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Maringá (22/01) - Um grupo de dirigentes de cooperativas de crédito de várias regiões dos Estados Unidos, em viagem ao Brasil, visitou na manhã desta quarta-feira (22), em Maringá, a administração da Sicredi União PR-SP. A comitiva, que veio ver de perto a realidade do sistema no País, onde seu desenvolvimento tem sido rápido, foi recebida pelo diretor-executivo Rogério Machado, o diretor regional de Desenvolvimento, Walter Silva, e outros profissionais.
Após uma reunião de apresentação, em que fizeram muitas perguntas, os visitantes foram levados para conhecer a unidade de atendimento Centro. O programa do dia inclui, ainda, na parte da tarde, uma visita à unidade situada na Cocamar, que atende exclusivamente produtores rurais ligados a essa cooperativa, que os receberá para apresentar seu parque industrial – um dos maiores do setor no Brasil - e um dia de campo sobre tecnologias agrícolas.
Acompanhado por profissionais da Sicredi Central PR-SP, os norte-americanos disseram que o Sicredi é uma referência internacional em matéria de cooperativismo de crédito, sendo admirado por seu crescimento e conquistas.
OCEPAR – Este mesmo grupo também esteve na segunda-feira (20/01), na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, quando foram recebidos pelos analistas da Gerência Técnica e Econômica, Alexandre Monteiro e Robson Mafioletti. De Curitiba o grupo foi para Castro, onde visitou a Cooperativa Castrolanda, seguiu para Maringá, onde realizou hoje uma visita ao Sicredi União. Na sequência viajam para a região Oeste do estado. (Com informações Assessoria Sicredi União)
Brasília (21/01) – O ano de 2013 foi muito especial para as cooperativas brasileiras, especialmente as vencedoras da primeira edição do “Prêmio Sescoop Excelência de Gestão”, realizado pelo Sistema OCB. As campeãs nas categorias ouro, prata e bronze constituem o público das duas últimas turmas que participarão do workshop sobre Plano de Melhorias e, também, do projeto Portas Abertas.
A participação das cooperativas nesses dois projetos faz parte das atividades previstas no Prêmio. As próximas duas turmas estarão em Brasília entre os dias 29 a 31 de janeiro e de 12 a 14 de fevereiro.
Até o final do ano passado, cooperativas de todo o País, classificadas por suas boas práticas de gestão formaram os sete grupos iniciais, beneficiados com o workshop e com o Portas Abertas.
OBJETIVO - Possibilitar que a cooperativa desenvolva as oportunidades de melhorias identificadas nos relatórios de autoavaliação, elaborados com base em questionários respondidos por ela própria, no PDGC e oportunizar a troca de boas práticas. O Workshop é uma realização da Gerência de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas.
“O Workshop é uma oportunidade de construir um bom plano de melhoria da gestão, de modo que essas cooperativas atendam aos requisitos para reconhecimento nos próximos ciclos do Prêmio e, também, venham a melhorar seus indicadores no Programa, pois o resultado principal desse grande processo é o desenvolvimento da gestão das cooperativas de modo a gerar resultados para elas. O Prêmio apenas reconhece esse resultado”, analisa o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
PORTAS ABERTAS – Além de participarem do Workshop, os cooperados também terão a chance de integrar ao projeto “Portas Abertas”, uma iniciativa do Sistema OCB, por meio da Gerência de Relações Institucionais. O Portas Abertas tem a intenção de informar e aproximar a base cooperativista do trabalho de representação realizado em Brasília. Além de apresentação institucional sobre as atribuições das entidades que compõem o Sistema OCB (Sescoop, OCB e CNCoop), os participantes também terão a chance de visitar parceiros como Embrapa, Bancoob, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Banco Central, além de conhecer o Congresso Nacional.
Maceió (21/01) - Cerca de 1.500 produtores associados à Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) serão beneficiados pela Chamada Pública do Leite, que será executada pelo Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL). De acordo com o instituto, a previsão é de que em fevereiro próximo os produtores sejam beneficiados pelas ações.
Em reunião na sede da Emater/AL no último dia 13 de janeiro, junto também à Cooperativa de Produtores de Leite da Agricultura Familiar da Bacia Leiteira de Alagoas (Coopaz), a CPLA foi informada sobre como conduzir seus produtores a serem beneficiados com programas de assistência técnica, extensão rural, unidades demonstrativas para produção de forragem entre outros. As ações irão atingir os 11 municípios que compreendem a região da bacia leiteira alagoana.
Para o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, os programas de assistência técnica da Emater/AL sempre vêm a somar ao trabalho de inclusão produtiva da cooperativa. “Procuramos estar organizados, mas o apoio técnico e trabalhos com relação à extensão rural são fundamentais para dar continuidade ao compromisso da cooperativa”, destacou Monteiro.
A Chamada Pública do Leite é parte das três ações da Emater/AL, que terão como foco o desenvolvimento da produção familiar neste ano, junto à Chamada Pública de Sustentabilidade e o acordo financeiro do Governo do Estado com o Banco Mundial. (Ascom CPLA)
Rio de Janeiro (21/01) - No dia 15 de janeiro, no auditório do Sescoop/RJ, foi realizado o 1º Fórum de Catadores de Materiais Recicláveis. O objetivo foi debater sobre o Programa de Ampliação da Coleta Seletiva da Cidade do Rio de Janeiro, que visa à formação, capacitação, treinamento e assessoramento de autogestão das cooperativas de catadores. Participaram 16 lideranças do setor.
