suas boas práticas de gestão formaram os sete grupos iniciais, beneficiados com o workshop e com o Portas Abertas.
Brasília (28/1) – Após o levantamento de cada informação necessária para delinear o cenário do cooperativismo brasileiro, foi a vez de colocar na ponta do lápis aquilo que se tem de positivo para aproveitar e os desafios a superar. Tudo isso tendo como objetivo o aprimoramento constante das cooperativas, dos resultados e do funcionamento do Sistema OCB. Acompanhados pela consultoria da empresa Macroplan, os dirigentes reunidos na Oficina de Planejamento Estratégico terminaram a manhã de hoje com uma proposta de visão de futuro do cooperativismo definida e, agora no período da tarde, a meta é discutir a missão do Sistema OCB.
O presidente do Sistema Ocemg e Conselheiro do Sescoop, Ronaldo Scucato – que também participa da oficina de elaboração do Planejamento –, definiu com concisão a importância do trabalho que está sendo realizado ao longo desses dois dias. “Somos três organizações: OCB, Sescoop e CNCoop. Se não planejarmos, estabelecermos os princípios da administração, viramos uma Torre de Babel. O planejamento é essencial para o sucesso de todo e qualquer sistema, principalmente um sistema como o nosso, tão diversificado”, afirmou. Segundo o dirigente, a forma de condução da oficina foi essencial para uma melhor compreensão por parte dos integrantes do grupo e complementou: “eu tenho a mais absoluta certeza de que teremos bastante sucesso nesta construção, para o bem do cooperativismo brasileiro”.
Na opinião do superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile a instituição segue um ritmo forte no rumo da inovação: “temos aqui a Casa toda mobilizada para superar seus desafios, construindo estratégias em conjunto. Isso faz parte de um trabalho em equipe, que reflete com clareza os rumos que a instituição vem perseguindo: a melhoria da vida do cooperado, passando pela melhoria da gestão e da governança.
Unanimidade
O sucesso deste modelo de oficina construção participativa foi comentado por diversos participantes.
“Estamos conseguindo desenvolver um trabalho para dez anos. É algo que vai nortear o rumo que o cooperativismo vai tomar em todo o Brasil, em todas cooperativas. O debate é muito importante para termos esse planejamento de longo prazo”.
Fabio Batisttella – conselheiro Sescoop (MTE)
“É um trabalho de nível técnico bastante elevado. A iniciativa do Conselho Nacional do Sescoop, dos gestores e das diretoria do Sistema OCB é muito bem vinda, até porque vamos replicar isso depois para todas as unidades estaduais e, obviamente, também com as cooperativas O resultado, com certeza, será muito promissor”.
Carlos André – superintendente Sistema OCB/ES
“Uma louvável iniciativa da OCB, no sentido de proporcionar ao Sistema uma oportunidade de avanço no seu planejamento, na sua consolidação como uma alternativa de modelo econômico viável para o mundo”.
Gecy Pungan – superintendente Sistema Ocesc
“Trata-se de uma execução bastante oportuna. O cooperativismo brasileiro está num momento ímpar. Hoje estamos discutindo justamente o futuro do cooperativismo, como modelo social e econômico. Acho uma grande oportunidade para refletirmos sobre o modelo de cooperativas que queremos e quais são as grandes oportunidades e ameaças que temos em nosso caminho”.
Cergio Tecchio – presidente Sistema OCB/BA Enviado via iPad
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Cerca de 600 colaboradores, dirigentes, conselheiros e convidados da Sicredi União PR/SP participaram no Country Club de Maringá, no último sábado (25), de uma convenção promovida pela cooperativa. Representando as 70 unidades de atendimento espalhadas pelas regiões noroeste e norte do Paraná e centro-leste paulista, eles foram recebidos para uma programação que começou pela manhã e se estendeu até o final da tarde, com atividade informativa e de integração.
Presença em SP - Ao fazer a abertura, o presidente Wellington Ferreira disse que o ano começa embalado pela inauguração de três unidades no Estado de São Paulo, em Araras, Piracicaba e Espírito Santo do Pinhal. Segundo ele, o Sicredi fortalece cada vez mais o seu diferencial de atendimento e, como resposta, cresce em média 25% ao ano. “Em três anos, a cooperativa dobrou de tamanho mas o nosso objetivo é, também, alcançar a excelência operacional e chegar a uma proposta de valor que contemple, de forma sustentável, os associados, os colaboradores e a sociedade”, comentou Ferreira.