O vice-presidente do Sistema OCB/RJ, Jorge Meneses, após dar as boas vindas aos participantes, comentou que esta é uma experiência única no Rio de Janeiro. “O processo é novo e este programa busca a cidadania e melhorar a estima dos participantes. Vamos conhecer melhor as dificuldades para identificar soluções a médio e longo prazos, mas a questão da legalização e da capacitação são fundamentais”, declarou Meneses.
Na abertura foram apresentados os quatro eixos fundamentais do programa: regularização das cooperativas, capacitação dos membros, gestão e comercialização dos produtos.
A analista de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/RJ, Inês Vieira, explicou como será a operação das Centrais. “Quem irá gerenciar as Centrais serão os próprios catadores. O mais importante é que as cooperativas estejam legalizadas para operar. Precisamos ter uma visão diferenciada no processo e mudar o pensamento de trabalho dos catadores”, declarou.
O Sescoop/RJ realizou um trabalho de campo que mapeou a situação e as necessidades adversas que as cooperativas enfrentam, por exemplo, como a falta de uma estrutura física básica de infraestrutura.
De acordo com alguns catadores que participaram do encontro, a Comlurb já destina parte do material selecionado com uma qualidade superior para as cooperativas singulares. Para Flávio Minervino, presidente da CoopSanta, o processo em rede é fundamental. “Será uma solução importante para toda a estrutura da catação”, disse.
Para Edilson da Silva, catador há 25 anos na Zona Oeste, o que dificulta o processo de catação é a falta de organização. “Na nossa cooperativa temos espaço para trabalhar, mas a estrutura local ainda é frágil, como por exemplo os maquinários. Temos mão de obra mas faltam equipamentos”, resumiu. (Assimp Sistema OCB/RJ)
Juiz de Fora (20/01) – O trabalho de Visitas técnicas às cooperativas, coordenado pela Gerência de Acompanhamento de Cooperativas do Sistema Ocemg, promove o diagnóstico e a orientação dos cooperados, funcionários e dirigentes com foco em uma gestão mais eficiente e competitiva. "Foi uma agradável surpresa saber o quanto estamos engajados no sistema cooperativista e o quão importante foram as sugestões trazidas para melhorar nosso desempenho", afirma a presidente da Uniodonto de Juiz de Fora, Magali Maciel.
A cooperativa, a exemplo do que acontece com todas as cadastradas no programa, recebeu a visita dos técnicos do Sistema Ocemg, que traçaram um diagnóstico, após um período de observação e questionários aplicados. Na segunda etapa, os cooperados se reuniram com os técnicos, que, baseados na realidade observada, tiraram dúvidas e deram orientações sobre melhorias de gestão. "Os técnicos foram bastante explicativos, acessíveis e bem enfáticos nas necessidades de ajustes em alguns quesitos. As colocações e sugestões foram oportunas e aceitas por nossa diretoria. Com certeza, elas serão colocadas em prática o mais rápido possível, para que alcancemos as metas propostas", diz Magali Maciel.
O trabalho de Visitas Técnicas teve início em 2010 e consiste no reconhecimento e apoio às cooperativas, visando à profissionalização da sua gestão. Em 2013, 269 cooperativas receberam a equipe do Sistema. Desde o início do projeto, foram realizadas 623 visitas. As cooperativas interessadas em receber a visita técnica podem entrar em contato e fazer a solicitação pelo telefone 31. 3025-7072 ou clique aqui. (Assimp Ocemg)
Brasília (13/1/14) - O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) torna pública a regularidade da comprovação dos requisitos para os cargo/função do Processo Seletivo nº 5/2013 e convoca os candidatos classificados para os cargo de Analista – Função Advogado e Analista de Banco de Dados a apresentar os documentos admissionais na próxima quarta- feira (15/1), às 9h.
Outras informações estão descritas neste comunicado oficial. O processo é coordenado pela Gerência de Pessoas do Sescoop.
Brasília (8/1) – Quem deseja participar do Curso de Formação para Instrutores do Programa Formacred – oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) – tem até o dia 16 de janeiro para fazer sua inscrição. Serão disponibilizadas 20 vagas em cada um dos três módulos do curso, conforme especificado no Comunicado Nacional de Abertura de Vagas e Seleção de Interessados.
O processo seletivo será conduzido pela Gerência de Formação e Qualificação Profissional da unidade nacional do Sescoop, conforme os termos do Programa de Formação de Conselheiros de Cooperativas de Crédito (Formacred).
Formacred – Seus objetivos são: contribuir para o aprimoramento da governança corporativa nas cooperativas de crédito, bem como para o processo de desenvolvimento, profissionalização e aumento da competitividade desses empreendimentos frente ao Sistema Financeiro Nacional. O programa é dividido em três eixos temáticos (módulos): Comportamental, Legal e Organizacional.
Para efetivar a inscrição, os candidatos devem acessar, ainda, os seguintes formulários: Padrão de Inscrição e Apresentação de Questionamentos/Recursos.
Brasília (19/12) – Um documento contendo a direção que o setor cafeeiro deverá seguir a partir de 2014 será elaborado ao final do seminário “Rumos da Política Cafeeira no Brasil”, realizado pelo Conselho Nacional do Café (CNC). O documento conterá as necessidades da cadeia produtiva do grão de curto, médio e longo prazos. Após a compilação das discussões de hoje, o material será distribuído aos membros da cadeia produtiva e ao governo, na expectativa de que políticas efetivas sejam criadas para desenvolver o setor.
O seminário acontece na Casa do Cooperativismo, em Brasília, com apoio do Sistema OCB. A abertura foi realizada ontem e contou com presença do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o presidente executivo do Conselho Nacional do Café, Silas Brasileiro, e diversas outras autoridades. Ao longo do dia de hoje, o painel “Perspectivas para o Mercado do Café” reuniu os principais representantes da cadeia produtiva do grão, no Brasil.
O Seminário serviu para que o público – especialistas de mercado e lideranças do setor – deliberasse sobre o cenário atual e, por fim, traçasse um prognóstico para o futuro da cafeicultura no País, já que estão cientes de que a cafeicultura brasileira necessita de um planejamento de médio e longo prazos para não ser tão refém das oscilações do mercado.
Durante a abertura do seminário, ficou clara a necessidade de políticas de longo prazo, incentivando a produção, o beneficiamento e a comercialização do café no Brasil. Confira a opinião das autoridades e especialistas:
PLANEJAMENTO - “Para nós, do Sistema OCB, é uma grande honra receber tantos amigos aqui, na Casa do Cooperativismo, a fim de discutirmos assuntos de tão grande relevância para a economia nacional. O café não é apenas uma commodity é o representante da história deste País. É por isso que acho importante que, deste seminário, saia um plano estratégico claro, com previsão de melhoria da qualidade de vida do homem lá da roça, que nem sequer sabe da nossa existência. Desde 2006, temos falado da necessidade urgente de um plano estratégico sustentável. Então, vamos tirar isso do mundo das ideias e aplicá-lo de forma a contribuir com o desenvolvimento do País”. Márcio Lopes de Freitas – presidente do Sistema OCB
AGENTE SOCIAL - “Nós queremos um “norte” para a cafeicultura do País. Precisamos de um documento que seja eficiente e não improvisado. Acredito que o governo não sabe o que queremos e, por isso, estamos aqui: para definir os rumos do café brasileiro. Quando soubermos o que queremos de fato, o governo haverá de nos ouvir e apoiar. Estamos aqui para encontrar formas de oferecer tranquilidade ao homem do campo e suas famílias. Todos os dias, muitas interrogações invadem a mente dessas pessoas. Vai chover? Fará sol? Meu produto é bom? Vou conseguir vender? Qual será o preço? O documento que produziremos aqui servirá de base para o governo nos ajudar a conquistar os resultados que desejamos. Para concluir, gostaria de enfatizar que o café não é só um agente econômico. É social, também. Quando o café vai bem, a violência diminui, o número de pessoas que precisa de cestas básicas ou medicamentos cai. Se o café vai bem, todo mundo ganha”. Silas Brasileiro – Presidente executivo do Conselho Nacional do Café (CNC)
FOCO NO CLIENTE - “Quando falamos de cadeia produtiva, não podemos pensar distintamente em produtor, indústria e consumidor. A cadeia é o resultado da soma desses três agentes. E é o consumidor quem manda. É ele quem paga a conta e diz o que o produtor e a indústria deverão produzir. Então, é preciso ouvi-lo. Embora todos digam que o cenário do café é o pior possível, vejo-o com muito otimismo. Nós já passamos por crises muito piores e as superamos. A julgar pelos bons exemplos de outras culturas, como a soja, o milho e a carne, temos um belo caminho pela frente. O produtor tem de estar motivado e estamos trabalhando para isso; a indústria precisa ter seus lucros, do contrário, perde sua razão de ser; e o consumidor, por fim, precisa ser atendido em suas necessidades. Por isso, é preciso melhorar a qualidade, a produtividade, a gestão e a competitividade. Só assim teremos um bom futuro. O momento de agora é o exato para sabermos o que queremos e o que faremos para obter esse futuro melhor. O Brasil já é o primeiro produtor e o segundo consumidor, mas nós precisamos ser reconhecidos como o país que tem o café de maior qualidade. O Ministério está de portas abertas para discutir e trabalhar pelo café que ajudou tanto na industrialização do País.” Antonio Andrade – ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