Sobre a operação no interior paulista, que iniciou no segundo semestre de 2013, o presidente citou que “a receptividade tem superado às expectativas e o potencial de crescimento é muito grande na região”. Em seguida, o diretor-executivo Rogério Machado apresentou os números que fazem da Sicredi União PR/SP uma das cinco maiores em seu setor do Brasil: 87,8 mil associados, R$ 1,612 bilhão em ativos totais, R$ 1,102 bilhão em captação e R$ 884,5 milhões em operações de crédito, atuando em 108 municípios dos dois estados, onde há 3,4 milhões de habitantes.
Metas para 2014 - Em 2013, o crescimento do número de associados foi de 24,8% comparando com 2012, enquanto o volume de captação apresentou um salto de 30,7% e as operações de crédito 27,6% - praticamente o mesmo índice de expansão dos ativos totais, os maiores entre as cooperativas que integram o Sistema Sicredi. Em 2010, eles não passavam de R$ 744 milhões. Machado expôs as metas para 2014 e destacou a boa imagem do Sicredi no mercado financeiro, com alto grau de aceitação perante os associados e alguns desafios ainda a serem superados. Para isso, afirmou: “vamos fortalecer o relacionamento e caminhar para ser a principal instituição financeira do associado”.
A agenda incluiu um “stand up” com o humorista Diogo Portugal e, ao término, foram premiadas as unidades de atendimento que mais se sobressaíram no ano passado, com destaque para a Maringá/Cocamar, por apresentar os melhores resultados. (Fonte: Sicredi União PR/SP)
Cascavel (24/01) – Com o tema “Alimento Seguro com Produtividade e Renda” o Instituto Emater, vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, apresenta novidades no Show Rural Coopavel 2014 que acontecerá, de 3 a 7 de fevereiro, em Cascavel.
A preocupação dos técnicos do Instituto Emater no Show Rural passa pela produção de alimentos com sustentabilidade, produzindo mais, gerando renda, visando à melhoria da qualidade de vida da família rural. Com esse objetivo serão apresentadas as tecnologias de produção voltadas à agricultura familiar.
A piscicultura, a apicultura, a produção de madeira e o cultivo de plantas medicinais estão retornando à área do Emater neste ano. Essas atividades são opções indicadas para pequenas áreas, sem comprometer o desenvolvimento das atividades que já existem na propriedade, ocupando a mão-de-obra disponível e gerando renda adicional. Uma atração especial neste ano será a demonstração da biologia da formiga cortadeira, com visualização da organização de um formigueiro.
PARCERIAS - Na produção de grãos, principalmente da soja, os extensionistas vão demonstrar como deve ser feita a aplicação de agrotóxicos, evitando a deriva ou que os produtos atinjam lavouras vizinhas. Além disso, o controle biológico das pragas e o manejo das plantas daninhas no sistema de plantio direto também vão estarão presentes na área do Instituto Emater no Show Rural. Deve ganhar destaque a campanha “Plante Seu Futuro”, uma parceria da Secretaria da Agricultura do Estado, Emater, Iapar, Embrapa, Faep, Fetaep, Ocepar e Itaipu, objetivando a produção sustentável.
NOVAS TECNOLOGIAS - Durante o Show Rural, os extensionistas também vão apresentar a avaliação de perdas de solo e água em lavouras, conforme a quantidade de palha em cobertura. Haverá também a demonstração de equipamentos de alta precisão, tecnologia disponível para a aplicação em propriedades familiares. Para o criador de gado leiteiro, o evento pode ser a oportunidade para discutir com os técnicos como pode ser feito o planejamento forrageiro, o manejo das forrageiras, a criação de bezerras e novilhas e as instalações adequadas de baixo custo. (Fonte: portal da OCEPAR)
Porto Alegre (23/01) - O ano de 2014 inicia com boas notícias para as cooperativas gaúchas vencedoras da primeira edição do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, realizado pelo Sistema OCB em 2013. As campeãs nas categorias ouro, prata e bronze integram as duas últimas turmas que participarão do Workshop sobre Plano de Melhorias e do projeto Portas Abertas.