INOVAÇÃO - “Nossa presença aqui, hoje, mostra o quanto todos nós estamos no mesmo barco e, mais ainda, o quanto a nossa responsabilidade é grande diante desse setor. Os problemas se agravam ano após ano. Vejamos: as exportações do café brasileiro têm caído vertiginosamente nos últimos três anos. Comparamos o período entre janeiro e novembro, desde 2011, e levamos um susto. No primeiro ano, as exportações foram de US$ 8,7 bilhões; em 2012, esse valor caiu para US$ 6,5 bilhões; já, neste ano, o resultado foi de US$ 4,9 bilhões. Uma queda de quase 50% em apenas três anos. O preço da saca também caiu. Em 2011, era vendida por R$ 494,00; em 2012, o valor foi de R$ 390,00; e, em 2013, R$ 290,00. Outro dado alarmante é o aumento da importação do café que o consumidor brasileiro quer. De 2011 para 2012, importamos 36%. De 2012 para 2013, a importação foi de 56%. O que percebo é que o setor cafeeiro não está acompanhando a exigência do mercado consumidor, que quer qualidade, comodidade, conforto e marca. Acho que a palavra ‘inovação’ não pode ficar de fora das discussões deste seminário.” Rita de Cássia Milagres Vieira – Coordenadora geral de Agronegócio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio
SUSTENTABILIDADE - “Sabemos que estamos diante de uma crise crônica. Uma ameaça ao mercado onde atuamos. Em 2012, por exemplo, a produção aumentou 10%, mas tivemos um dos menores preços pagos pela saca do café. Precisamos reverter essa situação, tendo em vista o consumidor que fez a sua parte: comprando, pagando, consumindo. Espero que possamos, neste seminário, onde estão presentes os principais atores da cadeia produtiva do café, garantir sustentabilidade econômica e retorno aos produtores.” Robério Oliveira – Diretor executivo da Organização Internacional do Café (OIC)
PERENIDADE - “De todos os estados de Minas Gerais, 640 deles têm o café como principal fonte de renda. São mais de três milhões de pessoas cuja subsistência depende exclusivamente da produção desse grão. É por isso que estou aqui, para defender a criação de políticas públicas efetivas e mais constantes. Não podemos ser submetidos a programas ou leis que mudam sempre que o governo alterna. O que queremos é um planejamento de longo prazo para a cafeicultura. Quem sabe se estimulássemos o brasileiro a tomar mais do nosso café? Quem sabe se tivéssemos um comercial mundial sobre o café brasileiro? Precisamos cuidar desse grão, pois como sabemos, foi o café que financiou grande parte da estrutura do País. Brasília, por exemplo, foi construída com recursos oriundos da cafeicultura. O futuro do estado de Minas Gerais depende vitalmente do futuro da cafeicultura brasileira.” Elmiro Nascimento – Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais
VISÃO - “O café tem sido observado com bastante atenção pelo setor econômico por sua importância para o Brasil. É um momento bastante apreensivo, pois vemos que a atualidade não nos mostra um cenário bom, mas é um cenário que precisa ser considerado. Então, as soluções deverão ser conjuntas. É por isso que defendo a união entre todos os atores desse setor. Assim, será possível ter uma visão clara do produto para a economia brasileira. O setor, unido, pode fazer uma diferença significativa e isso é possível. Afinal de contas, essa plateia nos evidencia isso: é constituída por representantes dos mais diversos elos de uma mesma cadeia, discutindo juntos. A união na cafeicultura brasileira já é uma realidade”. João Rabelo – Secretário-adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda
UNIÃO - “Acho que a iniciativa do Sistema OCB e do CNC em realizar este seminário vem em momento bastante apropriado, pois estamos vivendo um período bem cheio de ameaças... talvez um dos mais críticos da história da cafeicultura brasileira. Entretanto, acredito que nos momentos de crise, as oportunidades também aparecem. É preciso enxerga-las. Por exemplo, diferente de dez anos atrás, hoje, todos os membros da cadeia produtiva do café estão sob o mesmo teto, discutido soluções práticas que resolverão os problemas de um grupo: nós. Juntos, poderemos transformar o Brasil no líder mundial do mercado internacional de café.” Breno Mesquisa – Presidente da Comissão Nacional do Café da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)
INFORMAÇÕES
RANKING – Segundo o CNC, o Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café e ocupa a segunda posição no ranking do consumo global, atrás apenas dos EUA. Apesar da vitalidade da cafeicultura nacional, o setor está sujeito às oscilações de preço e foi diretamente impactado pela crise atual.
Dados preliminares apontam que o endividamento da cafeicultura alcance, hoje, cerca de R$ 6 bilhões e, em meio ao cenário de perda de renda e competitividade, o Sistema OCB e o CNC entendem que é necessário unir toda a cadeia produtiva e pensar em políticas estruturantes para evitar que o setor não sofra tanto os impactos da volatilidade do mercado.
NÚMEROS – Em 2013, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) prevê que foram colhidas 47,5 milhões de sacas de 60 kg de café no País. As exportações nacionais, no ano passado, totalizaram cerca de 28,5 milhões de sacas, gerando uma receita aproximada de US$ 6,5 bilhões, e o consumo foi de 20,3 milhões de sacas, ou quase 83 litros de café por brasileiro ao ano.
APOIO – O seminário “Rumos da Política Cafeeira no Brasil”, organizado por CNC e Sistema OCB, contou com o apoio institucional da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), da Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics), da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CeCafé).
Fortaleza (19/12) - Lideranças de 12 cooperativas singulares da agricultura familiar, participantes do Projeto Desenvolvimento da Competitividade e Profissionalização de Cooperativas do Ramo Agropecuário no Estado do Ceará, se reuniram ontem, na sede do Sistema OCB/CE, para discutir a criação de uma Central de Cooperativas.
A ideia é que a produção seja vendida diretamente ao consumidor. “Antes, a cooperativa vendia para terceiros, que chamamos de atravessador, e só depois revendia. Hoje, vamos comercializar diretamente com o cliente. Isso vai deixar o produto mais barato e com a qualidade que todos querem”, explica Francisco Alves Queiroz, representante do ramo agropecuário do Sistema OCB/CE.
De acordo com Rubenildo Mélo, Técnico de Monitoramento do Sistema OCB/CE e um dos gestores do Programa, a reunião é um passo importante para se concretizar um sonho antigo das cooperativas agropecuárias.
O Projeto, patrocinado pelo Fundo Solidário de Desenvolvimento Cooperativo (Fundecoop), receberá investimento de mais de R$ 3 milhões, nos três anos de execução. Os principais produtos oriundos das cooperativas da agricultura familiar a serem comercializados são: frutas e hortaliças tropicais, mel de abelha, mel de engenho, castanha de caju, polpas de fruta, rapadura, batida, queijo de leite de cabra, dentre outros. Esses produtos movimentarão cerca de R$ 10 milhões em 2014, evoluindo nos anos subsequentes.
Brasília (18/12) – O Sistema OCB/RJ entregou, nesta segunda-feira, os Registros Definitivos para cinco cooperativas (veja abaixo). Da solenidade de entrega dos registros, participaram os presidentes, diretores e cooperados. O vice-presidente do Sistema OCB/RJ, Jorge Meneses, comentou que o Sistema trabalha em prol das cooperativas.
“O fortalecimento do segmento é o nosso foco de ação. Por isso, estamos de portas abertas para todos os cooperados e indicamos que utilizem os serviços do Sescoop/RJ e da OCB/RJ. Estamos aqui para servir as cooperativas e desejamos que a integração aconteça em todos os ramos”, declarou Meneses.
Pela Cooberj, participaram o presidente Paulo Roberto Ponce de Leon e o vice-presidente, Jorge Beirão. Pela Coopqbam, o presidente William Passos e o diretor jurídico Luiz Fernando. Pela Pompter, o diretor financeiro Ivan Pereira da Silva e a cooperativa Adelina Di Mare. Elite Rádio Táxi com o presidente Antônio Carlos e o diretor financeiro Genival Barreto. Pela Asacoop, o diretor financeiro Edson de Almeida.
Também foi realizada a apresentação do hotsite “Mercado Cooperativista”, área criada para que as cooperativas troquem informações e desenvolvam a intercooperação por meio de uma ferramenta dinâmica e on-line. (Assimp do Sistema OCB/RJ)
NOVAS REGISTRADAS
Ramo Crédito: Cooperativa dos Bancários do Estado do Rio de Janeiro (Cooberj)
Ramo Trabalho: Cooperativa para Qualificação Profissional de Educadores dos Bancários e Ex-bancários (Coopqban)
Ramo Trabalho: Prompter Cooperativa de Consultores
Ramo Trabalho: Cooperativa de Resíduos Sólidos (Asacoop)
Ramo Transporte/Táxi: Cooperativa de Transporte de Táxi Elite Niterói
Brasília (18/12) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) prorrogou hoje a validade do processo seletivo nº 03-2013 para a contratação de profissional ao cargo de analista, na função de analista tributário.
De acordo com o Comunicado nº 06/2013, referente ao processo seletivo citado, o Sescoop considerando o período de férias coletivas e recesso da unidade nacional do Sescoop no período de 23/12 a 03/01/2014, período em que os processos de contratação de pessoal ficam com seus prazos suspensos e, ainda, nos termos do item nº “6.6” do Comunicado de Abertura do Processo Seletivo nº 03/2013, resolveu prorrogar, por um período de 3 (três) meses, a partir do dia 06/01/2014, a validade do Processo Seletivo nº 03/2013 para a função Analista Tributário.
Acesse aqui o COMUNICADO
Brasília (17/12) - Os membros do Comitê de Promoção Social entregaram, hoje, à gerência geral do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) a Diretriz Nacional de Promoção Social do Sistema OCB (DNPS). O documento é fruto de noves meses de trabalho intenso, desenvolvido ao longo de seis encontros do comitê.
A DNPS estabelece as orientações gerais para a elaboração de iniciativas, projetos e programas, conforme o público e a área de atuação já definidos, permitindo o planejamento e a avaliação da aplicação dos recursos do Sescoop.
A Diretriz apresenta os conceitos estruturantes, o modelo de governança e de atuação, as naturezas da promoção social, os eixos estruturantes e, por fim, os documentos de apoio que nortearão o desenvolvimento das ações.
“A DNPS, baseada nos princípios e valores do cooperativismo, resgata as orientações e os trabalhos desenvolvidos na área de Promoção Social do Sistema OCB, nas unidades estaduais e nas cooperativas, servindo como material orientador na hora do planejamento de programas, projetos e ações”, analisa a gerente geral do Sescoop, Karla Oliveira.