O RS teve seis cooperativas premiadas: a Sicredi Pioneira, na Faixa Ouro; a Sicredi Serrana, na Faixa Prata; e as cooperativas Coolan (Languiru), Cotrijal, Sicredi Nordeste RS e Unimed Missões, na Faixa Bronze.
As próximas duas turmas se reunirão em Brasília (DF) entre os dias 29 e 31 de janeiro e de 12 a 14 de fevereiro, contando com a participação de cooperativas de diversos Estados. O objetivo é possibilitar às cooperativas envolvidas o desenvolvimento das oportunidades de melhorias de gestão apontadas pelos relatórios de autoavaliação, elaborados com base em questionários respondidos pela própria cooperativa, no Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) e incentivar a troca de boas práticas.
Quem também destacou a iniciativa do projeto foi o presidente da Sicredi Pioneira RS, Márcio Port. “Ter participado de todas as etapas do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão e ainda ter tido a cooperativa consagrada na Faixa Ouro, já foi um grande aprendizado e recompensa. Várias foram as oportunidade de melhorias que percebemos que poderiam ser facilmente adotadas e possivelmente outras ainda surgirão a partir da participação do workshop organizado pelo Sescoop e FNQ”, comentou.
Os cooperados também terão a chance de participar do projeto “Portas Abertas”, uma iniciativa do Sistema OCB, por meio da Gerência de Relações Institucionais. O projeto visa a informar e aproximar a base cooperativista do trabalho de representação realizado em Brasília (DF). Os participantes poderão conhecer mais sobre as atribuições das entidades que compõem o Sistema OCB (Sescoop, OCB e CNCoop) e terão a oportunidade de visitar parceiros como Embrapa, Bancoob, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Banco Central, além de conhecer o Congresso Nacional.
No total, foram 316 cooperativas inscritas: 32 da região Centro-Oeste; 47 do Nordeste; sete da região Norte; 196 do Sudeste e 34 do Sul. (Assimp Sistema OCERGS)
Belo Horizonte (23/01) – O Sistema Ocemg, em parceria com a Unimed Federação Minas, com o intuito de reter talentos e investir em pessoas, realizará, a partir de março deste ano, o Mestrado Profissional em Administração com Ênfase em Cooperativismo, atendendo ao pleito de alguns gerentes mineiros. Serão, a princípio, 20 vagas disponíveis.
"Trata-se de um projeto pioneiro do Sistema Ocemg com foco nas realidades cooperativistas hoje", comenta Andréa Sayar. Ela explica que a 1ª edição do curso é direcionada às cooperativas da área de saúde, em especial as de trabalho médico. "Certamente teremos um excelente laboratório para firmar novos convênios e atender aos demais ramos de atuação das cooperativas", complementa.
A demanda por mais profissionalização no âmbito da gestão do cooperativismo de trabalho médico tem sido recorrente. "Os catalisadores desse processo são, sem dúvida, o mercado competitivo, propriamente dito, e as regulações às quais estão sujeitas as organizações que compõem a saúde suplementar no Brasil. Dessa forma, o Sistema Ocemg considerou oportuno apoiar e acompanhar essa iniciativa, para expansão futura", acrescenta.
"Espero que a 1ª turma inicie com a expectativa de grandes oportunidades de conhecimento", comenta Sheyla Bertholasce Leite, superintendente de Desenvolvimento e Relacionamento da Unimed Federação Minas.
Além da oportunidade de desenvolvimento de novos projetos, a realização de cursos de longa duração e com um nível de complexidade alta, tende a provocar um intercâmbio de conhecimento e experiências importantes, o que gera um ganho paralelo para os participantes, para as cooperativas e para o próprio Sistema Ocemg.
SERVIÇO
O que: Mestrado em Administração com Ênfase em Cooperativismo
Investimento: O custo do curso é dividido entre o Sescoop/MG, a cooperativa e o aluno, sendo que cada um paga 1/3.