Para a gerente de Promoção Social do Sistema OCB, Maria Eugênia Ruiz, a maior preocupação foi construir um documento possível de ser aplicado em todo o País.
“A Diretriz incorpora as ações sugeridas pelo Comitê Nacional, constituído por representantes das cinco regiões do País. Graças ao empenho dos técnicos dos estados do Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo, nós concluímos com êxito a DNPS”, avalia Maria Eugênia.
PRÓXIMO PASSO – Após a apresentação da DNPS, o documento deverá ser aprovado pela Diretoria e pelo Conselho Nacional do Sescoop.
Capão de Leão (17/12) - O presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius, palestrou durante a Assembleia Geral Extraordinária da Cosulati, no último dia 12/12. A palestra aconteceu na Associação dos Funcionários da Cosulati (Afuco), no município de Capão de Leão, e reuniu a direção da Cooperativa, conselheiros administrativos e fiscais, além dos líderes de núcleos da Cooperativa, que tem sede em Pelotas. A AGE aconteceu para a aprovação de adequações estatutárias.
O presidente da Cosulati, Arno Kopereck, apresentou os números da Cooperativa e agradeceu o trabalho e empenho dos líderes de núcleos, que trouxeram para a Assembleia um índice de aprovação de 99% das questões apresentadas aos associados da Cosulati.
Ao apresentar o presidente Vergilio Perius como o palestrante do dia, classificou o trabalho realizado pela direção do Sistema Ocergs como muito bom. “A direção comandada pelo senhor Vergilio Perius alçou a nossa organização a um patamar muito mais alto. Hoje somos respeitados e o Sistema é exemplo”, disse Kopereck.
O presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius, abordou para os cerca de 200 líderes de núcleos e direção da Cooperativa os números do cooperativismo gaúcho e sua representatividade na economia gaúcha. Destacou ainda a importância da participação dos jovens e das mulheres na vida da Cooperativa, e, por fim, trouxe dados que mostraram aos presentes, em sua maioria produtores de leite, a importância deste trabalho e o diferencial de estar ligado a uma cooperativa.
Participaram da mesa principal da Assembleia, além do presidente da Cosulati e do presidente do Sistema Ocergs, os vice-presidentes da Cosulati, José Carlos Senhorinha e Milton Leal Fernandes, e o superintendente Raul Amaral.
Brasília (16/12) – O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, participou neste fim de semana do IV Simpósio da Unimed Cerrado, realizado no Centro de Convenções, em Goiânia. O tema deste ano foi “Intercooperação, Integração e Inovação”.
O presidente participou, como expositor na mesa de debates “Visão Panorâmica do Cooperativismo no Mundo e no Brasil”. O debate também contou com a participação do embaixador especial da FAO para o cooperativismo mundial, Roberto Rodrigues, e do presidente do Sistema OCB/GO, Haroldo Max.
Além dessa mesa redonda, o evento também foi palco para a divulgação de pesquisa realizada pela Agência Nacional de Saúde, sobre o Índice de Desenvolvimento de Saúde Suplementar (IDSS). A pesquisa foi realizada junto a cooperativas operadoras de saúde (médicas e odontológicas) de todo o País. Confira abaixo as principais constatações:
- 400 cooperativas foram avaliadas com índices variando entre “bom” e “ótimo”;
- Nenhuma cooperativa foi avaliada com índice “ruim”;
- Unimed Cerrado está entre as melhores operadoras de planos de saúde do País;
- As cooperativas Unimed BH e Unimed Maringá – também estão entre as empresas que atendem a mais de 100 mil pessoas no Brasil e obtiveram as melhores avaliações.
Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o resultado da pesquisa certifica o empenho e a determinação das cooperativas do ramo saúde na busca contínua de uma gestão arrojada e cada vez mais eficiente.
“É com grande satisfação que recebemos o resultado do IDSS. É a comprovação nacional da eficiência e qualidade dos serviços das Unimeds e Uniodontos espalhadas pelo País. Pra nós, é uma satisfação ver que elas brilham dentro e fora do setor. Recentemente, realizamos o Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, com base no Programa de Desenvolvimento de Gestão das Cooperativas e o resultado não poderia ser outro: seis cooperativas do Sistema Unimed figuraram entre as melhores. O primeiro lugar, inclusive, foi para a Unimed Vitória”, relembra o presidente.
IDSS – O IDSS é um dos componentes do Programa de Qualificação da Saúde Suplementar da ANS e é de extrema utilidade para o consumidor que precisa, por exemplo, contratar novos planos ou conferir como estão avaliados os serviços de sua operadora. O índice varia de 0 a 1 (zero a um), abrangendo a soma dos diversos indicadores para a avaliação global do setor.
O IDSS considera quatro dimensões: assistencial (40%), econômico-financeira (20%), estrutura e operação (20%) e satisfação do beneficiário (20%). Ao todo, 33 diferentes indicadores dessas quatro dimensões são avaliados em cada uma das operadoras. Essa avaliação do desempenho é realizada desde 2008 e as operadoras são classificadas em muito ruim (zero a 0,19), ruim (0,20 a 0,39), regular (0,40 a 0,59), bom (0,60 a 0,79) e muito bom (0,80 a 1,00).
Números - Cooperativismo Brasileiro
(Base/2012 – Atualização: julho de 2013)
- 6.603 cooperativas
- 11 milhões de cooperados
- 321 mil empregados
- o movimento mobiliza cerca de 44 milhões de brasileiros
Números do ramo saúde
(Base/2012- Atualização: julho de 2013)
- 848 cooperativas
- 262,9 mil cooperados
- 78,2 mil empregados
- Atende a 19 Milhões de usuários de planos de saúde médicos
- Participação de 38% nesse mercado
Brasília (16/12) - O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) acaba de divulgar o resultado da 3ª etapa do Processo Seletivo nº 05/2013, cujo objetivo é a contratação de profissionais para os cargos de analista de banco de dados e advogado.
Acessar a íntegra do COMUNICADO Nº 5
Diante disso, os candidatos JOSÉ GERALDO MACHADO (Analista de Banco de Dados) e ALESSANDRA GONÇALVES VIEIRA (Advogada) ficam convocados a apresentarem os documentos comprobatórios exigidos no edital do processo seletivo.
Os documentos deverão ser apresentados no seguinte endereço: Edifício Belvedere, localizado no Setor de Autarquias Sul – SAUS – Quadra 06, Bloco K, 12º andar, sala nº 1202, Brasília-DF.
Confira abaixo o cronograma da terceira etapa do processo seletivo:
ANALISTA DE BANCO DE DADOS
Data: 18/12
Horário: 9h
ADVOGADO
Data: 18/12
Horário: 10h
OBSERVAÇÃO: Os candidatos JOSÉ GERALDO MACHADO e ALESSANDRA GONÇALVES VIEIRA somente assumirão nas funções pleiteadas após a verificação da comprovação dos requisitos da vaga por meio da documentação solicitada.
Brasília (12/12) – O acordo de cooperação entre as cooperativas de ramo saúde e a Agência Nacional é uma das grandes metas do Sistema OCB, para 2014. A continuidade das tratativas a respeito do acordo foi definida ontem durante reunião entre os membros do Conselho Consultivo do ramo saúde, com o Diretor do Sistema, André Pacelli (presidente da unidade estadual da Paraíba). A gerente geral, Tânia Zanella, também prestigiou o encontro.
A reunião aconteceu no Centro de Convenções de Goiânia (GO). Também foram definidos o cronograma de reuniões e a execução sequenciada do plano de ações para o setor.
O objetivo da reunião foi preservar e aprimorar a identidade, a imagem e a integridade do sistema cooperativista brasileiro, ampliando os canais de comunicação com as cooperativas e seus cooperados, a partir da articulação com as organizações estaduais e os ramos do cooperativismo.
Da pauta do encontro constaram, ainda, assuntos como apresentação do relatório de atividades realizadas pelo Sistema OCB, focadas nas cooperativas do ramo saúde, o Índice de Desenvolvimento da Saúde Suplementar (IDSS 2013), com destaque positivo para as cooperativas operadoras, e o Prêmio de Excelência da Gestão do Sescoop.
Rio de Janeiro (13/12) – No dia 10 de dezembro foi realizada a Assembleia de Constituição da Central de Cooperativas de Reciclagem (Recicoop), no auditório do Sistema OCB/RJ. Essa é a primeira Central constituída com assessoria do Sescoop/RJ e faz parte dos objetivos do contrato assinado entre o BNDES e a prefeitura do Rio de Janeiro.
A intenção é ampliar o Programa de Coleta Seletiva da Cidade, com a inclusão social e produtiva dos catadores de materiais recicláveis, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A Recicoop, composta neste primeiro momento pela Coopama, Cooptubiacanga e Ecomplexo, vai operar na Central de Triagem de Irajá, cuja inauguração será na próxima segunda-feira, dia 18.
Dentre as funções da cooperativa de segundo grau estão a gestão ou coordenação de operações de aquisição de insumos, equipamentos ou serviços necessários a atividades econômicas dos cooperados das filiadas e comercialização dos recicláveis selecionados e beneficiados pelas cooperativas integrantes da Recicoop.
Presentes à Assembleia de Constituição estavam o presidente do Sistema OCB/RJ, Marcos Diaz. Ele afirmou que o objetivo da criação da cooperativa de é promover um modelo justo e transparente que beneficiará os catadores de materiais recicláveis.
“Com a Central, todas as cooperativas que irão geri-la terão a oportunidade de conseguir preços melhores no mercado e, consequentemente, mais possibilidade de desenvolvimento social e econômico para os cooperados”, disse.
COLETA SELETIVA - O Programa de Ampliação da Coleta Seletiva da Cidade do Rio de Janeiro com a Inclusão Social e Produtiva dos Catadores de Materiais Recicláveis visa à formação, capacitação, treinamento e assessoramento de autogestão das cooperativas de catadores de materiais recicláveis.
O público alvo abrange até 1,5 mil catadores associados em suas Cooperativas, pré-Cooperativas e catadores autônomos, a serem instalados e organizados em seis centrais de triagem. Inclui também aquelas Organizações de Catadores que optarem por permanecer nos seus próprios locais de trabalho.