Vagas: 20
Duração: 24 meses, sendo 18 meses para o quadro disciplinar e 6 meses para a dissertação
Horas: 360 horas/aula
Créditos: 30 créditos totais, sendo 12 disciplinas (24 créditos) e a dissertação (6 créditos)
Como: Encontros quinzenais, às sextas-feiras (tarde e noite) e aos sábados (manhã e tarde)
Belo Horizonte (22/01) – O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, sancionou ontem, na sede do Sistema Ocemg, a Lei nº 10.719/14, que trata da Política Municipal de Apoio ao Cooperativismo. Além do prefeito e do presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, o evento contou com a presença de diversas autoridades municipais e representantes do cooperativismo da capital e de todo o Estado.
O Projeto de Lei (PL) foi aprovado, em 2ª instância, pela Câmara Municipal, no dia 12 de dezembro de 2013. O normativo dispõe sobre ações e diretrizes a serem tomados de forma a fomentar a criação de cooperativas, bem como manter as organizações já existentes na capital, gerando mais emprego e renda para o município.
Algumas medidas propostas para melhorar ainda mais o cenário cooperativista na capital envolvem a criação de instrumentos municipais que facilitem o desenvolvimento das cooperativas e a colaboração na prestação de assistência técnica e educativa das instituições que atuam no município.
Para o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, trata-se do reconhecimento do poder executivo em relação ao trabalho realizado pelo segmento em Belo Horizonte, que contribui significativamente para o desenvolvimento socioeconômico da capital.
DEVER CUMPRIDO - “A sanção da Lei Municipal de Apoio ao Cooperativismo é resultado de um esforço conjunto do Sistema Ocemg, cooperativistas, da Câmara Municipal e do poder executivo e trará ainda muito mais benefícios ao nosso segmento. Estamos muito felizes porque agora temos a regulamentação federal, estadual e municipal”, enfatiza Scucato.
TRANSFORMAÇÃO - “O cooperativismo tem a grande capacidade de impulsionar não somente setores da economia, mas também de provocar uma grande transformação social ao despertar e incentivar nos indivíduos a sua capacidade de serem solidários”, afirma o Prefeito.
CIDADANIA - Para Márcio Lacerda, ao atuarem de maneira cooperada em busca de seus objetivos, os cidadãos passam a ter a capacidade de lutar por seus direitos e ampliar e consolidar o seu sentimento de cidadania plena.
Além disso, o cooperativismo, segundo ele, é uma ferramenta importante nas políticas de inclusão social, de coparticipação onde cada indivíduo se sente plenamente integrado ao assumir responsabilidades e compromissos perante a comunidade onde atua.
MINAS GERAIS – Ao todo, o Sistema possui cerca de 750 cooperativas registradas, sendo 111 somente em Belo Horizonte.
São Paulo (22/01) – O sistema de cooperativas de crédito no Brasil está buscando ampliar o número de serviços oferecidos para tirar seus associados dos grandes bancos. A avaliação dos representantes do setor é que grande parte dos cooperados quer ter produtos como seguros e cartões em suas cooperativas, mas buscam os bancos comerciais por falta de oferta.
"Os bancos comerciais oferecem todos os tipos de produtos, o sistema de cooperativa está correndo atrás desse movimento. Com isso aumentamos a fidelidade do cooperado e evitamos que ele procure tanto os bancos comerciais", afirmou o diretor de tecnologia da informação do Sistema Cooperativo de Crédito do Brasil (Sicoob), Ricardo Antônio.
A mais recente iniciativa nesse sentido foi anunciada na última terça-feira quando o Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob) oficializou a entrada no mercado de aquirência em parceria com a First Data. A operação será iniciada com a aceitação de cartões das principais bandeiras do mercado, como MasterCard e Visa, além das próprias do setor como o Cabal. A intenção é aceitar novas bandeiras nos próximos anos.
"A parceria vem incrementar os negócios das cooperativas, que poderão oferecer aos seus associados uma nova solução em serviços financeiros. Essa iniciativa reforça o desenvolvimento do cooperativismo financeiro no país", ressalta Marco Aurélio Almada, diretor-presidente do Bancoob, em nota à imprensa.
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