O objeto da contratação será executado ao longo de 36 meses, em etapas cujo início será determinado em função do início de cada uma das atividades das 6 Centrais de Triagem. (Assimp do Sistema OCB/RJ)
Campo Grande (12/12) – É com grande entusiasmo e satisfação que o sistema OCB/MS lança a segunda edição do Censo Cooperativista Sul-mato-grossense. Um trabalho pioneiro no Estado, que traz informações relevantes ao setor e possibilita desenhar o perfil do cooperativismo na região.
Para promover o crescimento e o desenvolvimento, é preciso conhecer com profundidade o negócio em que atuamos, pois isso nos dá condições e conhecimento necessários para poder traçar e planejar o futuro. Foi pensando nisso que o sistema OCB/MS elaborou o censo que traz dados técnicos, econômicos e financeiros das cooperativas de Mato Grosso do Sul.
O trabalho visa essencialmente a oferecer instrumentos e dados confiáveis para melhor planejamento das ações, tanto por parte do sistema, como por parte de cada cooperativa.
Alguns dados confirmam a importância do cooperativismo na economia do Estado. O número de associados, por exemplo, cresce a cada dia e, hoje, já somos cerca de 125 mil pessoas que acreditam na força do cooperativismo.
Outro aspecto a ser considerado é que a quantidade de cooperativas não cresce no mesmo ritmo do número de associados e funcionários, mas mostra que cada empreendimento cooperativo vem se fortalecendo e obtendo extraordinário crescimento em faturamento, participação no mercado, enfim, um número cada vez maior de pessoas e comunidades usufrua dos produtos e dos serviços ofertados pelas cooperativas.
A geração de empregos cresceu cerca de 8% de 2011 para 2012, empregando aproximadamente 5000 pessoas. No ano de 2012, os tributos (federais, estaduais e municipais) recolhidos pelas cooperativas somaram cerca de 260 milhões de reais, representando crescimento de 11%, se comparados aos de 2011.
“Esta publicação é uma importante ferramenta para orientar todo o sistema no desenvolvimento de programas visando ao aprimoramento e à profissionalização da gestão. Isso mostra que as cooperativas de Mato Grosso do Sul acompanham as tendências de mercado e do cooperativismo nacional”, afirma o presidente do sistema OCB/MS, Celso Régis.Confira censo completo AQUI
Curitiba (12/12) - Com embarques de US$ 2,04 bilhões acumulados no período de janeiro a outubro deste ano, as cooperativas do Paraná estão mantendo um bom desempenho nas exportações, liderando as vendas externas do cooperativismo brasileiro, ao responder por 38,1% dos US$ 5,3 bilhões comercializados pelo setor nesse período.
É o que mostra o Boletim Agroexportações realizado pela Gerência Técnica e Econômica do Sistema Ocepar (Getec), com base nos dados da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic/Secex). Ainda de acordo com o estudo, o valor comercializado pelas cooperativas paranaenses até outubro foi 5,5% superior ao registrado nesse mesmo intervalo de 2012.
PRODUTOS – Destaque para o aumento de 24% nas vendas da soja em grãos, que foi o produto mais exportado pelo cooperativismo do Paraná, somando US$ 599,6 milhões entre janeiro e outubro deste ano, o que representa 29% das exportações totais. O farelo de soja, as carnes de frango, o açúcar, o óleo de soja, os suínos e o milho também estão entre os itens mais comercializados pelas cooperativas paranaenses.
DESTINOS – Nos dez meses de 2013, elas embarcaram seus produtos para 91 diferentes países. A China foi o destino da maior parte das vendas, com US$ 659,83 milhões em compras, o que representa 32% do total. A soja em grãos e o óleo de soja foram os principais itens adquiridos pelos chineses. O segundo país que mais importou do setor foi a Holanda, seguido da Alemanha. (Assimp do Sistema Ocepar)
Brasília (10/12) - O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) acaba de divulgar o resultado da 2ª etapa do Processo Seletivo nº 05/2013, cujo objetivo é a contratação de profissionais para os cargos de analista de banco de dados e advogado.
Diante disso, os candidatos listados nos itens 2.1 e 2.2 do Comunicado nº 4 (acesse por aqui) ficam automaticamente convocados para a terceira etapa do processo seletivo, qual seja: entrevista técnico-situacional.
A realização da terceira etapa ocorrerá no seguinte endereço: Edifício Belvedere, localizado no Setor de Autarquias Sul (SAUS), Quadra 06, Bloco K, 12º andar, sala nº 1202, Brasília-DF.
Confira abaixo o cronograma da terceira etapa do processo seletivo:
ADVOGADO
Data: 12/12
Horário: 14h às 18h
ANALISTA DE BANCO DE DADOS
Data: 13/12
Horário: 14h às 18h
OBSERVAÇÃO: Os candidatos deverão comparecer com pelo menos, 30 minutos de antecedência do horário determinado, portando documento de identidade com foto. O não comparecimento nesta etapa acarretará na eliminação do candidato.
Acessar a íntegra do COMUNICADO Nº 4.